You are on page 1of 3

Questionrio

para Prova Bimestral:

Aes Constitucionais 1.)O que se entende por controle de constitucionalidade? 2.)Qual o fundamento do controle de constitucionalidade? 3.)Quais os requisitos fundamentais para que o controle de constitucionalidade possa ser exercido? 4.)De que forma pode se dar a afronta ao texto constitucional? 5.)Quais so as formas de controle quanto ao momento de sua realizao? 6.)Quem pode realizar o controle preventivo? 7.)Quem realiza o controle repressivo? 8.)Quais as espcies de controle de constitucionalidade quanto a natureza do rgo que ir exerc-lo? 9.)Quais as modalidades de controle judicial em relao ao rgo que ir exerc-lo? 10.) Qual o tipo de controle utilizado no Brasil?]

11.) Quais as modalidades de controle quanto a forma de realizao? 12.) Quais os possveis efeitos da deciso?

13.) Como so classificadas as decises no que se refere sua natureza? 14.) 15.) 16.) Quais as denominaes dadas ao controle difuso? Quem realiza o controle difuso? O que se entende por clusula de reserva de plenrio? obrigado a suspender a ato normativo declarado

17.) O Senado Federal executoriedade da lei ou inconstitucional?

18.) No que tange ao controle difuso, possvel a argio de inconstitucionalidade de lei municipal frente ao texto da Constituio Federal? 19.) Quais as modalidades de controle em abstrato ou concentrado existentes no ordenamento ptrio? 20.) Qual o propsito da ADIN genrica?

21.) 22.) 23.)

Qual o objeto da ADIN genrica? O que se entende por lei e atos normativos? Pode haver controle concentrado de smula?

24.) Os regulamentos ou decretos regulamentares expedidos pelo Executivo, bem como os demais atos normativos secundrios podem ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade? 25.) admitido o controle concentrado de ato normativo j revogado ou de eficcia exaurida? 26.) A quem compete o processamento e julgamento das aes diretas de inconstitucionalidade? 27.) Como se dar o controle concentrado, caso uma lei ou ato normativo municipal venha a contrariar norma da CF repetida pela Constituio de um dado Estado? 28.) Por que razo preciso atentar para a natureza da norma distrital (se estadual ou municipal) para se verificar a quem compete o julgamento da Adin de tal lei ou ato normativo que contrarie dispositivo da CF? 29.) De acordo com o artigo 103 da CF, quem so os legitimados para a representao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou federa, contestados em face da CF? 30.) Pode uma lei ordinria estender a legitimidade para propositura de Adin s federaes ou aos sindicatos? 31.) 32.) Como podem ser divididos os legitimados a propor Adin? Qual o procedimento que segue a Adin?

33.) correto afirmar que existe efeito vinculante para a Adin? 34.) Qual o qurum para instalao da sesso de julgamento da Adin e qual o qurum para declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou federal que contraria o texto da CF? 35.) 36.) 37.) Cabe ao rescisria em Adin? Em que consiste o carter dplice da Adin? Quais os efeitos da deciso no controle concentrado?

38.) Existe efeito vinculante no controle concentrado por meio de Adin?

39.) 40.)

Cabe pedido de cautelar em sede de Adin? Quais os efeitos da concesso da medida cautelar?

41.) Qual o instrumento que objetiva garantir a autoridade da deciso do STF em sede de controle concentrado de constitucionalidade atravs de Adin? 42.) A quem compete apreciar e julgar a argio de descumprimento de preceito fundamental? 43.) correto afirmar que em relao argio de descumprimento de preceito fundamental tem incidncia o princpio da subsidiariedade? 44.) Quem so os legitimados para ajuizar a argio de descumprimento de preceito fundamental? 45.) Quais so as hipteses de cabimento de argio de descumprimento de preceito fundamental? 46.) Cabe medida liminar em sede de descumprimento de preceito fundamental? argio de

Regras a serem observadas para a elaborao do questionrio: a.) O questionrio parte integrante da avaliao.

b.) A pontuao a ser atribuda ao questionrio ser de 0,0 a 1,0 ponto. c.) d.) O questionrio dever ser realizado de forma individual. O questionrio deve ser entregue em folha de almao.

e.) A data para a entrega o dia designado para a realizao da prova bimestral. No sero aceitos trabalhos fora desta data.

You might also like