You are on page 1of 8

Noces bssicas de Desenho

Leitura e Interpretao de Projetos


Plantas A planta um projeto que representado no papel, indica o que se vai construir numa obra. Tambm chamada de planta baixa o projeto de que se faz uso logo na implantao da obra, atravs dela que obtemos as distncias que sero marcadas no gabarito dos vos das divises. Utilizamos tambm para a marcao da alvenaria de bloco cermico, marcao dos vos de janelas e portas, basculantes, vos livre, etc. As distncias ou comprimentos e larguras dos vos das divises so chamadas de cotas. So os nmeros escritos em cima das linhas e entre duas linhas laterais, geralmente fora das paredes. As unidades de medida das cotas so o metro ou o centmetro.

A planta nos mostra: As paredes das divises (quartos, salas, cozinhas, etc.), com suas dimenses; Espessura das paredes; Localizao, altura e dimenses de portas, janelas, combogs, etc.; Piso com localizao de aparelhos sanitrios, pias, lavanderias e conforme; Nome das divises e suas respectivas reas; Projeo do telhado; Posio de corte.

Corte

Outro projeto tambm utilizado na construo da obra o corte. um projeto representado num plano vertical com a direo (para frente ou parao fundo) indicado na planta. V-se somente o lado cuja direo foi feito o corte.

O corte nos mostra: A altura das paredes (empenas) que iro apoiar o telhado. A posio das peas do telhado. A altura do p direito (altura que vai do piso at o teto da casa) e de portas, janelas. A indicao das divises e cotas.

Escalas e Dimensionamento

Introduo

Ainda que o principal objetivo deste livro seja preparar para a leitura e interpretao de desenho tcnico, necessrio abordar os princpios bsicos de dimensionamento, porque o exerccio da engenharia poder requerer a execuo de esboos cotados. No se pode esquecer que, na rea da engenharia, o meio utilizado para expor o resultado de um projeto resultante de estudos e clculos o desenho tcnico e, assim sendo, os engenheiros, de qualquer modalidade, no mnimo precisam estar preparados para elaborar esboos cotados. Esboo cotado um desenho tcnico feito a mo-livre, no qual, alm da representao da forma, esto contidas todas as dimenses do objeto. Desta forma, os assuntos referentes ao dimensionamento dos objetos representados sero apresentados, neste captulo, visando no s a interpretao de desenhos mas tambm a sua elaborao.

Escalas

Como o desenho tcnico utilizado para representao de mquinas, equipamentos, prdios e at unidades inteiras de processamento industrial, fcil concluir que nem sempre ser possvel representar os objetos em suas verdadeiras grandezas. Assim, para viabilizar a execuo dos desenhos, os objetos grandes precisam ser representados com suas dimenses reduzidas, enquanto os objetos, ou detalhes, muito pequenos necessitaro de uma representao ampliada. Para evitar distores e manter a proporcionalidade entre o desenho e o tamanho real do objeto representado, foi normalizado que as redues ou ampliaes devem ser feitas respeitando uma razo constante entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto representado. A razo existente entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto chamada de escala do desenho. importante ressaltar que, sendo o desenho tcnico uma linguagem grfica, a ordem da razo nunca pode ser invertida, e a escala do desenho sempre ser definida pela relao existente entre as dimenses lineares de um desenho com as respectivas dimenses reais do objeto desenhado. DIMENSO DO DESENHO : DIMENSO REAL DO OBJETO Para facilitar a interpretao da relao existente entre o tamanho do desenho e o tamanho real do objeto, pelo menos um dos lados da razo sempre ter valor unitrio, que resulta nas seguintes possibilidades: 1 : 1 para desenhos em tamanho natural Escala Natural 1 : n > 1 para desenhos reduzidos Escala de Reduo n > 1 : 1 para desenhos ampliados Escala de Ampliao

As escalas mais usuais em arquitetura so : 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125, 1:200, 1:1000, 1:2500. A escala 1:100 corresponde a1 m = 1 cm.

Folhas

O formato usado o baseado na norma NBR 10068, denominado A0 (A-zero). Trata-se de uma folha com 1 m2. Todos os formatos seguintes so proporcionais: o formato A1 tem metade da rea do formato A0, etc.

Obtm-se ento os seguintes tamanhos:

Cabe ao desenhador escolher o formato adequado, no qual o desenho ser visto com clareza. Todos os formatos devem possuir margens: 25 mm no lado esquerdo, 10 mm nosoutros lados (formatos A0 e A1) ou 7 mm (formatos A2, A3 e A4). Tambmcostuma-se desenhar a legenda no canto inferior direito.

Legenda

A legenda no informa somente detalhes do desenho, mas tambm o nome da empresa, dos projetistas, data, logomarca, arquivo, etc. na legenda que o projetista assina seu projeto e marca revises. Em folhas grandes, quando se dobra o desenho, a legenda sempre deve estar visvel, para facilitar a procura em arquivo sem necessidade de desdobr-lo.

Dobragem de folhas

Toda folha com formato acima do A4 possui uma forma recomendada de dobragem. Esta forma visa que o desenho seja armazenado em uma pasta, que possa ser consultada com facilidade sem necessidade de retir-la da pasta, e que a legenda estaja visvel com o desenho dobrado. As ilustraes abaixo mostram a ordem das dobras. Primeiro dobrase na horizontal (em sanfona), depois na vertical (para trs), terminando a dobra com a parte da legenda na frente. A dobra no canto superior esquerdo para evitar de furar a folha na dobra traseira, possibilitando desdobrar o desenho sem retirar do arquivo.

Dobragem de alguns formatos

You might also like