You are on page 1of 4

EmoTrance & EFT Trechos traduzido da seo de perguntas e respostas do livro: Oceans of Energy the patterns & techniques

s of EmoTrance, volume 1. Autora: Dra Silvia Hartmann Pergunta: Emotrance possui aspectos [desdobramentos do problema inicial] da mesma forma que EFT? Resposta: Sim, EmoTrance possui aspectos de forma semelhante a EFT. Isto acontece quando voc testa o mesmo problema (frase, memria, pensamento, tpico, etc), e uma diferente sensao aparece ou voc nota duas ou mais localizaes diferentes desde o incio. A coisa boa com relao a EmoTrance que os aspectos (ou assuntos conectados) revelam-se em uma ordem correta e sequncia bem natural, ento voc pode limp-los da mesma forma. Quando voc inicia com duas (ou mais) localizaes corporais, apenas pergunte qual a mais notavel ou a mais dolorosa e esta ser sempre aquela com a qual voc dever iniciar. Algumas vezes elas se vo todas como peas de domin, mesmo quando elas parecem desconectadas, depois que a primeira ou mais importante foi resolvida. Algumas vezes elas so relamente separadas e voc pode trat-las (e qualquer aspectos que elas possuam) na ordem em que elas aparecerem. O que eu tambm tenho notado bastante o fato de que, s vezes, um nico canal tem varios ns. Por exemplo, a energia inicia no estmago, fica bloqueada na garganta, sobe para a cabea, fica bloqueada no topo e a ento se d um fluir suave. Tambm, e eu acho isto bem estranho porque eu nunca havia testemunhado antes, houve uma experincia em que uma pessoa chorou rios pelo olho esquerdo enquanto o direito permaneceu inteiramente seco e normal aps um trabalho que foi muito difcil no lado direito da sua cabea. Fascinante de assistir, mas deve ser dito que um pouco assustador. Pergunta: Pode-se combinar EFT e EmoTrance? Resposta: Oh sim elas trabalham perfeitamente juntas e voc pode usar ambos os sistemas em continuidade numa nica sesso. Por exemplo, se algum est trabalhando com EmoTrance e a energia fica paralizada, algumas batidas podem ajudar a liberar o sistema o suficiente para que a energia simplesmente deslize para fora. Alternativamente, se voc est trabalhando com EFT e as unidades de desconforto no esto diminuindo o sufiente, voc pode mudar para EmoTrance a qualquer momento e recuperar a sesso. Isto particurlamente til quando existe muita resistncia consciente em se resolver o problema (contores conscientes). Voc pode tambm usar o sistema do EmoTrance para localizar no corpo a sensao, ento utilizar a EFT nesta sensao corporal Mesmo que eu tenha este bloqueio na minha testa, eu me aceito profundamente...etc.

As correes das reverses [as reverses psicolgicas que so tratadas com os pontos dolordos e as frases de instalao] da EFT tambm so muito teis algumas vezes na EmoTrance; e EFT uma boa opo para os clientes que acham a EmoTrance muito assustadora. Eu considero um pleno conhecimento de ambos os sistemas essenciais para um terapeuta moderno que trabalhe com energia; e para qualquer um seriamente envolvido em cura/desenvolvimento pessoal ser capaz de usar ambas um must na minha opinio. Pergunta: EmoTrance trabalha no mesmo nivel que EFT? Resposta: Esta uma pergunta interessante. A EFT essencialmente baseda na noo de meridianos e trabalha com o sistema de meridianos. Existe, claro, muito mais no sistema energtico do que apenas meridianos e eu presumo que alguns distrbios no sistema de meridianos sejam na verdade sintomas de distrbios em outros nveis no corpo energtico ao invs de serem a causa. Tem sido notado por ETPs [EmoTrance Practitioners] que se voc trouxer a tona um certo tpico com EmoTrance, este nem sempre responder a EFT como soluo, e eu acredito que isto devido ao fato do tpico e do distrbio no serem originados nos meridianos. Por outro lado, pessoas que sabem sobre meridianos algumas vezes acham, sempre para seu deleite, que as sesses de EmoTrance mostram o fluxo [de energia] em um meridiano relacionado a um determinado tpico mais ou menos como o Emperador Amarelo disse que seria esta energia toma o mesmo caminho como descrito nos diagramas de meridianos em pessoas que os desconhecem. O bom sobre isto tudo que apesar de ser fascinante deliberar sobre este assunto, isto inteiramente imaterial no contexto de cura do corpo energtico e na restaurao do Fluxo Contnuo [no original : Even Flow - o fluxo de energia sem bloqueios] ns simplesmente no precisamos saber em que nvel energtico estes chamados dolorosos so produzidos, atravs do nosso sistema fisiologico de emoes e sensaes, de maneira a ser ter o trabalho feito. Por enquanto, o quo mais praticamos, mais ns aprendemos e mais informaes e experincias ns teremos; no final, eu tenho certeza que ns iremos acabar com um novo modelo muito bom, vivel e testado do sistema energtico humano mesmo que ns no precisemos disto de fato. Pergunta: Qual a diferena essencial entre EFT & EmoTrance? Resposta: O que EFT e tcnicas derivadas da TFT [Tought Field Therapy by Roger Callaham - a tecnica da qual a EFT foi derivada e desenvolvida por Gary Craig] tem em

comum que elas trabalham melhor quando o alvo de uma nica memria/distrbio foi bem especificado (detalhado em pedaos menores). A comunidade de pessoas que desenvolvem tcnicas em MET [Meridian Energy Therapy] tem tentado o possvel para lidar com o que se tornou uma grave limitao quando pessoas comecaram a tentar trabalhar com padres vitais de transfomao e sistemas complexos como vcios, ao invs de apenas querer remover uma nica fobia, um nico evento de DPT [desordem pos-traumatica] etc. Uma maneira de lidar com isto foi criar protocolos mais e mais complexos (com uma lista enorme de reverses psicolgicas, estruturas, matrizes e por a adiante). Outra maneira ir direto em volta desta limitao das tcnicas percussivas [batidas nos pontos dos meridianos] baseadas em TFT e fazer algo como BSFF [Be Set Free Fast uma das METs] e ET [EmoTrance] e trabalhar de forma completamente diferente com o sistema energtico. O lento protocolo da EFT (e o protocolo de pontos consecutivos de Willem Lammers que a versao de TFT para a mesma coisa) tenta enderear isto e funciona razoavelmente bem para coisas que tem tantos aspectos que voc pode dar batidinhas at que o sol se apague (especialmente em se trabalhando com denominaes como me, dinheiro, eu, etc) (o lento protocolo da EFT pode ser encontrado em Advanced Patternes of EFT [livro da autora quando ela era practioner e master em EFT, no que ela tenha deixado de ser, mas lembremos aqui que ela est puxando a brasa pra sardinha que ela criou ET, talvez por isto tantas ressalvas a lentido da EFT]). Existe tambm outros e muito maiores problemas, como o fato de que para fazer uma rodada de EFT em qualquer coisa, voc deve estar consciente do que isto . A coisa real est armazenada fisiologicamente ou bem reprimida, e no se apresenta conscientemente de forma alguma, e por isto mesmo no pode ser feito uma rodada nela. Me parece que existem trs tipos de desenvolvimento pessoal. Um a remoo do sintoma e isto est bem servido de forma a permitir que o resultado final seja a pessoa LEVAR uma vida EXATAMENTE a mesma mas com alguma melhora eficiente no dia-a-dia do que j existe. [Este trecho esta bem confuso, bom lembrar que isto se trata de uma transcrio de palestras, por tanto tudo bem coloquial e no elaborado de maneira literria, mas acho que o que ela quis dizer que a pessoa retira os sintomas para retomar a mesma vida de antes, com algumas melhorias] . O segundo tipo uma mudana de vida como se alterando para um tipo de ngulo certo a linha de vida corrente se divorciando, deixando o pas, emprego diferente, abandonando a cocana e o estlo de vida derivado disto. O uso de METs por longo perodos aparenta trazer isto tambm, mas bem lentamente, caoticamente e de maneira estranha, com muita dor e trauma neste interim (e eu no estou certa se isto no um mal funcionamento do feedback).

O ltimo tipo de mudana aquele que eu chamaria de re-nascimento. Isto uma encarnao totalmente nova nesta vida, uma pessoa completamente diferente. Esta a mais difcil de todas, mas aquela com mais promessas, devido ao fato de que no renascimento TODAS as velhas decises at que a morte nos separe so rescindidas em um instante e a pessoa seria capaz de iniciar do zero (religies tentam ir por al mas normalmente no conseguem muito bem). Este o direcionamento no qual a EmoTrance joga desde de seu delineamento, porque isto o que eu quero para mim mesma e para aqueles que amo. A maioria dos clientes e os clientes que iro pagar mais esto no grupo um, naturalmente, e atravs da EFT e otras tcnicas de reduo de aspectos ir serv-los bem. Existe algum mrito em se descobrir qual o verdadeiro alvo de desenvolvimento pessoal que algum deseja, isto ajuda com a escolha de possveis tcnicas a serem aplicadas. OBS: As observaes em parenteses so da prpria autora, as observaes entre chaves so minhas.

You might also like