You are on page 1of 11

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITRIO DE GURUPI CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS E TECNOLGICAS CURSO DE QUMICA AMBIENTAL ELETROQUMICA

A E MTODOS ELETROANALTICOS Professor Msc. Welington Francisco

CONSTRUINDO UMA PILHA DE DANIELL E UMA BATERIA DE VOLTA

Walmria Lima da Costa 6 perodo

Gurupi, 17 de dezembro de 2012

CONSTRUINDO UMA PILHA DE DANIELL E UMA BATERIA DE VOLTA A matria composta de partculas eletricamente carregadas, portanto no surpreendente que seja possvel converter energia qumica em energia eltrica e vice-versa. Um exemplo de partcula eletricamente carregada o eltron, e em algumas reaes qumicas, denominadas reaes de oxidorreduo, esses eltrons so transferidos de uma substancia outra. Quando essa transferncia usada a fim de gerao de energia eltrica, faz-se que os eltrons constantemente transferidos realizem um trabalho e, consequentemente gerem energia. Esse tipo de sistema, no qual h uma reao de oxidorreduo de modo que haja um trabalho realizado por parte dos eltrons denominado clulas eletroqumicas. Quando a realizao de trabalho e conseqente gerao de energia espontnea, d se o nome de clula galvnica (por exemplo, uma pilha de Daniell), e quando faz-se necessrio um fornecimento de energia por meio de aplicao de diferena de potencial para incio da reao de oxidorreduo, d se o nome de clulas eletrolticas. Quando se faz a juno de duas ou mais clulas galvnicas, tem-se uma bateria (como a bateria de Volta). Quando a reao de oxidorreduo ocorre e os eltrons realizam trabalho, h uma gerao de energia potencial, e conseqente tenso gerada. Quando se deseja multiplicar essa tenso, faz-se um acoplamento em srie de clulas. Uma pilha de Daniell consiste em dois eletrodos, um contendo soluo aquosa de sulfato de zinco em interface com uma placa de zinco (anodo) e um contendo uma soluo aquosa de sulfato de cobre em interface com uma placa de cobre (catodo). Daniell sabia que a reao redox entre cobre e zinco era espontnea porque, quando um pedao de zinco colocado numa soluo aquosa de sulfato de cobre (II), o cobre metlico depositado na superfcie do zinco. Em termos atmicos, quando a reao acontece, os eltrons so transferidos do Zn para os ons de Cu+ atravs da soluo. Estes eltrons reduzem os ons de Cu+ a tomos de cobre metlico, que aderem superfcie do zinco ou formam um precipitado no fundo do frasco. A placa de zinco desaparece progressivamente, enquanto seus tomos doam eltrons e formam ons Zn+ que migram para a soluo. Daniell notou que poderia rearranjar a reao para realizar trabalho separando as semi-reaes de oxidao e

reduo em compartimentos distintos. Assim, para que os eltrons dos tomos de Zn passem para os ons de Cu+, eles devem transitar atravs de um circuito externo no qual realizem trabalho. As reaes de oxidorreduo so constantemente utilizadas para fins de gerao de energia, sendo as nicas reaes qumicas que podem ser monitoradas para tal. O porqu j foi mencionado acima, e pode ser especificado como transferncia constante de eltrons de uma substancia para outra. Quando uma reao oxidorreduo monitorada para fim de gerao de energia eltrica, importante fazer-se uso de um aparelho para medir a capacidade ou potencial da clula (ou pilha); esse aparelho denominado voltmetro e impulsiona os eltrons atravs de um circuito externo, no qual normalmente efetuaro algum trabalho til, tal como a produo de luz, calor ou gerao de um campo magntico, que deflete em um ponteiro. Tendo conhecimento da tenso gerada, pode-se fazer uso da mesma para realizao de um procedimento especfico, tal como carregar a bateria de um aparelho celular, acender uma lmpada e etc. Quando se quer uma tenso maior, faz-se a multiplicao da tenso que esta sendo gerada acoplando-se a clula outra clula do mesmo tipo, em srie. Para realizao do experimento em questo, baseado na construo de uma pilha de Daniell e uma bateria de Volta, utilizaram-se uma soluo de sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O) e sulfato de zinco hepta hidratado (ZnSO4.7H2O), preparadas adicionando-se 125g de cada sal em 500 mL de gua destilada. O clculo das concentraes segue abaixo: Para CuSO4.5H2O: Tem-se uma massa adicionada de 125g e um volume de soluo de 500 mL, ou seja, 0,5L. Tendo a massa molar (MM) do CuSO4.5H2O igual a 249,683g/mol, considera-se: ;

Aplicando-se os valores, conclui-se que temos uma concentrao de soluo de 1,001 mol/L. Para ZnSO4.7H2O: Tem-se uma massa adicionada de 125g e um volume de soluo de 500 mL, ou seja, 0,5L. Tendo a massa molar (MM) do ZnSO4.7H2O igual a 287,576g/mol, considera-se: ; Aplicando-se os valores, conclui-se que temos uma concentrao de soluo de 0,869 mol/L. A montagem foi realizada em sistema eletroltico comum, sendo o eletrodo de zinco montado na cuba eletroltica e o de cobre em uma cuba porosa. Os eletrodos foram montados adicionando a soluo dos respectivos ons em seus recipientes, seguidas pela adio das placas de cada metal: soluo de on zinco II com placa de zinco metlico e soluo de cobre II com placa de cobre metlico. As solues de ons devem conter cada qual sua respectiva placa metlica porque devem ser montados eletrodos separados, com finalidade de que os eltrons, ao serem transferidos, realizem trabalho. A cuba porosa (contendo o eletrodo de cobre) foi encaixada dentro da cuba eletroltica (contendo o eletrodo de zinco), de maneira que os dois eletrodos ficassem conectados por interface, e no por ponte salina, que outra maneira comum para construo de uma pilha de Daniell. A finalidade da separao mediante o material poroso manter ons cpricos afastados do nodo, para o escoamento de eltrons pelo circuito externo, e permitir a migrao dos ons entre os compartimentos (a corrente eltrica completa o circuito). Antes da montagem, limparam-se as placas de cobre e zinco com palha de ao, para extrao de xidos e demais contaminantes slidos presentes na mesma, seguida por lavagem com gua e etanol; essa etapa faz-se necessria porque pode haver resqucios de gordura ou suor na placa, e importante que todos os possveis interferentes sejam eliminados.

Tm-se que em reaes de oxidorreduo o metal mais reativo sofre a oxidao, assim, a reao que ocorre na clula galvnica em questo : Zn(s) + Cu2+(aq) Cu(s) + Zn2+(aq) As semi-reaes ocorrem cada uma em seu eletrodo, e podem ser divididas em: Oxidao: 2 Zn(s) 2 Zn2+(aq) + 2e Reduo: Cu2+(aq) + 2e- Cu(s) Tem-se que o ctodo o local denominado polo positivo, e onde ocorre a reao de reduo; e o anodo o local denominado polo negativo, e onde ocorre a reao de oxidao. O multmetro foi utilizado para medir a diferena de potencial da clula e para fechar o circuito.

Figura 1: Do lado esquerdo a montagem da clula galvnica, com o eletrodo de zinco montado dentro da cuba eletroltica transparente e o eletrodo de cobre dentro da cuba semipermevel de porcelana. Do lado esquerdo h um multmetro semelhante ao utilizado em sala de aula.

Ao se fechar o circuito algumas observaes puderam ser feitas: Ao se adicionar o conector preto na placa de cobre e o vermelho na placa de zinco, obtinham-se valores positivos para diferena de potencial. Porm, quando se realizavam o contrario, observava-se que o valor passava a ser negativo.

Os valores obtidos no multmetro, conforme o item acima, foram V= 1,08V e V= -1,08V, respectivamente. Quando os dois conectores do multmetro eram encostados na placa de zinco, ou mesmo na placa de cobre, observava-se uma leitura de valor nulo (zero). Esses valores obtidos so referentes a uma diferena de potencial, que igual ao trabalho que deve ser feito pelos eltrons, por unidade de carga, contra um campo eltrico. Uma diferena de potencial pode representar tanto uma fonte de energia (clulas galvnicas), quanto pode representar energia "perdida" ou armazenada (clulas eletrolticas). O sentido do movimento dos eltrons indicado pelo sinal da tenso medida pelo voltmetro. Quando o valor d negativo, indica que a anlise est sendo contra o sentido dos eltrons. Os valores obtidos no multmetro indicam que a pilha gera uma tenso de 1,08V. Esse valor pode ser utilizado para atividade que necessite dessa quantidade de diferena de potencial, como acender uma lmpada. Quando se deseja aumentar a tenso, faz-se um acoplamento em srie de mais clulas galvnicas, conforme foi feito no experimento em questo. Ao fazer isso, obtm-se um valor de diferena de diferena de potencial de 2,16V, ou seja, exatamente o dobro de uma nica clula. Essa multiplicao ocorre conforme aumenta o nmero de clulas.

Figura 2: Montagem de uma bateria a partir de duas clulas galvnicas de Zn|ZnSO4 (0,869mol/L)||CuSO4(1,001mol/L)|Cu.

Aps o termino da montagem, pode ser observado indcios das reaes nas placas de cobre e zinco. A tendncia que os ons oxidados de cobre sejam depositados na placa de cobre e que a placa de zinco seja reduzida com o tempo, e no termino de toda a reao, suma. Isso pode ser levemente observado na figura 3. A utilizao de placas grossas e de uma dimenso considervel permite uma elevao no tempo de reao.

Figura 3: Placas de cobre e Zinco aps a reao de oxidorreduo na clula de Zn|ZnSO4(0,869mol/L)|CuSO4(1,001mol/L)|Cu.

Para montagem da bateria de Volta, utilizaram-se quatro placas metlicas, duas de zinco e duas de cobre, colocadas uma sobre a outra, entremeados por papel filtro embebidos em uma soluo aquosa de vinagre e cloreto de sdio. 18 g do sal para cada 50 mL de vinagre. importante que fique alternado as placas de zinco e cobre, e que as mesmas no se encostem, uma vez que isso poderia interferir na reao. Alexandre Volta, inventor da bateria, foi professor de Fsica e eterno apaixonado pela eletricidade. Estudou com Galvani, e conseguiu provar que o mesmo estava errado quando afirmava que para ocorrer reaes que produzissem tenso eltrica era necessria a presena de tecido animal. Sua mais importante descoberta foi a bateria de Volta, ou como ele mesmo nomeou, coroa de copos. Foram feitas duas leituras com o multmetro para diferena de potencial gerada pela bateria: com duas e com quatro placas. Quando a leitura foi feita

no sistema com duas placas, obteve-se um valor de +0,74V, e quando a leitura foi feira com quatro placas, obteve-se um valor de +0,76V.

Figura 4: Montagem da bateria de Volta.

Quando feita alternncia entre as placas para contato com o multmetro, algumas observaes podem ser feitas: Quando os contatos so feitos nas placas mais distantes, obtm-se um valor maior do que quando os contatos so feitos em placas mais prximas. Isso ocorre porque, quando os contatos so feitos em placas mais distantes, o trabalho realizado pelos eltrons maior, e isso expresso em diferena de potencial, ou voltagem. Quando os contatos so feitos na mesma placa, o valor de diferena de potencial nulo. Isso justificado de maneira semelhante a pilha de Daniell. Quando os contatos so feitos no mesmo eletrodo, no h um trabalho de eltrons sendo analisado, uma vez que no h transferncia de eltrons em um nico eletrodo, ou placa, no caso. Na bateria de Volta, a utilizao de soluo de cloreto de sdio em vinagre permite uma locomoo dos eltrons transferidos entre uma placa e outra, e o no contato entre as placas permite, atravs do papel filtro, que apenas os ons e eltrons transitem no sistema. Se as placas se tocarem, no

haveria transferncia de eltrons, que permitida pela soluo de cloreto em vinagre. O esperado que, quando fosse feita a duplicao das placas, o valor encontrado no multmetro para diferena de potencial multiplicasse, assim como em baterias por acoplamento de clulas galvnicas. Isso no ocorreu, conforme pode ser observado pelos valores citados acima. O que pode explicar tal fato o possvel contato entre as placas, uma vez que o papel filtro possui os cantos arredondados e no era possvel fazer com que ele tomasse toda a dimenso das placas. Porm as reaes puderam ser observadas, uma vez que havia indcios das mesmas nas placas, conforme pode ser observado na Figura 5. Nas placas pode ser observada uma deposio de cobre na placa de zinco, que comea a adquirir uma cor escura.

Figura 5: Placas de cobre (a direita) e de zinco (a esquerda) aps a finalizao do experimento de bateria de Volta.

CONSLUSO Os conhecimentos aceca das reaes de oxidorreduo so comumente utilizadas no controle de corroso de materiais, processos de proteo de materiais, principalmente metlicos, gerao de energia (como produo de pilhas e baterias) e aplicao em diversas outras tcnicas eletroqumicas e de titulaes redox. Na pratica em questo, foram feitas clulas galvnicas e uma bateria. Os valores obtidos nas clulas foram bastante satisfatrios, uma vez que, quando realizou-se o aumento do nmero de clulas, o valor da diferena

de potencial obtido multiplicou-se pelo nmero de clulas, conforme o esperado. J na bateria de Volta, infelizmente o mesmo no pode ser observado, uma vez que, ao aumentar o nmero de placas, o valor da diferena de potencial obtido sofreu um aumento muito pequeno, na casa de 0,02 unidades. Conforme j mencionado no decorrer do texto, isso pode ser explicado pelo possvel contato entre as placas, que interferiu no sistema eletroltico. Sempre que os mesmos procedimentos forem tomados, espera-se que os resultados referentes a diferena de potencial seja semelhantes, uma vez que esse valor caracterstico de cada substncia.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS SKOOG; WEST; HOLLER; CROUCH. Fundamentos de Qumica Analtica. Traduo da 8 edio norte-americana. So Paulo: Thonsom, 2005. OLIVEIRA, A. G. OLIVEIRA, I. T. P. Construo De Uma Pilha Didtica De Baixo Custo. Cad.Cat.Ens.Fs., v. 18, n.1: p.101-107, abr. 2001. VILLULLAS, H. M. TICIANELLI, E. A. GONZLEZ, E. R. Clulas a Combustvel: Energia limpa a partir de fontes renovveis. Qumica Nova na escola, n 15, 2002.

You might also like