You are on page 1of 2

Guio para a elaborao do: Trabalho em grupo de uma planificao semanal para o 1.

CEB
Finalidade: Planificar e implementar determinado tipo de abordagem didtica, estratgia ou atividade nas aulas, e refletir sobre a sua implementao de forma a compreender os processos envolvidos na aprendizagem atravs destas abordagens, estratgias ou atividades.

Entrega do trabalho
O trabalho deve ser entregue em suporte digital, at . de maio de 2013 (feira), respeitando as seguintes regras: 1. Suporte digital. 1.1. O trabalho deve ser redigido em carateres Arial, corpo 11, espaamento 1,5; as margens laterais devem ter 3 cm e as superiores e inferiores, 2,5 cm. 1.2. O trabalho deve ser entregue em suporte digital (Word); 1.3. Nesse suporte devem constar os documentos digitais que foram recolhidos e usados para a elaborao do trabalho; 1.4. Cada elemento do grupo deve elaborar uma reflexo sobre o trabalho realizado e a sua implementao. Estrutura do trabalho A planificao a elaborar deve adotar a seguinte estrutura: a) Capa b) ndice c) Introduo (enquadrar a planificao no mbito dos documentos orientadores relacionados com as diversas reas de contedos exploradas na planificao, definir os seus objetivos, etc.) d) Planificao semanal* e) Consideraes Finais f) Referncias bibliogrficas (seguir as normas da APA) g) Anexos (com materiais usados, ex.: grelha de planificao com contedos, conceitos, estratgias/tarefas, n. aulas; instrumentos de registo, de avaliao formativa e sumativa) h) Reflexo escrita individual ** (sobre o trabalho desenvolvido/interveno realizada)

PLANIFICAO SEMANAL * Unidade didtica/Tpico para o 1. ciclo 1. e 2. anos Sumrio (breve descrio do que/como ir ser trabalhada cada aula)

Objetivos (o que os alunos devem alcanar) da unidade didtica/tpico Materiais didticos / Recursos Estratgias / tarefas (descrio e orientaes para a conduo do processo de ensino-aprendizagem) - Relato descritivo da interveno de
forma a introduzir todos os aspetos previstos da prtica letiva do professor em formao, por ex.: ao a desenvolver, indicao do papel que esperado que os alunos assumam, papel do professor, gesto do tempo, questes e respostas possveis/esperadas por parte dos alunos, desenvolvimento das capacidades transversais.

Evidenciar articulao com outras reas de contedo Avaliao a realizar (dos alunos) REFLEXO ESCRITA INDIVIDUAL **
A reflexo dever ter um nmero mximo de 3 pginas. Tpicos a abordar: Refletir sobre as implicaes da planificao nas aprendizagens dos alunos. Identificar os aspetos em que considera ter tido mais dificuldades na sua implementao. Que estratgias desenvolveu para as ultrapassar? Identificar o que considera ter corrido melhor na implementao da planificao. Justifique o seu ponto de vista. Mencionar o que considera ter aprendido; Refletir sobre o contributo do trabalho para a sua formao pessoal e profissional. Nota importante: A reflexo dever ter suporte terico, ou seja, devero fundamentar algumas opes/situaes com base na literatura existente na rea.

Data de entrega: Planificao (trabalho de grupo) e reflexo individual: de maio de 2013 ???? Avaliao
A avaliao desta atividade centrar-se-: a) na qualidade do trabalho escrito desenvolvido (25%); e b) na reflexo escrita individual realizada (5%). Consultar o documento sobre avaliao associado a este guia para mais informaes sobre os critrios de avaliao associados a cada fase do processo de avaliao da planificao.

You might also like