You are on page 1of 1

CMARA MUNICIPAL DE UBERLNDIA

MINAS GERAIS
PROJETO DE LEI N ____/___
Dispe sobre o combate ao racismo no Municpio de Uberlndia e d outras providncias.

A CMARA MUNICIPAL DE UBERLNDIA DECRETA:

Art. 1 - O Poder Pblico Municipal, na rea de sua competncia, assegurar meios ecazes que visem coibir a prtica de racismo.

Pargrafo nico O dever do Poder Pblico compreende: I A criao e divulgao dos meios de comunicao, de cujo espao se utilize a administrao pblica, de programas de valorizao da participao do negro na formao histrica e cultural brasileira e de combate as idias e prticas racistas; II A reciclagem peridica dos servidores pblicos, especialmente os de creche e escolas municipais, de modo a habit-los para o combate s idias e prticas racistas; III Organizar a rede de ensino municipal, levando em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do nosso povo; IV O cancelamento, mediante processo administrativo sumrio, sem prejuzo de outras sanes legais, de alvar de funcionamento do estabelecimento privado, franqueado ao pblico, que cometer ato de discriminao racial, devidamente registrado atravs de ocorrncia policial, tramitada em julgado, salvaguardando os direitos dos trabalhadores; V A representao proporcional dos grupos tnicos em todas as campanhas e atividades de comunicao do Municpio e de entidades que tenham investimento poltico ou econmico na Prefeitura Municipal; VI A doao, no sistema pblico de sade, de procedimento de deteco, nos primeiros anos de vida, de anemia falciforme e hipertenso, males cuja incidncia h maior na populao negra e acarretam repercusses na sade reprodutiva; VII O desenvolvimento de programas que assegurem igualdade e oportunidade e tratamento nas polticas culturais do Municpio, tanto no que diz respeito no fomento produo cultural, quanto na preservao da memria, objetivando dar visibilidade aos smbolos e manifestaes do povo negro. Art. 2 - Fica institudo no calendrio ocial do Municpio de Uberlndia, do Dia Nacional da Conscincia Negra, celebrado anualmente em 20 (vinte) de novembro. Art. 3 - Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio.

Sala de Sesses, 03 de janeiro de 2013.

Neivaldo de Lima Virglio Professor Neivaldo Vereador PT

Criao do ProUni (Programa Universidade para todos) pelo Ministrio da Educao oportunizando a insero de 204 mil alunos oriundos de escolas pblicas, com direito a bolsas parciais ou integrais em universidades particulares. Entre esses, destacam-se 63 mil negros e 3 mil indgenas. A cidade de Uberlndia merece gurar nos anais da histria como ente participativo nesta luta, que de toda a sociedade brasileira e no apenas daqueles discriminados por anos racismo. Certos da abrangncia popular da matria e do interesse pblico em sua consecuo que contamos com o apoio dos nobres pares, no sentido de aprovamos o presente projeto de lei.

Sala de Sesses, 03 de janeiro de 2013.

Neivaldo de Lima Virglio Professor Neivaldo Vereador PT

You might also like