You are on page 1of 1

EXTINO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS (mastigadinho :D)

ANULAO
Retirada de atos invlidos, com vcio, ilegais.

REVOGAO
Retirada de atos vlidos, sem qualquer vcio, mas que se tornou inoportuno ou inconveniente para a administrao. Efeitos prospectivos; No possvel revogar atos que j tenham gerado direito adquirido. S pode ser efetuada pela prpria administrao que praticou o ato. S incide sobre atos discricionrios (no existe revogao de ato vinculado). A revogao um ato discricionrio.

CONVALIDAO
Correo de atos com vcios sanveis, desde que tais atos no tenham acarretado leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. Opera retroativamente. Corrige o ato, tornando regulares os seus efeitos, passados e futuros. S pode ser efetuada pela prpria administrao que praticou o ato. Pode incidir sobre atos vinculados e discricionrios.

Opera retroativamente, resguardados os efeitos j produzidos a terceiros de boa-f. Pode ser efetuada pela administrao, de ofcio ou provocada, ou pelo judicirio, se provocado. Pode incidir sobre atos vinculados e discricionrios, exceto sobre o mrito administrativo. A anulao de ato com vcio insanvel um ato vinculado. A anulao de ato com vcio sanvel que fosse passvel de convalidao um ato discricionrio.

A convalidao um ato discricionrio. Em tese, a administrao pode optar por anular o ato, mesmo que ele fosse passvel de convalidao.

Atos vinculados so os atos que a administrao pblica pratica sem margem alguma de
liberdade de deciso, pois a lei previamente determinou o nico comportamento possvel a ser obrigatoriamente adotado sempre que se configure a situao objetiva descrita em lei. Exemplo: Quando comprovado que um servidor pblico cometeu alguma falta passvel de punio, o ato de aplicar a punio vinculado, a administrao no pode escolher entre aplicar ou no a punio ao servidor.

Atos discricionrios so aqueles que a administrao pode praticar com certa liberdade
de escolha, nos termos e limite da lei, quanto ao seu contedo, seu modo de realizao, sua oportunidade e sua convenincia. Exemplo: A licena para tratar de interesses particulares, prevista no art. 91 da lei 8112/90: A critrio da Administrao, podero ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que no esteja em estgio probatrio, licenas para o trato de assuntos particulares pelo prazo de at trs anos consecutivos, sem remunerao. Neste caso, a administrao pode escolher, de acordo com seus critrios de convenincia e oportunidade, praticar ou no o ato. Lembrando que a atuao da administrao da administrao pblica sempre dever ser pautada pelos princpios expressos no caput Artigo 37 da Constituio Federal, a saber: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Lembre-se de (LIMPE).

You might also like