You are on page 1of 15

ANLISE CRTICA DO DISCURSO UMA PROPOSTA PARA A ANLISE CRTICA DA LINGUAGEM Cleide Emlia Faye Pedrosa (UFS) Origem

da Anlise Crtica do Discurso resumo histrico A partir da dcada de setenta, desenvolveu-se uma forma de anlise do discurso e do texto que identificava o papel da linguagem na estruturao das relaes de poder na sociedade (FAIRCLOUGH, 2001). Contudo, no podemos deixar de registrar que na dcada anterior, alguns movimentos consolidavam estudos sobre a importncia das mudanas sociais como perspectiva de anlise. Na Gr-Bretanha, um grupo de lingistas desenvolveu uma lingstica crtica, ao articular as teorias e os mtodos de anlise textual da lingstica sistmica, de Halliday, com teorias sobre ideologias. Na Frana, Pcheux e Jean Dubois desenvolveram uma abordagem da anlise de discurso, tendo por base, especialmente, o trabalho do lingista Zellig Harris e a reelaborao da teoria marxista sobre a ideologia, feita por Althusser, que ficou conhecida como Anlise do Discurso Francesa (ADF). Contrapondo as duas vertentes, verificamos que a primeira destaca a anlise lingstica, porm, com pouca nfase nos conceitos de ideologia e poder, e a segunda enfatiza a perspectiva social, relegando a anlise lingstica. Ambas apresentam uma viso esttica das relaes de poder, enfatizando o papel desempenhado pelo amoldamento ideolgico dos textos lingsticos na reproduo das relaes de poder existentes (FAIRCLOUGH, 2001: 20). O fato que as lutas e as transformaes de poder no mereceram a ateno exigvel, considerando-se a linguagem em si e seu papel. J em 1990, devido aos estudos limitadores de algumas teorias em Anlise do Discurso (AD), surge a Anlise Crtica do Discurso (ACD). Um marco para o estabelecimento dessa nova corrente na Lingstica foi a publicao da revista de Van Dijk, Discourse and Society, em 1990. Entretanto, importante acrescentar publicaes anteriores, como os livros: Language and power, de Norman Fairclough, em 1989; Language, power and ideology, de Ruth Wodak, em 1989; e a obra de Teun van Dijk sobre racismo, Prejudice in discourse, em 1984. Janeiro de 1991 foi um ms importante para o desenvolvimento dessa nova perspectiva da linguagem, tendo como pano de fundo um pequeno simpsio em Amsterd. Vrios nomes, hoje relevantes em ACD, se reuniram por dois dias: Teun van Dijk, Norman Fairclough, Gunter Kress, Theo van Leeuven e Ruth Wodak. O interessante que eles apresentaram diferentes enfoques de estudo. Dessa forma, esse tipo de anlise surgiu com um grupo de estudiosos, de carter internacional e heterogneo, porm, estreitamente inter-relacionados.

Propostas da ACD A ACD prope-se a estudar a linguagem como prtica social e, para tal, considera o papel crucial do contexto. Esse tipo de anlise se interessa pela relao que h entre a linguagem e o poder. possvel defini-la como uma disciplina que se ocupa, fundamentalmente, de anlises que do conta das relaes de dominao, discriminao, poder e controle, na forma como elas se manifestam atravs da linguagem (WODAK, 2003). Nessa perspectiva, a linguagem um meio de dominao e de fora social, servindo para legitimar as relaes de poder estabelecidas institucionalmente. Para a Anlise Crtica do Discurso, so necessrias as descries e teorizaes dos processos e das estruturas sociais responsveis pela produo de um texto como uma descrio das estruturas sociais e os processos nos quais os grupos ou indivduos, como sujeitos histricos, criam sentidos em sua interao com textos (WODAK, 2003: 19, traduo nossa). No obstante, a relao entre o texto e o social no vista de maneira determinista:
[...] a ACD trata de evitar o postulado de uma simples relao determinista entre os textos e o social. Tendo em considerao as intuies de que o discurso se estrutura por dominao, de que todo discurso um objeto historicamente produzido e interpretado, isto , que se acha situado no tempo e no espao, e de que as estruturas de dominao esto legitimadas pela ideologia de grupos poderosos, o complexo enfoque que defendem os proponentes [...] da ACD permiti analisar as presses provenientes de cima e as possibilidades de resistncia s relaes desiguais de poder que aparecem em forma de convenes sociais (WODAK, 2003: 19-20, traduo nossa).

Devido aos diferentes enfoques seguidos por analistas crticos do discurso, aceita-se a ACD no como um mtodo nico, porm como um mtodo que tem consistncia em vrios planos. Posies tericas da Anlise Crtica do Discurso Quem trabalha com ACD a considera como uma teoria ou como um mtodo ou, at mesmo, como uma perspectiva terica que versa sobre a linguagem. Desse modo, a referncia a essa anlise como teoria, mtodo ou perspectiva terica totalmente aceitvel entre os analistas crticos do discurso. A ACD uma forma de cincia crtica que foi concebida como cincia social destinada a identificar os problemas que as pessoas enfrentam em decorrncia de formas particulares da vida social e destinada, igualmente, a desenvolver recursos de que as pessoas podem se valer a fim de abordar e superar esses problemas (FAIRCLOUGH, 2003: 185, traduo nossa). Para todos os que desenvolvem projetos com base na ACD, de suma importncia a aplicao dos resultados a que chegam em suas anlises, seja em seminrios para pessoas da mesma rea ou profissionais de outras reas que se beneficiem com os resultados, seja em textos escritos em que exponham suas constataes, posies e experincia ou como critrios para a elaborao de livros didticos (WODAK, 2003). A ACD destaca a necessidade de um trabalho interdisciplinar, objetivando-se uma compreenso adequada do modo como a linguagem opera. Assim, poder acompanhar a manifestao da linguagem na constituio e na transmisso de conhecimento, na organizao das instituies sociais e no exerccio do poder. Esse tipo de anlise busca uma teoria da linguagem que incorpore a dimenso do poder como condio capital da vida social. Da, justifica-se o esforo de estudiosos da ACD para desenvolver uma teoria da linguagem que apresente essa dimenso como uma de suas premissas fundamentais. A ACD se interessa pelos modos em que se utilizam as formas lingsticas em diversas expresses e manipulaes do poder (WODAK, 2003: 31, traduo nossa). O marco analtico da Anlise Crtica do Discurso, representado esquematicamente, envolve os seguintes passos (FAIRCLOUGH, 2003: 184): a. Centralizar-se em um problema social que tenha um aspecto semitico. b. Identificar os elementos que lhe pem obstculos com o fim de abord-los, mediante a anlise: da rede das prticas em que esto localizados, da relao de semiose que mantm com outros elementos da prtica particular de que se trata, do discurso: anlise estrutural a ordem do discurso, anlise interacional, anlise interdiscursiva, anlise lingstica e semitica. c Considerar se a ordem social (a rede de prticas) reclama em certo sentido o problema ou no (pg. 184, traduo nossa, destaque do autor). d Identificar as possveis maneiras de superar os obstculos. e Refletir criticamente sobre a anlise. Conceitos bsicos em Anlise Crtica do Discurso Os conceitos apontados, neste tpico, sero abordados resumidamente, devido a natureza do estudo.

Discurso Esse termo corresponde mais ou menos s dimenses textuais que, tradicionalmente, tm sido tratadas por contedos, significados ideacionais, tpico, assunto etc. H uma boa razo para usar discurso em vez desses termos tradicionais: um discurso um modo particular de construir um assunto, e o conceito difere de seus predecessores por enfatizar que esses contedos ou assuntos reas de conhecimento somente entram nos textos na forma mediada de construes particulares dos mesmos (FAIRCLOUGH, 2001: 64, destaque do autor). A relao entre discurso e estrutura social tem natureza dialtica, resultando do contraponto entre a determinao do discurso e sua construo social. No primeiro caso, o discurso reflexo de uma realidade mais profunda, no segundo, ele representado, de forma idealizada, como fonte social. A constituio discursiva de uma sociedade decorre de uma prtica social que est, seguramente, arraigada em estruturas sociais concretas (materiais), e, necessariamente, orientada para elas, no de um jogo livre de idias na mente dos indivduos. Fairclough (2001) defende o discurso como prtica poltica e ideolgica. Como prtica poltica, o discurso estabelece, mantm e transforma as relaes de poder e as entidades coletivas em que existem tais relaes. Como prtica ideolgica, o discurso constitui, naturaliza, mantm e tambm transforma os significados de mundo nas mais diversas posies das relaes de poder. Contexto Trata-se de uma noo de relevncia mpar para ACD, j que explicitamente inclui elementos sociopsicolgicos, polticos e ideolgicos e, portanto, postula um procedimento interdisciplinar (MEYER, 2003: 37). Os discursos so histricos e, destarte, s podem ser entendidos se em referncia a seus contextos (FAIRCLOUGH, 2003).

Sujeito Para Fairclough (2001), os sujeitos podem contrapor e, de forma progressiva, reestruturar a dominao e as formaes mediante a prtica, isto , os sujeitos sociais so moldados pelas prticas discursivas, mas tambm so capazes de remodelar e reestruturar essas prticas. Na ACD, rejeita-se firmemente o sujeito assujeitado da Anlise do Discurso (AD). Identidade A identidade tem a ver com a origem social, gnero, classe, atitudes, crenas de um falante, e expressa a partir das formas lingsticas e dos significados que esse falante seleciona, passando-se maneira como o produtor de um texto (editor) retextualiza a fala de um locutor, atribuindo-se uma identidade e outra para esse locutor. Intertextualidade e interdiscursividade As categorias intertextualidade e a interdiscursividade so bastante exploradas pela ACD, pois ela analisa as relaes de um texto ou um discurso, considerando outros que lhe so recorrentes. apropriado lembrar, aqui, o posicionamento de Bakhtin (2000) de os textos respondem a textos anteriores e, tambm, antecipam textos posteriores. Crtica, ideologia e poder As noes de crtica, ideologia e poder so bsicas para a ACD. Entende-se a crtica, segundo Wodak, como o resultado de certa distncia dos dados, considerados na perspectiva social e mediante uma atitude poltica e centrada na autocrtica. J ideologia um termo utilizado para indicar o estabelecimento e conservao de relaes desiguais de poder. Ele se refere s formas e aos

processos sociais em cujo seio, e por cujo meio, circulam as formas simblicas no mundo social (WODAK, 2003: 30, traduo nossa). Por isso, a ACD indica, como um de seus objetivos, a desmitificao dos discursos por meio da decifrao da ideologia. A linguagem classifica o poder e expressa poder. Esse poder se manifesta segundo os usos que as pessoas fazem da linguagem e suas competncias para tanto. Ele pode ser, em alguns casos, negociado ou mesmo disputado, pois rara a ocasio em que um texto obra de uma pessoa s. Ressalta Wodak:
Nos textos, as diferenas discursivas se negociam. Esto regidas por diferenas de poder que se encontram, por sua vez, parcialmente codificadas no discurso e determinadas por ele e pela variedade discursiva. Como conseqncia, os textos so com freqncia arenas de combate que mostram as pistas dos discursos e das ideologias encontradas que contenderam e batalharam pelo predomnio (WODAK, 2003: 31, traduo nossa). bom entendermos que o poder no se origina da linguagem. Entretanto, possvel, na linguagem, valer-se do prprio poder para desafi-lo ou, mesmo, subvert-lo, alterando-lhe as distribuies em curto ou longo prazo. O poder no somente se efetiva no interior do texto, atravs das formas gramaticais, mas, tambm, no controle que uma pessoa capaz de exercer sobre uma situao social, atravs do texto (WODAK, 2003). Anlise Crtica do Discurso: enfoque social de Fairclough O trabalho de Fairclough baseado na lingstica funcional de Halliday, teoria que considera a linguagem na forma como ela configurada pelas funes sociais que deve atender. Para Fairclough (2003), a localizao teortica da ACD est em ver o discurso como um momento de prtica social, sabendo que todas as prticas incluem os seguintes elementos: atividade produtiva, meios de produo, relaes sociais, identidades sociais, valores culturais, conscincia e semioses. Esses elementos se acham relacionados dialeticamente, isto , no so elementos discretos, embora sejam diferentes. Por sua vez, em conformidade com o autor, as prticas sociais que so construdas de maneira concreta, em forma de redes, constituem uma ordem social. O aspecto semitico de uma ordem social o que podemos chamar uma ordem do discurso. A ordem do discurso uma maneira em que as diferentes variedades discursivas e os diferentes tipos de discurso so postos juntos na rede (FAIRCLOUGH, 2003: 183, traduo nossa). O foco de Fairclough a mudana discursiva em relao mudana social e cultural. Como as mudanas ocorrem nos eventos discursivos, as origens e as motivaes imediatas que as geram no evento comunicativo esto nas problematizaes das convenes para os produtores ou intrpretes, o que pode ocorrer de diversas formas. Os produtores enfrentam os dilemas ou problematizaes criativamente e, assim, geram mudanas discursivas. Mudanas envolvem formas de transgresso e cruzamento de fronteiras, tambm a reunio de convenes existentes em combinaes novas ou sua explorao em ocorrncias que comumente se cobem. Em relao dimenso textual do discurso, as mudanas deixam marcas no texto que podem ser mesclas de estilos formais e informais, vocabulrios tcnicos e no-tcnicos, marcadores de autoridade e familiaridade, formas sintticas tpicas da escrita e da oralidade etc. Quando a mudana estabelecida, no mais percebida pelos intrpretes como uma colcha de retalhos, estabelecendo-se novas hegemonias no discurso. J o discurso tanto um modo de ao (como as pessoas agem sobre o mundo e sobre as outras) como um modo de representao (h uma dialtica entre ele e a estrutura social). O discurso, ainda, tanto moldado como restringido pela estrutura social. Os eventos discursivos especficos variam em sua determinao estrutural segundo o domnio social particular ou o quadro institucional em que so gerados (FAIRCLOUGH, 2001: 91). Eles so, tambm, socialmente constitutivos. O discurso uma prtica de representao e de significao do mundo, constituindo e construindo esse mundo em significado. Para trabalhar com o discurso, Fairclough (2001: 100) sugere uma anlise tridimensional, explicando que qualquer evento ou exemplo de discurso pode ser considerado, simultaneamente, um texto (anlise lingstica), um exemplo de prtica discursiva (anlise da produo e interpretao textual) e um exemplo de prtica social (anlise das circunstncias institucionais e organizacionais do evento comunicativo). Para atender a esse modelo tridimensional, devero ser consideradas trs perspectivas analticas, a multidimensional, a multifuncional e a histrica: a primeira, para avaliar as relaes entre mudana discursiva e social e, tambm, para relacionar as propriedades particularizadas de textos s propriedades sociais de eventos discursivos; a segunda, a multifuncional, para averiguar as mudanas nas prticas discursivas que contribuem

para mudar o conhecimento, as relaes e identidades sociais; finalmente, a histrica, para discutir a estruturao ou os processos articulatrios na construo de textos e na constituio, em longo prazo, de ordens de discurso (FAIRCLOUGH, 2001: 27, destaques do autor). A anlise de um discurso, tomado como exemplo particular de prtica discursiva, focaliza os processos tanto de produo e de distribuio como de consumo textual. Esses processos so sociais, por isso exigem referncia aos ambientes econmicos, polticos e institucionais particulares, nos quais o discurso gerado. Podemos, ainda, afirmar que a produo e o consumo so, parcialmente, de natureza sociocognitiva. Essa afirmao se justifica porque ambas so prticas que abrangem processos cognitivos de produo e interpretao textual que, por sua vez, so fundamentados nas estruturas e nas convenes sociais interiorizadas (da o uso do prefixo scio-). Portanto, nessa viso, os textos funcionam como traos do processo de produo e pistas do processo de interpretao. Enfim, a concepo tridimensional do discurso rene trs tradies analticas. Observa-se que nem sempre ntida a distino entre descrio (anlise textual) e interpretao (prtica discursiva). O critrio recomendvel, segundo o prprio Fairclough, considerar como descrio os casos em que mais se destaquem os aspectos formais do texto. Realando-se mais os processos produtivos e interpretativos, h de ter-se em conta a anlise da prtica discursiva, embora se envolvam, tambm, os aspectos formais do texto. O modelo tridimensional de Fairclough O modelo tridimensional pode ser visto, quadro a quadro, de acordo com as categorias de anlise.

Anlise textual Essa primeira dimenso baseada na tradio de anlise textual e lingstica. Anlise denominada de descrio. a dimenso que cuida da anlise lingstica. A anlise textual deve ser feita conjuntamente com as outras dimenses. Com base no exposto por Fairclough, possvel a elaborao do Quadro 01:
Quadro 01 Anlise do texto

ELEMENTOS DE ANLISE

TPICOS

OBJETIVOS Descrever as caractersticas organizacionais gerais, o funcionamento e o controle das interaes. Determinar quais as estratgias de polidez so mais utilizadas na amostra e o que isso sugere sobre as relaes sociais entre os participantes. Reunir as caractersticas que contribuem para a construo do eu ou de identidades sociais. Mostrar de que forma as oraes e os perodos esto interligados no texto. Trabalhar com a transitividade (funo ideacional da linguagem), tema (funo textual da linguagem) e modalidade (funo interpessoal da linguagem). Verificar se tipos de processo [ao, evento...] e participantes esto favorecidos no texto, que escolhas de voz so feitas (ativa ou passiva) e quo significante a nominalizao dos processos (Fairclough, 2001: 287.) Observar se existe um padro discernvel na estrutura do tema do texto para as escolhas temticas das oraes. Determinar padres por meio da modalidade, quanto ao grau de afinidade expressa com proposies. Enfatizar as palavras-chave que apresentam significado cultural, as palavras com significado varivel e mutvel, o significado potencial de uma palavra, enfim, como elas funcionam como um modo de hegemonia e um foco de luta. Contrastar as formas de lexicalizao dos sentidos com

Geral Controle interacional Estrutura textual

Polidez

Ethos

Coeso

Geral

Geral

Transitividade Gramtica

Tema

Modalidade

Vocabulrio

Significado de palavras

Criao

de palavras

as formas de lexicalizao desses mesmos sentidos em outros tipos de textos e verificar a perspectiva interpretativa por trs dessa lexicalizao. Caracterizar as metforas utilizadas em contraste com metforas usadas para sentidos semelhantes em outro lugar, verificar que fatores (cultural, ideolgico, histrico etc) determinam a escolha dessa metfora. Verificar tambm o efeito das metforas sobre o pensamento e a prtica.

Metfora

Fonte FAIRCLOUGH, 2001. A anlise textual envolve quatro itens, apresentados em escalas ascendentes: vocabulrio (lexicalizao); gramtica, coeso e estrutura textual. O vocabulrio cuida, principalmente, de palavras isoladas; a gramtica trata das palavras organizadas em oraes e frases; a coeso, da ligao entre oraes e frases; e a estrutura textual, finalmente, cuida de todas as caractersticas organizacionais dos textos. Fazendo uma explanao resumida dos tpicos do Quadro 01, podemos entender os itens como segue: a. Vocabulrio Um importante ponto de anlise referente a lexicalizaes alternativas e sua significao tanto poltica quanto ideolgica. Os significados das palavras e a lexicalizao de significados so questes que so variveis socialmente e socialmente contestadas, e facetas de processos sociais e culturais mais amplos (FAIRCLOUGH, 2001: 230). Em nvel de vocabulrio, interessante constatar que a criao de itens lexicais gera novas categorias culturalmente essenciais. Um outro aspecto produtivo no estudo do vocabulrio o das metforas, acompanhando-se suas implicaes polticas e ideolgicas e identificando-se os conflitos entre metforas alternativas. Quando determinada metfora escolhida para significar coisas, constri-se uma realidade de uma maneira especifica, e no de outra. As metforas esto naturalizadas de tal forma nas culturas, que se torna difcil identific-las ou, mesmo, escapar delas. b. Gramtica Toda orao resultado da combinao de significados ideacionais, interpessoais (identitrios e relacionais) e textuais. Quando as pessoas escolhem suas oraes em termos de modelo e estrutura, selecionam, tambm, o significado e a construo de identidades sociais, de relaes sociais, de crenas e conhecimentos. Alguns aspectos da gramtica (influncia da Lingstica Crtica) podem ser observados com produtividade. Por exemplo, uma orao declarativa pode conter a forma do presente que , categoricamente, autoritria. Pode-se trabalhar com o significado interpessoal. Outros aspectos que podem ser listados so: a identificao do tema e do tpico, as relaes entre as construes ativas e passivas, e a omisso do agente nas construes passivas. H uma motivao social para analisar a transitividade. Pode-se tentar estabelecer que fatores sociais, culturais, ideolgicos, polticos ou tericos decidem como um processo significado num tipo de discurso particular (ou mesmo em diferentes discursos) ou em um dado texto. Por exemplo, h motivao para escolher a voz passiva. Seu uso permite a omisso do agente por ser irrelevante, por ser evidente por si mesmo ou por ser desconhecido, mas, tambm, a omisso pode ter razes polticas ou ideolgicas, a fim de ofuscar o agente, a causalidade e a responsabilidade. A dimenso da gramtica que corresponde funo ideacional da linguagem vista pela modalidade. Alguns itens gramaticais so utilizados para modalizar a orao: verbos auxiliares modais, tempos verbais, conjunto de advrbios modais e seus adjetivos equivalentes. Alm desses elementos, outros aspectos da linguagem tambm indicam a modalizao, como padres de entonao, fala hesitante, entre outros. Na modalidade, temos mais que um comprometimento do falante com suas proposies, um comprometimento que passa, tambm, pela interao com os interlocutores.

c. Coeso Na coeso, pode-se considerar como as oraes so ligadas em frases e como essas so ligadas para formar unidades maiores nos textos. Pode-se utilizar vocabulrio de um mesmo campo semntico, repetio de palavras, uso de sinnimos prximos. Os mecanismos so variados em termos de referncia e substituio. Isso vai formar a arquitetura do texto.

Os marcadores coesivos no podem ser vistos apenas como propriedades objetivas dos textos, mas tm de ser interpretados pelos intrpretes de textos como parte do processo de construo de leituras coerentes do texto (FAIRCLOUGH, 2001: 220). Esses marcadores tambm necessitam ser tomados dinamicamente e segundo a viso do produtor do texto: os produtores de texto situam ativamente relaes coesivas de determinados tipos no processo de posicionar o intrprete como sujeito. A coeso pode tornar-se um modo significativo de trabalho ideolgico que ocorre em um texto. d. Estrutura textual A estrutura textual tambm diz respeito arquitetura do texto, principalmente no que se refere a aspectos superiores do planejamento de diferentes tipos de texto. A forma como o texto se organiza pode expandir a percepo dos sistemas de crenas e conhecimentos e alargar, tambm, a percepo dos pressupostos sobre as relaes sociais dos tipos de texto mais diversos. A comunicao verbal tambm uma relao social e, por isso, ela est submetida s regras de polidez. No respeitar uma regra do discurso se expor e ser considerado mal-educado. Esses fenmenos de polidez esto integrados na teoria denominada das faces (MAINGUENEAU, 2001: 38, destaque do autor). Todo indivduo possui duas faces: negativa e positiva. A negativa corresponde ao espao ou territrio de cada um. Nele, as pessoas no querem ser incomodadas, impedidas ou controladas por outros. A face positiva tem a ver com a imagem que passamos socialmente para as outras pessoas. O ethos tem a ver com a construo do eu e sua identidade social no enunciado. A imagem discursiva de si [...] ancorada em esteretipos, um arsenal de representaes coletivas que determinam, parcialmente, a apresentao de si e sua eficcia em uma determinada cultura (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004: 221). Esses esteretipos culturais circulam nos mais diversos domnios: literatura, cinema, publicidade etc. (MAINGUENEAU, 2001). O posicionamento de Fairclough (2001) o de que o ethos pode ser considerado como parte de um processo mais amplo de modelagem em que o tempo e o lugar de uma interao e seus participantes, assim como o ethos desses participantes, so constitudos pela valorizao de ligaes em certas direes intertextuais de preferncia a outras. Anlise discursiva A prtica discursiva (produo, distribuio e consumo) est baseada na tradio interpretativa ou microssociolgica de levar em conta a prtica social como algo que as pessoas, ativamente, produzem e apreendem com embasamento em procedimentos compartidos consensualmente. Trata-se, portanto, de uma anlise chamada de interpretativa, pois uma dimenso que trabalha com a natureza da produo e interpretao textual. Com base em Fairclough, temos, a seguir, o Quadro 02. Alguns aspectos podem ser observados nessa anlise, envolvendo as trs dimenses da prtica discursiva: produo do texto interdiscursividade e intertextualidade manifesta; distribuio do texto cadeias intertextuais; consumo do texto coerncia. A essas trs dimenses, Fairclough (2001) acrescentou as condies da prtica discursiva com a finalidade de apresentar aspectos sociais e institucionais que envolvem produo e consumo de textos.

Quadro 02 Anlise da prtica discursiva

PRTICAS DISCURSIVAS

TPICOS

OBJETIVOS Especificar os tipos de discurso que esto na amostra discursiva sob anlise, e de que forma isso feito.

Interdiscursividade

a amostra discursiva relativamente convencional nas suas propriedades interdiscursivas ou relativamente inovadora? (Fairclough, 2001: 283). Especificar o que outros textos esto delineando na constituio do texto da amostra, e como isso acontece.

Produo do texto

Intertextualidade manifesta

Como ocorre a representao discursiva: direta ou indireta? O discurso representado est demarcado claramente? O que est representado: contexto, estilo ou significado ideacional? Como as pressuposies esto sugeridas no texto? Especificar a distribuio de uma amostra discursiva atravs da descrio das sries de textos nas quais ou das quais transformada. (Quais os tipos de transformaes, quais as audincias antecipadas pelo produtor?). Considerar as implicaes interpretativas das particularidades intertextuais e interdiscursivas da amostra. Como os textos so interpretados e quanto de trabalho inferencial requerido. Especificar as prticas sociais de produo e consumo do texto, ligadas ao tipo de discurso que a amostra representa.

Distribuio do texto

Cadeias intertextuais

Consumo do texto

Coerncia

Condies da prtica discursiva

A produo coletiva ou individual? Geral H diferentes estgios de produo? As pessoas do animador, autor e principal so as mesmas ou diferentes? (Fairclough, 2001: 285).

Fonte Fairclough, 2001. a. Produo do texto Por interdiscursividade e intertextualidade, os aspectos considerados no tpico, entende-se a propriedade que os textos tm de estar repletos de fragmentos de outros textos. Esses fragmentos podem estar delimitados explicitamente ou miscigenados com o texto que, por sua vez, pode assimilar, contradizer ou fazer ressoar, ironicamente, esses fragmentos. De acordo com o processo considerado, a intertextualidade pode ser vista diferentemente. No processo de produo, a intertextualidade acentua a historicidade dos textos, sendo sempre acrscimo s cadeias de comunicao verbal (BAKHTIN, 2000). No processo de distribuio, a intertextualidade til para a explorao de redes relativamente estveis em que os textos se movimentam, sofrendo transformaes predizveis ao mudarem de um tipo de texto a outro (FAIRCLOUGH, 2001: 114). No processo de consumo, a intertextualidade proveitosa ao destacar que no unicamente o texto (ou os textos intertextualizados na constituio desse texto) que molda a interpretao, porm, tambm os outros textos que os intrpretes, variavelmente, trazem ao processo de interpretao. Bakhtin (2000) destaca a falta que faz a perspectiva de um estudo sobre como os textos respondem a textos anteriores e, por sua vez, antecipam textos posteriores. dessa forma que se entende a citao do autor, em

que cada enunciado um elo na cadeia da comunicao. Nossa fala constituda com palavras de outros em variveis graus de alteridade e em variveis graus do que nosso. Isso ocorre, obviamente, em diferentes graus de conscincia e de afastamento. A intertextualidade pressupe a incluso da histria em um texto e, portanto, desse texto na histria. Em outras palavras, os textos absorvem e so construdos de textos do passado, assimilando-os, respondendolhes, reacentuando-os e retrabalhando-os. Assim, cada texto ajuda a fazer histria, contribuindo para que ocorram processos de mudana mais amplos, j que tambm antecipa e molda textos subseqentes. Observar se h relao entre intertextualidade e hegemonia importante e produtivo como pista para a interpretao, para explicar as mudanas. O conceito de intertextualidade liga-se produtividade dos textos, pois aponta para como os textos transformam textos anteriores e reestruturam as convenes existentes a fim de originar novos textos. A intertextualidade divide-se em intertextualidade manifesta, quando o texto recorre explicitamente a outros textos especficos (o texto constitui-se heterogeneamente atravs de outros textos), e intertextualidade constitutiva ou interdiscursividade, constituio heterognea atravs de elementos das ordens do discurso. No campo da intertextualidade, esto implicados alguns fenmenos, tais como: pressuposio, negao, metadiscurso e ironia. As proposies, quer sejam baseadas em textos anteriores do produtor, quer sejam de outros textos, tanto podem ser manipulativas (o produtor do texto pode estabelecer uma proposio desonestamente, com inteno manipulativa) quanto sinceras (o produtor do texto pode apresentar uma proposio como dada por outro). As proposies funcionam como formas efetivas de manipular as pessoas por serem, geralmente, difceis de desafiar. As frases negativas, via de regra, so utilizadas com objetivos polmicos, pois veiculam ou carregam tipos especiais de pressuposies, que funcionam intertextualmente, pois incorporam outros textos apenas com o objetivo de contradiz-los ou rejeit-los. O metadiscurso caracteriza-se por ser uma forma tpica de intertextualidade manifesta. Nele, o produtor distingue diferentes nveis em seu prprio texto e causa um efeito de distanciamento de si mesmo em relao a alguns nveis desse texto, abordando o nvel distanciado como uma outra produo, como se fosse um texto externo (MAINGUENEAU, 1997). Apontam-se vrios recursos para obter-se essa estratgia discursiva: utilizao de expresses evasivas (espcie de, tipo de); uso de expresses de um outro texto ou conveno particular, ou metafricas (em termos cientficos, falando metaforicamente etc); uso de parfrase ou de reformulao de uma expresso (cultura empresarial por empreendimento). O metadiscurso sugere que o falante est acima ou fora de seu prprio discurso. Essa posio oferece condies de o falante controlar ou manipular seu discurso. A conseqncia dessa prtica interessante na leitura que se faz da relao entre discurso e identidade (subjetividade). Porque, de certa maneira, parece contrariar a viso de que a identidade social de uma pessoa uma questo de como essa pessoa est situada em tipos especficos de discurso. A questo acima apresenta dois lados. Primeiro, a probabilidade de o sujeito distanciar-se de seu prprio discurso cria a iluso de que ele controla esse discurso. O eu assumiria uma posio de controle. O segundo lado diz respeito viso dialtica da relao entre discurso e subjetividade: os sujeitos so posicionados e constitudos no discurso, mas tambm so transformadores medida que se envolvem na prtica contestadora e redefinidora das estruturas discursivas (ordem do discurso) que os posicionaram. Nas definies tradicionais de ironia (dizer uma coisa e significar outra), falta uma abordagem intertextual desse recurso (FAIRCLOUGH, 2001). Em um enunciado irnico, ecoa um outro enunciado ou uma outra voz, pois no h relao entre o significado, ou funo real do enunciado, e o que foi ecoado. Na ironia, os intrpretes exercem uma funo muito importante: eles devem ser capazes de perceber o outro sentido que est velado nas estruturas lingsticas. Vrios fatores contribuem para essa identificao: explcita falta de combinao entre o significado aparente e o contexto situacional, indicaes sobre o tom de voz do falante ou pistas no texto escrito, pressupostos dos intrpretes acerca das crenas e dos valores do produtor do texto. b. Distribuio do texto As cadeias intertextuais so seqenciais, ou seja, so sintagmticas, em contraste com as relaes intertextuais, que so paradigmticas. Quando especificamos as cadeias intertextuais em que entra um tipo particular de discurso, estamos, na verdade, especificando sua distribuio. O nmero de cadeias intertextuais limitado pelo nmero de cadeias reais, ou seja, pelo nmero de instituies e de prticas sociais. As cadeias intertextuais podem ser muito complexas, como ocorre, por exemplo, quando se transforma um discurso presidencial em outros textos, pertencentes a diferentes gneros (reportagens, anlises e comentrios, artigos acadmicos etc), ou podem ser muito simples, pois uma contribuio a uma conversa informal no

poder gerar tantas cadeias intertextuais como no exemplo anterior, provavelmente ser apenas modificada por formulaes dos co-participantes. Assim, os diferentes tipos de textos variam radicalmente quanto ao tipo de redes de distribuio e cadeias intertextuais em que eles entram, e, portanto, quanto aos tipos de transformao que eles sofrem (FAIRCLOHGH, 2001: 167).

c. Consumo do texto. A coerncia deixa de ser abordada como propriedade do texto para ser tratada como propriedades de interpretao, pois um texto s faz sentido para algum, quando lhe possvel interpret-lo, ao gerar leituras coerentes. Contudo, no se deve esquecer que h a possibilidade de fazerem-se leituras diferentes, como resistncia proposta pelo texto. De qualquer modo, a fim de que um texto faa sentido, necessrio que os intrpretes encontrem uma maneira de convencionar seus vrios dados em uma unidade coerente, conquanto no necessariamente unitria, determinada ou no-ambivalente. O conceito de coerncia o cerne de muitas explicaes sobre a interpretao. Fairclough assevera:
Os textos postulam sujeitos intrpretes e implicitamente estabelecem posies interpretativas para eles que so capazes de usar suposies de sua experincia anterior, para fazer conexes entre os diversos elementos intertextuais de um texto e gerar interpretaes coerentes. No se deve entender com isso que os intrpretes sempre resolvam plenamente as contradies de textos (FAIRCLOUGH, 2001: 171, destaque do autor). d. Condies de prticas discursivas. A fim de compreender as condies de prticas discursivas, necessrio perceber que os textos so produzidos de maneira particular e em contextos sociais particulares. Reforando esse posicionamento com os trabalhos de Goffman (1998), verificamos que o produtor pode ocupar um conjunto de posies: de animador (a pessoa que realiza os sons ou a escrita), de autor (o responsvel pelo texto por ter reunido as palavras), de principal (aquele cuja posio representada pelas palavras). Semelhantemente produo, os textos so consumidos diferentemente em variados contextos sociais. A produo e o consumo podem ser individuais ou coletivos. Os textos podem ser caracterizados por distribuio simples (conversa casual) ou complexa. Eles podem apresentar resultados variveis, de natureza extradiscursiva e, ainda, discursiva (os atos de fala). O consumidor tambm pode ocupar um conjunto de posies, e cada uma dessas posies pode tambm ser ocupada de forma mltipla: receptores (aqueles para quem os textos se dirigem), ouvintes ou leitores (aqueles para quem o texto no est dirigido diretamente, mas so includos) e destinatrios (aqueles que no so considerados leitores ou ouvintes legtimos, contudo, so reconhecidos como consumidores de fato).

Anlise social O objetivo geral dessa prtica especificar a natureza da prtica social da qual a prtica discursiva uma parte, constituindo a base para explicar por que a prtica discursiva como ; e os efeitos da prtica discursiva sobre a prtica social (FAIRCLOUGH, 2001: 289), porque a prtica social (poltica, ideolgica etc) uma dimenso do evento comunicativo, da mesma forma que o texto (Idem, p. 99). Essa uma anlise de tradio macrossociolgica e com caractersticas interpretativas. uma dimenso que verifica as questes de interesse na anlise social, ou seja, analisa as circunstncias institucionais e organizacionais do evento discursivo e de que maneira elas moldam a natureza da prtica discursiva. O Quadro 03, adiante, trata da anlise da prtica social, considerando-se o que expe Fairclough acerca do tema. Em relao ao tema difcil o tratamento por tpico, segundo parecer do prprio Fairclough. Assim que abordaremos como um todo, inter-relacionando as partes. Os itens separados no Quadro 03 devem ser considerados apenas para fins expositivos. O discurso, como prtica social, tem por objetivo, especialmente, trabalhar ideologia e hegemonia.

Conforme Fairclough, ideologias so construes ou significaes da realidade (mundo fsico, relaes sociais, identidades sociais) que se fundamentam em diferentes dimenses das formas e dos sentidos das prticas discursivas e que colaboram para a produo, a reproduo ou a transformao das relaes de poder.
Quadro 03 Anlise da prtica social

ELEMENTOS DE ANLISE

OBJETIVOS Especificar as relaes e as estruturas sociais e hegemnicas que constituem a matriz dessa instncia particular da prtica social e discursiva; como essa instncia aparece em relao a essas estruturas e relaes [...]; e que efeitos ela traz, em termos de sua representao ou transformao? (Fairclough, 2001: 289-290). Explicitar o relacionamento da instncia da prtica social e discursiva com as ordens de discurso que ela descreve e os efeitos de reproduo e transformao das ordens de discurso para as quais colaborou. Focalizar os seguintes efeitos ideolgicos e hegemnicos particulares: sistemas de conhecimento e crena, relaes sociais, identidades sociais (eu).

Matriz social do discurso

Ordens do discurso Efeitos ideolgicos e polticos do discurso

Fonte FAIRCLOUGH, 2001. As ideologias implcitas nas prticas discursivas so por demais eficazes quando se tornam naturalizadas e conseguem atingir o status de senso comum (repositrio dos diversos efeitos de lutas ideolgicas passadas e constante alvo de reestruturao nas lutas atuais). Contudo, essa propriedade aparentemente estvel e estabelecida das ideologias pode ser subjugada pela transformao, ou seja, pela luta ideolgica como dimenso da prtica discursiva, conseguindo-se, assim, remodelar as prticas discursivas e as ideologias que nelas foram construdas, no contexto das redefinies das relaes de dominao. A ideologia uma propriedade tanto de estruturas nas ordens dos discursos (que constituem o resultado de eventos passados) quanto de eventos (ou condies de eventos atuais e nos prprios eventos). Nas palavras de Fairclough (2001: 119), uma orientao acumulada e naturalizada que construda nas normas e nas convenes, como tambm um trabalho atual de naturalizao e desnaturalizao de tais orientaes nos eventos discursivos. Fairclough afirma que os sujeitos, mesmo sendo posicionados ideologicamente, tm capacidade de agir criativamente, no sentido de executar suas prprias conexes entre as diversas prticas e ideologias a que so expostos e, tambm, de reestruturar tanto as prticas quanto as estruturas posicionadoras. O equilbrio entre o sujeito efeito ideolgico e o sujeito agente ativo uma varivel que depende das condies sociais, tal como a estabilidade relativa das relaes de dominao (op. cit., p. 121). O autor considera que nem todo discurso irremediavelmente ideolgico. As ideologias caracterizam as sociedades que so estabelecidas numa relao de poder, de dominao. Assim, medida que os seres humanos transcendem esse tipo de sociedade, transcendem tambm a ideologia. O segundo ponto a ser tratado na anlise da prtica social a hegemonia, conceito procedente dos estudos de Gramsci (Apud FAIRCLOUGH, 2001) sobre o capitalismo ocidental e da estratgia revolucionria da Europa Ocidental. Destacaremos algumas concepes de hegemonia aceitas por Fairclough (2001: 122): a) tanto liderana como exerccio do poder em vrios domnios de uma sociedade (econmico, poltico, cultural e ideolgico). b) , tambm, a manifestao do poder de uma das classes economicamente definidas como fundamentais em aliana com outras foras sociais sobre a sociedade como um todo, porm nunca alcanando, seno parcial e temporariamente, um equilbrio instvel. c) , ainda, a construo de alianas e integrao atravs de concesses (mais do que a dominao de classes subalternas). d) , finalmente, um foco de luta constante sobre aspectos de maior volubilidade entre classes (e blocos), a fim de construir, manter ou, mesmo, a fim de romper alianas e relaes de dominao e subordinao que assumem configuraes econmicas, polticas e ideolgicas.

Ideologia, a partir dessa viso de hegemonia, uma concepo do mundo que est implicitamente manifesta na arte, no direito, na atividade econmica e nas manifestaes da vida individual e coletiva (GRAMSCI apud FAIRCLOUGH, 2001: 123). A produo, a distribuio e o consumo de textos so, na realidade, um dos enfoques da luta hegemnica que contribui, em diferentes graus, para a reproduo ou a transformao da ordem de discurso e das relaes sociais e assimtricas existentes. Metodologia em Anlise Crtica do Discurso Os que fundamentam suas pesquisas na Anlise Crtica do Discurso orientam para que os mtodos utilizados sirvam para vincular a teoria com a observao. Seus mtodos indicam as vias seguidas ou que sero seguidas pela investigao. Pelo fato de os investigadores seguirem vrios enfoques, a metodologia adotada, como no poderia deixar de ser, seguir, tambm, vrios caminhos, de acordo com os enfoques ressaltados. Nas palavras de Meyer: Por regra geral, se aceita que a ACD no deve entender-se como um mtodo nico, porm como um enfoque, isto , como algo que adquire consistncia em vrios planos, e que, em cada um de seus planos, exige realizar um certo nmero de selees (MEYER, 2003: 35, traduo nossa). Segundo Meyer, necessrio que a ACD mantenha, continuamente, uma retroalimentao entre a anlise e a recolhida de dados. Por isso, a seleo de dados no se encerra quando do incio da anlise, ao contrrio, o analista, diante de um fato novo, buscar, em sua fonte de dados, exemplos que possam confirmar o que foi encontrado. O que poderia gerar uma anlise infinita controlado pelo recorte estabelecido para a pesquisa. Assim, a coleta de dados passa a ser uma fase, ou melhor, um processo permanentemente operativo. Muito se tem execrado os procedimentos quantitativos em anlise de cunho social e ideolgico. Todavia, essa metodologia no relegada na ACD. Por ser ela uma disciplina cravada de teorias em seus diversos enfoques, vrios procedimentos metodolgicos so aceitveis, at mesmo os criticados mtodos quantitativos, desde que sejam relevantes para a anlise crtica do texto. O autor apresenta uma diferena entre os mtodos de extrao e de avaliao, isto , entre as formas de obteno dos dados (em laboratrio ou em campo) e os procedimentos para a avaliao dos dados coletados: Os procedimentos metodolgicos para a seleo de dados organizam a observao, enquanto os mtodos de avaliao regulam a transformao dos dados em informao e sua ulterior restrio das ocasies abertas inferncia e interpretao (MEYER, 2003: 41, traduo nossa). Ele lista um conjunto de perspectivas teorticas que orientam alguns dos enfoques em ACD (Idem, p. 42-43): a) A epistemologia engloba a teoria que proporciona modelos das condies, contingncias e limites da percepo humana em geral e da percepo cientfica em particular (MEYER, 2003: 42. b) As teorias sociais gerais (grandes teorias) tratam de conceber as relaes entre a estrutura social e a ao social e, assim, vinculam os fenmenos micro e macrossociolgicos. c) As teorias mdias centram-se em fenmenos nomeadamente sociais (conflito, cognio, redes sociais etc,) e em particulares subsistemas da sociedade (economia, poltica, religio etc). d) As teorias microssociolgicas explicam a interao social, por exemplo, a resoluo do problema da dupla contingncia [...] ou a reconstruo dos procedimentos cotidianos que utilizam os membros de uma sociedade para instituir sua prpria ordem social (MEYER, 2003: 42). e) As teorias sociopsicolgicas concentram-se nas condies sociais de emoo e cognio e, desse modo, diferentemente da Microssociologia, optam por explicaes causais compreenso hermenutica do significado. f) As teorias do discurso concebem o discurso como fenmeno social, tratando de explicar sua gnese e sua estrutura. g) As teorias lingsticas (as teorias da argumentao, da gramtica, ou da retrica) tratam de descrever e explicar os sistemas da linguagem e da comunicao verbal. Devido variedade de enfoques, em ACD, no existe forma alguma de obteno de dados que lhe seja especfica. Mesmo assim, poderamos, resumidamente, apresentar os seguintes passos metodolgicos: a) primeiras selees de dados;

b) primeiras anlises; c) identificao dos indicadores para conceitos concretos; d) elevao dos conceitos a categorias; e) reunio de novos dados com base nos primeiros resultados (amostra teortica). Conclumos as consideraes sobre o posicionamento metodolgico com as palavras de Meyer: Deve-se assinalar que, apesar de no existir uma metodologia coerente da ACD, muitas caractersticas so comuns maioria dos enfoques da ACD: em primeiro lugar, se concentram nos problemas e no em elementos lingsticos especficos. No obstante, obrigatrio possuir uma capacidade lingstica para selecionar os aspectos que se tornam relevantes para os objetivos especficos da investigao. Em segundo lugar, tanto a teoria como a metodologia so eclticas: ambas vo unidas desde que seja til para a compreenso dos problemas sociais que se submetem investigao (MEYER, 2003: 56, traduo nossa). Segundo Fairclough, h trs itens principais que dariam conta de um trabalho com base na ACD: os dados, a anlise e os resultados. a. Os dados Podem ser abordados com base nos tpicos: definio de um projeto, o corpus, ampliao do corpus e codificao e seleo de amostras no corpus. Definio do projeto O autor prope que o discurso deve ser analisado segundo uma perspectiva interdisciplinar (Lingstica, Psicologia, Psicologia Social, a Sociologia, a Histria e a Cincia Poltica), pois a concepo de discurso envolve os seguintes fatores: as propriedades dos textos, produo, distribuio e consumo; os processos sociocognitivos de produo e interpretao dos textos; o relacionamento da prtica social com as relaes de poder; os projetos hegemnicos no nvel social. A Sociologia, a Cincia Poltica, a Histria deveriam ser consideradas em primeiro plano para a definio dos projetos de pesquisa. Corpus A seleo dos dados, a construo do corpus e a coleta de dados suplementares dependero da perspectiva adotada pelo pesquisador, contudo h certos parmetros gerais que devero ser seguidos. O pesquisador pode se guiar apenas por uma deciso sensvel em relao ao corpus ou pode ter um modelo mental da ordem do discurso da instituio, ou o domnio do que se est pesquisando, e os processos de mudana que esto em andamento, como uma preliminar para decidir-se onde coletar amostras para um corpus (FAIRCLOUGH, 2001: 277). O corpus sempre deve ser considerado como aberto ampliao, mesmo depois que se inicie a anlise. Ampliao do corpus A ampliao do corpus pode ocorrer atravs de julgamento de outras pessoas que esto em algum tipo de relao significativa com a prtica social que se analisa, considerando-se os aspectos da amostra, ou atravs de entrevistas, a fim de que as pessoas envolvidas com as amostras do corpus possam emitir suas interpretaes sobre o problema social em anlise. Codificao e seleo de amostras no corpus O pesquisador pode codificar o corpus inteiro ou parte dele. Em outras palavras, pode resumir o discurso ou codific-lo em tpicos ou, mesmo, pode decomp-lo em classes particulares de traos.

b. A anlise Segundo Fairclough (2001), em termos de anlise, fica difcil definir o que fazer primeiro, se a anlise textual, se a discursiva, se a social; pois essas trs dimenses vo sempre estar superpostas na prtica. Destarte, o autor sugere que adotar uma seqncia sempre til para coordenar o resultado. Corroborando essa mesma posio de Fairclough:

No h um consenso sobre onde iniciar a anlise de um texto, se ao nvel dos componentes lingsticos, isto , o texto em si, e das prticas discursivas envolvidas, ou se ao nvel das prticas socioculturais associadas ao uso do texto, sendo possvel iniciar com qualquer um desses nveis (MEURER, 2000: 161). c. Resultados Os resultados de uma pesquisa em ACD nem sempre podem ser controlados pelo analista, pois, dificilmente, ele poder ter um controle de como eles sero utilizados depois que carem no domnio pblico. Fairclough afirma que h um processo difundido de tecnologizao do discurso, que usa a pesquisa sobre o discurso para redesenhar as prticas discursivas e treinar as pessoas para usar novas prticas discursivas (FAIRCLOUGH, 2001: 291). O autor levanta a problemtica de os resultados serem apropriados por quem trabalha com a tecnologizao do discurso, j que essa uma prtica que estabelece uma ligao ntima entre o conhecimento sobre a linguagem, o discurso e o poder. A concluso a que chega Fairclough que, mesmo considerando essa apropriao indevida, o analista no pode deixar de produzir conhecimentos. Concluso Vrios caminhos de anlise so oferecidos pela Lingstica desde seu surgimento com o Estruturalismo Europeu e Americano, cabe ao pesquisador se atualizar e escolher a melhor opo para sua proposta de investigao. A julgar pelas atuais pesquisas em Lingstica, no restam dvidas que esse caminho, o da Anlise Crtica do Discurso, promete trabalhos de relevncia acadmica e social. Bibliografia BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 8 ed. So Paulo: Hucitec, 1997. . Os gneros do discurso. In: . Esttica da criao verbal. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-326. CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionrio de Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2004. DIJK, T. A. van. Semntica do discurso e ideologia. In: PEDRO, Emlia R. (org.). Anlise crtica do discurso. Lisboa: Caminho, 1998, p. 105-168. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudana social. Braslia: Universidade de Braslia, 2001. . El anlisis crtico del discurso como mtodo para la investigacin en ciencias sociales. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michel (eds.). Mtodos de anlisis crtico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 179-203. KRESS, Gunther. Consideraes de carter cultural na descrio lingstica: para uma teoria social da linguagem. In: PEDRO, Emlia R. (org.). Anlise Crtica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1998, p. 47-76. LEEUVEN, Theo van. A representao dos atores sociais. In: PEDRO, Emlia R. (org.). Anlise crtica do discurso. Lisboa: Caminho, 1998, p.169-222. MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendncias em Anlise do Discurso. 3 ed. Campinas: Pontes / UNICAMP, 1997. . Termos-chave da anlise do discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2000. . Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2001. MEYER, Michel. Entre la teora, el mtodo y la poltica: la ubicacin de los enfoques relacionados con el ACD. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michel. Mtodos de anlisis crtico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 35-59. ORLANDI, Eni P. Anlise de Discurso: princpios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001. PEDRO, Emlia R. Anlise crtica do discurso: aspectos tericos, metodolgicos e analticos. In: . (org.). Anlise Crtica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1998a, p. 19- 46.

. O discurso dos e nos media. In: . Anlise Crtica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1998b, p. 293 312. ROJO, Luiza M.; GALLEGO, Javier C. Argumentao e inibio: o sexismo no discurso dos executivos espanhis. In: PEDRO, Emlia R. (org.). Anlise crtica do discurso. Lisboa: Caminho, 1998, p. 313-352. WODAK, Ruth. De qu trata el anlisis crtico del discurso. Resumen de su historia, sus conceptos fundamentales y sus desarrollos. In: ; MEYER, Michel (orgs.). Mtodos de Anlisis Crtico del Discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 17-34. Trabalhos da autora em que inclui acd PISTAS de (re)contextualizao na interao falante-editor-leitor. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2001 (Apresentado como requisito da disciplina Fala-Escrita, do curso de doutorado em Lingstica). FRASES: caracterizao do gnero e aplicao pedaggica. In: DIONSIO, ngela Paiva et al. Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 151-165. ANLISE do sujeito no gnero textual frases. In: SIMPSIO INTERNACIONAL SOBRE ANLISE DO DISCURSO, 2., 2002, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2002. 1 CD-ROM. GNERO textual frase: un estudio de las informaciones implcitas. In: Congreso la argumentacin. Lingstica, Retrica, Pedagoga. 2002, Buenos Aires. RETRATO FALADO: uma anlise das falas de Garotinho atravs do gnero textual Frases. In: Congresso nacional de lingstica e filologia, 6. 2002, Rio de Janeiro. APLICAO do modelo tridimensional de Fairclough no gnero textual frase. In: Semana de letras, 6. 2003, Joo Pessoa. EL GNERO textual frase y su aplicacin en el aula. In: Jornada anual de investigacin, 9.;Jornada anual de postgrado, 3., 2004, Caracas (Universidad Pedaggica Experimental Libertador) AS REDES ocultas da edio no domnio jornalstico. In: Congresso nacional de lingstica e filologia, 8; Congresso internacional de estudos filolgicos e lingsticos. Rio de Janeiro: 2004. INTER-GNEROS no domnio jornalstico. In: Congresso nacional de lingstica e filologia, 8; Congresso internacional de estudos filolgicos e lingsticos. Rio de Janeiro: 2004. (Co-autor: Kleber Faye Pedrosa). LOCUTORES: a construo de sua identidade no gnero miditico. In: Congresso nacional de lingstica e filologia, 8; Congresso internacional de estudos filolgicos e lingsticos, Rio de Janeiro: 2004. RETEXTUALIZAO e (re)contextualizao: processos de manipulao dos leitores. In: Jornada nacional de estudos lingsticos, 20. Joo Pessoa: 2004. GNERO TEXTUAL FRASE: marcas do editor nos processos de retextualizao e (re)contextualizao. Tese de Doutorado, Recife, UFPE, 2005. ........................................................................................................................................................... Copyright Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingsticos

You might also like