You are on page 1of 10

A ORIGEM DA DIVINDADE IAV E A PEQUENA HISTRIA DA RELIGIO DE ISRAEL

de Edmlson Bento da Silva

Prefcio
O ensaio que abaixo reproduzo trata-se de uma palestra por mim proferida na Universidade Federal Fluminense, no Centro de Estudos Interdisciplinar de Antigidade (CEIA), s 08:00 horas do dia 26 de outubro de 1999. Naquela poca, meu intento era rebater a viso histrica evolucionista e idealista a respeito da histria da religio do antigo Israel. Por viso evolucionista os historiadores denominam a abordagem seqencial e linear: fetichismo? politesmo? monotesmo, e, por viso idealista, compreende o modo de explicao dos eventos histricos que privilegia o papel da conscincia (as "grandes idias"), expressas nas idias polticas, ticas, filosficas, cientficas, etc. que mudam por si s no curso da histria, sem considerar a vida social e o contexto scio-histrico em que tais idias emergem. Minha surpresa foi constatar que os alunos universitrios ali presentes, ao no lugar de abrir um dilogo sobre as novas abordagem e novas fontes para a pesquisa, se sentiram indignados com o processo de historizao do fenmeno da crena.
Por incrvel que parea, os dados descritos abaixo a respeito do desenvolvimento da religio iavestica de conhecimento comum a telogos (catlicos e protestantes) e biblistas.

I - O nome
O nome da divindade israelita chamada Iav. A palavra "Yahweh" o termo acadmico e consagrado do nome prprio em hebraico da divindade israelita YHWH, oriundo das quatro letras hebraicas: (iod-he-vav-he) lida de trs para frente cuja leitura aproximadamente "ieu" ou "iau". O nome Jeov constitui um erro de traduo; ocorreu devido ao tabu de no pronunciar o nome da divindade, assim, quando o sacerdote lia o texto do Pentateuco e aparecia as quatro letras YHWH, substitua a pronncia pela palavra Adonai (meu senhor). Muito mais tarde, no sculo XVI de nossa era, os exegetas interpolaram as vogais de Adonai: a-o-ai, da Jahovah ou Jeovah. Apesar de popular, a notao no corresponde a fatos e sim a um acidente histrico, e deve ser recusada.

A pronncia primitiva e correta da divindade israelita no pode ser fixada com preciso. Mesmo a forma do nome Iav no correta, esta forma pode ter origem na teologia do estamento sacerdotal que forou a aproximao de YHWH com a passagem do xodo III, 13-15: , ,, ao qual traduzido por "eu sou aquele que sou" ou ento, "eu sou aquele que ", sugerindo que o nome de YHWH provm da forma imperfeita da raiz qal cujo verbo hyy (haia), o verbo ser hebraico. O prefixo "Y" pe os verbos hebraicos no futuro e anteposto raiz "HWH" (infinitivo presente do verbo "ser"), faria o significado de YHWH em: "o ser para todo o sempre", o ser absoluto, assim entendido, como quer a verso dos Setenta, que traduziu para o grego: (ego eimi ho n). Todavia, o redator da passagem do xodo III, 13-15, movido pelo extremo zelo do tabu da pronncia do nome, utilizou este recurso enigmtico, para criar um rodeio potico, equivalente recusa da divindade em responder, impedindo a Moiss vir a conhecer a sua natureza. Os especialistas que fazem derivar o nome de Iav da raiz hyy no esto em acordo sobre a forma de como reconhec-la em Yahweh. Eles entendem que o nome de Iav deve ser traduzido por "ele " ou "ele faz ser". No entanto, mais fcil reconhecer em Yahweh uma outra raiz, hwh/hwy, a raiz do verbo hebraico que significa "cair", "abater", "descer", desapareceu quase que por completo no hebraico, mas se conservou no rabe. Julius Wellhausen, D. H. Holzinger e H Bauer Leander defendem que o nome Yahweh deriva da raiz semtica hwh "cair". Os primeiros cristos anotavam a pronncia de YHWH nas letras gregas (iabe), (iaoune), (iaounai). Nos papiros mticos judeus-cristos a forma (iaoue). J a transcrio grega mais freqente e tambm a mais antiga a notao (ao), que atestada desde o Qumran. Roland de Vaux e Andr Caquot tentaram reconstituir a antiga pronncia e forma do nome de Iav. Eles acreditam que podem encontrar o antigo nome da divindade israelita nos nomes teforos hebraicos correspondentes a Yeho e Yahu. A forma Yeho atestada nos nomes Yehokhakin (Joaquim), Yehoshuah (Josu ou Jesus). A forma Yahu encontrada nos nomes Azaryahu (Azarias), Yahuddah (Judas) e Mattitiyahu (Matias). Tambm h uma forma curta Iah que aparece em outros nomes: Azaryah (Azarias), Tobiyah (Tobias) e na expresso hallelu-yah ("deus seja louvado"). Atualmente, a partir destas formas teforas, formou-se um consenso em torno da palavra Yaho para designar o nome primitivo da divindade israelita, tal como querem Roland de Vaux e Andr Caquot.

II - A origem do deus
Segundo Jean Leclant, egiptlogo, o nome do deus de Israel um topnimo. Baseando-se em escavaes arqueolgicas realizadas em Soleb, na margem esquerda do Nilo, foi encontrada uma inscrio na sala hipostila do templo erguido por Amenhotep III; a inscrio contida no escudete (sc. XIV a. C.) refere-se a um povo nmade inimigo do Egito ao leste. O trecho o seguinte: to sho-su iahuo; "to" referese designao geopoltica, terra estrangeira; o vocbulo "sho-su" remete-se aos habitantes do deserto, aos povos nmades; e o termo "iahuo" identificado com o nome de alguma montanha, situada a leste do Egito e ao sul da Palestina. A decifrao da inscrio o seguinte: "terra dos shosu de Iahuo". Ou melhor "pas dos bedunos de Iahuo". Se Leclant estiver certo, a inscrio a mais antiga notao histrica

conhecida do nome do deus de Israel fora da Bblia. Argumenta Jean Leclant que do nome desta montanha, os israelitas teriam tirado o nome da divindade protetora de sua confederao. Em apoio a afirmativa de Leclant, destacamos: 1- o nome Iahuo est em acordo com a antiga pronncia defendida por alguns biblistas juntamente com Roland de Vaux e Andr Caquot (Iahuo = Yaho); 2- o nome se aproxima muito da mais antiga transcrio grega ( = Yaho); e 3- a referncia ao deus de Israel na inscrio moabita, conhecida como a estela de Mesha (sculo IX a. C.), permite fazer a transcrio do nome da divindade com o final em "o" (Yahu = Yaho). Assim, Yahweh a pronncia transfigurada de Iaho, um deus cultuado em uma desconhecida montanha Iahuo, em territrio madianita. O deus dos israelitas o resultado do sincretismo religioso do deus dos relmpagos, Iahu, dos madianita e quenitas, conhecido tambm pelos arameus do norte da Sria, com a divindade das terrveis tempestades de deserto, o deus Ya'uq, temido pelos rabes, ao qual os hebreus entraram em contato nos sculos XII e XI a. C.

III - O perodo "pr-mosaico" (sc. XIV a. C.)


Dados da historiografia e da arqueologia no atestam o culto de Iav antes do sculo XIII a. C. e, portanto, antes de Iav tornar-se o protetor da confederao tribal israelita, os hebreus admitiam vrios sistemas religiosos simultneos, e nenhum deles entravam em conflito na cabea daquele nmades. Os hebreus pertenciam a grande etnia semtica. Os antigos semitas veneravam uma fora impessoal, invisvel e intangvel, expressa no princpio divino 'l, que agia na natureza mas no tinha conscincia de si. Este princpio divino aparece em todas as civilizaes semticas posteriores como All dos rabes, El dos cananeus, Baal dos fencios, Ilu dos assrios e Bel dos caldeus. A) O culto ao "deus dos pais". Os lderes dos acampamentos, os patriarcas, rendiam culto especial ao chamado "deus dos pais", o antepassado mtico do cl. Cada cl possua seu "deus dos pais", uma espcie de heri lendrio que fundou o cl e transmitiu os costumes e instituies da famlia. O "deus dos pais" no tinha um local fixo de culto, residia em uma tenda especial e acompanhava as viagens do cl pelo deserto e pela estepe, assegurando o bom relacionamento com os vizinhos e protegendo os membros do cl contra os infortnios das viagens. O "deus dos pais" no possua uma representao figurativa, porque extremamente difcil no deserto e na estepe a confeco de imagens. Paralelamente ao culto do "deus dos pais", os hebreus veneravam rvores, fontes de gua, grutas, montes, etc., que se relacionavam de alguma maneira com os eventos lendrios do mito do "deus dos pais" (locais por onde o antepassado passou, etc.). Por outro lado, estes objetos da natureza tambm eram compreendido como entidades sagradas, pois, eram o receptculo de uma fora invisvel, similar aos gnios das tribos rabes. B) O culto s pedras. Os hebreus dos sculo XIV tambm veneravam pedras mgicas, os terafins, relacionados tambm ao culto ancestral. Apareceram aps a supresso ao culto de imagens de "deusas-mes", que as mulheres recorriam a sua proteo no

momento do parto. Os terafins no eram propriamente deuses mas, amuletos mgicos, smbolos da prosperidade. Estas pedras eram mantidas dentro das tendas. C) O culto s foras naturais e serpente. Era crena corrente que uma entidade furiosa habitava o deserto e os hebreus imputavam a esta fora a responsabilidade pelas tempestades de areia que derrubava as tendas e desaparecia com as rezes, alm de trazer as doenas como urticria que atacavam o gado. Para aplacar a ira desta entidade, os hebreus recorriam ao sacrifcio do cordeiro e do bode. Era um sacrifcio pascal, praticado antes do incio da primavera, quando ento, imolava-se um cordeiro. Um sacrifcio anlogo ocorria no outono, antes da transumncia para a pastagem na estepe, quando ento, era solto um bode no deserto. A circunciso, prtica encontrada entre os sacerdotes egpcios da Antigidade e numerosas tribos rabes, era uma medida para afastar a infertilidade que poderia abater tanto sobre a famlia quanto sobre o gado: para agrad-la, recorria-se a circunciso, a entidade fugia afugentada pelo horror ao sangue ou era aplacada com o rito. O prepcio era oferecido e, ocorria na ocasio da passagem do membro masculino para a vida adulta ou da iniciao ao casamento. O culto serpente era uma prtica muito comum na Palestina; imagens de serpentes recebiam culto especial pois, com este culto apotropeico, os hebreus julgavam afastar ou minimizar as picadas das vboras reais, j que eram muito freqente na Palestina. D) Prticas mgicas. Os hebreus eram um povo rude, sem escrita e muito supersticioso. Havia numerosas interdies religiosas de carcter alimentar, sexual e social. Vivendo em um ambiente hostil do deserto e da estepe, em confronto com povos vizinhos e sofrendo constantes perigos de animais selvagens, os hebreus recorriam freqentemente s magias. Entre elas, destacam-se a crena no "mau olhado", o poder mgico da palavra (proferido como bno ou maldio pelo moribundo), a crena na magia da dana da chuva e da dana da guerra, o uso mgico do vesturio, a magia da impostura da mo, o uso da necromancia, etc. Havia, curandeiros, videntes, adivinhos. E) Os mitos. H forte indcios que os antigos hebreus conheciam uma pluralidade de mitos, entretanto, a grande maioria foi combatida e propositadamente esquecida pelo clero iavesta. Os hebreus acreditavam na existncia de gigantes, do monstro marinho Tannin e no drago Leviat; possuam uma concepo que acima da abbada celeste era coberta por gua. A presena mitolgica de animais fabulosos, os serafins, criaturas sinuosas, serafim est na raiz srph, (seraph), que significa "abrasador", uma aluso a crena em drages.

IV - O antigo iavesmo (scs. XIII e XII)


Com o assentamento em Palestina, os hebreus, agora denominados israelitas, tornaram-se agricultores e fundaram uma confederao tribal denominada Beni-Israel, filhos de Israel. Nesta poca, o contato com a civilizao canania provocou modificaes na religiosidade israelita. O culto ao "deus dos pais" foi substitudo pelo culto divindade canania El, o deus do cu, da palavra el, originou no hebreu o termo elo, deus; a palavra eloim o plural intensivo de elo, para designar a majestade divina. A) A emergncia do culto de Iav. A origem de Iav est ligada ao grupo que saiu do

Egito em 1.200 a. C., conheceu a divindade madianita Yahu e fez o sincretismo com o Ya'uq dos rabes, constituindo, ento, em Yaho. Deus guerreiro, senhor do relmpago, tal como sugere o nome original Yaho do verbo hwh/hwy primitivo, que significa "cair", "abater", ou "descer", uma clara aluso ao relmpago, assegurava a vitria sobre os inimigos de Israel. O grupo que saiu do Egito dirigiu-se ao osis de Cades, onde ali receberam elementos que futuramente iriam se constituir na tribo dos levitas. Esses futuros levitas cultuavam o deus-serpente Nehustan da palavra nahash, o deus smbolo da sabedoria e da cura medicinal. Os levitas, cuja palavra rabe lawah significa "desenroscar-se", possui uma etimologia muito parecida com Levi-athan, o drago, adentraram ao crculo de Moiss aps a sada do Egito e identificaram em Iav atributos do seu prprio deus e foram um dos principais divulgadores do iavesmo. Este clero trouxe para o culto israelita um nova modalidade de adivinhao: os objetos de pedra urim e tumim (que significam respectivamente "maldito" e "inocente"). Relacionados a prtica oracular, estes objetos eram mantidos dentro de sacolas, e quando se fazia uma pergunta e se tirasse um tumim, significava um "sim", e se tirasse um urim significava um "no". Iav era sempre evocado no contexto das batalhas com os povos vizinhos como convm a um deus guerreiro, pois, era o protetor da confederao tribal israelita. B) Os outros cultos. Com a adoo da agricultura, os israelitas cultuavam os diversos "baals" de cada localidade, tidos como generosos propiciadores de abundante colheita. Era a Baal e no a Iav que os agricultores israelitas julgavam a responsabilidade da fertilidade do solo. Os "baals" eram concebidos na forma de um tronco de rvore decepado, de uma estaca de madeira fincada no terreno ou na forma de um amontoado de pedras. Os terafins assumiram uma forma humana e passaram a ser amuletos de cunho pessoal, em vez de ser da famlia, como era na poca da pastorcia. Quando os terafins eram recobertos com algum tipo de metal chamavam-se de fode. O fode, do hebraico 'pd, significa: 1o a parte do vesturio sacerdotal, a tanga de linho, usada pelos ministros do culto, 2o o fode do sumo-sacertode, espcie de colete preso por um cinto e suspensrio, 3o os objetos oraculares urim e tumim.

V - O Iavesmo no Perodo dos Juzes (secs. XII - X a. C.)


A) Os ritos agrrios. No perodo pr-estatal, os israelitas adotaram muitos deuses cananeus, alm de El e de Baal, as divindades cananias adotadas possuam um atributo especfico, de acordo com a diviso do trabalho, reflexo que se operava na complexificao da sociedade. Havia Dagon, o deus do trigo; Astarte, a deusa do amor; Tammuz, o deus da vegetao; a deusa do Sol, Shapach, e a deusa-me Asherah associada ao culto de Baal. A preocupao com a fecundidade da terra afetou profundamente o iavesmo. Os camponeses adoravam Iav na forma de um touro em um altar cercado por uma paliada (que mais tarde a teologia sacerdotal transformou na narrativa do "Bezerro de Ouro"). A assemblia de ancios recorria a Iav na forma de mscaras humanas (encontradas em Hazor) para obter orculos sobre a estratgia de guerra. E, na liturgia, os sacerdotes utilizavam um objeto, o fode.

B) Os deuses tribais. Cada tribo, alm disso, possua um patrono: o asno, o cordeiro, o bezerro. As tribos do norte (Jos e Efraim) cultuavam o deus-touro, smbolo da fecundidade. C) O deus El. A divindade canania El era o deus do cu, os cananeus julgavam-no o criador do mundo e da humanidade; o seu culto foi sobrepujado pelo deus Baal, tornando, assim, um deus ocioso. Entretanto, os israelitas associaram os atributos do deus El ao deus Iav, criando agora um novo sincretismo. Acontece que o El israelita era uma divindade da confederao tribal, era uma entidade impessoal, por exemplo, Iav-El era adorado sob a forma de vrios epitetos, cada um deles evocado de acordo com um contexto especfico. El Elion, o deus altssimo (a parte mais alta de uma porta); El Shaddai, "o todo poderoso" (na verdade, a etimologia da palavra sugere ser o deus da estepe: shaddu, estepe), era cultuado em Manre; El Sebaot, o "deus das hostes celestiais", evocado no contexto da batalha, era adorado em Silo; El Ro'i, o deus da viso, "o onisciente", cultuado em Neguebe; El Olam, o deus eterno, cultuado em Berseba; El Bethel, o deus de Bethel, cultuado nesta cidade; sem mencionar, claro nos vrios qone eretz, o possessor do solo, representado pelos "baals", e o massebah (plural massebot), estela de pedra, na forma de um falo, smbolo das divindades masculinas cananias. Havia um verso feminina dessa estela: a asherah (plural asherot). D) A representao de Iav. O carcter ancola de Iav no foi uma peculiaridade na Histria das Religies. Na Antigidade houve povos que concebiam que o seu deus supremo como uma divindade csmica, com poderes extraordinrios mas, restritos ao seu pas. Estes povos concebiam o seu deus sob a forma humana mas, admitiam que nenhum humano podia v-los. Inclusive, entre os assrios, Assur, aparentemente no chegou a ter representao figurativa. Alm disso, as tribos rabes do norte da Sria possuam uma concepo metafsica de uma fora invisvel, o princpio 'l, que certamente contribuiu para a formao do mito de Iav. Por outro lado, os israelitas no desconheciam dolos religiosos, como j foi mencionado. Ademais, alm do smbolo do touro, no dia a dia da vida do campons havia o fode, a massebah, e a arca da aliana, o smbolo da presena do deus. Os trechos do xodo XX, XXIII e XXIV, 17 probem a representao do deus de Israel moldado em metal, ouro ou prata, o que deixa livre o uso de outros materiais como osso, madeira e pedra, certamente menos custosos. Era senso comum que os israelitas concebiam do seu deus nacional Iav na forma humana e pertencente ao sexo masculino; um deus temvel, exigente, vingativo e muito ciumento - constitui um reflexo de uma sociedade altamente militarizada, machista e patriarcal -, protegia seu povo e era implacvel com quem o contestasse. Os textos do Pentateuco comentam a sua personalidade: Iav descansa, arrepende-se, ira-se, alegra-se, ouve, v e fala aos homens. E) O monotesmo. Na mente da populao camponesa, iletrada e restrita ao seu territrio, a idia de uma divindade humana, de carcter universal, nica e sem representao figurada era deveras abstrata e difcil de conceber. Outrossim, os israelitas aceitavam normalmente que os deuses de outros povos eram to verdadeiro quanto o seu, Iav era o deus nacional de Israel assim como Marduc era o deus nacional da Babilnia, Assur o deus dos assrios, Quemoch o deus dos moabitas e Milcom, a divindade protetora do povo amorita, o que significava que o israelita comum professava uma monolatria (processo pelo qual um devoto diante de uma multiplicidade de divindades, declara culto exclusivo a uma s, por uma espcie de

bajulao excessiva e uma relao afetiva para com o seu deus, excluindo os demais deuses mas, reconhecendo-os como reais).

VI - O iavesmo no perodo da monarquia (secs. X - VII)


O iavesmo conviveu com a religio canania e foi pouco a pouco absorvendo suas concepes. Tal sincretismo continuou por muitos sculos, tal como podemos encontrar na religio dos colonos judeus, no sculo V a. C., em Elefantina, Egito, que, inclusivamente, conceberam uma divindade fmea consorte de Iav: Anat Iahu. Iav estava a frente de uma multiplicidade de divindades, era o deus supremo de Israel, o protetor da confederao tribal, contudo, no dia a dia, os israelitas recorriam as divindades mais ligadas ao culto agrrio: os deuses tribais tinham mais substncia e presena do que o deus supremo - Iav era o deus nacional da confederao tribal e no um deus de cunho pessoal. Por outro lado, devemos considerar que as concepes do iavesmo variavam muito de aldeia para aldeia e na prtica, cada pessoa interpretava livremente os mitos e os ritos. A) A participao do Estado na religio. Quando a realeza unificou as tribos, deu realidade a idia de Israel, mas tarde formulada na mitologia do "pacto". Neste ponto, o iavesmo foi bastante promovido pelo Estado: foi a corte e o clero ligado ao palcio que tiveram recursos para criar a literatura religiosa e o culto elaborado. Na ideologia de Estado, Iav foi comparado realeza: era um deus que governava Israel com sua corte celestial; dizia-se que Iav possua servos, mensageiros, um trono e indumentria; reinava em Israel assim como os outros deuses reinavam em outras naes. O clero elaborou um primitivo declogo, mais tarde atribudo a Moiss, onde podemos encontrar as antigas concepes do iavesmo: 1- No curvars a tua fronte diante de nenhum deus estrangeiro. 2- No construirs nenhum deus de metal fundido. 3- Observars sempre a festa dos zimos, no ms de nisan (maro/abril), para recordar a tua passagem no deserto. [O termo hebraico pesah, em grego dito pascha, que se tronou depois pscoa. Relacionava primitivamente festa do incio da primavera. Veja a parte III-C.] 4- Todo primognito meu: resgatars com um sacrifcio o primeiro parto entre a criao, grande ou pequena, o primognito entre os filhos. [O sacrifcio de crianas no era desconhecido pelo iavesmo; sacrificava-se crianas na ocasio da ereco da pedra angular ou no trmino de uma construo; entretanto, considerando a alta taxa de mortalidade infantil, possvel que as crianas fossem oferecidas j mortas. Outrossim, o sacrifcio a Iav era as rezes] 5- Jamais comparecers diante de mim de mos vazias. 6- Trs vezes por ano todos os teus filhos homens comparecero perante o

Senhor. [As trs festas pastorais da primavera, do vero e do outono] 7- Jamais deixars correr o sangue da minha vtima diante do po fermentado. [Lembranas das velhas proibies rituais, ligado ao carcter sagrado do sangue e do lvedo] 8- No deixars para amanh o consumo de minha vtima pascal. [ Para que no se esgote a carga mgica que traz em si todo animal sacrificado aos poderes divinos] 9- Levars a flor das flores das primcias do solo casa de Iav. 10- No cozinhars o cabrito no leite da sua me. [Esta uma antiga proibio tabu, encontrada, sob uma forma mgica, em uma das lminas rficas descoberta nos tmulos da Magna Grcia, em Turi, hoje Terra Nova de Sibari, Calbria, sculo IV a. C.: "Cabrito cai no leite", isto , estou para me tornar imortal] B) Os novos mitos. Israel agora concebia a sua divindade principal com a mesma noo de deuses indo-europeus e sumero-acadiano, isto , como um senhor poderosssimo acima da humanidade, ao qual o devoto deveria submeter-se e servir; de fato, isto se explica pelo motivo de o iavesmo est no contexto de uma sociedade de classes, reflexo da existncia de senhores poderosos reais. O clero estatal elaborou uma mitologia para a religio, graas aos acrscimos vindo da Mesopotmia: da Assria, incorporaram a idia de querube (plural, querubim), do caribu assrio, gnios com cabea de homem, corpo de leo ou touro, asas de guia e patas de ouro, que vigiavam as portas de templo e palcios; da Babilnia, Iav foi comparado a Marduc, o deus que derrotava o drago Tiamat e criava o mundo, em Israel, o monstro era o drago marinho Leviat. Iav estava acima do bem e do mal; a abundncia, as graas, infortnios e as pragas era devido a Iav - os textos bblicos mencionam que Iav amaldioa geraes inteiras, destri cidades, aflige a humanidade com dilvios, etc. Contudo, a jurisdio de Iav sob o mundo no era total; era idia corrente que aps a morte o defunto no estava mais sob a proteo do deus. Um outro mito que foi combatido e propositadamente esquecido pelo clero iavesta foi a lenda da primeira mulher de Ado: Lilith, que se revoltou contra o seu marido. Esta lenda se tornou um escndalo para a sociedade patriarcal e machista, e foi rejeitada na redao final do Gnesis. C) Reformas religiosas. Os reis Saul, Asa, e Josaf proibiram a necromancia, a prostituio sagrada, em seguida, combateram a ereco de estacas divinas (massebah). Saul e depois Josias passaram a perseguir e a punir os feiticeiros com a morte (1Sm XXVIII, 3 e 9; 2Rs XXIII e XXIV). Ocorre gradativamente o desaparecimento do ro'eh, vidente e adivinho para questes privadas, cujo Samuel foi um dos ltimos, substitudo pelo nabi (do cananeu, nabu, "aquele que foi chamado") profeta de origem canania que se vestia de manto de pele preso por um cinto de couro, levava uma vida cenobtica, perambulando em grupo pelas regies e profetizando sob a autoridade de um chefe, chamado "o pai".

VII - O Iavesmo no sculo VII


Uma nova verso do declogo foi elaborada, que remonta ao perodo que vai do sculo VII ao sculo VI a. C. Havia duas verses, a mais antiga est includa no Deuteronmio V, 6-18, pode ser atribuda ao programa de reforma religiosa, e a outra, a mais recente, est transcrita no xodo XX, 2-17, e de carcter litrgico-ritual, pertence ao perodo de cem a duzentos anos aps a tomada de Jerusalm pelos babilnios; 1- No ters outro deus diante de Iav. [Trata-se de uma afirmao de monotesmo ritual, e no teolgico; outros povos possuem deuses to verdadeiros quanto Iav, mas os israelitas no podem cultu-los] 2- No esculpirs nenhuma imagem e nenhuma representao de coisas que estejam no cu, sobre a terra e nas guas debaixo da terra. 3- No pronunciars em voz alta o nome do Senhor. [Quem possui o segredo do nome tambm possui o poder mgico que ele confere; por isso que necessrios impedir que os estrangeiros possam apoderar-se do nome do deus] 4- Guardai escrupulosamente o dia de sbado. [O sbado era a festa da lua cheia dos sumrios, os babilnios tomaram dos sumrios com o nome de shabattu; abstiam de trabalhar nos dias "que traziam desgraas" (dias 7, 14, 21, e 28 dos dois meses de Elul II e Marchesvan). Os cananeus tomaram o sbado dos babilnios que, por sua vez, transmitiram aos israelitas com o nome de shabbath. Era o dia do repouso e "ao de graas" recordando os anos que os hebreus passaram como escravos no Egito, e foi mais tarde estendidos aos escravos hebreus. Sob o impulso dos profetas do sculo VII, teve um significado teolgico: o dia de descanso de Iav] 5- Honrars teu pai e tua me. [Trata-se de um preceito que se seguido assegura longos anos de vida na terra] 6- No matars. [Em hebraico, a expresso "no assassinar", isto , no matar um membro do cl; outrossim, a morte do inimigo, mulheres e crianas, admitida] 7- No praticars adultrio. [Isto , apenas no seduzir uma mulher casada ou apenas prometida a outro; seduzir uma mulher nbil ou escrava no adultrio, e o mesmo no se aplica s mulheres] 8- No roubar. 9- No levantar o falso testemunho contra o teu vizinho. 10- No desejar a mulher do seu vizinho, nem o seu campo, a sua escrava, o seu escravo, o seu boi, o seu asno, etc. [O termo hebraico para desejar "por os olhos em cima", provvel que se refira ao mau olhado, isto , lanar um mau agouro sobre a propriedade alheia]

VIII - Eplogo
Com o cisma poltico, Iav tornou-se um deus nacional de dois povos inimigos. Este foi o primeiro exemplo histrico que permitiu a concepo de um deus de uma outra nao, e da para o universo. Foram os nabim (singular: nab), profetas errantes que combateram o culto de Baal e outros deuses, transformando a religio iavestica centrada no templo de Jerusalm, e depois, pelos sacerdotes do exlio, em uma religio ritualista.

IX - Bibliografia
FOHRER, Georg: Histria da Religio de Israel, Edies Paulinas, 1982. HUBERT, Henri et Lvy, Isidore: Manuel dHistoire des Religions, Librairie Armand Cilin, Paris, 1904. DONINI, Ambrogio: Breve Histria das Religies, Editora Civilizao Brasileira S/A, RJ, 1965. BRANDON, S. G. F. (editor): Dictionary of Comparative Religion, The University of Manchester Press, Londres, Inglaterra, 1970. DONNER, Herbert. Histria de Israel e dos Povos Vizinhos. 1a edio. Petrpolis, R. J. : Editora Vozes S. A., 1997. 535 pginas, em dois volumes. GARELLI, Paul et NIKIPROWETZKY, V. O Oriente Prximo Asitico (imprios mesopotmicos e Israel), 1a edio. So Paulo, S. P. : Editora Universidade de So Paulo, 1982. 338 pginas. MOSCATI, Sabatino. Las Antigas Civilizaciones Semticas. 1a edio espanhola. Barcelona, Espanha : Editiones Garriga S. A., 1960. 318 pginas. CARREIRA, Jos Nunes. Estudos de Cultura Pr-Clssica. 1a edio. Lisboa, Portugal : Editora Presena, 1985.

You might also like