You are on page 1of 32

Projeto Politco Pedaggico

Revisado em 2007.

DADOS DE IDENTIFICAO

* ESCOLA: EMEF. Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand * ENDEREO: Avenida Euclides Kliemann, n 5315 * BAIRRO: Santo Antnio do Sul. * CIDADE: Santa Crus do Sul / RS. * ANO: 2007

Equipe Direo

* DIRETORA: Guiomar I. Rossini Machado * VICE-DIRETORA: Mara Cristina Lopes zanette * SUPERVISOR: Jos Gaspar Hermes * ORIENTADORA: Lisandra Faccin

A ESCOLA

Escola ... o lugar onde se faz amigos no se trata s de prdios, salas, quadros, programas, horrios, conceitos... Escola , sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se

conhece, se estima. O diretor gente, o coordenador gente, o professor gente, o aluno gente, cada funcionrio gente. E a escola ser cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmo. Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que no tem amizade a ningum, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, s. Importante na escola no s estudar, no s trabalhar, tambm criar laos de amizade, criar ambiente de camaradagem, conviver, se amarrar nela ! Ora, lgico...Numa escola assim vai ser fcil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz

( Paulo Freire)

APRESENTAO

A proposta Poltico Pedaggica a traduo dos anseios de toda comunidade escolar. A participao de pais, alunos, professores e funcionrios para sua construo foi muito importante.

Atravs de leituras, discusso, trabalho participativo, reflexes, questionamos a sociedade e a escola que temos e o que queremos daqui pra frente.

A busca por objetivos para nosso trabalho nos permitiu que juntos fssemos aprendendo, dialogando e trabalhando de forma coletiva para construir novas prticas. Atravs da fundamentao terica estabelecemos princpios que orientaro e daro coerncia as nossas aes.

JUSTIFICATIVA

Esta Proposta Poltico Pedaggica tem por objetivo buscar uma escola que construa conhecimento, que seja baseada na integrao e reflexo de sujeitos que aprendem e ensinam.

Uma escola que oferea um espao de construo e vivncia de um currculo com idias de tica, justia, respeito, amor. Um currculo de lutas pelo direito a uma vida digna em que todos possam questionar e superar a excluso social e toda a forma de preconceito.

Uma escola onde educadores e educandos possam construir a esperana num projeto de vida, em que a alegria seja a tnica do viver.

A proposta poltico pedaggica de uma escola apenas um ponto de partida para que aconteam novas reflexes, tomada de conscincia dos principais problemas da escola, das possibilidades de soluo e definio das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. muito importante que se privilegie a liberdade de expresso, a igualdade e trabalho participativo. Isso gera satisfao e constantes melhorias no trabalho.

O envolvimento de toda comunidade escolar essencial para que sejam atingidos os objetivos propostos, necessrio o engajamento para que haja qualidade. Pretendemos que este projeto estabelea, com clareza, as diretrizes filosficas que nortearo o processo ensino aprendizagem na Escola.

OBJETIVOS

Objetivo Geral da Proposta

Valorizar a educao como um instrumento de humanizao e de interao social, proporcionando uma educao de qualidade atravs de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educao, num processo cooperativo de formao de indivduos plenos e aptos a construir a sua prpria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, como ser nico, mas tambm coletivo.

Objetivos Especficos

* Valorizar as mltiplas inteligncias, dando oportunidades do educador desenvolver suas potencialidades. * Desenvolver contedos derivados do cotidiano do educando, utilizando situaes que apaream em sala de aula, discutindo e informando atravs dos temas transversais. * Desenvolver princpios de valores e tica, propiciando o respeito mtuo e a solidariedade, dentro de um ambiente de interao. * Resgatar a unidade do saber e do fazer atravs de uma prtica interdisciplinar que percorra um caminho oposto fragmentao do conhecimento. * Proporcionar condies favorveis para a construo consciente de valores cvicos e sociais. * Oportunizar a liberdade de expresso garantindo a autonomia com responsabilidade diante dos fatos cotidianos com sabedoria e comprometimento. * Tornar o educando consciente, participativo e condutor de idias capazes de surtir um efeito prtico diante do desenvolvimento sustentvel.

PRESSUPOSTOS FILOSFICOS

O momento histrico vivenciado, no contexto educativo escolar, aponta para uma Filosofia de Educao que possa contemplar as mltiplas dimenses do homem, enquanto sujeito inserido em um determinado contexto. A escola busca salientar o papel do professor e do aluno na consolidao do conhecimento, dentro de uma concepo scio-interacionista, trabalhando a interdisciplinaridade e transversalidade.

A escola hoje conhecida como parte inseparvel da totalidade social, buscando o conhecimento do mundo, construindo este conhecimento, partilhando idias, tomando conscincia de vivncia, cidadania, buscando a construo de um universo mais harmonioso, garantindo, no que preconiza o Estatuto da Criana e do Adolescente, as concepes primordiais ligadas ao saber e ao desenvolvimento psico-intelectual.

Para tanto, o currculo escolar, bem como os programas e os planos de ensino, sero considerados como ponto de partida de criao, apropriao, sistematizao, produo e recriao do saber.

CONCEPES

Homem

Ser provido de qualidades fsicas e psquicas, move e remove situaes de acordo com sua vivncia. Dotado de grande bagagem cultural e sentimentos enraizados desde sua origem. Agente transformador, criativo e capaz de solucionar problemas. Ser diferenciado pelas suas idias, que, cumulativas, formam a sociedade na qual vivemos. De acordo com as necessidades impostas pelo meio, o homem pode e poder, modificar a realidade em prol de uma vida mais tranqila. Cabe a cada ser manter o equilbrio emocional, para que o seu prprio mundo seja preservado e sua espcie no seja extinta.

Mundo

O mundo um grande laboratrio capaz de proporcionar infinitas descobertas que podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento das nossas potencialidades.

Quanto mais pudermos trazer este laboratrio para a sala de aula, tanto mais poderemos estar em sintonia com tudo o que nos cerca. Mais importante que pr escolas no mundo saber pr o mundo dentro das escolas. Portanto, fundamental reconhec-lo como laboratrio onde o que conta o descobrir e o descobrir-se nele. Sociedade

Pensar sociedade estabelecer que o homem demanda uma convivncia em grupo, convivncia que permeada por um senso comum, regras comuns, intenes colhidas por um todo que servem a um nico propsito, a sobrevivncia do homem. As regras, os preceitos que emanam de pensar coletivo, so postas para o surgimento de uma cultura nica, que determina a solidificao no momento em que o grupo a elege como tal.

O ser social regido pelos seus prprios dogmas, preceitos e interdies, por esta manifestao ele se estrutura como particular e cria sua identidade. Desde o milagre de seu nascimento o indivduo percebe o seu funcionamento e procedimento, o qual direciona sua convivncia em sociedade.

Professor

As diferenas entre o professor e o aluno se do numa relao em que a liberdade do aluno no proibida de exercer-se. Essa opo no , na verdade, pedaggica, mas poltica, o que faz do Professor um poltico e um artista e no uma pessoa neutra.

O "modelo" de Professor que hoje se aplica na escola faz parte de toda uma indumentria passada, interagindo com todo o conhecimento pedaggico, cientfico e psquico que o professor tem hoje em referncia a seus alunos, vendo-o como um todo e atuante no processo de Ensino - Aprendizagem.

Neste processo, alunos e professores esto abertos a aprender. O professor passa a ser um instrumento "pronto" para ser usado, lapidado, melhorado e, acima de tudo, agindo como uma ponte, que pode ou no deixar um rio transponvel. Sua paixo pelo ensino que tornar concreta essa ponte de vidro, que deixa seu aluno caminhar por ela, dando-lhe oportunidade de ter uma viso do todo que est sua volta.

Na verdade, no ensinamos nada a ningum, os alunos aprendem se tiverem sua mente e seu corao abertos.

Educar mais do que simplesmente passar o conhecimento; educar um ato de amor.

O professor um canal de comunicao atravs do qual vai fluir conhecimento. A postura do Professor para tanto, muito importante.

Que valores poderemos passar a nossos alunos? Nas mos do professor, muitas vezes, encontra-se a deciso que um aluno pode tomar, que venha a modificar toda a sua vida.

O verdadeiro professor aquele que desenvolve cuidadosamente os elementos positivos que se encontram nos alunos, harmonizando-os com os negativos e construindo assim a maravilha da individualidade csmica do homem integrado. Finalizando, nenhum Mestrado ou Doutorado far a realidade de um trabalho rduo e necessrio. No garantir a retido do aprendizado do assunto em pauta, somente o

abandono da iluso de ensinar e a viso de que somos um grande corpo, onde todos precisam de todos, trar luz o compromisso. Este sim, to prazeroso e vital, quanto um amplexo de amigo para amigo, de pai para filho.

Aluno

o sujeito ativo no processo de ensino - aprendizagem. Sujeito que inova, que transforma e adquire meios, atravs da educao de refazer o que j est feito, de forma mais ampla e til.

O aluno deve ser um questionador do mundo, do homem, da sociedade e de si mesmo, com o objetivo de compreender, trabalhar e perpetuar a cultura a qual est inserido. um ser em formao que est buscando seu espao na sociedade e precisa de mediao e auxlio para a construo de seus conhecimentos.

O aluno apropria-se de conhecimentos cientficos, interpreta-os, adequa-os sua realidade e desenvolve seu senso crtico atravs das relaes professor/aluno e aluno/professor.

o agente modificador da trajetria da educao e do mundo. Cultivador de meios que levam a um progresso ativo, dinmico e sustentador da vida humana.

Escola

o local de estmulo e construo do saber, seja ele o saber tcnico, que capacita o indivduo para o mercado de trabalho, seja o saber racional, vivncia que prepara o indivduo a interagir com o meio em que vive.

A Escola no se limita somente ao espao fsico, mas age e transforma em conjunto com a famlia e as instituies sociais que colaboram na construo do saber, integrando-os, da origem do prprio saber sua elaborao.

atravs da Escola que se envolve e estimula a educao transformadora, atravs de seu dinamismo em renovar, inovar e experienciar o saber, que no deve ser esttico, pronto.

O papel da Escola como agente de transformao ampliar a liberdade e a compreenso do mundo de cada cidado.

Cabe Escola proporcionar o questionamento de seu papel conscientizador e libertador de suas aes, das relaes da trade Escola - Sociedade - Famlia, oferecendo condies para que haja a explorao do ambiente, inventando, descobrindo e direcionando o ser humano s finalidades de carter social e renovador.

Educao

A Educao o meio que permite ao homem formar-se e construir-se num ser digno e consciente de suas aes. atravs da Educao que ele constri a sua cidadania e interage com o meio, com o outro, e, poder ou no, transformar a sua vida e sociedade.

o instrumento mediador entre o senso comum e o conhecimento cientfico, mais atuante tambm no sentido de despertar a sensibilidade e a criatividade a fim de construir um ser completo, crtico e pensante, possibilitando um crescimento individual e coletivo.

No podemos ter uma conscincia ingnua de que a Educao est desprovida de um carter ideolgico.

A ideologia encontra-se presente no meio educacional, referendando valores da classe dirigente.

Durante o perodo colonizador prevaleceu a concepo educacional, dos jesutas que impunham as "verdades" do cristianismo.

Nas fases ditatoriais da histria, como durante o governo de Getlio Vargas, predominou um culto a um nacionalismo exacerbado.

No momento em que se implantou o regime militar, com toda uma carga ideolgica voltada para a segurana nacional, a Educao voltou-se para o tecnicismo, estimulando um conhecimento fragmentado e acrtico.

No momento, com a busca da qualidade total na Educao, temos que ter conscincia do carter empresarial que a se encontra presente.

Cabe aos educadores, neste momento, buscar novos caminhos para a Educao, desmistificando e desvendando a ideologia presente para torn-la um instrumento real de construo e transformao do indivduo e da sociedade.

Tendncias pedaggicas

Levando em conta que a educao ao mesmo tempo um processo individual e um processo social que acontece atravs das inter-relaes, a EMEF Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand busca referncias em algumas tendncias existentes no sistema pedaggico.

Objetivando suscitar no educando a conscincia de si e do mundo, a escola busca na pedagogia progressista (baseada nos estudos de Paulo Freire), a teoria dialtica do conhecimento, refletindo a prtica e retornando a ela para transform-la. Educador e Educando aprendem juntos numa relao dinmica na qual a prtica, orientada pela teoria, reorienta esta teoria, num processo de constante aperfeioamento.

Para Paulo Freire "o homem o sujeito da educao e, apesar de uma grande nfase no sujeito, evidencia-se uma tendncia interacionista, j que a interao homem - mundo, sujeito - objeto imprescindvel para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua prxis". refletindo sobre seu ambiente concreto que o homem chegar a ser sujeito.

Quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre sua prpria situao concreta, mais se torna progressivo e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mud-la (MIZUKAMI: 86, 1986).

Em muitas atividades a Escola prope, ao educando, o desenvolvimento da conscincia de si mesmo, do ambiente social em que est inserido e do senso crtico, possibilitando que se torne um agente de transformao social.

Outra tendncia pedaggica da Escola o construtivismo, que se refere ao processo pelo qual o indivduo desenvolve sua prpria inteligncia adaptativa e seu prprio conhecimento.

Para Piaget a noo de desenvolvimento do ser humano se d por fases que se relacionam e se sucedem, at que se atinjam estgios da inteligncia caracterizados por maior mobilidade e estabilidade (MIZUKAMI: 60,1986)."O ser humano constri o seu conhecimento interagindo com o meio, desenvolvendo suas estruturas cognitivas at atingir um nvel de maturidade que permita elaborar o aprendido e novamente recomear o processo."Para dar condies ao educando de construir seu prprio conhecimento a Escola confere especial destaque pesquisa espontnea da criana e do adolescente, proporcionando condies para que toda verdade a ser adquirida seja reinventada pelo aluno, ou, pelo menos, reconstruda e no simplesmente transmitida.

A Escola proporciona situaes de explorao, por parte do aluno, de diferentes suportes portadores da escrita, tais como, revistas, jornais, dicionrios, livros de histrias, poesias, bilhetes, receitas, propagandas, etc.

Desenvolver nos alunos a capacidade de produzir ou de criar, e no apenas de repetir, uma forte tendncia da escola. Por fim, sabendo que a aprendizagem um processo social e no s individual a escola busca nos estudos de Vygotsky embasamento terico para sua prtica pedaggica.

Para Vygotsky a interao com o meio e com o outro acontece nas relaes cotidianas e histrico - sociais onde "o homem um ser essencialmente social e histrico que, na relao com o outro, em uma atividade prtica comum intermediado pela linguagem, se constitui e se desenvolve enquanto sujeito. Um caminho em que o homem, medida que constri sua singularidade, atua sobre as condies objetivas da sociedade, transformando-as." (FREITAS: 41, 1995)

A escola entende que a criana aprende com maior facilidade se for ajudada por um colega que adquiriu antes dela a compreenso de determinado conhecimento. Enfim a tendncia pedaggica da EMEF Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand a constante busca de um ensino de qualidade, que estimule e desafie o aluno, partindo de sua inteligncia, que se confronte com o que a humanidade produziu, que propicie o esprito crtico, e crie situaes para que os alunos aprendam igualmente, cada um de acordo com seu talento e com seu potencial.

CONHECENDO A REALIDADE

O que a comunidade sabe sobre a histria do bairro?

Pareceu-nos at curioso, num primeiro momento, o fato da comunidade desconhecer fatos relevantes da histria do bairro, mas com base nos dados coletados na entrevista, entendemos o porqu: a maioria das pessoas que aqui vive chegou h pouco tempo, junto s empresas e indstrias que se instalaram nestes ltimos anos.

Tnhamos a curiosidade de saber por que o bairro era chamado de Vila Macaco. A maioria dos entrevistados no sabia, os demais no conseguiram precisar o que realmente levou o bairro a ser conhecido por este nome, mas associam ao fato de que no bairro, a maioria das pessoas era de cor negra e por preconceito, por serem tambm pobres, eram chamados de macacos. 1 Outra verso relatada, foi a de que existindo uma mata fechada, os bandidos vinham esconder-se da polcia, subindo nos galhos das rvores como macacos. Surgiu ainda uma terceira hiptese: antes da chegada das fbricas, existia muito mato e ali havia macacos habitando a mata, e desta forma, o bairro ficou conhecida como Vila Macaco.2

1 -Se analisarmos esta informao partindo de uma viso antropolgica, ela torna-se verdadeira. Santa Cruz do Sul foi colonizada pelos imigrantes germnicos; que tinham uma condio de vida estvel. Em contrapartida, neste canto da cidade ficaram os pobres e negros: algum incapaz de prosperar - os macacos.

2 - No entendimento das pessoas que aqui vivem hoje (que desconhecem a histria) esta a hiptese mais provvel.

Quanto aos primeiros moradores do bairro, tambm encontramos dificuldades. Foram-nos citados vrios nomes, no entanto, no sabiam o sobrenome, nem o ano em que estas pessoas para c vieram. Citaram-nos os seguintes nomes: Gensio Borges (80 anos) e esposa Dora Monteiro do Nascimento, Maria Odila do Couto (85 anos), Teresa do Nascimento Borges (76 anos), Ana Jlia Correia (76 anos), Jos Romaldino Rodrigues (60 anos), Ktia Monteiro do Nascimento (falecida), alm de Irena, Ema, Augusto, Eva, Henrique, Ilda e Oflia. 3

O que sabemos com certeza que antes de virem as indstrias, j existiam moradores no bairro. As primeiras fbricas a se instalarem aqui foram a Dimon (1994) e a Souza Cruz (1996), esta ltima com mais de 3.000 funcionrios. Hoje, esto instaladas neste complexo chamado Distrito Industrial, grandes indstrias com destaque para as fumageiras que movimentam de forma significativa a economia do municpio, do estado e at do prprio pas, atravs da exportao do tabaco. Nas proximidades da escola esto a Souza Cruz, ATC, Dimon, Premiun e Kanemberg e uma das maiores metalrgicas do estado, a Metalrgica Mor.

Confirmamos atravs da entrevista, aquilo que de certa forma j sabamos, em relao s condies de vida das famlias que aqui vivem. So famlias de classe social baixa, que sobrevivem com pouco mais de um salrio mnimo. Profisso, poucos tm. A maioria trabalha apenas no perodo de safra nas fumageiras. A escolaridade mnima - ensino fundamental incompleto. As famlias, na sua maioria, so constitudas de me e filhos, instalados em casebres, de no mximo trs cmodos. Algumas destas famlias so beneficiadas por programas assistenciais do governo, tais como o Bolsa-Escola, o Vale-Gs, Famlia Cidad e as crianas se alimentam do Prato Forte (refeio comunitria).

A primeira impresso que tivemos foi a de que as pessoas que aqui vivem so acomodadas, pois aceitam esta desigualdade social com muita normalidade. Porm, depois de uma anlise mais profunda dos grficos elaborados com base na entrevista, nos damos conta de que a mudana est em nossas mos. Hoje, as pessoas que aqui vivem no tm um trabalho decente, nem um bom salrio porque no tiveram oportunidades de estudar, e o mais lamentvel, ao procurarem emprego so discriminados por morarem neste bairro. E esta falta de conhecimento, inclusive o conhecimento de seus direitos enquanto cidados, os faz aceitar esta situao. O bairro, por exemplo, no tem saneamento bsico, as ruas no so caladas, nem canalizadas, o asfalto da rodovia que corta o bairro no sinalizado, no tem rea de lazer, posto de sade e policial e mesmo assim, para a maioria, o bairro no tem problemas.

Mas tambm h vrios aspectos que merecem ser destacados, que fazem deste bairro um lugar bom para se viver: aqui est instalada a maioria das fbricas do municpio, tem uma tima escola e uma creche (EMEI), as pessoas so amigas e as crianas da vizinhana brincam juntas. Alm disso, o fato dos terrenos serem baratos e a proximidade de indstrias tem atrado mais e mais pessoas para morarem aqui.

3 - Ana Jlia Correia bisav da aluna Jssica Tas. - Jos Romaldino Rodrigues av das alunas Sigieli e Linda Ins. - Maria Odila do Couto av do aluno Alanderson do Couto. - Ktia Monteiro do Nascimento era esposa de Gensio Borges que hoje vive com Dora Monteiro do Nascimento, irm de Ktia. - Oflia (de Jesus) av do aluno Roberto Carlos de Jesus (j falecida). * Dados analisados (1/2) na opinio das pessoas entrevistadas no bairro.

Localizao do bairro: limites

O bairro Santo Antnio do Sul localiza-se na parte sul do municpio de Santa Cruz do Sul. Faz limite com os bairros: Esmeralda, Capo da Cruz, Rauber e Capo da Cruz Oeste.

cortado pela BR 471 em sentido horizontal, que o perpassa em toda a sua extenso. A concentrao maior das casas est s margens da Avenida Euclides Kliemann, prximo ao cruzamento com a BR 471 no quilmetro 132.

No sentido vertical, corre o Arroio do Almoo que tambm atravessa o bairro em sua extenso. O arroio, em poca de inverno e chuvas intensas, transborda alagando ruas e casas,

o que conseqncia dos lixos e detritos que so jogados pela comunidade em seu leito. A escola j tentou fazer uma limpeza nas margens do arroio, atravs da Patrulha Ambiental e de outras aes educativas que visavam incutir nos alunos uma conscincia ecolgica e de preservao do meio ambiente; mas a soluo do problema requer bem mais do que isso: preciso um engajamento de toda a comunidade, famlia, escola, associaes e entidades juntamente com os rgos competentes, para juntos conseguirmos preservar esta riqueza da natureza e tambm para garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas que aqui vivem.

A importncia da EMEF e da EMEI para o bairro

A idia de criar uma escola e uma creche surgiu com a vinda de mais moradores para o bairro. Antigamente, a escola ficava muito longe da comunidade, no bairro hoje denominado Capo da Cruz, e a maioria dos pais no tinha como levar seus filhos; ento encaminharam um pedido Secretaria de Educao para que fosse instalada aqui no bairro uma escola e uma creche, para que pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhavam.

No ano de 1988, a Escola Municipal So Francisco foi trazida para a vila, onde passou a funcionar como escola anexa, junto ao prdio do GAC (Grupo de Ao Comunitria) onde funcionavam os Jardins de Infncia nvel A e B, abrindo-se novas turmas de Pr-escola a 4srie.

Somente em 1991, no dia 17 de junho, atravs do decreto n 3594, a escola foi criada, funcionando no prdio antigo at o final do ano seguinte. Em 1993, j no prdio novo, a escola passou a oferecer a 5 srie e em 1996 teve a concluso da primeira turma de 8srie.

Recebeu o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme A. O. Hildebrand em homenagem ao ilustre mdico com o mesmo nome, que possua terras prximas escola, as quais continuam at hoje com a famlia. O Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand dedicou

sua vida atuaes comunitrias e prestao de servios comunidade, seja como mdico, cidado, poltico ou simplesmente como amigo.

Dr. Guilherme faleceu aos 94 anos, dia 1 de fevereiro de 1985, nesta cidade. A escola vem desempenhando o seu papel social tentando contribuir na formao de adolescentes e adultos conscientes de suas prticas sociais e das mudanas que estas podem provocar em suas vidas. um referencial importante na vida das pessoas que vivem ou viveram aqui. Est envolvida em vrios projetos, fazendo com que a maioria dos alunos fique na escola praticamente em turno integral, longe das ruas e da criminalidade.

Outros dados relevantes sobre o bairro

Nmero de famlias: aproximadamente 170 famlias.

* 1 comrcio a se instalar no bairro: - Armazm do Sr. Antonio Ferreira

- O bar do Jorge (hoje da Simoni)

* 1 indstria a se instalar no bairro: - Dimon

- Souza Cruz

* Casas comerciais, restaurantes, bares e postos de combustveis:

Lancheria Gringo Churrascaria Reis

Fruteira Colonial Mini Mercado Chega Mais Oficina Santo Antnio Bar do Graxa Oficina do Toco Bar e Armazm Kist Distribuidor de Gs Bar e Armazm Navegantes (Vilma...) Mini Mercado Rodrigues Comrcio de Combustveis Nevoeiro Cachorro Industrial (ris...)

* Templos Religiosos:

Igreja Evanglica Assemblia de Deus Comunidade So Francisco de Assis

Histrico do Bairro Santo Antnio do Sul

O bairro Santo Antnio do Sul surgiu a partir da desativao da linha frrea, que ligava os municpios de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, por famlias na maioria vindas do interior ou de municpios vizinhos em busca de trabalho. Sem condies financeiras de adquirirem terrenos onde pudessem se instalar, tomaram posse da rea de terra do governo estadual utilizada pela ferrovia, com cerca de 12,5 metros de cada lado dos trilhos do trem, segundo moradores do local.

Esta uma rea favorvel para migrantes procura de trabalho, principalmente nas indstrias fumageiras localizadas no Distrito Industrial e que oferece trabalho temporrio.

Dos tempos de ferrovia preservou-se somente os pilares da ponte sobre o Arroio do Almoo e parte dos fundamentos dos trilhos do trem, utilizado como pilares de algumas casas. Contam os moradores que o Arroio do Almoo era muito limpo.

Atualmente o Arroio acumula lixo nas suas guas e nos barrancos que se misturam ao esgoto, canalizado ou no, das casas prximas ao seu leito. At poucos anos atrs este arroio fazia divisa entre Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. A origem do nome deste arroio vem dos tempos em que os colonos do interior do municpio transportavam a sua produo Rio Pardo em carroas pela estrada, hoje Avenida Euclides Kliemann.

Alguns dos primeiros moradores foram: Adolfo Kenning e seu Gensio ( Manoel Olvio dos Santos), que mora prximo ao poo artesiano instalado para fornecer gua potvel, j que a CORSAN no abastecia este lugar h anos atrs.

O nome do bairro Santo Antnio surgiu em homenagem a este santo devido existncia de uma gruta com uma imagem deste no bairro. Antes de o bairro ser denominado Santo Antnio era conhecido por Vila dos Macacos. Este nome tem diversas explicaes entre os antigos moradores, dos quais se destacam algumas:

* Havia uma famlia de negros com muitos filhos que brincavam pendurados nas rvores como macacos. * Devido a um acidente na estrada com um caminho carregado de bananas que capotou e os moradores recolheram as frutas da estrada. * Por preconceito s pessoas negras que eram maioria entre os moradores do bairro. * Bairro onde se escondiam os ladres (em cima das rvores). * Porque a maioria das casas eram cobertas por lonas de plstico preto. * Existia um macaco que s vezes aparecia na Vila.

A partir dos anos 90 surge uma nova realidade com a centralizao das indstrias fumageiras, a aquisio de novos equipamentos e a informatizao dos setores destas empresas que se refletem no aumento do desemprego de safristas e efetivos que trabalham neste ramo, sendo a maioria dos moradores.

Histrico da Escola

No ano de 1988, a Escola Municipal So Francisco, localizada em Capo da Cruz, foi trazida para o bairro Santo Antnio, onde passou a funcionar como escola anexa, pois na poca havia poucos alunos na comunidade e que antes se deslocavam at esta outra localidade para estudar.

A comunidade escolar foi aumentando e, devido distncia, resolveu-se abrir um anexo juntamente ao prdio do GAC (Grupo de Ao Comunitria), onde funcionavam os jardins de infncia nvel A e B no bairro Santo Antnio do Sul. O GAC era mantido e administrado pela Sr. Flora Dornelles e seu grupo, sempre com apoio da Prefeitura Municipal. Quando o anexo comeou a funcionar havia turmas de Pr-escola a 4 srie. Como a populao foi aumentando, a comunidade atravs dos pais, com Associao de Bairro e professores solicitou uma escola nova. A Escola foi criada atravs do Decreto N 3594 de 17 de junho de 1991, mas continuou funcionando no prdio antigo at final de 1992. Em 1993, j no prdio novo, a escola passou a oferecer a 5 srie e, em 1996, teve a concluso da 1 turma da 8 srie.

* Em 1990, a escola, que ainda era anexo, tinha na direo a professora Mariza Souza. * De 1991 a 2000 esteve na Direo a professora Mrcia Helena Fredrich de Freitas. * De 2001 at hoje est na direo da escola a professora Guiomar Isabel Rossini Machado.

Origem do Nome da Escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand recebeu este nome em homenagem ao ilustre mdico com o mesmo nome, que possua terras prximas escola, as quais continuam com a famlia at hoje. O Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand nasceu em Santa Cruz do Sul, no dia 21 de agosto de 1890. Aos 23 anos formou-se em Oftalmologia. Sua vida foi um elenco de servios prestados comunidade, seja como mdico, cidado, poltico ou simplesmente como amigo.

Na sua atuao comunitria, alm do atendimento a seus pacientes, atuou junto a vrias entidades, atuou tambm como presidente do Hospital Santa Cruz, vereador, Presidente da Cmara de Vereadores e Deputado Estadual. Dr. Guilherme faleceu em, 1 de fevereiro de 1985, aos 94 anos, nesta cidade.

Ouvindo a Comunidade Escolar

Foi realizado um trabalho de pesquisa com os pais e alunos da escola, para saber a opinio destes em relao escola que temos, que queremos e o que fazemos para termos uma escola melhor. A entrevista destacou alguns pontos como:

* processo ensinar e aprender; * avaliao realizada na escola; * espao fsico; * merenda; * biblioteca; * limpeza.

Tambm foi questionado o que a escola e a comunidade poderiam fazer para que estas melhorias acontecessem.

Quanto ao primeiro item relacionado ao andamento das aulas, no que diz respeito ao processo de ensinar e aprender, a forma como so dadas as aulas e aos contedos trabalhados foi destacado pela maioria dos alunos que as aulas esto boas ou timas e que para serem melhores os alunos deveriam conversar menos, colaborarem com os professores, prestarem mais ateno nas explicaes e realizao das tarefas.

Os pais destacaram que gostam muito do ensino que a escola oferece, dando prioridade aos projetos e eventos realizados como:

* a horta escolar; * a alimentao; * o atendimento dos dentistas da secretaria da sade; * o programa Proerd; * o Nosso Bairro Limpo; * os brechs; * passeios e festas.

Tambm destacaram que apreciam muito o trabalho realizado pela equipe diretiva, professores e funcionrios.

Os alunos destacaram que para tornar as aulas e a escola melhor necessrio a colaborao, o respeito, ateno, melhorar o comportamento, interagir positivamente com os colegas. Tambm a questo da limpeza da escola, foi salientada, como colocar o lixo nas lixeiras e, no sujar as paredes.

Os pais citaram que gostariam que tivessem esportes diversos na escola como: danas, bal, mais salas de aula e EJA noite.

Quanto ao item sobre o que os alunos gostariam que tivessem na escola, os alunos destacaram que gostariam que tivesse:

* mais segurana; * pracinha; * professor para as aulas de informtica; * sala de multi-atividades para vdeo, msica, dana, ginstica, jud, carat; * professor de teatro; * aquecedores; * televisores nas salas; * campo sete; * materiais diversos para Ed. Fsica; * quadra de areia.

Os pais esperam da escola um bom ensino para os alunos, que passe bons ensinamentos e educao para os filhos.

Grande parte dos pais ressaltou que para ocorrerem melhorias importante que a comunidade trabalhe junto com a escola e que junto se busque a soluo para os problemas que vo surgindo. Uma grande preocupao que os pais tm refere-se educao que do aos filhos, muitas vezes eles vm a escola pedir ajuda, orientao, porque no sabem como agir frente aos problemas que surgem.

ESCOLA: UMA CONSTRUO COLETIVA E PERMANENTE

Ao elaborar seu projeto educativo, a escola discute e explicita de forma clara os valores coletivos assumidos. Delimita suas prioridades, define os resultados desejados e incorpora a auto-avaliao ao trabalho do professor. Assim, organiza-se o planejamento, rene-se a equipe

de trabalho, provoca-se o estudo e a reflexo contnuos, dando sentido s aes cotidianas, reduzindo a improvisao e as condutas estereotipadas e rotineiras que, muitas vezes, so contraditrias com os objetivos educacionais compartilhados.

A contnua realizao do projeto educativo possibilita o conhecimento das aes desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de dilogo e reflexo para toda a equipe escolar. Nesse processo evidencia-se a necessidade da participao da comunidade, em especial dos pais, tornando conhecimento e interferindo nas propostas da escola e em suas estratgias. O resultado que se espera a possibilidade de os alunos terem uma experincia escolar coerente e bem-sucedida.

MARCO SITUACIONAL

A Escola que buscamos

A escola como um plo irradiador de cultura baseia-se em princpios de construo de uma cidadania. Desencadeadora de valores que operacionaliza atravs de projetos socializantes, promovendo desafios para efetiva participao e engajamento de todos envolvidos com o processo de aprendizagem para seu fim nico, a valorizao pessoal.

A busca de uma escola ideal implica:

* Vivncia de valores permanentes; * Formao de um novo homem, com novos valores; * Acompanhamento do desenvolvimento cientfico e tecnolgico; * Aliada pedagogia de projetos; * Valorizadora de habilidades cientficas; * Integradora, participativa e tica; * Preparadora para encaminhar os educandos para os desafios do mundo;

* Consciente da responsabilidade de preparar para o mercado de trabalho; * Relacionada com a prtica de princpios cidados; * Priorizadora de aes participativas e autnomas com criatividade e criticidade.

* O aluno que queremos para uma nova escola

O aluno contemporneo, inserido num contexto de mltiplas e constantes mudanas, deve ser preparado com uma viso de perfil que implica:

* Ser agente construtor do conhecimento em perfeita harmonia com seus semelhantes; * Ser livre e autnomo para criar e recriar os projetos de vida que realmente contemplam a sua expectativa; * Ser participante, ativo de um processo de aprendizagem com valores emancipatrios; * Ser consciente dos princpios e relaes norteadores da formao de performances definidas por habilidades e competncias adequadas ao mundo globalizado.

MARCO OPERACIONAL

A partir dos referenciais conceptistas de Sociedade, Escola e Homem, expressos no marco situacional e doutrinal, propomos:

Metas

Operacionalizao

Promover a interdisciplinaridade

Realizar reunies dos professores por srie, definindo objetivos, metas e estratgias de ao, para serem trabalhadas nas diversas disciplinas e sries.

Vivenciar valores

Organizar e realizar palestras, painis e projetos com a participao dos pais, alunos, professores e comunidade.

Incentivar constantes atualizaes e Formao de professores

Participar em eventos educativos com estudos e operacionalizao dos referencias de educao.

Compatibilizar teoria e prtica

Operacionalizar as diversas teorias de aprendizagem em forma de oficinas e produes.

Desenvolver uma proposta educacional de qualidade

Construir de forma participativa o conhecimento, visando qualidade de ensino para os alunos.

Educao de Jovens e Adultos e ensino noturno

Superar o analfabetismo, proporcionando condies para que os alunos aprendam a ler e escrever.

Aumentar o nvel de escolaridade dos alunos, proporcionando condies para que concluam o ensino fundamental.

MARCO DOUTRINAL

A sociedade desejada pela comunidade escolar aquela onde haja uma educao humanizadora, que trabalhe valores como liberdade, solidariedade, justia e que faa os alunos se apropriarem deles no dia a dia.

Busca-se a formao de um sujeito crtico e responsvel, sujeito de sua histria. Um ser humano participativo, honesto e comprometido com a comunidade, que a valorize e a si como integrante desta .

A escola que queremos deve ser democrtica, aberta e participativa, onde todos tenham participao nas construes e decises e onde haja espao para o desenvolvimento de uma conscincia comunitria. Para atingir esses ideais, precisamos de uma escola que se abra para uma nova viso de mundo, que atenda as necessidades e diferenas de seus alunos, que respeite o ser humano como sujeito fundamental no processo de construo da sociedade. Se a escola for um espao de discusso e busca de solues, com um professor comprometido com o seu trabalho, voltado para o educando e suas necessidades, ela estar atendendo o principal objetivo da escola: construir conhecimento em grupo.

Neste sentido precisa-se de metodologia construtiva, voltada realidade do aluno, que prepare para a vida e para o trabalho. Isto tambm requer uma avaliao contnua e cumulativa que valorize a construo do conhecimento por parte do aluno e no grupo.

Procura-se o desenvolvimento das potencialidades fsicas, mentais e sociais de modo integrado, para que se atinja o todo do aluno, buscando o auxlio da famlia e todos os segmentos da comunidade.

A integrao de todos os setores da escola influi muito para atingir esses objetivos, a construo coletiva , as decises quando tomadas por todo grupo geram um maior comprometimento e tornam a escola mais democrtica e dessa maneira est-se incentivando a solidariedade e construindo a auto estima de todo o grupo. A proposta pedaggica da escola visa buscar novas alternativas de aprender, de conseguir a participao de toda a comunidade escolar em todos os momentos do planejamento escolar.

CARACTERIZAO DA REALIDADE

Necessidades Nossa escola atende a uma clientela diversificada. A maioria dos nossos alunos pertence classe menos favorecida da sociedade, por isso possui pouco acesso s atividades esportivas, artsticas, culturais e de lazer.

Muitas vezes, os alunos desenvolvem seus trabalhos extra-classe sem nenhum recurso ou at mesmo deixam de faz-lo por razes diversas: falta de incentivo, dificuldades materiais, ausncia dos pais ou responsveis para orient-los.

A Escola , portanto, um espao privilegiado nesta comunidade por contar com ambientes e recursos destinados especificamente a determinados fins pedaggicos, tais como:

* Uso da biblioteca; * Quadra para a prtica de esporte; * Laboratrio de informtica; * Atividades artsticas com destaque para a msica; * Educao ambiental e sexual; * Atividades extra-classe: olimpadas, feira de cultura, festa junina, excurses, etc.

Recursos Humanos

Direo, especialistas, corpo docente, funcionrios, alunos e elementos da comunidade.

Recursos Materiais

* Copiadora e mimeografo * Televises * Aparelhos de Dvd`s * Maquinas fotogrficas * Videocassetes * Aparelhos de CD`s * Livros informativos, recreativos e didticos * Jogos interativos para computador * Mapas histricos e geogrficos * Atlas * Fitas de vdeo * Computadores * Impressoras * Retro projetor

Recursos Financeiros

De acordo com a necessidade e na medida em que se fizerem necessrios, os recursos financeiros sero provenientes de:

* Verbas repassadas bimestralmente pela mantenedora; * FUNDEF; * Arrecadaes atravs de eventos; * Doaes de empresas locais; * Doaes de grupos como Rotary Club, Lions Club, entre outros.

CONCLUSO

Segundo GADOTTI ( cit por Veiga, 2001, p.18),

Todo projeto supe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortvel para ariscar-se, atravessar um perodo de instabilidade e buscar uma estabilidade em funo de promessa que cada projeto contm de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visveis os campos de ao possvel, comprometendo seus atores e autores.

O Projeto Poltico-pedaggico da EMEF Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand pretende estabelecer um norteamento para os trabalhos pedaggicos que se desenvolvero na Escola. No entanto, mister ressaltar que o mesmo no pode servir como camisa de fora, impedindo o desenvolvimento da criatividade do corpo docente e tambm do corpo discente, dever apenas direcionar a tematizao dos projetos de interveno pedaggica a serem desenvolvidos em cada ano de formao, e em conformidade com as possibilidades e necessidades do seu contexto de ao prtica.

BIBLIOGRAFIA

AQUINO, Jlio, Groppa. Erro e Fracasso na escola. alternativas tericas e prticas. S.P Summus, 1997. BRASIL, Constituio. Constituio da Republica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 16 ed So Paulo: Saraiva 1997 BRASIL, MEC/SEF Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, Outubro 1997 BRASIL Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996. BRASIL, Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei Federal n 806990 CEED, Parecer n 1400 / 2002 CEED, Parecer n 752 / 2005 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. So Paulo, Paz e Terra, 1970. GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedaggico Brasileiro, So Paulo, tica,1995. GANDIN, Danilo. A Pratica do planejamento. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1994. HOFFMANN, Jussara. Avaliao Mito & Desafio. Uma perspectiva construtiva. Porto Alegre, Mediao, 1995. Lei n 11.114 de 16 de maio de 2005. MELCHIOR, Maria Celina. Avaliao Pedaggica - Funo e Necessidade. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1994. MORETTO, Vasco. Repensando a prtica pedaggica. Ed. Grfica Opet Ltda. PAIN, Sara. Diagnstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre. Artes Mdicas 1985. SAVIANI, Dimerval. Educao: do senso comum conscincia filosfica. SUKIENNIK Paulo Berl. O Aluno Problema: Transtornos emocionais de crianas e adolescentes. Porto Alegre: Mercado Aberto,1996. WEISS, M. L Psicopedagogia Clinica: Uma viso Diagnostica. Porto Alegre. Artes Mdicas 1992.

Elaborao: Adriana Andraschko e Lisandra Faccin Reviso: Guiomar I. Rossini Machado e Jos Gaspar Hermes

You might also like