You are on page 1of 26

Guia para conexo ao Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

Novembro, 2010

Verso do documento Data de release ltima Reviso Nome do Arquivo System Unit

2.1 28 de Setembro de 2009 22/11/10 Guia_Ambiente_Mainframe_para_En sino_e_Pesquisa-2010 Parcerias Educacionais

Notas importantes:
O objetivo desde documento explicar os procedimentos necessrios para acessar o Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa e se necessrio, o passo a passo para solicitar suporte ao ambiente. Este documento s ir abranger os tpicos necessrios para as atividades de setup e configurao de acesso ao Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa O documento no ir atender assuntos tcnicos ou relacionados as tcnologias em usa nas salas de aula.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

1 2 3 4 5 6 7 8

CONFIGURAES INICIAIS................................................................................................... 2 PROBLEMAS NO ACESSO?................................................................................................... 5 PROCEDIMENTO PARA ACESSAR O TSO........................................................................... 7 PROCEDIMENTO PARA ACESSAR O CICS.......................................................................... 9 PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O DB2....................................................................... 12 PROCEDIMENTOS E CONFIGURAES DE COBOL........................................................ 13 MELHORES PRTICAS ........................................................................................................ 15 SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS .......................................................... 22 8.1 8.2 8.3 Abertura de Chamados Tcnicos .............................................................................. 22 Requerimento de criao de usurios....................................................................... 22 Formas de Contato e horrios de atendimento......................................................... 23

MANUAIS E DOCUMENTOS TCNICOS ............................................................................. 24

10 LINKS UTEIS E BIBLIOGRAFIA ............................................................................................ 25

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

1 Configuraes Iniciais
Para acessar o Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa so necessrios um emulador (software que reproduz as funes do ambiente Mainframe em plataformas distribudas Windows/Linux), conexo ativa a internet e um usurio valido para o acesso: 1. Para validar a conexo a internet no Windows, sigua os passos: a. Clique em "Iniciar" > "Executar", escreva "cmd" e clique em "OK".

b. Na tela "promp de comandos do Windows" execute o seguinte comando: ping 200.142.195.215 *onde 200.142.195.215 o IP primrio do Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa. 2. Emulador, instale o software nas maquinas que sero usadas seguindo as instrues de instalao. A IBM disponibiliza o IBM Personal Communications PCOMM, que proporciona acesso a aplicaes e dados hospedados no Mainframe, para obter o software necessrio que a escola e/ou os alunos faam parte do programa IBM Academic Initiative. Outros softwares emuladores no sero suportados por este guia. a. Abra o Personal Communication e crie uma nova sesso:

b. Type of Host: zSeries Interface: LAN Attachment: Telnet3270

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

c. Selecione a opo Link Parameters e entre com os endereos IP abaixo e clique em OK: 200.142.195.215 o IP primrio do Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa.

d. Clique em OK novamente e sua conexo dever estar configurada para acesso ao Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

3. Os usurios e senhas sero fornecidos sob demanda na formao dos cursos na escola, quando montar a turma, favor entrar em contato com um representante da parceria IBM e efetuar o pedido de usurios para seu curso.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

2 Problemas no acesso?
1. Verifique o acesso internet acessando algum endereo valido no seu browser de acesso a internet. a. Se estiver acessando, v para o passo 2. b. Se no estiver acessando, verifique o acesso internet com seu provedor local. 2. Verifique o acesso ao endereo IP do Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa, na tela "promp de comandos do Windows" execute o seguinte comando (vide item 1 do capitulo anterior, configuraes iniciais para maiores detalhes): ping 200.142.195.212 Mainframe para Ensino e Pesquisa. *onde 200.142.195.212 o IP primrio do Ambiente

a. Se estiver recebendo resposta positiva do comando ping, v para o passo 3. b. Se no estiver recebendo resposta de nenhum dos dois endereos IPs do Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, reportar o problema informando os testes/passos anteriores ao problema. 3. Abra seu emulador e verifique se as configuraes esto apontando para o IP primrio 200.142.195.212 (vide item 2 do capitulo anterior, configuraes iniciais para maiores detalhes) e tente conectar. a. Se sim(conectado), voc est visualizando a seguinte tela abaixo, sua conexo esta OK.

b. Se no (no conectado), desistale seu emulador utilizando o recurso "Adicionar e Remover Programas" disponvel no "Painel de Controle" do Windows e re-instale, siga as orientaes de configurao do capitulo anterior deste guia para configurar seu aplicativo.
Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

4. Se o problema continuar, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, reportar o problema informando os testes/passos anteriores ao problema.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

3 Procedimento para acessar o TSO


1. Abra o emulador e abra a conexo ao " Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa. 2. Deixe os campos "USERID ===>" e "PASSWORD ===>" em BRANCO e apenas na linha de comando digite "D ZOSIBM" conforme abaixo e clique enter.

3. Deixe os campos "USERID ===>" e "PASSWORD ===>" em BRANCO e apenas na linha de comando digite "D ZOSIBM" conforme abaixo e clique enter. 4. Voc est na tela "Projeto IBM do BRASIL/EDUCACAO EM MAINFRAME" do ao Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa que d acesso aos recursos disponveis como TSO e CICS. Digite TSO e de enter

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

5. Na tela do TSO onde voc ve "IKJ56700A ENTER USERID -" entre com seu UserID e de enter. Em seguida utilize sua senha conforme solicitado na tela. 6. Caso houver algum problema, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, reportar o problema informando os testes/passos anteriores ao problema.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

4 Procedimento para acessar o CICS


1. Siga os passos 1 e 2 do capitulo anterior Procedimentos para acessar o TSO 2. Voc est na tela "Projeto IBM do BRASIL/EDUCACAO EM MAINFRAME" do ACADEMIC INICIATIVE que d acesso aos recursos disponveis como TSO e CICS. Digite LOGON (CICS) e de enter.

3. Na tela do CICS voc ver "WELCOME TO CICS hh:mm:ss" utilize a tecla "Pause/Break" do seu teclado para limpar a tela do CICS e ficar com a tela toda preta.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

Utilize a tecla "Pause/Break" do seu teclado para limpar a tela do CICS e ficar com a tela toda preta

4. Entre com uma transao para exucutar seu programa. Exemplo: ABCD e de enter (onde ABCD o nome da transao que executar o programa atrelado a ela).

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

10

5. Caso houver algum problema, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, reportar o problema informando os testes/passos anteriores ao problema.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

11

5 Procedimentos para acessar o DB2

1. Siga os passos do capitulo Procedimentos para acessar o TSO 2. Na tela inicial do ISPF, selecione P para PDF. 3. A imagem abaixo mostra a tela do PDF e as opes para acessar o DB2 so 8 DB2 (d acesso ao SPUFI, executar comandos DB2 e etc), 9 QMF (acesso para executar queries na tool QMF) e D DAD (acesso ao DB2 Admin, permite ter uma viso ampla do catlogo)

4. Caso o DB2 receba alguma mensagem dizendo que o DB2 est inativo, entrar no SDSF e executar o comando PRE DB2UMSTR e depois OWNER, depois selecione a opo ST do SDSF. 5. Se o DB2 no aparecer ativo, execute o comando /-DB2U START DB2 6. Se voc receber algum erro de SQL, procure olhar no manual para ver do que se trata o erro. As informaoes de erros de SQL e mensagens de DB2 podem ser encontradas no link abaixo: http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/dzichelp/v2r2/index.jsp 7. Caso houver algum problema, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, reportar o problema informando os testes/passos anteriores ao problema.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

12

6 Procedimentos e configuraes de COBOL


Compilao:
1 2 3 Copiar da biblioteca SYS2.JCLLIB o JOB correspondente ao tipo de programa criado; Atualizar o carto JOB e setar as vriveis MEMBER (nome do programa) e UNIVRSTY (nome da instituio) Na Biblioeca SYS2.JCLLIB esto modlos para execuo das seguintes modalides de compilao: 4 5 COBOL BATCH - (COBCOMP) ; COBOL + DB2 (COMPDB2) ; COBOL + CICS - (COMPCICS) ; COBOL + DB2 + CICS (COMPALL) ; BMS (COMPMAPA) ;

Copiar seu programa fonte para a biblioteca SYS2.nome da instituio.SOURCE; As procedures no devem ser alteradas, as possveis alteraes devero ser solicitadas ao suporte IBM. No esquecer de atualizar as varaveis como citado acima Submeter o JOB e teclar enter. Caso o Return code seja 0 ou 4 passar para o passo de execuo, caso contrario para soluo de erros.

Execuo: 6.1 Programas BATCH Copiar o JOB modelo da biblioteca SYS2.JCLLIB , de acordo com o tipo de programa a executar, sendo os JOBS nomeados conforme abaixo o EXECBAT Programa Batch sem acesso a DB2; o EXECDB2 Programa Batch acessando DB2; Ajustar o carto STEPLIB, que deve conter DSN=SYS2.nome da instituio.LOADLIB, onde nome da instituio deve ser obrigatriamente o mesmo utilizado no job de compilao; Ajustar os DDNAMES e DSNAMES de acordo com o seu programa e arquivos em disco; No caso de programas DB2 ajustar o nome do programa e a DBRMLIB Submeter o JOB Acessar o SDSF e verificar o resultado da execuo (Sysout / Relatrios) Programa ONLINE Logar no CICS usando o comando "LOGON APPLID(CICSUNIC)" Teclar <PAUSE/CLEAR> para limpar a tela Digitar o nome da transao correspondente ao seu programa, conforme tabela fornecida.

6.2

Para que os professores e instrutores possam validar as compilaes antes do inicio de cada curso, disponibilizamos programas modelo na biblioteca SYS2.SOURCE de onde podero ser copiados e submeter os programas e avaliar se est tudo de acordo;

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

13

Soluo de erros de compilao Acessar o SDSF Localizar o ultimo JOB de compilao Colocar um '?' na frente do job Colocar um 'S' na frente do primeiro arquivo JESMSGLG para ver qual STEP deu ERRO Teclar 'F3' e localizar o STEP com erro (por exemplo, COBOL) Colocar um 'S' na frente do step COBOL Ir paginando a compilao e localizando as linhas com erro. Para cada linha com erro na compilao fazer as correes necessrias no seu cdigo fonte e aps todas correes resubmeter o JOB de compilao Voltar ao STEP 3.3

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

14

7 Melhores Prticas
1. Digitei uma senha incorreta vrias vezes e agora meu acesso est bloqueado. O que devo fazer? R - Caso isso no ocorra, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, informe seu ID e solicitando a liberao do mesmo. 2. Quando tento logar no Sistema, recebo a mensagem que meu usrio j est logado. O que fazer? R - Por motivos de segurana, isso acontece quando o logoff no foi feito corretamente (por exemplo: queda da conexo ou fechamento do emulador sem logoff). Aguarde alguns minutos pois seu usurio ser liberado automaticamente ou tente a opo Reconnect conforme no exemplo abaixo; Caso isso no ocorra, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, informe seu ID e solicitando a liberao do mesmo. De um enter na frente do S Reconnect

3. No consigo acessar o sistema hoje. Ser que estou fazendo alguma coisa errada? R Se voce j efetuou todos os passos dos capitulos 2 e 1 deste guia e continua com os mesmos problemas, possivel que o sistema esteja em manuteno, favor entrar em contato com o suporte tcnico, vide capitulo 8, SUPORTE IBM PROCEDIMENTOS E CONTATOS, para formas e horrios de contato, para maiores informaes.
Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

15

Como fazer reset de senhas:


Entre na opo p.6 ( ISPF), na linha de comando colocar:

Alu (usuario) password (usuario) resume

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

16

Criando um Datasets e Membros.


Especificando a opo 3.2 no Painel de Seleo Utilitarios mostra o conjunto de dados
Use a opo de alocar (A) para criar um novo Dataset Nome do novo Dataset como no exemplo acima ( IBMSC18.Teste)

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

17

Regra geral: classes SMS,srie do volume, e um dispositivo tipo pode ser deixado em branco.

Na Opao data set name type especifique biblioteca ou PDS por um conjunto de dados Particionado que pode conter membros Na tela abaixo mostra que o data set foi alocado.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

18

Copiando um Datasets e Membros


Especificando a opo 3.3 na seleo painel utilitrios exibe a Mover / Copiar
Use a opo C para copiar um Data set ou membro (s),"De" (fonte) Data set e membros.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

19

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

20

Se o S (selecione) Linha comando para identificar o membros a serem copiados

Mensagem indica membros com copiado com sucesso.

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

21

8 Suporte IBM Procedimentos e Contatos

8.1 Abertura de Chamados Tcnicos


A abertura de chamados tcnicos para o time de suporte do Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa dever ser encaminhada por e-mail e/ou telefone com o formulrio abaixo preenchido. O tpico 8.3 contm horrios e formas de contato com o suporte: Nome: _________________________________________ Pas; Cidade/UF: ________________________________________ Telefone de contato: (___) _______-_______ E-mail: ________________________________________ Instituio: ___________________________________________________________________ Data do problema: ___/___/______ Descrio detalhada do problema: Informe a maior quantidade possvel de detalhes: Qual atividade voc estava realizando quando ocorreu o problema? Qual a sequncia de comandos? Se possvel envie a tela de erro encontrada. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Horrio que ocorreu: ____:____

8.2 Requerimento de criao de usurios


O pedido de criao de usurios dever ser feito por e-mail atravs do formulrio abaixo e o tpico 8.3 contm horrios e formas de contato com o suporte. Nome Responsvel pelos IDs: _________________________________________ Pas; Cidade/UF: ________________________________________ Telefone de contato: (___) _______-_______ E-mail: ________________________________________ Instituio: ___________________________________________________________________ Perfil de acessos para o Kit: [__] Maiframe Bsico [__] COBOL [__] DB2 [__] TWS [__]OMVS [__] CICS: Quantas transaes por aluno? ____ (mx. 5 transaes por aluno) Data de Inicio: ___/___/___ Data de Trmino: ___/___/___ Quantidade de Alunos: _____ para cada professor). Precisa criar IDs para os professores? (Prencher formulrio

Observao: __________________________________________________________________

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

22

Ao solicitar a criao de um grupo de IDs para alunos, ou seja um Kit, deve-se observar os seguintes itens. 1. IDs para os professores: Os IDs dos professores tem permisso special dentro dos Kits aos quais foram associados, dessa forma cada professor deve ter 01 (um) ID por instituio. Este professor pode estar associado a um ou mais Kits, ou seja, uma ou mais turmas; Os professores passaro por processo de revalidao de cadastro semestral e os IDs no utilizados por um perodo de 06 (seis) meses sero revocados. Aps 01 (um) ano sem utilizao o ID ser deletado, bem como seus arquivos; Aps os arquivos serem expurgados do sistema no h possibilidade de recuperao. Caso voc tenha informaes sensveis que deseja armazenar, mantenha contato com o time do suporte; Se voc professor e ainda no possui um acesso, entre em contato com o suporte informando os seus dados, conforme formulrio indicado para solicitar a criao dos IDs.

2. IDs para os Alunos: A cada turma/curso aberto deve-se solicitar a criao de um Kit para os alunos de acordo com o formulrio para Criao de Usurios; Todas as solicitaes de criao de Kits devem ser realizadas pelo professor responsvel pelo curso e informada a data de trmino do mesmo. Aps a data de trmino os IDs dos alunos sero revocados e aps 30 (trinta) dias os mesmos sero deletados do sistema;

Obs: Todas as solicitaes para criao de usurio devem conter a data de trmino do curso. Para cada turma em treinamento deve-se criar um grupo de usurios. Caso tenha alguma informao ou necessite de orientao sobre prazos e rotinas do sistema, entre em contato com o suporte.

8.3 Formas de Contato e horrios de atendimento


Atendimento no horrio comercial Segunda a sexta das 8:30 as 17:30, exceto feriados. E-mail: mfcombr@br.ibm.com
Obs: Os e-mails enviados para MFCOMBR devem conter as informaes descritas nos tpicos 8.1 e 8.2.

Atendimento emergncia, fora do horrio comercial - Atendimento de segunda a sexta a


partir das 17:30, at as 8:30, aos finais de semana e feriados o dia todo.

A/c: Victor Allegretti Telefone: (11) 9909-2236 E-mail: mfcombr@br.ibm.com


Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa
23

9 Manuais e documentos tcnicos

para mensagens DFH* manual de CICS Message and Codes CICS Messages and Codes http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/DFHG4B04.pdf?ACTION=SAVE&DT=20080115131952 para mensagens de SQL -xxx manual de DB2 Codes DB2 V9R1 for z/OS Codes http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/DSNC1K15.pdf?ACTION=SAVE&DT=20090622165757 para mensagens DSN* manual de DB2 Messages DB2 V9R1 for z/OS Messages http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/DSNM1K15.pdf?ACTION=SAVE&DT=20090622170549 para mensagens ICH* manual de RACF Security Server RACF Messages and Codes http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/ICHZA690.pdf?ACTION=SAVE&DT=20080605223128 para mensagens de IMS:

Messages and Codes Reference, Volume 1: DFS Messages


http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/DFSMC1H2.pdf?ACTION=SAVE&DT=20090423173841

Messages and Codes Reference, Volume 2: Non-DFS Messages


http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/DFSMC2H2.pdf?ACTION=SAVE&DT=20090423174508

Messages and Codes Reference, Volume 3: IMS Abend Codes


http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/DFSMC3H2.pdf?ACTION=SAVE&DT=20090423175118

Messages and Codes Reference, Volume 4: IMS Component Codes


http://publibz.boulder.ibm.com/cgibin/bookmgr_OS390/download/DFSMC4H2.pdf?ACTION=SAVE&DT=20090423181927

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

24

10 Links uteis e Bibliografia


IBM Personal communication web site (English): http://www-01.ibm.com/software/network/pcomm/

Materiais do Programa Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa https://www14.software.ibm.com/webapp/devtool/scholar/web/coursewarePickPage.do?source=a i-course-systemz

IBM Redbooks (English) Publicaes tcnicas IBM disponveis para download http://www.redbooks.ibm.com/cgi-bin/searchsite.cgi?query=mainframe

Manual do usurio - Ambiente Mainframe para Ensino e Pesquisa

25

You might also like