You are on page 1of 4

FTC Faculdade de Tecnologia e Cincias, Unidade de Vitria da Conquista-BA. Colegiado de Direito, 4 semestre noturno 2009.

9.1 Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO. Docente: Prof. Ca Matos Discente: Valdelio Assis de Souza.

FICHAMENTO DO LIVRO ACESSO JUSTIA

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. ACESSO JUSTIA. Porto Alegre; Sergio Antonio Fabris Editor; 1988, reimpresso 2002; 168p. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Captulo I A EVOLUO DO CONCEITO TERICO DE ACESSO JUSTIA (Pgs. 9 a 13). Neste captulo Cappelletti e Garth falam das mudanas observadas no que diz respeito ao acesso Justia, desde os sculos dezoito e dezenove, quando o Estado apenas proclamava e reconhecia direitos naturais de forma individual, at os dias atuais, onde, com uma participao mais positiva, garante de forma mais efetiva, igualitria e coletiva, direitos que passaram a ser reconhecidos como sociais, a fim de garantir o bem-estar do homem. Captulo II O SIGNIFICADO DE UM DIREITO AO ACESSO EFETIVO JUSTIA: OS OBSTCULOS A SEREM TRANSPOSTOS (Pgs. 15 a 29). Os autores chamam de utpico o reconhecimento da igualdade de armas entre as partes, afirmando que as diferenas entre essas, podem jamais se completamente erradicadas, e que os principais motivos dessa impossibilidade se d pelo desequilbrio verificado no mbito econmico, cultural, educacional e social. Alm do alto custo a ser suportado pelas partes, o derrotado acabaria arcando com as elevadas custas e honorrios advocatcios. Os interesses difusos, em moda na sociedade moderna, e a delonga de tempo para se obter uma deciso exeqvel acaba diminuindo a motivao do sujeito a buscar a tutela judicial, em virtude da perspectiva de baixo retorno financeiro. E se a lide envolve partes com grande diferena financeira, a que tem menores recursos fatalmente no obteria sucesso, por, supostamente, no possuir conhecimento suficiente para apresentar argumentos de maneira eficiente. Muitas vezes o cidado comum mal tem conhecimento da existncia de um direito juridicamente exigvel, o que limita ainda mais o seu efetivo acesso Justia. Alm do mais, a imagem do judicirio e seus operadores de uma instituio inacessvel, devido a seus procedimentos

extremamente formais e ambientes intimidadores, afastando o homem simples de um mundo com caractersticas opressoras. Afirmam, ainda, Cappelletti e Garth que, mesmo que seja verificada a vontade dos indivduos em fazer valer os seus direitos, esbarra-se ainda na questo fundamental de como faz-lo. Captulo III AS SOLUES PRTICAS PARA OS PROBLEMAS DE ACESSO JUSTIA (Pgs. 31 a 73). A partir daqui os autores passam a tratar de trs solues prticas que visam facilitar o acesso Justia: a ASSISTNCIA JUDICIRIA AOS POBRES, onde os servios judiciais seriam gratuitos, e o advogado poderia ser remunerado pelos cofres pblicos, ou ainda, seriam advogados funcionrios pblicos, pagos pelos cofres pblicos, para defender indivduos ou grupos de indivduos. Ocorre que, seria necessrio que esses profissionais se fizessem disponveis, o que no acontece devido baixa remunerao oferecida pelo Estado, e a soluo para esse problema acarretaria grandes dotaes oramentrias. Nesse aspecto, ainda se verifica a inviabilidade financeira do patrocnio de causas relativamente pequenas; a REPRESENTAO DOS INTERESSES DIFUSOS vem como segunda grande opo para facilitar o acesso Justia, muito embora ainda no conte com o interesse do governo em defender os interesses pblicos, ficando a expectativa desses interesses serem reivindicados pelos Procuradores-Gerais Privados, e numa outra hiptese, a do Ministrio Pblico na busca de proteo aos interesses do pblico em geral. No entanto, ainda no se verifica a soluo governamental para as causas de pequeno porte, sendo essas representadas por organizaes de fins no lucrativos, mantidas por contribuies filantrpicas e compostas de grupos de advogados liberais; e, a terceira onda DO ACESSO REPRESENTAO EM JUZO A UMA CONCEPO MAIS AMPLA DE ACESSO JUSTIA. UM NOVO ENFOQUE DE ACESSO JUSTIA, que trata das reformas praticadas com a inteno de proporcionar um acesso mais significativo Justia, enxergando os seus limites, mas sem fugir preocupao bsica em encontrar representao efetiva para interesses antes no representados ou mal representados. Essas reformas propem no s incluir a advocacia judicial ou extrajudicial ou ainda advogados particulares ou pblicos como peas importantes para se facilitar o acesso Justia, mas tambm a mudana na estrutura dos tribunais ou a criao de novos tribunais, assim como o uso de pessoas leigas ou paraprofissionais, visando evitar os litgios, atravs da mediao apaziguadora dos conflitos, preservando os relacionamentos entre as partes, evitando os elevados custos com as delongadas demandas judiciais.

Captulo IV TENDNCIAS NO USO DO ENFOQUE DO ACESSO JUSTIA (Pgs. 75 a 159). O enfoque do acesso Justia, segundo Cappelletti e Garth, est carregado de implicaes. As propostas vo muito alm da criao de tribunais ou mudanas na legislao. Reconhecem a necessidade de existncia dos tribunais regulares, entretanto deixam claro que preciso melhorar e modernizar esses tribunais e seus procedimentos, visando tornar o processo civil simples, rpido, barato e acessvel aos pobres, buscando resultados mais justos e no refletindo apenas desigualdades entre as partes. Os mtodos alternativos so outra forma de soluo apresentadas pelos autores, que vem no juzo arbitral, as conciliaes e os incentivos econmicos, soluo soluo para melhorar o acesso Justia, garantindo populao pobre a defesa de interesses individuais. Embora verifique-se que a dificuldade maior de acesso Justia por parte da sociedade mais carente, os interesses difusos no so retirados do foco dos autores, verificando-se sempre sua preocupao com esse tema. O uso de Parajurdicos, sujeitos que no seriam necessariamente advogados, mas leigos especialmente treinados para exercerem funes mediadoras em busca de soluo para conflitos de menos potencial e at mesmo, a criao de planos assistenciais ou seguros para despesas jurdicas so outras alternativas citadas pelos autores, e que j se encontram funcionando em algumas partes do mundo. Considerando o Direito como sendo complicado, os autores propem que a Lei seja simplificada, tanto quanto possvel, tornando-a assim mais compreensvel, facilitando dessa forma o acesso Justia, satisfazendo as exigncias das pessoas na utilizao de um remdio jurdico. Captulo V LIMITAES E RISCO DO ENFOQUE DE ACESSO JUSTIA: UMA ADVERTNCIA FINAL (Pgs. 161 a 165). Mesmo reconhecendo que realizaes notveis j tenham sido alcanadas, os autores dizem ainda estarmos apenas no comeo das mudanas necessrias para a soluo dos problemas que dificultam o acesso Justia. Os riscos e limitaes dessas mudanas no podem ser ignoradas, haja vista a complexidade do sistema judicirio e as variadas formas de governos existentes, onde nem sempre so respeitadas as garantias fundamentais dos indivduos e onde o protecionismo ainda impera. Concluem reconhecendo a existncia de perigos em introduzir ou mesmo propor as reformas necessrias facilitao de acesso Justia, demonstrando, ainda, que a inteno no fazer uma justia mais pobre, mas torn-la mais acessvel a todos, especialmente aos pobres.

CRTICA: Alguns dos ttulos dos captulos desta obra at sugerem solues para os problemas verificados quanto ao acesso justia, entretanto, os autores colocam mais situaes histricas sendo comparadas s realidades vividas pelas sociedades modernas. A simplificao das Leis e a reforma do sistema e mecanismos j existentes no mbito do judicirio urge como necessidade social, porm, apesar das vrias espcies de governos e costumes diferentes verificados entre os tantos grupos sociais existentes no mundo, e diante da evoluo tecnolgica que vivenciamos neste momento, o que ainda se verifica a grande falta de vontade dos governos e o medo dos pesquisadores do Direito em evoluir, deixando pra trs essa idia de que o Direito tenha que preservar valores conservadores e que o medo de correr tais riscos continuem emperrando o acesso Justia, instrumento maior de garantia da liberdade e da democracia.

You might also like