You are on page 1of 2

Atos, termos e prazos processuais.

ATOS PROCESSUAIS Os atos processuais so os acontecimentos voluntrios que ocorrem no processo, dependem, pois, de manifestaes dos sujeitos do processos (partes, juiz e auxiliares da justia). Caractersticas dos atos processuais trabalhistas: Pblicos (art. 93, IX, CF); salvo em casos excepcionais, quando o interesse pblico ou social determinar o sigilo. Ex.: assdio moral, danos morais em virtude de discriminao, interesses de menores, etc. Os atos no tm forma determinada, salvo se a lei especificar (princpio da instrumentalidade das formas). Devem ser realizados das 6 s 20 hs, nos dias teis (inclui o sbado), mas o juiz pode autorizar que algum ato de urgncia ocorra em domingos ou feriados. Devem ser a tinta, datilografados ou a carimbo. defeso lanar cotas marginais ou interlineares. No processo do trabalho, o termo notificao abrange tanto a citao como a intimao. A citao feita normalmente por carta, para comparecimento audincia, onde poder oferecer defesa, escrita ou verbal. Se houver dificuldade de encontrar o reclamado, far-se- citao por edital. A citao por mandado se dar em casos de execuo, ou em casos de residncia rural ou onde no haja regular servio de correio. A intimao far-se- em regra por correio, com aviso de recebimento (vide smula 16), salvo se houver Dirio oficial, ocasio em que a intimao se dar pela simples publicao. J no caso da intimao do MPT, tem de ser pessoal, por mandado. Smula 16 d o TST presume-se recebida a notificao em 48 hs depois de sua postagem. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constituem nus de prova do destinatrio.

TERMOS PROCESSUAIS Termo a reduo escrita de um ato. O procedimento para os termos processuais esto previstos nos arts. 771 a 773 da CLT, com aplicao subsidiria do CPC. PRAZOS PROCESSUAIS Prazo corresponde ao lapso de tempo para prtica ou abstinncia de ato processual. A principal classificao dos prazos se d em dilatrios e peremptrios. Os prazos dilatrios so aqueles que permitem s partes dispor do prazo, geralmente originam-se de convenes das partes. Todavia, a prorrogao s pode ser

autorizada pelo juiz caso seja requerida antes do trmino do prazo. Depois, ocorrer a precluso. J os prazos peremptrios so aqueles se originam de normas cogentes, como prazo para recurso, por exemplo. Nestes prazos s poder haver dilao pelo juiz, nunca superior a 60 dias, em casos nas comarcas de difcil transporte. Caractersticas gerais dos prazos: Em no havendo estipulao, o prazo para realizao de ato processual de 5 dias. As pessoas jurdicas de direito pblico tm prazo em dobro para recorrer e em qudruplo para contestar. O MPT tem prazo em dobro para recorrer. O art. 191 do CPC, por orientao jurisprudencial, no se aplica ao processo trabalhista. O prazo se inicia com a cincia do ato (art. 774, CLT), e sua contagem se d com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento (art. 775, CLT). Muito cuidado (TST): Smula 1 notificao na sexta, contagem a partir de segunda; Smula 262 notificao no sbado, incio na segunda e contagem a partir de tera. Suspenso dos prazos: cessada a causa suspensiva, recomea-se de onde parou a contagem. Ex.: (CPC): frias. Interrupo dos prazos: cessada a causa interruptiva, a contagem se inicia do zero. Ex.: embargos de declarao.

You might also like