You are on page 1of 30

1

Chacras:

Possumos sete chacras principais e outros 21 chacras ou nadis distribudos pelo corpo. Cada ponto de acupuntura considerado um micro-chacra. Os chacras situados na parte mais inferior de nosso corpo representam nosso lado instintivo, os mais elevados representam o nosso lado mental. Segue abaixo um resumo das propriedades de cada um dos sete principais chacras:

Chacra Chacra Chacra Chacra Chacra Chacra Chacra todo.

Raiz : vontade de viver; Sacral: amor sexual e sentimentos; do Plexo solar: ter um elo, lao com algo; Cardaco: amar a tudo universalmente; Larngeo: responsabilidade por si, profisso; Frontal: visualizar e compreender; Coronrio: espiritualidade, integrao com o

Os chacras podem ter vrios nveis de atividade. Quando esto "abertos", esto considerados operantes em uma forma normal. Alguns chacras no esto abertos bastante (sendo hipo-ativo), e para compensar, outros chacras so hiper-ativos. O estado ideal onde os chacras so equilibrados. O equilbrio ocorre quando nossos instintos trabalhariam junto com os nossos sentimentos e pensar. Nas terapias energticas em geral, as mudanas curativas

incluem uma reestruturao dos nossos chacras e dos nossos corpos etrico, emocional e mental ao mesmo tempo em que adotamos melhores padres de reao e de resposta vida cotidiana e novas maneiras de nos relacionarmos com as pessoas que fazem parte da nossa vida.
1 - Chacra Bsico

Vibra na freqncia da cor vermelha, tambm chamado de Chacra da Base ou Raiz e localiza-se no final da coluna entre o cccix e o perneo. Est relacionado com o elemento Terra e refere-se com as questes de sobrevivncia, de segurana pessoal, auto-preservao. Entre elas: luta pela sobrevivncia, sucesso no trabalho, obteno de alimento, de dinheiro e de proteo. Governa os instintos terrenos necessrios para a sobrevivncia fsica, bem como o meio para consegui-los. O chacra Muladhara (nome em snscrito do 1 chacra) o local da Kundalini enroscada, da Shakti vital, ou fora energtica. o chacra onde nasce e reside a energia kundalini que se movimenta em espiral, pelas nadis, rios internos conhecidos por Ida e Pngala que distribuem por todo o corpo energia e o impulso de vida. tambm o centro ertico do Ser. - Nadi Ida: canal esquerdo transportador das correntes lunares, natureza feminina visual e emocional, produo de vida, energia materna, respirao esquerda que proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda aberta durante o dia, equilibra a energia solar criando um equilbrio para si, tornando-nos mais relaxados e mais alertas mentalmente.

- Nadi Pngala: canal direito transporta correntes solares, natureza masculina, depsito de energia destrutiva, tambm purificador, a narina do lado direito de natureza eltrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo fsico mais dinmico, (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a sade). o chacra que trs o impulso para ao, estimula a pessoa a ir luta. Promove fora de vontade, resistncia e perseverana para enfrentar as dificuldades. Confere ambio, objetivos e a garra para atingi-los. Estimula a capacidade de realizar e concretizar no plano fsico. Considerado como a raiz e a ncora da pessoa no mundo, reflete o grau com que a pessoa se sente ligada ao planeta terra e vida, a quantidade de energia e a vontade de viver na realidade fsica. Propicia a potncia fsica, a disposio, o nimo e o senso de realidade. Muito importante em relao vitalidade geral do organismo, pois estimula todos os outros chacras, todo o sistema energtico e conseqentemente, todo o corpo fsico. Se estiver aberto, voc sente aterrado, estvel e seguro. Voc no desconfia desnecessariamente das pessoas. Voc se sente atual no aqui e agora e conectado a seu corpo fsico. Voc sente ter territrio suficiente. Se voc tender a ser medroso ou nervoso, seu Chacra da Raiz provavelmente hipoativo. Voc no se sentiria facilmente bem-vindo. Se este chacra for hiper-ativo, voc pode ser muito materialista e ganancioso. Voc provavelmente obsessivo em ser seguro e resiste a mudana. Forma geomtrica: quadrado, possuindo grande relao ao conhecimento ligado terra, s quatro dimenses e s quatro direes. Cor: vermelho em brasa para tonificar. a cor mais quente e densa. Aquece e estimula a circulao. Estimula o fluido da medula espinhal e o sistema nervoso simptico; energiza o fgado, estimulando os nervos e msculos. Vitaliza e organiza o corpo fsico. Violeta, azul ou rosa para sedar este chacra. Alimentos que estimulam o chacra: Agrio, berinjela, beterraba, tomate, morango. Mantra: Lam Elemento: Terra - o mais denso dos elementos, pois uma mistura dos 4 elementos: gua, fogo, ar e ter. Fase da vida: Desde a unio do espermatozide com o vulo, at 7 ou 8 anos. Desequilbrios neste chacra podem se manifestar em: Hiperatividade, grande agitao, inquietude, impacincia. Impulsividade, agressividade, reao defensiva na maioria das situaes. Tendncia violncia, dominao, ao despotismo. Ganncia, astcia, nfase excessiva nas questes materiais. Preocupao excessiva com a sobrevivncia e segurana pessoal.

Insegurana financeira, ansiedade em relao a sustentar a si e a famlia. Fraco instinto de conservao e de autoproteo. Sensao de que o mundo um lugar ameaador. Incapacidade de ir a luta, de enfrentar obstculos. Dificuldade para concretizar, de atingir objetivos. Falta de praticidade e de objetividade. Apatia, pouca vontade de viver, fadiga, fraqueza, preguia. Fraco senso de realidade, falta de contato com a realidade. Depresso, tendncias suicidas. Fisicamente est relacionado com: glndulas supra-renais, sistema estrutural, msculos, ossos, coluna vertebral, medula ssea, produo e qualidade do sangue, parte inferior da pelve, nus, reto, pernas e ps. Desequilbrio no Fsico: Anemias, resfriados, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotncia, insuficincia renal, fadiga, dores nas articulaes, dores lombares e nas pernas, presso alta ou baixa, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, priso de ventre, diarria, colite, apendicite, etc. Emocional equilibrado: Impulso para agir, conscincia instintiva bsica, fora, agressividade controlada, coragem, afeio, criatividade, generosidade, capacidade de sentir prazer, pessoa sensata, segura e estvel, habilidade em prover o necessrio para vida e capacidade de cuidar de si. Emocional desequilibrado: Egocentrismo, agressividade, preocupao, inexatido, indolncia, extravagncia, no permite o prazer, pessoa sem vida, desanimada, confuso de interesses, insatisfao, medo, timidez, insegurana, histeria, paixes fortes, aspereza, dificuldade em lidar com finanas, medo de arriscar-se, apego material, tabus sexuais. Pedras e cristais do primeiro chacra: as pedras que com ele se relacionam so vermelhas, marrons, cinzas e pretas. As pedras vermelhas se relacionam diretamente com o sangue e a circulao. As pretas so de proteo contra a negatividade. Todas, de qualquer cor, proporcionam ancoramento. Vermelho: Rubi, Granada, heliotrpio, jaspe vermelho Marrom / Cinza: Quartzo Fum, Olho de Tigre, Hematita, Jaspe Pele de Leopardo, Jaspe Paisagem, Howlita, Quartzo Olho de Falco, Quartzo Rutilado. Preto: Turmalina Preta, Obsidiana, nix

2 - Chacra Sacral

Vibra na freqncia da cor laranja tambm chamado de Sexual ou de Umbilical e localiza-se na regio situada entre o umbigo e o osso pbico. Est relacionado com o elemento gua e refere-se sexualidade, sensualidade, busca do prazer e da satisfao em vrios nveis. Rege a expresso das emoes sexuais e da sexualidade, a vitalidade sexual, a quantidade de energia sexual, a capacidade sentir o prazer e a fora sexual.

Criatividade no nvel da perpetuao da espcie, procriao. Este chacra, tambm, est relacionado com os padres emocionais, com a maneira como a pessoa reage emocionalmente nos relacionamentos individuais. responsvel pela expresso e liberao das emoes viscerais, tais como a raiva, a agressividade, assim como emoes decorrentes de choques e traumas. Quando est aberto, seus sentimentos fluem livremente, e se expressam sem voc perceber. Voc est aberto intimidade e voc pode ser passional e vvido. Voc no tem nenhum problema em tratar de sua sexualidade. Se voc tender a ser duro e frio ou a ser indiferente, o Chacra Sacral hipo-ativo. Voc no est muito aberto s pessoas. Se este chacra for hiper-ativo, voc tende a ser emocional toda hora. Voc se sentir emocionalmente unido s pessoas e voc pode ser muito sexualmente ativo. Forma Geomtrica: Crculo. Representa a forma crescente da lua. Cor: Laranja - tonifica; uma cor acolhedora e estimula a alegria. uma cor social que traz otimismo, expansividade e equilbrio emocional. Traz confiana e automotivao. Azul ou verde para sedar. Alimentos que estimulam o chacra: Abbora, cenoura, milho, laranja, manga, caqui. Mantra: Vam. Elemento: gua - forma circular - trs quartos da Terra so cobertos de gua, (planeta gua) trs quartos do peso de uma pessoa so de gua - a essncia da vida. Os sons da gua ampliam a vibrao desse chacra. Fase da vida: de 8 14 anos. Desequilbrios neste chacra pode se manifestar em: Impulso sexual exagerado que exige uma grande demanda de relaes sexuais. Fraco impulso sexual, tendncia a evitar o ato sexual e negar a importncia e o prazer que ele proporciona. Incapacidade de alcanar o orgasmo na mulher e no homem ejaculao precoce ou incapacidade de ereo. Tendncia a encarar os relacionamentos apenas a partir dos aspectos sexuais. Sexo desvinculado de sentimentos. Represso sexual e sentimento de culpa com relao sexualidade. Traumas emocionais e psquicos, traumas e abusos sexuais. Dores e emoes reprimidas. Sensibilidade excessiva, cansao, exausto. Fisicamente est relacionado com: as gnadas, testculos, ovrios, os rgos reprodutores, a prstata, os rins, a bexiga, o intestino grosso, o clon, a regio sacrolombar.

Desequilbrio no Fsico: desarmonia dos rins, fgado, pncreas, vescula e bexiga. Alergias alimentares, problemas menstruais, distrbios gstricos e intestinais, perda da vitalidade, dores lombares, no sacro e cccix. Emocional Equilibrado: Unio sexual prazerosa, alegria instintiva, capacidade de planejamento, coragem de viver, paixo, habilidade em relacionar-se, jogo de cintura, flexibilidade, auto-aceitao e paixo pela vida. Emocional Desequilibrado: Medo, incapacidade de construir, distrao, raiva, dio, inveja, insegurana, falta de paixo, tristeza, manipulao e apego, dependncia emocional, vcios e auto-destruio. Pedras e cristais do segundo chacra: as pedras relacionadas a este chacra em geral so alaranjadas como a Cornalina, Opala Fogo, Calcita Laranja, Pedra do Sol 3 - Chacra do Plexo Solar

Vibra na freqncia da cor amarela e localiza-se na regio do abdome, entre o final do esterno e o umbigo. Est relacionado ao elemento Fogo e refere-se identidade pessoal, autoestima, auto-imagem, conscincia do valor pessoal, autoconfiana e auto-valorizao necessrias para assumir o comando da prpria vida. Governa o senso de poder pessoal no mundo. A sensao de controle sobre a prpria vida, com relao s vontades, as necessidades e os objetivos pessoais. Relaciona-se com as questes de liderana e poder, dominao e submisso. nele que se encontram os padres mentais, como a pessoa v a si mesma, ao mundo e as outras pessoas. Rege a capacidade de "digesto e assimilao" dos acontecimentos, de idias, de intuies e de conhecimentos, o discernimento, a clareza mental, a capacidade de concentrao e de aprendizagem. Quando est aberto, voc se sente no controle e voc tem suficiente auto-estima. Quando o Chacra Umbigo hipo-ativo, voc tende a ser passivo e indeciso. Voc provavelmente tmido e no tem o que voc quer. Se este chacra for hiper-ativo, voc dominativo e provavelmente at mesmo agressivo. Forma Geomtrica: Tringulo invertido, sugerindo o movimento descendente da energia. Cor: Amarelo dourado para tonificar. Alimentos: Manteiga, gema do ovo, cenoura, batata doce, abbora, banana, abacaxi, melo, pssego, limo. Mantra: Ram (l-se o "R" com em vidro) - o principal ponto de concentrao durante a produo deste som o umbigo. Traz longevidade.

Elemento: Fogo auxilia a digesto e a absoro do alimento fornecendo a energia vital. Fase da Vida: De 14 21 anos. Desequilbrios neste chacra pode se manifestar em: Sentimento de vtima e sensao interior de impotncia abrir mo do controle sobre sua prpria vida. Submisso, dificuldade para colocar limites nos outros, sentimento de incapacidade e de inadequao, sentimento de culpa e de falta de merecimento. Medo do fracasso, medo de errar, insegurana para tomar decises, preocupao demasiada com a avaliao dos outros. Medos em geral, covardia, timidez, vergonha, sentimento de humilhao. Baixa auto-estima, vergonha, sentimento de inferioridade. Dificuldade de concentrao e confuso mental, dificuldade de aprendizagem. Excesso de racionalidade, "ego inflado", rigidez, presuno, arrogncia, cinismo, sarcasmo, vaidade, orgulho, desprezo pelos outros. Abuso do poder, tendncia ao domnio, tirania, manipulaes e controle sobre os outros, desrespeito pelo limite e a individualidade dos outros. Tenso, ansiedade, nervosismo, agitao, impacincia, preocupao e insegurana. Fisicamente est relacionado com: rgos de digesto, assimilao e eliminao, sistema digestivo, estmago, esfago, fgado, vescula biliar, pncreas, bao, apndice, intestino delgado, diafragma, as glndulas supra-renais. Desequilbrio no Fsico: M digesto, diabetes, toxinas, lceras e hrnias, gastrites e problemas de assimilao dos alimentos. Hipocondria, cncer no intestino e anorexia ou bulimia. Emocional Equilibrado: Impulso para vivenciar as emoes, colocar-se expressando suas prprias qualidades, vontade de liderar, amor a vida, aptido para experiment-lo com plenitude, propsitos definidos de aes, intuio, ternura e boa vontade. Autoestima, confiana e alegria. Emocional Desequilibrado: Ansiedade, egosmo, vaidade, cime, preconceitos, ira, timidez, intransigncias, abuso de poder, impacincia, preocupao. No sabe dizer no. Desconfiana, arrogncia e baixa auto-estima. Pedras e cristais do terceiro chacra: as pedras relacionadas a este chacra em geral so amarelas: Citrino, Topzio Imperial, mbar, enxofre.

4 - Chacra Cardaco

Vibra na freqncia das cores verde e rosa, localizando-se no centro do peito sobre o osso esterno. Est relacionado ao elemento Ar e refere-se com a capacidade de sentir, de expressar, de dar e receber o amor. o centro pelo qual se ama e sente-se compaixo pelos outros. O desenvolvimento deste chacra est relacionado com o amor incondicional, com a auto-estima e a auto-aceitao. A capacidade de manifestar o amor ao prximo, de nutrir e doar-se ao outro, proporcional capacidade de amar e de cuidar de si mesmo. Para amarmos incondicionalmente necessrio aceitarmos ns mesmos e os outros como so. Por isso este chacra est relacionado com o perdo. Quando est aberto, voc piedoso e amigvel, e voc trabalha em relacionamentos harmoniosos. Quando seu Chacra do Corao hipo-ativo, voc frio e distante. Se este chacra for hiper-ativo, voc est sufocando as pessoas com seu amor e este provavelmente tem razes completamente egostas. Forma Geomtrica: Hexagrama - dois tringulos sobrepostos, um voltado para cima, simboliza Shiva, o princpio masculino. O outro tringulo, voltado para baixo, simboliza Shakti, o princpio feminino. Atinge-se o equilbrio quando estas duas foras esto unidas em harmonia. Cor: Rosa - amor incondicional / verde dilatador de veias, artrias e msculos, usado para presso alta, cateterismo. relaxante do sistema nervoso, principalmente simptico e muscular, auxiliando nos casos de esgotamento, irritao e insnia; regula a presso arterial, o sistema circulatrio e estimula a glndula pituitria, normalizando a funo das demais glndulas. Auxilia nos casos de febre, quando no se sabe a causa da infeco. Cria espao no corao como o frescor da primavera, fazendo sentir-se renovado. Violeta e magenta (falta de energia) para tonificar. Alimentos que estimulam o chacra: Frutas e verduras verdes (abacate, kiwi, ma verde, uva, agrio, alface, escarola, brcolis). Mantra: Yam - a concentrao dever estar centralizada no corao, desfazendo qualquer bloqueio na regio cardaca, proporcionando controle sobre a respirao. Elemento: Ar - Auxilia o funcionamento dos pulmes e do corao. A estrela de seis pontas simboliza o elemento ar. Fases da vida: 21 a 28 anos. Desequilbrios neste chacra podem se manifestar em: Egosmo, dificuldade de dar amor, de nutrir afetivamente e doarse s outras pessoas. Falta de amor e compaixo pelo mundo, pelas pessoas, pela natureza e pelos seres vivos em geral. Incapacidade de manifestar e expressar o amor e os sentimentos.

Dificuldade de confiar nas outras pessoas. Apego e dependncia emocional, carncia afetiva, autopiedade, amor possessivo, cimes. Medo de perder afeto, de ser rejeitado, de ser ferido afetivamente. Falta de amor prprio, auto-estima rebaixada, sentimentos de culpa, de falta de merecimento. Ressentimentos, mgoas profundas, dificuldade de perdoar, raiva, dio, cimes, inveja. Dificuldade de perdoar. Dor emocional, decepes amorosas, corao magoado, desgosto. Tristeza, angstia, sentimento de solido e de abandono. Problemas de relacionamentos afetivos. Fisicamente est relacionado com: corao, circulao, veias, artrias, pulmes, timo, sistema imunolgico, sistema linftico, gnglios linfticos, seios, regio dorsal. Desequilbrio no Fsico: Doenas cardacas, distrbios de presso, problemas pulmonares e bronquites. Sistema imunolgico ineficiente e dor de cabea. Emocional Equilibrado: Amor prprio e pela humanidade, verdadeira compreenso da compaixo e benevolncia, aceitao, bondade, disponibilidade para o perdo, ajuda ao prximo, sabedoria, conscientizao do outro, assentamento na estrutura terrena, d consistncia e vitalidade as aspiraes amorosas, pacificao, f na vida e nas pessoas. Emocional Desequilibrado: Depresso, angstia, desprezo, raiva e medo, apego ao apego, incapacidade de amar e se emocionar. Corao fechado, apego e depresso. Pedras e cristais do quarto chacra: as pedras relacionadas a este chacra podem ser verdes ou rosa. As pedras de cor rosa trabalham diretamente com a energia do Amor Incondicional e promovem tranqilidade e paz ao corao. As verdes trabalham com a energia da cura, da sade, da vitalidade, do amor fsico e da prosperidade. A Turmalina Melancia bastante especial por conter as duas cores bsicas deste chacra, representando-o em sua totalidade. O chacra cardaco especialmente importante por ser o ponto central de nosso corpo, separando (e unindo) os chacras superiores (quinto, sexto e stimo), que regem a espiritualidade, dos inferiores (primeiro, segundo e terceiro), que regem o fsico. Verde: Malaquita, Esmeralda, Aventurina, Verdelita, Dioptsio, Jade, Amazonita, Crisoprsio. Rosa: Quartzo Rosa, Rodocrosita, Kunzita, Rubelita (turmalina rosa). Verde / Rosa: Turmalina Melancia. Translcida: Pedra da Lua, opala.

5 - Chacra Larngeo

Vibra na freqncia da cor azul e localiza-se no centro da garganta. Est relacionado com a comunicao, com a

capacidade de expressar os pensamentos, os sentimentos, as intuies e a criatividade em geral. Rege a auto-expresso, a expresso da individualidade, das verdades pessoais, dos sentimentos e dos pensamentos. atravs dele que expressamos o que somos, sentimos, pensamos e assumimos a responsabilidade por isso. , tambm, o veculo da expresso da intuio e da sabedoria superior que provm de todas as formas de percepo extra-sensorial do chacra frontal. Estimula a vontade de se comunicar e se expressar para o mundo. Centro da criatividade superior est relacionado com a expresso da criatividade, com a inspirao e expresso artstica em geral: msica, dana, pintura, escultura, teatro, poesia, literatura, etc. Quando est aberto, voc no tem nenhum problema expressar-se. Quando este chacra est hipo-ativo, voc tende a no falar muito, e voc provavelmente introvertido e tmido. Contar mentiras pode bloquear este chacra. Se este chacra for hiper-ativo, voc tende a falar demasiadamente, geralmente domina as pessoas e as mantm em distncia. Voc um mau ouvinte se este for o caso. Forma Geomtrica: Lua crescente. Cor: Azul - atua como tranqilizante na aura. calmante do sistema nervoso, e equilibrador nos casos de obsesso. Traz quietude e paz mental, estimula a busca da verdade interna, a inspirao, criatividade, a f e est associada pacincia e serenidade. Turquesa estimula a comunicao em pblico. Para tonificar, laranja e violeta. Alimentos que estimulam o chacra: Ameixa preta, uva passa, amoras, peixes, aspargos, batatas. Mantra: Ham (l-se o "H" como em help) - representa o som do corpo. Este som puro afeta o ouvinte, alterando os espaos de sua mente e de seu ser. Elemento: Expanso do conhecimento nos d Akasha, unio de todos os elementos: terra, gua, fogo e ar, estando bem refinados em sua mais pura essncia.Ar, mas num sentido mais sutil, associado ao som (Mantra). Fases da vida: 28 a 35 anos. Desequilbrios neste chacra podem se manifestar em: Necessidade exagerada de se expressar e de falar sobre si mesmo. Dificuldade de se expressar e de falar sobre si mesmo. Dificuldade de auto-expresso, de expressar e assumir os sentimentos, pensamentos e necessidades. Dificuldade de expressar opinies, idias e preocupaes.

Dificuldade de expressar emoes. Emoes e necessidades bloqueadas e no expressadas. Sentimentos reprimidos na regio da garganta ou "engolidos". A raiva reprimida se aloja na regio posterior do pescoo, enquanto as tristezas e as lgrimas no expressadas se situam na rea da garganta. Problemas de comunicao. Pouca clareza na comunicao. Problemas na fala. Fisicamente est relacionado com: garganta, glndulas tireide e paratireide, boca, gengivas, articulao temporomandibular, cordas vocais, traquia, laringe, faringe, pescoo, vrtebras cervicais.

Desequilbrio no Fsico: Laringite, faringite, problemas de tiride e paratiride, doenas mentais, distrbios da fala, gagueira e surdez. Emocional Equilibrado: Sensibilidade, criatividade artstica, dom da palavra e do conhecimento, clariaudincia, intelecto claro, independncia, idealizao, senso de planejamento, fora de vontade, capacidade de tomar decises. Emocional Desequilibrado: Fobias, covardia, falta de criatividade, mentalidade e expresso tacanha, rude e pobreza de esprito, preconceitos, atitudes extremamente racionais, pessoa que reclama o tempo todo, agressividade verbal e apego a crenas limitantes.

Pedras e cristais relacionadas ao quinto chacra em geral so azuis: gua Marinha, Turquesa, Topzio Azul, Quartzo Azul, Cianita, Crisocola, Slica Gema, Larimar, Celestita, Angelita. Algumas das pedras do sexto chacra tambm agem sobre o quinto, como o Lpis Lazuli e a Indicolita. 6 - Chacra Frontal

Vibra na freqncia da cor azul ndigo, tambm chamado de terceiro olho e localiza-se na regio do centro da testa. Est relacionado com a habilidade intuitiva, com as percepes extra-sensoriais, com as capacidades psquicas de: intuio, visualizao, clarividncia, telepatia, clariaudincia e outras. Favorece a introspeco, a introviso, a viso interior, a capacidade de alterar o estado de conscincia para se lembrar das vidas passadas, para se entrar em contato com outros nveis de freqncia e realidades. Rege a viso transcendental do mundo, a capacidade de perceber a vida, o dia-a-dia. Possibilita ver os acontecimentos pessoais e do mundo a partir de um ponto de vista superior. Estimula a capacidade de discernimento a partir da ligao da mente com a sabedoria divina. Esta conexo com uma conscincia csmica mais ampla permite extrair a sabedoria e os aprendizados das experincias da vida. Relaciona-se, tambm, com o intelecto, com conceitos intelectuais e filosficos, com clareza e lucidez mental. Quando est aberto, voc tem uma boa intuio. Voc tende a fantasiar.

Se for hipo-ativo, voc no muito bom em pensar em voc mesmo, e voc pode tender a confiar em autoridades. Voc pode ser rgido em seu pensar, confiando em demasiadas opinies. Voc pode ser confundido facilmente. Se este chacra for hiper-ativo, voc pode viver em um mundo de fantasia. Em casos excessivos alucinaes so possveis. Forma Geomtrica: Crculo (bindo). Cor: Dourado para concentrao falta de memria. Violeta tranqilizante e calmante. Clareia e limpa a corrente psquica do corpo e mente, afastando problemas de obsesso mental e psicose. Alimentos que estimulam o chacra: Berinjela, beterraba, ameixa preta. Mantra: OM. Elemento: Presena de todos os cinco elementos, com trs gunas que so manas (mente), buddhi (intelecto), Ahankara e chitta (o ato de ser - o ser). Fases da vida: 35 a 42 anos. Desequilbrios neste chacra pode se manifestar em: Excesso de intelectualismo, frieza emocional, ceticismo. Negao da verdade, dificuldade para ver as coisas como elas realmente so, resistncia e teimosia. Rigidez, orgulho excessivo e inflexibilidade. Intuio excessiva sem discernimento, tendncia a fantasia e fuga da realidade. Excesso de mediunidade, de misticismo, de religiosidade. Agitao mental, atividade mental excessiva, preocupao exagerada, obsesso, parania. Dificuldade de raciocnio, problemas de concentrao e de memria, confuso mental.

Fisicamente est relacionado com: glndula pituitria ou hipfise, sistema endcrino, rosto, olhos, ouvidos, nariz, seios paranasais. Desequilbrio no Fsico: Rinites, problemas de ouvido, de olhos, surdez, tontura, enxaqueca. Cansao e confuso mental. Emocional Equilibrado: Percepo em relao ao universo que o cerca, entendimento do prprio caminho, percepo, intuio, f e devoo, carisma, magnetismo, fora, sabedoria, capacidade de concentrar-se e foco no objetivo. Emocional Desequilibrado: Desconcentrao, dogmatismo, v a vida com limitao, arrogncia, medo, perda da f e seduo, delrios, egosmo, obsesso, teimosia e apego crenas impostas pela sociedade. Pedras e cristais relacionadas ao sexto chacra em geral so azuis, indigas e violetas: Lpis Lazuli, Azurita, Sodalita, Indicolita, Ametista, calcita tica.

7- Chacra Coronrio

Vibra na freqncia da cor violeta, tambm chamado de Chacra da Coroa e localiza-se no topo da cabea. Est relacionado a uma profunda busca interior, filosfica, religiosa ou espiritual sobre o significado, o propsito da vida e a identidade espiritual. Assim como o Chacra da Base nos conecta com a terra, o Chacra da Coroa nos conecta com o cu, com o divino. Conecta o indivduo com a espiritualidade e integra o seu ser em todos os seus aspectos: fsico, emocional, mental e espiritual. o ponto de entrada da energia divina que vem atravs da alma, que d vida e anima o corpo fsico. Por onde se recebe a energia csmica que traz a conscincia de que se algo mais alm da matria fsica. Ele possibilita a abertura para o encontro com a parte divina, o Eu Superior, o nosso guia interior. Esta comunicao com o divino trs o sentido de unicidade, de totalidade e estimula o desenvolvimento de uma identidade espiritual e uma conscincia csmica e universal. A abertura natural deste chacra permitir a expresso, aqui no plano fsico, de todos os aspectos de perfeio da alma aps terem sido desenvolvidos todos os aprendizados. quando a alma obtm o ttulo de "Mestre", quando a pessoa atinge a iluminao, entra no estgio de ascenso e perfeio espiritual, o que torna possvel de se ver Deus nas pequenas coisas e trazer o divino para vida diria. Este chacra possibilita a entrega Fonte, o servir, o se colocar a disposio divina, o "Seja Feita a Vossa Vontade". O verdadeiro sentido de propsito na existncia. Estimula na pessoa o sentido de totalidade, da paz e da f, dando um propsito existncia, colocando a pessoa a servio da humanidade. Quando este chacra est aberto, voc desprejudicado e completamente ciente do mundo e de voc mesmo. Se for hipo-ativo, voc no est muito ciente da espiritualidade. Voc provavelmente, completamente rgido em seu pensar. Se este chacra for hiper-ativo, voc intelectualiza coisas demais. Voc pode ser viciado em temas espirituais e est ignorando suas necessidades corporais. Forma Geomtrica: Crculo como a lua cheia. Mantra: Sham. Cor: Violeta e arco-ris. Elemento: Todos os elementos, inclusive o ter, em suas foras mais sutis. o Desequilbrios neste chacra pode se manifestar em:

Materialismo excessivo, no acreditar em nada que no seja terreno e palpvel, ceticismo, atesmo. Dificuldade de compreender quando outras pessoas falam de suas experincias interiores, de experincias espirituais. Fanatismos religiosos ou espirituais, contemplao em excesso. Loucura, insanidade mental, falta de conexo com a realidade, falta de p no cho. Medo da morte. Dificuldade de encontrar o seu lugar na vida. Sensao de vazio e falta de sentido na existncia. Fuga da realidade, escapismos, suicdio, vcios, drogas, lcool, vontade de morrer. Desespero, desesperana, depresso exausto e fadiga crnica.

Fisicamente est relacionado com: crebro, integrao dos hemisfrios cerebrais, glndula pineal, funcionamento geral do crebro e do sistema nervoso. Desequilbrio no fsico: Depresso, insnia, problemas endcrinos, tumores, inflamaes dos nervos, problemas nos ouvidos e nos olhos, problemas imunolgicos e envelhecimento precoce. Emocional equilibrado: realizao do caminho da alma, capacidade de transformaes, espiritualizao, entendimento do mais elevado, acesso ao Akasha, ao Eu Superior, f profunda e confiana na verdade, libertao da forma, destruio do imperfeito, fora, coragem, firmeza, poder de comandar, de liderar com absoluta segurana e conduzir de mentes, capacidade de abstrair e entender grandes causas e questes. Servir com amor universal e dedicao. Emocional desequilibrado: perda do sonho da alma, desencanto, insanidade, loucura, cristalizao, negativismo, autopiedade, separao, dor da alma, sofrimento, agonia pela falta de entendimento da verdadeira dimenso do ser. Pedras relacionadas: so as de cor branca transparente, violeta ou dourada. Branco Transparente: Cristal de Quartzo, Calcita tica, Selenita, Fluorita, Dolomita, Diamante. Violeta: Ametista, Fluorita, Lepidolita Dourado: Pirita, calcita dourada Dourado: Pirita

Propriedade curativa das Pedras e Cristais

gata - A gata pertence famlia do quartzo sendo tambm um xido de silcio (SiO2). Existe uma enorme variedade de cores e tipos de gatas, mas a mais comum cinza-clara ou bege-clara, mesclada com listas brancas ou um pouco mais escuras. Trabalham geralmente no chacra bsico, esto ligadas energia do planeta, e portanto servem para ancoramento e proteo. Recomenda-se muita ateno na escolha de gatas, pois comum que sejam tingidas artificialmente para propsitos comerciais. gata Azul Rendada (Blue Lace) proveniente dos Estados Unidos, Austrlia, Uruguai e Brasil; sua cor original azul bem clarinha com listas brancas que se assemelham a renda. Est relacionada ao quinto chacra e tem uma energia de livre

expresso, espontaneidade e pureza. uma pedra que atrai particularmente as crianas, por ter uma sintonia com a energia dos anjos da inocncia, alegria e pureza. Ajuda a liberar nossa verdade interior sem censura e sem julgamento. Fisicamente, usada para impedir a contrao do chacra larngeo, portanto aliviando tenses nos ombros e pescoo, infeces linfticas, dores de garganta e problemas de tiride. Tambm pode ser usada como auxiliar no tratamento da artrite, no fortalecimento da estrutura ssea e nos processos de desenvolvimento das unhas das mos e dos ps. gata Musgo - Outra variedade especial de gata, que se apresenta em cor branca leitosa ou transparente com incluses verdes que se assemelham ao musgo. usada no quarto chacra (cardaco), como auxiliar nos processos de cura de doenas genticas, congnitas ou hereditrias (diabetes, hemofilia, aneurismas, etc.). A nvel emocional, usada para aumentar e liberar a capacidade de alegria do corao. gua Marinha - Pertence ao grupo do berilo, e sua composio qumica Be3Al2 (SiO3)6 (silicato de alumnio e berlio). considerada a pedra bsica do quinto chacra. Sua cor azul claro, azul, ou azul esverdeado. Pode ser transparente ou opaca, porm as mais transparentes so mais fortes para o trabalho energtico. encontrada em diversas regies do planeta, principalmente no Brasil (MG e BA), Rssia, Austrlia, ndia e Sri Lanka. Sua energia representa a capacidade de verbalizao, a expresso da verdade interior e universal atravs do poder da palavra falada. Relaciona-se tambm intimamente com a essncia anglica de cada ser. A nvel fsico, sua fora de purificao tem grande efeito em todo o sistema respiratrio superior e nos rgos da fala. Ajuda a combater congestes e infeces da garganta, problemas de tiride, dificuldades respiratrias (rinite, sinusite, asma, bronquite), rouquido e problemas nas cordas vocais. Seu uso particularmente recomendado a pessoas que utilizam muito a voz (locutores, atores, cantores, professores, oradores, etc.). mbar - uma mistura de vrias resinas de origem vegetal, mas utilizado como pedra para efeitos energticos. mais abundante na Alemanha, Repblica Dominicana, Canad e Siclia. Trabalha mais especificamente no plexo solar (terceiro chacra), fortalecendo-o e energizando-o. Sua energia anti-depressiva, pois ajuda a encarar a vida com mais humor e alegria a cada passo do caminho. Ajuda tambm a aliviar dores, quando colocado diretamente sobre a rea dolorida (qualquer rea do corpo). Pode tambm ser usado como proteo contra qualquer tipo de negatividade, e nesse aspecto seu uso especialmente recomendado para crianas e adolescente. Como amuleto, os antigos o usavam para atrair amor, aumentar o prazer no sexo, para assegurar fertilidade e combater a impotncia. Amazonita - Pertence ao grupo do feldspato e sua composio qumica K (AlSi3O8) (silicato de alumnio e potssio). Sua cor verde azulada, opaca, e provm principalmente do Brasil, EUA, ndia e Madagascar. Seu potencial energtico est mais ligado ao chacra larngeo, mas tambm se aplica ao cardaco. Ajuda no aperfeioamento da expresso pessoal, no somente atravs da fala, aliviando e acalmando o crebro e o sistema nervoso. Por aumentar a expresso criativa, recomendada para ser usada pelas pessoas envolvidas com a vida artstica. Fisicamente, pode ser usada para aliviar tenses musculares, principalmente nos ombros e pescoo; ajuda tambm a minorar problemas relacionados com a gravidez e o parto. Como amuleto, atribui-se a ela o poder de atrair sucesso e tambm a sorte no jogo. Ametista - uma das variedades do grupo do quartzo (SiO2 - xido de Silcio), cuja cor violeta, variando do lils plido ao roxo escuro, transparente. mais amplamente encontrada no Brasil, Uruguai, Mxico e Madagascar. Trabalha principalmente no

chacra coronrio (stimo), mas tambm tem afinidades com as energias do chacra frontal (sexto). Representa a ligao com a espiritualidade propriamente dita e o poder de transmutao da chama violeta. Sua energia relaxante e suave a torna perfeita para trabalhos de relaxamento e meditao. Ajuda a eliminar sentimentos de raiva, medo e ansiedade e atrai a mente para uma compreenso mais profunda, com tranqilidade. Fisicamente, ajuda a eliminar dores de cabea, enxaquecas e insnia. Pode tambm ser usada para auxiliar no combate vcios mentais, como o alcoolismo. Aventurina (quartzo verde) - a variedade verde da famlia do quartzo (SiO2 xido de silcio). opaca, translcida e pode ser encontrada no mundo inteiro, principalmente no Brasil, EUA, ndia e Europa. Atua no chacra cardaco, com a energia de cura que comum a todas as pedras verdes. Estimula o tecido muscular, fortalece o sangue e trs sade e bem-estar. particularmente eficiente no tratamento de problemas da pele. Pode ser ainda usada para aliviar o stress, restaurar o equilbrio emocional e ajudar a liberar o medo e a ansiedade. Como amuleto, atribuem-se a ela os poderes de prosperidade financeira e sorte. Calcita - um mineral macio, de composio qumica CaCO3 (carbonato de clcio). Pode ser encontrada em todo o planeta e pode apresentar as mais diferentes variedades de formas e cores, desde o incolor transparente at o preto. Frequentemente tem a forma de romboedros (slidos de seis faces paralelas duas a duas). As melhores calcitas para o trabalho energtico so as rombides, pois nos ligam a realidades paralelas. A lio mais importante de todas as calcitas a arte de ser, o conhecimento do nosso prprio ser em todos os aspectos e todas as dimenses. A calcita incolor, tambm chamada de calcita tica, tem a propriedade da refrao dupla. Pode ser usada no chacra coronrio (stimo), mas tambm uma das ativadoras do Estrela da Alma (dcimo - primeiro), permitindo assim que a energia do Divino Impessoal se transmita identidade personalizada. Ela tambm pode ser usada como elo de percepo de realidades paralelas, tanto passadas como presentes ou futuras. Fisicamente, pode ser usada no sexto chacra para melhorar a viso, e ainda um agente de equilbrio na assimilao de clcio pelo corpo. A calcita verde basicamente uma equilibradora da mente, tornando mais flexveis os limites rgidos do intelecto. Pode ser usada no sexto chacra para a liberao de padres antigos de pensamento, e no quarto chacra para fazer contato com as emoes ligadas a esses padres. Auxilia nas transies, no desapego, na liberao de coisas antigas e em processos de mudanas mentais, escolhas e decises. Fisicamente, ajuda no tratamento dos ossos, ligamentos e tendes (artrite, tendinite, reumatismo) e na cura de alergias a fumaas txicas e produtos qumicos. A calcita azul equilibra o emocional e remove bloqueios para que as emoes possam fluir mais livremente. Reduz a intensidade de traumas relacionados a mudanas e de emoes fortes. Tem maior efeito quando usada no quarto ou no terceiro chacra. A calcita rosa, usada no chacra cardaco, ajuda a dissolver padres emocionais de medos antigos, bem como de tristeza, mgoa e solido, enquanto simultaneamente abre caminho para a entrada da energia do Amor Incondicional, expandindo a capacidade de amar e ser amado, de dar, receber e ser amor. A calcita dourada pode ser usada no chacra coronrio e no plexo solar, integrando a nova espiritualidade ao corpo fsico e s realidades do plano fsico. Auxilia a manter equilbrio emocional durante fases de transio, assegurando a expresso perfeita do poder pessoal e aumentando a capacidade de reconhecer o que verdadeiro.

Fisicamente, ajuda o aparelho digestivo a manter o equilbrio durante fases de transio, e especialmente efetiva em problemas relacionados vescula. A calcita amarela tambm pode ser usada simultaneamente no chacra coronrio e no plexo solar, unindo o que percebido pelo mental superior com as freqncias mais densas da matria. Quando usada no coronrio, estimula a glndula pineal, para que perspectivas de maior grandeza sejam percebidas conscientemente. A calcita laranja, geralmente usada no chacra sexual (segundo), transmite sensaes de felicidade, reduz o ceticismo e ajuda a aceitao. Quando usada no plexo solar, pode tambm ajudar a equilibrar o emocional. As esferas lapidadas de calcita laranja transmitem uma aura de felicidade ao ambiente em que se encontra. Cianita - um mineral de cor azul, transparente a opaco, e de composio qumica Al2SiO5 (silicato de alumnio), procedente do Brasil, EUA, ustria e Sua. A cianita ativa e equilibra o chacra causal (dcimo), promovendo atravs dele a conexo com o plano causal, que o plano mais elevado e sutil do mental superior. Neste plano que todas as freqncias da energia espiritual se transformam em formas-pensamento, para serem depois trazidas realidade (ou iluso) do plano fsico. Com o acesso a este plano atravs da cianita, podemos processar e programar o que desejamos manifestar em nossas realidades. A cianita a ponte que une o corpo de luz ao corpo fsico atravs da mente. Pode ser tambm usada em meditaes para facilitar a canalizao e o contato com guias espirituais e mestres. Assim como os cristais laser, lminas de cianita tambm podem ser utilizadas para fazer incises no campo urico, atravessando camadas de formas mentais desnecessrias e criando novos espaos energticos por onde possam penetrar pensamentos de luz. Essas mesmas lminas tambm podem ser usadas para criar escudos energticos de proteo em volta do campo urico. Citrino - O citrino natural uma variedade transparente de quartzo (SiO2 - xido de silcio), de cor amarelo claro at pardo-dourado, que pode ser encontrado no Brasil, Madagascar, EUA, Espanha, Rssia, Frana e Esccia. importante saber diferenciar o citrino natural, que usado energeticamente, do citrino comercial, que uma ametista queimada por processos qumicos para ter cor semelhante do citrino natural. A energia desta pedra semelhante do sol: aquece, conforta, penetra, energiza e d vida. Trabalhando no plexo solar (terceiro chacra), um forte equilibrador emocional, dissipando tenses e depresses, acalmando e aliviando condies de distrbio e removendo bloqueios de ordem emocional. a pedra essencial para tratar dos distrbios no aparelho digestivo, que esto sempre intimamente ligados aos distrbios emocionais. Pode ser usado no tratamento de gastrites, lceras, priso de ventre, diarria, etc. Remove medos, evita pesadelos, e usado com ametista assegura um bom sono para facilitar a percepo psquica. Atua tambm fortemente contra a depresso, a autodestruio e a tendncia ao suicdio, pois eleva a alma em direo compreenso e compaixo. Coral - Os corais so um emprstimo do reino animal ao reino mineral. So formados por pequenos plipos que segregam uma substncia calcria atravs de suas bases. Sua composio qumica CaCO3 (carbonato de clcio + magnsia + matria orgnica). Suas cores mais comuns so o vermelho, rosado, branco, negro e azul. Para efeitos energticos so mais usados os corais vermelhos, que atuam no segundo chacra. So provenientes do Mar Mediterrneo ocidental, golfo de Biscaya, Canrias, Japo, Austrlia e Hava. Trabalham a nutrio da energia sexual e da criatividade e podem ser usados para aumentar a fertilidade e para garantir um bom

desenvolvimento do feto durante a gravidez. Usados como amuletos, atribuem-se a eles os poderes de atrao sexual e fertilidade. Cornalina - uma variedade de gata, do grupo do quartzo, e sua composio qumica SiO2 (xido de silcio). Sua cor vai do laranja ao vermelho acastanhado, translcida e encontrada principalmente na ndia e no Uruguai. Atua no chacra sexual (segundo), ativando-o e energizando-o. Sua energia inspira ao, movimento, eloqncia e coragem, mantendo o corpo fsico bem desperto e ativo, e inspirando sensao de bem-estar e de pertencer Terra. Pode auxiliar a ensinar o indivduo a moldar um lugar nico para si na vida e a utilizar o poder pessoal no mundo fsico. Recomenda-se seu uso para pessoas distradas, confusas e desconcentradas. Assenta a ateno no momento presente para que se possa concentrar em acontecimentos correntes. Estimula um amor e uma apreciao mais profunda pela beleza e pelas ddivas da Terra. Deve ser usada pelos tmidos para aumentar sua coragem. Fisicamente, deve ser usada em casos de infertilidade, impotncia, distrbios dos rgos sexuais e reprodutores e doenas da pele. Estimula os impulsos sexuais e fortalece a sade em geral. Crisocola - um mineral opaco, de cor verde azulada, cuja composio qumica CuSiO3. 2 H2O (silicato de cobre hidratado). procedente do Chile, Rssia, EUA e Zaire. Atua no chacra larngeo (quinto) e na rea entre o larngeo e o cardaco. Trata-se de uma pedra feminina, representante da gua, do inverno, da Lua, do passivo porm poderoso, das emoes e da energia Yin. ideal nos casos de perturbaes femininas. extremamente benfica s mulheres que sofrem de desconforto menstrual (dor lombar, clicas, depresso). Tambm perfeita para segurar, usar ou meditar durante o trabalho de parto. um equilibrador emocional e pode ser posta sobre o chacra do corao para colocar o comportamento errtico ou emocionalmente descontrolado sob o controle da vontade. Alivia a dor da tristeza e a tenso da raiva, substituindo-as por compreenso e perdo. Proporciona paz mente e ao corao. Pode-se empreg-la como pedra de resfriamento para baixar febres, curar queimaduras, neutralizar a raiva e acalmar nervos em frangalhos. Descongestionante, pode ser usada em casos de rinite e sinusite. Auxilia tambm no equilbrio da presso arterial. Na rea psicolgica, ajuda a eliminar ansiedade, stress, culpa, tenso nervosa e medo sobrenatural. Faz a limpeza do subconsciente e desenvolve o equilbrio emocional e a maturidade. Crisoprsio - Faz parte do grupo do quartzo (calcednia), e sua composio qumica SiO2 (xido de silcio). translcido, de cor verde ma, e existem jazidas na ndia, Brasil, Madagascar, Rssia. frica do Sul e EUA. Atua no chacra cardaco, capacitando o indivduo a ter a coragem de ser, de amar e de aceitar incondicionalmente a si mesmo e aos outros. Ajuda a reduzir complexos de superioridade e inferioridade. Focaliza a habilidade de ser amoroso e de perdoar. Fisicamente, auxilia a aumentar a assimilao de vitamina C e a melhorar estados de fraqueza. Pode ser usado tambm para promover relaxamento e distenso muscular, principalmente nas reas dos ombros e pescoo. Enxofre - O cristal do enxofre amarelo claro, translcido e seu smbolo qumico S (enxofre). encontrado principalmente no Mxico, Bolvia, EUA, ndia e Japo. Trabalha no plexo solar (terceiro chacra), e sua principal funo a de eliminao. Por isso mesmo muito benfico para a parte inferior do aparelho digestivo, auxiliando os rgos de filtragem e eliminao (fgado, rins, vescula, bao, pncreas, bexiga e intestinos). No deve ser colocado em gua, pois se dissolve muito facilmente. Para limp-lo energeticamente, o mtodo mais efetivo o uso da selenita. Nas civilizaes antigas era comum queimar-se o enxofre para afastar demnios e maus espritos e para proteger as habitaes contra energias negativas. Pode ser usado tambm para aliviar sensaes de queimadura e problemas da pele. Seu uso no plexo solar ajuda a

eliminar sentimentos de raiva, depresso, irritabilidade e egosmo, e para aumentar a fora de vontade e o poder de argumentao. Esmeralda - um mineral verde, de transparente a opaco e composio qumica Be3Al2 (SiO3)6 (silicato de berlio e alumnio). Atua no chacra cardaco (quarto) e simboliza a energia verde da cura. Ajuda a revitalizar o corpo fsico, normaliza a presso arterial e a grande especialista das doenas do corao. Sua energia est relacionado com o renascimento, abundncia e a maturidade. Na rea psicolgica, proporciona equilbrio emocional e mental, harmonia e habilidade de expresso. Deve ser usada sozinha, pois sua energia no se compatibiliza com a de outras pedras, com exceo do diamante. Fluorita - um mineral transparente ou translcido, que pode ser encontrado em diversas tonalidades, do incolor ao violeta, sendo mais comum a violeta. Sua composio qumica CaF2 (fluoreto de clcio) e proveniente dos EUA, Brasil, Inglaterra e Alemanha. Atua principalmente no chacra coronrio (stimo). As variedades de outras cores atuam nos chacras correspondentes quelas cores. uma pedra relativamente nova, que ainda est desenvolvendo seu potencial completo. uma catalisadora de transmutao que pode levar devoo inspiracional, verdade csmica e sabedoria. Tem um potencial de cura semelhante ao da ametista. Ajuda em desordens mentais e no despertar espiritual. Os octaedros de vrios tons podem ser usados no terceiro olho para ajudar na meditao e relaxamento. Trabalha com a mente consciente e til para colocar pensamentos em ordem, reduzir envolvimento emocional em situaes em que se quer ganhar uma perspectiva mais acurada. tambm utilizada para assimilao mais fcil de informaes. Beneficia os dentes e os ossos, aliviando a artrite, o reumatismo e as dores na coluna. Aumenta a intuio e regulariza o apetite sexual. Manifesta o aspecto mais alto da mente; a mente em sintonia com o esprito. Facilita a comunicao interdimensional. Granada - um mineral de cor vermelho escuro, de transparente a translcido, proveniente do Brasil, frica do Sul, Checoslovquia, Austrlia, Sri Lanka e Madagascar. Sua composio qumica Fe3 Al2 (SiO4)3 (silicato de ferro e alumnio - variedade almandina) ou Mn3 Al2 (SiO3)2 (silicato de alumnio e mangans - variedade espessartita). Atua no chacra bsico (primeiro) auxiliando no ancoramento, que significa estar presente no prprio corpo, e na habilidade para atuar de forma amorosa no plano fsico. D energia e coragem e ajuda a sair de condicionamentos mentais. Fisicamente, trabalha diretamente com o sangue e a circulao. Seu uso recomendado durante sangramentos, hemorragias e para todas as doenas relacionadas com sangue. Heliotrpio - Faz parte do grupo do quartzo (calcednia), opaco e tem cor verde escura com pontos vermelhos. Sua composio qumica SiO2 (xido de silcio), e proveniente da ndia, Austrlia, China, Brasil e EUA. Atua sobre o chacra bsico (primeiro) e seus pontos vermelhos trabalham para equilibrar deficincias de ferro no fluxo sanguneo. Refora e protege o sistema imunolgico, sendo por isso recentemente muito usada no tratamento de pacientes com AIDS. Pode ser tambm usada em quaisquer outros problemas do sangue e da circulao. Ajuda tambm a revigorar e estimular toda a sade, a dar coragem, e a eliminar os medos e a raiva. Hematita - uma pedra opaca de cor cinzenta, encontrada em quase todo o mundo, principalmente no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. um xido de ferro (Fe2 O3), e por isso mesmo tem em sua essncia a fora do ferro e a natureza etrica do oxignio, trabalhando tanto no corpo fsico quanto no etrico. um mineral que trabalha a metamorfose, incorporando elementos espirituais na forma fsica. A essncia da

hematita de cor vermelha (quando passa por processos de polimento a gua que escorre dela sai completamente vermelha) e por isso tem efeito direto sobre o sangue e sua circulao no corpo humano. Com o poder de fortalecer e purificar o sangue, essencial no tratamento e preveno de doenas como o cncer, leucemia, AIDS, anemia e diabete. Ajuda na coagulao, cicatrizao, no controle de perda de sangue durante cirurgias e na purificao da corrente sangunea. Sua principal misso ancorar no corpo fsico a essncia do esprito. A hematita atua no chacra bsico (primeiro) e principalmente no oitavo chacra, o Estrela da Terra, que ativado e equilibrado por ela. Desta forma, a hematita constri a ponte que liga a energia do esprito, que entrou atravs do Estrela da Alma, com as razes do planeta. uma pedra que promove o total ancoramento das energias na Terra, eliminando limitaes da mente e promovendo um equilbrio entre o sistema nervoso etrico e o sistema nervoso fsico. Pode tambm ajudar a dissolver a negatividade. Fisicamente, tima para ser usada contra tonteiras, presso baixa, aps intervenes cirrgicas e anestesia, e auxilia o sono quando usada em conjunto com a ametista. Auxilia no tratamento de cibras e tem um grande poder de alinhar a coluna vertebral. Durante sesses de energizao com cristais, deve-se sempre colocar hematitas nas mos ou ps da pessoa, para que a energia recebida possa ancorar no corpo fsico. essencial o uso de hematita nos ps ou mos quando se est trabalhando com pedras aceleradas nos chacras transpessoais. Sempre que houver uma exposio a um excesso de energia, a hematita deve ser usada dentro dos sapatos, para descarregar o excesso para a Terra. Indicolita (Turmalina Azul) - um mineral transparente, encontrado em variados graus de azul, principalmente encontrado no Brasil, Sri Lanka e Madagascar. Sua composio qumica (NaLiCa) (Fe11MgMnAl)3 Al6[(OH)4(BO3)3Si6O18] (borossilicato complexo de alumnio de composio varivel). Atua principalmente no chacra frontal (sexto), mas tambm pode ser usada no larngeo e no cardaco. No frontal, ajuda a desenvolver a capacidade de concentrao e de visualizao e traz sensaes de paz a mentes conturbadas; usada no larngeo, permite uma expresso verbal mais clara e no cardaco, acalma um corao zangado ou entristecido. No entanto, a principal expresso energtica da indicolita, como todas as outras turmalinas, est diretamente ligada cura fsica ao nvel celular. Para este tipo de aplicao, quando usada no chacra frontal, ajuda a combater todos os tipos de problemas dos rgos da viso e da audio; no chacra larngeo usada contra dores de garganta, problemas de tireide e problemas da fala. Jade (Jadeta) - um mineral verde, transparente, de composio qumica MaAl (Si2O6) (silicato de alumnio e sdio). proveniente da Birmnia, China, Japo, Mxico e Guatemala. No Extremo Oriente, usada desde tempos imemoriais como pedra de cura em geral, proteo e harmonizao emocional. tambm conhecida como pedra dos sonhos, pois aumenta a capacidade de lembrar dos sonhos e interpret-los. Usada sob o travesseiro ajuda a liberar emoes reprimidas atravs do processo dos sonhos. Era tambm muito usada pelos Maias e Astecas para trazer a paz equilibrando o fsico, o emocional e o mental. Atua no chacra cardaco (quarto) e seu uso aconselhado como complemento a qualquer tipo de medicina oriental, pois sua vibrao est em harmonia com este tipo de medicina. Jaspe Vermelho - Pertence ao grupo do quartzo (SiO2 - xido de silcio), opaco e cor de tijolo, encontrado em quase todo o mundo, principalmente no Brasil. Entre as inmeras variedades do Jaspe, o vermelho o mais usado para fins energticos, auxiliando o processo de maior aceitao do corpo fsico e da sexualidade. Atua no segundo chacra (sexual), reduzindo sentimentos de vitimizao e trazendo uma energia mais dinmica e vivaz. particularmente aconselhvel para pessoas que

sintam culpa ou vergonha por terem uma orientao sexual diferente, estimulando a auto-aceitao e a auto-estima. Kunzita - Pertence ao grupo do Espodumnio, tem cor rosa claro ou rsea-violeta, transparente e sua composio qumica LiAl (Si2O8). mais encontrada no Madagascar, Brasil, EUA e Birmnia. ativa e equilibra o chacra cardaco (quarto), exprimindo o amor em aes. Expande a energia amorosa do chacra cardaco para os outros chacras. uma pedra tima para se usar junto ao corao. Manifesta o estado maduro do corao: aberto, desobstrudo, seguro, forte, vibrante, radiante, equilibrado e amoroso. Une as pessoas prpria fonte infinita do amor. Seu objetivo preparar o amor-prprio internalizado para que se expresse externamente. Tem habilidade em criar equilbrio entre a mente e o corao. Tambm uma poderosa pedra pessoal de meditao. Pode-se us-la para equilibrar estados emocionais negativos e/ou estados mentais perturbados. tambm usada para atrair amor. Lpis Lzuli - uma pedra opaca de cor azul anil (ndigo), e de composio qumica Na8(Al6Si6O24)S2 (silicato de alumnio e sdio com enxofre). proveniente do Afeganisto, Rssia e Chile. Atua no chacra frontal (sexto). Acalma a mente, desenvolvendo a intuio, a meditao e a sabedoria. Ajuda a aumentar as habilidades mentais e a sensibilidade energia sutil. Fisicamente, ajuda a melhorar a concentrao, a memria e a viso. muito importante para os alicerces da Terra, pois representa luz absoluta. Toca o mago do corao, do amor e da beleza, harmonizando tanto o interno quanto o externo. uma pedra de contemplao e meditao. Tem grandes propriedades de cura e purificao. Ajuda a desenvolver a estabilidade e o poder da mente que possibilitaro atuao da fora espiritual. Atrai a mente para o interior procura de sua prpria fonte de poder. No Egito antigo era moda e colocada nos olhos dos faras que faleciam, para que eles pudessem enxergar as portas de entrada para a outra vida. Larimar - uma variedade da pectolita, opaca, de cor azul-celeste, apresentando traos brancos e s vezes avermelhados ou pretos. proveniente da Repblica Dominicana e sua composio qumica NaCa2Si3O8 (OH) (silicato de sdio e clcio hidratado). Atua principalmente no chacra larngeo (quinto). Transmitindo a tranqilidade pacfica dos mares do Caribe, o larimar uma pedra extremamente til para unir a calma do corao paz da mente, integrando o amor emanado pelo quarto chacra com o pensamento positivo. Atravs de seu uso, facilitamos a comunicao de nossa energia mais pura, passando aos semelhantes nossa compaixo e paz interior. Embora seja de origem vulcnica, o larimar apresenta as qualidades da gua e do ar, esfriando emoes afogueadas, tenses e facilitando a comunicao tranqila, compreensiva e eficiente entre seres. uma pedra profundamente ligada energia dos golfinhos, inteligncia pura e intuitiva, simples e inocente. Traz alegria, bemestar, e desperta nossos sentimentos mais puros. Embora pertena ao quinto chacra pode ser igualmente usada no sexto e no quarto, em situaes onde necessitemos de nossa pureza interior para aplacar pensamentos raivosos ou negativos e emoes intensas de raiva, cime ou inveja. Diz a lenda que as piscinas e fontes de Atlntida eram revestidas de larimar, e por isso mesmo ela tambm conhecida como mrmore de Atlntida. Experimente usar larimar em regies onde existam golfinhos e prepare-se para uma agradvel surpresa. Lepidolita - a variedade lils da mica, sendo tambm conhecida como mica roxa. Sua composio qumica K(LiAl)3 (SiAl)4 O10 (F OH)2 (fluorsilicato bsico de potssio, ltio e alumnio). proveniente dos EUA, e do Brasil. Atua no chacra coronrio (stimo), causal (dcimo) e cardaco (quarto). A lepidolita une as energias dos raios rosa e violeta fazendo com que o amor gerado no corao atinja as mais altas esferas, atravs do equilbrio dos chacras cardaco e coronrio e da ativao destas energias do

plano causal. Com isso, prepara o caminho para a harmonizao de sentimentos de auto-estima, aceitao, abertura, honestidade e perdo, provenientes do chacra cardaco, com o intelecto e a energia do esprito. Desperta o amor espiritualidade, por sua capacidade de sintonizar energias anglicas em alto grau. A lepidolita uma pedra que ajuda nas transies, facilitando a reestruturao e reorganizao de padres antigos de atitudes, crenas e pensamentos. Ela induz mudana, quando necessrio, estimulando a aceitao do novo. Fisicamente, ajuda a reduzir a tenso e o stress, auxilia o processo da digesto, e pode ser usada para aliviar cibras nas pernas, tendinite, msculos tensos e para localizar reas do corpo onde existam bloqueios energticos. Malaquita - um mineral opaco de cor verde clara a verde escura, e geralmente os traos de diversas tonalidades de verde formam lindos desenhos em sua superfcie. Sua composio qumica Cu2 [(OH)2 CO2] (carbonato bsico de cobre). As malaquitas de melhor qualidade so provenientes do Zaire, mas tambm podem ser encontradas na Rodsia, Nambia, EUA, Rssia, Austrlia, Israel e Chile. uma pedra do chacra cardaco (quarto), mas tambm atua com grande eficcia sobre o plexo solar. Sua energia de cura extraordinria, servindo praticamente para todos os fins curativos. costume dizer-se que quando houver dvida sobre qual pedra deve ser usada para um determinado mal. pode usar a malaquita pois, alm de tudo, ela ajuda a restabelecer a sade de uma forma geral. Colocada sobre o plexo solar, libera a tenso do diafragma e restaura a respirao profunda e plena. Ajuda o funcionamento de todo o aparelho digestivo, alm do respiratrio. Tem a qualidade de absorver energia podendo ser colocada sobre qualquer rea doente ou dolorida para extrair a energia da dor e trazer tona as causas pisico-emocionais. Emocionalmente, trabalha para revelar nossos medos mais profundos sobre mudana e crescimento, e nos auxilia a reconhecermos e utilizarmos nossos poderes. Por isso mesmo uma pedra perfeita para trabalhar a abundncia, a prosperidade e a manifestao de nossos desejos. Usada junto ao computador ou aparelhos de televiso, absorve a radiao emitida, protegendo os usurios. Para efeito de proteo contra acidentes de locomoo, deve ser sempre carregada dentro de automveis, avies e outros veculos. Junto crisocola e pedra da lua, muito eficaz no tratamento e preveno de qualquer tipo de cncer. Quando usada para extirpar dores ou doenas, deve ser limpa pelo processo da selenita imediatamente aps o seu uso. Por ser derivada do cobre, a malaquita no reage bem ao sal e portanto sua limpeza energtica nunca deve ser feita atravs do processo gua / sal. Obsidiana - uma rocha vulcnica, amorfa, rica em xido de silcio. Sua cor geralmente negra, do opaco ao translcido, e encontrada no mundo inteiro. A obsidiana mais usada chamada de Lgrima de Apache (Apache tear), proveniente dos EUA, e que, apesar de negra, apresenta uma transparncia quando olhada contra a luz. Trabalha no chacra bsico (primeiro), ancorando foras espirituais ao corpo. Tem a propriedade de amplificar as emoes negativas para que as percebamos melhor. Ajuda a liberar a raiva e ativa um senso de poder positivo que nos move a tomarmos conta de determinada situao. Ensina o desapego, com sabedoria e amor, ajudando a liberao de crenas e hbitos antigos. A obsidiana tem um forte poder de absoro das energias negativas, mesmo as mais resistentes, funcionando at em casos de obsesso espiritual. Para no permitir que ela acumule a energia negativa absorvida, imprescindvel limp-la pelo processo da selenita aps cada uso. existe uma variedade de obsidiana negra opaca com pontos brancos que se assemelham a flocos de neve, e por isso mesmo chamada de obsidiana floco de neve, que mais suave e deve ser usada nos casos menos graves. nix - Pertence ao grupo do quartzo (SiO2 - xido de silcio). Existem vrias cores de nix, mas para efeitos energticos o mais usado o nix negro. encontrado no

mundo inteiro. Trabalha no chacra bsico, agindo principalmente como pedra de ancoramento, que significa estar presente no prprio corpo. Pode ser usado para eliminar a mgoa, para aumentar o autocontrole e para estimular o poder da tomada de decises. Pedra da Lua - Faz parte do grupo do feldspato, geralmente incolor e translcida, e sua composio qumica K(AlSi3O8) (silicato de alumnio e potssio). proveniente da ndia, Birmnia, Sri Lanka, Austrlia, Brasil, Madagascar, Tanznia e EUA. Atua no quarto chacra, fazendo conexo com a energia da lua e o aspecto feminino de nossa natureza emocional, abrindo o ser parte feminina da personalidade, para que ele possa integrar-se inteiramente na unicidade. Ajuda a acalmar e equilibrar as emoes, trazendo-as sobre o controle da vontade superior, em vez de reprimi-las. Age como guardi entrada do subconsciente e serve para nos proteger das nossas prprias emoes. Auxilia os homens a se sintonizarem mais com o aspecto feminino de sua natureza. Fisicamente, estimula a glndula pineal a ajudar nos processo do crescimento, ajuda nos pequenos desequilbrios das endcrinas nas mulheres, e pode ainda auxiliar na limpeza de linfticos congestionados. tambm usada na preveno e tratamento do cncer. Pedra do Sol - Pertence ao grupo do feldspato, opaca, de cor alaranjada cintilante. Sua composio qumica Na(AlSi3O8)Ca(Al2Si2O8) (silicato de sdio, clcio e alumnio). Existem jazidas nos EUA, ndia, Canad, Noruega e Rssia. Atua no plexo solar (terceiro chacra), ativando o nosso sol interior e irradiando sua luz para facilitar o fluxo livre de energias. Pode ser usada para dissipar medos, aliviar stress, aumentar a vitalidade e para encorajar a independncia e a originalidade. Na Grcia antiga, era usada para representar o Deus Sol, trazendo vida e abundncia aos que a usavam. Na ndia, era usada pelos antigos como proteo contra as foras destrutivas dos reinos sobrenaturais. Peridoto - Tambm conhecido como Crislita ou Olivina, um mineral de cor verde amarelada, transparente, e sua composio qumica (MgFe)2 SiO4 (silicato de ferro e magnsio). proveniente do Egito, Birmnia, Austrlia, Brasil, frica do Sul, EUA, Zaire e Noruega. O peridoto um calmante, purificador e equilibrador do corpo fsico. Atua principalmente no chacra cardaco (quarto) e no plexo solar (terceiro). Auxilia a digesto de alimentos e alivia a priso de ventre e as condies de inflamao do intestino. Estimula a cura dos rgos do aparelho digestivo, principalmente fgado, rins e vescula. Ajuda a equilibrar o sistema endcrino, principalmente as glndulas endcrinas que controlam a sade do corpo fsico e associam-se diretamente aos chacras. Age como um tnico para animar e acelerar todo o organismo, deix-lo mais forte, sadio e radiante. Pode afetar certos estados emocionais negativos, como raiva e inveja. Purifica e cura mgoas, egos feridos e ajuda a reparar relacionamentos deteriorados. Cura mordidas de insetos e ajuda em doenas do fgado. tambm usado para atrair amor e acalmar a raiva. Pirita - um mineral opaco de cor cinzenta, ou cinzento-amarelada, com brilho metlico. Sua composio qumica FeS2 (sulfeto de ferro). Existem jazidas em todo o mundo, mas as mais importantes se encontram na Itlia (ilha de Elba) e nos Andes (Peru, Chile e Bolvia). tambm conhecida como ouro dos tolos, devido sua semelhana com o ouro. Atua no chacra coronrio (stimo), trazendo a sabedoria do esprito para trabalhar mais especificamente com o conceito da expectativa mais larga e abrangente, encorajando os ideais do bem-estar fsico, emocional e mental. Tambm ajuda a ver alm das aparncias, promovendo uma compreenso maior daquilo que est entre as palavras e as aes. Como amuleto, usada para atrair riqueza e prosperidade, e proteo contra perigos fsicos e vibraes negativas.

Quartzo Enfumaado (Fum) - o tipo de quartzo (SiO2 - xido de silcio) de cor parda a cinzenta enfumaada. transparente e provm de todo o mundo, principalmente Brasil, EUA e Esccia. Atua no chacra bsico (primeiro), equilibrando o esprito na Terra e dando um escudo de proteo contra energias negativas. Ensina que h luz na escurido. Ajuda nossa busca interior para que possamos nos integrar e transformar nossas sombras em luza. Estabiliza as emoes e d segurana quando se teme o fracasso. Tambm encoraja a experimentar coisas novas e a desenvolver uma atitude de auto-aceitao no processo de aprendizagem. cura depresso e outras emoes negativas. Fortalece rins, pncreas, aumenta a fertilidade, equilibra a energia sexual. Inicia o movimento da Kundalini. Dissipa bloqueios do subconsciente e negatividade em todos os nveis. Fortalece a percepo dos sonhos e habilidade de canalizao. Aumenta o conhecimento da Natureza e a preocupao com o meio ambiente. Quartzo Olho de Tigre - um tipo de quartzo (SiO2 - xido de silcio) opaco, listrado de dourado e marrom, apresentando um brilho sedoso. As jazidas mais importantes localizam-se na frica do Sul, Austrlia, Birmnia, ndia e EUA. Pode ser usado no chacra bsico (primeiro) e no plexo solar (terceiro). Sintetiza as energias do Sol e da Terra. Ajuda as pessoas a se tornarem mais prticas, trazendo um otimismo que conduz ao sucesso. Traz a percepo das necessidades pessoais, assim como das necessidades dos outros, e tem sido usada para estimular a criao e a manuteno da abundncia. Quartzo Olho de Falco - um agregado de quartzo opaco (SiO2 - xido de silcio), com incluses de hornblenda, possuindo cor azul-acinzentado a azul-esverdeado e opalescncia de superfcie. encontrado principalmente na frica do Sul. Atua no chacra frontal (sexto), e sua principal mensagem a de estar sempre alerta, ajudando o indivduo a observar mais profundamente o ambiente fsico que o cerca. O uso do Olho de Falco apropriado para auxiliar-nos na observao aguada da realidade que estamos criando, e tambm da energia das pessoas que nos cercam. Quartzo Rosa - a variedade rosa do quartzo (SiO2 - xido de silcio), transparente, proveniente do Brasil, EUA e Japo. a pedra fundamental do chacra cardaco. Ele representa o Amor Incondicional, e acende a chama rosa desse amor em nossos coraes. Atravs de sua suave emanao, permite que nos lembremos de nossa essncia amorosa, do nosso propsito, despertando no centro de nosso ser esse amor sem cobranas, sem culpas ou mgoas, sem posse e sem medo, o amor a todos os aspectos de nosso ser e do universo, um amor com perdo, conscincia e compaixo. Munidos desta energia, estamos prontos para expandi-la e para criar uma nova realidade em nossas vidas e no universo. O quartzo rosa ensina o poder do perdo e reprograma o corao a amar-se, auxiliando a construo e manuteno da autoestima, da auto-aceitao e do autovalor. Rodocrosita - um mineral rseo-avermelhado, com listras brancas, de transparente a opaco, proveniente da Argentina. Sua composio qumica MnCO3 (carbonato de mangans). Atua no chacra cardaco (quarto), ensinando o amor vida e a repartir o amor com os outros. Tem forte influncia no processo criativo e na mente intuitiva. Atua bem em conjunto com a malaquita, adicionando energia amorosa ao potencial de cura da malaquita. a chama do amor gerada e alimentada pelo quartzo rosa se expande quando entra em sintonia com a energia da rodocrosita, a pedra de dar e receber amor. Quando em contato com o chacra cardaco, a rodocrosita ocasiona a transmisso da energia amorosa para fora do corao, buscando a conexo direta com outras fontes de amor, Ela tambm age sobre o terceiro e o segundo chacras, unindo o amor s emoes e energia sexual. A rodocrosita proporciona equilbrio emocional

para relacionamentos amorosos e amplifica nosso sentimento de amor ao planeta em que vivemos e vida, de uma maneira geral. Rubelita (Turmalina Rosa) - a variedade de turmalina de cor rosa a vermelha, ocasionalmente com tonalidade violeta. transparente e sua composio qumica (NaLiCa)(Fe11MgMnAl)3 Al6[(OH)4(BO3)3Si6O18)] (borossilicato complexo de alumnio de composio varivel). As jazidas mais importantes so encontradas no Sri Lanka, Madagascar e Brasil. Atua no quarto chacra (cardaco), transmitindo a energia de amor gerada no corao diretamente s clulas do corpo fsico. Refora a vontade de compreender o amor e estimula a criatividade da aspirao amorosa. Amplifica as qualidades curativas do corao e promove paz e alegria durante o perodo de crescimento e de mudanas, liberando tendncias destrutivas. Rubi - Pertence ao grupo do Corindon, tem cor vermelha, de transparente a opaca, e sua composio qumica Al2O3 (xido de alumnio). proveniente da Birmnia, Tailndia, ndia, Sri Lanka, Afeganisto, Austrlia e Brasil. Atua no chacra bsico (primeiro), ativando e vitalizando o corpo atravs da ao do fluxo sanguneo. Trabalha diretamente com o sangue, a circulao e o corao. Representa o mais alto grau da justia divina, que o no-julgamento e proporciona o reconhecimento do poder atravs da verdade do esprito, Fisicamente, usada para prevenir e combater qualquer tipo de doena ligada ao sangue. Ajuda a eliminar a desorientao, os desapontamentos, a depresso e a raiva. Auxilia ainda na tomada de decises, nos problemas com a imagem paterna e nos assuntos de famlia. Proporciona equilbrio emocional, flexibilidade, autoconfiana, habilidade para negociaes, harmonia e autoestima. Selenita (Gipsita) - a forma incolor, transparente e cristalizada do gipso. Sua composio qumica CaSO4.2H2O (Sulfato hidratado de clcio). proveniente do Mxico, Sibria, Brasil e EUA. Atua sobre os chacras transpessoais acima da cabea, principalmente o Portal das Estrelas (dcimo segundo). No considerada pedra preciosa porque muito macia e sensvel demais para ser lapidada. No raro se notar que a selenita muda de forma, s vezes curvando-se. esta capacidade da selenita demonstra a maleabilidade do forma fsica quando em sintonia direta com a energia da luz do esprito. Por isso mesmo ela pode ser usada para promover flexibilidade natureza, dando maior fora s decises. Com sua ajuda, uma pessoa pode perceber mais claramente os aspectos mais profundos de qualquer situao, compreendendo melhor tanto o que est na superfcie quanto o que est no fundo. No corpo fsico, promove flexibilidade estrutura muscular e ajuda a alinhar a coluna vertebral. Quando colocada na base da coluna com seu fluxo energtico direcionado para cima, ajuda a remover bloqueios energticos em qualquer parte da coluna. na direo oposta, colocada na base do pescoo com o fluxo energtico direcionado para baixo, ela vai ajudar a equilibrar o fluxo de energia vital na coluna. Tambm pode ser usada para facilitar a regenerao da estrutura das clulas, para corrigir deformaes do sistema sseo, e durante ataques de epilepsia. A selenita um importante instrumento para ativar os chacras transpessoais, situados acima da cabea, principalmente a ligao entre a Estrela da Alma e o Portal das Estrelas. atravs desses chacras, recebemos a energia da mais pura luz do esprito, ligando-nos ao grande Sol Central do Universo, a fonte de todas as energias e de toda a luz. Um dos aspectos mais importantes da selenita a capacidade de maleabilizar a energia pura da luz para que possa manifestar-se no plano fsico atravs da canalizao. Como a selenita muito sensvel, devemos procurar no dar espao a pensamentos ou atitudes negativas enquanto estivermos trabalhando com ela, pois ela pode se fraturar ou quebrar. Este mineral tambm apresenta propriedades de solubilidade, e por isso no deve ser deixado por muito tempo em contato com a gua. Ao usar a selenita em meditaes ou para ativar os chacras transpessoais, tenha ao mesmo tempo nas mos, ps ou no

chacra bsico, pedras de ancoramento, como a hematita ou a turmalina preta. Outra funo importantssima da selenita a limpeza e energizao simultneas de outras pedras, objetos, e at mesmo de pessoas ou ambientes. Por isso ela se transforma num instrumento indispensvel para quem trabalha energeticamente com cristais ou com qualquer outro tipo de terapia energtica. Sodalita - um mineral de cor azul escura acinzentada, de translcido a opaco, cuja composio qumica Na8 (Cl2Al6Si6O24) (silicato de sdio e alumnio com cloro). mais encontrada no Brasil, Canad, ndia e EUA. Atua no chacra frontal (sexto), abrindo o subconsciente para a canalizao da intuio. Atravessa a densidade e a iluso trazendo clareza e verdade. Fortalece a comunicao e a expresso criativa. Ajuda a ser mais objetivo e menos crtico sobre os modos de lidar com a existncia. Ensina tambm a examinar as metas depois que elas foram atingidas. uma das despertadoras da terceira viso, preparando a mente para receber a viso interior e o conhecimento intuitivo, ajudando tambm a chegar a concluses mais lgicas. Acalma e clareia a mente e alivia o medo. Fisicamente, equilibra o sistema endcrino e fortalece o metabolismo e o sistema linftico. Topzio - uma gema transparente, que pode ser de vrias cores diferentes, porm os mais comuns so o amarelo dourado, o azul claro e o incolor. Sua composio qumica Al2 (SiO4) (FOH2) (silicato de alumnio fluorado). proveniente do Brasil, Sri Lanka, Madagascar, Austrlia, EUA, Rssia, Mxico e Nambia. O topzio incolor atua no chacra coordenador (nono), integrando a luz do esprito aos chacras do corpo fsico. O topzio azul atua no chacra larngeo (quinto), apresentando as mesmas caractersticas vibratrias da gua-marinha. O topzio amarelo conhecido como topzio imperial, e o de uso mais comum para efeitos energticos. Atua no plexo solar (terceiro chacra), ativando-o e equilibrando-o. Ajuda a promover a digesto fsica e mental, colocando em foco as emoes e os pensamentos. Ensina a respeito da irrealidade da matria e da eternidade do esprito. Magnetiza nosso ser por inteiro, o que significa que nos carrega com uma capacidade maior de compreenso, vontade, clareza, concentrao e criatividade. excelente ajuda nos casos de trauma nervoso, exausto ou depresso mental. Promove a ligao e a manifestao consciente da sabedoria. Alivia a dor do reumatismo. Age contra inveja, intriga, doena, injria, morte sbita, feitiaria e magia negativa e loucura. Regula o sistema digestivo e usado para auxiliar na perda de peso. Turmalina Melancia - um tipo de turmalina bicolor, apresentando normalmente a cor rosada no interior e verde externamente. principalmente encontrada no Brasil, Madagascar e Sri Lanka e Moambique. Sua composio qumica (NaLiCa) (Fe11MgMnAl)3 Al6 [(OH)4 (BO3)3 Si6 O18] (borossilicato complexo de alumnio de composio varivel). Atua no chacra cardaco (quarto), representando a sinergia do corao, pois possui o verde da cura e o rosa do amor incondicional. Integrando essas duas energias e simbolizando a totalidade do chacra cardaco. Turmalina Negra - uma turmalina opaca, de cor negra brilhante, com a mesma composio qumica e provenincia das outras turmalinas. Atua no chacra bsico, provendo um escudo protetor contra todas as energias negativas. Ela no absorve energia negativa, mas repele. Por esta razo sugere-se que as pessoas sempre tragam consigo uma turmalina preta para proteo. Tem propriedades eltricas, como todas as turmalinas, e tambm ajuda a defesa contra doenas debilitadoras, como condies cardacas, artrite e sistema imunolgico fraco. Ensina como conservar-se radiante nas circunstncias mais obscuras e como manter uma conscincia espiritual vivendo em grandes cidades poludas e cercadas de gente sem conscincia.

Turquesa - uma pedra opaca de cor azul celeste a azul esverdeado, de composio qumica CuAl2 [(OH)2 / PO4]4 4H2O (fosfato de alumnio e potssio, contendo cobre). Provm dos EUA, Ir, Afeganisto, Tibet, Austrlia e Israel. Atua no chacra larngeo (quinto), capacitando a verbalizao, a clareza na comunicao e o equilbrio da expresso emocional. Representa a paz interior, o estar em paz consigo mesmo e com todos os seus aspectos, devendo ser usada sempre que houver algum conflito interior. Fisicamente, ajuda na cura de quaisquer problemas do sistema respiratrio e msculos do peito e do pescoo. Atua tambm diretamente nas clulas da pele, amaciando e rejuvenescendo. Por isso mesmo, aconselha-se usar uma turquesa nos recipientes de cremes hidratantes. Verdelita (Turmalina Verde) - a turmalina de cor verde, transparente, de mesma composio qumica e provenincia das outras turmalinas. Atua no chacra cardaco (quarto), transmitindo a energia curativa do verde diretamente para as clulas afetadas, possibilitando assim uma recuperao mais rpida de qualquer enfermidade. Esta propriedade torna a verdelita imprescindvel como auxiliar das outras pedras no tratamento de todas as enfermidades do corpo fsico.

Catlogo das Pedras e GATA AZUL cristais!!! RENDADA

GATA MUSGO

GUA MARINHA

MBAR

AMAZONITA

AMETISTA

AVENTURINA

CALCITA

CIANITA

CITRINO

CORAL

CORNALINA

CRISOCOLA

CRISOPSIO

ENXOFRE

ESMERALDA

FLUORITA

GRANADA

HELIOTRPIO

HEMATITA

JADE

JASPE VERMELHO

INDICOLITA

KUNZITA

LPIS LZULI

LARIMAR

LEPIDOLITA

MALAQUITA

OBSIDIANA

NIX

PEDRA DA LUA

PEDRA DO SOL

PERIDOTO

PIRITA

QUARTZO ENFUMAADO

QUARTZO OLHO DE TIGRE

QUARTZO OLHO DE FALCO

QUARTZO ROSA

RODOCROSITA

RUBI

RUBELITA SELENITA (GIPSIA) SODALITA TOPZIO

TURMALINA MELANCIA

TURMALINA NEGRA

TURQUESA

VERDELITA

You might also like