You are on page 1of 10

1 1. INTRODUO: 1.1.

EXTRAO LIQUIDO LIQUIDO (extrao por solvente): A extrao uma separao dos constituintes de uma mistura por meio de um tratamento por solvente, no qual um ou mais componentes desejados se dissolvem preferencialmente. Sendo uma operao de transferncia de massa onde as duas fases envolvidas so liquidas, isto ocorrendo at atingir o equilbrio. Pode se considerar com um aspecto complementar a destilao, estes mtodos combinados podem atingir quase toda as separaes. A extrao tem prioridade sobre a destilao quando: Tiver que utilizar uma quantidade essencial (excessiva) de vapor; A volatilidade relativa dos dois constituintes principais for prxima a 1,0; Se formarem azetropos.

Toda vez que o processo apresentar uma caracterstica especificas a extrao dever ser selecionada, como: Especificidade qumica ou fsica; Tratamento de slidos; Instabilidade trmica do produto; Baixo teor de um produto de grande valor em uma carga de pequeno valor; Tratamento de solues de sais dissociados (sem fase vapor).

Mtodos como a extrao liquido liquido e a extrao slido liquido (lixiviao) esto presentes em quase todos os processos industriais: Agro alimentar; Qumica orgnica de base e qumica orgnica fina; Petrleo e gs, pertoqumica.

OBS: se realizarmos com um agente calor pode desnaturar a mistura. J na extrao liquido liquido o agente o solvente e o sistema trabalha em TC ambiente. Para a seleo do solvente h a necessidade deste possuir uma

2 afinidade com o soluto, ou seja, solubilidade maior com o soluto, sendo que o solvente e o diluente devem ser imiscveis ou parcialmente. Como exemplo para extrao do acido actico tem se o solvente como benzeno, hexano e lcool isopropilico. As duas fases da separao correspondem a FASE LEVE - fase rica no soluto (cido) e solvente (benzeno, Hexano) e a FASE PESADA - fase rica em diluente (gua). 1.2. PRINCIPIOS DE EXTRAO LIQUIDO LIQUIDO: ocorrem em 04 operaes sucessivas. 01.Colorao e, contato intimo da soluo a ser separada com solvente selecionado: agitao, tempo de contato, contados com chicanas. 02.Separao: extrato rafinado por decantao. 03.Separao soluto solvente pode ser feita por destilao, reextrao, cristalizao. 04.Tratamento do rafinado: como segue a figura.
OBS: como o caso do antibitico que resultado de uma fermentao, e no pode ser aquecido, assim pode passar pela extrao liquido liquido, sendo que o extrato sofre a cristalizao.

1.3. CRITRIOS PARA SELEO DO SOLUTO: deve se analisar os itens. 01)Capacidade de dissoluo do soluto: determinar a quantidade de solvente a ser utilizada; 02)Seletividade do produto: determinar a pureza do produto 03)Estabilidade qumica; 04)Estabilidade trmica (regenerabilidade);

3 05)Diferenas fsicoqumicas em relao ao rafinado (como exemplo a densidade); 06) Diferenas fsicoqumicas em relao ao soluto (como exemplo a volatilidade); 07)Solubilidade desprezvel no rafinado; 08)Toxicidade; 09)Corrosividade; 10)Disponibilidade (preo, mercado).
OBS: para a extrao de leos vegetais ou animais usa se o processo francs com o solvente propano. J na industria agro alimentcia para extrao de leo vegetal utiliza se o equipamento com coluna pulsada e hexano como solvente. Para obteno da protena utiliza se o lcool isopropilico como solvente nesta industria.

1.4.EXTRAO COM FLUIDOS SUPERCRITICOS (SFE): teve inicio no final da dcada de 70 na Alemanha com a remoo da cafena do caf. 1.Fluido Supercritico (Figura) Quando uma substancia elevada acima de seus pontos crticos de temperatura e presso (Pc, Tc) passando para o estado de fluido supercritico. Presso critica: aquela que o gs no pode mais ficar liquefeito, no importando a diminuio de temperatura, sendo uma condio intermediaria entre o liquido e o gs. Temperatura critica: de um gs acima da qual ele no pode mais ser liquefeito, no importa a elevao da presso. Ou seja, o fluido supercritico possui propriedades dos gases e lquidos.

1.5. DIFERENCIAL EM RELAO EXTRAO LIQUIDO LIQUIDO COM SOLUTO. 01.Tecnologia limpa, que no deixa resduo; 02.Utilizao de solvente (fluido supercritico) no txico; 03.No alterao das propriedades das matrias primas; 04.Extrao de produto com alta qualidade.

4 OBS: o fluido supercritico apresenta a mesma caracterstica do liquido e do gs. Como exemplo o CO2, este gs em propriedades de fluidos supercriticos, apresenta uma polaridade podendo desta maneira utilizar este como solvente este gs o mais barato e o de maior facilidade de encontrar. Substituem os cidos orgnicos. Na INDUSTRIA DE ALIMENTOS o solvente comercial pode alterar as propriedades organolpticas dos alimentos por isto que utilizam o fluido supercritico, da mesma maneira que a industria farmacutica e de comsticos esto usando este procedimento. Tendo como desvantagens o sistema de controle caro, a sua manuteno onerosa e tambm necessita da vedao. No equipamento de uma extrao convencional possui o extrator e o destilador. APLICAO INDUSTRIAL DA EXTRAO SUPERCRITICA Campo Produto de alimentos Cervejaria Recuperao assitida Desfaltagem de resduo de petrleo Nomenclatura: 1. Alimentao (F) soluo cujos componentes devem ser separados, compostos de diluente e soluto. 2. Solvente (S) liquido adicionado alimentao para efetuar a extrao 3. Extrato (E) fase mais leve rica no solvente. 4. Rafinado (R) fase mais pesada, rica no diluente SISTEMA TERNRIO: com a adio de um novo solvente a uma mistura binria pode conduzir formao de diversos tipos de misturas, como : A) Formao de uma mistura homognea, solvente no apropriado. B) O solvente pode ser completamente imiscvel com o diluente inicial. Produto Caf descafeinado Lpulo Petrleo Solvente CO2 CO2 CO2 Particularidade Fixao da cafena em carvo ativo (GENERAL FOODS) Unidade na Austrlia, Gr Bretanha, Alemanha. Inmeros campos sendo estimulados Processo residual Oil Supercritical Extration EUA.

Petrleo

C3 C5

C) O solvente pode ser parcialmente miscvel com o diluente original.

D) O novo solvente pode conduzir formao de 2 ou 3 lquidos parcialmente miscveis Desta forma, os tipos B, C e D podem ser utilizados na extrao, sendo o mais apropriado s letras B e C. Os dados podem ser coletados atravs de analises da composio das fases em equilbrio (extrato e rafinado), como por analise qumica. Estes dados podem ser plotado em um diagrama ternrio como o a seguir:

OBS: com o aumento da temperatura aumenta a solubilidade diminuindo assim a curva e aumentando a fase liquida, mas antes de realizar a extrao deve ser analisar se a mistura no so sensveis ao calor.

ANALOGIA: EXTRAO DESTILAO EXTRAO Adio de solvente Misturador de solvente Remoo de solvente Separao de solvente Mistura de lquidos 2 fases Seletividade Mudana de temperatura DESTILAO Adio de calor Refervedor Remoo de calor Condensador Mistura de liquido vapor Volatilidade relativa Mudana de presso

2. OBJETIVO: Determinar a curva de equao (binodal) para o sistema: gua - cido actico - benzeno Construir o diagrama terico que representa a extrao em batelada em dois estgios a partir da massa de extrato e do rafinado obtida por: Por balana: utilizando valores experimentais. Pela regra da alavanca e linhas de amarrao: utilizando valores tricos.

3. METDOLOGIA: 3.1. Parte 1: Plotar num diagrama triangular os dados de equilbrio para o sistema (Hac/H2O/Benzeno) obtidos na literatura a 25C. Obter pontos da curva de solubilidade para o sistema Hac/H2O/Benzeno a 25C, atravs da titulao de gua em misturas de concetraes conhecdias de solventes e soluto (benzeno mais cido actico) at o ponto de saturao do diluente (gua) no solvente (benzeno). Tabela 1 Dados para a curva binodal a 25C (%massa) cido 66 gua 17,6 Benzeno 16,4 cido 32,1 gua 67,5 Benzeno 1

7 66,9 60,3 59,5 65,8 66,8 56,7 54,7 57,3 39,8 3.2. Parte 2: Traar as Ti-Lines experimentais 3.3. Parte 3: a) Adicionou no extrator uma mistura a ser separada contendo uma massa conhecida de acido e gua. b) Adicionou no extrator uma massa de benzeno. c) Ligou o agitador deixando por aproximadamente 20 minutos para obter um bom contato entre os lquidos. d) Desligou a agitao e deixe decantar por aproximadamente 20 minutos para sepaar as fases. e) Rotulou 7 erlenmeyers(E1,E2,R2, Alicota de E2 de R2). f) Pesou os erlenmeyers rotulados como: E1, R1, E2, R2, anotando esses pesos. g) Recolheu as fases decantadas (R1) e sobrenadante (E1) nos erlenmeyers rotulados como R1 e e1 respectivamente. h) Pesou os erlenmeyers contendo as fases, anotando as massas de E1 e R1. i) Retornou o rafinado para o extrator para iniciar a 2 extrao e adicione uma massa de solvente. j) (Repitiu o procedimento c) e d). k) (Enquanto aguardou o item j), pesou nos erlenmeyers identificado como alicota de E1, uma alicota de aproximadamente 10 gramas da fase extrato recolhido (E1). 20 11,5 11,8 25,6 21,4 9,1 8,6 10 59,3 13,1 28,2 29,7 8,6 18,9 34,3 36,7 32,7 0,9 25,9 61,7 64,4 40,3 52,9 72,2 45,5 50,7 34,5 73,8 33,6 33,5 3,6 44,8 22,8 5 7 2,3 0,4 4,7 2,1 56,1 2,3 5 49,5 42,4 63,2

8 l) Titulou com soluo de NaOH( anotar a concentrao de NaOH), para posterior calculo da quantidade de acido actico contido na alicota pesada. m) (Atingindo o termino do tempo de decantao do item j), recolheu as fases decantadas (R2) e sobrenadante (E2) nos erlenmeyers contendo as fases, anotando as massas de E2 e R2. n) Pesou os erlenmeyers contendo as fases, anotando as massas E2 e R2. o) Pesou aproximadamente 10 gramas de E2 e R2 nos erlenmeyers devidamente identificados como alicota de E2 e alicota de R2. p) Titulou com soluo de NaOH, para posterior fazer calculo da quantidade de acido actico contida nas alicotas de E2 e R2. 4. RESULTADOS Tabela 1 Tabela 1 Grupo1 4 Calculo do ponto F Grupo Massa de acido 4 1 extrao
Grupo 1 Balano Balano-valores Sai E1 +R1 Regra da alavanca valores tericos E1 (grfico) R1 (grfico) Sai E1 e R1 (alavanca ) de massa experimentais Massa Massa E1 R1

Massa de acido 60g

Massa de gua 40g

Massa benzeno 60g

Massa de gua 40g

F Mhac + Mh2o 60g

%HAc na

% H2O na

(alimentao) alimentao alimentao 60% 40%

60g

Linha amarrao Grupo Massa Volume Massa Ya % Massa Massa % acido

9 1 alicota NaOH Hac em E1 1 10,16 2,2ml acido em E1 do acido do acido em R1

extrada R1

2 extrao
Grupo 1 Balano Balano- valores Sai E2 +R2 Regra da alavanca valores teoricos E2 R2 Sai E2 e de massa exprimentais Massa Massa E2 R2

(grafico) (grfico) R2(alavanca )

Linha amarrao Grup Massa o1 E2 1 Normalidad ( R2/ E2 ) Volume R2/E2 Massa E2 Ya % E2 Massa Mass acido R2 10,34/10,5 2,188/2,188 21,5/2,4 5 5. CONCLUSAO: De acordo com as retas Tie Lines, descritas no grfico, conclumos que o solvente usado no um bom solvente para realizar este tipo de extrao, pois o teor de cido no solvente menor do que o teor de cido na gua. % acido em R2 alicota R2/ e NaOH NAOH(ml) Hac em acido em extrada a do

10 6. BIBLIOGRAFIA: MCCABE, W. L. et al. Unit Operations of Chemical Engineering. 6.ed. Ed. Mc Graw Hill, 2001. COULSON, J. M. & RICHARDSON, J. F. Tecnologia Qumica: Operao Unitrias, 2.ed.Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1968. v.2.

You might also like