You are on page 1of 3

558

Artigo 3.
Direes de Servios das Regies Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve

Dirio da Repblica, 1. srie N. 20 29 de janeiro de 2013 s) Cooperar com outros servios, organismos e entidades, tendo em vista a realizao de aes conjuntas em matria de educao. Artigo 4.
Unidades orgnicas flexveis

s Direes de Servios das Regies Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, abreviadamente designadas por DSRN, DSRC, DSRLVT, DSRA, DSRAL compete, em articulao com os servios centrais: a) Acompanhar, coordenar e apoiar a organizao e o funcionamento dos estabelecimentos de educao situados na respetiva circunscrio regional; b) Promover e monitorizar processos de avaliao da organizao escolar; c) Colaborar na recolha de informao relevante respeitante educao especial para efeitos de regulao e de monitorizao das respostas educativas e de apoio educativo, em articulao com a Direo-Geral da Educao; d) Acompanhar a promoo de medidas e orientaes para a incluso e o sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais na educao pr-escolar e escolar na modalidade de educao especial nos ensinos pblico, particular, cooperativo e solidrio, designadamente atividades de complemento e acompanhamento pedaggico, em articulao com a Direo-Geral da Educao; e) Assegurar a implementao a nvel regional dos diversos programas, projetos e atividades do desporto escolar, em articulao com a Direo-Geral da Educao; f) Participar no planeamento da rede escolar da circunscrio regional, promovendo, sem prejuzo das competncias dos restantes servios do MEC, aes de planeamento e execuo do ordenamento das redes da educao pr-escolar, dos ensinos bsico e secundrio, incluindo as suas modalidades especiais, bem como as de educao e formao de jovens e adultos; g) Apoiar os estabelecimentos de educao e as autarquias locais na manuteno dos contratos de execuo celebrados anos termos do Decreto-Lei n. 144/2008, de 28 de julho; h) Assegurar a divulgao local das orientaes dos servios do MEC e da informao tcnica s escolas; i) Prestar apoio tcnico manuteno do parque escolar; j) Apoiar o funcionamento das juntas mdicas regionais; k) Analisar e elaborar pareceres dos Planos Diretores Municipais (PDM), do Plano de Pormenor (PP), Avaliao Ambiental Estratgica (AAE), Carta Educativa (CE), bem como as candidaturas elaboradas pelas autarquias; l) Acompanhar a requalificao, modernizao e conservao da rede de escolas; m) Identificar as intervenes nos edifcios escolares; n) Vistoriar as instalaes para a concesso de autorizao de funcionamento dos estabelecimentos escolares do ensino particular e cooperativo e dos equipamentos das escolas pblicas com oferta de ensino profissional, em articulao com a Direo-Geral da Administrao Escolar e com a Direo-Geral da Educao; o) Promover o acompanhamento das escolas profissionais privadas e da execuo dos contratos de apoio financeiro celebrados; p) Promover em articulao com os estabelecimentos escolares, os necessrios procedimentos em caso de acidente em servio de docentes e no docentes; q) Propor a certificao do tempo de servio do pessoal docente nos termos da lei, prestado fora do MEC; r) Assegurar o apoio jurdico e contencioso, em articulao com a Secretaria-Geral;

O nmero mximo de unidades orgnicas flexveis da DGEstE fixado em uma. Artigo 5.


Equipas multidisciplinares

A dotao mxima de equipas multidisciplinares fixada em oito. Artigo 6.


Norma revogatria

So revogadas: a) A Portaria n 384/2007, de 30 de maro; b) A Portaria n 385/2007, de 30 de maro; c) A Portaria n 386/2007, de 30 de maro; d) A Portaria n 387/2007, de 30 de maro; e) A Portaria n 388/2007, de 30 de maro. Artigo 7.
Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. O Ministro de Estado e das Finanas, Vtor Lou Rabaa Gaspar, em 19 de janeiro de 2013. O Ministro da Educao e Cincia, Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato, em 15 de janeiro de 2013. Portaria n. 30/2013
de 29 de janeiro

A misso, as atribuies e o tipo de organizao interna da Direo-Geral da Administrao Escolar do Ministrio da Educao e Cincia, foram definidos no Decreto Regulamentar n. 25/2012, de 17 de fevereiro. Em desenvolvimento deste ltimo diploma, a Portaria n. 147/2012, de 16 de maio, determinou a estrutura nuclear dos servios e as competncias das respetivas unidades orgnicas. Posteriormente, as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n. 266-G/2012, de 31 de dezembro, na lei orgnica do Ministrio da Educao e Cincia (MEC), que procede a uma reestruturao da Direo-Geral da Administrao Escolar (DGAE), redefinindo a sua misso e atribuies, suscitaram a indispensabilidade de introduzir alteraes na estrutura orgnica deste servio. Neste sentido, o Decreto-Lei n. 266-F/2102, de 31 de dezembro, procede a alguns ajustamentos, estabelecendo-se a previso de um nico lugar de subdiretor-geral, deixando a DGAE de comportar direes de servios de funcionamento desconcentrado e operando-se uma reduo significativa do nmero de unidades orgnicas nucleares. Em consonncia com as alteraes introduzidas na estrutura orgnica deste servio revela-se agora crucial proceder alterao correspondente e adequada ao nvel da organizao interna da Direo-Geral da Administrao Escolar.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 20 29 de janeiro de 2013 A presente portaria procede aos ajustamentos necessrios na estrutura nuclear e nas respetivas competncias, bem como no nmero mximo de unidades orgnicas flexveis da Direo-Geral da Administrao Escolar. Assim: Ao abrigo do disposto nos n.s 4 e 5 do artigo 21. da Lei n. 4/2004, de 15 de janeiro, manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanas e da Educao e Cincia, o seguinte: Artigo 1.
Estrutura nuclear

559
recrutamento, seleo e outras formas de mobilidade do pessoal docente; d) Assegurar o planeamento a gesto, a manuteno e a monitorizao dos sistemas informticos de operao da DGAE; e) Garantir o planeamento, a gesto, a administrao e a monitorizao dos sistemas informticos aplicados aos procedimentos concursais no mbito das responsabilidades da DGAE; f) Assegurar a manuteno e atualizao do sistema de gesto documental interno, a plataforma tecnolgica e a pgina electrnica da DGAE; g) Assegurar os necessrios procedimentos por forma a garantir a segurana, integridade fsica e confidencialidade da informao residente nos suportes informticos; h) Garantir a gesto e administrao dos canais de comunicao internos e externos, designadamente os destinados ao atendimento, em articulao com as restantes direes de servios; i) Manter atualizado o cadastro central do equipamento informtico; j) Promover a avaliao sistemtica das aplicaes informticas e propor as aes de modernizao, no domnio das tecnologias de informao e comunicao, mais adequadas aos novos processos e ao modelo de gesto e organizao. Artigo 4.
Direo de Servios de Gesto de Recursos Humanos e Formao

1 A Direo-Geral da Administrao Escolar, abreviadamente designada por DGAE, estrutura-se nas seguintes unidades orgnicas nucleares: a) Direo de Servios de Gesto e Planeamento; b) Direo de Servios de Concursos e Informtica; c) Direo de Servios de Gesto de Recursos Humanos e Formao; d) Direo de Servios do Ensino Particular e Cooperativo; e) Direo de Servios de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro; f) Direo de Servios Jurdicos e Contencioso. 2 As unidades orgnicas referidas no nmero anterior so dirigidas por diretores de servios, cargos de direo intermdia de 1. grau. Artigo 2.
Direo de Servios de Gesto e Planeamento

Direo de Servios de Gesto de Recursos Humanos e Formao, abreviadamente designada por DSGRF, compete, no mbito dos estabelecimentos pblicos de educao: a) Assegurar a aplicao de medidas com vista concretizao das polticas de gesto e desenvolvimento dos recursos humanos do sistema educativo; b) Harmonizar a aplicao de regimes de trabalho e proteo social e as condies de trabalho, em articulao com a Direo-Geral de Administrao e Emprego Pblico; c) Promover o desenvolvimento das boas prticas de gesto e administrao educativa nos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas; d) Definir as necessidades dos mapas do pessoal no docente e assegurar a ocupao dos respetivos postos de trabalho; e) Coordenar e acompanhar a gesto da carreira docente; f) Dar parecer sobre a concesso de licenas, acumulaes e certificao de tempo de servio docente e no docente; g) Promover e assegurar a gesto das aes de formao do pessoal docente e no docente das escolas; h) Contribuir para a definio dos padres de qualidade de formao inicial de docentes e do processo de acreditao da sua formao inicial, contnua e especializada, bem como proceder certificao externa da qualificao profissional para o exerccio defunes docentes; i) Identificar as necessidades de formao inicial, contnua e especializada do pessoal no docente das escolas, elaborar programas orientadores dessa formao e acreditar as aes de formao; j) Analisar e propor a concesso de autorizaes provisria s de lecionao; k) Identificar os perfis de desempenho profissional, as condies habilitacionais e as qualificaes profissionais para a docncia;

Direo de Servios de Gesto e Planeamento Estratgico, abreviadamente designada por DSGP, compete: a) Assegurar a gesto dos recursos humanos da DGAE, em articulao com a Secretaria-Geral; b) Assegurar a gesto oramental; c) Assegurar a gesto patrimonial dos recursos afetos DGAE, sem prejuzo das competncias da Secretaria-Geral; d) Assegurar a gesto administrativa e documental dos recursos afetos DGAE; e) Assegurar e monitorizar o desenvolvimento das estratgias de gesto definidas para a concretizao dos objetivos estratgicos e operacionais da DGAE; f) Promover medidas de simplificao e racionalizao de processos, procedimentos e circuitos administrativos com vista a uma maior eficcia, sustentabilidade e interao dos servios. Artigo 3.
Direo de Servios de Concursos e Informtica

Direo de Servios de Concursos e Informtica, abreviadamente designada por DSCI, compete: a) Assegurar o planeamento, a gesto e a execuo dos procedimentos concursais no mbito das competncias da DGAE; b) Assegurar o planeamento, a gesto e a execuo dos procedimentos com vista a mobilidade do pessoal docente; c) Assegurar o cumprimento de parcerias de cooperao celebradas com outros organismos pblicos para

560
l) Proceder homologao e publicao da classificao profissional dos docentes, obtida no mbito da profissionalizao em servio; m) Desenvolver mecanismos de apoio simplificao da organizao administrativa das escolas, acompanhar a avaliao externa das escolas e a avaliao de desempenho do pessoal docente. n) Apoiar e monitorizar o processo de autonomia das escolas. Artigo 5.
Direo de Servios do Ensino Particular e Cooperativo

Dirio da Repblica, 1. srie N. 20 29 de janeiro de 2013 f) Promover o desenvolvimento das boas prticas de gesto e administrao educativa; g) Propor a concesso de apoios financeiros s escolas portuguesas no estrangeiro. Artigo 7.
Direo de Servios de Assuntos Jurdicos e Contencioso

1 Direo de Servios de Assuntos Jurdicos e Contencioso, abreviadamente designada por DSAJC, compete: a) Coordenar, desenvolver e elaborar estudos, formular propostas, bem como emitir pareceres, por determinao do diretor-geral; b) Elaborar projetos de diplomas normativos; c) Instruir processos administrativos, graciosos e contenciosos, no mbito de atribuies da DGAE, em articulao com a Secretaria Geral; d) Emitir parecer sobre os recursos hierrquicos interpostos das decises proferidas em processos relativos ao pessoal dos estabelecimentos de educao e ensino. 2 Sem prejuzo da representao do Estado pelo Ministrio Pblico nos casos previstos na lei processual, o Ministrio da Educao e Cincia, nos processos relativos s atribuies da DGAE, pode ser representado em juzo por licenciado em Direito com funes de consultadoria e apoio jurdico na DSAJC, expressamente designado para o efeito nos termos da lei. Artigo 8.
Unidades orgnicas flexveis

Direo de Servios do Ensino Particular e Cooperativo, abreviadamente designada por DSEPC, compete: a) Propor a concesso de autorizao provisria ou definitiva de funcionamento dos estabelecimentos da rede do ensino particular e cooperativo, obtido parecer sobre as condies materiais e pedaggicas DGEstE e DGE, respetivamente; b) Acompanhar as condies de funcionamento e a organizao administrativa dos estabelecimentos de ensino em causa; c) Propor a autorizao para a alterao da denominao do estabelecimento de ensino; d) Apresentar proposta de concesso de autorizao, renovao ou extino da autonomia e paralelismo pedaggico, obtido parecer da DGE; e) Emitir parecer sobre os pedidos de autorizao provisria ou definitiva de lecionao, certificar o tempo de servio do pessoal docente nos termos da lei e autorizar a acumulao de funes docentes, no mbito do ensino particular, cooperativo e solidrio; f) Analisar a documentao necessria e proceder identificao da contrapartida financeira nos contratos de apoio financeiro autorizados, em articulao com outros organismos, sempre que necessrio; g) Emitir parecer sobre as candidaturas celebrao de contratos de apoio financeiro nos termos da lei; h) Promover a gesto e acompanhamento da execuo dos contratos simples, de desenvolvimento e de associao e garantir a sua manuteno; i) Acompanhar a execuo das medidas de ao social escolar dos alunos abrangidos por contrato de apoio financeiro, nos termos do enquadramento legal em vigor. Artigo 6.
Direo de Servios de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro

O nmero mximo de unidades orgnicas flexveis da DGAE fixado em trs. Artigo 9.


Norma revogatria

revogada a Portaria n. 147/2012, de 16 de maio. Artigo 10.


Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. O Ministro de Estado e das Finanas, Vtor Lou Rabaa Gaspar, em 19 de janeiro de 2013. O Ministro da Educao e Cincia, Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato, em 15 de janeiro de 2013. Portaria n. 31/2013
de 29 de janeiro

Direo de Servios de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, abreviadamente designada por DSEEPE, compete: a) Coordenar a definio estratgica da rede das escolas portuguesas no estrangeiro; b) Coordenar e acompanhar as dotaes dos mapas de pessoal e desenvolver os mecanismos necessrios para assegurar a mobilidade docente; c) Assegurar a aplicao de medidas com vista concretizao das polticas de gesto, desenvolvimento e formao dos recursos humanos docentes; d) Promover o apoio e a monitorizao do funcionamento e gesto das escolas portuguesas no estrangeiro; e) Promover a celebrao de contratos de parceria e de interligao com estruturas locais;

A Portaria n. 148/2012, de 16 de maio, alterada pela Portaria n. 337/2012, de 24 de outubro, fixou a estrutura nuclear e estabeleceu o nmero mximo de unidades flexveis e matriciais, bem como as competncias das unidades orgnicas nucleares da Direo-Geral de Planeamento e Gesto Financeira do Ministrio da Educao e Cincia. Importa agora proceder a um ajustamento no nmero mximo de unidades orgnicas flexveis do servio em questo. Assim: Ao abrigo do disposto nos n.s 4 e 5 do artigo 21. da Lei n. 4/2004, de 15 de janeiro, manda o

You might also like