You are on page 1of 14

Interbits SuperPro Web

1. Analise a figura a seguir.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta: a) A pele negra, representada pela figura de nmero III, no tem necessidade de produzir melancitos quando em contato com os raios ultravioleta. b) Os indivduos de pele albina esto representados pela figura II, pois, em contato com os raios ultravioleta produzem uma quantidade intermediria de melancitos como consequncia de problemas enzimticos. c) Os indivduos de pele clara esto representados pela figura I, o que justifica o fato da pele destas pessoas, quando em contato com os raios ultravioleta, ficarem vermelhas. d) As clulas epiteliais da epiderme contm quantidade varivel do pigmento melanina, colocado como um capuz sobre o lado do ncleo celular que est voltado para o exterior, de onde vm os raios ultravioleta. e) Tumores malignos originados de clulas epiteliais de revestimento podem ser causados pela falta de exposio ao sol.
2. Associe o tipo de tecido animal sua correlao: 1) Tecido sseo compacto 2) Tecido sseo esponjoso 3) Cartilagem hialina 4) Cartilagem elstica 5) Cartilagem fibrosa ( ) ocorre nos pontos de ligao do tendo do osso ( ) formado por sistemas organizados. ( ) ocorre na epiglote e pavilho auditivo. ( ) formada por trabculos. ( ) constitui o primeiro esqueleto fetal. Assinale a sequncia correta: a) 4; 2; 3; 1; 5 b) 5; 3; 2; 1; 4 c) 1; 5; 4; 2; 3

d) 5; 1; 4; 2; 3

e) 5; 4; 1; 3; 2

3. A doena celaca consiste em um distrbio inflamatrio do intestino delgado, que ocorre em indivduos com sensibilidade ao

glten e ingesto de trigo, centeio ou cevada. Analise estas duas figuras, em que est representada uma regio do intestino delgado em um indivduo normal - I - e em um indivduo com doena celaca - II:

Pgina 1 de 1

Interbits SuperPro Web


Considerando-se a alterao estrutural representada na Figura II, INCORRETO afirmar que indivduos portadores de doena celaca podem apresentar a) baixa produo de hemoglobina. b) diminuio da densidade mineral ssea. c) aumento da absoro de gua. d) retardo do crescimento corporal.
4. Paulo no vegetariano, mas recusa-se a comer carne vermelha. Do frango, come apenas o peito e recusa a coxa, que alega ser carne vermelha. Para fundamentar ainda mais sua opo, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito a) formada por fibras musculares de contrao lenta, pobres em hemoglobina. J a carne da coxa do frango formada por fibras musculares de contrao rpida, ricas em mitocndrias e mioglobina. A associao da mioglobina, que contm ferro, com o oxignio confere carne da coxa uma cor mais escura. b) formada por fibras musculares de contrao rpida, pobres em mioglobina. J a carne da coxa formada por fibras musculares de contrao lenta, ricas em mitocndrias e mioglobina. A associao da mioglobina, que contm ferro, com o oxignio confere carne da coxa uma cor mais escura. c) formada por fibras musculares de contrao rpida, ricas em mioglobina. J a carne da coxa formada por fibras musculares de contrao lenta, ricas em mitocndrias e hemoglobina. A associao da hemoglobina, que contm ferro, com o oxignio confere carne da coxa uma cor mais escura. d) formada por fibras musculares de contrao rpida, ricas em mioglobina. J a carne da coxa formada por fibras musculares de contrao lenta, ricas em mitocndrias e hemoglobina. A associao da hemoglobina, que contm ferro, com o oxignio confere carne da coxa uma cor mais escura. J a mioglobina, que no contm ferro, confere carne do peito do frango uma colorao plida. e) e a carne da coxa no diferem na composio de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contrao lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave domstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que d suporte ao voo, no exercitada. Deste modo recebe menor aporte sanguneo e apresenta-se de colorao mais clara. 5. A pele fundamental na adaptao do organismo ao meio ambiente, pois fator de proteo contra as agresses, alm de ser importante rgo sensorial. Analise o que se diz a seguir.

( ) No estrato basal ou germinativo da epiderme, encontramos clulas ramificadas, os melancitos, produtores de melanina. O nmero de melancitos que determina a cor da pele. ( ) medida que as clulas do estrato germinativo sofrem um processo de queratinizao, elas morrem e formam a camada crnea protetora mais superficial da nossa pele. ( ) Na derme, encontramos abundante irrigao sangunea, que garante a nutrio do estrato germinativo. ( ) As glndulas sudorparas permitem a evaporao, garantindo a perda de calor; fundamental para os mecanismos de termo-regulao. ( ) Na regio mais profunda da derme, a hipoderme, fica o tecido adiposo, camada de gordura que apresenta a mesma espessura em todas as partes do corpo; por isso, sua importncia como isolante trmico.
6.

O tecido nervoso um dos quatro tipos de tecidos presentes no corpo humano, ele fundamental na coordenao das funes dos diferentes rgos. As clulas responsveis pelas suas funes so os neurnios (figura 1).

Pgina 2 de 1

Interbits SuperPro Web


Com base nos textos e em seus conhecimentos, INCORRETO afirmar que a) geralmente o sentido da propagao do impulso nervoso A para B, e por isso a estrutura 1 especializada na transmisso do impulso nervoso para um outro neurnio ou para outros tipos celulares. b) tanto a estrutura representada pelo nmero 1 quanto 2 so ramificaes do neurnio, sendo que geralmente a 2 nica e mais longa. c) a estrutura nmero 3 pode ser formada pela clula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmisso do impulso nervoso. d) a estrutura nmero 4 est no centro metablico do neurnio, onde tambm se encontra a maioria das organelas celulares. e) considerando o sistema nervoso central, a regio nmero 5 est presente na substncia cinzenta e ausente na branca.
7. A tcnica convencional para reconstruir uma bexiga consiste em extrair pedaos do intestino delgado ou do estmago, porm esse procedimento traz vrias complicaes. Recentemente, cientistas 'construram' bexigas em laboratrio para pacientes que apresentam deficincia funcional nesse rgo. Os cientistas construram com colgeno uma estrutura de sustentao e a recobriram internamente com clulas da bexiga e externamente com clulas musculares. Esse conjunto foi colocado em uma sopa de nutrientes para facilitar o crescimento celular. Depois de dois meses, as clulas j haviam recoberto o modelo e estava pronta uma bexiga feita sob medida. "Cincia Hoje". V. 38., 2006. [adapt.].

De acordo com o texto e seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas. I. A cavidade da bexiga revestida pelo tecido epitelial, o qual no vascularizado e apresenta pouca substncia intercelular. II. Tanto as clulas do tecido epitelial quanto as do tecido muscular so ricas em fibras colgenas. Essas fibras tm a capacidade de ceder facilmente s presses e voltar ao estado normal quando as presses terminam. III. O corpo humano apresenta dois tipos de tecido muscular estriado: o cardaco e o esqueltico. As estrias so resultados da organizao dos miofilamentos dentro das clulas. IV. Todos os rgos citados no texto pertencem ao sistema digestrio, por isso comum fazer a reconstituio da bexiga com pedaos de intestino ou estmago. V. Uma vantagem da nova tcnica desenvolvida a no ocorrncia de rejeio do novo rgo, uma vez que o tecido implantado do prprio paciente. Esto corretas as seguintes afirmativas: a) I, II e III. b) II, IV e V.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

e) I, III e V.

8. Observe o esquema, que representa clulas do tecido muscular estriado cardaco humano.

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a) A contrao dessa musculatura, em condies normais, depende de um sistema prprio gerador de impulsos. b) As clulas musculares cardacas apresentam, em seu citoplasma, actinas, miosinas e mioglobinas. c) As clulas musculares cardacas podem realizar contrao, mesmo sem estmulos do sistema nervoso central. d) As clulas musculares cardacas apresentam intenso consumo de oxignio que recebido diretamente do sangue contido nos trios e nos ventrculos.
9. Observe o esquema da clula nervosa representada.

Pgina 3 de 1

Interbits SuperPro Web

Assinale a afirmativa INCORRETA. a) Nas partes 1 e 4, podem ocorrer sinapses qumicas, dependentes de molculas neurotransmissoras como a acetilcolina. b) Molculas produzidas em 2 podem ser transportadas at 4 atravs do citoesqueleto. c) Em 3, observa-se um envoltrio membranoso chamado de bainha de mielina, presente apenas em axnios dos neurnios do sistema nervoso central. d) A parte 5 responsvel pela conduo do impulso nervoso, que unidirecional e dependente dos ons sdio e potssio.
10. A derme um componente da pele dos animais, classificando-se como um tipo de tecido

a) conjuntivo frouxo.

b) epitelial frouxo.

c) epitelial denso.

d) conjuntivo denso.

11. A histologia animal se caracteriza pela estrutura, funes e fisiologia. Nesse contexto, pode-se afirmar, corretamente, que

a) o tecido muscular se compe pelos fibrcitos. b) o sangue apresenta pouca substncia intercelular. c) o tecido epitelial protege o corpo da invaso de microorganismos. d) os ostecitos, clulas mortas calcificadas, garantem rigidez aos ossos.
12. Os tecidos conjuntivos derivam do mesoderma do embrio e caracterizam-se por apresentar diversos tipos de clulas imersas em material extracelular sintetizado por elas. Com relao aos tecidos conjuntivos, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01) Dentre as vrias funes dos tecidos conjuntivos, podemos citar a absoro e a secreo de substncias atravs de glndulas. 02) Entre os vrios tipos de clulas existentes nos tecidos conjuntivos encontramos os fibro-blastos, adipcitos, melancitos e neurnios. 04) Em indivduos adultos, os elementos figurados do sangue se originam do tecido conjuntivo encontrado na medula ssea vermelha, a qual apresenta clulas-tronco pluripotentes (ou multipotentes) que aps se multiplicarem ativamente se diferenciam em leuccitos, hemcias e plaquetas. 08) O tecido conjuntivo denso modelado, tambm chamado de tecido tendinoso, formado por fibras grossas orientadas paralelamente, especialmente fibras colgenas, o que confere grande resistncia a estruturas como tendes e ligamentos. 16) Os condrcitos, aps formarem a matriz cartilaginosa, sofrem uma pequena retrao de volume e passam a ser chamados de condroblastos. 32) Os ossos de uma criana so mais flexveis que os ossos de um adulto, pois apresentam maior quantidade de osteoblastos, os quais produzem muitas fibras colgenas. 13. As pessoas so incentivadas a praticar atividades fsicas visando a uma vida saudvel. Especialistas em fisiologia do exerccio determinaram a porcentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em msculos estriados esquelticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas (*), atletas velocistas (**), pessoas sedentrias, e pessoas com atividade fsica moderada. Os resultados desse estudo so mostrados na figura a seguir. As caractersticas funcionais de cada uma das fibras esto listadas na tabela.

(*) corredores de longas distncias; (**) corredores de curtas distncias (ex.100 m rasos)

Pgina 4 de 1

Interbits SuperPro Web

(Figura e tabela adaptadas de Fox, E.L ; Mathews, D.K. "Bases Fisiolgicas da Educao Fsica e dos Desportos".Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986, p. 72-74.)

a) Analise as informaes da tabela e indique, entre os quatro grupos de pessoas (A, B, C ou D) mostrados na figura, qual grupo corresponde aos maratonistas e qual grupo corresponde aos velocistas. Justifique. b) Se os dois grupos de atletas no fizerem um treinamento adequado, pode ocorrer nesses atletas dor muscular intensa durante ou aps uma competio. A que se deve essa dor muscular? Explique.
14. Essa figura apresentada em corte sagital e em disseco frontal de forma a permitir a visualizao da estrutura do trax e de uma das mamas de uma mulher grvida. As estruturas esto numeradas, de acordo com a legenda.

Modificada de FOX, S. I. "Perspectives on human biology". Dubuque; USA: Wm. C. Brow Publishers, 1991.

Com base na figura e em seus conhecimentos sobre histologia animal, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O tecido que compe o que chamado de gordura (2) um tipo de tecido conjuntivo. ( ) A lmina ou membrana basal (6) uma faixa de tecido conjuntivo denso que produz uma firme ancoragem da epiderme (5) sobre a derme (7). ( ) O peitoral (1) um msculo do tipo estriado. Pgina 5 de 1

Interbits SuperPro Web


( ) As clulas do estrato germinativo ou basal da epiderme (5) tm forma prismtica, e aquelas mais superficiais, preenchidas de queratina, so achatadas, tendo forma pavimentosa. ( ) As glndulas mamrias (4) so formadas por um tipo de tecido epitelial. A sequncia correta : a) VVFVV b) FFVFF

c) FVFVF

d) VFVVV

e) VVVFF

15. Em uma partida de futebol, um jogador fraturou o fmur. Considere os seguintes eventos, relacionados recuperao da zona de leso desse jogador. 1 - preenchimento por proliferao do peristeo 2 - remoo de clulas mortas e de restos de matriz ssea, por fagocitose 3 - ossificao do tecido regenerado 4 - formao de calo sseo com tecido sseo primrio

A ordem em que esses eventos ocorrem no processo de regenerao do tecido sseo a) 1 - 3 - 4 - 2. b) 2 - 1 - 3 - 4. c) 3 - 2 - 1 - 4. d) 4 - 1 - 3 - 2.


16.

e) 3 - 4 - 2 - 1.

A fotomicrografia apresentada de um tecido que tem as seguintes caractersticas: controle voluntrio, presena de clulas multinucleadas, condrioma desenvolvido, alto gasto energtico, riqueza de microfilamentos. Podemos afirmar que se trata do tecido:

a) muscular estriado.

b) epitelial.

c) conjuntivo propriamente dito.

d) adiposo.

e) sseo.

17. Assinale a alternativa incorreta a respeito do tecido epitelial glandular.

a) A paratireoide um exemplo de glndula endcrina. Esse tipo de glndula no possui uma comunicao com o epitlio por meio de um ducto ou canal. A secreo dessa glndula liberada para os vasos sanguneos. b) As glndulas so agrupamentos de clulas especializadas na produo de secrees. c) Glndulas sudorparas so exemplos de glndula excrina. Esse tipo de glndula mantm uma comunicao com o epitlio por meio de um ducto ou canal, que permite a liberao da secreo. d) A tireoide um exemplo de glndula endcrina. Esse tipo de glndula no possui uma comunicao com o epitlio por meio de um ducto ou canal. A secreo dessa glndula liberada para os vasos sanguneos. e) A hipfise uma glndula mista, ou seja, ela apresenta uma parte endcrina que libera o hormnio antidiurtico, e outra excrina que libera oxitocina (ocitocina).
18. A doao de sangue um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas. Sobre os componentes desse tecido, assinale a alternativa correta. a) O O2 e os nutrientes, como glicose e aminocidos, so transportados atravs das hemcias. b) O plasma sanguneo o componente extracelular em abundncia, caracterstico do tecido conjuntivo. c) Os reticulcitos - clulas de defesa do sangue - produzem anticorpos quando entram em contato com elementos estranhos.

Pgina 6 de 1

Interbits SuperPro Web


d) A hemoglobina perde sua conformao estrutural e, consequentemente, a funo devido a uma falha na sntese proteica, ocasionada por uma doena hereditria, a anemia falciforme. e) A coagulao sangunea desencadeada por uma srie de enzimas, culminando na formao de um trombo, cujos principais componentes so hemcias e leuccitos.
19. Os tecidos animais tm uma relao forma-funo marcante, pois as suas principais caractersticas revelam a adaptao

para a execuo de suas principais funes. Eles so classificados em epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Sobre esses tecidos, assinale o que for correto. 01) O tecido epitelial tem clulas justapostas de vrias formas, unidas por uma fina camada de substncia cimentante. Eles recobrem todo o corpo dos animais. 02) O tecido muscular composto de apenas um tipo de clula, de forma alongada, a fibra muscular. As fibras musculares so clulas muito especializadas, com a propriedade de contrao. Na fibra muscular h uma fina membrana plasmtica, denominada sarcolema e relativamente pouco citoplasma, denominado sarcoplasma, onde se distribuem um retculo endoplasmtico muito desenvolvido, muitas mitocndrias, sistema golgiense, ribossomos e incluses de glicognio. 04) O tecido conjuntivo de estrutura complexa, sendo formado por vrios tipos de clulas e fibras, em diferentes propores, mergulhadas numa substncia intercelular de consistncia gelatinosa. As fibras so organizadas de forma homognea e so de composio mineral (clcio e fsforo). 08) O tecido nervoso garante a homeostase do organismo, isto , a propriedade de manter o meio interno constante, mesmo com variaes ambientais, visto que por intermdio de conexes celulares diretas, envia prontamente impulsos de natureza eltrica a todos os rgos, para uma regulao imediata. 16) O tecido nervoso formado por clulas altamente especializadas, os neurnios, responsveis pelos mecanismos de regulao interna e coordenao. Os neurnios so alongados, com um corpo celular e muitas ramificaes. A ramificao principal denomina-se axnio e as mais curtas e numerosas denominam-se dendritos.
20. As glndulas multicelulares se formam a partir da proliferao celular de um tecido e, aps a sua formao ficam imersas

em outro tecido, recebendo nutrientes e oxignio. De acordo com o tipo de secreo que produzido, as glndulas so classificadas basicamente em endcrinas e excrinas. Entretanto, existe uma glndula que possui duas partes, uma excrina e outra endcrina. A figura a seguir mostra um esquema comparativo da formao de dois tipos de glndulas.

Com base na figura, assinale a opo que identifica, respectivamente, o tecido de onde as glndulas se originam, o tecido onde elas ficam imersas, a glndula I, a glndula II e um exemplo de uma glndula excrina. a) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glndula excrina, glndula endcrina e glndula salivar. b) Tecido conjuntivo, tecido epitelial, glndula excrina, glndula endcrina e tireoide. c) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glndula endcrina, glndula excrina e pncreas. Pgina 7 de 1

Interbits SuperPro Web


d) Tecido conjuntivo simples, tecido epitelial, glndula endcrina, glndula excrina e paratireoide. e) Tecido conjuntivo frouxo, tecido epitelial, glndula endcrina, glndula excrina e glndula lacrimal.
21. A figura a seguir um esquema do complexo juncional existente entre as clulas epiteliais do intestino delgado.

Nessas clulas, a membrana plasmtica apresenta uma especializao que est indicada na figura pelo nmero que lhes permite aumentar a capacidade de absoro do alimento digerido e denomina-se. A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas a) 1 desmossomos. b) 2 intergitaes. c) 3 znulas de incluso.

d) 4 microvilosidades.

22. Para o alto e avante! Mecanismo nico permite que um inseto salte mais de cem vezes sua prpria altura. Um inseto de apenas seis milmetros de comprimento capaz de pular proporcionalmente mais alto que qualquer outro animal na natureza. O salto da cigarra da espuma (Philaenus spumarius) pode chegar a 70 centmetros mais de 100 vezes sua prpria altura. Isso seria o equivalente a um homem que saltasse uma altura de 200 metros, ou um prdio de cerca de 70 andares. A execuo dos enormes saltos da cigarra da espuma requer uma grande quantidade de energia, que no pode ser obtida pela contrao direta dos msculos em um curto espao de tempo. A fora muscular do inseto gerada lentamente antes do pulo e estocada. Assim que os msculos da cigarra geram fora suficiente para o salto, ela solta suas pernas, que disparam como um gatilho e a projetam no ar.
Disponvel em: <http://www.cienciahoje.uol.com.br/3819> Acesso em: 15 set. 2009. (Adaptado)

Sobre o assunto do texto, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01) A energia necessria para o movimento descrito gerada pela musculatura do tipo lisa, j que o movimento lento e contnuo. 02) A fonte primria de energia dos msculos provm da molcula de adenosina trifosfato (ATP), presente nas clulas. 04) A cigarra mencionada no texto (Philaenus spumarius) um artrpode, pertencente ao grupo dos aracndeos. 08) Os mecanismos de produo de energia na clula envolvem a participao direta de organelas celulares, como os lisossomos. 16) O exemplo de movimento citado no texto (salto) incomum e pode parecer desnecessrio entre os insetos, j que todos possuem asas e podem voar. Pgina 8 de 1

Interbits SuperPro Web


32) Em geral uma contrao muscular resultado da interao entre filamentos contrteis que deslizam em direes contrrias.
23. O corpo humano possui cerca de 5 a 6 litros de sangue, que essencial para a sobrevivncia e o funcionamento de clulas, tecidos e rgos.

Considerando o conhecimento sobre o tecido sanguneo, analise as proposies a seguir. ( ) As hemcias so clulas anucleadas, de origem mesodrmica, sem mitocndrias e ricas em hemoglobina; so produzidas com o estmulo da eritropoetina. ( ) Processos hemorrgicos intensos produzem o choque hipovolmico, o que pode levar morte, em razo da perda de plaquetas e dos fatores de coagulao sangunea. ( ) Clulas T citotxicas so linfcitos que amadurecem no Timo; so especializadas na produo de antgenos e clulas de memria durante as infeces. ( ) Neutrfilos e macrfagos so fagcitos originrios da medula ssea vermelha, sendo que os primeiros possuem ncleo trilobado, e os segundos, um grande ncleo na regio central da clula. ( ) Eosinfilos so clulas que combatem infeces parasticas, enquanto os basfilos produzem aumento da permeabilidade vascular atravs da secreo de histamina.
24. O bolo alimentar passa do esfago para o estmago com o auxlio de movimentos peristlticos. No estmago ele sofre a

quimificao e, no intestino delgado, transforma-se em quilo (produto final da digesto), quando a maior parte dos nutrientes comea a ser absorvida pelas clulas que revestem o intestino. Assinale a alternativa correta que contm o tecido responsvel pelos movimentos peristlticos e o tecido das clulas absortivas do intestino, respectivamente. a) tecido epitelial estratificado pavimentoso e tecido epitelial simples prismtico b) tecido muscular esqueltico e tecido epitelial estratificado cbico c) tecido muscular liso e tecido epitelial simples prismtico d) tecido muscular liso e tecido epitelial estratificado pavimentoso e) tecido muscular esqueltico e tecido epitelial simples prismtico
25. No quadro abaixo demonstrada a caracterstica geral dos leuccitos e a sua funo.

Desenho esquemtico Nome do leuccito Caracterstica geral Funo 1 3 Fagocitar bactrias 2 Ncleo geralmente trilobulado Fagocitar elementos estranhos Linfcito Ncleo ocupando quase toda clula 4

Assinale a alternativa correta que completa o quadro acima na sequncia 1, 2, 3 e 4. a) 1. Linfcito, 2. Neutrfilo, 3. Ncleo trilobulado e 4. Produo de anticorpos. b) 1. Moncito, 2. Neutrfilo, 3. Ncleo em forma de rim e 4. Produo de anticorpos. c) 1. Moncito, 2. Eosinfilo, 3. Ncleo em forma de rim e 4. Libera heparina. d) 1. Linfcito, 2. Basfilo, 3. Ncleo em forma de rim e 4. Libera heparina. e) 1. Basfilo, 2. Neutrfilo, 3. Ncleo trilobulado e 4. Produo de anticorpos.
26. Para um indivduo sedentrio, fazer uma caminhada um exerccio muito intenso.

Nesse caso, a quantidade de gs oxignio que chega aos msculos no suficiente para suprir as necessidades respiratrias das fibras musculares do sujeito. Pgina 9 de 1

Interbits SuperPro Web


Considerando esses dados, responda s seguintes questes: a) O indivduo sentir dor muscular? Justifique sua resposta. b) Com base nas seguintes figuras, defina as estruturas do msculo esqueltico reapresentadas pelas letras a, b e c. A figura (I) ou a figura (II) representa um msculo relaxado? Justifique sua resposta.

27. Dois amigos esto estudando para a prova de histologia e se deparara com a figura abaixo.

Aps a anlise da figura chegaram concluso de que se trata de tecido conjuntivo. De acordo com o modo de organizao de suas fibras e clulas, correto afirmar. a) Figura A um tecido conjuntivo denso no-modelado, Figura B um tecido conjuntivo denso modelado. b) Figura A um tecido conjuntivo denso modelado, Figura B um tecido conjuntivo denso no-modelado. c) Figura A um tecido conjuntivo denso no-modelado, Figura B um tecido conjuntivo adiposo. d) Figura A um tecido conjuntivo denso modelado, Figura B um tecido conjuntivo sseo. e) Figura A um tecido conjuntivo mieloide, Figura B um tecido conjuntivo linfoide.
28. Leia o texto e observe a figura a seguir.

BRASIL NA COPA DA FRICA A seleo brasileira de futebol a nica a participar de todas as copas mundiais. Sua estreia na copa da frica do Sul ser no dia 15 de junho contra a Coreia do Sul. Como um dos esportes smbolos nacionais, o futebol promove um elevado desgaste fsico aos seus atletas, pois uma modalidade esportiva intermitente e de longa durao, exigindo movimentos com elevadas aes de contrao muscular durante a partida, como esquematizado na figura.

Pgina 10 de 1

Interbits SuperPro Web


Considerando o exposto, explique como ocorre, no atleta, o movimento de contrao da unidade representada na figura durante uma partida de futebol.
29. Na cadeia de propagao do impulso nervoso, na ordem de passagem do impulso pelo neurnio, podemos afirmar corretamente que o corpo celular a estrutura neuronal que o recebe a) por ltimo, passando-o para um novo neurnio. b) intermediariamente, passando-o para o dendrito. c) primeiro, passando-o para o axnio. d) intermediariamente, passando-o para o axnio. 30. Analise as proposies abaixo: I) O tecido conjuntivo tem a funo de preencher os espaos entre os rgos. II) Os diferentes tipos de tecido epitelial podem se originar dos trs folhetos embrionrios: ectoderme, mesoderme e endoderme. III) O tecido adiposo um tipo de tecido epitelial, podendo ser encontrado nos contornos do corpo, para amortecimento de choques. IV) O tecido epitelial formado por clulas justapostas, com pouca ou nenhuma substncia intercelular.

Assinale a alternativa correta. a) Apenas as proposies I, III e IV so VERDADEIRAS. b) Apenas as proposies I, II e IV so VERDADEIRAS. c) Apenas as proposies I e III so VERDADEIRAS. d) Apenas proposio I VERDADEIRA. e) Todas as proposies so VERDADEIRAS.

Pgina 11 de 1

Interbits SuperPro Web Gabarito:


Resposta da questo 1: [D] Resposta da questo 4: [B] Resposta da questo 7: [E] Resposta da questo 10: [D] Resposta da questo 2: [D] Resposta da questo 5: F V V V F Resposta da questo 8: [D] Resposta da questo 11: [C] Resposta da questo 3: [C] Resposta da questo 6: [A] Resposta da questo 9: [C] Resposta da questo 12: 4 + 8 + 32 = 44

Resposta da questo 13: a) Maratonistas: C, possuem maior quantidade de fibras tipo I, que garante elevada resistncia em longos percursos. Velocistas: A, possuem maior quantidade de fibras tipo II, estas garantem contraes rpidas e anaerbias. Um exemplo pode ser uma corrida de curto percurso. b) Acmulo de cido lctico na musculatura. A deficincia de oxigenao pode levar fermentao lctica. Resposta da questo 14: [D] Resposta da questo 15: [B] Resposta da questo 16: [A]

Resposta da questo 17: [E] A hipfise uma glndula endcrina. Resposta da questo 18: [B] O plasma, composto basicamente de gua e protenas, o local onde esto mergulhados os elementos figurados do sangue ( hemcias, leuccitos e plaquetas). Resposta da questo 19: 01 + 02 + 08 + 16 = 27 A afirmativa 04 a nica errada, pois as fibras do tecido conjuntivo so de natureza proteica, no mineral. Resposta da questo 20: [A] Comentrio: As glndulas se originam a partir de tecidos epiteliais e ficam imersas em tecido conjuntivo, que as alimenta. A glndula I excrina, pois contm um canal por onde a secreo eliminada. A glndula II endcrina, pois composta por uma cavidade fechada e sua secreo (hormnio) lanado diretamente na corrente sangunea. Um exemplo de glndula excrina a glndula salivar. O pncreas uma glndula mista, pois possui uma parte excrina e outra endcrina. Resposta da questo 21: [D] Microvilosidades (4) constituem projees da membrana plasmtica que ampliam a superfcie de contato entre as clulas epiteliais e o meio, o que aumenta a capacidade de absoro do epitlio. Resposta da questo 22: 02 + 32 = 34 01) Falsa: A execuo do salto da cigarra da espuma necessita de uma quantidade de energia que no pode ser obtida diretamente pela sua musculatura. A energia muscular necessria para o movimento gerada lentamente antes do pulo e estocada nos msculos da perna. 02) Verdadeira: O ATP a fonte primria de energia para todas as reaes metablicas de um organismo. 04) Falsa: Philaenus spumaris um artrpode pertencente ao grupo dos insetos. 08) Falsa: As organelas envolvidas na produo de energia nas clulas so as mitocndrias. Os lisossomos so organelas responsveis pela digesto intracelular. 16) Falsa: Outros insetos tambm se utilizam dos saltos, que se mostram extremamente eficientes como estratgia de defesa contra possveis predadores. Alm disso, nem todos os insetos possuem asas e podem voar. Pulgas, por exemplo, so pteras e usam essa mesma estratgia de defesa 32) Verdadeira Os msculos so constitudos por tecido muscular que apresenta clulas altamente contrteis. A contrao ocorre quando os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina, diminuindo o comprimento do mimero. Resposta da questo 23: VFFVV

Pgina 12 de 1

Interbits SuperPro Web


Verdadeiro: os eritroblastos, durante a diferenciao, expelem o ncleo e produzem grande quantidade de hemoglobina, transformando-se em reticulcitos. Estes expelem as mitocndrias e os ribossomos, transformando-se em hemcias. A produo de hemcias estimulada pelo hormnio eritropoetina. Falso: o choque hipovolmico ocorre devido ao dbito de volume sanguneo para circular nos capilares e irrigar os tecidos e rgos. Nessas condies, ocorre aumento dos batimentos cardacos e da frequncia respiratria e baixa da presso arterial. Falso: clulas T citotxicas (linfcitos T CD8) tm como funo principal o reconhecimento e a destruio de clulas infectadas por microrganismos ou clulas anormais, como as cancergenas. Verdadeiro: neutrfilos so fagcitos que migram rapidamente para os stios de infeco, em especial nas infeces bacterianas; macrfagos, alm de agirem como fagcitos, processam em seu interior antgenos e os apresentam na membrana celular para ativar outros grupos celulares da resposta imune; possuem as caractersticas celulares descritas acima. Verdadeiro: eosinfilos so importantes em infeces parasticas liberando seus grnulos txicos aos invasores; a histamina liberada pelos basfilos aumenta a permeabilidade vascular, de forma a permitir o extravasamento de clulas da resposta imune do endotlio para o tecido onde se encontram os antgenos. Resposta da questo 24: [C] O bolo alimentar deglutido impulsionado por ondas de contrao promovida pelo tecido muscular liso da parede do trato digestrio, sendo responsvel pelo deslocamento dos alimentos desde a boca at o nus. A absoro dos alimentos feita pelo tecido epitelial simples prismtico do estmago e do intestino delgado. Resposta da questo 25: [B] Os moncitos possuem ncleo em forma de rim e fagocitam bactrias. Os neutrfilos possuem ncleo geralmente trilobulado e fagocitam elementos estranhos. Os linfcitos possuem ncleo ocupando quase toda clula e produzem anticorpos. Resposta da questo 26: a) Sim, o indivduo sentir dor muscular. Sendo a quantidade de oxignio insuficiente para suprir as necessidades respiratrias das fibras musculares, haver produo de ATP tambm atravs da fermentao ltica. O acmulo de cido ltico nos msculos causa dor muscular. b) a sarcmero ou mimero. a unidade contrtil do msculo estriado. b actina. uma protena contrtil da fibra muscular que, durante contrao muscular, desliza sobre a miosina provocando o encurtamento do sarcmero. c miosina. a outra protena contrtil da fibra muscular capaz de deslizar sobre os filamentos de actina. A figura I representa um msculo relaxado, pois o deslizamento dos filamentos de actina ainda no ocorreu. Resposta da questo 27: [A] O tecido conjuntivo denso pode ter suas fibras distribudas de maneira ordenada ou de maneira desordenada. Quando as fibras so ordenadas, o tecido denso tem o nome de tecido conjuntivo denso modelado (figura B); quando as fibras so desordenadas, trata-se de tecido conjuntivo denso no-modelado (figura A). Resposta da questo 28: As unidades de contrao, citadas, so os sarcmeros. Cada sarcmero formado por filamentos de actina e de miosina que se sobrepem. Os filamentos de actina (filamentos finos) se deslizam sobre os de miosina (filamentos grossos), levando ao encurtamento dos sarcmeros. Para que esse mecanismo ocorra necessria ainda a participao dos ons clcio e da molcula de ATP liberando a energia necessria para que a contrao ocorra. Resposta da questo 29: [D] A ordem de propagao do impulso nervoso pelo neurnio : dendrito corpo celular axnio. Resposta da questo 30: [B]O tecido adiposo uma variedade de tecido conjuntivo especializado. Ele responsvel pelas seguintes funes: reserva energtica, proteo mecnica e isolamento trmico nos animais endotrmicos (aves e mamferos).

Pgina 13 de 1

Interbits SuperPro Web

Resumo das questes selecionadas nesta atividade


Data de elaborao: Nome do arquivo: 23/05/2011 s 17:40 Histologia Animal

Origem/Doc: Server INTERBITS Legenda: Q/Prova = nmero da questo na prova Q/DB = nmero da questo no banco de dados do SuperPro Q/prova 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Q/DB 69142 70157 71422 72214 72779 73200 74638 74722 74723 75538 76271 78797 81651 82587 83954 84041 84087 84169 90085 91160 92780 93151 94045 94393 94396 95229 96729 97149 98185 100188 Matria Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Biologia Fonte Uel/2007 Pucpr/2007 Ufmg/2007 Fgv/2007 Ufpe/2007 Ufpel/2007 Ufpel/2007 Pucmg/2007 Pucmg/2007 Uece/2007 G1 - cftmg/2007 Ufsc/2008 Unicamp/2007 Ufpb/2007 Ufrgs/2008 Puc-rio/2009 Udesc/2009 Ufc/2009 Uepg/2010 Uff/2010 G1 - cftmg/2010 Ufsc/2010 Ufpe/2010 Udesc/2010 Udesc/2010 Ufop/2010 Unemat/2010 Ufg/2010 Uece/2010 G1 - cftsc/2010 Tipo Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Verdadeiro/Falso Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Somatria Analtica Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Mltipla escolha Somatria Mltipla escolha Mltipla escolha Somatria Verdadeiro/Falso Mltipla escolha Mltipla escolha Analtica Mltipla escolha Analtica Mltipla escolha Mltipla escolha

Pgina 14 de 1

You might also like