You are on page 1of 8

Hidrulica de Condutos Livres

ESCOAMENTO EM CANAIS
1. ESCOAMENTO DE FLUIDOS Os escoamentos de fluidos esto sujeitos a condies gerais, leis e princpios. Para facilitar o estudo, costuma-se agrupar os escoamentos em determinados tipos, de acordo com algumas caractersticas comuns. Assim, na Hidrulica, os escoamentos recebem diversas conceituaes, em funo de suas caractersticas, sendo denominados: laminar, turbulento, unidimensional, bidimensional, rotacional, irrotacional, permanente, varivel, uniforme, variado, livre, forado, fluvial, torrencial etc. O escoamento classificado como laminar quando as partculas movem-se ao longo de trajetrias bem definidas, em lminas ou camadas, preservando sua identidade no meio. Nesse tipo de escoamento predomina a ao da viscosidade do fluido, amortecendo a tendncia de surgimento de turbulncia. Ocorre em geral em baixas velocidades e/ou fluidos muito viscosos. Na Hidrulica, como o lquido predominante a gua, que tem baixa viscosidade, os escoamentos mais freqentes so os classificados como turbulentos. Neste caso, as partculas do lquido movem-se em trajetrias irregulares, com movimentos aleatrios, produzindo transferncia de quantidade de movimento entre regies da massa lquida. Esta a situao mais comum nos problemas prticos da Engenharia. O escoamento classificado em superfcie livre quando, em qualquer seo transversal considerada, o lquido estiver sempre em contato com a atmosfera. o escoamento que ocorre em rios, crregos e canais. Este tipo de escoamento se d pela ao da gravidade e qualquer perturbao em um trecho localizado pode dar lugar a modificaes na seo transversal da corrente em outros trechos. O escoamento forado ou em presso ocorre no interior das tubulaes, ocupando totalmente sua rea, sem contato com o meio externo. A presso exercida pelo lquido sobre a parede da tubulao diferente da atmosfrica e qualquer perturbao do regime em uma seo d lugar a alteraes de velocidade e presso em outros pontos do escoamento, sem contudo alterar sua seo transversal. Pode ocorrer por ao da gravidade ou atravs de bombeamento. 1.1. Classificao dos Escoamento Considerando a variabilidade do escoamento no tempo, estes podem ser classificados como permanentes ou no-permanentes. O escoamento ou regime permanente se a velocidade local num ponto qualquer da corrente permanecer invarivel no tempo. Portanto, os demais parmetros hidrulicos de uma mesma seo molhada como profundidade, vazo, rea molhada etc. so constantes e, entre as diversas sees do canal, existe uma continuidade de vazo.

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

Hidrulica de Condutos Livres


Ao contrrio, o escoamento ou regime no-permanente se a velocidade em um certo ponto varia com o passar do tempo. Nesse caso no existe uma continuidade de vazo e as caractersticas do escoamento dependem do momento e do ponto considerado. Este tipo de escoamento ocorre, por exemplo, quando da passagem de uma onda de cheia atravs de um canal. Considerando a variabilidade do escoamento no espao, os escoamentos podem ser uniformes ou no-uniformes ou variados. O escoamento ou regime uniforme desde que as velocidades locais sejam paralelas entre si e constantes ao longo de uma mesma trajetria. As trajetrias so retilneas e paralelas entre si, a linha dgua paralela ao fundo e, portanto, a altura dgua constante e i = j. S se estabelece o regime uniforme em canais muito longos e em trechos distantes de suas extremidades. So condies especiais, muito difceis de se obter na prtica. Quando as trajetrias no so paralelas entre si, o escoamento dito no-uniforme ou variado; a declividade da linha dgua no paralela declividade de fundo e os elementos caractersticos do escoamento variam de uma seo para outra. Nesse caso, a declividade de fundo difere da declividade da linha dgua (i j). o regime que necessariamente ocorre nos canais naturais e o mais freqente nos canais artificiais. O escoamento variado, por sua vez, pode ser gradualmente variado ou rapidamente variado. No primeiro, os parmetros caractersticos da corrente variam de forma lenta e gradual, de seo para seo. No segundo, h uma variao brusca da altura dgua e demais parmetros numa distncia comparativamente pequena. Os remansos ou linhas de remanso so exemplos do primeiro tipo e o ressalto hidrulico e a queda brusca, exemplos do segundo tipo. 2. ESCOAMENTO EM CANAIS Conceitua-se canal como um conduto longo no qual escoa gua em superfcie livre. Os canais podem ser classificados como naturais, que so os cursos dgua existentes na Natureza: crregos, rios, esturios etc., ou artificiais, de seo aberta ou fechada, construdos pelo Homem (canais de irrigao e de navegao, aquedutos, galerias, coletores etc.). Podem ser classificados ainda como uniformes ou prismticos se, ao longo do comprimento, mantiverem seo transversal e declividade constantes. Quando se tem variao de um desses parmetros, so classificados como nouniformes ou no-prismticos. De uma maneira geral, os canais naturais so no-uniformes sempre e os canais artificiais ou so uniformes ou podem ser decompostos em trechos de canais uniformes.

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

Hidrulica de Condutos Livres


2.1. Elementos Geomtricos do Canal

onde: A = rea Molhada - a rea da seo transversal do escoamento, normal direo do fluxo; P = Permetro Molhado - o comprimento da linha de contato do lquido com a fronteira slida da seo do canal (fundo e paredes). A superfcie livre, portanto, no faz parte do permetro molhado; RH = Raio Hidrulico - a relao entre a rea molhada e o permetro molhado (A/P); DH = Dimetro Hidrulico = 4RH; y = Profundidade - a distncia vertical entre o ponto mais baixo da seo e a superfcie livre; I0 ou i = declividade longitudinal do fundo do canal; I ou Ia - declividade piezomtrica ou da linha dgua; If ou j = declividade da linha de energia - a variao da energia da corrente no sentido do escoamento. 2.2. Distribuio de Velocidades no Canal As velocidades mdias locais no so uniformemente distribudas na seo molhada, sendo influenciada por vrios fatores, entre eles a forma da seo transversal. As velocidades variam acentuadamente de um ponto a outro, decrescendo rapidamente ao se aproximar das paredes e sendo mxima prxima superfcie livre. A velocidade mxima (vmx.) geralmente localiza-se na vertical de maior profundidade (ymax). Nos canais prismticos, de um modo geral, a distribuio vertical de velocidades segue uma lei aproximadamente parablica, com os valores decrescentes com a profundidade e mxima velocidade ocorrendo um pouco abaixo da superfcie livre.

curvas isovelozes

perfil de velocidades

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

Hidrulica de Condutos Livres


Na prtica, a velocidade mdia em uma seo calculada como sendo a mdia aritmtica entre as velocidades pontuais a 0,2 h e 0,8 h, em que h a profundidade longitudinal, contada a partir da superfcie livre. Quando a profundidade y da seo menor que 1,00 metro, a velocidade tomada como sendo a medida a 0,6 h. 2.3. Adimensionais Importantes no Estudo de Canais Ainda sob o ponto de vista classificatrio, pode-se distinguir, como nos condutos forados, dois tipos de regime, laminar e turbulento. As principais foras que atuam sobre a massa lquida so as foras de: inrcia; gravidade; presso; atrito. Fi = ma = L3V2/L = V2L2

sendo expressas como: Fora de Inrcia: Fora da Gravidade: Fg = mg = L3g Fora de Presso: Fp = pL2 Fora Viscosa: Fv = (V/y)A = VL2/L = VL sendo L uma dimenso geomtrica caracterstica. a) Nmero de Reynolds O nmero de Reynolds a relao entre a fora de inrcia e a fora viscosa. No estudo de canais expresso por: Re = (V2L2)/( VL) = (V L)/ = (VRH)/ ... (1.2) Onde V a velocidade mdia da seo, RH o raio hidrulico da seo e , a viscosidade cinemtica da gua. Como em condutos forados circulares RH = D/4 e, para Re < 2000, caracteriza-se regime laminar, pela equao acima, para canais tem-se Re < 500 no regime laminar. A quase totalidade das aplicaes prticas ocorre para nmeros de Reynolds bem maiores que 500, caracterizando escoamentos turbulentos. Atravs do nmero de Reynolds, classificam-se os escoamentos livres em: a) Escoamentos laminares, para Re < 500; b) Escoamentos turbulentos, para Re > 2000; c) Escoamentos de Transio, para 500 < Re < 2000.

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

Hidrulica de Condutos Livres


b) Nmero de Froude No estudo dos canais, o adimensional mais importante certamente o nmero de Froude. Ele definido como a raiz quadrada da relao entre a fora de inrcia e a fora de gravidade, sendo expresso por: Fr = [(V2L2)/( L3g)]1/2 = V/(gLc)1/2 Onde V a velocidade mdia da seo, g a acelerao da gravidade e, Lc, uma dimenso caracterstica do escoamento. Nos canais, habitual definir como dimenso caracterstica a altura hidrulica da seo, de modo que o nmero de Froude apresentado como: Fr = V/(gH)1/2 a) Escoamento Subcrtico ou Fluvial, para Fr < 1; b) Escoamento Supercrtico ou Torrencial, Para Fr > 1; c) Escoamento Crtico, quando Fr = 1. 2.4. Canais em Escoamento Permanente e Uniforme Escoamento uniforme aquele em que h constncia dos parmetros hidrulicos. A fora que acelera o escoamento, a componente da fora gravitacional no sentido do escoamento, equilibrada pela fora resistiva originada pela tenso de atrito entre o lquido e as paredes do canal e pela viscosidade do fluido. Assim: y1 = y2 = y3 = ... V1 = V2 = V3 = ... A1 = A2 = A3 = ... e a declividade i constante. Portanto: o regime uniforme s ocorre em canais prismticos; para a ocorrncia do regime uniforme, o canal deve ser suficientemente longo para que se estabelea o equilbrio de foras.
(2.2)

Atravs do nmero de Froude, classificam-se os escoamentos livres em trs tipos:

y1

y2

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

Hidrulica de Condutos Livres


3. EQUAO DO REGIME UNIFORME Seja um trecho de canal escoando em regime uniforme:
1 2

Aplicando a equao de Bernoulli nas sees (1) e (2), temos:

z1 + y1 +
como V1 = V2 e y1 = y2, z1-z2 = H

V1 V = z 2 + y 2 + 2 + H 2g 2g

... (1.3)

z1 z 2 H = = tg = i L L
A frmula universal se escreve:

... (2.3)

H = f
de onde sai:

L V2 L V2 = f DH 2 g 4 RH 2 g

... (3.3)

V2 =
Portanto:

8 g H RH f L

... (4.3)

V=
E a Equao de Chezy se escreve:

8g . R H .i f

... (5.3)

V = C. RH .i
Como Q = V.A,

... (6.3)

Q = C . A. RH .i
3.1. Frmulas Prticas para a Determinao de C

... (7.3)

Na frmula de Chezy, todos os elementos so geomtricos da seo, exceto a grandeza C, que uma funo de:

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

Hidrulica de Condutos Livres


C = f (rugosidade, forma da seo, profundidade) Diversos autores propuseram frmulas para a obteno do valor de C. Em nosso meio tcnico so mais usuais: a). Frmula de Manning (emprica)

C=

1 16 RH n

... (8.3)

Onde n denominado de coeficiente de rugosidade de Manning ou de Manning-Strickler. A frmula de Chezy, associada frmula de Manning, escrita como:
1 2 1 Q = . A.RH 3 .i 2 n

... (9.3)

So apresentados, abaixo, alguns valores de n: Tabela 5.1. Coeficientes de rugosidade n de Manning natureza da parede cimento concreto alvenaria em pedra rios em bom estado rios em mau estado n 0,010 0,013 0,020 0,030 0,045

b) Frmula de Bazin (emprica)

C=

87 1+ RH

... (10.3)

Nessa frmula, o coeficiente de rugosidade. Na tabela abaixo, so apresentados alguns valores: Tabela 5.2. Coeficientes de rugosidade de Bazin natureza da parede paredes lisas alvenaria de tijolos paredes de terra paredes rugosas alvenaria de pedras n 0,06 0,16 1,30 1,75 0,46

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

Hidrulica de Condutos Livres

c) Frmula Universal (terica)

C=

8g f

... (11.3)

onde f o fator de atrito, funo da rugosidade relativa. f = f (DH/) Como o escoamento nos canais , em geral, turbulento rugoso,

f = 2 log
que, substituindo na expresso de C, resulta:

DH + 1,14
DH + 10,09

... (12.3)

C = 17,7 log

... (13.3)

Tipos de escoamento; Canais; Equao de Chezy PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

You might also like