You are on page 1of 33

REPBLICA DEMOCRTICA DE TIMOR-LESTE MINISTRIO DA ADMINISTRAO ESTATAL E ORDENAMENTO DO TERRITRIO

LINHAS DE ORIENTAO POLTICA PARA A DESCENTRALIZAO E GOVERNO LOCAL EM TIMOR-LESTE

Maro de 2008

1.
1.1.

VISO E OBJECTIVOS
VISO GERAL

A viso geral subjacente a estas linhas de orientao poltica para a descentralizao e governo local em Timor-Leste a de estabelecer municipalidades fortes, democrticas e eficientes com suficientes recursos humanos e capacidade fiscal para poderem ter um envolvimento activo e contribuir para a realizao dos objectivos de desenvolvimento do Governo de Timor-Leste. As municipalidades criadas funcionaro com base numa forte responsabilizao para com os nveis inferiores, pares e superiores. O presente documento vai fornecer uma orientao para o Governo prosseguir na anlise dos detalhes da reforma do Governo Local e na preparao de uma proposta de lei de descentralizao, de governo local e de diviso administrativa e territorial. A inteno do Governo finalizar estas propostas de lei em 2008 e submet-las apreciao do Parlamento Nacional para discusso e aprovao.

1.2.

PRINCIPAIS OBJECTIVOS DA REFORMA E PRIORIDADES

Os principais objectivos da reforma so: Promover as instituies de um estado forte, legtimo e estvel em todo o territrio de Timor-Leste; Promover oportunidades para a participao local democrtica de todos os cidados; Promover uma oferta de servios mais efectiva, eficiente e equitativa para o desenvolvimento social e econmico do pas.

A introduo de uma estratificao de governo municipal um meio para atingir estes objectivos. As actuais jurisdies administrativas, isto , a presente diviso territorial informal que inclui os nveis subdistritais e distritais sero fundidas para formarem novas unidades administrativas consolidadas e eficientes ao nvel distrital, com assembleias de representantes, que podem prestar servios adequados aos cidados e tm suficiente capacidade para desempenhar as suas funes. A maior parte das instalaes dos sub-distritos sero mantidas e transformadas em unidades prestadoras de servios bsicos como parte da nova estrutura municipal, com excepo das instalaes da capital do distrito, cujas responsabilidades sero geridas directamente pelo escritrio municipal. Elementos importantes para a reforma sero a criao de sistemas de representao democrticos e procedimentos ao nvel municipal, reformulao da administrao e medidas fortes para assegurar uma slida gesto financeira.

1.3.

PRINCPIOS BSICOS ORIENTADORES DA REFORMA

Os seguintes princpios bsicos orientadores da reforma sero aplicados no desenvolvimento do sistema de governao local e no estabelecimento das municipalidades: Consistncia com o disposto na Constituio;

Representao Democrtica e ligaes estreitas entre os corpos eleitos ao nvel de suco e as assembleias municipais com interesses locais representados ao nvel municipal; Responsabilizao e transparncia: Abertura na tomada de decises e na gesto e responsabilizao perante os eleitorados locais; Participao dos cidados e envolvimento activo na tomada de decises, oferta de servios e monitorizao; Eficincia e efectividade: O nmero e a dimenso das municipalidades e a sua capacidade sero coerentes com as responsabilidades sobre as tarefas e oferta de servios que lhes foram atribudos e que permitam a captura de suficientes economias de escala; Foco sobre o melhoramento da oferta de servios locais como meio de atenuar a pobreza; Papis e responsabilidades definidos de cada estrato de governo e de cada parte interessada no processo de reforma para evitar uma sobreposio, ambiguidade e uma responsabilizao insuficiente; As funes sero ajustadas de forma proporcional s receitas no novo nvel municipal e sero cruzadas entre sectores; Desenvolvimento equilibrado no pas: o quadro fiscal ir assegurar que as municipalidades podem fornecer os servios de uma forma equitativa; Implementar de forma faseada todas as reformas e de modo sincronizado: a implementao faseada das reformas ser um princpio orientador ao longo das medidas de implementao. As municipalidades com maior capacidade sero mais rpidas em reas como a atribuio de responsabilidades sobre a oferta de servios, medidas para o financiamento e gesto do pessoal; Crescer com base nas lies retiradas da experincia: potenciando as lies do Programa de Desenvolvimento Local, que foi explicitamente concebido e implementado com o objectivo de servir de guia para o desenvolvimento da poltica. OBJECTIVO DAS LINHAS DE ORIENTAO POLTICA

1.4.

As linhas de orientao poltica esto a ser submetidas ao Conselho de Ministros (CM) para servir de base para a discusso e endosso. Assim que o CM acordar com respeito s orientaes principais destas diretrizes polticas, o MAEOT dar incio ao processo de redaco de um detalhado conjunto de polticas que iro formar a base para as propostas de lei sobre Diviso Administrativa e Territorial e Governo Local em Timor Leste. As propostas de lei sero aprovadas pelo CoM antes de serem submetidas apreciao do Parlamento Nacional.

2. A POLTICA DE GOVERNO LOCAL PROPOSTA


Props-se constituir uma nica estratificao Municipal do governo local, cujo nvel, dimenso e populao ser aproximadamente correspondente `a actual diviso administrativa distrital. As propostas de lei devem incluir critrios para o estabelecimento de novas municipalidades no futuro. No entanto, considerando a situao actual de carncia de recursos humanos e experincia a nvel local, a opo pelos distritos a preferida a curto e mdio prazo. Pretende-se que a reforma administrativa e territorial seja introduzida em todos os distritos de uma s vez, enquanto que o processo de reforma do Governo Local (funes e financiamento) seja introduzido segundo uma agenda de implementao

faseada. Isto permitir que os ministrios forneam suficiente apoio tcnico para as novas unidades e garantir mais flexibilidade em termos das modificaes necessrias e adaptaes num possvel ambiente de mudanas durante a fase inicial. Os captulos seguintes devem ser utilizados como princpios orientadores para o Governo na elaborao das propostas de lei sobre a Diviso Administrativa e Territorial e o Governo Local.

2.1.

MUNICIPALIDADES: AS UNIDADES TERRITORIAIS

2.1.1. Demarcao territorial das Municipalidades Os princpios orientadores para a demarcao territorial das novas Municipalidades sero definidos com base nos seguintes critrios: Uso dos actuais distritos como principal ponto de partida para a criao de novas municipalidades. Assegurar o mais possvel dentro de cada unidade Municipal: Preservao da homogeneidade etnolingustica e identidade cultural local; Um equilbrio do potencial e recursos para o desenvolvimento; Um centro administrativo, permitindo um acesso razovel Assembleia Municipal e servios municipais; Uma populao com um nvel mnimo, para permitir um nvel mnimo de eficincia na administrao e oferta de servios;

2.1.2. Categorias das Municipalidades As Municipalidades sero ordenadas em Categorias para reflectirem os seguintes critrios: Dimenso total da populao; Grau de urbanizao; Pessoal e capacidades administrativas.

Estes factores iro determinar (i) a extenso das infra-estruturas e servios pblicos que as Municipalidades podem e devem oferecer, e (ii) os poderes financeiros e as disposies de transferncia fiscal.

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO MUNICPIO


O Municpio compe-se de dois rgos: Assembleia Municipal e a Cmara Municipal 2.2.1 rgo de Representao A Assembleia Cada Municpio ser constitudo por uma Assembleia Municipal. A Assembleia ser uma corporao com personalidade legal a ser definida por lei.

A Assembleia Municipal consistir de representantes eleitos directamente ou indirectamente. No caso de eleies directas, os limites do Distrito sero usados como determinantes do crculo eleitoral para as eleies municipais. Para evitar a preparao e execuo de outro processo eleitoral, recomendvel que as eleies municipais coincidam com as eleies para chefe de suco e conselho de suco. No caso de eleies indirectas, a representao dos Conselhos do Suco dever ser levada em considerao. As Assemblias Municipais sero um rgo legislativo do Municpio, com poderes claramente definidos para aprovar oramentos, adoptarem (sempre que adequado) normas e supervisionarem as actividades do Municpio, bem como as unidades de prestao de servios dentro da sua jurisdio. Cada Municpio ser presidido por um Presidente da Cmara que ser eleito indirectamente pela Assembleia Municipal e a ela responde. O Presidente da Cmara poder ser escolhido de entre os membros da Assembleia ou externamente, desde que o candidato preencha os requisitos mnimos a ser estabelecidos pela lei. A Assembleia tambm deter o poder de determinar a perda do mandato do Presidente da Cmara mediante a aprovao de uma moo de censura. Cada Assembleia Municipal ser presidido por um porta-voz mediante eleio indirecta na prpria Assembleia e escolhido de entre os seus membros. A Assembleia tambm deter o poder de remover o Porta-voz por meio de uma moo de censura. As medidas, em pormenor, para a composio da Assembleia do Municpio, as modalidades precisas para a eleio do presidente da Cmara, do porta-voz e dos membros da Assembleia Municipal bem como a sua remunerao sero determinadas por lei atravs de um processo de consulta. 2.2.2 Cmara Municipal e seus departamentos Cada Cmara Municipal ter a sua prpria Administrao, sob o controlo da Assembleia, e Departamentos Sectoriais que a Assembleia vai supervisionar juntamente com os respectivos Ministrios. Administrao da Cmara Municipal Haver um Director-Geral/Secretrio Executivo da Cmara Municipal, que um funcionrio pblico e que responde ao Municpio, atravs do Presidente da Cmara. O tamanho e composio exacta da Administrao Municipal varia de acordo com o tamanho e categoria do Municpio. O Director-Geral/Secretrio Executivo ir gerir a Administrao da Cmara Municipal, incluindo pessoal responsvel por gerir as funes essenciais e bsicas (ex: planeamento e finanas), e os departamentos municipais. As condies de emprego para os membros da Administrao Municipal e pessoal sectorial sero determinadas por lei, que tambm ir definir como ser gerida e faseada ao longo do tempo a transio do actual sistema de pessoal para o novo sistema. Tal ser realizado em consulta com as partes interessadas relevantes. Departamentos Sectoriais Os Departamentos Sectoriais e o pessoal trabalharo para as novas Municipalidades em conformidade com a sua Categoria e funes (ver mais abaixo). Os chefes dos

departamentos sectoriais e o pessoal iro funcionar sob um regime de dupla superviso durante a primeira fase do processo de reforma, at que as actividades de gesto de recursos humanos sejam entregues aos municpios. Estaro sujeitos superviso tcnica dos seus respectivos Ministrios e tero de lhes reportar atravs do Presidente da Cmara Municipal sobre os programas e as actividades (p. ex.: hospitais de referncia, vias principais, defesa, poltica estrangeira, etc.) que permanecem sob a responsabilidade do Governo Central; Reportaro ao Presidente da Cmara Municipal sobre os programas e actividades que foram descentralizados para a Municipalidade.

A curto prazo, os funcionrios sectoriais permanecero como funcionrios do Governo Central. Contudo, a Municipalidade ter uma voz (e veto) com respeito s suas (re)nomeaes e reviso do seu desempenho anual. O objectivo a longo prazo o de tornar os funcionrios sectoriais funcionrios municipais. Os ministrios sectoriais ao nvel do governo central iro ajustar gradualmente os seus papis para terem como alvo de ateno o desenvolvimento de polticas, a emisso de directrizes e regulamentos, a fixao de normas padro, a superviso tcnica, o apoio e a monitorizao, e fornecero apoio com vista ao desenvolvimento de capacidades no que respeita s suas responsabilidades sectoriais. As funes sectoriais a serem devolvidas s Municipalidades e a interaco sectorial com as Municipalidades sero analisadas e fixadas por lei, a seguir a um processo de consulta com os respectivos Ministrios. Comisses Municipais Ser criada uma srie de Comisses Municipais Permanentes com poderes para supervisionar os principais planeamentos, desenvolvimentos, finanas e funes relativas oferta de servios. Estas Comisses Municipais Permanentes sero constitudas por membros das Assembleias Municipais. As suas funes, competncias e composio sero definidas atravs de um processo de consulta por lei.

2.3.

PAPIS E FUNES

A Descentralizao aproximar os servios pblicos dos cidados atravs da transferncia gradual de uma srie de tarefas e responsabilidades do Governo Central para as novas Municipalidades. A implementao faseada assegurar em como haver capacidade suficiente ao nvel local para tratar destas novas competncias com profissionalismo e eficincia. As municipalidades tero mais poderes para assumirem as novas funes descentralizadas. O objectivo ltimo ser o de as municipalidades tratarem de todas as funes relacionadas com a oferta de servios aos cidados (tais como registo civil, sade primria, educao primria, abastecimento de gua e saneamento, estradas locais, etc.) que esto mais perto dos cidados, para assegurar uma forte responsabilizao do topo para a base, a participao local e uma eficincia distributiva. As funes especficas a serem devolvidas s Municipalidades sero definidas atravs de um processo de consulta com os respectivos Ministrios e depois estipuladas na proposta de Lei orgnica sobre o Governo Local, com flexibilidade para o ajuste nos instrumentos legais subsequentes relacionados.

2.4

AS RELAES ENTRE O GOVERNO CENTRAL E AS MUNICIPALIDADES

O funcionamento das Municipalidades ser regulado pela legislao nacional e pelos decretos e instrues emitidas pelos Ministrios relevantes. A relao entre o governo central e o governo local basear-se- na mtua confiana, no reconhecimento e interaces estreitas. Ser dada s Municipalidades autonomia significativa para desempenhar as suas novas funes dentro do quadro legal. A reforma implicar mudanas nos papis de muitas partes interessadas. 2.4.1 Papel do Ministrio da Administrao Estatal e Ordenamento do Territrio (MAEOT) O papel do MAEOT ir necessariamente mudar com a atribuio de funes importantes relacionadas com a oferta de servios s municipalidades. O MAEOT ser igualmente envolvido, em cooperao com o Ministrio das Finanas e os departamentos de planeamento relevantes em diversos ministrios,, na coordenao do sistema financeiro municipal, incluindo a concepo, clculo e gesto de subsdios a serem transferidos para as municipalidades, a definio da atribuio das receitas municipais e a superviso fiscal. Mais especificamente, o papel do MAEOT ser o de: Monitorizar o cumprimento da lei e do quadro regulamentar por parte das Municipalidades; Monitorizar a gesto financeira das Municipalidades; Iniciar processos judiciais e/ou administrativos se as Municipalidades no cumprirem ou contrariarem a poltica nacional; Providenciar e/ou acordar apoio geral, formao e aconselhamento para as Municipalidades para facultarem a implementao dos seus mandatos, deveres e polticas nacionais; Apoiar as Assembleias na gesto do pessoal da Administrao da Cmara Municipal; Coordenar com o MF e outros departamentos centrais a concepo e gesto de um quadro de descentralizao fiscal; Fazer a ligao a outros departamentos Ministeriais em nome das Municipalidades; Em geral, assegurar o desenvolvimento de uma poltica nacional global, de um quadro legal e regulamentar que apoie a descentralizao e um governo local eficaz e democrtico.

2.4.2 Papel do Ministrio das Finanas (MF) Um nmero de novos papis e responsabilidades ter de ser assumido pelo MF incluindo (entre outros) a dotao de subsdios s municipalidades, fazendo ajustes aos sistemas de planeamento, oramentao e contabilstico para apoiar os novos sistemas e procedimentos e monitorizando a gesto financeira municipal. Estas funes novas ou adaptadas do MF sero fixadas por lei depois de uma consulta estreita com as partes interessadas. 2.4.3. reas Especiais De acordo com o disposto na Constituio, sero aplicadas medidas especiais para o governo local e para o desenvolvimento socioeconmico em Oecusse e para o desenvolvimento econmico e social em Atauro. Para tanto e tambm para

estabelecer medidas adequadas e especficas para a governao local assim ser disposto em lei. 2.5 A RELAO ENTRE AS MUNICIPALIDADES E OS SUCOS As municipalidades devem estabelecer uma ligao estreita com as autoridades do Suco. A Administrao Municipal dever agir em coordenao com as autoridades do Suco nos aspectos administrativos, alm de alocar e supervisionar a execuo dos fundos disponveis aos Sucos. A Assembleia Municipal deve garantir a coordenao com as autoridades do Suco no planeamento e execuo dos oramentos municipais. A Assembleia tambm deve assegurar que as autoridades do Suco sejam previamente consultadas antes de tomarem decises com implicaes directas para os Sucos. Para facilitar esta coordenao e o envolvimento das autoridades do Suco, Comisses Permanentes de rea especial (Sub-distritos), com a participao de representantes do Suco, podero ser estabelecidas como parte das estruturas de comisso subordinadas Assembleia.

2.6 FINANCIANDO AS MUNICIPALIDADES: PRINCPIOS E QUESTES


As medidas de financiamento para as Municipalidades e a diviso das atribuies das receitas pelos estratos do governo correspondero nova diviso das funes entre o governo central e as municipalidades. As novas funes com implicaes financeiras para os oramentos municipais sero financiadas por subsdios e/ou novas atribuies de receitas (tais como impostos, taxas e cobranas feitas aos utentes, etc.) de forma justa, transparente e equitativa. Porm, evidente que, a curto e mdio prazos, as Municipalidades dependero em larga medida das transferncias fiscais do governo central. O MAEOT, em estreita colaborao com o MF, conduzir o processo de reflexo sobre atribuies de receitas adequadas e medidas de colecta de receitas para as Municipalidades, bem como o desenvolvimento de um quadro apropriado para as transferncias fiscais intergovernamentais. Adicionalmente, sero desenvolvidos de forma ajustada procedimentos slidos de gesto das finanas pblicas (p. ex.: contabilidade, elaborao de relatrios, auditorias) para o governo local. Estes estaro previstos na Lei orgnica sobre o Governo Local, mas estaro pormenorizados em outros instrumentos legais.

2.7.

QUESTES DE CUSTEAMENTO

As implicaes de custos de capital directo e de custos recorrentes ao estabelecer as Municipalidades e as Assembleias e as Administraes das Cmaras Municipais (construo de edifcios, operaes e manuteno, salrios, subsdios, custos de viagem, etc.) sero estimados em consulta com as partes interessadas relevantes. Estas estimativas sero submetidas ao CM para avaliao e aprovao, antes de serem integradas em quaisquer submisses oramentais feitas Parlamento Nacional.

3. O QUADRO ESTRATGICO DE DESCENTRALIZAO


O Quadro Estratgico para a Descentralizao (QED), anexo presente poltica, tem como objectivo orientar o Governo e as outras partes interessadas importantes dos detalhes e obrigaes decorrentes da sequncia complexa de actividades necessrias

preparao da legislao e implementao da poltica aprovada pelo CoM para descentralizao e governo local.

4. O CAMINHO NOSSA FRENTE


Uma vez discutida e aprovada pelo CoM esta Proposta de Poltica e Quadro Estratgico para a Descentralizao, o MAEOT ser mandatado para fixar medidas necessrias para conduzir, gerir e implementar o calendrio da poltica. Tal incluir: Designar tcnicos oficiais importantes para supervisionarem e gerirem a formulao e implementao da poltica; Rever o existente Plano de Aco da Descentralizao, que apresentar as actividades que sero necessrias levar a cabo (bem como os marcos milirios para a execuo dessas actividades) para formular um quadro de poltica abrangente e detalhado para o governo local que seja consistente com as linhas de orientao poltica; Realizar consultas e trabalhos de anlise (como especificado no Plano de Aco) destinados a clarificar uma srie de questes (p. ex.: a definio territorial das Municipalidades, processos eleitorais, funcionrios, atribuies de funes, etc.) e a definir as melhores medidas institucionais. Tal resultar num nmero de propostas, que sero integradas em instrumentos legais adequados; Em coordenao com os principais provedores de servios dos ministrios, estabelecer os Grupos Tcnicos de Trabalho Ministerial para aconselhar nos assuntos de descentralizao de actividades funcionais, recomendar formas de descentralizao de vrias funes, assuntos de pessoal, implicaes oramentais, agenda para descentralizao de funes de cada ministrio, alm de outros aspectos relevantes da reforma. O trabalho dos GTTM deve ser coordenado pelo MAEOT. Os seguintes Ministrios devem estabelecer GTTM : - Ministrio da Administrao Estatal e Ordenamento do Territrio; - Ministrio das Finanas; - Ministrio da Justia; - Ministrio da Sade; - Ministrio da Educao; - Ministrio da Economia e Desenvolvimento; - Ministrio da Solidariedade Social; - Ministrio das Infra-estruturas; - Ministrio do Turismo, Comrcio e Indstria; - Ministrio da Agricultura e Pescas. Submeter propostas legislativas ao CM para endosso, antes de os inserir formalmente como instrumentos legais apropriados (p. ex.: uma proposta de lei orgnica sobre Diviso Administrativa e Territorial e uma uma proposta de lei orgnica sobre o Governo Local, alm de outros instrumentos legais consistentes e em conformidade com a Lei orgnica sobre o Governo Local) para submisso ao Parlamento Nacional; De acordo com a poltica, definir o faseamento, ao longo do qual as Municipalidades sero estabelecidas;

Atribuir e/ou aceder a quaisquer recursos oramentais especiais necessrios para cobrir os custos relativos formulao de polticas e ao processo de implementao.

REPBLICA DEMOCRTICA DE TIMOR-LESTE

TIMOR-LESTE QUADRO ESTRATGICO DE DESCENTRALIZAO


O que precisa de ser feito e como l chegar?

PARTE 1

Preparado pelo Ministrio da Administrao Estatal e Ordenamento do Territrio Maro de 2008

NDICE DE CONTEDOS: REPBLICA DEMOCRTICA DE TIMOR-LESTE.................................................................... 1 RESUMO PARA ENQUADRAMENTO ........................................................................................ 3 OBJECTIVOS E PRINCPIOS ORIENTADORES DA POLTICA: .......................................... 4 O QUE PRECISA DE SER FEITO?.............................................................................................. 6 1. QUADRO LEGAL/HIERARQUIA ......................................................................................... 6 1.1
1.1.1

A LEI SOBRE A DIVISO ADMINISTRATIVA E TERRITORIAL ......................... 6


Legislao/regulamentos subsidirios............................................................................ 7

1.2
1.2.1

A LEI DE GOVERNO LOCAL ...................................................................................... 7


Legislao/regulamentos subsidirios............................................................................ 8

1.3

HARMONIZAO DA ACTUAL LEGISLAO: ..................................................... 8

COMO L CHEGAR? ..................................................................................................................... 9 2. O PAPEL DO MINISTRIO DA ADMINISTRAO ESTATAL E ORD. DO

TERRITRIO (MAEOT) .................................................................................................................. 9 3. IMPORTANTES PARTES INTERESSADAS NO QED E ESTRATGIA DE

CONSULTA..................................................................................................................................... 10 3.1 LEI SOBRE A DIVISO ADMINISTRATIVA E TERRITORIAL ........................... 10


Passo 1: Preparao das propostas legislativas de diviso administrativa e territorial 10 Passo 2: Consulta a nvel nacional ............................................................................................... 10 Passo 3: Formulao legal da proposta Lei sobre as Demarcaes Territoriais ............. 11 Passo 4: Submisso ao Parlamento Nacional para aprovao ............................................. 11 Passo 5: Submisso ao Presidente para promulgao ........................................................... 11

3.2

LEI DE GOVERNO LOCAL ....................................................................................... 11

3.2.1 ESTABELECIMENTO DE GRUPOS DE TRABALHO TCNICO MINISTERIAL ...... 11 3.2.2 ESTABELECIMENTO DE UM GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MF .............. 12 3.2.3 ESTABELECIMENTO DE UM GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MAEOT...... 14 3.2.4 POLTICA FINAL DE DESCENTRALIZAO E PROPOSTAS LEGISLATIVAS..... 14 Passo 1: Iniciar a formulao de uma proposta de lei de GL................................................. 14 Passo 2: Propostas legislativas homologadas pelo CM ......................................................... 15 Passo 3: Consulta Nacional ............................................................................................................ 15 Passo 4: Formulao legal da Lei de Governo Local ............................................................... 15 Passo 5: Submisso ao Parlamento Nacional para aprovao ............................................. 15 Passo 6: Submisso ao Presidente para promulgao ........................................................... 15 Passo 7: Iniciar o custeamento da reforma ................................................................................ 15

4.

GRUPO PARCEIRO DE DESENVOLVIMENTO REFORMA DE GOVERNO

LOCAL ............................................................................................................................................. 16 Anexo 1: Prazos da Parte 1 do QED ................................................................................... 16 Annex 1: DSF part 1 Timeline ............................................................................................... 17 Anexo 2: GRUPOS DE TRABALHO TCNICO MINISTERIAL ....................................... 18 Anexo 3:GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MF........................................................ 20 Anexo 4: GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MAEOT .............................................. 22

RESUMO PARA ENQUADRAMENTO O Governo tem trabalhado desde 2003 num quadro para a descentralizao e para o governo local em Timor-Leste baseado nas disposies bem definidas para tal na Constituio. A viso global do Governo no que respeita descentralizao estabelecer um governo local forte, democrtico e eficiente com suficientes recursos humanos e financeiros para viabilizar as instituies de governao local e contribuir para a realizao dos objectivos de desenvolvimento do Governo de Timor-Leste. Foi criado em 2003 um Grupo de Trabalho Tcnico Interministerial que tem vindo a trabalhar na anlise e desenvolvimento de opes para uma reforma futura. O primeiro relatrio do Grupo de Trabalho o Estudo das Opes de Governo Local apresentou diversas opes possveis de sistema de governo local em Timor-Leste e as suas respectivas vantagens e desvantagens. Baseado nisto, o Governo decidiu estabelecer um nico estrato municipal entre o actual nvel de Subdistrito e Distrito. Este estrato ir substituir gradualmente estes dois nveis de administrao. Tem decorrido uma investigao adicional das novas estruturas, representao e funes administrativas do governo local desde 2004. Este trabalho preparatrio tem fornecido ao Governo um importante contributo no seu processo de tomada de decises sobre uma poltica de descentralizao e sobre a estrutura do governo local. Os novos rgos Municipais a serem introduzidos constituiro uma Legislatura e um Executivo e tero funes claramente definidas e recursos humanos e financeiros. Como estratgia paralela, o Governo comeou, em 2004, a pilotar uma srie de procedimentos e disposies institucionais, fazendo uma simulao em tempo real de governo local tal foi realizado ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Local (PDL). Os objectivos consistiam em fornecer ao Governo lies prticas e matria para a formulao de uma poltica. At agora, foram criadas 25 Assembleias Locais em quatro distritos-piloto: Bobonaro, Lautem, Manatuto e Aileu. As assembleias consistem em cerca de 500 membros, incluindo tanto os funcionrios do governo como os membros dos Conselhos de Suco. Foi providenciado um processo de desenvolvimento de capacidades a todos os membros nas diversas reas para assegurar que podem assumir as suas novas funes e responsabilidades. Foi criado um Fundo de Desenvolvimento Local para cada assembleia e o resultado indica que h capacidade, a nvel local, para tomar boas decises com base na identificao das necessidades locais e de acordo com o Plano de Desenvolvimento Nacional. Embora as quantias fornecidas pelo projecto-piloto do PDL sejam modestas, so, no entanto, substanciais se comparadas com os fundos que so descentralizados por canais governamentais normais. Deram visivelmente capacidade s comunidades locais de participarem nos processos de tomada de decises do governo, de terem as suas prprias iniciativas e de assumirem a responsabilidade sobre o desenvolvimento nas suas reas. As lies positivas aprendidas tambm tm sido importantes para o Governo ter tomado a sua recente deciso sobre a poltica de descentralizao e de governo local em Timor-Leste. O Governo anterior aprovou uma poltica de descentralizao e governo local em Outubro de 2006, com a inteno de estabelecer um novo nvel de governo municipal entre os actuais sub-distritos e distritos. O nmero estabelecido de novas municipalidades devia situar-se entre 30 e 35 novas unidades. Isto determinaria uma profunda reorganizao da diviso territorial de Timor-Leste, com consequncias substanciais para todo o territrio.

O Secretariado para a Descentralizao, baseado no Ministrio da Administrao Estatal (MAE), estava encarregado de um processo de consulta nacional que garantisse toda a populao opinar sobre as novas unidades administrativas e territoriais propostas. O processo de consulta foi executado entre Janeiro e Maio de 2007. Um total de 78 reunies aconteceram ao nvel dos sub-distritos e distritos e mais de 6000 pessoas da administrao local, pessoal sectorial, membros de Conselho de Suco e outros interessados foram consultados. As consultas concluram que apesar de existir genuno apoio ao processo de descentralizao e s novas unidades na maior parte das reas, os assuntos envolvendo a localizao dos novos centros administrativos e o nome das novas municipalidades eram altamente controversos e sua definio poderia causar conflitos ao nvel local. No entanto, antes de qualquer deciso final ser tomada, ocorreram as eleies legislativas e mudana de Governo. O novo Governo agora considera adoptar mudanas nas Linhas de Orientao Polticas para a Descentralizao e Governo Local. Este Quadro Estratgico para a Descentralizao (QED) pretende orientar o Governo e as outras partes interessadas importantes por meio de uma sequncia complexa de actividades para continuar a desenvolver a poltica e o quadro legal. O Governo pretende submeter as propostas de lei de governo local ao Parlamento Nacional para discusso e aprovao em Setembro de 2008 com a perspectiva de incio do processo de reforma para 2009.1

OBJECTIVOS E PRINCPIOS ORIENTADORES DA POLTICA: O documento de poltica de Descentralizao e Governo Local presentemente submetido considerao do CoM apresenta os objectivos e os princpios orientadores para a reforma. O Quadro Estratgico para a Descentralizao (QED) baseia-se e deve ser aplicado em conjunto com o documento de Linhas de Orientao polticas para a Descentralizao e Governo Local. Os objectivos globais principais da reforma so: Promover as instituies de um estado forte, legtimo e estvel em todo o territrio de Timor-Leste; Promover oportunidades para a participao local democrtica de todos os cidados; Promover uma oferta de servios mais efectiva, eficiente e equitativa para o desenvolvimento social e econmico do pas. A introduo de uma nova estratificao de governo municipal um meio para atingir estes objectivos. As actuais jurisdies administrativas dos nveis subdistritais e distritais sero fundidas para formarem novas unidades administrativas consolidadas e eficientes com assembleias de representantes ao nvel distrital, que podem prestar servios adequados aos cidados e tm suficiente capacidade para desempenhar as suas funes. Elementos importantes para a reforma sero a criao de sistemas de

O prazo do QED poder ser encontrado no Anexo 1 deste documento.

representao democrticos e procedimentos ao nvel municipal, reformulao da administrao e medidas fortes para assegurar uma slida gesto financeira. Os seguintes princpios bsicos orientadores da reforma sero aplicados no desenvolvimento do sistema de governao local e no estabelecimento das municipalidades: Consistncia com o disposto na Constituio; Representao Democrtica e eleio directa para as assembleias municipais com interesses locais representados ao nvel municipal; Responsabilizao e transparncia: Abertura na tomada de decises e na gesto e responsabilizao perante os eleitorados locais; Participao dos cidados e envolvimento activo na tomada de decises, oferta de servios e monitorizao; Eficincia e efectividade: O nmero e a dimenso das municipalidades e a sua capacidade sero coerentes com as responsabilidades sobre as tarefas e oferta de servios que lhes foram atribudas e que permitam a captura de suficientes economias de escala; Foco sobre o melhoramento da oferta de servios locais como meio de atenuar a pobreza; Papis e responsabilidades definidos de cada estrato de governo e de cada parte interessada no processo de reforma para evitar uma sobreposio, ambiguidade e uma responsabilizao insuficiente; As funes sero ajustadas de forma proporcional s receitas no novo nvel municipal e sero cruzadas entre sectores; Desenvolvimento equilibrado no pas: o quadro fiscal ir assegurar que as municipalidades podem fornecer os servios de uma forma equitativa; Implementar de forma faseada todas as reformas e de modo sincronizado: a implementao faseada das reformas ser um princpio orientador. Crescer com base nas lies retiradas da experincia: potenciando as lies do Programa de Desenvolvimento Local, que foi explicitamente concebido e implementado com o objectivo de servir de guia para o desenvolvimento da poltica.

O QUE PRECISA DE SER FEITO? Com a aprovao das Linhas de Orientao Poltica para a Descentralizao e Governo Local, o Governo poder imediatamente passar para a segunda fase do processo de descentralizao, ou seja, proceder a consultas e redaco das propostas de lei. Para facilitar este processo, o MAEOT preparou um Quadro Estratgico para a Descentralizao (QED) para assegurar que todas as partes interessadas neste processo tm uma viso clara de O que precisa de ser feito e de Como l chegar. A Parte 1 do primeiro QED foi preparada para orientar o Governo ao longo dos vrios passos com vista consulta e redaco da proposta de lei de GL. A Parte 2 do QED ser preparada em meados de 2008 e lidar com aspectos importantes relativos estratgia de implementao da reforma, quadro de desenvolvimento de capacidades e actividades relacionadas. Contudo, o planeamento detalhado para estas componentes apenas ser definido quando se tiver chegado a acordo sobre as diversas questes de base, tais como a dimenso das unidades municipais, as funes e responsabilidades das municipalidades, pessoal e assuntos similares. A primeira parte deste documento apresentar, portanto, a proposta de quadro legal/hierarquia, ou seja, O que precisa de ser feito, enquanto a segunda parte apresentar uma estratgia para Como l chegar.

1.

QUADRO LEGAL/HIERARQUIA

Sugerem-se duas leis principais para constiturem o principal quadro legal para o estabelecimento das Municipalidades em Timor-Leste. 1) A Lei sobre a Diviso Administrativa e Territorial; 2) A Lei sobre o Governo Local. De acordo com a Constituio, estes dois instrumentos legais principais precisaro de ser aprovados pelo Parlamento Nacional. Contedo provvel das Leis e Decretos/Regulamentos: 1.1 A LEI SOBRE A DIVISO ADMINISTRATIVA E TERRITORIAL Critrios e princpios fundamentais para a demarcao das Unidades de GL Rendimento Populao (Nvel mn./mx. de populao por municipalidade recomendado) rea territorial Como estabelecer e aprovar novas municipalidades; Como podem mudar os nomes e quem aprova os nomes das Municipalidades Centros de Governos Locais Definies de Cidades Lista das Municipalidades Casos especiais Oecusse

1.1.1

Atauro Provises para futuros ajustes Outros a serem definidos Legislao/regulamentos subsidirios A serem definidos

1.2

A LEI DE GOVERNO LOCAL Objectivo do governo local Estrutura e definio de governo local estrato nico = municipalidade classificao das municipalidades (urbana/rural) procedimentos para o estabelecimento de municipalidades disposies intermunicipais Outros a serem definidos Disposies da legislatura assembleias: nmeros de membros do conselho eleio directa ou indirecta de membros do conselho presidente da Cmara (ou vice-presidente) porta-voz da Assembleia Municipal eleio indirecta do presidente de municpio (e proviso temporria para a primeira fase) Comisses permanentes processos de tomada de decises e procedimentos remunerao (princpio, no quantia) Outros a serem definidos Disposies executivas e unidades administrativas Director Geral/Secretario Executivo da Cmara Municipal (nomeao, responsabilidades, responsabilizao) Funcionrios municipais Outros a serem definidos Funes do governo local definir as funes obrigatrias principais definir as funes voluntrias estatutos Outros a serem definidos Finanas do Governo Local Princpios gerais e provises (o financiamento vem na sequncia das funes, etc.) Estruturas administrativas nas finanas do GL Poderes e princpios para a oramentao do GL Receitas do GL: - Receitas de fontes prprias listagem geral de vrios tipos de fontes de receitas locais - Subsdios princpios e tipos de subsdios - Regras dos emprstimos (no permitidas)

Gesto financeira (resumo, dado que os detalhes integraro os regulamentos planeamento, oramentao, execuo oramental, controlo e auditorias) Papel do governo central Responsabilidades e superviso do MAEOT Regies e Secretarias de Estado Ministrios Correspondentes Comisso de Governo Local [FUNO; uma comisso permanente com a funo de rever as disposies do GL, questes fiscais e de sugerir alteraes, sempre que necessrio, no quadro legal composio da CGL: Representantes do MAEOT, MF e das Municipalidades. Casos especiais Oecusse Atauro Proviso para o reconhecimento legal da Associao de Municipalidades [recomendao de uma associao para todo o pas] Proviso para futuros ajustes [clusula possvel de que a reviso poder ser realizada no prazo de 3-5 anos]

1.2.1

Legislao/regulamentos subsidirios Taxas de remunerao dos presidentes de cmara e membros da assembleia Servio Civil/Aces disciplinares/recrutamento Legislao eleitoral Procedimentos administrativos Funcionamento e procedimentos para trabalhar nas assembleias (disposies permanentes da AL) Regulamentos e directrizes de planeamento e oramentao Regulamentos de gesto financeira (contabilidade, controlo oramental, auditoria interna, etc.) Regulamentos sobre as receitas de fontes prprias do GL (talvez vrias para vrios tipos de impostos) Regulamentos sobre transferncias fiscais intergovernamentais Regulamentos sobre o aprovisionamento Auditoria (Nmeros 2 e 6 podem ser unidos) [Outros a serem definidos]

1.3

HARMONIZAO DA ACTUAL LEGISLAO: Reviso da actual legislao e ajuste de acordo com o quadro legislativo do novo GL.

COMO L CHEGAR? O objectivo do Governo comear a reforma de Governo Local em 2009. Isto significa que todas as leis e regulamentos tero de ser redigidos e aprovados antes de finais de 2008. Tem-se conscincia de que um perodo de tempo muito curto para concluir todas as componentes da reforma, porm, tambm visto como prioridade para comear o processo de descentralizao. , portanto, importante que todas as partes concordem com as actividades calendarizadas e responsabilidades delegadas apresentadas neste QED. Embora se reconhea que o MAEOT ter um papel de liderana na implementao do QED, o sucesso depender grandemente de todas as partes interessadas e os atrasos sero o resultado se falharmos na prossecuo do que est calendarizado. Para garantir clareza nas tarefas a realizar, este QED recomenda o estabelecimento de Grupos de Trabalho Tcnico, tendo todos um mandato e responsabilidades bem definidos conforme determinado pela poltica a ser aprovada.

2. O PAPEL DO MINISTRIO DA ADMINISTRAO ESTATAL E ORD. DO TERRITRIO (MAEOT) Para assegurar que h inteira coordenao das actividades e que o QED est a ser seguido e implementado, a poltica estabelece que o MAEOT mandatado na liderana e coordenao do processo de reforma. Esta liderana ser exercida pelo Ministro, atravs dos directores nacionais, assessores tcnicos de GL e demais funcionrios, conforme decidido pelo Ministrio. Os directores nacionais envolvidos reportaro ao Conselho Consultivo, presidido pelo Ministro.. O mandato do MAEOT definido nos Termos de Referncia (TdR) do Secretariado no anexo 2. Responsabilidades principais: Supervisionar e coordenar todas as consultas e redaces do quadro legal do GL (incluindo todas as propostas de leis e legislao subsidiria) de acordo com o prazo estabelecido no QED; Supervisionar e coordenar a Assistncia Tcnica em apoio implementao do QED; Planear e executar audincias/consultas nacionais e comunitrias sobre os diversos aspectos das leis durante o processo de redaco; Coordenar e relacionar com vrios Grupos de Trabalho Tcnico Ministerial; Liderar a consulta e redaco de novos limites territoriais; Rever e definir o novo papel do Ministrio da Administrao Estatal e Ordenamento Territorial, funcionrios/oramento de acordo com a nova diviso da responsabilidade ao nvel das funes; Preparar e estabelecer um Programa de Desenvolvimento de Capacidades para o pessoal ao nvel Municipal; Gerir as actividades-piloto (Ex-PDL) e assegurar que as lies aprendidas atravs das actividades-piloto informam na formulao e implementao da descentralizao e da poltica de governo local; Planear, supervisionar e apoiar na implementao da reforma de GL [a ser definido no QED 2].

3. IMPORTANTES CONSULTA

PARTES

INTERESSADAS

NO

QED

ESTRATGIA

DE

Embora o QED desempenhe o papel de liderana para assegurar que os princpios na Poltica de Descentralizao e de Governo Local aprovada se convertam em propostas de leis e regulamentos, no inteno do Ministrio faz-lo sem envolver as outras partes interessadas importantes e consultas tanto ao nvel nacional como subnacional. Tendo em conta que h dois resultados produzidos pelo QED, a estratgia do QED construir em torno destes trs/dois resultados, sendo as recomendaes sobre as actividades apresentadas mais abaixo.

3.1 LEI SOBRE A DIVISO ADMINISTRATIVA E TERRITORIAL O n. 4 do art. 71. da Constituio estipula que A organizao poltico-administrativa do territrio da Repblica Democrtica de Timor-Leste definida por lei. Isto ainda est por definir e , portanto, visto como uma condio prvia para o estabelecimento de Municipalidades. A Poltica de Descentralizao e de Governo Local estipula que haver um nico estrato de governo local municipal, que ser correspondente ao actual nvel distrital. A demarcao territorial das novas Municipalidades ser definida com base nos seguintes critrios: Uso dos actuais distritos como principal ponto de partida para a criao de novas municipalidades. Assegurar o mais possvel dentro de cada unidade Municipal: Preservao da homogeneidade etnolingustica e identidade cultural local; Um equilbrio do potencial e recursos para o desenvolvimento; Um centro administrativo, permitindo um acesso razovel Assembleia Municipal e servios municipais;; Uma populao com um nvel mnimo, para permitir um nvel mnimo de eficincia na administrao e oferta de servios;

J foi realizado um trabalho considervel nesta rea pelo Grupo de Trabalho Tcnico Interministerial durante os preparativos do documento de Poltica e pelo Governo anterior. Toda a informao disponvel ser usada para estabelecer os novos princpios para a diviso administrativa e territorial em Timor-Leste, para alm de: Passo 1: Preparao das propostas legislativas de diviso administrativa e territorial Com base nas informaes existentes e nas praticas internacionalmente aceites, preparar uma proposta legislativa poltica detalhada) sobre diviso administrativa e territorial; Submeter ao CoM para discusso e aprovao dos princpios fundamentais em Agosto de 2008. Passo 2: Consulta a nvel nacional Reunies em todos dos Distritos;

10

Identificao de reas problemticas e possveis segundas visitas a estas reas; Audincia nacional do relatrio preliminar [a ser decidido se dermos abertura a uma audincia nacional de 2 semanas aqui ou no Passo 4 sobre a prpria lei apenas ou ambos]; Preparativos para o relatrio preliminar.

Passo 3: Formulao legal da proposta de Lei sobre as Demarcaes Territoriais Formulao legal da nova Lei sobre a Demarcao Territorial baseada no quadro homologado do Mapa Territorial e princpios-chave, tal como indicado no relatrio das consultas; Submisso ao CM para discusso e aprovao em Agosto de 2008 Passo 4: Submisso ao Parlamento Nacional para aprovao Submisso ao PN em Setembro de 2008 Passo 5: Submisso ao Presidente para promulgao Recomenda-se que a responsabilidade das consultas nacionais e a preparao de propostas legislativas continue a ser do MAEOT.

3.2

LEI DE GOVERNO LOCAL

Os princpios orientadores da Lei de Governo Local foram parcialmente identificados na Poltica de Descentralizao e de Governo Local aprovada, porm, as definies em detalhe ainda esto por definir. Embora a formulao de alguns artigos desta lei possa comear imediatamente, recomenda-se que este processo seja feito em paralelo com a formulao da Lei sobre a Diviso Administrativa e Territorial, dado que a dimenso e as funes esto muito interligadas. Todavia, h certos artigos desta lei que se presume que precisem de uma consulta de ordem mais tcnica e de uma reviso do que outros. Em particular, isto refere-se s questes relacionadas com as funes ou, por outras palavras, com a reviso e identificao das tarefas ligadas oferta de servios a serem transferidas s novas municipalidades. Com base nesta avaliao das necessidades de trabalho, recomenda-se que sejam iniciadas duas actividades principais, tendo em conta que os resultados destas actividades constituiro uma lei.

3.2.1

ESTABELECIMENTO DE GRUPOS DE TRABALHO TCNICO MINISTERIAL

Para assegurar a qualidade tcnica e a identificao do processo a Poltica de Descentralizao e Governo Local recomenda que os Grupos de Trabalho Tcnico sejam estabelecidos para desempenharem um papel de liderana na reviso e fazerem recomendaes em relao transferncia das tarefas, necessidades de recursos humanos e de recolocao, custeamento, faseamento, etc. Os Grupos de Trabalho Tcnico Ministerial sero grupos transitrios com um prazo e um mandato bem definidos. Cada Ministrio pode nomear um membro snior como ponto focal, que ir liderar o trabalho do seu GTT interno Ministerial e estabelecer os vnculos com a unidade

11

responsvel do MAEOT. da responsabilidade de cada Ministrio nomear membros do seu GTT interno Ministerial. O mandato dos GTT definido nos Termos de Referncia do GTT no anexo 3. Responsabilidades: Preparar os relatrios do Grupo de Trabalho Tcnico Ministerial, tal como estabelecido no QED que incluir: [Contedo provvel]: Reviso da organizao existente de funes e oferta de servios, que so desempenhados aos nveis locais, Reviso e identificao de tarefas a serem transferidas para novas unidades municipais; Necessidades de pessoal, estrutura e emprego de acordo com a transferncia de tarefas; Reviso dos oramentos existentes disponveis para as funes; Custeamento e oramentos da oferta local de funes e responsabilidades devolvidas; Faseamento da transferncia de tarefas s novas municipalidades (primeiro conjunto de municipalidades); Faseamento da transferncia de tarefas s novas municipalidades (segundo e terceiro conjunto de municipalidades); Viso de longo prazo relativa futura transferncia de tarefas [segunda fase da transferncia de tarefas] Definir o novo papel de cada Ministrio Central, funcionrios/oramento de acordo com a nova diviso das competncias funcionais; Definir o papel da Regio [apenas se estiverem a usar j o nvel regional ou tiverem planos de o fazer]; Identificar e definir as necessidades de desenvolvimento de capacidades dos funcionrios do Ministrio; Directrizes de devoluo do sector, que podem incluir questes padronizadas a ser tratadas: Procedimentos para a transferncia de tarefas e funcionrios, questes de financiamento, questes legais, etc. Planear, supervisionar e apoiar na implementao da reforma de GL [a ser definido na Parte 2 do QED]. Identificar leis e regulamentos dentro de cada Ministrio que precisem de ser emendadas, alteradas ou formuladas em termos de harmonizao do quadro legal;

Criada a equipa assessora do GTT Ministerial, se disponvel [ou seja, assessores j existentes em cada Ministrio] AT externo identificado para apoio tcnico de curto prazo, se necessrio Relatrio do GTT Ministerial concludo em Junho de 2008.

3.2.2

ESTABELECIMENTO DE UM GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MF

As medidas de financiamento para as Municipalidades e departamento de receitas em todos os estratos do governo correspondero nova diviso de funes entre o governo central e as municipalidades. As novas funes com implicaes financeiras para os oramentos municipais sero financiadas ou por subsdios e/ou por novas atribuies de receitas (tais como impostos, taxas de utente e cobranas, etc.) de forma justa, equitativa

12

e transparente. Porm, evidente que a mdio e curto prazo, as Municipalidades dependero largamente das transferncias fiscais provenientes do governo central. No que respeita s questes relacionadas com as competncias funcionais, recomendase que o MF assuma o papel de liderana em coordenao com o Secretariado para a Descentralizao na definio dos princpios bsicos e fornea recomendaes tcnicas relativamente ao artigo sobre as finanas do Governo Local da Lei de Governo Local e legislao financeira subsidiria, dado que o MF estar em melhor posio de o fazer. Recomenda-se, portanto, que se crie um Grupo de Trabalho Tcnico especial para o MF. O GTT do MF consistir em grupos transitrios com prazo e mandato bem definidos. O Ministrio pode nomear um ponto focal, que ir liderar o trabalho do seu GTT Ministerial interno e estabelecer os vnculos com o MAEOT. da responsabilidade de cada Ministrio nomear membros do seu GTT interno Ministerial e deviam incluir tanto funcionrios nacionais como locais. O mandato dos GTT definido nos Termos de Referncia do GTT no anexo 4. Responsabilidades: Preparar os relatrios do Grupo de Trabalho Tcnico Ministerial, tal como estabelecido no QED que incluir: [Contedo provvel]: Recomendaes para todo o quadro fiscal; Quadro para o estabelecimento de uma tesouraria Municipal (quadro institucional, funcionrios (incluindo reemprego) e custeamento); Reviso dos procedimentos de planeamento; Procedimentos de gesto financeira; Reviso dos sistemas de contabilidade e vnculos entre os quadros de contabilidade municipal e central; Reviso e recomendaes para alteraes estrutura e regulamentos do oramento nacional; Recomendaes para um novo sistema de subsdios; Recomendaes para receitas prprias do GL (curto, mdio e longo prazo); Reviso dos modelos de monitoramento e avaliao e respectivos relatrios Reviso dos requisitos de auditoria, sistemas e procedimentos para as futuras municipalidades; Definir o novo papel do MF em relao Tesouraria Municipal; Identificar e definir as necessidades de desenvolvimento de capacidades do Ministrio e funcionrios das finanas; Directrizes de devoluo do sector, que podem incluir questes padronizadas a ser tratadas: Procedimentos para a transferncia de tarefas e funcionrios, questes de financiamento, questes legais, etc. Planear, supervisionar e apoiar na implementao da reforma de GL [a ser definido no QED 2]. Identificar leis e regulamentos que precisem de ser emendadas, alteradas ou formuladas em termos de harmonizao do quadro legal; Criada a equipa assessora do GTT Ministerial, se disponvel [ou seja, assessores j existentes em cada Ministrio] Assessoria Tcnica externa identificada para apoio tcnico de curto prazo, se necessrio. Relatrio do GTT Ministerial concludo em Junho de 2008.

13

3.2.3

ESTABELECIMENTO DE UM GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MAEOT

Para alm dos diversos assuntos relacionados com as obrigaes funcionais e arranjos fiscais, h tambm necessidade de estabelecer os princpios fundamentais para eleies locais, funo pblica, mudanas estrutura e papel do MAEOT, etc. Portanto recomenda-se que o MAEOT estabelea um Grupo de Trabalho Tcnico para apontar possveis solues para estas questes importantes. O mandato dos GTT definido nos Termos de Referncia do GTT no anexo 5. Responsabilidades: Preparar os relatrios do Grupo de Trabalho Tcnico Ministerial, tal como estabelecido no QED que incluir: [Contedo provvel]: Disposies para a representao nas municipalidades, incluindo as Assembleias Municipais membros, eleies e composio, Chefe Executivo Municipal (disposies transitrias), Presidente da Cmara e Porta-Voz eleies, responsabilidades e poderes; Gesto de pessoal incluindo funcionrios municipais status, remunerao, recrutamento e gesto; destacamento de pessoal dos ministrios para as municipalidades status, nomeao, gesto e responsabilizaes; Gesto financeira, incluindo o papel do ministrio em relao gesto das finanas municipais e coordenao com o MF e outros ministrios no que toca gesto das finanas municipais; Papel, funes e estrutura do MAEOT, incluindo propostas racionais para reforma do Ministrio, relaes entre o Ministrio e as municipalidades, monitoramento e apoio ministerial para as municipalidades, reestruturao ministerial e pessoal necessrio; Capacitao necessria a nvel municipal e ministerial.

Criada a equipa assessora do GTT Ministerial, se disponvel [ou seja, assessores j existentes em cada Ministrio] Assistncia Tcnica externa identificada para apoio tcnico de curto prazo, se necessrio. Relatrio do GTT Ministerial concludo em Junho de 2008.

3.2.4

POLTICA FINAL DE DESCENTRALIZAO E PROPOSTAS LEGISLATIVAS

As recomendaes fornecidas pelos Grupos de Trabalho Tcnico Ministerial oferecero a base para os artigos relativos s funes das municipalidades e ao papel do governo central e sero inseridas no quadro em detalhe que servir de base para as propostas de lei. Ser da responsabilidade do MAEOT inserir as vrias iniciativas na proposta legislativa para o documento legal do GL. Passo 1: Iniciar a formulao de uma proposta de lei de GL Identificar a assistncia tcnica externa Comear a formular uma proposta legislativa [mas ainda no em termos legais nesta fase]: Objectivo do governo local Estrutura e definio de GL

14

Disposies da legislatura assembleias: Disposies executivas Funes do GL: Em coordenao com o GTT Ministerial Princpios e recursos de financiamento em geral: Em coordenao com o GTT do MF Papel do governo central: : Em coordenao com o GTT Ministerial Papel das Regies: Em coordenao com o GTT Ministerial Casos especiais: Oecusse e Atauro Comear a formular as propostas de legislao subsidiria/regulamentos Concludo em Agosto de 2008.

Passo 2: Propostas legislativas homologadas pelo CM Propostas legislativas apresentando todos os artigos e princpios da Lei de GL em detalhe; Submisso ao CM para discusso e homologao em Agosto de 2008. Proposta legislativa preliminar submetida para audincia nacional [audincia nacional com um perodo de 2-3 semanas]; CM deve analisar o resultado da audincia nacional e inserir quaisquer alteraes, se necessrio. Passo 3: Consulta Nacional Consultas em todos os distritos emAgosto 2008 Audincia nacional solicitando opinio escrita sobre a legislao proposta Agosto 2008; Preparao de relatrio Passo 4: Formulao legal da Lei de Governo Local Formulao legal da nova Lei de Governo Local baseada na proposta legislativa homologada; Submisso ao CM para discusso e aprovao preliminar da Lei provisria de GL em Setembro de 2008. Passo 5: Submisso ao Parlamento Nacional para aprovao Submisso ao PN em Setembro/Outubro de 2008 Passo 6: Submisso ao Presidente para promulgao Passo 7: Iniciar o custeamento da reforma Identificar os actuais custos da oferta de servios pelo novo nvel municipal; Custeamento da oferta dos mesmos e/ou novos (dependendo das tarefas devolvidas) ao nvel Municipal (incluindo custos de pessoal); Investimentos necessrios em relao reforma e implicaes operacionais; Custos relativos s necessidades de desenvolvimento de capacidades Reviso das implicaes das amlgamas em certas reas, tais como activos existentes, obrigaes, oramentos, etc. Concludo em Agosto/Setembro de 2008.

15

4. GRUPO PARCEIRO DE DESENVOLVIMENTO REFORMA DE GOVERNO LOCAL Ser criado um Grupo Parceiro de Desenvolvimento para a Reforma de Governo Local para facilitar a efectiva partilha da informao, um frum para discusso e para assegurar que as actividades esto em concordncia e no so contraditrias. Sero desenvolvidos e adoptados Termos de Referncia para este grupo pelo grupo de coordenao. Anexo 1: Prazos da Parte 1 do QED

16

Anexo 1 QED parte 1 Calendrio

Poltica & Legislao


Proposta de poltica preparada e discutida no MSAOT Submisso da nova poltica e DSF ao CM Discusso com o PN sobre a concepo da cooperao Socializao da nova poltica (se aprovada) Reestabelecer GTTM e continuar trabalho GTT Submisso de relatrios do GTTM a DNDLOT Preparaco de proposta legislativa Submisso de propostas legislativas ao CM Consulta sobre propostas legislativas Recomendaes provenientes da consulta submetida ao CM Aprovao final das propostas legislativas pelo CM Propostas de lei do GL Submisso de propostas de lei ao CM Submisso das leis propostas ao PN por parte do CM

Mar

Abril

Maio

Jun

Jul

Aug

Set

17

Anexo 2: GRUPOS DE TRABALHO TCNICO MINISTERIAL TERMOS DE REFERNCIA

Para assegurar a qualidade tcnica e a identificao do processo, cada Ministrio deve criar um Grupo de Trabalho Tcnico Ministerial (GTTM) para desempenhar o papel de liderana na reviso e fazer recomendaes relativas transferncia de tarefas, necessidades de RH e recolocao, custeamento, faseamento, etc. dentro de cada Ministrio. O resultado num impresso do relatrio do GTTM ser inserido no artigo sobre as competncias funcionais da proposta de Lei de Governo Local. O Ministrio pode nomear um membro snior como ponto focal, que ir liderar o trabalho do seu GTTM interno e estabelecer os vnculos com o MAEOT. da responsabilidade de cada Ministrio nomear os membros do seu GTTM, porm, recomenda-se que o Ministrio nomeie um funcionrio snior de todos os departamentos para ser envolvido no processo. O GTTM consistir num grupo transitrio com prazo e mandato bem definidos. O Ministrio tambm dever criar uma equipa de assessoria do GTTM se j existirem assessores tcnicos dentro do Ministrio. O GTTM juntamente com a equipa de assessoria dever identificar se so necessrios os servios de um Assessor Tcnico externo para concluir a tarefa destinada ao Ministrio em relao ao QED. Responsabilidades do GTTM: O GTTM preparar o relatrio do Grupo de Trabalho Tcnico Ministerial, tal como estabelecido no QED, que incluir, mas no se limitar a: [Contedo provvel]: Reviso da organizao existente de funes e oferta de servios, que so desempenhados aos nveis locais, Reviso e identificao de tarefas a serem transferidas para novas unidades municipais; Necessidades de pessoal, estrutura e emprego de acordo com a transferncia de tarefas; Reviso dos oramentos existentes disponveis para as funes; Custeamento e oramentos da oferta local de funes e responsabilidades devolvidas; Faseamento da transferncia de tarefas s novas municipalidades (primeiro conjunto de municipalidades); Faseamento da transferncia de tarefas s novas municipalidades (segundo e terceiro conjunto de municipalidades); Viso de longo prazo relativa futura transferncia de tarefas [segunda fase da transferncia de tarefas] Definir o novo papel de cada Ministrio Central, funcionrios/oramento de acordo com a nova diviso das competncias funcionais; Definir o papel da Regio [apenas se estiverem a usar j o nvel regional ou tiverem planos de o fazer];

18

Identificar e definir as necessidades de desenvolvimento de capacidades dos funcionrios do Ministrio; Directrizes de devoluo do sector, que podem incluir questes padronizadas a ser tratadas: Procedimentos para a transferncia de tarefas e funcionrios, questes de financiamento, questes legais, etc. Planear, supervisionar e apoiar na implementao da reforma de GL [a ser definido na Parte 2 do QED]. Identificar leis e regulamentos dentro de cada Ministrio que precisem de ser emendadas, alteradas ou formuladas em termos de harmonizao do quadro legal; Recomendaes especficas do sector. O Relatrio do GTT Ministerial ser concludo em fim do Junho de 2007 e submetido ao MAEOT para posterior anlise e insero na Lei de Governo Local.

19

Anexo 3:GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MF TERMOS DE REFERNCIA

O GTT do MF ser criado dentro do Ministrio e exercer o papel de liderana em coordenao com o MAEOT na definio dos princpios bsicos e dever fazer recomendaes tcnicas para o artigo sobre as finanas do governo local da proposta de Lei de Governo Local e legislao subsidiria relativa s finanas. O Ministrio pode nomear um membro snior como ponto focal, que ir liderar o trabalho do seu GTT do MF e estabelecer os vnculos com o MAEOT. da responsabilidade do Ministrio nomear os membros do GTT do MF, porm, recomenda-se que o Ministrio nomeie um funcionrio snior de todos os departamentos para ser envolvido no processo. O GTT do MF consistir em grupos transitrios com prazo e mandato bem definidos. O Ministrio tambm dever criar uma equipa de assessoria do GTT Ministerial se j existirem assessores tcnicos dentro do Ministrio. O GTTM juntamente com a equipa de assessoria dever identificar se so necessrios os servios de um Assessor Tcnico externo para concluir a tarefa destinada ao Ministrio em relao ao QED. Responsabilidades do GTT do MF: O GTT do MF preparar o relatrio do Grupo de Trabalho Tcnico Ministerial, tal como estabelecido no QED, que incluir, mas no se limitar a: [Contedo provvel]: Recomendaes para todo o quadro fiscal; Quadro para o estabelecimento de uma tesouraria Municipal (quadro institucional, funcionrios (incluindo reemprego) e custeamento); Reviso dos procedimentos de planeamento; Procedimentos de gesto financeira; Reviso dos sistemas de contabilidade e vnculos entre os quadros de contabilidade municipal e central; Reviso e recomendaes para alteraes estrutura e regulamentos do oramento nacional; Recomendaes para um novo sistema subsidirio; Recomendaes para receitas prprias do GL (curto, mdio e longo prazo); Reviso dos modelos de monitoramento e avaliao e dos relatrios; Reviso dos requisitos de auditoria, sistemas e procedimentos para as futuras municipalidades; Definir o novo papel do MF em relao Tesouraria Municipal; Identificar e definir as necessidades de desenvolvimento de capacidades do Ministrio e funcionrios das finanas; Directrizes de devoluo do sector, que podem incluir questes padronizadas a ser tratadas: Procedimentos para a transferncia de tarefas e funcionrios, questes de financiamento, questes legais, etc.

20

Planear, supervisionar e apoiar na implementao da reforma de GL [a ser definido no QED 2]. Identificar leis e regulamentos que precisem de ser emendadas, alteradas ou formuladas em termos de harmonizao do quadro legal; O Relatrio do GTT Ministerial ser concludo em Junho de 2008 e submetido ao MAEOT para posterior anlise e insero na Lei de Governo Local.

21

Anexo 4: GRUPO DE TRABALHO TCNICO DO MAEOT TERMOS DE REFERNCIA

O GTT do MF ser criado dentro do Ministrio e exercer o papel de liderana ao definir princpios bsicos e propor recomendaes tcnicas, conforme descrito neste TdR. O Ministrio pode nomear um membro snior como ponto focal, que ir liderar o trabalho do seu GTT do MAEOT. da responsabilidade do Ministrio nomear os membros do GTT do MF, porm, recomenda-se que o Ministrio nomeie um funcionrio snior de todos os departamentos para ser envolvido no processo. O GTT do MAEOT consistir em grupos transitrios com prazo e mandato bem definidos. O Ministrio tambm dever criar uma equipa de assessoria do GTT Ministerial se j existirem assessores tcnicos dentro do Ministrio. O GTTM juntamente com a equipa de assessoria dever identificar se so necessrios os servios de um Assessor Tcnico externo para concluir a tarefa destinada ao Ministrio em relao ao QED. Responsabilidades do GTT do MAEOT: O GTT do MAEOT preparar o relatrio do Grupo de Trabalho Tcnico Ministerial, tal como estabelecido no QED, que incluir, mas no se limitar a: [Contedo provvel]: (i) Disposies de representao Fazer recomendaes respeito do nmero e forma de eleio dos conselheiros que sero membros das Assembleias Municipais e, se necessrio, outros membros por inerncia; Considerar e sugerir as modalidades e mtodos de trabalho que se aplicar ao funcionamento das Assembleias Municipais (funes dos membros, frequncia das sesses, qurum, processo de tomada de decises, etc.) Definir as disposies transitrias atravs das quais o Chefe Executivo do Municpio vai ser indicado pelo Governo Central (nomeao, qualificaes , papel, etc.); Definir o perodo durante o qual tais disposies para indicar chefes municipais vo ser aplicadas; Recomendar como o Presidente da Cmara e o porta-voz da Assembleia sero eleitos, a seguir do perodo transitrio durante o qual o Chefe Executivo do Municpio ser indicado; Fazer recomendaes sobre as responsabilidades e poderes dos Presidentes da Cmara. Assuntos de gesto de pessoal Fazer recomendaes sobre o status do pessoal directamente empregado pelas municipalidades e como sero geridos (nveis de salrio, recrutamento, promoes, etc.); Considerar o status e a gesto de qualquer funcionrio pblico que seja requisitado ou destacado para trabalhar para/com as municipalidades; Assuntos de gesto financeira

(ii)

(iii)

22

Fazer recomendaes sobre o papel do Ministrio na gesto financeira municipal (fluxo de recursos, autorizao de transferncias, etc.); Fazer recomendaes sobre como o Ministrio vai coordenar com outros ministrios (MF, outros), em relao gesto financeira municipal.

(iv)

Comisso de Governo Local Considerar a necessidade de instituir uma Comisso de Governo Local a nvel nacional, com um amplo mandato para rever assuntos e disposies de Governo Local (incluindo descentralizao fiscal); Fazer recomendaes sobre as responsabilidades, poderes, funes e membros da Comisso de Governo Local (veja QED). Papel, funes e estrutura do MAEOT Definir como o Ministrio vai relacionar-se, em geral, com as municipalidades; Definir como o Ministrio vai apoiar e monitorar as municipalidades e seu desempenho; Fazer recomendaes sobre quaisquer necessidades de reestruturao do Ministrio decorrentes das funes novas ou modificadas dentro do contexto da descentralizao e municipalidades. Necessidades de capacitao Considerar as necessidades genricas de capacitao das Assembleias Municipais e seu pessoal e fazer recomendaes sobre como atender estas necessidades; Dentro do contexto das funes novas ou modificadas, considerar as necessidades de capacitao do Ministrio (categorias de pessoal, treino, sistemas e procedimentos, investimentos, etc.) Anlise e mitigao do risco Preparar uma anlise dos possveis riscos ligados descentralizao e identificar as medidas cabveis de mitigao. Assuntos legais Identificar quaisquer necessidades de modificao da legislao e regulamentos existentes relativos aos assuntos gerais (eleies, Orgnica do MAEOT, regulamentos da funo pblica, etc.) de modo a garantir consistncia com a poltica de descentralizao e governo local do Governo de Timor-Leste.

(v)

(vi)

(vii)

(viii)

O relatrio do Grupo Tcnico de Trabalho do Ministrio deve estar pronto ao final de Junho de 2008 e submetido ao Secretariado de Descentralizao do MAEOT para posterior anlise e incorporao proposta de Lei do Governo Local.

23

You might also like