You are on page 1of 12

A Educao Popular como um instrumento de resistncia contra a explorao capitalista Paulo Eduardo Dias Taddei UFPEL

Resumo: No presente artigo feito um estudo terico sobre as possibilidades da Educao Popular como instrumento de resistncia contra a explorao capitalista, analisando-se os limites e possibilidades dessa resistncia. O estudo parte de uma breve anlise sobre a categoria da explorao em Marx e da compreenso conceitual do modelo de Educao Popular, para, no final, tentar responder se a Educao Popular pode ou no se constituir em um nicho de resistncia contra a explorao capitalista e como isso pode acontecer. Palavras-chave: Educao popular, resistncia e explorao.

Introduo

Vive-se em um mundo marcado por desigualdades de ordem scio-econmica e cultural, no qual poucos se apropriam da maior parte da riqueza e dos avanos tecnolgicos em detrimento da maioria que vende a fora de trabalho a preo vil ou sobrevive na mais extremada misria e marginalidade. Com efeito, um mundo marcado pela explorao. Quem ainda no escutou que a receita para a superao do modelo hegemnico capitalista a educao. At que ponto tal afirmao correta, se os espaos formais de educao, de uma forma geral, funcionam como nichos de reproduo do modelo dominante? Ora, sendo capitalista o sistema hegemnico, o espao formal de educao, por consequncia, em regra, partilha dos mesmos princpios, valores e premissas desse sistema. Mesmo que a influncia da sociedade sobre a escola no seja absoluta, conforme entendimento de SAVIANI (1986), existe uma relao dialtica entre escola e sociedade; sociedade e escola, tanto na escola privada quanto na escola pblica, porque o prprio Estado capitalista. Assim, no difcil afirmar que a prpria escola produtora de desigualdades ou, no mnimo, reprodutora das desigualdades resultantes da lgica do sistema dominante. Por tudo isso, pergunta-se: existe realmente a possibilidade de resistncia explorao capitalista atravs do projeto de Educao Popular? Assim, para responder a essa indagao, arrisca-se, em primeiro lugar, um breve ensaio sobre a explorao, seguida de

um estudo sobre a Educao Popular, ficando para a concluso a anlise da possibilidade de resistncia a partir da concepo de Educao Popular. Este artigo um estudo terico, exclusivamente biogrfico, no qual desenvolvida uma breve anlise sobre a categoria da explorao, em Marx, e as possibilidades de resistncia a esta categoria atravs da Educao Popular. Este estudo terico no tem a pretenso de esgotar um tema to relevante e complexo, mas busca, a partir de revisitaes bibliogrficas, e considerando a realidade objetiva como pano de fundo, promover uma discusso sobre as possibilidades concretas dessa resistncia. possvel? Por qu? No possvel? Por qu? Toma-se por base para a concluso deste artigo, a tradicional e conhecida resposta que dada a quem integra s fileiras na luta pela superao do regime capitalista (no pela sua reforma): isso uma utopia, porque o capitalismo o nico sistema possvel, diante da natureza egosta do ser humano. Assim, em primeiro lugar feita uma anlise sobre a categoria da explorao, na concepo de Marx, para, logo em seguida, se fazer uma reflexo sobre a Educao Popular e suas possibilidades como trincheira de resistncia contra a explorao.

I - Breves consideraes sobre a categoria da explorao

Por que a maior parte da riqueza se concentra nas mos de poucos? A pobreza de muitos e a abastana de poucos resultam, em regra, dos antagonismos de classe, a partir das contradies existentes entre o capital e o trabalho. Assim, com o recrudescimento da diviso social do trabalho e a afirmao da propriedade privada dos meios de produo, as relaes sociais passaram a ser marcadas pela explorao, uma vez que poucos muito poucos passaram a concentrar em suas mos um excedente produzido por outro setor da populao. Na verdade, o capitalismo, a globalizao e o neoliberalismo, ao privilegiarem o lucro, a mais-valia e o acmulo de riquezas nas mos de poucos, em detrimento do ser humano, reproduzem uma espcie de darwinismo social, no qual os mais fortes sobrevivem e os mais fracos sucumbem no mbito do mercado. O mundo se transforma num grande jogo, numa grande competio, regido pelas chamadas leis de mercado (como se fossem leis divinas, e, por divinas, eternas e imutveis), favorecendo os fortes, economicamente falando (os vencedores do mercado), e fragilizando a grande massa incapaz de competir neste jogo socialmente injusto e desigual. Enfatize-se, ainda, a grande ciranda financeira internacional, incontrolvel sob qualquer aspecto, chamada por alguns de agiotagem internacional.

Em contraposio concepo equivocada acerca da inexorabilidade das leis do mercado (o chamado dedo invisvel do mercado), a crise econmica de setembro de 2008 revogou, ao menos transitoriamente, tais leis eternas e imutveis, quando no poucos dos grandes conglomerados capitalistas do mundo, sem qualquer constrangimento, bateram s portas dos Estados nacionais (que para eles deveria ser mnimo), em busca de financiamento, com o dinheiro do povo, para salvar grandes corporaes da bancarrota, aceitando, neste caso, a transformao do Estado de mnimo para mximo. Ora, se existem explorados porque, sem nenhuma dvida, existe, por outro lado, quem os explore. Com efeito, basta um olhar sobre a histria da humanidade para se chegar a tal concluso. Neste sentido, Marx e Engels, no Manifesto do Partido Comunista, obtemperam que: A histria de toda a sociedade at hoje a histria de lutas de classes(MARX E ENGELS, 1988, P.66). Aduzem, ainda:

Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposio uns aos outros, envolvidos numa luta ininterrupta, ora disfarada, ora aberta, que terminou sempre ou com uma transformao revolucionria de toda a sociedade, ou com o declnio comum das classes em luta (Idem, 1988, 66).

Destarte, Marx e Engels, atravs de uma abordagem crtica da sociedade, baseada na realidade cotidiana concreta, sem prescindir da anlise histrica dessa sociedade, oferecem a base terica para o entendimento dos antagonismos que marcaram e ainda marcam as relaes intersubjetivas no tempo e no espao. Com esta mxima, Marx e Engels escrevem o primeiro pargrafo do Manifesto do Partido Comunista, fazendo uma sntese singular da histria das sociedades. Assim, no podem passar despercebidas a fora e a sutileza de tal brocardo. Nesta exgua, mas excepcional sentena, os autores sintetizam a histria da humanidade como a histria da explorao do homem pelo homem, constituindo-se a luta de classes como um dos efeitos da explorao. Neste sentido, preleciona Tom Bottomore:

A explorao ocorre quando um setor da populao produz um excedente cuja utilizao controlada por outro setor. As classes, na teoria marxista, s existem nas relaes que mantm uma com as outras, e essa relao gira em torno da forma de explorao que tem lugar em um determinado MODO DE PRODUO. a explorao que d origem LUTA DE CLASSES (BOTTOMORE, 2001, p. 144) destacou-se.

Os autores, portanto, partem da realidade concreta dos homens, que s pode ser encontrada na histria, para chegarem sntese relacional dos protagonistas dessa histria: a histria da luta de classes. Assim, como a histria da formao humana integra a histria das sociedades, e esta sempre foi marcada pelo estigma da explorao (e ainda ), resultante do antagonismo de classes, do proprietrio em relao ao escravo, do senhor em relao ao servo, do burgus em relao ao proletrio, do patro em relao ao empregado, s para citar alguns dos protagonistas desta grande trama de relaes que a histria, a explorao tambm est presente na educao, a partir da diviso social do trabalho, que resulta em uma educao para as elites e outra educao para as camadas populares e marginalizadas da populao. Efetivamente, a diviso social do trabalho, em trabalho intelectual ou espiritual e em trabalho manual ou material; em trabalho do campo e da cidade; em trabalho do comrcio e da indstria, reflete-se diretamente no processo de formao humana, a partir do momento em que essa diviso deixa de ser natural e passa a ser artificializada pelas necessidades do capital. Assim, desde h muito tempo a escola (mesmo em seu estgio embrionrio) est dividida no seu processo de formao, entre aqueles que dominaro e queles que sero dominados. A explorao, portanto, uma categoria bsica, fundamental, geradora de outras categorias. O fundamento para tal assertiva que se no existisse a explorao do homem pelo homem, em seu sentido mais amplo, por conseqncia lgica possivelmente no existiriam alienao, opresso, excluso, represso, etc., categorias estas que decorrem, inelutavelmente, daquela. A explorao como foi visto gera o antagonismo de classes (fenmeno socioeconmico, poltico e cultural): de um lado os exploradores e de outro os explorados, em suas multifacetadas formas. Marx, segundo Bottomore, atribuiu dois sentidos ao termo explorao: um mais geral e outro mais especfico. No geral:
Termo usado por Marx em dois sentidos, o primeiro dos quais, mais geral, a utilizao de um objeto pelas vantagens que oferece explorao de recursos naturais, de uma situao poltica, ou da moralidade hipcrita: (...) em relao ao trfico de crianas, os pais de classe operria evidenciaram caractersticas que so verdadeiramente revoltantes e em muito se assemelham ao trfico de escravos. Mas o capitalista, bom fariseu (...) denuncia essa ignomnia que ele mesmo criou, perpetua e explora... (O Capital, I cap. XV, 3). Num certo sentido, portanto, explorao um termo pejorativo de carter abrangente, bastante til e de excepcional fora polmica; e por isso muito presente na investida crtica de Marx contra o capitalismo (BOTTOMORE, 2001, p. 144).

No especfico:

Mas explorao possui um outro significado mais preciso e, nesse sentido, um conceito bsico do MATERIALISMO HISTRICO. Em qualquer sociedade em que as foras produtivas se tenham desenvolvido alm do mnimo necessrio sobrevivncia da sua populao, capacitando-a assim, pelos menos potencialmente para crescer, transformar-se e sobreviver s vicissitudes da natureza, a produo de um excedente torna possvel a explorao, que o fundamento da sociedade de classes. A explorao ocorre quando um setor da populao produz um excedente cuja utilizao controlada por outro setor. As classes, na teoria marxista, s existem nas relaes que mantm uma com as outras, e essa relao gira em torno da forma de explorao que tem lugar em um determinado MODO DE PRODUO. a explorao que d origem LUTA DE CLASSES (Idem, 2001, p. 144).

Marx e Engels, atravs de uma viso crtica, inauguram uma nova forma de compreenso da sociedade industrial, a partir de uma nova teoria social: o materialismo histrico: O modo de produo da vida material determina o carter geral dos processos da vida social, poltica e espiritual. No a conscincia dos homens o que lhes determina a realidade objetiva, mas, ao contrrio, a realidade social que lhes determina a conscincia (MARX & ENGELS, 2005, contracapa). Como o modelo dominante est assentado nas ideias de acumulao de riquezas, individualismo, competio, desenvolvimento a qualquer custo, naturalizao da pobreza, idolatria ao lucro, reificao do homem e da mulher, dentre outros, todos esses fatores acabam por influenciar de forma decisiva na formao da personalidade dos indivduos, atuando como agentes condicionadores de sua construo moral, ou seja, o egosmo um vcio moral produzido na existncia objetiva do homem e da mulher em decorrncia de suas condies materiais de existncia. , portanto, um efeito, e no uma causa consoante concebem alguns idealistas. Assim, uma falcia a concepo de que o capitalismo, o neoliberalismo e a globalizao contribuem para a massificao da tecnologia, culminando com a reduo lenta, gradual e efetiva da pobreza e das desigualdades em todo o planeta. Com efeito, os fatos do cotidiano nem sempre confirmam as estatsticas oficiais. Sobre o tema, preleciona Roberto Leher, o seguinte:

Se nos trinta gloriosos anos do Capitalismo, os filhos dos trabalhadores foram educados to-somente para as mquinas, o atual padro de acumulao ainda pior. A educao dirigida s massas no pode almejar seno a formao de trabalhadores precarizados e sobrantes que vivero no apenas fora do mercado regulado, como dependero de polticas de alvio pobreza para no sucumbirem fome e misria absoluta. Em outros tempos, o atual nvel mnimo de conhecimento indispensvel para as classes populares ainda mais rebaixado que em perodos pretritos. Pobreza e despossuimento da educao, da cincia e da cultura so dimenses prprias da sociedade de classes que, ademais, contribuem para a manuteno da ordem social (LEHER 2007, p. 22).

Assim, em sentido geral, pode-se dizer que a explorao um fenmeno scioeconmico no qual algum ou um grupo obtm vantagens indevidas sobre outrem ou outro grupo, no mbito de suas relaes concretas e objetivas. Na verdade, muito mais se teria a comentar sobre a categoria da explorao, mas tal no o objetivo deste opsculo, cuja pretenso investigar as possibilidades de resistncia explorao, atravs da Educao Popular.

II - A Educao Popular como instrumento de resistncia contra a explorao capitalista


Qual a definio de popular? Sabe-se que inmeras definies podem defluir deste termo ou, em sentido contrrio, que tal terminologia carrega em seu bojo alto grau de indefinio. Em princpio, popular tudo aquilo que emana do povo. Todavia, o prprio conceito de povo , tambm, de alto grau de indefinio, pois povo pode ter uma definio, por exemplo, no mbito da Teoria Geral do Estado, outra no campo da Cincia Poltica ou, ainda, do Direito Constitucional, s para citar algumas. Assim como povo pode ser definido como o conjunto de indivduos de um determinado Estado, tambm pode ser usado como sinnimo de plebe. Enfim! Definies heterogneas no faltam para tal expresso. Registre-se, ainda, que no se confundem os conceitos de popular com populista, tendo a segunda expresso um carter negativo, pois, em regra, no populismo o povo utilizado como um meio, um instrumento, por seus representantes, e no como um fim em si e para si. O vocbulo popular tambm utilizado nas seguintes palavras complexas: jri popular, feira popular, dito popular, partido popular, festa popular, cultura popular, conto popular, banco popular, repblica popular, assemblia popular, msica popular, arte popular, pessoa popular, time popular, casa popular, etc. No Minidicionrio AURLIO (1998), no verbete popular, tem-se as seguintes definies: Popular adj. 1. Do prprio povo, ou feito por ele. 2. Simptico ao povo. 3. Vulgar, trivial. Sm. 4. Homem do povo. popularidade sf. popularizar v. t. e p. Tornar(-se) conhecido, divulgado, ou estimado do povo (grifos no original). No Minidicionrio MICHAELIS (2000), no verbete popular, consta o seguinte: po.pu.lar adj. M+f Pertencente ou relativo ao povo; prprio do povo (grifo no original). Sobre o tema, aduz Ana Maria do Vale:
A propsito, o que vem a ser para ns o termo popular. Popular no significa apenas o que democrtico ou o que se identifica com a pobreza, com a misria dos homens. Popular uma concepo de vida e da histria que as classes populares constroem no interior das sociedades democrticas, estando, necessariamente, ligado questo da qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, mudana da funo social da escola (VALE, 2001, p. 55/56).

A mesma dificuldade, como foi dito, acontece no tocante definio de povo. Com efeito, acerca da definio de povo, assevera a citada autora:
Da mesma forma que o termo popular possui empregos problemticos encerrando alto teor de indefinio, o conceito de povo igualmente apresenta-se problemtico e impreciso. Povo, para uns, pode significar o conjunto dos indivduos, cidados iguais de uma determinada sociedade cuja homogeneizao social inclui indistintamente os oprimidos, os opressores, os intelectuais, os analfabetos, os profissionais liberais, os operrios, os empresrios, a populao marginal. essa a viso propagada pela classe dominante na tentativa de escamotear as desigualdades sociais existentes no seio de uma sociedade de classes (Idem, 2001, p. 54/55).

Ainda, da mesma autora, sobre a Educao Popular, o que segue: Uma educao comprometida com os segmentos populares da sociedade, cujo objetivo maior deve ser o de contribuir para a elevao de sua conscincia crtica, do reconhecimento da sua condio de classe e das potencialidades transformadoras inerentes a essa condio (Ibidem, p. 57).
A Educao Popular, portanto, embora possa sofrer algumas diferenas circunstanciais de um para outro autor ou grupo de autores, tem em comum o fato de trabalhar com um projeto polticopedaggico alternativo lgica do projeto capitalista, com uma nova concepo de educao, uma educao transformadora: uma educao do povo, com o povo e para o povo. No a educao que aliena, reproduzindo o modelo das classes dominantes, mais precisamente os interesses do capital, mas a educao que conscientiza atravs de um estudo da realidade concreta, sem mistificaes, que faz com que o explorado compreenda sua situao no contexto social, histrico, econmico, poltico e cultural onde est inserido, conhecendo, sobretudo, as causas reais dessa situao e as possibilidades de transformao a partir desse entendimento. Sobre o tema, assevera a multicitada autora:
O reconhecimento das relaes sociais e sua estreita ligao com o processo educacional imprescindvel a uma proposta de educao transformadora. A educao burguesa opressora, desigual que hoje dada na escola pblica, deve ser substituda por outro tipo de educao, cujo compromisso maior seja voltado para os segmentos populares. Essa a proposta educacional que defendemos e que, mesmo embrionariamente, j estamos vendo nascer no nosso pas numa dimenso que perpassa inclusive o mbito da escola pblica (Ibidem, p. 52).

Desse modo, a partir de uma concepo progressista de mundo, a educao assume um carter dinmico, transformador, criador, de superao de um estado de negatividade para um estado de emancipao, um estado de construo do homem e da mulher integrais. Em suma, de uma educao omnilateral, na expresso de Manacorda (1991), respaldado em Marx (2005). Assim, atravs da EP busca-se a concretizao de uma pedagogia comprometida com a libertao e no com a alienao do explorado. Ora, uma pedagogia que liberta no pode ocultar a realidade concreta. A realidade o campo onde dever ser desenvolvido o processo de conscientizao para a libertao e para a transformao.

Hoje, os chamados espaos formais de educao trabalham, em regra, com um saber posto, que depositado mecanicamente pelos professores, enquanto monopolizadores deste saber, nos alunos, enquanto meros receptores passivos deste saber, caracterizando a educao como depsito bancrio do saudoso Mestre Freire. No se discute que a funo primordial da escola a de possibilitar o acesso ao saber sistematizado. Discute-se, sim, o processo pelo qual propiciado tal acesso. Neste sentido, argumenta Dermeval Saviani:
A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas geraes ao mundo do saber sistematizado, do saber metdico, cientfico. Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta a questo central da pedagogia escolar. Os contedos no representam a questo central da pedagogia, porque se produzem a partir das relaes sociais e se sistematizam com autonomia em relao escola (SAVIANI (2), 2003, p. 75) destacou-se.

No mesmo diapaso, adverte Vale:


Na medida em que escola atribuda uma funo cujo papel consiste exclusivamente na socializao do saber sistematizado, do saber erudito, sem considerar o saber popular, ento somos forados a pensar que escola cabe especificamente a funo de transmitir um determinado contedo (saber elaborado, cincia) em detrimento de seu papel social e poltico (Ibidem, 2001, p. 73) destacou-se.

A educao popular, portanto, estabelece novos caminhos, novos processos, novas metas para o campo da educao. uma educao que no prescinde da leitura crtica da realidade. A realidade profunda ou oculta, no a realidade aparente, superficial, contaminada pela ideologia da classe hegemnica. a utopia em movimento, na concretude da vida cotidiana. A utopia como um compromisso histrico e um ato de conhecimento crtico, como denncia e anncio, na concepo de Freire.
A conscientizao nos convida a assumir uma posio utpica frente ao mundo, posio esta que converte o conscientizado em fator utpico. Para mim o utpico no o irrealizvel; a utopia no o idealismo, a dialetizao dos atos de denunciar e anunciar, o ato de denunciar a estrutura desumanizante e de anunciar a estrutura humanizante. Por esta razo a utopia tambm um compromisso histrico A utopia exige o conhecimento crtico. um ato de conhecimento. Eu no posso denunciar a estrutura desumanizante se no a penetro para conhec-la. No posso anunciar se no a conheo, mas entre o momento do anncio e a realizao do mesmo existe algo que deve ser destacado: que o anncio no anncio de um anteprojeto, porque na prxis histrica que o anteprojeto se torna projeto. atuando que posso transformar meu anteprojeto que se faz projeto por meio da prxis e no por meio do blblbl (FREIRE, 2001, p. 31 e 32).

A Educao Popular trabalha com a concretizao de uma pedagogia comprometida com a libertao e no com a alienao do oprimido. Ora, uma pedagogia que liberta no pode ocultar a realidade concreta. A realidade o campo onde dever ser

desenvolvido o processo de conscientizao para a libertao. A conscientizao tem que ser crtica, e no mgica. Neste sentido o ensinamento de Paulo Freire: A nica maneira de ajudar o homem a realizar sua vocao ontolgica, a inserir-se na construo da sociedade e na direo da mudana social, substituir esta captao principalmente mgica da realidade por uma captao mais e mais crtica (Ibidem, 2001, p. 60/61). Questiona-se, ento, o seguinte: possvel a Educao Popular na escola pblica? Pode-se responder que possvel, porm de difcil implantao sob a gide do regime capitalista. Com efeito, hoje as limitaes para tal projeto so muitas, e de difcil superao neste contexto histrico, cultural, social, poltico e econmico, estando, dentre essas limitaes, a mais relevante, ou seja, a incompatibilidade do sistema dominante com o projeto de Educao Popular. Ressalte-se, ainda, que tal dificuldade de ordem estrutural e no meramente conjuntural. As escolas pblicas so administradas pelo Estado. O Estado capitalista. Ora, nesta concepo, o Estado, como instrumento poltico da classe detentora do poder econmico, exerce, de uma forma geral, o papel de oficializador e legitimador dos interesses da classe hegemnica. Sobre o tema, refere Conceio Paludo:
Admite-se e deseja-se, nestes novos tempos, que esta concepo de educao do popular no seja adequada exclusivamente para os espaos no-formais de educao. Se aposta na sua capacidade de disputa na rede oficial de ensino, embora se admita que sua ressignificao e fecundidade sejam maiores nos espaos no-formais, visto que muito mais liberta das amarras que prendem os espaos formais e porque exercida por indivduos que possuem por ela uma opo clara, o que no significa estar, como tudo na vida, isenta de contradies. Considera-se que esta tarefa mais fcil de ser levada a efeito quando existem governos democrticos e populares, mas tambm quando eles no existem, admite-se a possibilidade, desde que os sujeitos educadores queiram orientar as prticas educativas por esta perspectiva, se disponham a entrar na luta e a projetar e vivenciar outro modo de fazer educao das classes subalternas (PALUDO, 2001, 206-207).

E, por fim, questiona-se: Existe realmente a possibilidade de resistncia explorao capitalista atravs do projeto de Educao Popular? A resposta tem que partir da realidade objetiva, sob pena de se cair em um idealismo estril que no leva ningum a lugar algum. Com efeito, no se pode prever o tempo histrico em que acontecer a ruptura do sistema hegemnico e sua superao por outra concepo que, de forma minoritria, j existe em formao no seu prprio bojo. Ademais, sabe-se da capacidade de reinveno do capitalismo, que se revoluciona, superando, mesmo que transitoriamente, suas prprias crises, at que nova crise se estabelea e seja novamente superada, porque o capitalismo por ndole um sistema produtor e reprodutor de crises.

10

A preservao histrica de um sistema que beneficia a poucos em detrimento da maioria pode estar na prpria naturalizao deste sistema como o nico possvel em face da natureza m e egosta do ser humano, partindo-se para tal concluso de uma concepo idealista e fatalista da realidade. claro que esta no a nica causa da resistncia do capitalismo s suas prprias crises (a naturalizao, baseada numa premissa idealista e fatalista), mas uma causa relevante, ou pelo menos, simplificando, a resposta mais comum que se ouve quando se discute acerca da possibilidade de superao deste sistema. Isso um fato! Assim, a Educao Popular, se no pode transformar a realidade, sobretudo neste momento histrico, pode, todavia, question-la, apontando outras possibilidades atravs de suas propostas e metodologia. Isso tambm um fato. A Educao Popular pode minar as verdades absolutas do sistema hegemnico, e, aos poucos, espraiar seus postulados, pressupostos, princpio e valores para um maior nmero de pessoas, multiplicando a divulgao de uma concepo do mundo assentada fundamentalmente na possibilidade de transformao da realidade.

Concluso:

Em concluso, retorna-se indagao inicial: Existe realmente a possibilidade de resistncia explorao capitalista atravs do projeto de Educao Popular? Sim, existe essa possibilidade. A resistncia possvel. A Educao Popular pode se constituir como um instrumento de resistncia contra a explorao capitalista, porque calcada em pressupostos, princpios, valores, instrumentos e postulados antagnicos do projeto educacional vigente. Isto um fato! A educao tradicional formal e a Educao Popular so projetos antagnicos. Com efeito, para tanto, todos os progressistas que no acreditam que a simples reforma do sistema dominante possa levar superao do antagonismo de classes, devem, de forma coletiva, articulada e voluntria, trabalhar para a divulgao e aplicao do projeto de Educao Popular para um maior nmero de pessoas possvel, formando, destarte, uma espcie de uma rede, partindo de uma concepo educacional baseada na realidade concreta que aponta as possibilidades de superao de um sistema assentado na explorao, para um sistema respaldado na solidariedade humana. claro que a transformao no vai acontecer de uma hora para outra ou da noite para o dia, porque o capitalismo est naturalizado neste momento histrico, como nica possibilidade vivel ao conjunto da humanidade principalmente no ocidente. Este fato,

11

portanto, no pode servir de empecilho ou desnimo para a luta visando a superao do pensamento hegemnico. A Educao Popular, ento, pode sim se constituir em um nicho de resistncia ao projeto dominante, minando as verdades absolutas do sistema hegemnico, e, aos poucos, espraiando seus postulados, pressupostos, princpio e valores para um maior nmero de pessoas. A base da resistncia est, portanto, em mostrar e provar s possibilidades de transformao da realidade de forma clara e inequvoca, com suporte na realidade concreta. No se pode esquecer que conhecimento poder, podendo se abrir caminhos para a superao de uma viso fatalista da realidade, atravs da apresentao das possibilidades concretas de transformao, a partir de um novo projeto de educao, uma educao que no se adapta ao modelo necrfilo capitalista, mas que, pelo contrrio, se constitui num meio de resistncia s suas premissas, princpios e valores e postulados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BOTTOMORE, Tom. Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001, p. 144/145. FERREIRA, A. B. H. MINIDICIONRIO Aurlio. 23. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. __________________. Conscientizao: teoria e prtica da libertao; uma introduo ao pensamento de Paulo Freire, So Paulo: Centauro: 2001. LEHER, Roberto. Educao Popular como estratgia poltica. In ALMEIDA; JANIZE (ORG.). Educao e Movimentos Sociais: novos olhares. SP: Alnea, 2007. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991. - (Biblioteca da educao. Srie 1. Escola; v. 5). MANACORDA, Mario Alighiero. Histria da Educao: da antiguidade aos nossos dias. Traduo de Gaetano Lo Monaco So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991. MARX e ENGELS. Manifesto do Partido Comunista. 3 Ed. RJ: Editora Vozes Ltda., 1988. MARX, Karl. A Ideologia Alem. 3 Ed. So Paulo: Martin Claret, 2005 (Coleo A Obra Prima De Cada Autor). MICHAELIS. Minidicionrio escolar da lngua portuguesa. So Paulo: Companhia Melhoramentos, 2000.

12

SAVIANI, D. (1) Escola e democracia. 32 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1986. _____________________(2) Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 8 Ed. Revista e ampliada Campinas, SP: Autores Associados, 2003 (Coleo Educao Contempornea).

PALUDO. Educao Popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrtico e popular. POA: Tomo editorial & Camp, 2001. VALE, Ana Maria. Educao Popular na Escola Pblica. 4 Ed. So Paulo, Cortez, 2001.

You might also like