You are on page 1of 115

1

DIREITO PENAL I UNIDADE I DIREITO PENAL ASPECTOS CONCEITUAIS Vida em sociedade necessita de normas BENS(interesses)>>VALOR>>NORMA Direito Penal aquela parte do ordenamento jurdico que fixa as caractersticas da ao criminosa, vinculando-lhes penas ou medidas de seguraa(Welzel, Das Deutsche Strafrecht, p.1). Direito Penal o conjunto de normas jurdicas que regulam o exerccio do poder punitivo de Estado, associando ao delito, como pressuposto e a pena como conseqncia(Mezger, Tratado de Direcho Penal, v.1, p.3) um conjunto das prescries emanadas do Estado, que ligam o crime como fato e a pena como consequncia(Von Liszt) Usa-se tambm o conceito de direito penal como sinnimo de cincia penal. Nesse sentido direito penal um conjunto de conhecimentos e princpios, ordenados metodologicamente, de modo a tornar possvel a elucidao do contedo das normas penais e dos institutos em que elas se agrupam, com vistas sua aplicao aos casos ocorrentes segundo critrios rigorosos de justia(Toledo, Princpios Bsicos de Direito Penal, p.2).

2
...o Estado estabelece normas jurdicas com a finalidade de combater o crime. A esse conjunto de normas d-se o nome de Direito Penal( Damsio de Jesus, Direito Penal, v.1, p.3). um conjunto de normas que o Estado estabelece com fins de combater o crime, atravs das penas e medidas de segurana( Basileu Garcia) um conjunto de normas jurdicas que regulam o poder punitivo do Estado, tendo em vista os fatos de natureza criminal e as medidas aplicveis a quem os pratica(Magalhes Noronha) MISSO DO DIREITO PENAL A Funo do Direito Penal Proteo dos bens jurdicos mais importantes da sociedade. Damsio de Jesus, conceitua bem como tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana e, bem jurdico como todo valor reconhecido pelo Direito. Ex. Vida(art. 121, CP), integridade fsica(art.129, CP), patrimnio(155, 157, CP), liberdade(148, 149, CP), etc. Hans Welzel conceitua bem jurdico como sendo um bem vital que, devido ao seu significado social, juridicamente protegido. Para Francisco de Assis Toledo, bem jurdico, do ngulo penalstico, aquele que esteja a exigir uma proteo especial, no mbito das normas de direito penal, por se revelarem insuficientes, em relao a ele, as garantias oferecidas pelo ordenamento jurdico, em outras reas extrapenais.

3
Bem pode ser conceituado como tudo aquilo que til, digno, valioso. Qualquer coisa que tenha capacidade de satisfazer necessidade humanas. So coisas reais ou ideais dotados de valor. Para Wessels, o direito penal tem a finalidade de proteger os valores elementares da vida social. Alguns autores com Maurach e Anbal Bruno atribuem ao direito penal uma tarefa de combate ao crime. No obstante verdadeira tal assertiva, h de observar-se tal tarefa no exclusiva do direito penal, ao menos no sentido preventivo de combate ao crime. Necessrio acrescentar que outras instituies tem se revelado muito importante e, at mais eficiente, que o direito penal nessa misso. Como exemplo citamos a famlia, a igreja, a escola, os rgo assistenciais, especialmente aqueles que cuidam da proteo do menor,etc. UNIDADE II APLICAAO DA LEI PENAL PRINCIPIOS PENAIS I Princpio da legalidade Tambm conhecido como princpio da reserva legal ou anterioridade da lei, tem guarida no art.5, XXXIX da CF/88, : No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. Assim a Constituio Federal recepcionou o artigo 1 do Cdigo Penal que define o principio da seguinte forma: No

4
h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. Na sntese da formulao do filsofo Anselmo Feurbach: Nullum crimen, nulla poena sine praevia lege. Fernando Capez considera o principio da legalidade como gnero que compreende duas espcies: a) reserva legal: somente a lei penal pode definir crimes e penas. b) anterioridade: exige que a lei esteja em vigor na data da prtica do delito. Na lio de Frederico Marques, o princpio da legalidade possui dois significados:
a)

Poltico garantia constitucional dos direitos do homem.

Os direitos e garantias individuais do homem encontram-se elencados, no art. 5 da CF, dentro do bloco de direitos elevados a categoria de clusula ptrea(CF, art.60, 4, IV).
4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes;

IV - os direitos e garantias individuais b)

Jurdico fixar o contedo exato das normas penais incriminadoras, no permitindo que o ilcito penal seja estabelecido de forma genrica, sem definio clara e prvia da conduta criminosa e da respectiva pena aplicvel.

Aspectos histricos do principio da legalidade.

5
H noticia de que aproximadamente no ano de 1200, o monarca, Joo Sem Terra(porque seu pai, Henrique II, ao repartir suas terras com os filhos nada lhe deixou), aps usurpar o trono de seu irmo(que fora combater atravs das Cruzadas), aumentou, de forma abusiva, os impostos que os bares - proprietrios de feudos, tinha que pagar. O aumento foi to escorchante que por volta de 1215, os bares, com o apoio da Igreja, fizeram forte presso sobre Joo Sem Terra que este foi obrigado a outorgar a Magna Charta Libertatum e, nela vinha contido, a gnese do princpio da legalidade no sentido de que ningum pode ser julgado a no ser por seus pares e pela lei da Terra A formulao moderna do principio da legalidade est no Bill of Rights das colnias inglesas da Amrica do Norte e na Revoluo Francesa. Vejamos algumas datas: 1774 - Constituio da Filadlfia; 1776 - Constituio da Virgnia e Mariland; 1789 Declarao dos Direitos Universais do Homem e do Cidado, in verbis: Ningum pode ser punido seno em virtude de uma lei estabelecida e promulgada anteriormente ao delito e legalmente aplicada A partir da se irradiou para todas as Constituies Modernas. No Brasil, o principio da legalidade foi introduzido pela Constituio de 1824, nos seguintes termos: Ningum ser sentenciado seno por autoridade competente, por virtude de lei anterior, e na forma por ela prescrita.

6
O principio foi repetido nas demais Constituies brasileiras. Esse princpio da legalidade objetiva por um lado limitao do poder punitivo do Estado e, por outro, garantir o direito do cidado de somente ser punido somente de acordo com a lei. Funda-se na idia de que h direitos inerentes pessoa humana que no so e nem precisam ser outorgados pelo Estado(Toledo, Princpios Bsicos de Direito Penal, p.22). O simples fato da pessoa existir j possui direitos inatos. So os chamados direitos naturais. II Princpio da irretroatividade da lei penal mais severa. Est previsto no art. 5, IX da CF; art. 2 e pargrafo nico do CP. Significa que a lei penal mais gravosa no retroage. Como corolrio desse principio temos os exemplos abaixo: a) novatio legis in pejus lei nova prejudica o agente(irretroage). Ex. Lei 8072/90(lei dos crimes hediondos); b) novatio legis incriminadora lei nova cria novo tipo incriminador(irretroage), ou seja, no se aplica aos fatos ocorridos antes de sua vigncia. Ex. crime de assdio sexual(art.216-A, CP, introduzido pela lei 10.224/2001. III Princpio da retroatividade da lei penal mais benfica(art. 5, IX da CF; art. 2 e pargrafo nico do CP). A lei penal posterior mais benfica(ao acusado) retroativa. J a lei penal anterior mais benfica ultra-ativa(a lei, mesmo revogada-por nova lei mais severa, readquire eficcia para regular os fatos ocorridos durante sua vigncia.

7
Em decorrncia desse principio temos: a) novatio legis in mellius( nico) lei nova que, de qualquer modo, favorece a situao do agente(retroage). Ex. Arts. 88 e 89 da Lei 9099/95(Juizados Especiais);
b)

abolitio criminis(caput) lei posterior deixa de considerar o fato como crime. A lei posterior aboliu o crime(retroage) Ex. Crime de adultrio, seduo e rapto consensual(Lei 11.106/2005).

IV Princpio da insignificncia Introduzido nos sistema pena por Claus Roxin em 1972, ficou tambm conhecido como crime de bagatela.Est a dizer que quando o dano causado for insignificante, no haver adequao tpica. Para o Supremo Tribunal Federal a aplicao desse princpio deve atender aos seguintes requisitos(STF,HC 84412/SP, 19/04/04): a) inexpressividade da leso jurdica provocada; b) reduzido grau de reprovabilidade da conduta; c) a mnima ofensividade da conduta e, d) ausncia de periculosidade da ao. Exs. Leves escoriaes em acidente de transito; nfimo da coisa furtada; No HC 8.707RJ, DJU de 05.04.01, o STJ aplicou o princpio da insignificncia a apreenso de quantidade nfima - 1,3g sem qualquer prova de trfico. Esse crime de bagatela diferencia-se do crime de menor potencial ofensivo. Enquanto aquele se verifica no plano concreto, este se constata no plano abstrato da pena(art. 61 da lei 9.099/95; art. 2 nico da lei 10.259/01; lei 13.313/06).

8
V Princpio da interveno mnima O legislador s deve criar crimes e penas absolutamente necessrias. Assim o Estado tem um carter subsidirio. E somente deve intervir no campo penal quando no for possvel outros ramos do direito prevenir o ilcito. Esse princpio tem sua origem no art. 8 da Declarao Universal dos Direitos Humanos, que prever somente a criao de penas estritamente necessrias. VI - Princpio da taxatividade do tipo Dirigido especialmente ao legislador para que quando houver necessidade de criao de tipos penais o faa de forma taxativa, clara, objetiva de forma que, por um lado, no deixe dvidas ao cidado de quais condutas podem praticar e quais condutas no pode praticar e, por outro lado, facilite ao aplicador da lei comparar a conduta concreta(o fato) com a conduta abstrata descrita na lei penal. O princpio da taxatividade ... no deve deixar margem a dvidas nem abusar do emprego de normas muito gerais ou tipos incriminadores genricos, vazios(Assis, Toledo in: Manual de Direito Penal, p.29). VII - Princpio da proibio da analogia in malam partem Como corolrio dos princpios da legalidade e da taxatividade veda-se a aplicao da analogia in malam partem em matria penal, vez que, implica imposio ou agravamento de pena em condutas no prevista em lei, que se assemelhem a outras condutas previstas. Em sntese: proibido aplicao analgica em norma penal incriminadora. Em relao as normas penais permissivas possvel aplicar a analogia in bonam partem. Ex. art.128, II que permite o

9
aborto decorrente de estupro. Aplicando-se analogia in bonam partem permite-se o aborto decorrente de atentado violento ao pudor. VIII Princpio da transcendentalidade ou alteridade A mera inteno do agente no punvel. A atitude interna do agente no tem poder ofensivo em relao ao bem jurdico, portanto, fica isenta de punibilidade. IX Princpio da fragmentalidade O Direito Penal no tutela a totalidade dos bens jurdicos no seio social. Protege somente aqueles mais importantes e, por esta razo, fragmentrio. X Princpio da ofensividade O Direito Penal somente deve ser aplicado se houver ofensa ao bem jurdico. Por esse princpio todos os crimes de perigo abstrato so inconstitucionais, pois estes no ofendem o bem jurdico. Nos crimes de perigo abstrato, a lei penal considera apenas a prtica da conduta, no sendo necessrio o efetivo dano ou perigo concreto ao bem jurdico. Ex. de crime de perigo abstrato: dirigir veculo aps ingerir bebida alcolica, sem gerar perigo para algum. XI - Princpio da personalidade Nenhuma pena passar da pessoa do condenado(CF, art.5, XLV) XII - Princpio da proporcionalidade da pena

10
antes de mais nada um princpio de justia, vez que, pretende proibir o excesso, de forma que, a pena deve ser atribuda na proporo da culpabilidade do agente. Em outras palavras: a pena no deve ser superior a responsabilidade do autor. XIII Princpio da culpabilidade A pena s deve ser aplicada a quem cometeu um fato tpico e antijurdico agindo com dolo ou culpa(em sentido estrito) e, ainda, merecendo juzo de reprovabilidade. O juzo de censura realizado pelo julgador somente possvel quando esto presentes os elementos da culpabilidade: -imputabilidade; -conscincia potencial da ilicitude(possibilidade de saber que o fato era ilcito); -possibilidade e exigibilidade, nas circusntncias, de um agir-de-outro-modo(exigibilidade de conduta diversa) ou seja, possibilidade de agir de acordo com o Direito. XIV - Princpio do estado de inocncia(ou principio da presuno de inocncia) Ningum ser considerado culpado at o transito em julgado de sentena penal condenatria(CF, art.5, LVII). XV Princpio do ne bis in idem Ningum pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato tpico. Da decorre que ningum pode receber duas penas pelo mesmo delito e nem ser processado e julgado duas vezes pelo mesmo crime. XVI Princpio da igualdade penal

11
Lei 9714/98 etc. XX - Humanidade Proibio da tortura, tratamento desumano ou degradante, bem como, vedao das penas de morte, perptua, cruel, trabalhos forados,etc. (art. 5, III e art. XLVII,CF). Inclui-se tambm nesse principio o respeito e proteo pessoa do preso(art. 5,XLVIII e XLIX, CF). XXI Principio da Confiana as pessoas que vivem em sociedade esperam(confiam) que todos ajam de acordo com as normas desta sociedade. Assim, no pratica fato tpico aquele que, agindo de acordo com as normas provoca um dano, em razo de um terceiro no ter agido com o dever de cuidado que normalmente se espera. O fato no tpico por que no era possvel se ter a previsibilidade do resultado. Ex. Terceiro que dirige na contramo. UNIDADE III XXXX LEI PENAL NO TEMPO(EFICCIA) (nasce, vive e morre) (cont. Aplicao da lei penal no tempo) NASCIMENTO FORMAL(ORIGEM): 1 Sano: aquiescncia, concordncia do Chefe de Governo 2 Promulgao: Ordem do poder governamental de que a lei ser aplicada 3 Publicao: Dar conhecimento a todos da publicao data definida na lei outra data qualq. VIDA(VIGNCIA)

12
Silncio 45 dias aps a publicao (Vacatio Legis art.1,LICC

REVOGAO

Total=Ab-rogao Parcial=Derrogao Expressa=quando a nova lei de forma expressa determina Tcita=quando a nova lei incompat vel com a anterior ou regula inteiramente a matria

OBSERVAES: AUTO-REVOGAO (leis de vigncia temporria) 1 leis temporrias: trazem expressamente em seu texto o perodo de vigncia. 2 excepcional: No mencionam expressamente o prazo de sua vigncia. Sua durao condicionada as condies que lhe deram origem.(ex. guerra, epidemia etc). PRINCPIOS DA LEI PENAL NO TEMPO (cont...aplicao da lei penal no tempo) Regra geral: tempus regit actum = a lei rege os fatos praticado durante sua vigncia.

13
No h conflito: Se o fato ocorre na vigncia de uma lei e durante a vigncia dessa mesma lei acontece: >consumao>julgamento>execuo. H conflito: Se o fato ocorre na vigncia de uma lei e na vigncia de outra lei ocorre: >consumao>julgamento>execuo COMO RESOLVER O PROBLEMA? Princpios: art. 5,XXXVI,CF e art. 2, nico,CP. a) Irretroatividade da lei penal mais severa(lex gravior) b) Retroatividade da lei penal mais benigna(lex mitior) Em sntese: >Lei Penal mais benfica=extra ativa(retroativa e ultra-ativa); >Lei Penal mais severa=no extra-ativa(irretroativa e no ultra-ativa). Ex.: De irretroatividade: Lei 8072/90-vigncia 26/07/90 Ex.: De retroatividade: art.74, nico-Lei 9099/95 e art.88 da mesma Lei. Hiptese de conflito da Lei Penal no tempo: 1 Lei nova suprime o crime(abolitio criminis) art.5,XL,CF. 2 Lei nova cria novo crime(novatio legis incriminadora) art. 5,XXXIX,CF e art. 1o,CP. 3 Lei nova agrava as consequncias do delito(novatio legis in pejus) art.5o,XL,CF e art.1o,CP. 4 A lei nova desagrava as consequncias do crime(novatio legis in mellius) art.5o,CF e art.2o,CP. Lei intermediria:

14
Se o agente pratica o fato sob o imprio de uma lei e posteriormente surge sucessivamente duas outras leis, regulando o mesmo fato, sendo a intermediria a mais benfica. Qual das trs leis se aplica? A intermediria(mais benfica) E a combinao de leis possvel? >combinar aspectos de vrias leis para beneficiar o agente? Favorveis: Basileu Garcia, Frederico Marques, Magalhes Noronha, Damsio de Jesus, Mirabete. Os juzes estariam cumprindo o preceito Constitucional(5o,XL) Contra: Nelson Hugria, Anbal Bruno, Costa e Silva: Os juzes estariam criando uma terceira lei. Jurisprudncia: Aplicou-se ao autor do crime de posse de entorpecente a pena privativa de liberdade da Lei 5.726/71(lei anterior) e pena de multa da Lei 6368/76(posterior). Competncia para aplicao - (Smula 611,STF): Antes da sentena juiz do processo Aps a sentena juiz da execuo Leis temporrias e excepcionais art 3o,CP. Ambas so ultra-ativa(projetam seus efeitos para o futuro) Obs: Mesmo aps a sua vigncia(auto-revogao) aplica-se a fatos praticado durante a sua vigncia. Lei penal em branco e retroatividade: 02 posies:

15
1 - Se a norma penal em branco tem carter temporrio ou excepcional(ex.tabela de preo ultra-ativa) art. 3o , CP. 2 Se a norma penal em branco no tem carter excepcional ou temporrio no ultra-ativa art.2o,CP. Retroatividade e a lei processual art. 2o,CPP. TEMPO DO CRIME (cont..,aplicaco da lei penal) Importncia para saber: a) qual a lei a ser aplicada; b) se o agente era imputvel ou inimputvel etc. Na doutrina h trs teorias a respeito do assunto: I da atividade II do resultado ou efeito III- mista ou da umbiguidade Nosso CP adotou a teoria da atividade em relao ao tempo do crime art. 4. Tempo do crime nos crimes permanentes e nos crimes continuados?? Vide art.115 do CP A prescrio conta-se da data da consumao e no da conduta. UNIDADE IV PRINCPIOS DA LEI PENAL NO ESPAO (cont... aplicao da lei penal) 1 - Territorialidade. Regra Geral: aplica-se a lei brasileira ao crime cometido no territrio nacional que compreende:

16
a) superfcie terrestre o b) mar territorial:12 milhas martimas-Lei 8617/93-art.1 c) espao areo: camada atmosfrica-Cod. do Ar-Lei 7.565/86 art. 11.

Pblica: onde se encontrar Embarcaes Brasileiras APLICA-SE LEI/BRASIL Privada alto-mar Pblica: onde se encontrar Aeronav. Bras. Privada: espao areo bras. mar territorial

Embarcaes estrangeiras: >pblica: No se aplica a lei brasileira >privada: mar territorial brasileiro>aplica-se a lei brasil. Aeronaves estrangeiras: >Pblica: No se aplica a lei brasileira >Privada:Espao areo brasileiro>aplica-se a lei brasileira.

17
Obs: 109, IX,CF Just. Federal 2 Nacionalidade ou personalidade: aplica-se a lei do pas de origem do agente(no importando o local onde este se encontre), ou seja, irrelevante o local onde o crime foi cometido. O que importa a cidadania do agente. Subdivide-se em: princpio da nacionalidade ativa: Aplica-se a lei do pas de origem do agente, no importando o local onde o crime foi cometido. Princpio da nacionalidade passiva: aplica-se a lei somente quando autor e vtima forem da mesma nacionalidade, ou seja, exige que o fato praticado pelo agente nacional no estrangeiro atinja um co-cidado ou um bem jurdico de seu prprio pas. 3 - Princpio da defesa(proteo ou competncia real) Aplica-se a lei do pas que teve o bem jurdico lesado, no importando o local e nem a nacionalidade do sujeito ativo. 4 - Princpio da justia penal universal(competncia universal, justia cosmopolita, jurisdio mundial ou universalidade do direito de punir). Aplica-se a lei do pas onde o criminoso for detido, no importando o local do crime, a nacionalidade do sujeito e nem o Estado que teve o bem jurdico lesado. 5 Princpio da representao(subsidirio)

18
aplica-se a lei do pas, quando o pas onde ocorreu o delito no pune o criminoso. Se refere aos crimes cometidos a bordo de aeronaves e embarcaes. uma aplicao do princpio da nacionalidade, mas no a do agente ou da vtima, e sim do meio de transporte em que ocorreu o crime. Obs. Nenhum pas adota integral e exclusivamente s um princpio. Geralmente adota-se o da territorialidade complementado por outros. O Brasil adota o princpio da territorialidade temperada- em decorrncia de tratados e convenes internacionais, que permite que alguns crimes, mesmo cometido no territrio brasileiro no sejam punidos pela lei brasileira. Ex. diplomatas. LUGAR DO CRIME H TRS TEORIAS: (cont... Aplicao da lei penal) 1 TEORIA DA ATIVIDADE 2 TEORIA DO RESULTADO OU DO EFEITO 3 TEORIA MISTA OU DA UBIQUIDADE. Obs. Em relao o lugar do crime nosso Cdigo adotou a teoria mista. Vide art. 6o do CP. Obs. A fixao do lugar do crime muito importante nos chamados crimes a distncia em que a conduta praticada no estrangeiro e o resultado(consumao) ocorre no Brasil ou vice-versa. Ex. envio de chocolate envenenado a namorada que mora na venezuela. Ex. envio de carta bomba

19
Ex. envio de substncia entorpecente. Obs. A expresso deveria produzir-se o resultado refere a hiptese de tentativa. Extraterritorialidade Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: (Art. com a redao dada pela Lei n. 7.209/84). I os crimes: a) b) Contra a vida ou a liberdade do Presidente da Contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Repblica; Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) d) contra a administrao pblica, por quem est a seu de genocdio, quando o agente for brasileiro ou servio; domiciliado no Brasil; II os crimes: a) b) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a praticados por brasileiro; reprimir;

20
c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e ai no sejam julgados.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX UNIDADE V FONTES DO DIREITO PENAL a) MATERIAL(de produo ou substancial): o Estado art. 22, CF/88 legisla com base nas aspiraes sociais. Assim, o direito uma cincia histrica.

b)FORMAL: 1 - direta(imediata) a lei = fonte do Direito por Excelncia(concepo da Escola da Exgesis Francesa Sec.XIX ) 2 - indireta(mediata): costumes > praticado de forma geral,constante e uniforme-Ex: 217, 215, 219,CP(termo mulher honesta) 3 indireta(mediata): princpios gerais de direito so produtos da conscincia tica de um povo que podem suprir lacunas e omisses da lei penal(Mirabete) Ex. me que fura a orelha da filha.

21
FORMAS DE PROCEDIMENTO INTERPRETATIVO a) Equidade a perfeita correspondncia jurdica e tica das normas as circunstancias do caso concreto a que estas se aplicam(Luis Jimenez de Asa citado por Damsio). Possuem duas funes: I na elaborao da norma, como critrio poltico e tico. II na interpretao, como princpio de igualdade. s vezes, a equidade tem fora de excluir a pena ex. perdo judicial 140 pargrafo primeiro; 176 pargrafo nico; 180 pargrafo terceiro (Damsio).
b)

Doutrina o conjunto de investigaes e reflexes e princpios metodologicamente expostos pelos doutrinadores( a comunnis opinio doctorum).

c) Jurisprudncia conjunto de decises dos rgos jurisdicionais repetidas e constantes em casos idnticos. Tratados e Convenes Para Magalhes Noronha os tratados e convenes constituem formas de procedimento interpretativos. Entretanto, apos o referendum do Congresso(art.84, VII, CF) passa a ser fonte do direito pois adquire fora de lei.

d)

INTERPRETAO DA LEI PENAL(ratio iuris)

22
Interpretar: consiste num processo lgico jurdico que busca descobrir a vontade contida na Lei. FORMAS DE INTERPRETAO: a) Quanto ao sujeito; b) Quanto ao meio empregado e, c) Quanto ao resultado a) Quanto ao Sujeito: >autntica(contextual) aquela realizada pelo prprio legislador. Vem contida na prpria lei. EX.: Art.327,CP conceito de funcionrio pblico EX.: Art.150,pargrafos 4 e 5 conceito de casa >doutrinria aquela realizada doutrinadores(communis opinio doctorum) pelos

>jurisprudencial ou judicial aquela realizada pelos juzes e tribunais. b)Quanto ao meio empregado: gramatical/literal/sinttica busca-se o sentido palavra(a letra da lei) lgico confronta-se os diversos dispositivos da lei teleolgico busca-se a finalidade da lei c) Quanto ao resultado: >declarativa-quando o texto examinado no restrigido e nem ampliado. Ex.: 141,III,CP Nos crimes contra a honra as penas so aumentadas de um tero se o crime praticado na presena da

23
de vrias pessoas

Neste caso vrias pessoas significa trs ou mais pessoas. Porque quando a lei quer se referir a duas pessoas faz expressamente. Ex.150,pargrafo primeiro violao de domiclio por duas ou mais pessoas. Ex. 226,I Estupro praticado por duas ou mais pessoas. >Restritiva Quando se reduz o alcance da lei para alcanar a sua vontade exata(Julio F.Mirabete). As vezes a lei diz mais que o pretendido pela sua vontade(Damasio E. de Jesus) Ex. O art.28, I e II Preceitua que no exclui a imputabilidade penal: a emoo, a paixo, a embriaguez voluntria ou culposa. No consta a embriaguez patolgica. Porqu? Porque se for patolgica aplica-se o art.26,CP. >extensiva Quando necessrio ampliar o sentido da lei amplia-se para encontrar a vontade da lei. Ex. art.130,CP. Perigo de Contgio Venreo. Amplia-se para abranger tambm o Contgio Art.235,CP. Bigamia. Amplia-se para abarcar a poligamia Art.260,CP. Impedir ou pertubar servio de estrada de ferro. Extende-se tambm para o metr OBSERVAES: Fala-se tambm em INTERPRETAO PROGRESSISTA Quando se busca adaptar s leis s evolues sociais: cientfica, jurdica, moral etc. Ex. 129,pargrafo segundo fala-se em perigo de vida(deve considerar-se a evoluo de medicina) Art. 26 doena mental(evoluo da psiquiatria)

24
Art. 215 mulher honesta(evoluo dos costumes) Art. 217 inexperincia da menor(evoluo dos costumes) ANALOGIA uma forma de auto-integrao da lei. Na lacuna da lei, aplica-se ao fato(no previsto expressamente na lei) um dispositivo que regula hiptese semelhante. OBS.: No Direito Penal no se aplica analogia para criar delito ou sano. Somente se aplica analogia no Direito Penal IN BONAM PARTEM Ex. aborto em mulher vtima do crime de atentado violento ao pudor. O art. 128,II,CP somente permite em caso de estupro. Ex.O crime de dano em coisa comum(no punvel) O CP. Somente prever a no punibilidade para o furto de coisa comum(156,pargrafo segundo). INTERPRETAO ANALGICA possvel quando as frmulas casusticas so seguidas de frmulas genricas. Ex. 121,pargrafo,IV: a traio, de emboscada,ou mediante dissimulo(frmula causustica)... ou outro meio que dificulte ou torne impossvel a defesa da vtima(clusula genrica). Ex.28,II, Substncia de efeitos anlogos(clusula genrica)

25

DIFERENCA ENTRE ANALOGICA

ANALOGIA

INTERPRETACAO

A diferena esta na vontade da lei. Na analogia no ha vontade de a lei regular o caso o interprete amplia a voluntas legis e aplica ao caso semelhante.

ELEMENTOS DE INTERPRETAO 1 Sistemtico Analisa-se o contexto da lei com texto interpretado. O pargrafo com o caput. O caput com o captulo. O captulo com o ttulo. Ex. O aumento de pena no furto noturno(art.155,pargrafo primeiro), no se aplica ao furto qualificado(155,pargrafo quarto). 2 Rubrica Denominao jurdica do dispositivo. Ex. A palavra correspondncia no art. 152 s pode se referir a correspondncia comercial, isto porque, a correspondncia particular encontra-se no art. 153. 3 Legislao comparada Compara-se a legislao de outros pases sobre determinado assunto. 4 Histrico Analisa-se qual a realidade histrica que fez nascer a lei. UNIDADE VI

26
CLASSIFICAO DA LEI PENAL >incriminadora: define crime e pena art.121,CP >permissiva: permite, em determinadas circunstncias, a prtica de um fato tpico Ex. 23, 24, 25 ,20, 21, 26, 142, 348, 2,128,140,1,150 3o, 156 2o , 181,CP. >explicativa(complementar ou final): so normas conceituais, ou seja, so aquelas que explicam contedo e fixam princpio de aplicao da pena. Ex. 63,CP(reincidncia) , 150 pargrafo 4(casa), 327(funcionrio pblico) A LEI PENAL PODE SER CLASSIFICADAS AINDA EM: >comum: Cdigo Penal e Lei das Contravenes Penais >especial: leis extravagantes > gerais e locais segundo a extenso territorial de sua aplicao. >temporrias: tem vigncia at certa data >excepcionais: a sua vigncia depende das circunstncias que a geraram(guerra, calamidade pblica, etc.) >completa: define o crime com todos seus elementos. >incompleta: a chamada norma penal em branco, ou seja, aquela que precisa de outra como complemento. (a norma

27
penal em branco tem um contedo genrico, incompleto, vago). Divide-se: 1- Norma Penal em Branco em sentido estrito O complemento origina-se de uma instncia legislativa diferente daquela que instituiu a norma(depende de outra lei, decreto, portaria etc para ser aplicada). Ex.: art.269, CP Omisso de notificao de doena Arts. 12 a 16 da Lei 6368/76 2 Norma Penal em Branco em sentido amplo O complemento origina-se da mesma instancia legislativa. O complemento provm da mesma fonte que elaborou a norma penal branco. Ex.: 237, CP Contrair casamento, conhecendo a existncia de impedimento que lhe cause nulidade. Quais impedimentos? Cdigo Civil. Ex.: FRAUDE DE LEI SOBRE ESTRANGEIROS Art. 309. Usar o estrangeiro, para entrar ou permanecer no territrio nacional, nome que no o seu: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. Pargrafo nico. Atribuir a estrangeiro falsa qualidade para promover-lhe a entrada em territrio nacional: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

28
Pargrafo nico introduzido pela Lei n. 9.426, de 24 de dezembro de 1996. O tipo corresponde ao antigo art. 310 deste Cdigo. . Pretende o sujeito entrar ou permanecer em nosso territrio nacional. Lembrar o conceito de territrio nacional previsto no art. 5 do CP, abrangendo, alm do aspecto terrestre propriamente dito, os seguintes espaos: a) o mar territorial; b) o espao areo; c) os embarcaes pblicas ou a servio do governo brasileiro onde se quer que se encontrem; d) as embarcaes mercantes ou de propriedade privada em mar territorial ou alto mar; e) as aeronaves pblicas ou servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem e, f) as aeronaves privadas em aeroporto ou espao areo brasileiro. Assim se o estrangeiro utilizar de fraude para adentrar em quaisquer desses espaos acima elencado configura o delito do art. 309. Portanto, o art. 309 do Cdigo Penal norma penal em branco em sentido amplo porque necessita do artigo 5 do mesmo diploma legal para complement-lo. UNIDADE VII CARACTERSTICAS DA CIENCIA PENAL

29
Cincia cultural/histrica indaga no o ser mais o dever ser, traduzindo-se em regras de conduta Cincia valorativa porque valoriza os bens mais importantes Cincia normativa seu objeto o estudo da norma positiva(escrita) Cincia finalista Objetiva a proteo dos interesses jurdicos DIREITO PENAL OBJETIVO E SUBJETIVO Direito Objetivo o prprio ordenamento jurdicopenal(Damsio de Jesus) Direito Subjetivo o jus puniendi. o direito de punir do Estado(Somente nasce com a vilolao da lei) Obs.: A norma penal no cria direito subjetivo somente para o Estado(jus puniendi), mas tambm para o cidado( jus libertatis) que o direito subjetivo de liberdade, ou seja, o cidado no pode ser punido seno nos termos da lei.

>imperatividade: sua violao implica imposio de pena pelo Estado CARACTERSTICA DA LEI PENAL >exclusividade: somente ela pode definir crime e pena

30
>impessoalidade(e abstrao) : no se dirige a pessoa determinada e nem a fatos j ocorridos, porm a fatos futuros. >generalidade: se dirige a todos indistintamente. Tem eficcia erga omnes

UNIDADE VIII TEORIA DO CRIME CRIME: CONCEITO FORMAL(aspectos externo) a conduta humana contrria a lei penal. a conduta(ao ou omisso)contrria ao Direito, a que a lei atribui pena(Manoel Pedro Pimentel). CONCEITO MATERIAL(aspectos de contedo) a conduta que lesa ou expe a perigo um bem jurdico protegido pela lei penal(Magalhes Noronha) - qualquer fato do homem, lesivo de um interesse, que possa comprometer as condies de existncia, de conservao e desenvolvimento da sociedade(Giuseppi Betiol). CONCEITO FORMAL-ANALTICO(caractersticas aspectos do crime) ou

- um fato tpico e antijurdico(Damsio e Mirabete) - um fato tpico, antijurdico e culpvel(Magalhes Noronha, Francisco de Assis Toledo e outros) Fato Tpico(Tipicidade)

31
um comportamento humano(positivo ou negativo) que provoca, em regra um resultado, e previsto como infrao penal(Julio Fabbrini Mirabete) Conjunto de elementos descritivos do delito contido na lei penal(Damsio E. de Jesus) a descrio da conduta humana feita pela lei e correspondente ao crime(Magalhes Noronha) um modelo abstrato de comportamento proibido(Francisco de Assis Toledo) o conjunto dos elementos do fato punvel descrito na lei penal(Cezar Roberto Bitencourt) a descrio concreta da conduta proibida...(Hans Welzel) a descrio objetiva do delito(Beling, 1906) Foi quem primeiro concebeu o tipo como um dos elementos estruturais do delito. Entretanto, considerou como algo desprovido de valorao. Aps esta ideia inicial evoluiu-se para uma concepo material que v no tipo um dupla ordem de valorizao. A primeira o juzo de desvalor tico-social que est na origem da elaborao do tipo. A Segunda consiste na carga valorativa contida no tipo que permite a este selecionar as mais diversas condutas humanas, estabelecendo uma grande linha divisria entre o que se pode e o que no se pode fazer. Funoes do Tipo Penal: a) funo indiciria De acordo com a concepo de Mayer ocorreu o fato tpico h indcio de antijuricidade(racio cognoscendi).

32
b) funo de garantia Hans Welzel afirmava que o tipo tem a funo de descrever de forma objetiva a execuo de uma ao proibida de forma que o cidado antes de realizar uma ao, tenha possibilidade de saber se esta ao ou no proibida. c) funo diferenciadora do erro No dizer de Cezar Robert Bitencourt, o eventual desconhecimento de um outro elemento constitutivo do tipo constitui erro de tipo, excludente do dolo, e, por extenso, da prpria tipicidade, quando se tratar de erro inevitvel CONCEITO FORMAL-ANALTICO DE CRIME. CRIME: FATO TPICO E ANTIJURDICO. CRIME: FATO TPICO, ANTIJURDICO E CULPVEL. ELEMENTOS OU REQUISITOS DO FATO TPICO DOLOSO: > CONDUTA >RESULTADO >NEXO CAUSAL OU RELACAO DE CAUSALIDADE >TIPICIDADE 1 CONDUTA TEORIA Causalista (Naturalista) um comportamento humano voluntrio no mundo exterior que consiste em um fazer ou no fazer(Mirabete)

33
um comportamento humano voluntrio no mundo exterior, consistente num fazer ou no fazer, sendo estranha a qualquer valorao(Damsio de Jesus). uma manifestao da vontade (no mundo exterior) sem contedo finalstico Crtica: O conceito cinde no fenmeno real, pois separa a ao voluntria de seu contedo finalstico (fim do agente). Nesta perspectiva a ao puramente causal e cega, pois no busca uma finalidade. TEORIA Finalista - Hans Welzel - a ao ou omisso humana consciente e dirigida a determinada finalidade(Damsio). - a manifestao da vontade (mundo exterior) com contedo finalstico.
-

um comportamento voluntrio necessariamente com uma finalidade e no um comportamento simplesmente causal. Obs.: No se concebe vontade de nada para nada

e sim dirigida a um fim (Mirabete).

ELEMENTOS DA CONDUTA Inteno dirigida a um fim (dolo)

34
Exteriorizao da vontade (mov. ou abst. mov.). DOLO Conceitos - a vontade de concretizar as caractersticas objetivas do tipo (Hans Welzel). - a conscincia e a vontade dirigida a realizao da conduta tpica (Heleno Fragoso). - o elemento subjetivo do tipo (Damsio Jesus). Elementos do Dolo Conscincia da conduta e do resultado (momento intelectual). - Vontade de realizar a conduta e produzir o resultado (momento volitivo). - Conscincia do nexo causal objetivo entre conduta e resultado (Damsio).
-

Teorias sobre o dolo Vontade Ao consciente e voluntria (conscincia da conduta e do resultado).Dolo direto. Representao O dolo a simples previso do resultado (Mirabete) a conscincia de que a conduta provocar o resultado. Assentimento H dolo quando o agente consente(assume o risco) em causar o resultado ao praticar a conduta. No h necessidade que ele queira o resultado(dolo indireto que pode ser eventual ou alternativo). Vide art. 18, CP.

35
Espcies - Direto O agente quer determinado resultado. Ex. Quer matar. - Indireto O resultado no determinado(certo) altern ativo e eventual. - Dano O agente quer ou assume risco de dano. Ex. leso corporal. - Perigo O agente quer ou assume o risco de causar perigo (o perigo o resultado). Ex. art. 130, CP. - Genrico Vontade de realizar o fato descrito na lei (Ex. vontade de matar). - Especfico Vontade de realizar o fato com um fim especial (fim libidinoso (art. 219), 155 p/ si. - Normativo E o que porta antijuricidade(Doutrina Clssica).
-

conscincia

da

Natural a simples vontade de fazer alguma coisa(Damasio) No contm a conscincia da ilicitude. No se faz juzo de valor em ralao o dolo. na anlise da antijuricidade que se faz juzo de valor(se a conduta foi lcita ou ilcita)

- Dolo Geral (erro sucessivo) Ocorre quando o agente, supondo ter atingido o resultado, pratica nova ao que, esta sim, vem causar o resultado. Obs.: Dolo e Pena Elemento subjetivo na contraveno vide art. 3 L.C.P Art. 3 - LCP 1 parte Regra Geral. Art. 3 - LCP 2 parte Exceo = Elemento Subjetivo das

36
contravenes. Ex.: Art. 60 mendigam. Art. 65 Tranqilidade pblica. Obs.: Contraveno art. 4 - No punvel a tentativa. FORMAS DE CONDUTA Positiva comissiva Negativa Omissiva Omisso conceito: - a no realizao da conduta exigida que o sujeito tinha possibilidade de concretizar. - Para a teoria normativa( somente h omisso relevante quando o sujeito, tendo o dever jurdico de agir e podendo agir, no age. a teoria adotada pelo CP. O fundamento de todo crime omissivo se constitui numa ao esperada e no realizada. Crimes omissivos prprios: o tipo descreve a conduta negativa do sujeito. Ex. Art. 135, CP. Crimes omissivos imprprios ou comissivo por omisso: a omisso constitui a forma de se atingir um resultado. Existe quando o sujeito se encontra na posio de garantidor, ou seja, se encontra obrigado a impedir o resultado. Ex. Enfermeira que deixa de ministrar o remdio para que o paciente morra.

37
CAUSA Causa: conceito: art. CP art. 13, CP doutrina. Causa: Conceitos (CP Doutrina) T. Equivalncia dos antecedentes (conditio sine quanon). No h diferena entre causa prxima e remota. Todas as causas so equivalentes T. Causalidade adequada (at. 13, 1) e art. 29, CP. a condio mais adequada para produzir o resultado. T. da relevncia jurdica - ............ Essas causas para abaixo efeito esto de todas absolutamente Nelson Hugria.

superadas(

consulta(

Comentrios ao Cdigo Penal, 1958, Tomo II, p.61) T. Eficincia produzir T. da prepoderncia T. Causa prxima Distingue causa prxima e concausa (causa remota) T. da causalidade jurdica T. da causalidade humana T. da tipicidade condicional a condio mais eficaz (eficiente) pra

38
T. Causa decisiva T. Equilbrio a ltima fora que rompe o equilbrio entre os elementos contrrios e favorveis ao crime. CAUSA SUPERVINIENTE uma Segunda causa que provoca o resultado. uma causa que sobrevm ao ou omisso que faz com que o resultado ocorra em circunstncias diversas da que teria ocorrido.

CAUSAS SUPERVINENTES PODEM SER: Absolutamente independente (em relao conduta do agente). No punido (art. 13, caput) por no haver nexo de causalidades. Absolutamente independente:

1. Pr-existente Ex. A atira em Bque vem morrer


momento depois No em consequncia dos ferimentos, mas porque antes ingeriu veneno. Obs.: No h nexo de causalidade.
2.

Concomitante Ex. A fere B no mesmo momento que sofre um ataque cardaco. E vem a falecer exclusivamente

39
em razo da parada cardaca. Obs.: No h nexo de causalidade.
3.

Superveniente A ministra veneno a Bque antes do veneno agir morre em conseqncia de um desabamento. Obs.: No h nexo de causalidade).

Relativamente independente:

1. Preexistente A fere B (hemoflico), que vem morrer


em conseqncia dos ferimentos par da contribuio de sua particular condio fisiolgica. Obs.: H nexo de causalidade.

2. Concomitante A atira em B no mesmo instante em


que est sofrendo um ataque cardaco. Provocando-se que a leso contribuiu para o xito letal. Obs. H nexo de causalidade.

3. Superveniente Um nibus colide com um poste. O


passageiro sai ileso e, j fora do nibus toma um choque eltrico vindo a falecer. Obs.: No h produziu o resultado. nexo de causalidade. Porque a segunda causa(concausa) por si s

40
Ex.: A atira em B que socorrido morre em decorrncia de um incndio no hospital. H excluso do nexo causal. Imputa-se s os fatos anteriores. Ex.: A fere B que levado ao Hospital morre de ataque cardaco em razo da anestesia aplicada. O mtodo de resolver o problema da imputao ou no do resultado ao agente. Mtodo do grande Professor Juarez Tavares: se no momento do resultado , as concausas estiverem atuando, so elas tambm causa desse resultado; se, entretanto, o resultado advm de outros fatores, embora as concausas tenham contribudo inicialmente para o processo causal, deve-se considerar interrompida a causalidade anterior, imputando-se o resultado apenas ao agente que tenha provocado a nova causalidade. Ex. X e Y so causas. Se X e Y esto em ao no momento do resultado, implica que X e Y so causa do resultado. Se somente Y est em ao no momento do resultado, implica que somente Y causa do resultado. Considera-se interrompida a causalidade anterior de X. Se a 2 causa estiver fora do desdobramento fsico normal o agente no punvel pelo resultado.

41
Se a 2 causa estiver dentro do desdobramento fsico normal O agente punvel pelo resultado.

TIPICIDADE Ver princpio da Insignificncia algumas caractersticas: pouca relevncia do bem jurdico pouca pena. crimes contra o patrimnio habitualidade tipicidade.

Ver princpio da interveno mnima. - Conceito de tipicidade - (Adequao entre o fato concreto e o fato descrito na lei). - Funes (Garantia = sustentar o princpio da legalidade.) - Elementos do tipo: - Objetivos 121. - Subjetivos o dolo que, eventualmente, pode vir acompanhado de um fim especifico. Ex. fins libidinosos. conceitual 150 - normativo - sem justa causa 171, 2, VI cheque 131, 218. -

42
- Direta (A adequao do fato tpico no necessita de uma complementao de outra norma da parte geral do CP. Ex.art.121,CP. - Indireta - a adequao necessita de uma complementao da parte geral do CP. (ex. art. 14, art. 29). - Fechada (Quando o fato tpico indica a antijuricidade, sem qualquer ressalva ou restrio) - Aberta (Quando a conduta no expressa completamente a transgresso de uma norma, pois o resultado que confere vida a ilicitude (ex. crimes culposos). - Normal (Quando h descrio objetiva do tipo). - Anormal - Quando alm dos elementos objetivo, h elementos subjetivos ou normativos do tipo: Ex.: violao de segredo (sem justa causa) normativo Ex. rapto (para fins libidinoso) - elementos subjetivo especial Ex. 151, 153, 192, I, 171, 2, VI, 312, 320, 217) Ex.: 134, 131, 217, 218, 339).

Conflito aparente de normas 1 Princpio da especialidade Derrogao da lei geral pela especial. (Apresenta um PLUS _ EX. infanticdio em relao ao art. 121. 2 Princpio da subsidiariedade (a norma subsidiria anulada pela principal (ex. 147 e 146 147 c/ 213).

43
3 Princpio da consuno (absoro) Ex. Viol. domiclio absorv. pelo furto). 4 Princpio da alternatividade Ex.: 122 Induzir instigar e auxiliar.

44
RESULTADO TEORIA NATURALSTICA Conceito naturalstico a modificao do mundo exterior provocado pelo comportamento humano voluntrio. (Mirabete).

TEORIA NORMATIVA Conceito Jurdico ou Normativo Leso ou perigo de leso de um interesse protegido pela normal penal (Mirabete).

COMENTAR

1. H crimes que no h modificao no mundo exterior (ex.


violao de domiclio, injria oral, ato obsceno, etc.). H auutores que chamam de crimes de mera conduta ou mera atividade. 2. O C.P. no art. 13 afirma que a existncia do crime depende do RESULTADO. 3. Qual o sentido de Resultado no CP? R Sentido jurdico ou normativo.

45
Quanto ao resultado os crimes podem ser: 1. Materiais H um resultado externo (naturalstico) Conduta e resultado separam-se cronologicamente.

2. Formais No h resultado externo (sentido jurdico)


conduta e resultado ocorre ao mesmo tempo H separao lgica e no cronolgica entre conduta e resultado. Ex. art. 147 CP. 140,CP. 3. Mera conduta (simples atividade) A Lei no exige qualquer resultado naturalstico, contentando-se com a simples conduta. Ex. 150, 233, 269, 320, contravenes. 4. Dano Consuma-se com o dano, art. 121. 5. Perigo Consuma-se com o perigo art. 130, 132, 250, 251. CLASSIFICAO DOS CRIMES TTULO E CLASSIFICAO DAS INFRAES PENAIS Utiliza-se a expresso infrao penal para abranger o crime e a contraveno, segundo a classificao dada pela lei. CLASSIFICAO DOS CRIMES H vrias classificaes de crimes, ora porque se atenta gravidade do fato, ora forma de execuo, ora ao resultado etc. Sero examinadas apenas as classificaes que maior

46
interesse prtico contm, atentando-se, em primeiro lugar, aquele que se refere a todas as infraes penais. CRIME, DELITO E CONTRAVENO No sistema dicotmico, ou de diviso bipartida, a classificao de crimes ou delitos (como sinnimos) e contravenes, adotado na Itlia, Peru, Sua, Dinamarca, Filndia, Holanda e pela nossa legislao. No h, na realidade, diferena de natureza entre as infraes penais, pois a distino reside apenas na espcie da sano cominada infrao penal (mais ou menos severa). Mesmo no relativo s contravenes inexiste diferena intrnseca, substancial, qualitativa, que as separa dos crimes ou delitos, sendo essa infrao conhecida com crime-ano.

CRIMES INSTANTNEOS, PERMANENTES INSTANTNEOS DE EFEITOS PERMANENTES.

A forma de ao oferece critrios para vrias classificaes de crimes. Crimes instantneos Uma vez que o agente consuma o crime ele est encerrado, ou seja, a consumao no se prolonga. Isso no quer dizer que a ao no seja rpida, mais que a consumao ocorre em determinado momento e no mais prossegue. Ex.: art. 121. Matar algum.

47
Consuma-se no momento da morte da vitima, pouco importa o tempo decorrido entre a ao e o resultado; no delito de leses corporais, o crime consuma-se quando ocorre o ferimento ou a perturbao sade. Crime permanente Existe quando a consumao se prolonga no tempo, dependente da ao do sujeito ativo. No sequestro ou crcere privado (art. 148), por exemplo, a consumao se protrai durante todo o tempo em que a vtima fica privada de liberdade, a partir do momento em que foi arrebatada pelo agente, o que tambm ocorre nos crimes de extorso mediante sequestro (art. 219) etc. Na violao de domiclio (art. 150), a consumao ocorre durante o tempo em que o agente se encontra na casa ou dependncias da vtima contra sua vontade expressa ou tcita. Crimes instantneos de efeitos permanentes Ocorrem quando, consumada a infrao em dado momento, os efeitos permanecem, independentemente da vontade do sujeito ativo. Na bigamia (art. 235), no possvel aos agentes desfazer o segundo casamento. CRIMES COMISSIVOS, OMISSIVOS PUROS E OMISSIVOS IMPRPRIOS Crimes comissivos so os que exigem, segundo o tipo penal objetivo, em princpio, uma atividade positiva do agente, um fazer. Na rixa (art. 137) ser o participar, no furto (art.155) o subtrair, no rapto (art. 219) o raptar etc.

48
Crimes omissivos (ou omissivos puros) so os que objetivamente so descritos com uma conduta negativa, de no fazer o que a lei determina, consistindo a omisso na transgresso da norma jurdica e no sendo necessrio qualquer resultado naturalstico. Para a existncia do crime basta que o transgressor se omita quando de agir.ex.: omisso de socorro, art. 135. Nos crimes omissivos imprprios (ou comissivos por omisso, ou comissivos-omissivos) a omisso consiste na transgresso do dever jurdico de impedir o resultado, praticando-se o crime que, abstratamente, comissivo. A omisso forma ou meio de se alcanar um resultado(no crime doloso). Nos crimes omissivos imprprios a lei descreve uma conduta de fazer, mas o agente se nega a cumprir o dever de agir. Ex.: a me que deixa de amamentar seu filho causando-lhe a morte etc.

CRIMES UNISSUBJETIVOS E PLURISSUBJETIVOS Unissubjetivo aquele que pode ser praticado por uma s pessoa, embora nada impea a co-autoria ou participao. Os delitos de calnia (art. 139), estelionato (art. 171), roubo (art. 157), homicdio(121) por exemplos, podem se cometidos por uma nica pessoa. possvel, entretanto, a conduta de duas ou mais pessoas no fato, ocorrendo, na hiptese, concurso de agentes.

49
Plurissubjetivo (coletivo, de concurso necessrio) aquele que, por sua conceituao tpica, exige dois ou mais agentes para a prtica da conduta criminosa. Essas condutas podem ser paralelas como no crime de quadrilha ou bando (art. 288), em que a atividade de todos tem o mesmo objetivo, um fim nico, convergentes, como nos crimes bilaterais, em que possvel que uma delas no seja culpvel e que tem como ex.: o adultrio (art. 240) e a bigamia(art. 235); os divergentes, em que as aes so dirigidas uns contra outros, como na rixa (art. 137). CRIMES SIMPLES, QUALIFICADOS E PRIVILEGIADOS Crime simples o tipo bsico, fundamental, que contm os elementos mnimos e determina seu contedo subjetivo sem qualquer circunstncia que aumente ou diminua sua gravidade. H homicdio simples (art 121, caput), furto simples (art. 155, caput) etc. Crime qualificado aquele em que ao tipo bsico a lei acrescenta circunstncia que agrava sua natureza, elevando os limites da pena. No surge a formao de um novo tipo penal, mas apenas uma forma mais grave de ilcito. Chama-se homicdio qualificado, por ex.: aquele praticado mediante paga ou promessa de recompensa ou por outro motivo torpe (art.121, 2,I); denomina-se furto qualificado o praticado com destruio rompimento de obstculo subtrao da coisa.

50
Crime privilegiado existe quando ao tipo bsico a lei acrescenta circunstncia que o torna menos grave, diminuindo, em conseqncia, suas sanes. So crimes privilegiados, pr exemplo. O homicdio praticado pr relevante valor moral ( eutansia, pr exemplo), previsto no art. 121, 1, o furto de pequeno valor praticado pr agente primrio (art. 171, 1) etc. Nessas hipteses, as circunstncias que envolvem o tato tpico fazem com que o crime seja menos severamente apenado. CRIME PROGRESSIVO E PROGRESSO CRIMINOSA Crime Progressivo Um tipo abstratamente considerado contm implicitamente outro que deve necessariamente ser realizado para se alcanar o resultado. O anterior simples passagem para o posterior e fica absorvido pr este. Assim, no homicdio, necessrio que exista, em decorrncia da conduta, leso corporal que ocasione a morte. Na rixa esto contidos implicitamente as eventuais leses corporais ou as vias de fato ou o perigo para a vida ou sade de outrem. Crime de progresso criminosa. No antefato no punvel a primeira infrao menos grave que a Segunda (exemplo: a falsidade ideolgica praticada para o crime de bigamia; porte ilegal de arma para o homicdio etc). No ps-fato no punvel a primeira infrao mais grave ou da mesma gravidade que a Segunda (exemplos: o furto da coisa e sua posterior destruio, que o crime de dano; a falsificao do documento e o uso do documento falso. A falsificao da moeda e sua introduo no meio curriculante) em todas essa hipteses, o autor desses

51
fatos tpicos deve ser punido somente pelo crime mais grave que seja praticado para o cometimento em decorrncia do outro. CRIME HABITUAL Constitue-se de uma pratica reiterada de atos, penalmente indiferentes de per si, que constituem um todo, um delito apenas, traduzindo geralmente um modo ou estilo de vida. Embora a prtica de um ato apenas no seja tpica, o conjunto de vrios, praticados com habitualidade, configura o crime. Onde a lei refere-se expressamente habitualidade, como no curandeirismo (art. 284 I); outras vezes a descrio da conduta demonstra a necessidade da reiterao, como no exercer ilegalmente a medicina (art. 282), no manter casa de prostituio (art. 229), no participar dos lucros da prostituta ou se fazer sustentar por ela (art. 230). CRIME PROFISSIONAL O crime profissional qualquer delito praticado por aquele que exerce uma profisso, utilizando-se dela para a atividade ilcita, assim, o aborto praticado por mdico ou parteiras, o furto qualificado com chave falsa ou rompimento de obstculos por serralheiros etc. No se deve confundir crime profissional com os criminoso profissionais ou habituais, que praticam os crimes como se exercessem uma profisso pistoleiros, ladres etc. CRIMES DE AO NICA E DE AO MLTIPLA O crime de ao nica O tipo penal contm apenas uma modalidade de conduta, expressa no verbo que constitui o ncleo da figura tpica. o

52
que ocorre no homicdio com a conduta de matar, no furto com a de subtrair etc. crime de ao mltipla (ou de contedo variado) O tipo contm vrios verbos, qualquer deles caracterizando a prtica de crime. Pode-se praticar o crime definido no art. 122; induzindo, instigando ou prestando auxlio ao suicida; o de fabricao, importao, aquisio ou guarda de objeto obsceno (art. 234 etc. Neste ultimo, as condutas so fases do mesmo crime. CRIMES UNISSUBSISTENTES E PLURISSUBSISTENTES O crime unissubsistente Realiza-se com apenas um ato, ou seja, a conduta una e indivisvel, com na injria ou ameaa orais (arts. 140 e 147), o uso do documento falso (art. 304) etc. Tais crimes no permitem o fracionamento da conduta, e inadmissvel a tentativa deles. O crime plurissubsistente composto de vrios atos, que integram a conduta, ou seja, existem fases que podem ser separados, fracionando-se o crime. Admitem, portando, a tentativa, e constituem a maioria dos delitos: homicdio (art. 121), furto (art. 155), roubo (art. 157) etc. CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA O resultado dos crimes podem ser materiais, formais ou de mera conduta. Crime material

53
H necessidade de um resultado externo ao, descrito na lei, e que se destaca lgica e cronologicamente da conduta. Esse resultado dever ser considerado de acordo com o sentido naturalstico da palavra, e no com relao a seu contedo jurdico, pois todos os crimes provocam leso ou perigo para o bem jurdico. Exemplos so o homicdio (morte), furto e roubo (subtrao) crime formal No h necessidade de realizao daquilo que pretendido pelo agente, e o resultado jurdico previsto no tipo ocorre ao mesmo tempo em que se desenrola a conduta, havendo separao lgica e no cronolgica entre a conduta e o resultado. No delito de ameaa (art. 147), a consumao dse com a prtica do fato, no se exigindo que a vtima realmente fique intimidada; no de injria (art. 140) suficiente que ela exista, independentemente da reao psicolgica do ofendido. A lei antecipa o resultado no tipo; por isso, so chamados crimes de consumao antecipada. Crimes de Mera Conduta A lei no exige qualquer resultado naturalstico, contentandose com a ao ou omisso do agente. No sendo relevante o resultado material, h uma ofensa (de dano ou de perigo) presumida pela lei diante da prtica da conduta. Exemplos so a violao de domiclio (art. 150), o ato absceno (art. 233), a omisso de notificao de doena (art.269) a condescendncia criminosa(art. 320) e a maioria das contravenes. CRIMES DE DANO E DE PERIGO

54
Os primeiros s se consumam com a efetiva leso do bem jurdico visado, nos casos de leso vida, no homicdio; ao patrimnio, no furto; honra, na injria etc. J nos crimes de perigo, o delito consuma-se com o simples perigo criado para o bem jurdico. CRIMES COMPLEXOS Obviamente, que os crimes em que o tipo nico e que ofendem apenas um bem jurdico, como por exemplos podemos citar a ameaa (art. 147), em que se ofende apenas a liberdade psquica da vtima; o furto simples (art. 155 caput), em que o ofendido apenas o patrimnio. Contrariamente ocorre nos crimes complexos que encerram dois ou mais tipos em uma nica descrio legal (crime complexo em sentido estrito) ou os que, em uma figura tpica, abrange um tipo simples, acrescido de fatos ou circunstncias que, em si, no so tpicos (crime complexo em sentido amplo). Ex. de crime complexo em sentido estrito. o roubo ofendendo o patrimnio e a liberdade psquica da vtima ou sua integridade corporal; e a extorso mediante sequestro (art. 159), composta de extorso (art. 158) e de sequestro (art. 148), em que ofende a liberdade e o patrimnio. Ex. de crime complexo em sentido amplo Estupro = violncia ou grave ameaa(so crimes) acrescido da conjuno carnal(no crime isoladamente) CRIMES COMUNS, CRIMES PRPRIOS E CRIMES DE MO PRPRIA crime comum

55
o nome j diz tudo comum a todos podendo qualquer pessoa pratica-lo (arts. 121, 122, 129, 135 e etc.). crimes prprio (ou especial) como j se aludiu anteriormente, so aqueles que exige ser o agente portador de uma capacidade especial, ou seja, o mdico na pratica de um aborto, a parteira etc. Onde o tipo penal limita o crculo do autor, que deve encontrar-se em uma posio jurdica. Os crimes de mo prpria (ou de atuao pessoal) distinguem-se dos delitos prprios porque estes so suscetveis de ser cometidos por um nmero limitado de pessoas, que podem, no entanto, valer-se de outras para execut-los, enquanto nos delitos de mo prpria, embora passveis de serem cometidos por qualquer pessoa, ningum os pratica por intermdio de outrem. Crimes de falso testemunho ou falsa percia (art. 342).

CRIMES PRINCIPAIS E CRIMES ACESSRIOS Principais independem da prtica de delito anterior. Acessrios J nos casos acessrios, sempre se pressupem a existncia de uma infrao penal anterior, que esto entrelaados pelo dispositivo penal que, no tipo, faz referncia quela. Nos crimes de receptaro (art. 180), por exemplo, s existe se antes foi cometido outro delito (furto, roubo, estelionato etc.); o mesmo ocorre nos crimes de favorecimento pessoal (art.

56
348), de favorecimento real (art. 349), no de uso de documento falso (art. 304).

CRIMES COMUNS E CRIMES POLTICOS Nos j sabemos que os crimes comum so aqueles que atingem os bens jurdicos do indivduo, da famlia, da sociedade e do prprio Estado, onde esto definidos no cdigo penal e em leis especiais. Mas no caso dos crimes polticos esses tipos de crime vo lesar ou por em perigo a prpria segurana interna ou externa do Estado. Na LSN, so crimes polticos os que lesam ou expem a perigo de leso: I a integridade territorial e a soberania nacional; II o regime representativo e democrtico, a Federao e o Estado de Direito; III a pessoa dos chefes dos Poderes da Unio (art. 1), distinguindo-se do crimes comuns, para sua aplicao pela motivao e pelos objetivos do agente e pela leso real ou potencial aos bens jurdicos mencionados na sua conceituao (art. 2). Um exemplo de crime poltico relativo o crime de genocdio: Genocdio. (dir. pen.) Morticnio em massa com o fim de exterminar um grupo humano. So atos que constituem genocdio: matar membros do grupo; causar leso grave integridade fsica ou mental dos membros do grupo; submeter intencionalmente o grupo a condies de existncia capazes de ocasionar-lhe a destruio fsica total ou parcial; adotar medidas a impedir nascimentos no seio do grupo; efetuar transferncia forada de crianas de um grupo para outro grupo.

57

CRIMES MILITARES Nos crimes militares esto descritos no cdigo penal militar (decreto-lei n 1.001. de 21.10.69), que se dividem, segundo a lei, em crimes militares em tempo de paz (art. 9) e crimes militares em tempo de guerra (art. 10). Tambm os crimes militares podem ser puros ou prprios (puramente militares e imprprios). Os primeiros so os que somente esto definidos no CPM; os crimes militares imprprios so aqueles cuja definio tpica tambm prevista na lei penal comum, quando praticados nas condies estabelecidas no art. 9, II, e no art. 10, III, do CPM. Difcil a tarefa de distinguir se o fato crime comum ou militar, principalmente nos casos de ilcitos praticados por policiais militares.

CRIMES HEDIONDOS Crime hediondo. Crime atroz, medonho, terrvel, pavoroso. - A CF/88 no artigo 5, XLIII, determinou que a lei considerasse os crimes hediondos como inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia. Esta lei veio a ser a lei 8.072 de 25.05.1990, que define como crimes hediondos os seguintes: homicdio, quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado; latrocnio; extorso qualificada pela morte, ou mediante seqestro e na forma qualificada; estupro; atentado violento ao pudor; epidemia com resultado morte e genocdio, tentado ou consumado. O crime de genocdio foi acrescentado pela lei 8.930 de 06.09.1994.)

58

CRIME ORGANIZADO Crime organizado. Expresso que se aplica a quadrilhas e sindicatos do crime, que operam como autnticas empresas, estruturadas para a prtica da delinqncia em vastas reas, nacionais ou internacionais. Ex.: mfia, contrabandistas de txicos ou de armas, etc. Em doutrina, entende-se que organizao criminosa aquela que, por suas caractersticas, demonstre a existncia de estrutura criminal, operando de forma sistematizada, com planejamento empresarial, diviso de trabalho, pautadas de condutas em cdigos procedimentais rgidos, simbiose com o Estado, diviso territorial e, finalmente atuao regional, nacional ou internacional. Entretanto, pela Lei n 9034/03.05.95, que dispe sobre a utilizao de meios operacionais para a preveno e represso de aes praticadas por organizaes criminosas, preferiu-se definir como crime organizado aqueles que decorrerem de aes de quadrilha ou banco (art.1). FATO TPICO CULPOSO 1 CONDUTA VOLUNTRIA O que importa no com o fim da conduta (inteno), que geralmente lcita, mais a forma imprpria de praticar a conduta(falta de cuidado) 2 RESULTADO INVOLUNTRIO

59
Sem resultado no h crime culposo contraveno ou um indiferente penal). 3 NEXO CAUSAL relao de causalidade entre conduta e resultado. 4 INOBSERVNCIA DO DEVER DE CUIDADO OBJETIVO MANIFESTADA PELA IMPRUD. NEGLIGNCIA OU IMPER. Cuidado Objetivo A todos, no convvio social, tem o dever de reitorar a sua conduta de forma a no causar prejuzos (danos) a terceiros: - A no observncia desse dever de cuidado torna a conduta tpica(se causar dano). - Como saber se o agente observou ou no o dever de cuidado objetivo? R Comparando-se a conduta do agente com a que teria uma pessoa dotada de discernimento e prudncia colocada nas mesmas circunstncias do agente (Hans Welzel). M Obs.: Como, no mundo concreto, a inobservncia do dever de cuidado pode apresentar uma infinidade formas, necessrio se faz que os tipos culposos sejam abertos, ou seja, no basta a descrio tpica, mister que haja a inobservncia do dever de cuidado objetivo tarefa realizada pelo juiz. 5 PREVISIBILIDADE (pode haver

60
a possibilidade de ser antevisto o resultado, nas condies em que o sujeito se encontrava, porm no previsto (Damasio). Previsibilidade Objetiva A previsibilidade do resultado apurada tomando-se o homem dotado de discenimento e prudncia colocado na mesma situao do sujeito(verifica-se a TIPICIDADE). Previsibilidade Subjetiva A previsbilidade do resutlado apreciada tomando-se em considerao o prprio agente. verifica-se a CULPABILIDADE. 6 TIPICIDADE Tipos so abertos Necessitam de uma complementao valorativa do juiz que a obtm mediante a comparao entre a conduta do homem-modelo e a do sujeito.

61
CULPA 1 FORMAS (art. 18, II) - Imprudncia Prtica de um ato perigoso; agir sem cautela a prtica de um fato perigoso (Damsio) Ex.1: agir sem cautela, sem usar os poderes inibidores. Ex.2. Caar em local de excues (Mirabete). Ex.3. Dirigir com sono , fadigado, velocidade incompatvel com o local (Mirabete). - Negligncia Ausncia de precauo (Damsio) a inrcia psquica, a indiferena do agente, que podendo tomar as cautelas exigveis no o faz por displicncia ou preguia mental: Ex.1: Deixar arma de fogo ao alcance de crianas. (Damsio). Ex.2. Deixar subst. txica ao alcance de crianas (Damsio). Ex.3. No deixar freiado o veculo quando estacionado (Mirabete).
-

Impercia a falta de aptido para o exerccio de arte ou profisso, embora formalmente seja habilitado.

- A impercia pressupe sempre que o fato seja cometido no exerccio de arte ou profisso (Damsio). - Pressupe sempre a qualidade de habilitao legal para arte ou profisso. Exemplos: Impercia Ex. Motorista habilitado que no sabe dirigir. Imprudente Ex. Motorista no habilitado que no sabe dirigir.

62
Impercia Ex. Mdico que no possui conhecimento terico e prtico para uma cirurgia complexa. Imprudncia Ex. Cirurgia realizada por curandeiro. 2 ESPCIES DE CULPA - Inconsciente (comum) Quando o agente no prev o resultado que previsvel. - Consciente (previso) Quando o agente prev o resultado, porm espera que no ocorra. - Prpria (comum) Quando o agente no prev o resultado, embora previsvel. - Imprpria O agente quer o resultado, porm, sua vontade est viciada por erro de tipo vencvel ou inescusvel. (por extenso, assimilao ou equiperao). H um crime doloso, em que a lei atribui pena do crime culposo (Damsio). Ex.: Sujeito que vem sendo vtima do crime de furto sucessivas vezes em sua residncia...e um dia mata o filho pensando ser o ladro. Ex,: Culpa imprpria art. 20, 1, 2 parte e art. 23, nico. - Mediata ou indireta O pai vai socorrer o filho que culposamente atropelado e apanhado por outro veculo. - Presumida a culpa objetiva derivada de imposio legal, sem se discutir se esto presente os elementos da culpa. Ex.: O agente atropela algum sem culpa. Porm punido pelo simples fato de causar o dano. 3 GRAUS DE CULPA (de acordo com a possibilidade de previso do resultado, vem do Direito Romano.

63
a) Grave Qualquer pessoa pode prever o evento. b) Leve Quando somente o sujeito bastante diligente pode prever o resultado. c) Levssima Quando somente com cuidados extraordinrios poderia se evitar o resultado. - Compensao de culpa No Direito Penal no h compensao de culpa. Concorrncia de culpa H concorrncia de culpa quando dois ou mais agentes (excetuada a co-autoria) causam o resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. Ex.: O A dirige com velocidade incompatvel e B faz uma manobra com impercia. Ambos so reponsveis.
-

- Excepcionalidade do crime culposo Os crimes so, em regra, dolosos. Art. 18, nico. 4 CRIME PRETERDOLOSO (Preterintencional) um crime misto em que h uma conduta dolosa (minus delictum) e outra culposa (majus delictum). H dolo no antecedente e culpa no conseguente, por inobservncia do dever de cuidado objetivo. No crime preterdoloso, o nexo em relao ao resultado qualificado a culpa. Assim a mera imputatio facti (relao causal entre conduta e resultado no suficiente, pois necessrio a imputatio juris(relao causal:subjetiva normativa).

64
Ex.: 129, 3 - Leso corporal seguida de morte (Resultado diverso do pretendido). Art. 19, CP Ao menos culposamente Significa que h casos em que o resultado qualificador admite o dolo. Tambm evitar a responsabilidade objetiva.

ERRO DE TIPO Erro uma falsa representao da realidade que incide sobre os elementares ou circunstncias da figura tpica. Pode ainda, incidir: - sobre os pressupostos de fato de uma excludente de ilicitude, v.g., legtima defesa putativa ou - sobre dados secundrios da norma penal incriminadora. Ex. (circunst. genrica art. 61 e 62) ou sobre uma circunst. qualificadora, 226, II). EXEMPLOS DE ERRO DE TIPO: Ex.: Uma gestante ingere substncia abortiva na suposio de que est tomando calmante. (No sabe que est ingerindo substncia que ir provocar aborto).

65
Ex.: Se no aeroporto o sujeito leva mala alheia supondo ser a sua (elemento alheia- normativo. Para si ou para outrem subjetivo.) Ex.: Um caador que dispara sobre um objeto escuro supondo tratar de um animal, e atinge um homem (elementar algum). Ex.: Guardar cocana Supondo ser outra substncia incua (erro de tipo). Ex.: Guarda cocana Supondo no ser crime (erro de proibio). Obs. No erro de tipo falta a conscincia e a vontade dirigida a realizao da conduta tpica. Obs.: Por isso o erro de tipo sempre exclui o dolo. Poder o agente responder por crime culposo: Condies: - Se o fa to for previsto como crime culposo. Se agir com inobservncia do dever de cuidado. FORMAS DE ERRO: a) Erro de tipo Essencial(quando recai sobre um elemento do tipo). Pode ser: Invencvel (escusvel) exclui o dolo e a culpa (art. 20, caput, 1 parte, e 1, 1 parte). Vencvel (inescusvel) exclui o dolo, mas no a culpa (art. 20, caput, 2 parte, e 1, 2 parte). b) Erro Acidental(quando recai sobre dados acessrios da figura tpica). Pode ser:

66
1) erro sobre o objeto 2) erro sobre a pessoa (art. 20, 3) 3) erro de execuo (aberratio ictus) art. 73 (desvio do golpe ou aberrao no ataque). 4) resultado diverso do pretendido (aberratio delicto), aberratio criminis (desvio do crime). CAUSAS PUTATIVAS DE EXCLUSO DA ANTIJURICIDADE OU EXIMENTES PUTATIVAS Ler art. 20, 1 (1 parte). Ex.1 Estado necessidade putativo Sesso do cinema Algum grita fogo, dando a entender que o prdio encontra-se em chama. Ex.2: legtima defesa putativa. Ex.3 Durante a guerra Sentinela percebendo um vulto se aproximar =- supe ser um inimigo e mata vindo a verificar que era um companheiro que tinha fugido do campo inimigo. Ex.4 Um particular persegue um ladro e ao dobrar a esquina prende um ssia do perseguido. No responde por sequestro. Art. 20, 2 - Erro determinado por terceiro Responde pelo crime o terceiro que determina o erro. O provocador do erro responde por dolo ou culpa. O terceiro tambm responde por culpa ou, eventualmente, at por dolo.

67

CRIME CONSUMADO - Art. 14, I Conceito Quando nele se rene todos os elementos de sua definio legal. - Crime consumado/Crime exaurido Aps a consumao o agente pratica atos que levam a consequncias mais graves. 159 Ex.: Extorso mediante sequestro (recebimento do resgate exaure o crime). - Iter Criminis (Caminho do crime) Fases: a) cogitao idia de cometer deciso de cometer b) atos preparatrios Ex.: compra da arma Escolha do local c) execuo Incio da realizao do crime Realiza os disparos d) consumao O tipo est inteiramente realizado
Consumao nos crimes materiais. Ex.: morte.

68
Obs.: Distino entre atos preparatrios e de execuo: a) Critrios material: H ato executrio quando o agente ataca o bem jurdico colocando-o em perigo. Os atos que no atacam e nem colocam em perigo o bem jurdico so simples atos preparatrios no punveis. Critrio formal (teoria objetiva-formal) H ato executrio quando o agente inicia a realizao do ncleo do tipo.Ex. matar, roubar, etc. adotado pelo CPB.
b)

CONSUMAO NAS DIVERSAS ESPCIES DE CRIMES Nos crimes materiais No resultado natural (morte, leso, dano, etc.) 2) Nos crimes formais e de mera conduta: a consumao ocorre com a prpria ao, j que no se exige resultado naturalstico. (Cezar R. Bitencourt). O resultado jurdico (No h resultado material). Ex. Crimes contra honra(138 a 140) 3) Nos crimes habituais Com a reiterao de atos. Ex. Exercicio ilegal da medicina. 4) Nos crimes permanentes A consumao se protrai no tempo. Ex. Extorso mediante sequestro. 5) Nos crimes culposos com o resultado natural(leso). 6) Nos crimes omissivos: Prprio No momento da conduta. No momento em que o agente deveria(e podia) agir e no agiu. Imprprio: No momento do resultado (morte). Aqui a omissao uma forma de alcanar o resultado.
1)

69
7 consumao nos crimes qualificados pelo resultado: com a ocorrencia do resultado qualificador. Leso corporal seguida de morte TENTATIVA Art. 14, II Conceito Elementos: a) incio da execuo do crime. b) no-consumao por circunstncia alheia vontade do agente. Formas: - Imperfeita A fase de execuo interrompida por circunstncia alheia vontade do agente.
-

Perfeita ou crime falho A fase de execuo integralmente realizada mas o resultado no se verifica por circunstncia alheia vontade do agente.

- branca no h ferimento/derramamento de sangue. Aplicao da Pena (no se considera atenuantes ou agravantes,mas sim o caminho percorrido). Quanto mais prximo da consumao, menor a diminuio da pena. - Teoria subjetiva fundada na vontade do agente. Defende a mesma pena do crime consumado. - Teoria objetiva fundada no perigo que exposto o bem jurdico. No conseguido o dano almejado a pena deve ser menos severa. Obs.: O que significa salvo disposio em contrrio: art. 14, nico?

70
R H casos em que a tentativa punida com a mesma pena do crime consumado art. 352, CP, art. 309: votar ou tentar votar duas vezes. TENTATIVA CRIMES QUE NO ADMITEM CULPOSOS Porque o agente no quer o resultado. Se agente no quer como pode ser interrompido? Questiona-se a admisso na culpa imprpria. H um crime doloso ao qual se aplica a pena do crime culposo. PRETERDOLOSO Pois o evento vai alm do desejado pelo agente. CONTRAVENES (Art. 4, LCP). OS OMISSIVOS PRPRIOS Ou indivduo deixa de realizar a conduta, e o delito se consuma ou realiza a conduta e no h crime. Ex.: 135. CP. OS UNISSUBSISTENTE (NICO ATO) Ex.: Injria verbal. Ex. Uso de doc. falso (304). Crime em que a lei pune somente se ocorrer o resultado Art. 122 (participao). - Os crimes habituais Porque exige reiterao de atos. - Nos crimes tentados Art. 3 - Lei 4.898/65 DESISTNCIA EFICAZ. VOLUNTRIA E ARREPENDIMENTO

71
Conceitos: Desistncia Voluntria art.15, 1 parte Inicia a execuo e desiste voluntariamente. impunvel.Von Liszt chama de ponte de ouro. a oportunidade do sujeito sair do territrio da ilicitude e entrar no territrio da licitude. Frank(autor alemo) foi muito feliz na distino entre desistencia voluntria e tentativa: posso, mas no quero(desist. voluntria); quero, mas no posso(tentativa) A desistencia pode ser espontnea(parte da conscincia do proprio agente) ou voluntria(pate da sugesto de teceiro ou da prpria vtima). Em nenhuma hiptese pode haver coao fsica ou moral. Obs. O Agente responde pelos fatos anteriores praticados, se estes, constituirem crime(s). Ex.: Desistncia voluntria O ladro j dentro da casa da vtima: DESISTE (conduta negativa). Arrependimento Eficaz art.15, 2 parte Realiza toda execuo Porm impede que o resultado ocorra. - So causas de excluso de adequao tpica ampliada, em relao ao crime que agente queria cometer. No atua a norma de extenso. - Torna-se atpica a conduta do agente. - Excluso de tipicidade. Ex.: Arrependimento Eficaz O agente aps ministrar veneno na alimentao da vtima se arrepende e lhe dar um antdoto (que impede o resultado) = Conduta positiva. Pena: Nos dois casos, o sujeito no responde por tentativa, uma vez que a norma considera atpico o proc. executivo em relao ao crime que o agente queria praticar.

72
A atipicidade fundamenta-se em razes de poltica criminal. Cria-se uma ponte de ouro. A renncia deve ser voluntria. Quando o agente dispara apenas um cartucho, dispondo de vrios no tambor do revolver (embora pudesse disparar). R H desistncia voluntria. - O arrependimento tem que ser eficaz. Responde pelos atos j praticados(art.15, final) NATUREZA JURDICA: inadequao tipica. Foi apagada a vontade delituosa inicial.
-

CONCEITO Art. 16 CP REQUISITOS: ARREPENDIMENTO POSTERIOR: Causa obrigatria de reduo de pena de um a dois teros. 1 Sem violncia ou grave ameaa a pessoa (violncia fsica fora bruta). (violncia moral grave ameaa). 2 Reparao do dano ou restituio da coisa (antes da denncia ou queixa). Se for depois do recebimento funciona como atenuante generica art. 65. 3 Voluntariedade da reparao ou restituio. OBS.: A reparao e a restituio deve ser integral. OBS.: A restituio feita pela polcia no beneficia o agente. ]]]]

73
APLICAO Delitos culposos Delitos tentados ou consumados Delitos simples, privilegiados e qualificados. NATUREZA JURDICA Causa obrigatria de diminuio de pena. - Reparao posterior(a denncia ou queixa) Circunstncia atenuante genrica art. 65, III. - Reparado o dano pode obter o sursis especial (art. 78, 2). - A no reparao do dano causa obrigatria de revogao do sursis (art. 81, II). - Uma das condies do livramento condic. (art. 83, IV). - Efeito da condenao (art. 91, I). - Condiciona a reabilitao (art. 94, III. CRIME IMPOSSIVEL(tentativa inidnea ou quase-crime) ART. 17 - Nao se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar o crime. H duas formas crime impossvel: a) por ineficcia absoluta do meio. b) por absoluta impropriedade do objeto. No primeiro caso, o meio precisa ser totalmente inidneo, abslutamente ineficaz para a pratica do crime. Se o meio for relativamente eficaz haver tentativa punvel

74
Ex. O agente ministra farinha em vez de veneno; o agente vende talco em vez de cocana. Em relao a letra b, o objeto tambem tem que ser absolutameente imprprio para a prtica do crime. Ex. Atirar em um cadver com animus necandi; manobras abortivas em mulher que no estar grvida. Teoria sobre crime impossvel: a) teoria subjetiva o que importa a inteno do agente. Deve ser punido com a mesma pena da tentativa. b) Teoria objetiva o bem jurdico no colocado em perigo objetivamente, logo o agente no deve ser punido. Essa foi a teoria adotada pelo nosso CP. c) Toria sintomtica se a conduta do agente revelar presena de uma periculosidade, mesmo o crime sendo impossvel, o agente deve ser punido( a corrente de defende direito penal do autor e no do fato) No crime impossvel s existe subjetivamente na cabea do autor, no existindo objetivamente. Supe que estar cometendo um delito que, a rigor, o fato atpico. um crime putativo.

CAUSAS EXCLUSO DE ILICITUDE OU ANTIJURICIDADE Tambm conhecidas como causas justificadoras. Art. 23 No h crime quando o agente pratica o fato: I em estado de necessidade; II em legtima defesa: III em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular do direito. Excesso punvel

75
Pargrafo nico. O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. Obs. h algumas causas de exclusao de ilicitude prevista na parte especial do CP. Ex. 128, I e II; 142,I,II e III; 146 pargrafo terceiro(alguns autores consideram excluso de tipicidade por causa da redaao desse pargrafo); 342, pargrafo segundo; 348 pargro segundo, etc. A ilicitude se obtm comparando a conduta concreta (o fato tpico) com o ordenamento jurdico. Se na comparao houver contradio entre a conduta e o ordenamento jurdico, haver ILICITUDE. Caso contrrio, no haver ilicitude, pois o fato foi praticado de acordo com o direito. Toda conduta ilcita antes tpica. Porm, nem toda conduta tpica ilicita(pois poder haver uma causa justificadora da conduta).

CAUSAS SUPRALEGAIS DE EXCLUSO DE ILICITUDE No nosso sistema, com a inclusao das causas legais do estrito cumprimento do dever legal e do exerccio regular do direito(que funcionam quase como gnero), restou pouco espao para as causas supralegais, exceto o CONSENTIMENTO DO OFENDIDO, quando atendidas algumas circunstancias: a) consentimento livre(sem coao ou fraude); b) capacidade de consentir(maior de 18 anos e sem pertubao mental); c) bem jurdico disponvel

76
1 ESTADO DE NECESSIDADE 2 LEGTIMA DEFESA 3 ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL 4 EXERCCIO REGULAR DO DIREITO ESTADO DE NECESSIDADE Art. 24 Considera-se em estado de necessidade que pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrificio, nas circusntancias, no era razovel exigir-se. 1 No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. REQUISITOS: 1 PERIGO ATUAL (OU IMINENTE) 2 AMEAA DE DIREITO PRPRIO OU ALHEIO 3SITUAO DE PERIGO NO CAUSADA VOLUNTARIAMENTE PELO AGENTE(no provocou o fato por dolo)

4 INEVITABILIDADE DA LESO(Nao podia de outro modo evitar a leso) 5 INEXIGIBILIDADE DE SACRIFCIO DO BEM AMEAADO(no era razovel exigir o sacrifcio do direito ameaado)

77
6 INEXISTNCIA DO DEVER LEGAL DE ENFRENTAR O PERIGO 7 ELEMENTO SUBJETIVO DO ESTADO DE NECESSIDADE (CONHECIMENTO DA SITUAO DE FATO JUSTIFICANTE). Causa de diminuio pena(art.24,2)

78
ESTADO DE NECESSIDADE 1 PERIGO ATUAL - o presente, o que est acontecendo, ou iminente o que est prestes a ocorrer. O cdigo menciona apenas o PERIGO ATUAL. Damsio: No se pode obrigar o agente a aguardar que o perigo iminente se transforme em perigo atual. O perigo deve ser atual ou iminente. Se o perigo j ocorreu ou se esperado no futuro no h estado de necessidade. ESTADO DE NECESSIDADE PUTATIVO Quando o agente supe a existncia do perigo (que na realidade no existe). ERRO DE TIPO escusvel (inevitvel) excluso de dolo e culpa (art. 23 e 20, 1, 1 parte). b) inescusvel (evitvel) exclui o dolo subsiste a culpa (excesso culposo) art. 23, nico c/c 20, 1, 2 parte.
a)

ERRO DE PROIBIO a) escusvel excluso da culpabilidade (art. 21, caput, 2 parte). b) Inescusvel (evitvel) responsabilidade a ttulo de dolo com pena diminuda de 1/3 (art. 21, caput, parte final). 2 AMEAA DE DIREITO PRPRIO OU ALHEIO

79
Expresso DIREITO sentido amplo abrangendo qualquer bem jurdico (ex. vida, integridade fsica, honra, liberdade, patrimnio, etc). Interveno necessria (no pode haver excesso) Pode ser para salvar bem jurdico prprio ou de terceiro. Ex. Aps subtrair, um automvel para transportar vitima de acidente gravemente ferida, causa uma leso ao proprietrio. No se exige qualquer relao de parentesco com terceiro necessitado. No necessrio que o terceiro demonstre vontade de salvar seu bem. Os bens em conflito devem ter proteo do DIREITO. Se o direito nega proteo a um dos bens jurdicos fica afastado o estado de necessidade. Ex.: O condenado a morte no pode alegar estado de necessidade diante do executor. Ex.: O foragido que furta roupa para no ser reconhecido. 3 SITUAO DE PERIGO NO CAUSADA VOLUNTARIAMENTE PELO AGENTE CP Que no provocou por sua vontade. A expresso indicativa de DOLO ou DOLO ou CULPA? Ex.1 Um passageiro causa dolosamente um incndio num navio. Para salvar-se, pode matar um terceiro para tomar o salva-vidas.?

80
Ex.2 Um passageiro causa culposamente um incndio num navio. Para salvar-se pode matar um terceiro para tomar o salva-vidas.? Damsio, Capez, Stela Prado, Cezar Roberto Bitencourt Somente o perigo DOLOSO exclui o estado de necessidade. O perigo causado culposamente exclui o crime. Interpretao sistemtica do CP Vontade no art. 14 indicativo de dolo, alm disso a culpa exige referncia expressa. 4 INEVITABILIDADE DO COMPORTAMENTO LESIVO CP: Nem podia de outro modo evitar. Significa que o agente no tem outra forma de afastar o perigo (bem jurdico prprio ou de terceiro) seno com a prtica da conduta. A expresso acima estar a dizer: Que o nico meio para se afastar o perigo a prtica da conduta lesiva. Se o perigo (o conflito) pode ser resolvido por outro meio pedido de socorro ou fuga, p.ex. o fato no fica justificado. Pode haver estado de necessidade contra estado de necessidade? R Sim dois interesses lcitos em conflito e duas condutas lcitas. 5 INEXIGIBILIDADE DE SACRIFCIO DO BEM

81
AMEAADO( a defesa do direito ameado=em perigo) CP: bem ...cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. O CP adotou a teoria UNITRIA e no a DIFERENCIADORA, de forma que:
-

Permite-se o sacrficio tanto de um bem de um valor menor quanto um de valor idntico ou maior(ex-tbua de salvao), ou seja, no h comparao de valores entre os bens em perigo... ningum obrigado a ficar calculando o valor de cada interesse em conflito, bastando que esteja de acordo com o senso comum daquilo que razovel(Fernando Capez e Stela Prado). Exige-se apenas a razoabilidade.

Mirabete: H estado de necessidade no s no sacrifcio de um bem menor para salvar um de maior valor, mas tambm no caso de um bem de valor idntico ao preservadoMirabete. No estado de necessidade em que, no conflito, um valor maior sacrificado, h estado de necessidade exculpante(por OBS.: Entretanto, a razoabilidade s pode ser analisada no caso concreto). Damsio o requisito da proporcionalidade entre a gravidade do perigo que ameaa o bem jurdico do agente ou de terceiro e a gravidade da leso causada pelo fato necessitadop. 328. No se estabelece diferena entre bem jurdico pessoal e patrimonial (p. 328).

82
...admite-se a excludente mesmo quando o fato necessrio lesa um bem jurdico de maior valor que o protegido, desde que esteja presente o requisito da proporcionalidade. 6 INEXISTNCIA DO DEVER LEGAL DE ENFRENTAR O PERIGO Art. 24, 1 - No pode alegar. Damsio: Ex.: O militar no pode invocar risco a sua vida para fugir as operaes blicas. Ex.: O funcionrio da repartio sanitria no pode escusarse de atender vtima de epidemia. Ex.: O policial deixou de perseguir o criminoso porque este estar armado. Ex.: O bombeiro deixar de subir a um edifcio invocando a possibilidade de sofrer queimaduras. Ex.: O capito do navio no pode salvar-se a vista da vida do passageiro. Obs.: Se o sujeito encontra-se fora de sua atividade no tem o de dever de enfrentar o perigo. Obs.: Se h grande desproporo entre os bens em conflito no h que se exigir o sacrifcio mesmo tendo-se o dever de enfrentar. Ex.: Exigir do bombeiro que sacrifique a prpria vida para salvar bens patrimoniais.

83
E quando h dever legal de enfrentar perigo? ELEMENTO SUBJETIVO DO ESTADO DE NECESSIDADE: Conhecimento da situao de fato justificante. - Ao deve ser objetivamente necessria. - Subjetivamente conduzida pela vontade de salvamento. 7 CAUSA DE DIMINUIO DE PENA Art. 24, 2 1/3 2/3 Mirabete p. 176: Sacrifcio de bem de maior valor do que o protegido. Significa que embora reconhece que o sujeito estava obrigado a uma conduta diferente, pelo que no h estado de necessidade e deve responder pelo crime, o juiz pode reduzir a pena.

8 - EXCESSO NA AO
D-se o nome de excesso no estado de necessidade desnecessria intencidade da conduta inicialmente justificada (Damsio). O agente encontrava-se em situao de estado de necessidade, entretanto, exorbitada no uso dos meios de execuo.

84
Se o meio proporcional ao perigo apresentado, mas o agente vai alm do necessrio, responde pelo excesso. Se o meio desproporcional ao perigo apresentado, descaracteriza o estado de necessidade pela ausncia de um de seus elementos (proporcionalidade). 9 FORMAS DO ESTADO DE NECESSIDADE 1. Quanto a titularidade do interesse protegido - prprio ou de terceiros. 2. Quantos a aspecto subjetivo do agente real / putativo (artigo 24 c/c 20, 1, 1 parte e 21) Erro: - art. 20, 1 - escusvel exclui o dolol e a culpa. - Inescusvel exclui o dolo, mas permite a punio por culpa. - art. 21 escusvel exclui a culpabilidade. - Inescusvel no exclui o dolo, porm, a pena diminua 1/6 1/3. 3. Quanto a terceiro que sofre a ofensa: Agressivo- a conduta atinge 3 inocente. Defensivo- a conduta dirigida ao causador do perigo.

LEGTIMA DEFESA Requisitos:

85
1 Reao a uma agresso injusta atual ou iminente. 2 Defesa de um direito prprio ou de terceiro. 3 Repulsa com os meios necessrios. 4 Uso moderados de tais meios. 5 Conhecimento da agresso e da necessidade de defesa (vontade de defender-se) = elementos subjetivo. LEGIMA DEFESA 1 REAO A UMA AGRESSO INJUSTA ATUAL OU IMINENTE Repele injusta agresso, atual, ou iminente. Agresso Conduta humana que ataca ou coloca em perigo um bem jurdico. Agresso deve ser humana. Se for de animal enseja o estado de necessidade. Agresso pode ser: - Ativa - Omissiva: preciso que o agressor tenha o dever de agir. - Ex.: o carcereiro que diante do alvar de soltura nega a libertar o preso. Agresso deve ser injusta Se for justa no enseja a leg. defesa. (Ex.: penhora do oficial de justia).

86
Basta que a agresso seja injusta No importa se o agressor tenha a capacidade de ter vontade ou no (cabe legtima defesa contra louco ou menor) Cabe legtima defesa contra aqueles que agem acobertados por causas que excluem a culpabilidade como coao moral irrestvel / obedincia hierarquica (art. 22) ou embriagus completa proveniente de caso fortuito fora maior (art. 28, 1). QUESTIONAMENTOS: Cabe legtima defesa contra legtima defesa real? R - No. Porque uma das agresso INJUSTA. Cabe legtima defesa recprocas putativas? R Sim. Dois inimigos se encontram ambos levam a mo no bolso para pegar cigarro. Os dois supondo iminncia de agresso, sacam as armas e disparam. FERINDO-SE. Prova-se nenhum dos dois pretendia AGREDIR o OUTRO. Cabe legtima defesa contra estado de necessidade? R No Porque a conduta no estado de necessidade lcita. No caso os dois encontram-se em estado de necessidade. Cabe legtima defesa real x leg. defesa putativa? R Sim. Porque a legtima defesa putativa exclui a tipicidade ou a culpabilidade, porm, no exclui a antijuricidade (a ilicitude). Se no exclui a ilicitude, cabe legtima defesa real.

87
DA MESMA FORMA; Cabe legtima defesa real x as outras descriminantes putativas (est. necessidade, excerc. reg. dir. e estrito cumprimento dever legal)? No possvel legtima defesa putativa x leg. defesa real? R Somente se for leg. def. TERCEIRO. Cabe legtima defesa contra conduta culposa? R Sim. Ex. Carcereiro que por negligncia deixa de soltar o preso (agresso injusta ao direito lib.). Obs.: A agresso alm de INJUSTA deve ser atual ou iminente. No se admite leg. defesa contra agresso passada ou futura. DEFESA DE DIREITO PRPRIO OU DE TERCEIRO. DIREITO SEU OU DE OUTREM - Leg. Defesa Prpria O autor da repulsa o prprio titular do bem juridico atacado. - Leg. Def. Terceiro A repulsa visa a defender interesses de terceiro. Damsio: Qualquer bem protegido atravs da ofensa legtima. jurdico pode ser

REPULSA COM OS MEIOS NECESSRIOS Obs. O meio escolhido deve guardar proporo com o ataque.

88
O meio escolhido para repelir o ataque deve ser aquele que produz menor dano. Quando h outros meios menos lesivos para repelir o ataque o meio utilizado deixa de ser necessrio.

A medida da repulsa deve ser encontrada em face da natureza da agresso: - Valor do bem ameaado; - Circunstncia em que se comporta o agente. - Meios a sua disposio para repelir o ataque. QUESTIONAMENTO: E quando a conduta defensiva atinge 3 inocente? Aplica-se a regra do 73. MODERAO NA REPULSA NECESSRIA Encontrando-se o meio necessrio para repelir a agresso, i.e,. no empregar o meio alm do necessrio, seno: - desaparecer a legitimidade defesa; ou - aparecer o excesso culposo ou doloso. ELEMENTO SUBJETIVO DA LEGTIMA DEFESA Conhecimento da situao de agresso e da necessidade de DEFESA. A legitima defesa deve ser:

89
- Objetivamente necessria e; - subjetivamente conduzida pela necessidade e vontade de defender-se. - Aquele defender. EXCESSO a) Consciente Respnde pelo fato a ttulo de dolo. b) Inconsciente 1 - Erro de tipo Escusvel Excluso de dolo e culpa (art. 20, 1 - 1 parte). Erro de tipo inescusvel Exclui o dolo, subsiste a culpa (art. 23, nico c/ art. 20, 1, 2 parte). 2 Erro de proibio Escusvel exclui a culpabilidade (art. 21, caput, 2 parte). Erro de proibio - Inescusvel - Responde a ttulo de dolo com pena diminuda de 1/6 1/3 (art. 21, caput, parte final). Em face da agresso injusta, o agredido pode usar um MEIO DESNECESSRIO para evitar a leso do bem. Ex.: O sujeito mata a criana que encontra-se furtando fruta em seu pomar(ausente a necessidade de defesa). que se defende tem que ter conhecimento da agresso e ter vontade de se

90
possvel que, no obstante empregando o MEIO NECESSRIO, o sujeito seja IMODERADO na sua conduta (surge o excesso doloso ou culposo). No excesso a conduta inicial lcita. Inicialmente, o sujeito emprega moderadamente um meio necessrio, mas vai alm, agindo imoderadamente. H excesso. Se o agente desde o incio de sua conduta, usa um meio desnecessrio. H excluso da legtima defesa. Damsio: Liga MODERAO do agente. o problema do excesso a

Ex.: Excesso doloso: O sujeito j prostrado (sem condies de continuar a agresso) ao agente continua a ferilo. (Responde pelo excesso). De uma conduta lcita passa a uma ilcita. H uma corrente que defende a tese de que o excesso doloso exclui a legtima defesa.

ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL ART.23,III, 1 PARTE No ha crime quando o sujeito pratica o fato no estrito cumprimento do dever legal Consiste na pratica de um fato tipico em cumprimento de um dever legal. Esse dever legal pode constar de regulamento,

91
ato administrativo, sentea, decreto ou qualquer outro ato desde que originarios de lei. DESTINATARIOS Essa excludente destina-se a aqueles que exercem funao publica e agem por fora da lei. Nesse sentido o particular podera se beneficiar da excludente se estiver, mesmo que transitoriamente e sem remuneraao, no exercicio de funao publica. Ex. Jurado, Mesario da justia Eleitoral, Perito, etc. Ex. Oficial de jusia que para cumprir mandado de penhora arromba a porta do devedor. Ex. Policial que prende o acusado em cumprimento de sentea judicial. Ex. Policiais que, ao abordarem individuo que furtavam veiculos, sao recebidos com tiros e, ao revidar, atingemno(TJRS, Recurso de Oficio n. 012192084, 3 Camara Criminal). REQUISITO SUBJETIVO A excludente exige o elemento subjetivo, ou seja, o agente deve saber que estar agindo por fora de dever imposto pela lei. O excesso vai caracterizar um delito do CP ou da Lei de Abuso de Autoridade(Lei n.4.898-1965)

EXERCICIO REGULAR DE DIREITO(ART. 23, III, 2 parte) Vide art. 5, II, CF.

92
Qualquer pessoa pode exercitar um direito subjetivo previsto em lei(penal ou extrapenal). Em sendo assim, ninguem pode ser punido por estar exercendo um direito. A expressao de direito aqui tem sentido amplo, ou seja, qualquer direito subjetivo(penal ou extrapenal). Abrange desde o jus puniendi do pai(CC.art.1634, I) ate os regulamentos de associaoes autorizadas legalmente a funcionar( ex. Associaoes esportivas). Ex. A ofensa irrogada em juizo na discusao da causa(142); Ex. Pratica de intervenao cirurgica para salvar a vida do paciente(146 , paragrafo 3); Ex. Coaao para evitar o suicidio(146, paragrafo 3); Ex. Aborto terapeutico e decorrente de estupro(praticado por medico) art. 128, CP; Ex. Lesao corporal nas competoes esportivas. Ex. Ofendiculos DESTINATARIO Funcionarios publicos e particulares. REQUISITO SUBJETIVO Conhecimento da situaao de fato justificante.

CULPABILIDADE:

93
CONCEITOS: > a reprovabilidade da conduta(pois era exigvel do agente conduta diversa e tambm ele tinha potencial conscincia da ilicitude do fato). > juzo de reprovao. > pressuposto da pena (no requisito ou elemento do crime) Damsio de Jesus. Modelo: List-Belling: 1-Tipo: totalmente objetivo. 2-Antijuricidade: normativa(contrariedade norma). 3-Culpabilidade: totalmente subjetiva(dolo e culpa em sentido estrito), sendo que, o dolo o elemento volitivo e a culpa em sentido estrito, o elemento intelectual: a previsibilidade. Essa viso de que a culpabilidade totalmente subjetiva da Teoria Psicolgica, vez que, esta considera dolo e culpa(em sentido estrito) como as duas formas de culpabilidade. Modelo List-Belling: a imputabilidade o pressuposto da culpabilidade. INTRODUAO A TEORIA PSICOLGICA A pena vem da palavra latina poena que entre os seus diversos significados, esto includos os de dor, sofrimento. A experincia emprica mostra que o homem procura fugir da dor e do sofrimento. Assim, para no sofrer, o homem busca evitar determinados fatos nocivos a comunidade em que vive. Desta forma, a culpabilidade e, por conseqncia, a pena s adquire sentido se associadas a noo de evitabilidade do fato. Culpar algum porque espirrou(ato involuntrio,impulsivo) seria um total absurdo. Seria considerar apenas a causalidade fsica entre o fato e o

94
resultado(responsabilidade objetiva) sem levar em conta o vinculo psicolgico(vontade ou previsibilidade) entre o fato e o resultado. Com o tempo percebeu-se a diferena entre causar um dano inevitvel e causar um dano evitvel. Percebeu-se igualmente que a capacidade de prever esses danos e de querer ou no querer esses resultados lesivos est no interior(psiquismo) do ser humano e, portanto, o homem poder evitar(no querer) ou inevitar(querer) certos acontecimentos lesivos aos bens jurdicos. Assim, a partir da noo de evitabilidade, desenvolveu-se os conceitos de previsibilidade e voluntariedade. Surge um importante conceito penal: nullum crimen sine culpa. 1 TEORIA PSICOLGICA DA CULPABILIDADE A partir dessas duas categorias da anlise(voluntariedade e previsibilidade), surge dois importantes conceitos penais: o dolo e a culpa(sentido estrito). Dolo: quando h voluntariedade(elemento volitivo) e previsibilidade(elemento intelectual). Culpa: quando h previsibilidade(elemento intelectual) e no h voluntariedade(elemento volitivo). Essas premissas deram origem a Teoria Psicolgica que conceitua culpabilidade como sendo uma relao psquica entre o autor e resultado lesivo. Para os adeptos dessa corrente a culpabilidade estar no psiquismo do agente. >Tem origem na doutrina causalista/naturalista que considera DOLO E CULPA como formas ou elementos da culpabilidade.

95
Para esta teoria a culpabilidade exige o DOLO(elemento volitivo) e a CULPA stricto sensu(elemento intelectual: previsibilidade). Formas ou especies da culpabilidade: >Dolo >Culpa sentido estrito Obs.: a IMPUTABILDADE aparece como pressuposto da pena e no como elemento da culpabilidade. Porm, essa teoria foi criticada porque na culpa inconsciente, tambm denominada culpa sem previso, ou culpa derivada da ignorncia, no h qualquer vinculo psicolgico entre o agente e o resultado lesivo. Ex. algum dirige numa pista deserta, com excesso de velocidade, e de inopino atropela algum que aparece repentinamente. No h, neste exemplo, nenhuma relao psicolgica entre o autor e o fato, porque nem mesmo havia previso do resultado. Outro ex. o sujeito que mata em estado de necessidade. Age com dolo, porm no pode ser culpado. Por qu? Simplesmente porque seu ato no reprovvel(no era exigvel conduta diferente do autor seno matar para se salvar). Como resolver o impasse? ou autor no agiu com culpa ou se introduz mais um elemento no conceito de culpabilidade: ao lado do dolo e culpa, introduz-se a reprovabilidade do ato praticado, um juzo de valor realizado pelo julgador(um elemento normativo=contrario ao ordenamento juridico). Esse elemento normativo foi introduzido por Frank, autor alemo , em 1907. Assim tanto quando o autor age com culpa ou dolo, o elemento caracterizador da culpa a reprovabilidade do

96
fato praticado. E s reprovvel o fato quando era exigvel do autor outra conduta. Surge assim a 2 TEORIA PSICOLGICA-NORMATIVA DA CULPABILDADE: normativa = contrria ao ordenamento jurdico. De agora em diante dolo(que agora malus) e culpa deixam de ser espcies ou formas de culpabilidade e passam ser seus elementos acrescido de um novo acompanhante(a reprovabilidade do fato). A IMPUTABILIDADE aparece tambm como pressuposto da pena. Elementos da culpabildade: >Dolo(malus) O dolo malus porque porta a conscincia da ilicitude que atual e no potencial. >A culpa stricto senso como elemento intelectual:previsibildiade. >Reprovabilidade(porque era exigivel conduta diversa)=Exigibilidade de de conduta diversa). Por isso que Prof. Damsio de Jesus resume os elementos da teoria psicolgica-normativa em: Culpabilidade = dolo+culpa+reprovabilidade Obs: tem origem causalista/naturalista

3 - TEORIA NORMATIVA PURA DA CULPABILIDADE (tem origem no finalismo) Elementos da Culpabilidade

97
1 - imputabilidade a capacidade psiquca de ter conscincia e vontade dentro do que se denomina autodeterminao(Mirabete) 2 - Potencial conscincia da ilicitude(basta a potencial) Conhecimento ou possibilidade de conhecimento da antijuricidade da conduta. preciso verificar se o agente podia estruturar, em lugar da vontade antijurdica, outra conforme o direito. 3 - Exigibilidade de conduta diversa preciso verificar se era possvel exigir do agente conduta diferente daquela realizada. Alteraes : A imputabilidade passa ser elemento da culpabilidade e no pressuposto da pena como nas teorias psicolgica e psicolgica-normativa. b) O dolo vai para o tipo (como dolo natural) e a conscincia da ilicitude permanece na culpabilidade(como potencial) c) culpa em sentido estrito vai para o tipo Causas de Excluso de Culpabilidade: a) Inimputabilidade. b) Falta de potencial conscincia da ilicitude e, d) inexigibilidade de conduta diversa
a)

Ex. do CP: >coao irresistvel art. 22, priemira parte. >obedincia de ordem hierrquica no manifestamente ilegal art. 22, Segunda parte;o >erro de proibio art. 21, Segunda parte. >doenca mental art.26 >menoridade art. 27

98
>embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou forca maior - art. 28, II , par.1 e 2, CP.. Causas de Excluso de ilicitude ou antijuricidade art.23: a)Estado de Necessidade; b)Legtima Defesa; c)Exerccio Regular de Direito e, d)Estrito Cumprimento do dever legal Ex. Exercicio regular de direito no CP. Ex. A ofenda irrogada em juizo na discusao da causa(142); Ex. Pratica de intervenao cirurgica para salvar a vida do paciente(146 , paragrafo 3); Ex. Coaao para evitar o suicidio(146, paragrafo 3); Ex. Aborto terapeutico e decorrente de estupro(praticado por medico) art. 128, CP; XXXXXXXXXXXXXX Concurso de pessoas - arts. 29 a 31 Art. 29. Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. 1 Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero. 2 Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave.

99

CONCURSO DE PESSOAS Conceito preliminar A infrao penal nem sempre obra de um s homem. Com alguma freqncia, produto da concorrncia de vrias condutas referentes a distintos sujeitos. Por vrios motivos, quer para garantir a sua execuo ou impunidade, quer para assegurar o interesse de vrias pessoas em seu consentimento, renem-se repartindo tarefas, as quais, realizadas, integram a figura delitiva. Neste caso, quando vrias pessoas concorrem para a realizao da infrao penal, fala-se em co-delinqncia, concurso de agentes, coautoria, participao, co-participao ou concurso de delinqentes (concursus delinquentium). O Cdigo Penal emprega a expresso "concurso de pessoas". Aplicao do princpio da responsabilidade solidria Existem hipteses em que a pluralidade de agentes da prpria essncia do tipo penal. Da falar-se em crimes de concurso necessrio ou plurissubjetivos. Fala-se em concurso eventual quando, podendo o delito ser praticado por uma s pessoa, cometido por vrias. O princpio segundo o qual quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a ele cominadas, somente aplicvel aos casos de concurso eventual, com excluso do concurso necessrio. Nestes, como a norma incriminadora exige a prtica do fato por mais de uma pessoa, no h necessidade de estender-se a punio por intermdio da disposio ampliativa a todos os

100
que o realizam. Eles esto cometendo o delito materialmente. So co-autores. Isso no impede, entretanto, a participao. Conceito de autor o sujeito que realiza a conduta expressa pelo verbo tpico da figura delitiva ou se vale de outrem para realizar o delito. Pode ser: a) autor executor; b) autor intelectual; c) autor mediato (utiliza-se de terceiro - que age sem culpa - para a prtica do crime) Formas do concurso de pessoas 1) co-autoria propriamente dita; 2) participao. Conceito de co-autoria Ocorre quando vrias pessoas realizam as caractersticas do tipo. Por exemplo: A e B ofendem a integridade fsica de C. H diversos executores do tipo penal. Por isso h necessidade de aplicao do art. 29, caput, 1 parte. Condutas dos co-autores Para que haja co-autoria no necessrio que todos realizem os mesmos atos executivos do crime. Pode haver diviso de trabalho. Por exemplo: no crime de estupro (art. 213), um agente pode constranger a mulher mediante grave ameaa a manter conjuno carnal com outro. No roubo (art. 157, caput), uma das pessoas pode ameaar a vtima com arma de fogo, enquanto a outra a despoja de seus valores. No sentido geral do texto: TJPR, ACrim 232/84, PJ, 18:188; TJSP, ACrim 89.507, RT, 664:265; RJDTACrimSP, 18:134. Executor de reserva

101
o que presencia a execuo material do tipo, permanecendo na expectativa de eventual interveno. Responde pelo crime na condio de co-autor. Nesse sentido: TACrimSP, RvCrim 183.030, RJDTACrimSP, 6:234. Conceito de participao D-se quando o sujeito, no praticando atos executrios do crime, concorre de qualquer modo para a sua realizao (CP, art. 29). Ele no realiza conduta descrita pelo preceito primrio da norma, mas realiza uma atividade que contribui para a formao do delito. Chama-se partcipe. No sentido do texto: RT, 494:339, 572:393 e 644:266; RJTJSP, 37:288 e 40:317. Teoria unitria Todos os que contribuem para a integrao do delito cometem o mesmo crime. H unidade de crime e pluralidade de agentes. adotada pelo Cdigo Penal. Nesse sentido: RT, 651:323; STF, HC 71.293, 1 Turma, rel. Min. Celso de Mello, j. 14-6-1994. Autoria mediata A pluralidade subjetiva pode conter pessoas que no praticam o fato culpavelmente. Suponha-se que o agente consiga que outra pessoa, levada a erro de tipo essencial, pratique determinados atos, imprescindveis conduta delituosa; ou que o dono do armazm, com inteno de matar determinadas pessoas, induza a erro a empregada domstica, vendendo-lhe arsnico em vez de acar; ou que sugira a um doente mental a prtica de um homicdio. Responsvel seria unicamente o idealizador do crime, a

102
quem a doutrina d o nome de autor mediato. Este o que admite que outra pessoa, de que se serve, realize para ele mesmo, total ou parcialmente, o tipo de um fato punvel. No sentido do texto: TACrimSP, RvCrim 157.834, JTACrimSP, 92:51. Pode resultar de: 1) ausncia de capacidade penal: caso do inimputvel por menoridade penal que induzido a cometer um fato descrito em lei como crime (TACrimSP, RvCrim 157.834, JTACrimSP, 92:49; TARS, ACrim 288.045.701, JTARS, 68:62); 2) inimputabilidade por doena mental: caso do louco a quem se determina a prtica de um crime; 3) coao moral irresistvel: em que o executor pratica o fato com a vontade submissa do coator; 4) erro de tipo escusvel determinado por terceiro: em que o executor pratica o fato induzido a erro essencial, excludente da tipicidade; 5) obedincia hierrquica. A autoria mediata caracteriza-se essencialmente pelo abuso do homem nolivre e somente quem possui o domnio do fato pode abusar de algum para a sua realizao. O autor mediato controla, desde o princpio at o fim, o desenrolar dos acontecimentos, o que acontece no caso apontado. Como dirigente da conduta do autor direto, converte-se em autor mediato. Requisitos do concurso de pessoas 1) pluralidade de condutas; 2) relevncia causal de cada uma; 3) liame subjetivo; 4) identidade de infrao para todos os participantes. Relevncia causal das condutas As vrias condutas devem constituir procedimentos de contribuio ao delito ou antecedentes causais necessrios sua produo. preciso que a conduta seja relevante para o direito penal. Significa que nem todo comportamento constitui participao, pois precisa ser eficaz, no sentido de haver

103
provocado ou facilitado a conduta principal ou a ecloso do resultado. No sentido do texto: RJTJSP, 46:332; JTJ, 146:295 e 302; RT, 546:449 e 713:341 e 343; JTACrimSP, 39:278, 48:361 e 58:169. Acompanhamento fsico do autor do crime H duas posies: 1) no punvel: TACrimSP, ACrim 254.629, JTACrimSP, 65:423 e 71:388; RT, 529:366; RJTJSP, 30:422; 2) punvel: TJMG, RCrim 2.747, RT, 536:368, 523:433, 402:270, 519:419; JTACrimSP, 58:243, 57:334, 80:540, 27:69; TJRJ, ACrim 954, RJTJRJ, 44:424. Aplauso e simples adeso subjetiva No partcipe quem aplaude a prtica criminosa ou simplesmente adere subjetivamente a ela. No sentido do texto: RT, 425:284; TACrimSP, ACrim 422.191, BMJTACrimSP, 39:18; JTJ, 146:295 e 302. Elemento subjetivo As vrias condutas dos partcipes ligados ao fato material pelo nexo da causalidade fsica no so suficientes para a existncia da participao. Imprescindvel o elemento subjetivo, pelo qual cada concorrente tem conscincia de contribuir para a realizao da obra comum. No sentido do texto: RJTJSP, 4:314; TAPR, HC 123, RT, 544:421; JTACrimSP, 68:375; TJMG, RECrim 2.703, RT, 513:459. Resultado solidrio Havendo vnculo psicolgico e sendo formalmente causal a conduta, o resultado de responsabilidade de todos os participantes, ainda que nem todos o tenham causado

104
materialmente. Assim, na leso corporal, havendo dois agressores e uma vtima, ambos respondem pelo crime, ainda que um s tenha efetivamente conseguido feri-la. Nesse sentido: TACrimSP, ACrim 499.961, RJDTACrimSP, 2:70. Ausncia de vnculo psicolgico Exclui o concurso de pessoas. No sentido do texto: RJTJSP, 39:196; RT, 449:374, 466:342, 468:307 e 481:330; JTACrimSP, 36:32, 72:26 e 82:155; TJRJ, ACrim 12.947, RT, 597:344; JM, 94:299. Acordo prvio No necessrio. Basta que uma vontade adira outra. No sentido do texto: RDPen, 2:111; JTACrimSP, 47:258 e 34:401; RT, 471:382; TACrimSP, ACrim 889.347, RJDTACrimSP, 26:112 e 114. Homogeneidade (dolo e culpa) Exige-se homogeneidade de elemento subjetivo-normativo. Significa que autor e partcipe devem agir com o mesmo elemento subjetivo (dolo) ou normativo (culpa). Se houver heterogeneidade, no ocorrer o "concurso de agentes" na modalidade "participao". Quanto isso, existem duas regras: 1) no h participao dolosa em crime culposo; 2) no h participao culposa em crime doloso. Crime culposo Admite co-autoria, porm no participao. O crime culposo tem o tipo aberto, sendo tpica toda conduta que descumpre o dever objetivo de cuidado. Assim, autor aquele que,

105
violando esse dever, d causa ao resultado. Todo grau de causao a respeito do resultado tpico produzido no dolosamente, mediante uma ao que no observa o cuidado requerido no mbito de relao, fundamenta a autoria do respectivo delito culposo. Por essa razo, no existe diferena entre autores e partcipes nos crimes culposos. Toda classe de causao do resultado tpico culposo autoria. No sentido do texto: STF, HC 61.405, RTJ, 113:517; RHC 55.258, DJU, 12 set. 1977, p. 6169; TJSC, HC 5.148, RF, 257:311; TACrimSP, ACrim 286.995, JTACrimSP, 71:295; ACrimSP 182.899, RT, 537:336; ACrim 532.993, Julgados, 98:164 e 168; Luiz Vicente Cernicchiaro, Questes penais, 1. ed., Belo Horizonte, Del Rey, 1998, p. 123. Infrao de mo prpria O crime de direo de veculo sem habilitao (art. 309 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, Lei n. 9.503, de 23-9-1997) admite participao: TACrimSP, HC 156.204, RT, 619:304. Autorias colaterais Ocorrem quando os agentes, desconhecendo cada um a conduta do outro, realizam atos convergentes produo do evento a que todos visam, mas que ocorre em face do comportamento de um s deles. No sentido do texto: TJDF, RCrim 666, RDJTJDFT, 20:303. Se, entretanto, h vnculo psicolgico entre eles, todos respondem pelo resultado, ainda que no se apure a conduta causal. Nesse sentido: TACrimSP, ACrim 514.773, JTACrimSP, 96:71. Nesse caso, no h autorias colaterais e sim co-autoria. Autoria incerta

106
D-se a autoria incerta quando, na autoria colateral, no se apura a quem atribuir a produo do evento. Suponha-se que dois sujeitos, pretendendo matar a vtima a tiros de revlver, postam-se de emboscada, ignorando cada um o comportamento do outro. Ambos atiram e a vtima vem a falecer em conseqncia dos ferimentos produzidos pelos projteis de um dos revlveres, no se apurando se de A ou de B. Qual a soluo? Condenar ambos por homicdio consumado? Por tentativa de homicdio? Absolver ambos? A primeira soluo no correta, pois, condenando os sujeitos por homicdio consumado, um deles, no obstante autor de mera tentativa, seria inocentemente punido pelo fato mais grave. Absolver ambos tambm no seria correto, uma vez que praticaram, pelo menos, uma tentativa de homicdio. Aqui est a nica soluo: puni-los como autores de tentativa de homicdio, abstraindo-se o resultado, cuja autoria no se apurou. No sentido do texto: TJSP, HC 136.478, RT, 521:343. Unidade de crime Exigindo o Cdigo Penal crime tentado ou consumado para que haja participao, todos os participantes respondem pelo mesmo delito. No sentido do texto: RT, 561:381 e 570:315; JTACrimSP, 21:71 e 34:293. Desclassificao Do princpio da unidade do crime, segundo o qual, havendo participao, todos os participantes (co-autores e partcipes) respondem pelo mesmo crime, segue-se outro: se o fato delituoso muda a sua qualificao legal para um dos concorrentes, a desclassificao se opera em relao a todos. Assim, o crime deve ser tentado ou consumado para todos os participantes. No sentido do texto: TACrimSP, ACrim 208.713, JTACrimSP, 68:476 e 55:184.

107
Conceito da expresso "de qualquer modo" ("caput") O conceito compreende toda e qualquer modalidade de causa do crime, tomada a expresso em seu sentido mais amplo. O Cdigo, no art. 31, exemplifica a expresso "de qualquer modo", referindo-se ao ajuste, determinao e ao auxlio. Concorrer Significa convergir para o mesmo ponto, cooperar, contribuir, ajudar e ter a mesma pretenso de outrem. O verbo expressa claramente a figura do concurso, ato de se dirigirem muitas pessoas ao mesmo lugar ou fim. Concorre para o crime aquele que realiza uma ao ou omisso sem a qual o evento no teria ocorrido. Vide RT, 137:422. Formas da participao Pode ser: a) moral; b) material. Participao moral o fato de incutir na mente do autor principal o propsito criminoso ou reforar o preexistente. Formas: a) induzimento (em determinao); b) instigao. Participao material o fato de algum insinuar-se no processo da causalidade fsica. Participaao Moral: a) Induzimento

108
Ocorre quando uma pessoa faz surgir na mente de outra a inteno delituosa. Exigncias do induzimento Para que o induzidor seja punido necessrio que pelo menos a conduta do autor induzido constitua atos de execuo do delito (tentativa). Se a determinao no acolhida pelo que seria autor principal, no existe participao punvel. Se o induzimento acolhido, mas o crime no nem tentado, os sujeitos da relao no so punidos. b) Instigao o ato de incitar, reforar, acorooar ou estimular a preexistente resoluo delituosa. Pode ocorrer de duas maneiras: a) mediante reforo da resoluo de o executor cometer o delito; b) mediante promessa de ajuda material ou moral aps o cometimento. Nos dois casos, exige-se o requisito da preexistente resoluo delituosa por parte do executor. Diretor de sociedade annima: responsabilidade penal "O diretor-presidente de uma sociedade annima no responsvel, em razo do cargo que ocupa, por prticas ilcitas do gerente de uma loja da empresa, pois inadmissvel a imputao a algum de um evento criminoso sem o nexo de subjetividade" (HC 9.894, RJTAMG, 30:30). Participaao material: Auxlio

109
Pode ser prestado na preparao ou execuo do delito. Auxilia na preparao quem fornece a arma ou informaes teis realizao do crime. Auxilia na execuo quem permanece de atalaia, no sentido de avisar o autor da aproximao de terceiro, segura o sujeito passivo para que o executor o mate, leva o ladro em seu veculo ao local do furto, carrega a arma do homicida etc. Aplicao da pena Todos os participantes incidem nas penas cominadas ao crime, "na medida de sua culpabilidade" (art. 29, caput). Esse princpio constitui novidade em nossa legislao, sendo conseqncia da regra de que a graduao da pena medida pela culpabilidade: o fato comum; a culpabilidade, porm, individual. Diviso do valor do objeto material entre os co-autores Para efeito de obteno de inadmissibilidade (TACrimSP, BMJTACrimSP, 44:20). benefcios ACrim individuais: 434.311,

Participao de menor importncia ( 1) Nos termos do dispositivo, "se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero". uma circunstncia que contrasta com a agravante do inciso I do art. 62. A expresso "participao" deve ser entendida em sentido amplo, abrangendo as formas moral e material. S tem aplicao quando a conduta do partcipe demonstra leve eficincia causal. Nesse sentido: TJSP, RvCrim 71.305, RJTJSP, 117:474; STF, HC 68.336, rel. Min. Celso de Mello, RT, 685:383 e 385. Refere-se contribuio prestada por ele e no sua capacidade de delinqir. Assim,

110
a reduo de um sexto a um tero deve variar de acordo com a maior ou menor contribuio do partcipe na prtica delituosa: quanto mais a conduta se aproximar do ncleo do tipo, maior dever ser a pena; quanto mais distante do ncleo, menor dever ser a resposta penal. No sentido do texto: TJPR, ACrim 111/85, PJ, 17:277. Transporte dos autores do roubo (TACrimSP, RECrim 155.314, JTACrimSP, 90:34; TJSP, RvCrim 71.305, RJTJSP, 117:474). No sentido de que o transporte dos autores do crime no configura participao de menor importncia: TACrimSP, ACrim 515.329, RJDTACrimSP, 3:78. Sentinela do crime (JTACrimSP, 91:284). No sentido de que a participao com atuao de "olheiro" no de menor importncia: TACrimSP, ACrim 591.707, RJDTACrimSP, 10:46. Vigia do crime: no tem participao de menor importncia: TACrimSP, ACrim 747.423, RJDTACrimSP, 15:88. No constitui participao de menor importncia o acompanhamento do executor do delito at a consumao e exaurimento: TACrimSP, ACrim 489.295, JTACrimSP, 93:77. A reduo da pena obrigatria, no se tratando de simples faculdade judicial. A expresso "pode" deve ser interpretada no sentido de que a lei confere ao juiz a tarefa de, apreciando as circunstncias do caso concreto em face das condies exigidas, aplicar ou no a reduo da pena. Executor de reserva: permanecendo durante a realizao do tipo na expectativa de eventual interveno material, constituindo um reforo na execuo do crime, responde como co-autor, no consistindo sua conduta participao de menor importncia. Nesse sentido: TACrimSP, RvCrim 183.030, RJDTACrimSP, 6:234; STJ, REsp 64.374, 6 Turma, rel. Min. Vicente Cernicchiaro, DJU, 6 maio 1996, p. 14479. Cooperao dolosamente distinta ( 2)

111
Diz o 2 que, "se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave". Esse dispositivo cuida da hiptese de o autor principal cometer delito mais grave que o pretendido pelo partcipe. Por exemplo: A determina B a espancar C. B age com tal violncia que produz a morte de C. Segundo a disposio, A responde por crime de leso corporal (delito menos grave), cuja pena dever ser aumentada at metade se a morte da vtima lhe era previsvel. A soluo dada pela reforma penal de 1984 ao fato anteriormente mencionado no deixa de ser estranha. Tendo o mandante agido com dolo de leso corporal e sendo-lhe previsvel o resultado morte, deveria responder por leso corporal seguida de morte e no por leso corporal leve, com pena agravada de at a metade. A regra da disposio tem aplicao a todos os casos em que algum dos participantes quis realizar delito de menor gravidade. Assim, suponha-se que dois assaltantes combinem a prtica de um roubo. Um deles permanece fora da residncia da vtima. O outro nela penetra e comete um latrocnio. Demonstrado que a morte da vtima no ingressou na esfera do dolo direto ou eventual do partcipe, este dever responder por roubo qualificado, mas no por latrocnio. Se, entretanto, era-lhe previsvel a morte do sujeito passivo, sem ter agido com dolo direto ou eventual, a pena do roubo qualificado ser aumentada at metade. Nesse exato sentido: TJSP, ACrim 95.762, RT, 672:309. Sobre o tema: REsp 2.395, 5 Turma do STJ, j. 2-5-1990, JSTJ, 15:232. Sujeito desarmado que deseja colaborar em crime de furto, cometendo o executor, at ento tambm desarmado, tentativa de roubo: aplicao do 2 do art. 29 (TACrimSP, ACrim 492.063, RJDTACrimSP, 2:155). O dispositivo no se aplica aos delitos culposos: TARS, ACrim 287.025.597, JTARS, 63:125.

112
Momento da participao A participao pode ocorrer em qualquer das fases do iter criminis: cogitao, preparao, execuo e consumao. Considerada isoladamente a conduta do executor, pode acontecer inclusive antes da cogitao: caso da determinao ou induzimento. Excluso da conduta posterior Uma das conseqncias de configurar a participao partindo da relao de causalidade a excluso de qualquer conduta que no realize ou contribua para a produo do crime. Em face disso, o fato que constitui a participao deve ser cometido antes ou durante a realizao do delito. Se posterior, no participao no crime anterior, mas sim delito autnomo. No sentido do texto: RT, 430:358 e 441:410; JTACrimSP, 44:289, 81:262 e 37:243; TACrimSP, ACrim 889.347, RJDTACrimSP, 26:112. Promessa de auxlio posterior ao delito Constitui participao. Participao mediante omisso Coopera-se por omisso com a mesma exigncia devida nos delitos omissivos imprprios: necessrio que o comportamento negativo constitua infrao de dever jurdico. Para que algum seja partcipe mediante omisso basta que no tenha impedido a prtica do crime, infringindo um dever jurdico. Se o omitente possui o dever jurdico de impedir o evento, violando a obrigao, concorre para a sua produo, tornando-se partcipe. Mas, para isso, necessrio que concorra o elemento subjetivo da participao, que adira a sua conduta negativa ao comportamento do autor principal.

113
No sentido do texto: RT, 442:406, 389:101 e 561:369. Vide Constituio Federal, art. 5, XLIII, in fine. A participao mediante omisso ocorre quando existe a obrigao de impedir o delito, que o omitente permite ou procede de forma que ele se realize. Existe nela um no fazer correlato a uma obrigao de fazer impeditiva do crime, obrigao esta ligada s formas das quais advm o dever jurdico de obstar a prtica do fato. Nesse sentido: TACrimSP, ACrim 511.817, RJDTACrimSP, 2:70. Condiciona-se a trs requisitos: 1) nexo de causalidade objetivo entre a omisso do partcipe e o delito cometido pelo autor principal; 2) dever jurdico de o partcipe opor-se prtica do crime; 3) vnculo subjetivo (dolo). Conivncia No tema da participao mediante omisso, quando inexiste o dever de agir, fala-se em conivncia ou participao negativa. Consiste em omitir voluntariamente o fato impeditivo da prtica do crime, ou a informao autoridade pblica, ou retirar-se do local onde o delito est sendo cometido, ausente o dever jurdico de agir. Nesse sentido: TACrimSP, ACrim 511.817, RJDTACrimSP, 2:70. A conivncia pode produzir um destes efeitos: 1) constitui infrao per se stante (no constitui participao no crime do autor principal, mas infrao autnoma); 2) no constitui participao no delito do autor principal nem infrao autnoma. No sentido geral do texto: JTACrimSP, 76:229, 72:231 e 91:401; BMJTACrimSP, 39:18; TJSC, ACrim 22.100, RTJE, 44:266.

114
IMUNIDADES PARLAMENTARES Constituem-se em: a) causas funcionais de excluso de pena(imunidade material ou penal) e, b) prerrogativas processuais(imunidade formal ou processual). A imunidade material Constitui causa de excluso de pena e est prevista no art. 53, caput da CF. Significa que os deputados e Senadores so inviolveis nos chamados delitos de opinio(crimes contra honra, incitao ao crime, apologia de crime ou criminoso) desde que praticado no exerccio da funo. Se houver um participao de terceiros no imune, este responde pelo crime. No se trata de excluso de antijuridicidade. Portanto, cabe legtima defesa contra o parlamentar. Os deputados estaduais tambm gozam desta imunidade material(Pargrafo primeiro, art.27, CF. Os vereadores tambm gozam material( inciso oitavo, art.29, CF.) A imunidade formal Constitui prerrogativa processual porque, desde a expedio do diploma, no podem ser preso, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesta hiptese, lavrado o auto de priso em falgrante, este dever ser remetido, dentro de 24 horas , Casa respectiva para que, pelo voto secreto da maioria de desta imunidade

115
seus membros, resolva sobre a priso(art.53, pargrafos primeiro e terceiro da CF.). Quando no houver priso em flagrante, o inqurito prossegue normalmente e a denncia ou queixa pode ser oferecida. Todavia, a ao penal somente pode prosseguir mediante licena da respectiva casa legislativa(art.53, pargrafo primeiro). Enquanto durar o mandato a prescrio fica suspensa. Terminado o mandato o acusado pode ser processado sem necessidade de autorizao. Os deputados estaduais gozam tambm desta imunidade processual(art.27, pargrafo primeiro, CF.). Os vereadores no possuem imunidade formal ou processual.

You might also like