You are on page 1of 6

Escola do 2 e 3 Ciclos do Canio

________________________________________________________________ _ 2012/20 Ficha de avaliao n 3 Durao: 90 minutos 13 Disciplina: Portugus Professora: Elma Abreu

I. Compreenso da leitura L o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado. Texto A Sem limites A geloga Daniela Teixeira subiu duas montanhas na ndia: Ekdant, por um itinerrio novo, e Kartik, nunca antes escalada. Aventura em perfeita comunho com a natureza, que a fez questionar tudo aquilo de suprfluo que a rodeia.

Daniela Teixeira escapou a avalanches, tempestades eltricas e outros fenmenos da natureza. Mas conseguiu. Em maio e junho deste ano, esta geloga de 35 anos abriu duas vias de alpinismo na grande cordilheira dos Himalaias na ndia, por itinerrios absolutamente inovadores zonas de montanha virgem que, ao que se pensa, nunca foram pisadas por algum humano. F-lo na companhia de Paulo Roxo, seu parceiro tambm de vida, e de uma estrela da sorte que a protegeu at chegar aos cumes de Ekdant (6100 m) e Kartik (5115 m). O que que mais a emocionou durante as cinco semanas de expedio? A conscincia de que ambas as ascenses dependeram integralmente da nossa imaginao, do nosso sentido tanto de planeamento como de improviso, do nosso esforo fsico e mental, e, especialmente, do nosso companheirismo, diz Daniela. Ultrapassmos os nossos prprios limites e capacidades. Logo nas primeiras noites, por exemplo, foi apanhada por uma tempestade eltrica e teve de regressar ao campo base. Andou perdida com o companheiro durante mais de hora e meia em plena noite, mas no podia arriscar dormir numa tenda montada junto a uma aresta zonas perigosas por onde os raios passam frequentemente. Mais tarde, nessa expedio, tambm se deparou com neve. Recuou. E por pouco no foi apanhada por uma avalanche, que Paulo Roxo, na altura um pouco mais atrs, viu passar literalmente ao lado. A adrenalina faz parte do jogo, assim como o bom senso, embora por vezes arrisquemos demais, admite. Mas, sobretudo, algo maior: o estado de perfeita comunho com a natureza. A beleza envolvente supera-nos. Daniela no voltou uma pessoa diferente, mas sim mais rica e humilde. Aprendi um pouco mais acerca de mim prpria e tambm acerca do Paulo e, sobretudo, que a
1

natureza muito mais forte do que ns. Pode tratar-se do melhor alpinista do mundo, mas se as condies no o permitirem ele nunca conseguir escal-la. Sobretudo, retirou destes dias um grande ensinamento: em sociedade vivemos com mais de 90% alm do que realmente necessitamos. Hoje estou bem com o que tenho, mesmo que seja pouco. L em cima vivi feliz com muito menos. Daniela pensa em desbravar, nos prximos tempos, outras montanhas virgens, na ndia. Onde o seu sorriso brotar no da compra do ltimo modelo de telemvel, mas do sentimento de confiana e companheirismo que partilha com Paulo Roxo e da beleza esmagadora da paisagem.
Sara Raquel Silva, Gingko, n. 23, Setembro de 2010 (texto adaptado)

Vocabulrio geloga- especialista que estuda a origem e a constituio da Terra. itinerrio percurso, caminho. Responde aos itens que se seguem.
1. Ordena as frases de (1) a (7), de acordo com a sequncia pela qual as informaes

so apresentadas no texto da revista. Repara que a ltima frase da sequncia j est numerada. ____ Nas primeiras noites de caminhada, a protagonista foi surpreendida por uma tempestade eltrica. ____ Ao regressar a Portugal, Daniela Teixeira afirmou ter voltado uma pessoa mais rica e humilde. 7__ A montanhista pensa escalar, proximamente, outras montanhas virgens na ndia. ____ Em maio e junho de 2010, a geloga subiu a duas montanhas da cordilheira dos Himalaias. ____ Na sociedade atual, vive-se com mais de 90% dos bens indispensveis. ____ Daniela Teixeira e Paulo Roxo estiveram perdidos em plena noite. ____ Durante a expedio, a geloga enfrentou neve, tendo de recuar.

2. Rel a frase.

F-lo na companhia de Paulo Roxo, seu parceiro tambm de vida, e de uma estrela da sorte que a protegeu at chegar aos cumes de Ekdant (linhas 10-12). 2.1. Indica a que palavra se refere o pronome que.

3. Seleciona, em cada item, a alternativa que permite obter a afirmao adequada ao

sentido do texto. 3.1. a) b) c) d)


3.2.

A expresso suprfluo (linha 4) pode ser substituda por: desnecessrio essencial importante inadequado A palavra destacada na frase: A conscincia de que ambas as ascenses dependeram integralmente da nossa imaginao deve ser entendida como: em parte muitas vezes totalmente frequentemente

a) b) c) d)

3.3. Do ponto de vista de Daniela Teixeira, a aventura relatada no artigo foi: a) muito enriquecedora, mas a no repetir. b) nica, mas dececionante. c) inesquecvel e uma entre vrias a realizar no futuro. d) diferente, mas traumatizante.

Texto B

L atentamente o texto apresentado.


1

Sou Ulisses, filho de Laertes, Ulisses, conhecido dos homens pelas suas astcias e faanhas, e cuja glria voa at ao cu. Minha terra taca, a ilha do clima suave. (...) Nem na gruta opulenta de Calipso me senti melhor e mais contente do que em taca, a maravilha. a minha Ptria, o meu bero. Nada vale mais do que a nossa

bem amada Ptria e a nossa casa, o abrigo e o abrao da nossa famlia... Mas j que assim o queres, Alcino, vou-te contar o que me sucedeu desde que regressei a Troia, com os fiis companheiros que, depois, os naufrgios e os desastres me roubaram. O vento que ento impelia as nossas velas levou-nos ao pas dos Ccones (...). Recomemos a viagem. Mas um vento furioso do Norte cai do cu.

10

Tudo escurece. As velas rompem-se. Os navios so joguete do temporal. Fomos forados a voltar a terra, onde, dois dias inteiros, esperando vmente que a procela acabasse, nada pudemos fazer, seno ficar estendidos na praia, aflitos e fatigados. No terceiro dia a tempestade amainou. Imos as velas e partimos. O vento soprava de feio. amos enfim voltar, pensava eu, doce Ptria distante...

15

(...) amos a caminho da Ciclpia, onde vivem e mandam os Ciclopes, monstros horrveis e ferozes que veem apenas por um olho redondo, aberto no meio
3

da testa, e que se ocupam em pastorear cabras. Entrmos facilmente e ancormos no melhor porto dessa regio, situada numa ilha pequena que os Ciclopes no habitavam. (...)

A Odisseia, adaptao de Joo de Barros, Lisboa, S da Costa, 1992

1. Identifica o narrador e classifica-o quanto sua presena, relativamente histria que narra. 1.1. Justifica a resposta anterior com as tuas palavras e com uma citao do texto. 1.2. Refere a quem narra ele os acontecimentos em que se viu envolvido. 2. Caracteriza a personagem principal deste texto de acordo com os seus sentimentos. 3. Indica os espaos onde decorrem os acontecimentos narrados no texto. 4. Diz o que levou Ulisses a deixar a gruta opulenta de Calipso. 5. Transcreve do texto duas marcas de tempo (sem serem verbos). 6. Explica o significado da expresso "esperando vmente que a procela acalmasse" (linhas 11 e 12). 7. Diz como se chamava o ciclope em cuja gruta Ulisses e os marinheiros se esconderam. 8. Conta como escaparam Ulisses e os marinheiros deste ciclope. 9. Responde s seguintes questes sobre A Odisseia:

9.1. A rainha cujo rapto provocou a guerra: a. Diana b. Minerva c. Helena


9.2. O marido da dita rainha chamava-se: a. Telmaco b. Menelau c. Eumeu 9.3. O msico que cantava a histria de Ulisses e do cerco de Troia era: a. Eurloco b. Melante c. Demdoco 9.4. Nausica era: a. Rainha da ilha do Sol.
4

b. Irm de Ulisses. c. Filha dos reis do pas dos Fecios 9.5. A feiticeira que transformava os marinheiros em porcos era: a. Calipso b. Circe c. Afrodite 9.6. O deus que ensinou um truque a Ulisses para no ser enfeitiado pela bruxa foi: a. Zeus b. Mercrio c. Marte 9.7. Como se chamava o profeta cego que Ulisses visitou nos infernos? a. Tirsias b. Eurbates c. Demdoco 9.8. De entre aqueles que sofriam horrores no infernoaquele que estava condenado a estar rodeado de comida e de gua sem poder comer nem beber era: a. Aquiles b. Equneo c. Tntalo 9.9. Sila e Caribdes so: a. deuses b. monstros c. marinheiros 9.10. O deus do mar : a. Neptuno b. Zeus c. Apolo II. Conhecimento Explcito da Lngua 1. Indica a classe e a subclasse a que pertencem as palavras da frase: a. () um vento furioso do Norte cai do cu 2. () os Ciclopes, monstros horrveis e ferozes 2.1. Identifica o(s) adjetivo(s) e refere a sua subclasse. 2.2. Diz em que grau se encontra(m).

3. amos a caminho da Ciclpia, () (l. 15). 3.1. Classifica , de forma co mpleta, a fo rma verbal sub linhada . 3.2. Reescreve a frase, colocando o verbo sublinhado: a) no fu turo do indicativo; b) no pretri to perfeito indic ativo.

III. Expresso escrita 1. Resume o teu captulo preferido d A Odisseia. O teu texto deve ser claro e com sentido e deve ter entre 140 a 180 palavras.

Bom trabalho Professora:

Elma Abreu

You might also like