You are on page 1of 23

Organizao e Gesto Curricular

Planificao Semanal

Discentes: Ana Rita Calvinho, aluna n 100235031 Elisabete Crespo, aluna n 100235011

Docente: Ramiro Marques

ESES Santarm Janeiro 2013

Planificao semanal 2013

ndice

Introduo .................................................................................................................................... 2 O que planificar? ..................................................................................................................... 3 Planificao Semanal ................................................................................................................ 4 Grelha de Avaliao ................................................................................................................. 15 Consideraes Finais .............................................................................................................. 16 Bibliografia ................................................................................................................................. 17 Anexos ....................................................................................................................................... 18

1|Pgina

Planificao semanal 2013

Introduo
O trabalho que apresentamos em seguida foi realizado no mbito da Unidade Curricular de Organizao e Gesto Curricular. Com o grande objetivo de aprender a planificar e a avaliar o ensino, o presente trabalho reflete uma planificao semanal que elabormos, enquadrada no 2 ano do 1 ciclo. A planificao elaborada reflete os objetivos, estratgias a utilizar, atividades, recursos e avaliao.

Para elaborar esta planificao recorremos aos contedos lecionados em Organizao e Gesto Curricular, aos conhecimentos e orientao da Professora Cooperante, Ana Botelho, durante as duas semanas que estivemos em estgio no 1 ciclo, bem como ao enquadramento de todas as atividades nos programas de Portugus, Matemtica e Estudo do Meio, sem nunca esquecer as Metas Curriculares de aprendizagem.

2|Pgina

Planificao semanal 2013

O que planificar?
Antes de elaborarmos uma planificao, procurmos investigar sobre as caratersticas que envolve este processo. Quando comeamos a elaborar uma planificao devemos ter em conta a turma e as suas caractersticas. Devemos questionar quais so os conhecimentos que os alunos j tm, que tipo de crianas so, quais so os seus interesses, etc. e delinear a planificao tendo em conta estes aspetos. Assim, quando pensamos em planificar devemos questionar, antes de mais, quais so os objetivos da planificao. O que pretendo ensinar? (o contedo, a unidade, o mtodo de trabalho) Qual o objetivo desta aprendizagem? Que tipo de competncias se pretende atingir? O prximo passo pensar nas estratgias, ou seja, como vou operacionalizar os objetivos que definimos. Por exemplo: Vamos propor tarefas em pares sobre a leitura de um texto? Ou vamos fazer outro tipo de tarefa? Qual a estratgia que melhor se adequa aos nossos objetivos delineados, a grande questo que devemos aqui colocar. Em seguida escolhemos as atividades que vamos realizar, de modo a que sejam as mais adequadas aos objetivos e estratgias j delineadas. Os recursos que vamos utilizar esto sempre dependentes das atividades, ou melhor andam de mos dadas com elas. Finalmente, surge a questo da avaliao. Um parmetro importantssimo que no pode e no deve ser deixado ao acaso. Um docente deve questionar-se: Ao longo da aprendizagem em que momentos deverei avaliar? S no final? Que tipo de avaliao deve ser realizada? Sumativa? Formativa? So uma srie de perguntas que o professor deve fazer para adequar a avaliao turma e aos objetivos que, inicialmente, traou.

3|Pgina

Planificao semanal 2013

Planificao Semanal

4|Pgina

Planificao semanal 2013

Planificao n1 (segunda-feira) rea/ Disciplina Contedos


Leitura Assunto; ideia principal Leitura em voz alta; Tcnicas de localizao de informao

Data: 19-11-2012 Atividades/Estratgias


Primeira abordagem sobre o tema Viajar, perguntando aos alunos se j viajaram de carro, onde foram? Quem conduziu? Se conhecem algumas regras que se devem cumprir quando se viaja de carro? Leitura do Texto intitulado Viajar do Manual de Lngua Portuguesa; Identificao da ideia principal do texto.

Objetivos
Antecipar contedos. Mobilizar conhecimentos prvios. Ler com progressiva autonomia pequenos textos para: Confrontar as previses feitas com o contedo do texto; Localizar informao pretendida; Ler pequenos textos em voz alta, com entoao e ritmo adequados; Identificar a ideia principal do texto; Mobilizar informaes do texto para responder a questionrios.

Recursos Materiais

Avaliao

Portugus

Manual

de

Portugus.

Avaliar o ritmo e a entoao de leitura dos alunos.

Escrita Palavras; Frases texto. e Escrever legivelmente com correo (orto) grfica e gerindo corretamente o espao da pgina; Elaborar, por escrito, respostas a questes sobre o texto. 5|Pgina

Planificao semanal 2013

Gramtica

Identificar palavras que rimam.

Jogo Brinco com as palavras. So dadas palavras do texto e o aluno tem que procurar outras que rimam.

Matemtica Geometria Identificar as figuras geomtricas. Desenho da figura geomtrica dos sinais de trnsito (perigo, obrigao e informao).

Folhas

A4 Identificao das figuras geomtricas.

para realizar os desenhos e lpis de cor.

Estudo do Meio A Segurana do seu corpo

Conhecer e aplicar normas de preveno rodoviria (sinais de trnsito teis para o dia-a-dia da criana: sinais de pees, pistas de bicicletas, passagens de nvel).

Levar as crianas a um pequeno passeio na zona envolvente escola, de modo a que os alunos tenham contacto direto com os sinais de trnsito. No utilizmos.

Participao; Interesse; Interveno oral alunos. dos

6|Pgina

Planificao semanal 2013

Planificao n 2 (tera-feira) rea/ Disciplina Contedos


Leitura Assunto; Ideia principal; Leitura em voz alta.

Data: 20-11-2012 Atividades/Estratgias


Primeira abordagem aos sabores (doce, amargo, cido); Leitura sabores; Identificao da ideia principal do texto; Visualizao de um vdeo na Internet sobre a histria A que sabe a Lua?, segundo o Plano Nacional de Leitura. de um texto sobre os 27 Fotocpias do texto sobre os sabores; Computador com ligao Internet.

Objetivos
Antecipar contedos; Mobilizar conhecimentos prvios; Ler pequenos textos em voz alta, com entoao e ritmo adequados; Identificar a ideia principal do texto.

Recursos Materiais

Avaliao

Participao; Interesse; Interveno oral alunos; Identificao dos tipos de sabores existentes. dos

Portugus

7|Pgina

Planificao semanal 2013

Ensino Experimental das cincias: Atividade: Distinguir os sabores de diferentes frutos Cortam-se pedaos cada Estudo do Meio O Seu corpo Recordar a localizao no corpo dos rgos dos sentidos; Distinguir frutos pelo sabor e cheiro. diversos semelhantes, num frutos em Vendas os olhos; Diversos frutos; Vrios recipientes de plstico; Faca; Guardanapos. (em anexo) para Participao; Interesse; Interveno oral alunos; Identificao por parte dos alunos tipos dos de dos

coloca-se recipiente

pedao

diferente, para evitar a mistura de sabores e identifica-se cada

recipiente com etiquetas; Os alunos so vendados,

experimentam 4 frutos diferentes (ma, banana, laranja e uva) e tentam identifica-los; A atividade ser registada numa ficha de ensino experimental.

sabores que existem.

8|Pgina

Planificao semanal 2013

Planificao n 3 (quarta-feira) rea/ Disciplina Contedos Objetivos

Data: 21-11-2012 Atividades/Estratgias Recursos Materiais Avaliao

Leitura Assunto, principal; ideia

Leitura em voz alta.

Portugus

Antecipar contedos; Mobilizar conhecimentos prvios; Ler pequenos textos em voz alta, com entoao e ritmo adequados; Identificar a ideia principal do texto; Ler com progressiva autonomia pequenos textos para: Confrontar as previses feitas com o contedo do texto; Localizar informao pretendida; Ler pequenos textos em voz alta, com entoao e ritmo adequados; Identificar a ideia principal do texto; Mobilizar informaes do

Leitura de um texto do manual; Interpretao do texto; Identificar no texto o singular e o plural. Manual de Participao; Interesse; Interveno oral alunos. dos

Portugus; Ficha de

trabalho (em anexo).

9|Pgina

Planificao semanal 2013

texto para responder questionrios. Escrita

Escrever legivelmente com Os alunos elaboram um texto em que correo (orto) grfica e gerindo tm de usar o singular e o plural com corretamente o espao da palavras cedidas pela professora. pgina.

Gramtica Identificar singulares e plurais. Exerccios de expanso de frases; singular e plural, palavras

relacionadas. Compreender a adio nos Correo 27 Fichas de trabalho. (em anexo) ficha discusso sobre resultados obtidos. os da e

sentidos combinar e acrescentar; Operaes com Resolver problemas envolvendo adies; Identificar sequncias numricas; Resolver problemas com Realizao de uma ficha sobre as sequncias e regularidades.

Matemtica

nmeros naturais; Regularidades

sequncias numricas.

10 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Conhecer

aplicar

algumas

Dilogo com os alunos; Visionamento de um filme sobre a ao dos bombeiros; Preparao de uma visita de estudo aos bombeiros municipais; Elaborao de um guio com

Filme projetado no quadro interativo; Participao; Interesse; e Participao oral alunos. dos

regras de convivncia social; Estudo do meio A vida em Respeitar os interesses

sociedade

individuais e coletivos; Conhecer e aplicar formas de harmonizao de conflitos:

Folhas

canetas para a elaborao do guio.

dilogo, consenso, votao.

algumas perguntas.

11 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Planificao n 4 (quinta-feira) rea/ Disciplina Contedos


Matemtica Regularidades

Data: 22-11-2012 Atividades/Estratgias Recursos Materiais Avaliao

Objetivos
Compor e decompor nmeros; Comparar e ordenar nmeros; Identificar nmeros em situaes envolvendo ordenao, localizao; Utilizar a simbologia <, > e =. Conhecer e aplicar algumas regras de convivncia social; e aplicar formas de quantidades, identificao e

Exerccios com regularidades; Exerccios que envolvem a Manual de

Resoluo de ficha trabalho. uma de

decomposio de nmeros e a escrita correspondente dos nmeros por extenso.

matemtica.

Participao; Visita de estudo aos bombeiros municipais; Realizao das perguntas aos Autocarro para deslocao dos alunos e professores. a Interesse; Participao oral alunos; Balano visita estudo. da de dos

Estudo do meio

vida

em

Respeitar os interesses individuais e coletivos; Conhecer

sociedade

bombeiros elaboradas previamente em guio.

harmonizao de conflitos: dilogo, consenso, votao.

12 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Planificao n 5 (sexta-feira) rea/ Disciplina Contedos


Leitura Ler com clareza textos variados com extenso e Portugus vocabulrio adequados; Compreender o essencial textos lidos. Operaes com Compreender a adio nos dos Ler pequenos textos narrativos; Identificar o narrador e as

Data: 23-11-2012 Atividades/Estratgias Recursos Materiais Avaliao

Objetivos

Avaliar Leitura do texto Olmpia, a girafa; Observao de imagens do habitat natural da girafa: a savana, o capim. Manual portugus. de

os

progressos de em alta. leitura voz

personagens; Ler em voz alta.

Resoluo de problemas com vrias estratgias de clculo, atravs da adio e da subtrao.

Manual

de

sentidos combinar e acrescentar; Compreender sentidos completar. a subtrao comparar nos e

matemtica; Manual fichas trabalho de de de

Participao oral alunos; Ficha trabalho. de dos

Matemtica

nmeros naturais

retirar,

matemtica.

13 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Expresso Plstica Desenho

Desenvolver a criatividade; Desenvolver a motricidade fina, atravs do recorte; Interdisciplinaridade com a Realizao do desenho de uma mandala, compasso. com a utilizao do

Folhas brancas; Compasso; Lpis canetas cor. e de Participao; Interesse; Motivao.

matemtica, atravs da utilizao do compasso.

14 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Grelha de Avaliao
Realizao dos Trabalhos O aluno/a realiza os trabalhos no tempo previsto O aluno/a resolve facilmente os 1 2 3 4 5

trabalhos propostos O aluno/a sabe interpretar o que pedido Respeito pelas normas de sala de aula O aluno/a respeita o professor e os colegas O aluno/a colabora com o grupo de trabalho O aluno/a espera a sua vez para falar Motivao e Empenho O aluno/a revela empenho nas atividades propostas O aluno/a faz questes pertinentes O aluno/a tem interesse nos contedos lecionados 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

Escala de Lickert: 1. Nunca; 2. Algumas vezes; 3. Frequentemente; 4. Quase sempre; 5. Sempre.

15 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Consideraes Finais
Com este trabalho percebemos a importncia da planificao no processo de aprendizagem. Planificar implica refletir sobre a turma e as suas caractersticas, implica definir objetivos e estratgias tendo em conta o pblico-alvo (ano de escolaridade), implica refletir sobre os recursos que temos disponveis e adequa-los s atividades, sem nunca esquecer o papel relevante da avaliao.

16 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Bibliografia
DGIDC, Programa de Portugus do Ensino Bsico. (2009) Lisboa: Ministrio da Educao. DGIDC, Programa de Matemtica do Ensino Bsico. Lisboa: Ministrio da Educao. DGIDC, Programa de Estudo do Meio do Ensino Bsico. (2004) Lisboa: Ministrio da Educao. DGIDC, Metas Curriculares de Portugus Ensino Bsico. (2012) Lisboa: Ministrio da Educao. DGIDC, Metas Curriculares de Matemtica Ensino Bsico. (2012) Lisboa: Ministrio da Educao. DGIDC, Metas Curriculares de Estudo do Meio Ensino Bsico. (2012) Lisboa: Ministrio da Educao.

17 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Anexos
Anexo 1 Ficha do ensino experimental; Anexo 2 Ficha de plurais e singulares; Anexo 3 Ficha de lgebra.

18 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Nome:

Ensino Experimental Das Cincias


Explorando os sabores.

Questo problema: Sei identificar cada fruto pelo seu sabor?

1. Antes da experimentao: Penso que Sim No

2. Experimentao: Saboreia e regista os dados.

Fruto

Sabor

Verificamos que:

Resposta questo problema:

19 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Palavras Cruzadas

Horizontais:
1. 2. 3. 4. um limo pequeno. sinnimo de touro. Objeto que tapa as garrafas (plural) uma janela pequenina

Verticais:
1. 2. 3. 4. um casaco muito grande Objeto que contm bebidas (plural) Feminino de co. parecido com um tacho.

20 | P g i n a

Planificao semanal 2013

Nome do aluno: _______________________________________________

Turma 11

2 ano

Prof. Ana Botelho

1 Problema: A Rita no dia 1 de Maio iniciou uma poupana. Todos os dias, a Rita retira 2 euros do dinheiro que os pais lhe do, que guarda no seu mealheiro. Quantos euros tem a Rita no final do ms?

21 | P g i n a

Planificao semanal 2013

2 Problema: O Manuel comprou 4 chocolates por 2 euros. Quanto gastaria o Manuel se quisesse comprar 12 chocolates?

Nmero de chocolates

Custo 2 euros

12

22 | P g i n a

You might also like