You are on page 1of 11

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 1

A GUIA DE COMPOSTAGEM CASEIR


Casca de fruta, sobra de comida, aparas do jardim e at guardanapo usado so um manjar para minhocas e mil micro-organismos. Em vez de jogar fora esses restos e aumentar a poluio do planeta, alimente essa bicharada e faa um superadubo!

S E G U N DA E D I O - R E V I STA E A M P L I A DA

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 2

alimente o ciclo da vida


rg lixo o nico

tr

erra ric a e sau

alimentos processados

hortalias frescas

compostagem de resduos

CUIDE DO PLANETA: produza nutrientes em vez de poluentes

No Brasil, o lixo seco mudou de status: agora se chama resduo reciclvel, tem valor estipulado (sustenta os catadores) e destino certo (indstrias de reciclagem). Espero que acontea o mesmo com os resduos orgnicos, que representam bem mais da metade de uma lixeira domstica. Se mal manejados, poluem o solo, o ar e a gua: geram gs metano e chorume, lquido que contamina o lenol fretico. Quando bem tratados, viram ouro: adubo para a terra! Deixam de ser vistos como poluentes e se tornam nutrientes, tudo graas compostagem. Existem diversos modelos de composteiro, um deles certamente ser bom para voc. A primeira vez que fiz compostagem, morava em apartamento e ainda no existiam kits prontos e prticos, como o Minhocasa. Por isso, inventei moda. Sabia que, para sofrer o processo de fermentao e decomposio, o lixo orgnico precisa do trabalho das bactrias, e que estas no vivem sem oxignio e umidade. Em bandejas de plstico e vasos de cermica, fazia a mistura: colocava terra, restos de comida, cobria com folhas e revirava tudo de vez em quando. O resultado era uma terra rica, repleta de minhocas. O problema que, se caa um temporal e eu no escoava logo a gua, aparecia cheiro ruim. A era preciso esvaziar tudo, deixar secar e reorganizar as camadas com terra e folhas. Hoje, morando em stio, a chuva no atrapalha, pois meu composteiro de alvenaria tem chapu. Mas preciso ter outros cuidados, como torn-lo prova de cachorro, ratos e insetos. A partir dessas experincias, vi que cada caso nico e nada como um guia sobre o assunto para ajudar quem quer produzir adubo em vez de lixo. Noventa e nove no 100, dizia um carismtico personagem do documentrio Lixo Extraordinrio, que mostra com poesia a vida no maior aterro sanitrio da Amrica Latina. De fato, cada pessoa que cuida dos prprios resduos equivale a menos uma poluindo o meio ambiente e gerando custos para a coleta. Tem mais: lidar com os resduos e dejetos que produzimos, faz repensarmos nosso consumo! Raquel Ribeiro, jornalista e adepta do projeto Lixo Mnimo

a
o lh ba

d ve l

icro-organ sm is mo do s ed a

ca

|2|

c ho in m

hmu as

sd em in h

|3|

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 4

tire suas dvidas


Mudar hbitos d uma preguia danada. Mas depois que voc comea a separar o lixo orgnico e levar o baldinho at o composteiro, v que moleza e a ao entra na rotina. Para tornar esses primeiros passos ainda mais fceis, respondemos s perguntas mais comuns.

como funciona o composteiro?


Ele fornece umidade e oxignio para que os micro-organismos e minhocas tenham melhores condies de transformar a matria orgnica em hmus.

quem so os agentes decompositores?


So as bactrias, fungos e minhocas que transformam o lixo em hmus. uma reao em cadeia: cada grupo dessa equipe prepara o caminho para o seguinte, convertendo um material biodegradvel complexo num material mais simples, que ser consumido pelo prximo. Se voc observar um tomate maduro fora da geladeira por vrios dias vai perceber buraquinhos e manchas na pele. So os decompositores provocando uma reao bioqumica, que envolve o trabalho de animais (aspecto biolgico) e uma modificao na estrutura do tomate (fator qumico). A funo dos pequenos seres transformar restos, como o tomate podre, em clcio, magnsio, potssio, fsforo, enxofre, ferro e outros nutrientes para o solo.

por que separar o lixo?


A cada dia se produz, no Brasil, milhares de toneladas de lixo. Parte do que coletado se destina aos aterros sanitrios, usinas de compostagem e incineradores. Mas a maior parte dos resduos vai para lixes. Terrenos baldios, crregos, represas e rios tambm recebem boa parcela de lixo. Isso provoca um tremendo impacto ambiental e social, pois polui o meio ambiente e degrada a qualidade de vida das pessoas que moram nos arredores. Em tese, 80% de tudo que jogado fora poderia ser reaproveitado, mas no o que acontece. As empresas de reciclagem, os catadores, ONGs e algumas prefeituras do conta apenas de parte do lixo reciclvel mas quase nada do resduo orgnico separado. Agora, se cada um de ns encaminhar o lixo seco para reciclagem e transformar restos orgnicos em hmus, crescem as chances de resolver o problema do lixo e assim proteger a natureza, a cidade e, por tabela, ns mesmos.

o que se coloca no composteiro?


Resduos orgnicos produzidos na cozinha, horta ou jardim: aparas de grama, folhas de rvores, cinzas e sobras de carvo, restos de verduras e frutas, casca de ovo, p de caf, saquinho de ch, guardanapo de papel usado e restos de comida do prato. Quanto s carnes, h restries que abordaremos adiante. O composteiro perfeito tem trs vezes mais material rico em carbono do que material rico em nitrognio. Exemplos do primeiro grupo: capim, folha e grama. Materiais ricos em nitrognio: restos de alimentos e estrume. Um pouco de terra ou de composto pronto deve ser includo para garantir a presena dos micro-organismos e minhocas.

o que o hmus
Com textura, cor e cheiro de terra, o hmus de minhoca o produto final do processo de compostagem. Conhecido h mais de 3 mil anos, era usado no antigo Egito como adubo para hortas, jardins e floreiras. Hoje pode ser comprado em lojas de jardinagem, ou ser preparado em casa. A vantagem da produo caseira? Ora, sai de graa e voc d um fim nobre aos restos de comida.

pode galho de rvore, casca de coco, restos grandes?


Pode, mas cortados em pedaos. Quanto mais fragmentado o material, mais rpida ser a compostagem, pois haver maior superfcie para o ataque dos micro-organismos. Ou seja, se possvel, pique ou triture o material orgnico antes de deposit-lo no composteiro. Em todo caso, quando for retirar o hmus, peneire a terra. O material que ainda no estiver bem decomposto dever voltar para o composteiro.

como transformar o lixo orgnico em hmus?


Na natureza esse processo se d naturalmente. Galhos e troncos secos, folhas, flores, dejetos e restos de animais mortos caem no solo e, com a ao da chuva, do oxignio presente no ar e dos agentes decompositores, viram hmus e nutrem a terra. Quem mora na roa conhece esse processo e costuma jogar os restos orgnicos num buraco na terra ou empilh-los e a natureza cuida do resto. Para o morador de cidade foram criados os composteiros.

por que no colocar os restos diretamente no solo?


Jogadas por cima da terra, as sobras de alimento podem atrair insetos e outros animais. Mesmo enterrando esses restos, corre-se o risco de criar vetores indesejveis ou de comprometer o lenol fretico.

o que um composteiro?
Construdo de diversas formas e tamanhos (veja nas pgs. 10 a 15), o composteiro uma pequena usina que acelera o ciclo natural de decomposio da matria orgnica, pois cria um ambiente propcio para que os micro-organismos (fungos e bactrias) e as minhocas trabalhem mais rpido. Vamos falar aqui apenas dos composteiros aerbicos, que dependem da ao de bactrias que consomem oxignio.
|4|

|5|

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 6

tem que ter minhoca?


Em quase todos os tipos de composteiro, sim. Ela come os restos de alimento alm de areia e terra para facilitar a digesto e o produto residual um pequeno gro, a cpsula. Em quantidade, essas cpsulas formam o famoso hmus de minhoca. Alm disso, as minhocas abrem tneis, indispensveis aerao da massa de lixo orgnico. Em geral, os pacotes de hmus de minhoca das lojas especializadas j vm recheados de ovinhos, mas voc tambm pode compr-las em separado (neste caso, opte pelas resistentes e trabalhadoras vermelhas da Califrnia). O bom que, depois de povoar seu composteiro, elas se reproduzem com rapidez. De pequenos casulos, nascem de cinco a 20 filhotes. Eles vo crescer e comer o equivalente ao seu peso a cada 24 horas. Saiba mais sobre esse elo fundamental da cadeia biolgica em
http://fugadasminhocas.blogspot.com

onde instalar o composteiro?


Se voc for constru-lo, o ideal que fique prximo cozinha, mas fora da casa para evitar baguna ao retirar o hmus. Para quem mora em apartamento ou casa sem quintal, o kit de minhocultura (pg. 15) perfeito para ficar na rea de servio.

atrai rato, barata ou formiga?


Para que isso no ocorra importante fechar todas as passagens com tela de arame ou mosquiteiro. Quanto mais fechada for a trama das telas, melhor, pois evita-se a entrada de moscas e a fuga de minhocas. Se o composteiro for de alvenaria, a tampa metlica do leite em p serve como uma luva: faa buraquinhos usando um prego e depois cole sobre os buracos dos canos. Nos outros modelos, um pedao de tela preso com elstico na boca de cada cano basta. Peneiras de pedreiro tambm do timas tampas superiores, e voc pode construir o composteiro sob medida para elas. Outra dica: sempre que depositar material orgnico, cubra-o com bastante apara de grama, palha ou serragem. E evite que o composteiro fique encharcado, mantendoo coberto em dia de chuva com um pedao de telha ondulada ou chapa de alumnio, por exemplo. Caso surja alguma aranha, timo: ser de grande ajuda no controle de eventuais moscas. Agora, se aparer formiga, retire todo o composto e deixe espalhado no cho por dois ou trs dias. Elas naturalmente vo embora.

qual composteiro dispensa a minhoca?


As composteiras eletrnicas, como a NatureMill (ver na pg. 18), que so a cara do consumidor norte-americano: tm design bacana, ocupam pouqussimo espao, so prticas e de fcil manuseio.

que cuidados devemos ter?

S entra no composteiro o que naturalmente absorvido pela natureza. Ex: restos de verduras e frutas, p de caf e guardanapo de papel. Sem problema incluir, de vez em quando, um plstico muito melado de gordura (os agentes decompositores vo amar), pois basta retir-lo na hora de peneirar o hmus. Se quiser pr restos de carne no composteiro, embrulhe-os em leno de papel ou papel higinico, mas sempre em pouca quantidade.

provoca cheiro ruim?


S se estiver mal cuidado. Caso acontea, ou porque o composteiro no est bem aerado: voc pode ter colocado materiais muito grandes, que deveriam ser previamente fragmentados para no provocar compactao. Os tubos de aerao podem estar obstrudos pelo prprio material em decomposio. Ou o composteiro est mido demais: pode ter faltado proteo contra as chuvas, ou talvez haja excesso de restos ricos em nitrognio, quando o material entra no estgio anaerbico e fermenta, provocando mal cheiro. A soluo remover o composto, deixar secar ao sol e retomar a compostagem, adicionando resduos ricos em carbono, pois eles tm a funo de aerar o sistema.

Para no juntar moscas, nem atrair bichos, jogue folhas mortas e o mato que se tira dos canteiros de plantas. Serve tambm colocar serragem ou palha. Para acelerar a compostagem, adicione hmus de minhoca, esterco, torta de mamona ou farinha de osso. bom tambm colocar um pouco de gua em recipientes usados de leite, iogurte, queijos ou doces, mexer bem e depois depositar a mistura no composteiro. Essas sobras funcionam como aceleradores.

Por causa da ao das bactrias, h produo de calor no interior do composteiro, principalmente nas primeiras semanas. No estranhe se o material estiver quente (poder chegar a 60 graus).

o que fazer se o composteiro produzir chorume?


O chorume um lquido escuro extremamente poluidor, gerado pela digesto anaerbia de algumas bactrias e pela degradao do lixo. Seu composteiro no deve produzir chorume! Se isso acontecer, use o buraco de sada do composteiro para adicionar uma boa quantidade de serragem (tambm pode ser palha, areia ou at jornal picado bem fino) e pare de colocar resduos por cerca de uma semana. Isso deve bastar para estabilizar o processo. Caso no funcione, retire todo o material orgnico, espalhe e deixe-o secar ao sol. Depois, recoloque no composteiro. Para evitar o chorume, vital cobrir o composteiro com um chapu na poca das chuvas.

Fique atento umidade, j que os agentes decompositores no gostam nem de material seco nem encharcado. Faa o teste: coloque um punhado do composto na mo e aperte. Se no esfarelar, nem molhar sua mo, est bom. Cuide da aerao do composteiro: verifique se os tubos esto desobstrudos, as bactrias aerbicas (como diz o prprio nome) precisam de oxignio.
|6|

|7|

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 8

ao manipular o composto, h risco para a sade?


Em princpio, ele livre de bactrias nocivas, pois elas no sobrevivem alta temperatura (o mesmo ocorre com os ovos de parasitas e larvas de insetos), mas no custa usar luvas de borracha. Vale tambm conferir se o material no est quente demais antes de botar a mo na massa. Um pedao de pau fincado alguns minutos no centro do composto serve de termmetro.

o que acontece num lixo?


Um grande nmero de transformaes qumicas, fsicas e biolgicas, resultando na formao de biogs, que raramente aproveitado, e do chorume, lquido que contamina o lenol fretico e provoca alteraes na fauna e na flora, afetando todos os seres da cadeia alimentar. Ali a decomposio do lixo um processo dinmico comandado pelas bactrias. Elas trabalham em duas etapas: fase aerbia (uso do oxignio) e anaerbia (sem oxignio). As bactrias aerbias usam o oxignio presente no interior do aterro e medida que ele vai escasseando a decomposio fica mais lenta. Quando acaba o oxignio, comea a fase anaerbia: cai a concentrao de carbono orgnico (produzido pelas bactrias aerbias) e sobem os nveis de amnia e de metais pesados (resultado da ao das anaerbias), um problema para o meio ambiente. A existncia dos lixes e aterros sanitrios no tem um custo apenas ambiental, mas tambm social, pois a qualidade de vida de toda a redondeza seriamente comprometida.

por que a temperatura no composteiro sobe?


Isso consequncia da atividade dos micro-organismos durante a primeira etapa de compostagem: eles produzem gua, gs carbnico e energia (calor). No se preocupe: quando pronto, o hmus tem temperatura ambiente.

quando o hmus fica pronto?


O processo leva de 60 a 120 dias, de acordo com os seguintes fatores: tipo do composteiro; frequncia de uso e tipo de resduo depositado; umidade e aerao adequadas; uso ou no de ativadores (torta de mamona, esterco etc); tamanho dos restos orgnicos depositados.

a compostagem no pode ser feita em maior escala?


Claro que pode! Mas a entram as questes polticas, os interesses econmicos... Em todo caso, temos no Brasil exemplos de hotis, restaurantes, escolas e at indstrias que do conta de seu lixo orgnico. Um bom referencial o Hotel Bhler e seu pioneiro Projeto Lixo Mnimo, implantado inicialmente na regio turstica de Visconde de Mau, entre RJ e MG. No Distrito Federal, a Secretaria de Incluso Social e a ONG Mo na Terra criaram o Projeto Minhoescolas, que implantou o processo de compostagem em 20 escolas pblicas. O composto se destina aos canteiros espirais de ervas medicinais, uma beleza. H dezenas de outros trabalhos que me mereceriam ser citados e multiplicados! Para ajudar quem quer dar incio compostagem em maior escala, apresentamos um modelo simples de construir e de grande eficcia (pgs 14-15).

para que serve o hmus?


Quanto mais nutritivos os elementos que compem a terra, melhor para as plantas, pois do reles arbustinho mais frondosa das rvores, todos se alimentam do solo. O hmus, farto em nutrientes, deixa as plantas mais sadias, resistentes e viosas. Alm disso: Regula a salinidade e melhora a umidade, a porosidade e a produtividade do solo. Regenera solos empobrecidos ou que sofreram eroso. Ajuda a controlar a eroso do solo, prevenindo a desertificao.

cuidar do prprio lixo d trabalho?


Sim, mas um pouco de organizao ajuda: reserve caixas para juntar cada tipo de material reciclvel (papel, alumnio, vidro e plstico), um balde para os resduos orgnicos e um recipiente para o lixo seco no reciclvel (como isopor e embalagem de caf). Depois uma questo de incorporar o hbito rotina. A ttulo de inspirao, saiba que quando aprendemos a transformar resduo orgnico em hmus, temos uma sensao de volta s origens, de retomar as sbias tradies dos nossos tataravs, que usavam esterco de vaca e sobras da cozinha para produzir adubo e tornar a terra mais frtil. Coisas simples, que remetem clebre lei da conservao da matria de Lavoisier: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Suaviza os efeitos negativos de agentes txicos como os inseticidas.

melhor do que o adubo orgnico que se compra em lojas, pois gratuito. E muito superior ao adubo qumico, pois no tem contraindicao.

O hmus a base para uma agricultura ecolgica, j que dispensa o uso de fertilizantes qumicos.

por que o composteiro precisa ser aerado?


Porque os agentes decompositores aerbicos no sobrevivem sem oxignio. Quando os restos de comida vo para os lixes e aterros sanitrios, compactados e misturados ao lixo inorgnico, esses micro-organismos acabam morrendo por falta de oxignio.

|8|

|9|

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 10

modelos de composteiros
1. Composteiro de tijolos
Use uns cem tijolos, 16 pedaos com 50 cm de tubo de PVC (40 mm ou 50 mm), uma tbua com 30 cm de comprimento por 15 cm de largura e escolha um local mais ou menos prximo da cozinha. Nivele o cho e desenhe um crculo de 1 m de dimetro onde sero dispostos os tijolos (a). Com o auxlio da tbua, reserve espao para a retirada do hmus (b) e, a cada fileira de cinco tijolos, instale os tubos inclinados para aerao do composto (c). Ao assentar os tijolos, procure dar uma forma cnica, com cerca de 1,20 m de altura, deixando uma abertura de 50 cm de dimetro no topo, que por onde os restos orgnicos sero inseridos (d). Este composteiro prova de cachorro, mas no de chuva. Cubra-o sempre que for preciso.
a) b)

2. Uso de uma bombona plstica


Compre uma bombona de 100 ou 200 litros (daquelas prprias para armazenar azeitonas, pepinos e outras conservas) e a adapte da seguinte maneira:
a) Faa furos com serra-copo (50 mm ou 60 mm) para aerao. Toda a lateral

e o fundo da bombona devem ser perfurados.


b) Coloque tela de mosquiteiro nos furos para proteo contra insetos. c) Na parte de baixo, em um dos lados da bombona, recorte o plstico e instale

uma dobradia, fazendo uma portinha para tirar o composto pronto. * Lembrar de usar a tampa da bombona quando chover demais, e de deixar uma peneira de obra sempre apoiada no alto quando a tampa estiver aberta.
a) furar com serra-copo (50mm ou 60mm)

1,00m

tbua (15cm x 30cm)

c)

d)

50cm

1,20m b) instalar tela de mosquiteiro (pelo lado de dentro dos furos)

tubos de PVC

DICAS: Evite animais indesejveis,


instale (com arame ou elstico) recortes de tela de mosquiteiro na sada de cada tubo aerador. Uma peneira (daquelas usadas em obras) serve perfeitamente como tampa para pr no alto do composteiro. Para fechar a porta, use um pedao de tbua. c) cortar uma portinha e instalar a dobradia

| 10 |

| 11 |

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 12

3. Com anis de concreto


Uma opo para quem quer um composteiro de visual mais arrojado usar anis de concreto (manilhas) empilhados. Alm dos tubos instalados ao redor dos anis, h mais um sistema de aerao que vai por dentro. De resto, o modo de usar e os cuidados so os mesmos: no deixar que fique nem muito mido nem muito seco; e proteger com telas as possveis entradas de insetos. D para caprichar no acabamento, colocando dobradia e maaneta na porta de sada do composto, e uma tampa estilosa de perfil metlico com tela e dobradias para abertura total ou parcial.
Tampa verstil com dobradias

4. Feito de alvenaria
Quem tem casa com quintal impermeabilizado pode optar por uma pequena construo de alvenaria (feita com blocos ou lajotas), inclusive aproveitando uma das paredes da casa para ser uma das faces do composteiro. Com cerca de 1,70 metro de altura e 63 cm de lado, o projeto ilustrado abaixo serve para uma famlia com at oito pessoas. A vantagem que no chama muita ateno, pois fica integrado construo da casa. Por outro lado, a proximidade exige cuidado extra para que no exale odores. Mais uma vez, o segredo para no atrair ratos e insetos passa pela meticulosa instalao de tela-mosquiteiro nos tubos aeradores, e de tampas bem planejadas encaixadas na entrada dos resduos e na sada do composto. Uma boa opo so as tampas metlicas das latas de leite em p: basta fazer um monte de furos com um prego e depois parafusar ou colar no composteiro.

MATERIAL

(para um composteiro com 1,20m de altura e 0,80m de dimetro):

4 anis de concreto com dimetro de 80cm e altura de 30cm 1 metro de tubo de PVC 100mm 6 conexes Y de PVC 100mm 1 conexo T de PVC com 100mm 2 metros de tubo PVC de 50mm para os aeradores Perfil de alumnio para a tampa Tela metlica fina para a tampa 2 dobradias grandes para a porta e a tampa; e 2 dobradias pequenas para variar a abertura da tampa Colocar tela metlica de trama fina

10cm 63cm X 63cm

MATERIAL

(para um composteiro com 1,70m X 0,63m X 0,63m):

120 lajotas comuns ou 60 blocos de 30cm X 10cm 1 vara (6m) de tubo de PVC 50mm 2 sacos de cimento Diversas tampas de lata de leite em p

1,70m de altura

16 entradas p/aerao: pedaos de tubo 50 mm com 37cm, inclinados a 45 Porta para sada do composto: 20cm X 20cm

Aerador central feito com conexes em Y e T 100mm


| 12 | | 13 |

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:56 PM

Page 14

CORTE TRANSVERSAL
Hastes de madeira ou metal para fixar o telhado Tbuas de 0,30m para fixar as trs torres de aerao
(para facilitar a leitura, o esquema s mostra duas torres)

5. Composteiro coletivo de alvenaria


Indicado para hotis, restaurantes, escolas, condomnios, empresas e outros lugares que produzam quantidade considervel de resduos orgnicos, este modelo permite boa aerao, proteo contra animais e pede os mesmos cuidados dos composteiros caseiros. Se houver espao no terreno, vale manter uma leira (pg. 16) por perto e intercalar camadas de composto bruto retirado do composteiro coletivo com camadas de folhas e aparas de grama. Isso acelera bastante o processo e melhora a qualidade do adubo obtido.
2,20m

CORTE LATERAL CORTE FRONTAL


Entradas de ar, com tubos de 75mm instalados a 45 e tampas metlicas com furos para aerao Torre de aerao feita com tubos de 50mm em Y Tubos de 75mm instalados a 45

1,70m

Duas portas tipo gaveta para retirar o adubo


0,50m X 0,30m 0,50m X 0,30m

PROJETO DO TELHADO
Telhas de plstico brancas ou transparentes, para permitir boa luminosidade
0,50m

Base de concreto com 2,90m X 1,45m X 0,20m


2,90m

CORTE SUPERIOR
Parede de lajota emboada

Reduo em T de 75mm p/ 50mm


1,10m 1,45m

Trs torres de aerao

Tubo de 75mm fixado nas paredes


(para sustentar as torres de aerao)

Altura das hastes de sustentao do telhado: 0,50m Telas metlicas nos vos do telhado para afastar animais
(para permitir a entrada dos resduos, um dos vos deve ter moldura basculante)

Base de concreto

| 14 |

| 15 |

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:56 PM

Page 16

6. Pilha de compostagem (ou leira)


Para quem tem espao, muita poda de jardim e no tem cachorro na rea, o sistema interessante. Coloque algumas varas de bambu ou galhos secos, formando no cho um xadrez. A largura pode variar entre 1,5 m e 2 m. Intercale camadas de folhas (aparas de grama, podas de rvore ou limpeza de jardim) com terra, palha, serragem ou algo do gnero. Durante a montagem da pilha, regue o material constantemente para agregar bastante umidade ao incio do processo. Sempre que for depositar mais material orgnico, adicione palha seca ou serragem. Comece uma pilha nova quando essa chegar a 1,5 m de altura. O composto estar pronto quando a temperatura interna baixar e a altura da pilha tiver diminudo pela metade. Peneire e use o adubo vontade. O material orgnico que sobrar na peneira vai para a nova pilha. Importante: por no ser um sistema protegido, convm no colocar restos de alimentos cozidos na pilha, a menos que tenham sido previamente compostados em um sistema aerado fechado. Essa, alis, uma tima ideia, pois a adio de alimentos previamente compostados (ricos em nitrognio) acelera o processo da pilha de folhas (rica em carbono).

7. Kit de minhocultura
Projetados para grandes e tambm para pequenos espaos, os kits de minhocultura so perfeitos para quem mora em apartamento. Parece, inclusive, um prdio de minhocas. A ilustrao abaixo do Minhocasa. Trata-se de um sistema feito de trs caixas plsticas empilhadas, que no produz mal cheiro, pois no h fermentao: a relao entre nitrognio e carbono balanceada na proporo de um para dois, respectivamente. Compacta, no atrai ratos nem insetos e no demanda muitos cuidados (minhocas ficam at trs meses sem alimento). Outra fabricante de composteiras domsticas e sistemas de compostagem empresarial a Morada da Floresta. Seus kits prticos, compactos, higinicos e de fcil manuseio podem ser usados em residncias, escolas, empresas, condomnios e espaos pblicos. Mais informaes: www.minhocasa.com.br e www.moradadafloresta.org.br
a) O processo comea nesta caixa, quando as minhocas comem as folhas secas, sobras de alimentos e papel. b) Quando a caixa do meio encher (depois de uns 50 dias), passe a colocar o lixo orgnico na caixa de cima. As minhocas subiro naturalmente, atravs dos furos.

Usando galhos cruzados, faa uma cama para apoiar a pilha de compostagem 1,5m

Sobre os galhos, acumule as aparas de grama, folhas mortas e podas de rvores...

... at formar uma pilha compacta com cerca de 1,5m de altura.

Quando a altura da pilha tiver diminuido pela metade, o composto estar pronto.

c) Sada do biofertilizante lquido com pH neutro, um timo adubo folhear.

| 16 |

| 17 |

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:56 PM

Page 18

nmeros que ilustram o problema


Quanto mais rica a populao maior a produo de lixo. O europeu gera entre 1 kg e 1,4 kg de lixo por dia. O brasileiro, aproximadamente, 500 gramas (chega a mais de 1 kg, dependendo do poder aquisitivo).* O Brasil produz, em mdia, 90 milhes de toneladas de lixo por ano.* Do lixo domstico, 35% poderia ser reciclado; 60% viraria hmus.**

8. Composteiro eletrnico compacto


Ideal para quem no dispe sequer de uma varanda para instalar um kit de minhocultura, o composteiro eletrnico pequeno, leve, fcil de manusear e no atrai nenhuma mosquinha. Por enquanto, o modelo da Nature Mill o mais fcil de importar: movido energia eltrica, funciona de 110 a 240 V e consome apenas 5 kWh/ms. Tem capacidade para 55 kg de lixo orgnico e vem com um filtro de carvo para eliminar odores. Segundo a empresa, este filtro dura at cinco anos; e se voc no quiser comprar o refil especfico, basta trocar o carvo ativado. A verso compacta Plus XE custa US$ 299 (somado ao valor do frete, sai por cerca de US$ 400) e pode ser encomendada pelo site www.naturemill.com Veja como funciona:
a) No compartimento de cima, coloque todo

Em 2008, somente 2% do lixo era coletado seletivamente. E apenas 8,2% dos municpios brasileiros eram atendidos por servios de coleta. Destinao final dos resduos nos municpios: 63,6% em lixes; 32,2%, aterros adequados (13,8% sanitrios, 18,4% aterros controlados); 5% dos municpios no informaram para onde destinam seus resduos.** Somente 1,5% do lixo orgnico domstico vai para os composteiros. Os outros 98,5% so desperdiados.***

* Ministrio do Meio Ambiente / ** IBGE (www.ibge.gov.br) / *** ONG Cempre (www.cempre.org.br)

resto de alimento (at carnes).


b) O lixo orgnico misturado com aditivos

(como cal e serragem, inclusos no pacote), areado e aquecido.


c) Parcialmente decomposto, o material cai na

bandeja inferior, onde o processo continua.


d) Uma luz vermelha avisa quando o com-

REDUZINDO O LUXO, DIMINUIREMOS O LIXO.


Edio e textos: Raquel Ribeiro (mtb 15733) | raquel.ri@uol.com.br Edio de arte: Jean Pierre Verdaguer Reviso: Hellen Ribeiro
Consultoria: Norma Bhler, gerente do Hotel Bhler, pioneiro na implantao do Projeto Lixo Mnimo em Hotelaria | www.hotelbuhler.com.br Fontes: Luiz Toledo, bilogo especialista em compostagem | www.luiztoledo.net | www.lixo.com.br | www.planetaorganico.com.br | www.cempre.org.br | www.institutogea.org.br | www.cm-seixal.pt/compostagem
Impresso em julho de 2011 em papel reciclado pela grfica Juizforana. Tiragem: 7 mil exemplares. A reproduo parcial ou total do contedo desta obra permitida, desde que a fonte seja citada.

posto est pronto (cerca de duas semanas).

| 18 |

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:56 PM

Page 20

cidado responsvel pelo lixo que produz


Consome com conscincia: Pensa antes de comprar, evita embalagens desnecessrias, carrega suas compras em sacolas reutilizveis. Reutiliza: Reaproveita embalagens, faz arte com materiais reciclveis, d preferncia a produtos que ofeream opo de refil. Recicla: Separa e encaminha o material reciclvel para que volte ao ciclo de produo. Faz compostagem: Transforma os restos orgnicos em hmus.

APOIO CULTURAL:

You might also like