You are on page 1of 18

Artigos

Afeto e Adoecimento do corpo: considerAes psicAnAlticAs


Monah Winograd e Lenia Cavalcanti Teixeira

Monah Winograd Psicanalista, doutora em Teoria Psicanaltica (IP/ UFRJ). Professora assistente do Programa de Ps-graduao em Psicologia Clnica da PUC-Rio Lenia Cavalcanti Teixeira Psicloga e psicanalista, doutora em Sade Coletiva (IMS/ Uerj). Professora titular do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Un i for)

resumo: Tema de interesse para a clnica, a investigao das psico-

patologias somticas exige reelaboraes metapsicolgicas que contemplem os lugares do corpo e do afeto. Com a nfase da psicanlise no recalque, a problemtica do afeto teria ficado em segundo plano, causando uma lacuna comprometedora dos rumos dos atos clnicos. Resgatar as elaboraes freudianas sobre o afeto, especialmente sua supresso, pode abrir espao para a escuta da dor dos corpos enfermos. Neste ensaio, investigamos inicialmente a metapsicologia freudiana do afeto para, em seguida, propor elaboraes a respeito dos destinos do corpo nas formaes psicossomticas. palavras-chave: Corpo, afeto, psicanlise, sofrimento psquico, psicossomtica.
AbstrAct: Affect and body illness: psychoanalytical considerations. Topic of interest for the clinic, the research of somatic psychopathologies requires metapsychological reelaborations that consider the place of the Body and the Affect. With the emphasis on the repression, the problematic of the Affect would have stayed in the background, causing a compromising gap on the course of the clinical acts. Retrieving Freudian elaborations on the Affect, especially its suppression, can open space for the listening to the pain of sick bodies. In this essay, we have first investigated the Freudian metapsychology of the Affect for, then, propose elaborations about the destinies of the Body in psychosomatic formations Keywords: Body, affect, psychoanalysis, psychic suffering, psychosomatic

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

166

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

introduo

As formas de mal-estar psquico da atualidade exigem a reviso de pressupostos e de conceitos que guiam as diferentes perspectivas no lidar com o psquico e seus destinos. Assim, pensamos serem fundamentais a apresentao e a discusso dos modos como nos situamos frente aos sofrimentos tpicos da atualidade, particularmente quando o corpo se torna a expresso principal das vicissitudes do pathos (BERLINCK, 2000; FEDIDA, 2001). Os fenmenos psicossomticos constituem parte significativa da clnica contempornea, demonstrando como o corpo pode se tornar lugar privilegiado do sofrimento. Considerando concepes da psicossomtica sobre a doena orgnica e os questionamentos oriundos deste campo terico (VILA, 2002; DEJOURS, 1994; NASIO, 1997 e 2000), investigamos algumas leituras dos fenmenos psicossomticos. As elaboraes tericas e clnicas aqui expostas supem a articulao entre sofrimento, cultura e subjetividade (BIRMAN, 1999 e 2006; COSTA, 2004). Tendo em vista o problema dos lugares do corpo na psicanlise e, especialmente, as formas pelas quais a doena orgnica se faz presente nas construes clnicas e metapsicolgicas de Freud, destacamos a questo do afeto e suas vicissitudes. Assim, a primeira parte do texto se dedica a investigar a construo da noo de afeto em Freud para, em seguida, tematizar algumas concepes da manifestao psicossomtica derivadas das ideias de Freud.

o Afeto em freud: entre o corpo e o psiquismo

Se eu nos sonhos sinto medo de uns ladres, os ladres so por certo imaginrios, mas o medo real, e ocorre o mesmo quando me regozijo nos sonhos (FREUD, 1900/1976, p.458). Prestar ateno nos afetos parecia a Freud ser um bom caminho para entender a natureza da alma humana. Para compreender um sonho, por exemplo, ele seguia os afetos nas sries de representaes. O mesmo acontecia nos encontros com seus pacientes: as variaes afetivas, das paixes intensas s hostilidades ao psicanalista e ao tratamento em geral, indicavam-lhe que direo dar ao tratamento. s vezes, tudo acontecia to rpido que no era possvel intervir, como no caso de uma senhora (1914/1976) que, ao cabo de uma semana na qual a transferncia aumentou demais, evadiu-se de Freud como fazia repetidamente com seu marido. Outras vezes, era preciso esperar e, sem tomar as hostilidades do paciente como pessoais, consentir num decurso que no podia ser evitado nem apurado de imediato. As resistncias precisavam de tempo para a sua reelaborao, a qual constitua a pea do trabalho produtora do efeito alterador mximo sobre o paciente e que distingue o tratamento analtico de toda influncia sugestiva (FREUD, 1914/1976).

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

167

Apesar da importncia do afeto para a teoria psicanaltica, Freud nunca fez uma definio, nem dedicou mais do que poucos pargrafos de alguns textos para esclarecer como pensava sua natureza e origem. O fato de Freud nunca ter sistematizado o que entendia por afeto, como fez, por exemplo, com o conceito de representao, deixou aberto o caminho para uma discusso tcnica sobre seu estatuto terico. Laplanche & Pontalis (1986) e Green (1997), por exemplo, veem dificuldades no estabelecimento do conceito de afeto em Freud, preferindo categoriz-lo como noo. J Reys (1998) acredita que, dentre todos os termos empregados por Freud afetos, emoes ou sentimentos , o afeto o nico que poderia ser considerado um conceito, seja pela quantidade de vezes em que empregado, pelo nmero de termos correlatos ou derivados, ou em virtude do contexto em que aparece. Logo no comeo de suas reflexes sobre as neuroses, Freud (1894/1976) equacionou os afetos com uma quantidade em operao no psiquismo. A expresso quantum ou cota de afeto (Affektbetrag) era utilizada para designar uma intensidade psquica correlata das quantidades de excitao somtica capaz de se descolar da representao qual estaria originalmente ligada, tendo destinos variados. Em 1894, numa clebre passagem de As neuropsicoses de defesa, Freud (1894/1976) sugere que preciso distinguir, nas funes psquicas,
algo (cota de afeto, soma de excitao) que tem todas as propriedades de uma quantidade ainda que no tenhamos meio algum para medi-la ; algo que suscetvel de aumento, diminuio, deslocamento e descarga, e se difunde pelas vias mnmicas das representaes como o faria uma carga eltrica pela superfcie dos corpos. (p.6)

A ideia geral era que cada impresso psquica estaria provida de certo valor afetivo, j que em todo indivduo existiria a tendncia a reduzir esta quantidade ao nvel mnimo necessrio para seu funcionamento psquico. O psiquismo reagiria por via motora no sentido da descarga da quantidade recebida, dependendo disto o quanto restaria da intensidade da impresso psquica recebida. Freud (1894/1976) considerava adequada a reao que descarregasse a mesma quantidade recebida e descreveu trs modalidades gerais de descarga: o processamento motor, o processamento por palavras ou o processamento associativo. Na formao do sintoma neurtico, podem-se encontrar dois mecanismos: 1) a descarga do quantum de afeto teria sido suspensa e este teria se fixado numa representao diferente da qual estaria originalmente ligado, tornando esta nova representao patgena devido a uma intensidade excessiva e inadequada; ou 2) o quantum de afeto seria escoado para as inervaes somticas, produzindo alteraes no funcionamento corporal usual. De maneira correspondente, na abgora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

168

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

reao, a descarga em palavras do quantum de afeto estrangulado drenava-o do psiquismo ao redirecion-lo para a representao qual estaria originalmente ligado, permitindo seu desgaste (FREUD, 1893/1976). Nesta poca, Freud identificava uma quantidade em operao no psiquismo, observando a variao desta quantidade para maior ou menor intensidade, o deslocamento desta quantidade nas representaes ou em direo ao corpo e a descarga. Quantidade, variao, movimento (deslocamento) e descarga: elementos sem os quais no era possvel compreender os afetos, mas que no bastavam para sua compreenso. Era preciso explicar como os afetos se transformavam, como o prazer virava desprazer, por exemplo, nos sintomas e nos sonhos penosos. Em 1900, Freud d mais um passo que s ser desenvolvido de modo mais aprofundado quinze anos depois:
No podemos prosseguir nossa elucidao se no considerarmos o papel dos afetos nestes processos, o qual, porm, s possvel aqui de maneira incompleta. Formulemos ento este enunciado: A sufocao do Ics se torna necessria, sobretudo, porque o decurso das representaes no interior do Ics, deixado a si mesmo, desenvolveria um afeto que, em sua origem, teve a caracterstica do prazer, mas, desde que se produziu o processo de represso, leva a caracterstica do desprazer. A sufocao tem o fim, mas tambm o resultado, de prevenir esse desenvolvimento de desprazer. (...). Na base disto, h uma suposio muito determinada sobre a natureza do desenvolvimento de afeto. Este visto como uma operao motriz ou secretria, a chave de cuja inervao se situa nas representaes do Ics. Em virtude do governo que exerce o Pr-Cs, estas representaes so, por assim dizer, ocludas, inibidas quanto ao envio dos impulsos que desenvolveriam afeto. (FREUD, 1900/1976, p.573)

O modelo de aparato psquico com o qual Freud (1900/1976) trabalhava nesta poca, mais conhecido como esquema pente, no permitia uma localizao tpica do afeto. Composto por sistemas mnmicos (Inconsciente, Pr-consciente e Consciente) com fronteiras bem definidas, dizia respeito sobretudo s representaes, embora fosse possvel supor uma energia psquica transitando pelos sistemas e investindo ora um grupo de representaes, ora outro. Os afetos pareciam referir-se ao modo como uma representao que tivesse chegado ao sistema consciente (vinda do interior do aparato ou tendo se formado a partir da percepo) afetava o indivduo, causando prazer ou desprazer. Ou seja, Freud (1900/1976) identificava um aspecto qualitativo nos afetos e entendia como necessria a participao da conscincia. Contudo, seriam necessrios ainda alguns anos para que o metapsiclogo (1916-17/1976) pudesse formular que um afeto inclui, primeiramente, a pargora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

169

ticipao de determinadas inervaes motoras ou de descargas, e, em segundo lugar, sensaes de duas classes: as percepes das aes motoras ocorridas e as sensaes diretas de prazer e desprazer que do ao afeto sua tonalidade, seu colorido dominante. Ou seja, para Freud (1916-17/1976), o afeto um processo em ato e em movimento que implica: 1) um aumento da tenso psquica; 2) o percurso desta tenso dentro do psiquismo; 3) um modo especfico de descarga dirigida para o interior do corpo; 4) a percepo desta descarga; e 5) as sensaes ligadas a ela segundo a matriz prazer-desprazer. Ou seja, o afeto inclui o que acontece ao indivduo e o modo como ele percebe e entende o que lhe acontece. A percepo da descarga e as sensaes de prazer ou desprazer so imediatamente apreendidas na rede de representaes que compe o pr-consciente e o consciente. O afeto variao corporal e psquica, bem como a apreenso desta variao pela conscincia num movimento reflexivo. Em resumo, para Freud (1916-17/1976), a quantidade de energia e a descarga so elementos do afeto; os outros so as percepes e as sensaes que afetam o indivduo de um modo ou de outro, tenha ele conscincia de suas causas ou no. Por exemplo, nos tempos da ab-reao e da catarse, o objetivo do tratamento era justamente fazer o indivduo referir o quantum de afeto lembrana do evento traumtico. Ou seja, referir o incremento da quantidade de excitao s suas causas e, por a mesmo, permitir que o indivduo experimentasse o afeto que a lembrana do trauma gerava em toda a sua intensidade. Ento, podemos entender que, se o quantum de afeto designa uma quantidade de energia que se difunde pelas vias mnmicas, o afeto propriamente dito inclui este quantum sem reduzir-se a ele. Confundindo afeto e quantum de afeto, Assoun (1997) associa o primeiro a um gasto energtico das variaes na vida psquica, a um resto da representao. Assoun (1997), na esteira de Green (1997), prope que o afeto seja pensado como sendo da ordem do acontecimento: h afeto quando se passa alguma coisa na vida psquica (p.392). Vindo da sensibilidade, o afeto coloca a dinmica psquica em movimento. Por si s a definio j seria vaga, mas Assoun (idem) vai adiante e reduz o acontecimento ao seu elemento quantitativo, mais especificamente descarga: a cota ou o quantum de afeto corresponderia expresso da pulso enquanto destacada da representao. Porm, o autor esclarece que seria mais adequado dizer que o afeto (...) a subjetivao da pulso da qual se retirou a representao (ASSOUN, 1997, p.393): da o afeto ser sempre sentido. Mas, se o afeto sentido por um sujeito, ento h necessariamente representaes envolvidas, ainda que tais representaes sejam as de um mal-estar mais ou menos difuso ou as das variaes corporais envolvidas, como por exemplo no caso da angstia acompanhada de taquicardia ou sudorese. Com efeito, para Freud, o afeto variao: inclui a quantidade e a descarga desta quantidade, mas inclui tambm necessariamente a conscincia,
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

170

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

mesmo confusa, de ambas. Por isso, a referncia aos afetos inconscientes apenas uma maneira de falar a posteriori de uma moo que foi inibida em seu desenvolvimento (FREUD, 1915a e b/1976). Quando, em 1915, Freud fala dos modos pelos quais a pulso representada psiquicamente, ele identifica o quantum de afeto e a representao, mas em momento algum reduz o afeto a este quantum. O afeto propriamente dito um complexo que s se realiza quando h percepo, sensao e ligao do quantum a uma representao consciente. No recalque, produzir-se-ia um divrcio entre o quantum de afeto e a representao, ambos sofrendo destinos diversos. Do ponto de vista descritivo, isto indiscutvel. Porm, para Freud (1915b/1976), o processo real seria, em geral, um quantum de afeto no se fazer notar at que uma nova sub-rogao (Vertretung) irrompa no sistema Cs. Da ser um abuso conceitual falar que um afeto foi recalcado. Seria mais correto dizer que foi alvo de uma represso (Unterdrckung), de uma inibio em seu desenvolvimento. Aps o recalque, a representao continua existindo no inconsciente como uma formao real, mas o afeto corresponde apenas a uma possibilidade de rudimento qual no foi permitido desenrolar-se (FREUD, 1915a/1976, p.174). O objetivo do recalcamento justo o de inibir a transposio de uma moo pulsional numa exteriorizao de afeto necessariamente operada pelo sistema consciente. Variao quantitativa, movimento, descarga, percepes, sensaes e representaes so os elementos que, em conjunto, e somente em conjunto, compem os afetos. Ainda que, por vezes, Freud destaque um ou outro destes elementos, para ele o afeto se d na conjuno de todos. Por isso, como sugere Green (1997), pode-se considerar o afeto em Freud um termo categorial que agrupa todos os aspectos subjetivos qualificativos da vida emocional em sentido amplo, compreendendo todas as nuanas que a lngua alem (Empfindung, Gefhl) encontra sob este tpico. Da alguns autores, como Otto Kernberg (1995), preferirem definir o afeto como um padro psicofisiolgico biologicamente determinado e desenvolvimentalmente ativado, portador de um julgamento cognitivo especfico, um padro facial tambm especfico, uma experincia subjetiva de natureza prazerosa ou dolorosa, bem como um padro de descarga muscular e neurovegetativa. No fosse a nfase excessiva na determinao biolgica, esta definio seria to correta do ponto de vista freudiano quanto a de Green (1997). Mas, se era claro para Freud que os afetos so variaes quantitativas e qualitativas, sua natureza e sua origem no pareciam to evidentes. As indicaes que ele tinha sobre o assunto vinham da teoria da evoluo de Darwin, aprendida ainda nos tempos de faculdade. No por acaso, o pai da teoria da evoluo citado nominalmente na parte dos Estudos dedicada ao caso de Elizabeth R. (FREUD, 1893-95/1976). Ali, Freud desenvolve um ponto de vista que permanecer o

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

171

mesmo at o fim de sua obra, ainda que sua articulao com os outros aspectos envolvidos nos afetos no seja esclarecida:
Mas eu sustento que o fato de que a histrica crie, mediante simbolizao, uma expresso somtica para a representao de colorido afetivo menos individual e arbitrrio do que se suporia. Ao tomar literalmente a expresso lingustica, ao sentir a punhalada no corao ou a bofetada aps um comentrio depreciativo como um episdio real, ela no toma liberdade com as palavras, mas torna a animar as sensaes s quais a expresso lingustica deve sua justificao. (...) Todas estas sensaes e inervaes pertencem expresso das emoes, que, como nos ensinou Darwin, consiste em operaes em sua origem providas de sentido e de acordo a um fim; por mais que hoje se encontrem, na maioria dos casos, debilitadas a tal ponto que sua expresso lingustica nos parea uma transferncia figurada, muito provvel que tudo isso fosse compreendido literalmente, e a histeria acerta quando restabelece para suas inervaes mais intensas o sentido originrio da palavra. (FREUD, 1893-95/1976, p.193)

Esta passagem encerra uma das discusses de caso feita por Freud (189395/1976) e ele no retorna ao assunto para maiores esclarecimentos. Ao mesmo tempo em que parece referir-se fisiologia da expresso dos afetos, aparece o problema da origem da linguagem misturado ideia de que a ontogenia repete a filogenia. Apenas uma coisa fica mais ou menos clara: a hiptese de que as sensaes e inervaes dos afetos, bem como sua expresso lingustica, so menos individuais e arbitrrias do que se supe. Ou seja, haveria algo que determina as semelhanas no modo como os indivduos sentem e expressam, corporal e linguisticamente, os afetos. Esta ideia foi desenvolvida em tom de brincadeira no rascunho enviado para Ferenczi em 1915, no qual Freud (1915d/1976) relacionou onto e filognese. Ali, ele esboou o esquema de um estudo comparativo dos fatores individuais (recalque, contrainvestimento, formao substitutiva e de sintoma, relao funo sexual, regresso, disposio) na histeria de angstia, de converso e neurose obsessiva. Ao apresentar os fatores disposicionais, o metapsiclogo deu filogenia lugar de destaque. A hiptese geral era que a regresso e a fixao da libido em cada neurose produzem organizaes psquicas que reproduzem, mais ou menos, fases da histria da humanidade do ponto de vista de sua organizao anmica. Freud (1915d/1976) organizou as psiconeuroses (no apenas as neuroses de transferncia) em uma srie de acordo com o ponto no tempo no qual elas aparecem costumeiramente na vida do indivduo: histeria de angstia, histeria

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

172

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

de converso, neurose obsessiva, demncia precoce, paranoia, melancolia-mania, bem como as neuroses atuais.1 As disposies para a fixao da libido nestas afeces produziriam uma srie que vai na direo oposta: quanto mais tarde a neurose aparece, mais antiga a fase da libido para a qual deve regredir, tanto em termos ontogenticos quanto filogenticos. Neste texto, o metapsiclogo (FREUD,1915d/1976) d ao conceito de regresso segundo o qual, nas neuroses, a libido retrocederia at um ponto de fixao em seu desenvolvimento ou no desenvolvimento do eu lugar de destaque. Para ele, o problema da regresso encobriria os problemas da fixao e da disposio, revelando-se como o elemento mais influente na deciso sobre a escolha de neurose. Sua hiptese seria a da possibilidade da fixao ser congnita, produzida por impresses precoces ou ambas, de acordo com cada caso: Trata-se, portanto, de um pouco mais disso ou daquilo, alm de um encontro mais eficaz (FREUD, 1915d/1976, p.10). Mas o autor esclarece que considerar o elemento constitucional de fixao no afasta a considerao do elemento adquirido, apenas envolve o deslocamento da investigao para um passado ainda mais remoto, pois o herdado seria o que resta do que foi adquirido um dia ao longo da histria da humanidade. V-se como, das questes envolvendo a disposio ontogentica, Freud (1915d/1976) chega ao problema complexo da disposio filogentica. Esta mesma problemtica aparece de passagem tambm em outros escritos da mesma poca. Em A pulso e suas vicissitudes (1915c/1976), Freud escreve que (...) nada nos impede esta conjectura: as prprias pulses, ao menos em parte, so precipitados dos efeitos de estmulos externos que, no curso da filognese, influenciaram a substncia viva, modificando-a (p.116). Ou ainda, em 1918, ao encerrar suas elaboraes sobre o caso do Homem dos Lobos, Freud (1918/1976) sublinha dois problemas que o capturaram particularmente. Um deles era o dos esquemas que a criana traz consigo ao nascer e que ele supe serem filogenticos, ou seja, precipitados da histria da civilizao humana. Dentre tais esquemas, o metapsiclogo destaca o complexo de dipo como sendo o mais conhecido e adianta a hiptese de que considerar as contradies entre as vivncias relativamente aos esquemas enriqueceria o entendimento dos conflitos infantis e, portanto, da escolha de neurose. Evidentemente, como assinala Perron (2005), tais posies freudianas so complexas e criticveis por vrios motivos, desde certa assimilao do homem pr-histrico criana, passando por sua inspirao em um darwinismo social cujas consequncias so no mnimo discutveis, at a utilizao da hiptese
1 Em relao s neuroses atuais, Freud (1895a/1976, 1898/1976, 1917/1976) desenvolveu aspectos interessantes que operaram como prembulo para as investigaes psicanalticas de Ferenczi (1926/1993), Groddeck (1992, 2004), McDougall (1991 e 1999), Lacan (196263/1985), Marty (1993 e 1997) e Winnicott (1990), dentre outros.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

173

da recapitulao de Haeckel (segundo a qual a ontogenia repete a filogenia). Ou ainda, o fato de que Freud utiliza o termo filogenia para designar as etapas sucessivas da civilizao humana, supondo uma nica linha de desenvolvimento, quando o termo mais comumente utilizado para indicar a evoluo interespecfica na sucesso das formas do ser vivo. Contudo, so duas as crticas mais contundentes. A primeira se refere hiptese de que Freud s apelaria para explicaes filogenticas quando sua compreenso atravs da ontogenia se tornasse lacunar, esbarrando no inexplicvel (PERRON, 2005). A segunda aponta para a dificuldade de se perceber em que bases orgnicas a transmisso intergeracional poderia se dar. Seja como for, especificamente, com relao aos afetos, Freud desenvolvia, no rascunho enviado a Ferenczi (1915d/1976) a mesma ideia tanto de 1893, dos Estudos sobre a histeria, quanto de 1926, do Inibio, sintoma e angstia: os afetos e o modo como so expressos derivam do cruzamento da histria dos indivduos com a histria da espcie, da organizao psquica individual com a organizao psquica coletiva, misturando, segundo os termos do prprio metapsiclogo, o que constitucional e o que acidental, ou segundo a velha oposio filosfica, a natureza e a cultura (FREUD, 1915d/1976):
Quando o fator constitucional ou a fixao entram em considerao, a aquisio no [] assim eliminada; ela s se move para a pr-histria ainda mais antiga, porque pode-se justificadamente assumir que as disposies herdadas so resduos das aquisies de nossos ancestrais. Com isso, entra-se [no] problema da disposio filogentica por trs da individual ou ontogentica, e no se deve encontrar contradio se a individual acrescenta novas disposies de sua prpria experincia na sua disposio herdada (adquirida) baseada numa experincia anterior. Porque o processo que cria disposies baseadas na experincia cessaria precisamente no indivduo cuja neurose se est investigando? Ou (porque deveria) este [indivduo] criar [uma] disposio para sua progenitura mas no ser capaz de adquiri-la para si mesmo? Mais parecem [ser] necessariamente complementares. (p.10)

Em Inibio, sintoma e angstia (1926b/1976), ele afirma que os afetos so sedimentaes de antiqussimas vivncias traumticas que, em situaes semelhantes, despertam como uns smbolos mnmicos (p.89). Alguns deles chegando mesmo a ser reprodues de acontecimentos antigos de importncia vital, talvez mesmo pr-individuais (p.126), equiparveis a ataques histricos universais, tpicos, congnitos. Neste texto, Freud (1926b/1976) estava preocupado especificamente com o afeto da angstia e se esfora em demonstrar a pertinncia desta concepo. A angstia deve, neste momento, ser compreendida como um

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

174

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

sinal emitido pelo eu em situaes de perigo psquico ou real, obedecendo necessidade biolgica de autopreservao (p.89). Mais uma vez, Freud recorria ao que aprendera ao longo de sua formao como mdico e pesquisador de neurofisiologia e neuroanatomia. Acreditava que as leis que regem o funcionamento corporal encontram correspondentes no funcionamento psquico. Assim, vinculava o entendimento dos afetos e da gnese do psiquismo em geral histria da espcie humana, apesar de todos os problemas tericos que decorriam da. Pois foi justamente nesta histria da espcie que um outro aspecto de igual importncia para a compreenso do psiquismo humano vinha luz: dentre as inervaes motoras que participam dos afetos e de sua expresso, h aquelas que dizem respeito emisso de sons (a fala, se quisermos). Com isso, alargava sua ideia de hereditariedade: os assim chamados fatores acidentais, ou seja, a histria singular de cada indivduo e de seus encontros (o que inclui o dito e o no dito, o simblico), precisavam ser considerados como sendo de algum modo constitucionais. E vice-versa: o que era constitucional teria sido um dia adquirido.2 Como no rascunho enviado a Ferenczi (FREUD, 1915d/1976), Freud (1926b/1976) suavizava a distino feita pela cincia do comeo do sculo XX entre constituio e acidente, inato e adquirido. O metapsiclogo nunca esqueceu o que alguns estudiosos insistem em classificar como resqucio de biologismo decorrente de sua formao positivista: no h alma sem corpo. Entre os dois, ele situou o conceito de afeto: ao mesmo tempo realidade psquica e realidade material (WINOGRAD, 2002) o que torna este conceito um instrumento bastante frtil para a abordagem dos fenmenos psicossomticos entendidos como sufocamentos do afeto (MCDOUGALL, 1991, p.152) e relativos a um modo de sofrimento evidenciado no corpo, comprometendo a relao de continuidade psquico-corporal (FLEMING, 2003), isto , a unidade psicossomtica.

Afeto e fenmeno psicossomtico: pelA incluso do corpo nA escutA AnAlticA

Na clnica, preciso considerar que entre o corpo e o psiquismo h zonas de indiscernibilidade (WINOGRAD, 2002), sobretudo ao se lidar com as assim
2

Como destaca Winograd (2007), esta posio freudiana foi alvo de discusses acaloradas. De um lado, estudiosos como Lucille B. Ritvo (1992) defenderam o darwinismo de Freud, afirmando que sup-lo lamarckista um equvoco, se no um exagero tanto histrico, quanto bibliogrfico. Prova disso a ausncia de referncias nominais a Lamarck em seus textos publicados em vida. As nicas excees so um trabalho de 1884 sobre a cocana e algumas correspondncias com Ferenczi, Abraham e Groddeck. Menes suficientemente importantes para levarem autores como Frank J. Sulloway (1979) a considerarem Freud um psico-lamarckista convicto.
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

175

chamadas afeces psicossomticas. Trata-se, nestes casos, de acolher um sofrimento que demanda tanto o reconhecimento dos afetos quanto a considerao da imagem inconsciente do corpo (DOLTO, 1984). Berlinck (2000), no texto Insuficincia imunolgica psquica, chama a ateno, por meio de interessantes metforas blicas, para os riscos do desconhecimento do corpo:
Esse desconhecimento (do corpo) campo frtil para fantasias melanclicas que enfraquecem sobremaneira as defesas a ataques virulentos externos. Fantasias que produzem representaes frgeis e pobres do prprio corpo so equivalentes a fantasias manacas que contm uma concepo onipotente do corpo. Essas fantasias inconscientes que revelam um desconhecimento, uma falta de intimidade com o corpo e, at mesmo, uma recusa do reconhecimento da existncia do corpo so, muitas vezes, responsveis pela insuficincia imunolgica a ataques virulentos externos. (p.189-190)

Por sua vez, Debray (2001) afirma que separar nos indivduos humanos o que atua na cena psquica do que se vive ao nvel do corpo injustificado. De fato, a antiga dicotomia psique/soma no resiste a esta evidncia: somos todos seres psicossomticos (p.9). Contudo, os destinos dos representantes pulsionais (FREUD, 1915c/1976) parecem operar de modo diferenciado na organizao psquica dos sujeitos cuja percepo dos afetos mostra-se precria ou embotada, talvez por resistncia s ameaas fantasmticas do jogo libidinal (FREUD, 1920/1976). Nestes casos, o adoecimento orgnico poderia ser entendido como expresso corporal de afetos no elaborados psiquicamente, ou seja, como somatizao regressiva que, atravs de leses orgnicas, instauraria uma fronteira tnue entre a vida e a morte. Tais sujeitos se apresentam quase sempre referidos ao registro do corpo orgnico observado e tratado pela abordagem da medicina. Nas sesses de anlise, tal corpo se apresenta transferencialmente por meio das queixas, lamentaes e narrativas dos priplos mdicos percorridos pelo enfermo. Embora tais sujeitos recorram cincia mdica para tentar entender o que acontece ao seu corpo, as queixas apontam para algo que resta e que escapa da apreenso do corpo como organismo, abrindo espaos a outros entendimentos. este deslocamento da histria da doena para a histria do doente que a psicanlise deve buscar. Em seu texto Potncias e limites da racionalidade em medicina, Canguilhem (1984) constatou, confrontado ao paradoxo da objetivao do sujeito na medicina psicossomtica: Vejamo-nos aqui tendo chegado ao ponto onde a racionalidade mdica se realiza no reconhecimento de seu limite, entendido, no como o fracasso de uma ambio que deu tantas provas de sua legitimidade, mas como a obrigao de mudar de registro (p.124-125). O filsofo da medicina acreditava que tudo
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

176

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

o que toca a vida qualitativo, portanto, da ordem de uma experincia que a cincia mdica no pode anular ao tentar explicar. Mas, se a doena psicossomtica interpela os saberes mdicos, ela tambm interroga a psicanlise a partir dos afetos expressos em um corpo que exige escuta e representao. Dada a primazia do corpo orgnico lesionado, a implicao do sujeito em seu adoecimento mostra-se frgil e, por vezes, inexistente. A acolhida destes sujeitos exige que o analista se posicione tal como props Freud em Sobre o incio do tratamento: novas recomendaes sobre a tcnica da psicanlise I (1913/1976): o motor mais direto da terapia o padecer do paciente e o desejo, que se engendra a, de ser curado (p.143). Dito de outro modo, de interesse do psicanalista interpretar a doena, suas erupes eventuais ou suas recidivas devido a crises, apresentando para o paciente o problema das causas de seu adoecimento, distintas das consideradas pela medicina. Com isso, pretende-se fazer intervir a ideia de uma possvel causalidade psquica e entrelaar o encontro de duas histrias de alteraes de ordem diversa (orgnica e psquica), cujas relaes no so aleatrias. O sofrimento pe o sujeito face s impotncias, limites e decadncia orgnicos, expondo-o perspectiva da morte e precipitando defesas e estratgias de enfrentamento que excedem a dimenso orgnica. A doena, as prescries e os medicamentos todo este aparato mdico deve adquirir sentido na dinmica subjetiva, no dizendo respeito apenas enfermidade como objeto de investigao biomdica, mas, sobretudo, sua experincia subjetiva e aos destinos dos afetos em jogo. De modo que entender o pathos (BERLINCK, 2000; FEDIDA, 2001) a partir do que ele apresenta de originrio pode ser uma estratgia terico-clnica interessante para o enfrentamento de pontos de vista que ignoram ser o mal-estar (orgnico) uma manifestao autntica do sofrimento subjetivo e de suas vicissitudes. Nesse contexto, o conceito de afeto parece constituir um dos pontos centrais da articulao terica entre psicanlise e medicina quando o sofrimento reside na materialidade do corpo, ou seja, em seu funcionamento orgnico. Porque as manifestaes psicossomticas acometem os sujeitos em sua economia afetiva, exigem alternativas de apreenso terica e de interveno clnica que no se limitem leitura do corpo como organismo. Diferentemente de um sintoma conversivo, um fenmeno dito psicossomtico quando os sintomas no se inscrevem no corpo histrico (simblico), mas no corpo mdico (orgnico), demandando intervenes, respostas e explicaes fisiopatologia. Contudo, sabemos que a expresso subjetiva tambm acontece pelo registro orgnico, revelando a necessidade de releitura das expresses afetivas e das marcas deixadas no corpo: o corpo, afetado pelo fenmeno psicossomtico, deve ser abordado a partir da dinmica criadora da sintomatologia que desafia tanto o saber mdico quanto o psicanaltico (VILA, 2002). H um
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

177

sentido neste sintoma? Porque o sujeito adoeceu neste momento e deste jeito? Qual a relao do adoecimento com a sua histria? Por outro lado, tambm os cuidados com a constituio orgnica e com a erogeneidade do corpo significam articulaes diversas entre corpo e psiquismo. O corpo orgnico, atingido na sua materialidade tecidual e humoral, corresponde a um modo de relao corpo-psiquismo que pode levar morte. que, de maneira diversa do corpo do neurtico, no fenmeno psicossomtico o corpo afetado no seria apenas, por exemplo, o representado na anatomia fantasmtica da histeria de converso. Os sintomas psicossomticos no corresponderiam nem comunicao neurtica nem restituio psictica, mas, sim expresso dos afetos por meio de, por exemplo, simbolizaes viscerais (VALABREGA, 1954). Embora no tenha se preocupado mais detidamente com as questes psicossomticas, Freud escreveu em 1923: E segundo o indicam alguns analistas, o tratamento analtico de graves enfermidades orgnicas tampouco deixa de ser promissor, pois, no raro, um fator psquico participa da gnese e da durao destas afeces (1923/1976, p.246). Mesmo tendo enfatizado sua descrena na aplicabilidade da terapia psicanaltica a todos os casos, Freud (1895a/1976) destacou que pacientes sob tratamento mdico em hospitais poderiam se beneficiar da ajuda de mtodos complementares, tais como a psicoterapia psicanaltica, a qual vinha se mostrando eficaz no tratamento de casos severos de histeria e neurose obsessiva. Nos anos finais do sculo XIX, Freud (1893/1976, 1894/1976 e 1895a/1976) dedicou diversos escritos discusso da etiologia das neuroses, destacando didaticamente aspectos especficos s psiconeuroses e neurastenia, neurose de angstia e hipocondria. No entanto, ele sempre demonstrou preocupao em ressaltar os pontos em comum nas sintomatologias dessas doenas, enfatizando as possveis organizaes mistas, as misturas de neuroses. O diagnstico constitua um momento que exigia cautela para Freud (1895a/1976). Como ilustrao, citamos um fragmento de Sobre os critrios para destacar da neurastenia uma sndrome particular intitulada neurose de angstia, no qual Freud (1895a/1976) expe que a neurose de angstia seria
(...) o correspondente somtico da histeria. Aqui como l, acmulo de excitao (no qual tenha, talvez, fundamento a semelhana j descrita entre os sintomas); aqui como l, uma insuficincia psquica que produz, como consequncia, processos somticos anormais. Aqui como l, ao invs de um processamento psquico, intervm um desvio da excitao at o somtico; a diferena reside meramente em que a excitao, cujo deslocamento (descentramento) se exterioriza na neurose, puramente somtica na neurose de angstia (excitao sexual somtica), enquanto que, na histeria, psquica (provocada por um conflito). (p.114)
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

178

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

O fundador da psicanlise, desde cedo, assumiu as dificuldades em tratar doenas orgnicas, admirando Ferenczi quando esse se atirava nas guas turvas do adoecimento somtico desafiador das elaboraes sobre as converses e a hipocondria. Ferenczi (1926/1993) escreve que foi necessrio esperar o advento do mtodo psicanaltico introduzido por Freud para se poder explicar, at uma profundidade antes insuspeitada, a vida pulsional onde o corpo e o psiquismo no param de influenciar-se mutuamente (p.381). De fato, histeria e hipocondria aproximaram a psicanlise do fenmeno psicossomtico, defrontando-a com desafios que no eram facilmente convocados palavra, expresso da vida onrica e fantasmtica, elaborao dos trabalhos de luto, enfim, montagem de uma histria nos moldes de um romance familiar (FREUD, 1909/1976). que o fenmeno psicossomtico exige a considerao do sujeito em seu adoecimento para que tenha lugar a construo de ressignificaes do adoecer orgnico. Influenciado por estas ideias, Franz Alexander (1962) discute com Dunbar (1910-1953/1976) a respeito das hipteses de que a patologia orgnica teria relao com perfis de personalidade pr-mrbidos especficos para certos quadros clnicos: a estrutura da personalidade tornaria uma parte determinada do organismo frgil e vulnervel agresso externa, o que preparia o solo para somatizaes. Para Alexander (1962), a hiptese de um perfil de personalidade como causa seria insuficiente. Ao invs, seria necessrio considerar o que ele chama de constelao psicodinmica especfica, ou seja, reaes de base derivadas de um estado de tenso do aparelho psquico, englobando o sistema neurovegetativo, o eixo subcortical e os dados humorais. Embora sujeito a crticas, Alexander (idem) deu lugar de destaque aos conflitos psquicos e aos afetos culminando em modificaes corporais. Suas ideias fizeram-no retomar a noo ferencziana de neurose de rgo, relativa hiptese da estagnao anormal de uma quantidade de energia em um rgo ou um aparelho. Tais ligaes entre estados afetivos e comportamentos somticos produziriam padres somticos que poderiam se manifestar como distrbios funcionais redundando em sintomas orgnicos. Por volta dos anos 1960, na Frana, outra abordagem das doenas psicossomticas ganhou destaque, modificando ou ampliando algumas hipteses e transformando a abordagem clnica. Valabrega abordava o sintoma somtico entendendo-o como um fenmeno de converso generalizada cuja fonte fantasmtica, ao ser reencontrada, lhe daria um sentido. Desnecessrio apontar o lugar central do conceito de afeto nesta formulao: divorciado da representao (fantasia, fantasma), o afeto se desloca para o corpo em um movimento conversivo, alimentando simbolizaes manifestamente viscerais (VALABREGA, 1954). Neste contexto terico da converso psicossomtica, o sintoma constituiria uma espcie de barreira corporal a ser transposta pela reconduo dos afetos s representaes
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

179

fantasmticas latentes e, como consequncia, da desconstruo de tais elementos. Assim, a converso psicossomtica confundir-se-ia com a converso histrica teorizao passvel de crticas sobre as quais no nos deteremos aqui. Neste mesmo perodo (1960), outra abordagem das doenas psicossomticas era formalizada na Frana, e ficou conhecida como Escola Psicossomtica de Paris, tendo em Marty (1993) um de seus representantes mais clebres. Correndo o risco de uma simplificao excessiva, podemos afirmar que as formulaes desta escola operam com as ideias bsicas de dficit, carncia psquica (fantasmtica, onrica, associativa, de defesas etc.). Deste ponto de vista, o sintoma psicossomtico seria assimblico. Marty avana a noo de pensamento operatrio, identificando figuras clnicas como a depresso essencial e a desorganizao crnica e insistindo na ideia de que o dispositivo de regresso e de fixao teriam valor reorganizador. Nos processos de somatizao, o trauma faria avanar a desorganizao, mas no chegaria a suspender o que ele chama de sistema de regresso/fixao (MARTY, 1993). Ao mesmo tempo prxima e distante de Marty, McDougall (1992) prope ser o corpo a maneira mais ecnomica de reviver os traumatismos, insistindo na economia do afeto e nas possibilidades de acomod-la como for possvel. Dentre tais possibilidades, a autora sublinha que, na ausncia de toda atividade metafrica, o corpo seria a nica expresso possvel dos afetos assim separados de seu papel psquico. Ao comentar o trabalho de McDougall (1992), Can (2000) sublinha o agir corporal enquanto sistema de defesa atual, como nico modo de expresso anterior palavra. A clnica psicanaltica das doenas orgnicas seria, ento e antes de tudo, uma clnica dos afetos, lugar de reinveno de um sujeito atado s amarras de seu corpo afetado. Afinal, onde mais os afetos poderiam ser sentidos e experimentados, se no no corpo? A construo do setting teraputico se daria, ento, a partir do reconhecimento de que afetos so expressos no e pelo corpo, rompendo seu equilbrio: trata-se de um saber inscrito no corpo e que resiste a ser confrontado com a dvida, com o contraditrio e com o afetivo no discurso. Dito de outro modo, a clnica dos fenmenos psicossomticos mostraria os efeitos do que extrapola os objetivos vitais, evidenciando a clivagem do sujeito, os destinos dos afetos, a angstia e as possibilidades de construo de sentido. Vale apontar que, na atual clnica psicanaltica das doenas psicossomticas, diferentemente do quadro nosolgico em que Freud situou as neuroses atuais (precursoras das psicopatologias somticas), as relaes precoces e os momentos primitivos de constituio do eu tm merecido destaque (DOUCET, 2000, FADDEN, 2000, VOLICH, 2000). Seja como for, de modo geral, no arriscado afirmar que o trabalho clnico visa permitir que o sujeito se posicione frente doena sem experimentar a autocensura melanclica de aspecto regressivo, expressa na
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

180

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

dor relativa iminncia de sua destruio como sujeito, e reconstrua sua rede simblica pela incluso do corpo biolgico, elaborando os afetos na construo de uma histria.

considerAes finAis

A investigao das psicopatologias somticas impe-se como tema de interesse para a clnica, exigindo reelaboraes metapsicolgicas que contemplem os lugares do corpo e dos afetos. Com a nfase da psicanlise no recalque, a problemtica do afeto parece ter ficado em um plano pouco iluminado pelas teorizaes, causando uma lacuna muitas vezes comprometedora dos rumos dos atos clnicos (BIRMAN, 2006). Resgatar as elaboraes freudianas acerca do conceito e dos destinos do afeto, especialmente a supresso (FREUD, 1915a/1976), pode abrir espao para a escuta da dor dos corpos enfermos. No se pode esquecer que a ruptura epistemolgica que inaugura a clnica freudiana herdeira da linhagem filosfica na qual corpo e psiquismo no so substncias distintas, mas compem uma unidade que pode ser denominada de psicossomtica. esse corte com a cultura da anatomopatologia que instaura a possibilidade de uma clnica da escuta, segundo Berlinck (2000), predominantemente visual, j que ocorre no mbito das transferncias que produzem, de incio, afetos e imagens. Tratamos, neste breve ensaio, da metapsicologia do afeto e dos destinos do corpo nas formaes psicossomticas, tema de relevncia, em especial quando os processos de subjetividade hegemnicos na atualidade interrogam o estatuto do corpo na sua singularidade, extravagncia e desmesura, sendo este submetido s eficientes tecnologias de medicalizao da dor e das variaes de humor enfim, do sofrimento psquico.
Recebido em 8/3/2009. Aprovado em 24/10/2009.

refernciAs

ALEXANDER, F. (1962) La mdecine psychossomatique. Paris: Payot. ASSOUN, P.-L. (1997) Psychanalyse. Paris: PUF. VILA, A. L. (2002) Doenas do corpo e doenas da alma. So Paulo: Escuta. BERLINCK, M. T. (2000) Psicopatologia fundamental. So Paulo: Escuta. BIRMAN, J. (1999) Mal-estar na atualidade. So Paulo: Civilizao Brasileira. . (2006) Arquivos do mal-estar e da resistncia. So Paulo: Civilizao Brasileira. CANGUILHEM, G. (1984) Puissance et limites de la rationalit em mdecine, in MARX, C. (Org.). Mdecine, science et technique. Paris: ditions du CNRS.
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

afeTo e adoeCIMenTo do CoRpo: ConsIdeRaes psICanaLTICas

181

CAN, J. (2000) Contratransferncia e psicossomtica, in McDOUGALL, J. GACHELIN, G., AULAGNIER, P., MARTY, P., LORIOD, J. & CAN, J. (2000). Corpo e histria IV encontro psicanaltico dAix-en-Provence 1985. So Paulo: Casa do Psiclogo. COSTA, J.F. (2004) O vestgio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetculo. Rio de Janeiro: Garamond. DEBRAY, R. (2001) ptre ceux qui somatisent. Paris: PUF. DEJOURS, C. (1994) Represso e subverso em psicossomtica: pesquisas psicanalticas sobre o corpo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. DOLTO, F. (1984) Limage inconsciente du corps. Paris: ditions du Seuil. DOUCET, C. (2000) La psychosomatique: thorie et clinique. Paris: Armand Colin. DUNBAR, H. (1910-1953/1976) Emotions and bodily changes: a survey of literature on psychosomatic interrelationships, 1910-1953. Nova York: Ayer Company Publisher. FADDEN, M.A. (2000) Psicanlise e psicossomtica. So Paulo: Alnea. FDIDA, P. (2001) Des bienfaits de la dpression: loge de la psychothrapie. Paris: Odile Jacob. FERENCZI, S. (1926/1993) As neuroses de rgo e seu tratamento, in . Psicanlise III. So Paulo: Martins Fontes. FLEMING, M. (2003) Dor sem nome. Pensar o sofrimento. Porto, PT: Afrontamento. FREUD, S. (1976) Sigmund Freud Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (1893-1895) Estudios sobre la histeria, v. II, p.27-310. (1894) Las neuropsicosis de defensa, v. III, p.41-68. (1895a) Sobre la justificacin de separar de la neurastenia um determinado sndrome em calidade de neurosis de angustia, v. III, p.85-116. (1895b) Proyecto de psicologa, v. I, p.323-436. (1896) Nuevas puntualizaciones sobre las neuropsicosis de defensa. v. III, p.157-184. (1898) La sexualidad em la etiologa de las neurosis. v. III, p.251-276. (1900) La interpretacin de los sueos, v. IV e V, p.1-612. (1909) La novela familiar de os neurticos, v. IX, p.213-220. (1913) Sobre la iniciacin del tratamiento (Nuevos consejos sobre la tcnica del psicoanisis, I), v. XII, 121-144. (1914) Introduccin del narcisismo, v. XIV, p.65-98. (1915a) Lo inconciente, v. XIV, p.153-214. (1915b) La repressin, v. XIV, p.135-152. (1915c) Pulsiones y destinos de pulsin, v. XIV, p.105-134 (1915d/1976) A phylogenetic fantasy overview of the transference neuroses. Londres: The Belknap Press, 1987. (1916-17) Conferencias de introduccin al psicoanlisis, v. XV e XVI, p.1-440. (1917) Duelo y melancolia, v. XIV, p.235-256. (1918/1976) De la historia de una neurosis infantil, A. E., v. XVII. (1920) Ms all del principio de placer, v. XVIII, p.1-62.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

182

Monah WInogRad e LenIa CaVaLCanTI TeIXeIRa

(1921) Psicologia de las masas y anlisis del yo, v. XVIII, p.63-136. (1923/1976) Dos artculos de enciclopedia: Psicoanlisis y Teora de la libido. A. E., v. XVIII. (1926a) El problema econmico del masoquismo, v. XIX, p.161-178. (1926b) Inhibicin, sntoma y angustia, v. XX, p.71-161. GREEN, A. (1997) Concept(s) limite(s): singulier ou pluriel?, in SCHMID-KITSIKIS, E. & SANZANA, A. (Orgs.) Concepts limites en Psychanalyse. Paris: Delachaux et Niestl. GRODDECK, G. (1992) Estudos psicanalticos sobre psicossomtica. So Paulo: Perspectiva. . (2004) O livro dIsso. So Paulo: Perspectiva. KERNBERG, O. (1995) Agresso nos transtornos de personalidade e nas perverses. Porto Alegre: Artmed. LACAN, J. (1962-63/1985) O Seminrio. Livro 2. O eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. LAPLANCHE, J. & PONTALIS, J-B. (1986) Vocabulrio da psicanlise. So Paulo: Martins Fontes. MARTY, P. (1993) A psicossomtica do adulto. Porto Alegre: Artes Mdicas. MCDOUGALL & J MARTY, P. (1997) Mentalizao e psicossomtica. So Paulo: Casa do Psiclogo. MCDOUGALL, J. (1991) Em defesa de uma certa anormalidade. Teoria e clnica psicanalticas. Porto Alegre: Artes Mdicas. . (1992) Teatros do Eu. Rio de Janeiro: Francisco Alves. . (1999) Teatros do corpo: o psicossoma em psicanlise. Rio de Janeiro: Martins Fontes. NASIO, J. D. (1997) O livro da dor e do amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (2000) Psicossomtica: as formaes do objeto a. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. PERRON, R. (2005) Verbete filogenia. In: MIJOLLA, A. (2005) Dicionrio internacional da psicanlise. Rio de Janeiro: Imago. REYS, B. (1998) O problema do afeto em Freud e Lacan. Dissertao de mestrado/ IP/UFRJ. (mimeo) RITVO, L. (1992) A influncia de Darwin sobre Freud, Rio de Janeiro: Imago. SULLOWAY, F. J. (1979) Freud, biologist of the mind, Cambridge: Harvard University Press. VALABREGA, J-P.(1954) Les thories psychosomatiques. Paris: PUF. VOLICH, R. M. (2000) Psicossomtica. So Paulo: Casa do Psiclogo. WINNICOTT, D. W. (1990) A natureza humana. Rio de Janeiro: Imago. WINOGRAD, M. (2002). Freud, o Corpo e o Psiquismo. Percurso. Revista de Psicanlise, v. 28, p. 49-54, 2002 . (2007) Freud e a filogenia anmica. Revista do Departamento de Psicologia UFF, v. 19, n. 1, p.69-82, jan-jun, 2007.

Monah Winograd winograd@uol.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 165-182

You might also like