You are on page 1of 4

EXCELENTSSIMO FAMLIA E

SENHOR

DOUTOR DO FORO

JUIZ

DE

DIREITO DA

DA VILA

SUCESSES

REGIONAL

PRUDENTE SO PAULO/SP.

JOO DA SILVA, brasileiro, separado judicialmente, funcionrio pblico, portador da cdula de identidade n 1.111.111 SSP/SP, inscrito no CPF/MF sob o n. 111.111.111.11, residente e domiciliado na Rua 1 .... jardim So Paulo, SP, CEP 00000-10 e MARIA DA SILVA, brasileira, separada judicialmente, do lar, portadora da Cdula de Identidade n. 111111 SSP/SP, inscrita no CPF/MF sob o n. 111111111111, residente e domiciliada na Rua 1 So Paulo, SP, CEP 0000000, por sua advogada que ao final assina, (procurao anexa), vem mui respeitosamente presena de V.Exa., a fim de requererem:

CONVERSO DA SEPARAO JUDICIAL POR MTUO CONSENTIMENTO EM DIVRCIO pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

DA JUSTIA GRATUITA

1. Os Requerentes pleiteiam os benefcios da Justia Gratuita assegurado pela Constituio Federal, artigo 5, LXXIV e Lei Federal 1060/50 tendo em vista que momentaneamente, no pode arcar com as despesas processuais, sem prejuzo de seu sustento prprio.

DOS FATOS

2. Por sentena proferida, MM. Juiz de Direito da 0 Vara da Famlia e Sucesses do IX Foro Regional Vila Prudente, So Paulo, data de 00 de setembro de 0000, j transitado em julgado, tiveram os Requerentes a sua sociedade a conjugal dissolvida e,

conseqentemente,

decretada

separao

judicial,

conforme

averbao (doc. anexo).

3. Naquela oportunidade, o termo de acordo entre ambos firmados, dispondo sobre as condies da separao, guarda dos filhos e penso alimentcia, foram devidamente homologados. - a guarda dos filhos ficar com a genitora; - a titulo de penso alimentcia ficou estipulado que o genitor arcar com 1/3 (um tero) de seus vencimentos lquidos ao filhos, conforme ofcio anexo.

4. Transcorreram, portanto, mais de um (01) ano da sentena homologatria da separao consensual dos cnjuges, conforme se constata da inclusa averbao.

5. Do matrimnio nasceu 2(dois) filhos, a saber: - JOO SILVA FILHO, menor, nascido aos 00 de abril de 0000, nos termos da Certido de Nascimento lavrada perante o 00. Cartrio do Registro Civil das Pessoas Naturais - , So Paulo, sob as folhas 000-V, do livro 000 de Registro de Nascimento, sob o n de ordem 0000. - MARIA SILVA FILHA, menor, nascida aos 00 de setembro de 0000, nos termos da Certido de Nascimento lavrada perante o Cartrio do Registro Civil das Pessoas Naturais -, So Paulo, sob as folhas 0000, do livro 0000 de Registro de Nascimento, sob o n de ordem 00000.

DO DIREITO

6. O artigo 1580 da Lei 10.406/02, permite a converso em divrcio da separao judicial consensual dos cnjuges, por sentena, aps decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, da qual no constar referncia causa que a determinou.

7. Desta forma, no presente caso, esto caracterizados e satisfeitos os requisitos para a solicitada converso.

8. Esclarecem os Requerentes que a cnjuge varoa continuar a usar o nome de solteira, ou seja, MARIA DA SILVA com o que concorda o varo.

DO PEDIDO

9. Diante de todo o exposto, os Requerentes requerem a Vossa Excelncia, com base nos dispositivos legais competentes, se digne homologar por Sentena a presente ao de CONVERSO DA SEPARAO JUDICIAL EM DIVRCIO, decretando o trmino da sociedade conjugal, aps manifestarem pessoalmente suas vontades perante esse R. Juzo, firmado o termo de ratificao e ouvido o D.D. Representante do Ministrio Pblico.

10. Aps requerem se digne V.Exa. determinar a expedio do competente mandado de averbao registrada margem da Certido de Casamento de folhas 0000 do livro 0 n 0000 de Registro de

Casamento sob o n de ordem 0000 lavrada no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Naturais - Subdistrito SP, para que proceda a devida anotao margem da certido de casamento dos

Requerentes.

11. Postulam, a concesso dos benefcios da Justia Gratuita, com fulcro na Lei 1.060/50, pois no possuem condies financeiras de arcar com as custas da presente ao sem prover seu sustento.

D-se presente causa o valor de R$ 1.000,00 ( hum mil reais), para efeitos fiscais. Nestes Termos, Pedem Deferimento.

So Paulo, 14 de junho de 2012.

__________________________________
ADVOGADA OAB/SP N. 0000

You might also like