You are on page 1of 16

DebiliDaDe mental: o patinho feio Da clnica psicanaltica*

Daniele Rosa Sanches e Manoel Tosta Berlinck

Daniele Rosa Sanches Psicloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clnica pela PUC-SP, docente e supervisora clnica da UnibanSP e membro do Frum do Campo Lacaniano em So Paulo. Manoel Tosta Berlinck Socilogo, psicanalista, Ph.D pela Cornell University, professor de PsGraduao em Psicologia Clnica da PUC-SP, diretor do Laboratrio de Psicopatologia Fundamental e editor da revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

Resumo: A debilidade mental permanece com etiologia obscura,

e hoje em dia definida pela psiquiatria como o grau mais leve de todos os retardos mentais (QI entre 50 e 70). Alm desta classificao mtrica, a Clnica Psicanaltica define a Debilidade Mental como uma posio psquica encontrada tanto em indivduos saudveis biologicamente quanto em portadores de alguma deficincia neurolgica. Por esta concepo, a psicanlise pode contribuir ao debate do tema. palavras-chave: debilidade mental, posio psquica, inibio intelectual, retardo mental.
abstRact: Mental debility: the ugly duckling of the psychoanalytical clinic. Nowadays the origin of Mental Debility is not clear. Mental Debility is defined by psychiatry as the lowest level of all Mental Retardations (IQ ranging from 50 to 70). Besides this metric assessment, the psychoanalytic clinic defines Mental Debility as a psychic position established in both biologically healthy individuals as well as in individuals with some kind of neurologic deficiency. Therefore, psychoanalysis may have a contribution to this discussion. Keywords: Mental Debility, psychic position, intellectual inhibition, mental retardation.

*Pesquisa

realizada no Laboratrio de Psicopatologia Fundamental com auxlio do CNPq.

gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

260

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

Depois de avistar os lindos e imponentes cisnes brancos no lago o patinho feio olhou seu reflexo na gua e...

que debilidade mental? O conceito de debilidade mental diferentemente definido por dois campos de atuao: a psiquiatria e a psicanlise. Na concepo psiquitrica, a debilidade mental definida dentro da categoria de Retardo Mental. Pela psicanlise, a definio se constituiu a partir da escuta de uma diferenciada posio psquica.
notas sobRe a concepo psiquitRica Da DebiliDaDe mental

Atualmente, o campo patolgico que se refere ao comprometimento da inteligncia chamado Retardo Mental. O Retardo Mental subdividido em diferentes nveis de gravidade e, dentre eles, a debilidade mental representa o nvel mais leve de comprometimento. Para abordar a categoria da debilidade em sua especificidade, antes se faz necessria uma apresentao da definio do campo geral do Retardo Mental, considerado em relao ao conceito de inteligncia. Sendo a conceituao da noo de inteligncia muito ampla, os rgos de sade elegeram algumas habilidades para defini-la. A Organizao Mundial de Sade (CID 10) delimita um pouco o conceito de inteligncia e atribui ao Retardo Mental a seguinte definio, com seu respectivo cdigo:
Retardo mental (F70-F79). Parada no desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizados essencialmente por um comprometimento durante o perodo de desenvolvimento das faculdades que determinam o nvel global de inteligncia, isto das funes cognitivas, de linguagem, da motricidade e do comportamento social. O retardo mental pode acompanhar um outro transtorno mental ou fsico, ou ocorrer de modo independente. (CID 10, 2003, p.361)

Na tentativa de delimitao da noo global de inteligncia surgem conceitos auxiliares para o diagnstico do Retardo, como, por exemplo, o de funcionamento adaptativo encontrado na seguinte definio: o Retardo Mental pode ser diagnosticado em pessoas com QIs de aproximadamente 70 ou abaixo se elas demonstrarem dficits significativos em pelo menos duas reas do funcionamento adaptativo (KAPLAN e SADOCK, 2003, p.2405). Por funcionamento adaptativo entende-se a efetividade com que o indivduo rea liza sua independncia e a responsabilidade social esperada para sua idade e ambiente cultural. O referido funcionamento seria regulado por inmeras variveis, dentre elas a educao, as oportunidades sociais e afetivas, as caracgora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

DeBIlIDaDe MenTal: o paTInho feIo Da clnIca pSIcanalTIca

261

tersticas individuais da personalidade, bem como por transtornos mentais e eventuais condies mdicas. Ainda sobre a definio geral de Retardo Mental, o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais, em sua quarta edio (DSM IV), prev trs critrios para a realizao do teste diagnstico, especificando ainda mais o conceito de funcionamento adaptativo:
A caracterstica essencial do Retardo Mental um funcionamento intelectual significativamente inferior mdia (Critrio A), acompanhado de limitaes significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes reas de habilidades: comunicao, autocuidados, vida domstica, habilidades sociais/ interpessoais, uso de recursos comunitrios, autossuficincia, trabalho, lazer, sade e segurana (Critrio B). O incio deve ocorrer antes dos 18 anos (Critrio C). (DSM IV,1995, p.39)

Alm dessas definies gerais, o diagnstico do Retardo pressupe tambm uma especificao quanto ao nvel de gravidade do atraso mental do paciente, sendo que quatro nveis de gravidade podem ser especificados refletindo o atual nvel de prejuzo intelectual: leve, moderado, severo, profundo (DSM IV, 1995, p.40). A localizao do nvel de gravidade do retardo do paciente entre esses quatro nveis feita principalmente pela delimitao do seu QI. O QI (coeficiente de inteligncia) avaliado por testes psicomtricos, chamados baterias ou escalas de inteligncia. Esses testes so padronizados, sua aplicao individual e dentre eles so citadas pelo DSM IV (1995) e pela maioria dos tratados de psiquiatria as Escalas Weschler de Inteligncia para Crianas (revisada); a Escala de Inteligncia Stanford-Binet; e a Bateria Kauffman de Avaliao para Crianas. Devemos observar, entretanto, que as definies para o Retardo Mental no se restringem escala de QI pelo contrrio, se esforaram por elencar critrios e habilidades considerando aspectos culturais e educacionais, bem como condies mdicas gerais apresentadas pelo paciente a ser diagnosticado. Os testes psicomtricos no existiram desde sempre, e sua histria est relatada de forma completa na pesquisa de Santiago (2005). Nesse percurso histrico os testes psicomtricos so relativamente recentes, mas a classificao das perturbaes da inteligncia em nveis de gravidade, no. Conforme Ajuriaguerra (1978), antigamente, o campo global da inteligncia era chamado campo das funes superiores e o nvel de comprometimento dessas funes era estabelecido por avaliao clnica. O prejuzo intelectual era, portanto, igualmente definido por nveis de gravidade, que, do mais leve ao mais grave, possuam a seguinte nomenclatura, respectivamente: debilidade mental, imbecilidade e idiotia. Essa nomenclatura foi desgastada pelo mau uso, pois
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

262

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

extrapolou o mbito mdico e passou a figurar na linguagem cotidiana como referncia pejorativa. Com o intuito de retirar a noo depreciativa da categoria e nome-la com maior cientificidade, o termo oligofrenia apresentou-se como opo de substituto. A palavra se origina do grego oligos = pouco e phren = esprito. Dessa forma, oligofrenia representaria a ideia de que se tratava de uma categoria sobre os nveis de fraqueza mental. Assim, a debilidade mental passou a ser chamada de oligofrenia leve, a imbecilidade, de oligofrenia moderada, e a idiotia, de oligofrenia grave. A preocupao com a nomenclatura foi acompanhada pelos esforos em educar e melhor caracterizar melhor esses pacientes. Nesse contexto, advieram a educao especial e os testes psicomtricos. Estes ltimos permitiram um fortalecimento da noo de inteligncia; j a educao especial, por ter realizado uma melhora em quadros clnicos antes entendidos como irrecuperveis e ineducveis, trouxe uma nova perspectiva prognstica ao campo das oligofrenias, conforme relata Santiago (2005). A partir desse avano os nveis de comprometimento da inteligncia passaram a ser concebidos como nveis de atraso no desenvolvimento dessa faculdade, ou seja, nveis de retardo. Dessa forma, a perspectiva do atraso representada pelo termo Retardo associada a uma diviso psicomtrica deste grupo da categoria pelos testes de QI provocou a atual subdiviso da categoria, apresentada abaixo com seus respectivos cdigos de identificao do DSM IV (1995, p.40):
. Cdigo 317 Retardo Mental Leve: nvel de QI 50-55 a aproximadamente 70 (antiga Oligofrenia Leve ou Debilidade Mental) . Cdigo 318.0 Retardo Mental Moderado: nvel de QI de 35-40 a 50-55 (antiga Oligofrenia Moderada ou Imbecilidade) . Cdigo 318.1 Retardo Mental Severo: nvel de QI de 20-25 a 35-40. (antiga Oligofrenia Moderada ou Imbecilidade) . Cdigo 318.2 Retardo Mental Profundo: nvel de QI abaixo de 20 ou 25 (antiga Oligofrenia Profunda)

Os antigos sinnimos foram acrescentados aqui voluntariamente ao lado da classificao do DSM IV (1995) para comparao do leitor. A nomenclatura original, apesar das tentativas de substituio, nunca foi inteiramente substituda em seu uso corrente, motivo pelo qual autores atuais relatam as subcategorias de maneira a apresent-las com seus sinnimos histricos. Essa preocupao em incluir antigos termos ainda usados encontrada em Dalgalarrondo, (2000) que fornece a seguinte definio para a debilidade mental, enfim apresentada em sua especificidade:
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

DeBIlIDaDe MenTal: o paTInho feIo Da clnIca pSIcanalTIca

263

Retardo Mental Leve: Tambm denominado Oligofrenia Leve ou Debilidade Mental: Os indivduos que apresentam este grau de retardo revelam nos testes de inteligncia um QI na faixa de 50 a 69. A idade mental do adulto corresponde a uma criana de cerca de 9 a 12 anos. Uma etiologia orgnica raramente encontrada. Este o grupo mais frequente de pessoas com retardo mental, compreendendo cerca de 85% de todos os casos de indivduos com retardo mental. (2000, p.175)

Alm da apresentao em sua particularidade, a definio de debilidade mental chama a ateno para o dado que traz consigo: quase 90% de todos os casos de Retardo so casos de Retardo Leve (Debilidade Mental), e nessa enorme fatia raramente um dficit orgnico encontrado. Esses dados so demasiadamente expressivos e evidenciam, sobretudo, que dentro do vasto campo dos Retardos Mentais a questo etiolgica uma das mais complexas e obscuras. Todos os nveis de Retardo historicamente foram categorizados como perturbao da inteligncia de origem orgnica, critrio esse que impunha a diferena dessa categoria para a categoria das psicoses, por exemplo, consideradas de origem psquica. No entanto, com o avano da tecnologia mdica, a antes inabalvel suposio na etiologia orgnica para todos os nveis de Retardo tem sido obrigatoriamente revista, principalmente ao nvel do Retardo Leve (Debilidade Mental): Quanto mais severo o grau de prejuzo cognitivo, maior a probabilidade de que uma causa especfica seja descoberta (KAPLAN e SADOCK, 1999, p.24010). O DSM IV (1995) elenca os fatores que causariam dficits orgnicos, dentre eles a hereditariedade (sndrome do X frgil e erros inatos do metabolismo), as alteraes precoces do desenvolvimento embrionrio (sndrome de Down devido trissomia do 21 e danos pr-natais causados por toxinas), problemas de gravidez e perinatais (desnutrio, infeces, hipxia e traumas ) e condies mdicas gerais adquiridas no incio da infncia causadas por infeces, traumas e envenenamentos. Ao lado desses fatores de incidncia orgnica direta, o manual no deixa de classificar com igual peso etiolgico fatores de influncias ambientais e psquicas, tais como privao de afeto e cuidados, estimulao social, lingustica e educao, alm dos diversos transtornos mentais, citando o autismo como exemplo. As possibilidades etiolgicas so vastas, e nesse sentido parece ser consenso na literatura psiquitrica que, a despeito da etiologia principal, o grau de a gravidade do Retardo determinada por uma combinao de fatores psquicos, ambientais e orgnicos, exceto em casos de leses macias ou de sndromes genticas avassaladoras, nas quais as impossibilidades de funcionamento do SNC imperam sobre quaisquer tentativas de estimulao social, psicomotora ou de investimento afetivo.
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

264

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

Diante de uma gama enorme de fatores que podem ser considerados para investigar a etiologia do Retardo em qualquer um de seus nveis, a American Association on Mental Retardation (AAMR), em sua mais nova edio (AAMR, 2006) preocupou-se em transmitir aos seus leitores a evoluo da definio de retardo mental com o passar dos anos. As modificaes so referentes tanto hiptese de etiologia quanto ao entendimento da manifestao propriamente dita. O captulo destinado a apresentar as alteraes aberto com o seguinte quadro comparativo (AAMR, 2006, p.29):
Definio de 1908: Um estado de Deficincia Mental de nascena, ou a partir de tenra Idade devido a desenvolvimento cerebral incompleto em consequncia do qual a pessoa afetada incapaz de realizar seus deveres como membro da sociedade na posio da vida para a qual ela nasceu (TREDGOLD, 1908). Definio de 2000: Retardo Mental uma incapacidade caracterizada por importantes limitaes tanto no funcionamento intelectual quanto no funcionamento adaptativo. Est expresso nas habilidades adaptativas conceptuais, sociais e prticas. Essa incapacidade tem incio antes dos 18 anos (AAMR, 2000).

Conforme podemos observar, a primeira definio se esfora para localizar o Retardo como efeito do desenvolvimento cerebral incompleto inclusive, a prpria nomenclatura deficincia mental refere-se antiga e exclusiva aposta na etiologia orgnica. J a segunda definio, do ano 2000, sequer arrisca definir uma etiologia, dizendo apenas que o Retardo manifestao de uma incapacidade que se expressa antes dos 18 anos. Essa breve exposio mostra a evoluo da definio de Retardo, bem como a reviso nas apostas etiolgicas da patologia, que antes eram concentradas nos dficits orgnicos. Considerada dentro dessa amplitude etiolgica, a debilidade mental no deixa de surpreender por representar 85% de todos os casos de Retardo, fatia atualmente sem qualquer indcio da presena de um dficit orgnico. Desta maneira, a maioria dos casos no pode mais ter sua histrica paternidade orgnica reconhecida. Parcialmente privada de sua orgnica famlia de origem, a debilidade mental se v rf e passa a figurar no ninho das perturbaes mentais de provvel origem psquica. No entanto, nem todos acompanham essa nova perspectiva etiolgica para a categoria da debilidade mental, que ento mergulha numa incgnita sobre sua origem. A obscuridade etiolgica tem efeito prtico devastador. A no constatao de um defeito orgnico na maioria dos casos de debilidade mental provoca uma suposio dos psiquiatras de que o atraso mental em questo se deve a fatores psquicos em conjunto com aos sociais. Com essa hiptese alguns mdicos engora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

DeBIlIDaDe MenTal: o paTInho feIo Da clnIca pSIcanalTIca

265

caminham seus pacientes dbeis s clnicas psicolgicas. No entanto, a maioria das clnicas psis, por sua vez, desconhece a possibilidade da debilidade mental ser um fenmeno de origem psquica, ou ao menos que fatores psquicos possam ser determinantes. Assim, h casos em que o paciente j chega aos consultrios psicolgicos com o diagnstico mdico de dbil, e muitas vezes, o diagnstico psicolgico imediato dado como correlato o de psicose, como se fossem condies equivalentes. J algumas clnicas encaminham novamente o paciente para mais uma bateria de exames neurolgicos, pois ainda esto paradas na definio do sculo anterior. Desconhecendo que o diagnstico da debilidade no precisa estar vinculado a uma deficincia neurolgica, alguns consultrios psis querem saber a noo exata da rea afetada, para que ento consigam trabalhar separando o que da ordem psquica daquilo que seria da ordem neurolgica. O empenho em separar psiquismo e corpo infrtil e a dvida permanece. A dvida etiolgica, que deveria acarretar um aprofundamento na investigao clnica do fenmeno , ao contrrio, subvertida e se torna um jogo de empurra. Muitas vezes, o nico denominador comum encontrado por mdicos, psiclogos e psicanalistas nestes casos o recuo clnico e o encaminhamento Educao Especial. Neste destino, os pacientes tornam-se alunos eternos e ser educado passa a consistir em sua prescrio nica de existncia. Com esta prescrio exclusivamente pedaggica, a dimenso clnica do fenmeno esquecida e o sofrimento psquico destes pacientes deixa de ser escutado. A partir daqui deixamos o mbito mdico e vamos definio da debilidade mental atravs da clnica psicanaltica, cujo principal indicador diagnstico uma submisso diferente e radical do sujeito do inconsciente ao Outro.
a concepo psicanaltica Da DebiliDaDe mental

Na literatura psicanaltica raramente encontra-se referncia ao termo Retardo, ou mesmo a qualquer uma de suas especificaes, como retardo leve, por exemplo. No entanto, menos rara a referncia ao termo debilidade mental. Sublinha-se aqui termo, pois mais a este e menos categoria que a teoria psicanaltica se refere para nomear uma particular posio psquica observada clinicamente. Dessa forma, apesar de se referir ao termo psiquitrico, a partir da escuta clnica a teoria psicanaltica construiu uma definio particular para a noo de debilidade mental. Para a psicanlise, a definio do conceito de debilidade mental no considera dentre seus critrios a localizao do paciente na escala de QI. O paciente dbil, no contexto da clnica psicanaltica, seria um sujeito cuja manifestao psquica revela uma relao ao Outro estabelecida de modo to submisso a tal ponto de o sujeito estar impedido de se orientar pelo prprio desejo. Trata-se, portanto,
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

266

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

de um sujeito sempre funcionando de modo a responder s demandas alheias, funcionamento que revela uma posio psquica particular e diferenciada. Mas reconhecer esta posio e diagnostic-la muito difcil, por dois motivos. Primeiro, o desconhecimento da debilidade mental como uma possvel expresso patolgica de origem psquica faz com que esta nunca seja uma hiptese diagnstica lembrada pelos psicanalistas. Desse modo, o primeiro desafio o prprio reconhecimento da existncia dessa manifestao clnica. Em segundo lugar, h o problema do erro diagnstico. Se, de um lado, a debilidade mental uma ilustre desconhecida do campo psicanaltico, de outro, o sujeito de posio dbil no passa despercebido escuta do psicanalista, que nota em seu paciente um uso particular da linguagem. O modo estranho e copiado com que fala o sujeito dbil implica frequentemente diagnsticos errneos. A debilidade mental num paciente neurtico no raro apresenta para a clnica um sujeito cujos chistes cometidos lhe so inacessveis. Nos sujeitos de posio subjetiva dbil geralmente revelada uma fala de aparncia caricatural, no metaforizvel e de aspecto padronizado. Ou seja, nestes casos, apresenta-se ao clnico uma manifestao similar quela trazida pela psicose, no quanto aos sintomas delirantes e alucinatrios, mas principalmente quanto ao modo mecnico e padronizado como fala o sujeito. Por essas caractersticas, quando tais pacientes psiquicamente dbeis chegam aos consultrios psis, os clnicos, muitas vezes, precipitam o diagnstico de psicose. Em alguns casos, de fato, trata-se de uma psicose; no entanto, em outros, no. O erro em diagnosticar uma debilidade como uma psicose, erro induzido principalmente pelos fenmenos de fala presentes no sujeito dbil, pode trazer consequncias drsticas na direo do tratamento, bem como nas possibilidades de interveno com aquele sujeito. Pretende-se aqui concentrar a ateno para os casos em que a debilidade encobriria a estrutura neurtica subjacente. So essas as maiores vtimas dos erros diagnsticos. Mas, apesar deste foco, vlido notar que, quando se trata verdadeiramente de uma psicose associada a uma debilidade, geralmente apresentam-se sujeitos de uma gravidade incomum alguns desses casos, inclusive, evidenciam uma extrema dificuldade dos sujeitos em relao ao controle corporal e funes fisiolgicas voluntrias, mesmo se tratando de pacientes biologicamente saudveis. A abordagem do campo da psicose levaria a uma discusso que tenderia a diferenciar sujeitos psicticos mentalmente retardados daqueles nos quais no h um comprometimento evidente. Mesmo com tal diferena, as psicoses parecem, de modo geral, conter uma debilidade, mas nem toda debilidade representa uma psicose. No entraremos nesse debate, mas sua meno vlida apenas para indicar uma cautela a ser empregada antes de fazer da debilidade uma correlata da psicose. Dessa maneira, a despeito de observar no sujeito a
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

DeBIlIDaDe MenTal: o paTInho feIo Da clnIca pSIcanalTIca

267

presena de uma debilidade, para o psicanalista ainda restaria a tarefa de escutar qual estrutura clnica mascarada por aquele fenmeno; isso, numa leitura que carrega a especificidade da vertente lacaniana. Miranda (2002) investigou em sua pesquisa justamente a caracterstica da debilidade de camuflar a estrutura do sujeito, e nomeou a debilidade mental como mscara da estrutura. Seu texto traz contribuies clnicas que revelam a debilidade presente nas estruturas neurticas, psicticas e perversas. No entendimento desta autora:
A debilidade mental uma posio do sujeito frente falta apreendida por ele na relao especular com o Outro primordial e pode ocorrer nas trs estruturas, uma vez que estas so determinadas pelo significante. Na neurose, a posio imaginria manteria a relao especular com a me, sustentando um no quero saber que eu e mame no somos um. Na psicose e na perverso, seria a mscara ltima antes do desvelamento da estrutura. (MIRANDA, 2002, p.39)

Alm do entendimento da debilidade como uma posio que vela a falta no Outro, se destaca nessa definio da autora, por meio da imagem evocada pelo termo de mscara, mais uma referncia ao problema do diagnstico, imposto ao psicanalista pela presena da debilidade. Assim, conforme vem sendo apresentada at aqui, a debilidade est inevitavelmente submersa na questo da dificuldade diagnstica, seja pelo no reconhecimento, por parte dos psicanalistas, da existncia desse tipo de manifestao, seja por sua prpria expresso clnica que camufla a estrutura. Para alm de sua obscuridade, a identificao da debilidade pode ser feita por algumas caractersticas observadas clinicamente. A escuta clnica identifica um sujeito como dbil por se apresentar dbil quanto ao prprio desejo. O dbil no assume o prprio desejo, no o reconhece e o mantm exilado. Nessa posio psquica tomada de modo radical o sujeito toma como seu o desejo alheio, executando aquilo que o Outro lhe demandar. Sim, poderamos pensar que a psicose revela um sujeito igualmente aprisionado ao campo do Outro; entretanto, a debilidade manifesta num sujeito neurtico no o faz posicionar-se exatamente fora do discurso, tal como ocorre na psicose. Sabemos, atravs da teoria lacaniana, que um discurso, dentre outras propriedades, tambm representa a forma de lao social feita pelo sujeito e o modo pelo qual ele opera com o saber inconsciente. Nesse sentido, elaborando a respeito dessa diferena discursiva, so esclarecedoras as palavras do psicanalista Laurent:
Existe uma relao particular do ser sem o saber a que se pode chamar debilidade. O sujeito se situa com efeito quanto ao saber numa relao de evidncia de nada
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

268

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

compreender, numa relao de exterioridade. E no entanto, o sujeito dbil no se situa ao contrrio do sujeito psictico fora do discurso. (1989, p.131)

Ao realizar essa distino, tambm poderamos pensar que um simples neurtico tambm se coloca longe de seu saber e faz valer o desejo do Outro. Entretanto, nem que seja por um instante um instante de destituio subjetiva, ou, ao contrrio, um instante de elaborao , o simples neurtico apreende seu engano e consegue ao menos ter uma notcia de seu desejo. J no dbil, esse engano raramente consegue ser capturado. Seguindo na tentativa de caracterizao da manifestao, a debilidade pode ser reconhecida naquele sujeito que no questiona o que as palavras querem dizer. O dbil apenas acolhe as palavras como nomes prprios, como representantes absolutas de um nico e verdadeiro sentido. Alm disso, um dos principais indicadores diagnsticos que denuncia a debilidade est no prprio modo de falar do sujeito, que reproduz a fala da tev, dos pais ou dos colegas, como se fossem produes suas. A paciente E., de 14 anos, nos d um exemplo: eu sou adolescente. Eu dou muito trabalho na escola porque as adolescentes do muito trabalho. Eu s uso roupa preta que de adolescente. E eu vou namorar adoidado, porque as adolescentes namoram e transam. A Adolescncia uma fase muito difcil. Nessas falas prontas, genricas, o dbil muitas vezes propaga a fala do Outro sem qualquer toque de individualidade, mas o declama como seu mais ntimo e legtimo produto. Em outros termos, o sujeito revela ao clnico sua posio dbil ao comprar de modo cego e inquestionvel aquilo que os outros falam, e isso caracteriza boa parte do que se quer dizer com uma posio psquica de submisso ao Outro, fala do Outro. Nesse sentido, a debilidade mental tambm reconhecida clinicamente pelo uso extremamente inocente que o sujeito faz da linguagem, acolhendo os dizeres do mundo como verdades absolutas, sem conseguir extrair desses dizeres o sentido de suas entrelinhas. Neste contexto, o termo debilidade mental representa uma particular posio do sujeito anunciada principalmente pelo estranho uso inequvoco da linguagem. Assim, a posio dbil pode at se apresentar num sujeito de QI considerado normal, mas que clinicamente no consegue captar o prprio chiste, entender o tom de uma ironia ou sequer consegue captar o duplo sentido de uma piada. A particular posio psquica referida aqui pressupe, portanto, uma submisso do sujeito fala e ao saber alheios de forma muito radical. em funo desta posio que os dbeis comumente expressam-se como sujeitos caricaturais. No entanto, nem todos os casos de debilidade so to explcitos assim. A debilidade do sujeito pode no se apresentar de modo to claro, pode ser mais sutil, um pouco menos comprometedora. Ainda assim, de forma mais ou menos explcita,
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

DeBIlIDaDe MenTal: o paTInho feIo Da clnIca pSIcanalTIca

269

a clnica com a debilidade em essncia revela sempre uma impossibilidade do sujeito de acessar seu saber inconsciente e seu prprio desejo, caractersticas que por si so suficientes para causar uma grande dificuldade de diagnstico e manejo clnico.
alguns aspectos metapsicolgicos Da posio Dbil

Considerada como o reflexo dessa peculiar posio psquica de submisso do sujeito, vlido novamente enfatizar que, sob essa lente, a debilidade nem sempre est presente num paciente diagnosticado com retardo leve ou grave pelo teste de QI. Igualmente, ela no necessariamente est presente em todos os pacientes com problemas neurolgicos ou com danos funcionais. Alguns pacientes comprometidos em seu funcionamento cerebral por alguma sndrome gentica ou leso podem ser incrivelmente saudveis, nada dbeis, do ponto de vista psquico. J alguns pacientes organicamente perfeitos podem apresentar uma posio psquica dbil. No entanto, fato clnico que muitos pacientes com leses ou sndromes, por exemplo, paralisia cerebral e sndrome de Down, apresentam-se psiquicamente dbeis. Poderamos nos perguntar o porqu deste fato, se no h relao intrnseca entre a posio dbil e o dficit orgnico. Ocorre que, frequentemente, quem vem ao mundo com alguma deficincia neurolgica, de imediato no acolhido como senhor de seus prprios desejos. Com esta predestinao, comum estar reservada a esses sujeitos uma condio de serem sempre submetidos aos desejos e s demandas do Outro, ato que lhes proporciona fcil acesso a um funcionamento de abdicar de suas prprias escolhas e de executar o prprio desejo, tornando-se difcil escapar da debilidade; essa discusso trabalhada na pesquisa de Sanches (2008). O mecanismo psquico que leva o sujeito a adotar tal posio submissa que implicar na debilidade tema de debates desde 1964. Naquela poca, a debilidade no era ainda entendida exatamente como uma posio subjetiva, mas havia esforos de teoriz-la como um fenmeno psquico. A definio clnica do dbil passou a ser mais comum no mbito psicanaltico quando Mannoni, em 1964, publicou seu livro A criana retardada e a me. O grande salto de Mannoni foi propor ao longo do livro que o dbil, com ou sem o dficit orgnico, um sujeito digno de escuta e, mais do que isso, que a debilidade mental poderia ter um sentido a ser escutado e tratado clinicamente. Se com Mannoni o sujeito dbil deveria ganhar um lugar ao sol da escuta clnica, com Lacan, nas raras menes feitas ao tema, a hiptese metapsicolgica comeou a ser elaborada por meio do que ele, em 1964, chamou de holfrase significante do par S1-S2 (p.225). Genrica e superficialmente, na teoria lacaniana a noo de holfrase refere que o saber inconsciente do sujeito (o S2) est comprometido, est colado ao primeiro trao de identificao do sujeito (o S1).
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

270

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

Como sabemos, o primeiro trao de identificao do sujeito advm do Outro. Esta hiptese foi uma das primeiras a oferecer um alicerce metapsicolgico quela constatao clnica, j apresentada aqui, de que o dbil toma o saber do Outro como verdade ntima e literal de si mesmo. Neste debate metapsicolgico, quando Lacan faz aluso ao tema logo se ocupa em citar a psicossomtica ao lado da debilidade, acentuando que em ambas certamente ocorre algo da mesma ordem da psicose (1964, p.223). Sabemos que algo no se equivale ao todo, mas essa separao parece ser justamente a tarefa esquecida pela clnica atual que, como j mencionado, no hesita em extrair da manifestao da debilidade um diagnstico de psicose. Com este frequente erro diagnstico, a debilidade enquanto fenmeno clnico fica de lado, rejeitada, desconhecida, sendo somente alimentada por obsoletos mitos acoplados ao seu nome. Ao olharmos o obscuro fenmeno mais de perto nota-se que o desconhecimento sobre a debilidade como manifestao psquica revela tambm uma grande dificuldade de entendimento da questo ao nvel metapsicolgico. Afinal, em no se tratando de uma manifestao exclusiva dos sujeitos que portam uma deficincia neurolgica, podendo expressar-se em sujeitos saudveis biologicamente, ento, a debilidade mental poderia ser um recurso psquico? Qual? Sintoma? Defesa? Inibio? Mannoni (1964) prope o seguinte caminho: A debilidade concebida como um dficit capacitrio isola o sujeito em sua deficincia. Procurando para a debilidade uma causa definida, nega-se que ela possa ter um sentido, quer dizer, uma histria, ou que ela possa corresponder a uma situao (MANNONI, 1964, p.39). Ao postular que, seja a causa qual for, a debilidade tem um sentido, uma histria e pode corresponder a uma situao, a autora caminhou para conferir debilidade o status freudiano de sintoma. J Lacan, nas raras menes feitas ao tema, refere-se debilidade marcando a similaridade e, principalmente, a diferena quanto psicose. Esta comparao psicose e debilidade pressupe uma ressalva: uma estaria na ordem da estrutura, e a outra, na ordem de um fenmeno ocasionado por determinada posio inconsciente do sujeito. Apesar da necessidade da retificao, a comparao psicose e debilidade pode indicar que o fenmeno dbil seria engendrado no incio da constituio psquica, j que comparado a uma estrutura clnica (a psicose). Nessa perspectiva, a debilidade no seria resultado de uma formao inconsciente posterior, tal como o sintoma ou o processo de inibio, mas teria sua origem nos primrdios da constituio psquica. Este entendimento pode ser extrado do Seminrio de Lacan (1964) quando menciona a debilidade mental no contexto das duas operaes inaugurais do sujeito: a alienao e a separao. Tal interpretao de leitura, entretanto, no oferece grande compreenso sobre a
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

DeBIlIDaDe MenTal: o paTInho feIo Da clnIca pSIcanalTIca

271

questo e os autores so obrigados a criar suas prprias hipteses metapsicolgicas acerca do fenmeno. No levantamento dessas hipteses h, por exemplo, a proposta que entende a debilidade mental por meio do processo de inibio intelectual. O resgate do conceito de inibio para pensar metapsicologicamente a debilidade se fez a partir do enlace com a Educao Especial, conforme mostra Santiago (2005). A pesquisa da autora problematiza o fato de que alunos com problemas de aprendizagem, matriculados na educao regular, so encaminhados indiscriminadamente s classes e escolas especiais com o diagnstico de Retardo. Tornou-se escolar o que deveria ser um diagnstico mdico. A psicanlise oferece escuta a muitos desses casos, revelando que muitos alunos diagnosticados como dbeis so tratados clinicamente e seu atraso intelectual se desfaz, pois na verdade refere-se a uma inibio intelectual por algum motivo psquico. O motivo psquico, desde Freud, o saber inconsciente sobre a castrao e a sexualidade. Algumas crianas inibidas trazem dificuldades pedaggicas e sociais at maiores do que alunos com comprometimentos por sndromes genticas ou leses cerebrais. Nesse ponto, inibio intelectual e debilidade mental se equivaleriam pela gravidade dos quadros de inibio. Assim, o conceito freudiano de inibio resgatado como uma alternativa de equivalncia para pensar os fundamentos metapsicolgicos da debilidade mental. Santiago (2005) realizou uma pesquisa aprofundada sobre o tema, oferecendo literatura psicanaltica uma das raras exposies completas a este respeito, e uma das autoras que prope o entendimento da debilidade mental por meio do conceito de inibio intelectual: Precisamente no ponto em que se anuncia como parte fundamental da estrutura a debilidade apresenta, no fundo, a mesma lgica constitutiva da funo inibitria (SANTIAGO, 2005, p.187). Essa tambm a proposta oferecida por outra autora, Cordi (2003), que em seu livro Los retrasados no existen apresenta como tese principal, conforme o prprio ttulo anuncia, que os casos de retardo sem comprometimento neurolgico na verdade no existem, pois so em ltima instncia casos de inibio intelectual. O entendimento metapsicolgico da debilidade mental por meio do conceito de inibio gera questionamentos, e no consenso entre os autores. Miranda, por exemplo, clara ao afirmar seu entendimento de que a debilidade mental e a inibio so processos distintos:
A inibio intelectual no se confunde com a debilidade: a inibio uma limitao normal das funes do EU, seja por precauo ou por empobrecimento de energia. Sabemos que uma inibio muito precoce pode levar o sujeito a agir de
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

272

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

forma dbil quanto ao conhecimento e, at mesmo, ao saber. Contudo, a debilidade de que se trata a que se caracteriza por uma posio subjetiva diz respeito ao desejo; assim, o que est comprometido no to somente o EU. (MIRANDA, 2002, p.22)

Dando suporte a essa concepo est a constatao clnica de que, se numa perspectiva pedaggica e social, uma inibio pode colocar um sujeito at mesmo num nvel grave de atraso, por outro lado (o lado clnico), mostra que a debilidade mental e a inibio intelectual parecem advir de status psquicos diferentes. Ora, se desde Freud o desagradvel do inconsciente o saber sobre a castrao e a sexualidade, o movimento psquico de inibio fruto consecutivo de saber o suficiente para desejar no mais saber. Os sujeitos inibidos impedem-se de dar o passo que seu inconsciente j deu hesitam, duvidam e no agem, a exemplo de Hamlet. A inibio remeteria, portanto, a uma manobra evocada por um saber inconsciente. J a debilidade mental, conforme enfatizado anteriormente, parece se expressar como a impossibilidade de acessar o saber inconsciente, e no como uma manobra retroativa desde este saber. A estrada que leva inibio intelectual tem como ponto de partida um saber inconsciente que j incomodou o sujeito; j a que leva debilidade mental parece ter partido da impossibilidade de acessar tal saber. Nessa leitura, a debilidade mental se apresentaria como a realizao plena de uma condio psquica presente em todos ns, condio chamada alienao mental. fato conhecido que um beb humano s sobrevive se houver algum que cuide dele. Alienado ao desejo deste Outro, eis o cerne da existncia de qualquer ser humano, ser falante, ou em outras palavras: (...) deve-se afirmar que, obra de um animal presa da linguagem, o desejo do homem o desejo do Outro (LACAN, 1958/1998, p.634). A debilidade mental proposta aqui como uma condio que parece cristalizar a alienao fundamental do sujeito. Desse modo, sendo a alienao ao Outro uma condio de existncia, seria possvel pensar que h um registro dbil em todos ns? Se voltarmos ao conto infantil que nomeia o presente artigo, lembramos que aquele famoso rejeitado por ser um patinho feio de paternidade desconhecida, no final, ao olhar seu reflexo na gua se viu igual aos outros cisnes que ali nadavam. Ser que no lago dos cisnes alienados, o patinho feio chamado dbil poderia se reconhecer em ns, seus semelhantes? Com essa analogia sugere-se, como opo a ser investigada, que qualquer um pode ter a debilidade como possibilidade inscrita em seu funcionamento. Devemos, entretanto, chamar a ateno para que se diferencie uma posio dbil (posio de submisso e de no efetivao do desejo prprio) daquela famosa posio de bobeira ou estupidez frequentemente presente no neurtico.
gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

DeBIlIDaDe MenTal: o paTInho feIo Da clnIca pSIcanalTIca

273

Ambas quase em nada se equivalem, a no ser por retirar um ganho pulsional de um no saber. Mannoni (1964) j alertava para a possvel confuso feita entre essas duas posies, e assim as diferencia: A debilidade nada tem a ver com a estupidez, que antes de tudo uma defesa neurtica (p.139). Para finalizar, vale retomar mais uma vez que no s a distino da estupidez neurtica est em pauta na debilidade, mas principalmente sua confuso diagnstica com a psicose. Inevitavelmente esses questionamentos se apresentam para um analista que est diante de uma debilidade mental. Por ltimo, talvez esteja em tempo de reconhecermos a existncia da debilidade mental como reflexo de uma posio tomada pelo sujeito do inconsciente. A debilidade no pode mais ser tratada como uma filha bastarda, como um patinho feio a ser rejeitado por ter sua origem em outro campo de estudos (a psiquiatria). Escutar a debilidade mental em sua especificidade, e no como correlata a priori de outras condies j existentes, no s uma pesquisa a ser feita, mas tambm um dever tico da psicanlise.
Recebido em 1/9/2008. Aprovado em 22/1/2009.

RefeRncias
AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION (AAMR) (2006) Retardo Mental: definio, classificao e sistemas de apoio. Porto Alegre: ArtMed. AJURIAGUERRA, J. (1978) Manual de psiquiatria infantil. So Paulo: Masson. CID-10 (2003). Classificao estatstica internacional de doenas e problemas relacionados sade. So Paulo: Edusp. CORDI, A. (2003) Los retrasados no existen. Buenos Aires: Nueva Visin. DALGALARRONDO, P. (2000) Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: ArtMed. DSM IV (1995) Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais. 4 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas. FREUD, S. (1926/1998) Inibio, Sintoma e Angstia, in Obras completas, v. XX. Rio de Janeiro: Imago. KAPLAN, H., I e SADOCK, B. J. (1999) Tratado de Psiquiatria. 6 ed. v. 3. Porto Alegre: Artes Mdicas. LACAN, J. (1958/1998) Dos princpios da cura e seu poder in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1964/1985) O seminrio: Os quatro conceitos fundamentais da Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

274

DanIele RoSa SancheS e Manoel ToSTa BeRlInck

LAURENT, E. (1989) El goce del dbil, in Nios en anlisis. Buenos Aires: Paids. MANNONI, M. (1964/1999) A criana retardada e a me. So Paulo: Martins Fontes. MIRANDA, E. da R. (2002) Debilidade mental e estruturas clnicas. Dissertao de mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Psicanlise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. SANCHES, D. R. (2008) Clnica Psicanaltica: a debilidade mental em questo. Dissertao de mestrado apresentada ao Programa de PsGraduao em Psicologia Clnica da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. SANTIAGO, A. L. (2005) A inibio intelectual na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Daniele Rosa Sanches daniele_rsanches@hotmail.com Manoel Tosta Berlinck mtberlin@uol.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XIII n. 2 jul/dez 2010 259-274

You might also like