You are on page 1of 3

Questes Prova 1) Em qual(is) circunstncia(s) Keynes recomendava a gerao de dficit pblico?

? Para a escola keynesiana, que no v o Estado como um agente passivo, improdutivo, mas como um agente capaz, por meio de suas aes, de influenciar o nvel, a intensidade e a trajetria da atividade econmica, o oramento o instrumento que lhe permite coordenar e planejar suas atividades, visando otimizar seus resultados e alcanar seus objetivos nos campos econmico e social. Mesmo que para isso tenha de operar com um Oramento Desequilibrado, ou seja, incorrendo em dficit pblico, tal situao seria plenamente justificada para garantir a correo dos problemas do sistema e permitir seu retorno a uma situao de equilbrio, propiciando as condies para o financiamento dos dficits que foram gerados. (Oliveira, p.59) 2) Entre a contratao de dvida junto ao pblico e venda de ttulos pelo Tesouro ao BACEN, qual era a forma de financiamento da dvida mais aceita pelo pensamento keynesiano? Por qu? Keynes considerou no existiriam problemas na gerao de um dficit temporrio financiado pela expanso monetria, com a colocao de ttulos da dvida junto s autoridades monetrias, numa situao em que a economia se encontrasse operando abaixo do pleno emprego dos fatores produtivos. Se o Dficit temporrio for financiado por meio de dvida junto ao pblico e/ou pelo aumento da tributao esses efeitos positivos seriam bem menos significativos, considerando que, nestes casos, no haveria a criao de um novo poder de compra. Um dficit permanente financiado pela emisso de moeda pode, neste caso, gerar inflao e reduzir a demanda agregada privada, mas apenas se essa expanso for superior taxa de crescimento da capacidade de oferta da economia e variao do nvel de preos ( inflao). (slides) 3) O que so os dficits gmeos? Quais os canais de propagao de um dficit sobre o outro? (G-T) = (S-T) + (M-X) Os dficits gmeos estabelecem uma relao entre o dficit pblico (G-T) e o dficit da balana comercial (M-X). Assim, o dficit gmeo ocorre quando h dficit simultneo no governo e na balana comercial. Os canais de propagao de um dficit gmeo so: 1) via consumo, haja vista que, com o aumento do dficit, h o aquecimento da economia e as pessoas compram mais do que vendem para fora e 2) via taxa de juros. 4) Em que constitui os dficits primrios? Por que ele (foi) e importante? O dficit primrio importante, pois representa a origem e a fonte de alimentao dos dficits totais e da dvida pblica. Governo s possui dvida a partir de desequilbrios das contas primrias. O acmulo de supervits primrios garante a solvncia intertemporal do setor pblico. Alm disso, o dficit primrio permite identificao dos focos do desequilbrio, por meio da discriminao dos fluxos de receitas e despesas. Permite

identificar itens que crescem inercialmente, itens susceptveis a cortes, flutuao da receita de impostos, etc., pois iro, em ltima anlise, determinar a trajetria da relao dvida/PIB. (slides)

5) O que a NFSP? Necessidade de Financiamento do Setor Pblico (NFSP) corresponde ao aumento lquido da dvida em um determinado perodo de tempo, descontando-se os emprstimos concedidos ao setor privado. 5.a) Qual a funo que esse indicador desempenha para as finanas pblicas e para a economia de uma nao? Esse indicador mostra plenamente a variao do estoque da dvida pblica, de modo que, quando positivo, implica que a dvida pblica est se acumulando. J quando negativo, indica que a dvida pblica est diminuindo. 5.b) Qual a relao entre esse indicador e as funes do Estado de exercer a regulao da atividade econmica e promover a reduo da desigualdade social? Estados que perseguem um supervit abrem mo, de certa forma, da atividade de regulao. Perseguir o supervit implica em gastar menos em momentos de crise e gastar mais em momentos de prosperidade e para exercer a regulao da atividade econmica imprescindvel que se gaste mais em momentos de crise. 6) O que nos diz o lado esquerdo da equao da NFSP? E o direito? A equao da NFSP dada por: (Gnf Rnf ) + it Dt + it*et ( Ft Rt ) + et Rt = M t + Dt + e(Ft Rt ) A parte esquerda da equao representa origem do dficit pblico, identificao dos eventuais focos de desequilbrio e o espao de manobra para o ajuste fiscal. Parte direita da equao representa o financiamento do dficit pblico, identifica a disponibilidade de recursos, quer pela poupana interna, quer pela externa. (slides)

7) Em qual contexto o dficit operacional se aproxima e se afasta do dficit nominal? Responda a questo atentando para os conceitos desses indicadores. Dficit nominal o dficit total, dado pela equao da NFSP. O dficit operacional obtido retirando-se das NFSP nominais a parte da atualizao monetria. Assim, corrige-se os efeitos inflacionrios sobre o dficit pblico. Normalmente requisitado em tempos de inflao elevada. Com inflao elevada, os ttulos pblicos podem, em termos reais, ter remunerao negativa. Por isso, o Dficit nominal tende a ser maior que o operacional (slides)

8) O que senhoriagem? Quais as relaes entre inflao e dficit pblico? Uma base monetria contribui para aumentar ou reduzir a senhoriagem? O Governo pode financiar parte do dficit mediante emisso de moeda. A senhoriagem seria receita total do governo oriunda do aumento da base monetria. um instrumento de financiamento por meio da colocao de base monetria no sistema viabilizando os processos de troca, da produo, do consumo e dos investimentos. Quando isso acontece, a base monetria emitida pelas autoridades monetria tambm contabilizada como dvida do governo junto ao pblico e includa no seu passivo. (slides) 9) Na primeira metade da dcada de 90 a inflao contribua para aumentar ou diminuir o dficit pblico? Responda a questo conceituando os efeitos Tanzi e Patinkin. Efeito Tanzi acontece quando a inflao reduz a receita tributria em termos reais em decorrncia da defasagem entre o fator gerador do imposto e a efetiva coleta. A forma de correo seria promover a indexao do sistema tributrio. O Efeito Tanzi maior em pases de baixa inflao, que no indexam a economia. O Efeito Patinkin ocorre quando a inflao reduz o dficit pblico, por meio dos gastos, ao atrasar pagamentos e postergar aumento de salrio. No Brasil, o efeito se acentuava com a administrao dos recursos na boca do caixa. Estudos empricos no Brasil demonstraram que o Efeito Patinkin maior que o Efeito Tanzi, ou seja, H uma relao negativa entre inflao e dficit pblico, entre 1983 e 1996. (slides)

10) Qual efeito que a gerao de um dficit pblico teria sobre os nveis de preos e renda nacional pela anlise keynesiana? Como o governo poderia reduzir o efeito crowding-out? C = C0 + b(y - T) A gerao de um dficit pblico teria um efeito positivo, pois o governo reduziria os impostos e, com a reduo da tributao, aumentaria o consumo. Reduo da tributao (T) = Aumento do consumo (C) = Reduo do crowding out (financiamento do dficit pela emisso de moeda) 11) Qual seria o efeito do aumento do dficit pblico sobre a demanda agregada (constituda pelo consumo, investimento, etc.) sob a tica da teoria da Equivalncia Ricardiana? Essa teoria se verifica na prtica? Conforme a Teoria Ricardiana, o dficit no trar efeito sobre o estmulo da produo. Tal teoria se pauta pela renda perene, no pela renda presente das pessoas. As pessoas tm um plano de consumo a longo prazo, assim, a poltica do governo de incorrer em dficit no encontraria razo, pois o imposto ir reduzir, porm, a longo prazo o aumento deste inevitvel para financiar o dficit. As pessoas perceberiam tal situao e no aumentariam seu consumo. No entanto, pela empiria comprova-se que a reduo da tributao implica em aumento do consumo, como pde ser percebido com a reduo do IPI.

You might also like