You are on page 1of 17

1

JohnPiper

UmaTeologiapara Misses

UmaTeologiaparaMisses. Traduzidodooriginalemingls ATheologyforMissions Copyright2012DesiringGod.

Originaldisponvelem: www.DesiringGod.org

Este texto a transcrio de uma mensagem pregada por John Piper no dia 19 de Setembro de 1987, na Crystal Evangelical Free Church em uma Conferncia sobre EnsinoparaMisses.

TraduoeProduo:

FirelandMissions
Primeiraedio:Dezembrode2012.

Todas as citaes escritursticas so extradas da Bblia Sagrada Nova Verso Internacional. Copyright 1993, 2000 International Bible Society. (Disponvel em BibliaOnline.com.br).Usadascompermisso.

TodososdireitosdestapublicaoestodiponveissobalicenaCreativeCommons AttributionNonCommercialNoDerivs 3.0 Unported License e pertencem ao site FirelandMissions.com. Voclivreparacopiar,distribuiretransmitirestaobra,desde que o crdito seja atribudo ao(s) seu(s) autor(es) mas no de maneira que sugira que este(s) concede(m) qualquer aval a voc ou ao seuusodaobra.Vocnopode utilizar estaobraparafinalidadescomerciais,nemalterarseucontedo,transformlo ouincrementlo.

UmaTeologiaparaMisses

Eu gostaria de comear mencionando o impacto que o livro de Patrick Johnstone Operation World tem tido sobre mim. Dois fatos ficaram gravados em minha mente enquanto eu estive orando atravs deste livro. Estes conduziro a teologia para missesqueeutentareimostrarnestamanh. 1. Um fato o tremendo inacabado dever diante daigrejadeCristo.Dependendode como voc define os grupos tnicos, existe entre 1.0001 e 17.0002 povos no alcanados na terra. O prprio Johnstone sugere cerca de 3.000 povos no alcanados3. Em qualquer um destes casos, fato que cerca da metade das 5.2 bilhes de pessoas do mundo vivem em um destes grupos, onde a igreja inexistente ou to pequena e fraca que necessita de ajuda externa para a evangelizao do seu povo. Isto significa que cerca da metade dos indivduos no mundo so culturalmente privados do testemunho do evangelho. Portanto, a necessidade de missionrios transculturaisaindaextraordinariamentegrande.Este umfatodeixadoclaronestelivro.Odevermissionrioestinacabado! 2. O outro fato o incrvel nominalismo e a falta de liderana tanto nas igrejas nacionais ao redor do mundo como tambm em casa. Ns frequentemente temos a idia que no terceiro mundo a f simples e vibrante e no bagunada pelo materialismo Ocidental. No verdade. claro que existem tais igrejas em quase todos os pases no em todos os grupos do mundo. Porm repetidamente lemos coisascomoestas4: Superficialidade nas conversses e seguimento inadequado daqueles que professamafemCristo. Insuficinciadelderesparaqueasigrejassejamcapacitadastantonoensino doscrentescomonamobilizaodosmesmosparaoevangelismo. Isto parece para mim que estes dois fatos mundiais esto relacionados. A grandeza do dever inacabado em uma mo, e a superficialidadedafdoscristosprofessose a ausncia de lderes consistentes em outra. A fraqueza dos cristos professos e a pobreza da liderana nas igrejas ao redor do mundo a maior causa do porqu o deverdoevangelismomundialnoestacabado.
1 2

DavidBarrett,emWorldChristianEncyclopedia,p.19. RalphWinter,USCWM. 3 PatrickJohnstone,emOperationWorld,p.32. 4 DavidBarrett,emWorldChristianEncyclopedia,p.92.

Masporqueexistetamanhafraqueza?Porqueexistenominalismomundial?Porque htopoucoslderesquesocapazesdealimentareincendiarasigrejas? Umapartecrucialdaresposta:

AsBasesDoutrinriasdaFedeMissessoExtremamenteInsuficientes.

A profundidade e amplitude do entendimento doutrinrio consideradas importantes para os cristos e missionrios, tem sido extremamente superficial e insuficiente. Este baixo padro do entendimento bblico ento repassado para as igrejas mais novas. O resultado que o entusiasmo inicial no tem razes profundas, o estudo bbliconovalorizadopelalideranaeonominalismoiniciase. Prevalece ento a errnea noo de que uma compreensso ampla e profunda da doutrina bblica, apenas para os santos mais avanados ou talvez para os estudiosos, mas no para os simples missionrios e com certeza no para seus convertidos.Pormissonoverdade. Paulo diz em Efsios 4 versos 13 e 14 que a nica maneira de pessoas comuns deixarem de ser crianas atiradas para l e para c pelos ventos da falsa doutrina e pela astcia dos homens, se elesvieremparaplenamaturidadenoconhecimento o conhecimento do Filho de Deus. Este no o alvo de uma elite, para poucos instrudos!Esteomandamentobblicoparatodososcrentes!Paravoc!

OValordaVerdadeBblica.

AverdadebblicalibertadeSatans(v.Jo8v322Tm2v2426) Averdadebblicaintermediaentreagraaeapaz(v.2Pe1v2) Averdadebblicasantifica(v.Jo17v172Pe1v3,5,122Tm3v16,17) Averdadebblicamostraoamor(v.Fl1v9) Averdadebblicaprotegedoerro(v.Ef4v11152Pe3v17,18) Averdadebblicasalva(v.1Tm4v16At20v26,272Ts2v10) Averdadebblicaoidealceleste(v.1Co13v12) Averdadebblicaserresistidaporalguns(v.2Tm4v15) Averdadebblicaodeverdosancios(v.Tt1v9) AverdadebblicaaprovadaporDeus(v.2Tm2v15) A verdade bblica deve aumentar continuamente (v. 2 Pe 3v18 Cl 1v10 Hb 5v12).

Oh, Como os missionrios deveriam crescer mais! Um dos livros mais comoventes que eu j li sobre a histria de misses modernas : The St. Andrews Seven, por Stuart Piggin e John Roxborogh5. Ele conta a histria de como a vida e o ensino de Thomas Chalmers na Universidade de St. Andrews, inspiraram seis de seus melhores alunos nosanosde1820aocompromissomisisonrioradical,queresultou em 141 anos de servio em conjunto no campo de misses. Um dosmaisbrilhantes destes jovens estudantes morreucomapenas18anos.Suasmemriaspreencheram dois volumes. Ele disse em um de seus discursos na Sociedade de Misses da Universidade: No conhecemos nenhum departamento na IgrejadeDeusondeasmais elevadas capacidades intelectuais podem ser mais beneficamente empregadas do que no departamento to desprezado como de missiescrists.6 Os questionamentos mais bsicos que as pessoas ao redor do mundo tem sobre a vida e Deus, exigem uma considervel reflexo e entendimento, se missionrios foremrespondloscomintegridadebblicaedeformatil. Eu poderia ilustrarcomminhaprpriaexperincianaRepblicadosCamares,onde eu fui diretamente confrontado com as mais difceis perguntas sobre eleio e predestinao. Mas deixeme lhe dar uma melhor ilustrao da vida de William Carey,opaidasmissesmodernas,oqualdeu40anosdesuavidanandiaenunca voltouparacasadelicena7. Em 1797, quatro anos depois que ele chegou a ndia, Carey nos conta de ter sido confrontado por um brmane. Carey pregou sobre Atos 14 verso 16 e captulo 17 verso 30, e disse que Deus permitiu que todos os homens em todos os lugares seguissem seus prprios caminhos, mas que agora ele ordenava que todos os homensemtodososlugaressearrependessem. Obrmanerespondeu:Naverdade,euachoqueDeusdeveriasearrependerdeno ternosenviadoseuevangelhomaiscedo. Aqui est umacrucialnecessidadedeumaprofundadoutrinabblica.Estanouma objeo fcil de responder. Oua o tipo de resposta que Carey deu e veja se voc teriapensadoemtalcoisa. "A isso respondi: 'Suponha que um reino tenha sido invadido diversas
5 6

BannerofTruth,1985. ThomasPiggineJohnRoxborogh,emTheSt.AndrewsSeven,p.53. 7 TomWells,emTheVisionforMissions,p.13.

vezes pelos inimigos do seu leal rei e embora ele possusse poder suficiente para dominlos, ele deveria ainda suportar que eles prevalecessem, e estabelecessemse tanto quanto desejassem. O valore a sabedoria deste rei no seriam muito mais notveis em exterminlos, do que teriam sido se ele tivesse lutado contra eles primeiramente, e prevenido sua entrada no pas? Assim, por meiodadifusodoevangelho da luz, a sabedoria, o poder e a graa de Deus sero mais notveis em sobrepujar as profundas idolatrias enraizadas e em destruir toda a escurido e vcios to universalmente prevalecedores no pas, do que teriam sido se todos no tivessem sofrido por terem andado em seus prprioscaminhosportantossculospassados.' Que resposta! O Deus soberano governa as naes de tal maneira, que mesmo os sculos de incredulidade resultaro em Sua glria quando a vitria do evangelho chegar nos pases mais pagos! Carey no disse que Deus era incapaz de levar o evangelho para a ndia mais cedo por causa da teimosia e desobedincia do seu povo.ElesabiaquetalimpotnciasimplesmentenoeradignadonomedeDeus. Carey tinha profundas e amplas bases bblicas para seu trabalho missionrio. Ele no compartilhou a idia de que o conhecimento doutrinrio maduro era insignificanteparapessoascomunsoumissionrios. Portanto o movimento missionrio moderno teve seu incio em uma atmosfera de fortes compromissos doutrinrios. Estes eram os compromissos do grande pastor e telogo americano Jonathan Edwards. Edwards escreveu uma biografia sobre um jovem missionrio da Nova Inglaterra A Vida de David Brainerd8 esta obra influenciou profundamente Carey. No barco para a ndia, Carey disse que ele confortou sua mente atravs da leitura dos sermes deJonathanEdwards,quetinha morrido quarenta anos antes. Por exemplo: Dia 24 de Junho de 1793 Vi um cardume de peixesvoadores. Comecei escrever em Bengali, li um sermo de EdwardseumpoemadeCowper.Mentetranquilaeserena.... A tnica da teologia de Edwards e Carey era centralizada em Deus e na glria de Sua soberana graa. A origem das misses batistas se deu entre os pastores da Inglaterra que eram decididamente doutrinrios em sua vida e pregao. Andrew Fuller, SamuelPearce,JohnSutcliffeeWilliamCareyeramtodosdestamesmalinha. Suas vises majestosas de DeusosmoveuareivindicaremasnaesemSeunome e foi assim que o movimento missionrio moderno nasceu. Mais tarde nomes como David Livingstone, Adoniram Judson, Alexander Duff, JohnPaton,entreoutrosforam impulsionados pela mesma viso. Eles foram o que muitas pessoas chamam calvinistas, embora nenhum deles se importava com os rtulos. Eles amavam as
8

PublicadonoBrasilpelaEditoraFiel.

doutrinas histricas do cristianismo bblico, e se foi Calvino que os ensinou, que assimseja.

ODeusdoEvangelhodeJoo.

Ento o que euquerofazerhojeanoiteapontarparaoversodestaconfernciaque foi tirado do evangelho de Joo, captulo 4 verso 35: Abram os olhos e vejam os campos! Eles esto maduros para a colheita e ento desafilos no apenas para abrirem os olhos para a grande colheita, mas abrirem os seus olhos para o Deusda safra e para o grande fundamento para misses em Sua gloriosa e graciosa soberania. Esta a base bblica expandida para misses que eu quero que vocs vejamhojeanoite,eelaseencontranoprprioevangelho. Eu convido vocs a voltarem comigo para o dcimo captulo do evangelho de Joo. Meutextotiradodoverso16.Jesusdiz: Tenho outras ovelhas quenosodesteaprisco.necessrioqueeuas conduzatambm.Elasouviroaminhavoz,ehaverumsrebanhoeum spastor. Mas a fimdequepossamosentenderestapromessamissionriadeCristonstemos quetomarconhecimentodepelomenosseiscoisasnocontextodeJoo10. 1. Jesus chamou a Si mesmo de pastor. No verso 11: Eu sou o bom pastor. Verso 14: Eu sou o bom pastor. Jesus estava provavelmente pensando em Si mesmo como o cumprimento de Ezequiel 34 versos 22 a 24, onde Deus falou sobre o Seu povo,Israel: Eu salvarei o meu rebanho, e elas no sero mais saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra. Poreisobreelasumpastor,omeuservoDavi,e ele cuidar delas cuidar delas e seroseupastor.Eu,oSenhor,sereio seu Deus, e o meu servo Davi ser o lder no meio delas. Eu, o Senhor, falei. O rebanho de Deus o povo de Israel. Deus promete colocar seu servo Davi sobre elesparaserseupastoreElefalaqueterdejulgarentreovelhaeovelha. 2. Isto leva para a segundaobservao,isto,queemJoo10algumasovelhasso de Cristo e outras no. Versos 3, parte b, e 4: [...] Ele chama as Suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as Suas ovelhas, vai adiante delas, e estas O seguem, porque conhecem a Sua voz.Verso14:Eusouo

bom pastor conheo as minhas ovelhas e elas me conhecem. Em outras palavras, nem todas as pessoas no rebanho de Israel verdadeiramente pertencem a Cristo. AlgumaseramSuasovelhas.Algumasnooeram. 3. Terceira observao: A razo de algumas pertencerem a Jesus de modo que Ele pudesse chamlas de Suas prprias ovelhas, que Deus o Pai as deu ao Filho. Verso 29: Meu Pai, que as deu para mim, maior do que todos ningum as pode arrancardamodemeuPai. Esta a maneira de Jesus falarsobreadoutrinadaeleio.Deusescolheuumpovo para Si mesmo. Este povo so Suasovelhas.EleentoasdeuaoSeuFilhoafimde que elaspudessemsersalvasmedianteafnEle.Vocpodeveristoclaramenteem Joo17verso6,ondeJesusdizparaoPai: Eu revelei Teu nome queles que do mundo me deste. Eles eram Teus TuosdesteaMim,eelestmguardadoaTuapalavra. EvocpodeveremJoo6verso37: Todo o que o Pai me der vir a Mim, e quem vier a Mim eu jamais rejeitarei. Ento Jesus pode falar com confiana sobre algumas ovelhas entre o rebanho de Israel que so definitivamente Suas, porque elas primeiramente pertenceram ao Pai antes deacreditarememJesus.OPaiasescolheuporSimesmoEleseramTeus eentoasdeuaoFilhoTuosdesteaMim(v.Jo6v39,44,6517v9,2418v9). 4. A quarta observao segue: Uma vez que Jesus sabe aqueles que soSeus,Ele pode chamlos pelo nome,eporqueelesjsoSeus,elesOseguem.Nsveremos issonosversos3apartebe4: [...] Ele chama as Suas ovelhas pelonomeeaslevaparafora.Depoisde conduzir para fora todas as Suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem,porqueconhecemaSuavoz. Evemostambmnoverso27: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz eu as conheo, e elas me seguem. Certifiquese que voc veja o impulso destes versos: Ser uma ovelha de Cristo capacita voc a responder ao chamado dEle. No ocontrriodisto:Responderao chamado dEle no faz de voc Sua ovelha. Se voc ouviu e reconheceu Sua voz,

isto porque voc j era umadeSuasovelhas,escolhidapeloPai.Vocvemparao FilhoporqueoPaiesttedandoparaoFilho(v.Jo6v44,65). Este o surpreendente assunto neste captulo. Eelepodesermuitoofensivoparaa autosuficincia de um corao incrdulo. Pois revelanos a presuno de pensar que a deciso final de nossa vida est em nosso prprio poder. Oua cuidadosamenteoverso26: "Vocsnocrem,porquenosominhasovelhas." A vanglriafinaldoincrdulodestrudapeladoutrinadaeleio.AquelesqueDeus escolheu, Ele tambm deuparaoFilho,eaquelesqueElechamououvemSuavoze acreditam. 5.MasistonotudoqueJesusfazporSuasovelhas.Verso11: "Eusouobompastor.ObompastordaSuavidapelasovelhas." Versos14e15: "Eu sou o bom pastor conheo as minhas ovelhas e elas meconhecem assim como o Pai me conhece e Eu conheo o Pai e dou a minha vida pelasovelhas." Emoutraspalavras,ecoamaspalavrasdePaulo(v.Rm8v30): AquelasqueoPaigarantiuparaSi,EledeuaoFilho AquelasqueEledeuparaoFilho,oFilhochamou Aquelas que Ele chamou, Ele tambm justificou dando Sua vida por Suas ovelhas. 6. E sobre as bases deste sacrifcio, Jesus deu a vida eterna para Suas ovelhas e estasnuncapoderosertiradasd'Ele.Versos27a30: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz Eu as conheo, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecero ningum as poder arrancar da minhamo.MeuPai,queasdeuparaMim,maiordo que todos ningum as pode arrancar da mo de meu Pai. Eu e o Pai somosum." Ouseja: AquelasqueoPaiescolheuparaSi,EledeuparaoFilho

10

AquelasqueEledeuparaoFilho,oFilhochamoupelonome quelasqueElechamou,EleentregouSuavida E aquelas por quem Ele morreu, Ele deu vida eterna, e esta nunca poder serlhestirada. A imagem que ns temos em Joo 10 de um grande pastor que soberanamente salva Suas ovelhas. O Pai as deu para Ele. Ele morre por elas. Ele as chama pelo nome.Eledvidaeternaaelas,eEleasmantmsalvasparasempre. Quegrandesalvaonstemos!QuegrandeSalvador!

NoHEspaoparaComplacncia.

Agora um grande perigo surge para ns, Satans sempre pega grandes verdades e vomita uma plausvel distoro delas. Ele fez isto nos dias deWilliamCarey.Alguns cristos pegaram a doutrina da salvao atravs da graa soberana, queestilhaao orgulho, e a distorceram em uma interna e elitista doutrina, para o conforto privado dos poucos escolhidos e com nenhuma responsabilidade de alcanar as naes do mundo. Porm, Deus em Sua misericrdia, tem constantemente deixado claro para Seus servosqueSuasalvaonoumprivilgioparaapenasumgruponaterra. Justamente quando os discpulos judeus comeam a sentirse como sendo os reais herdeiros seletos de Abrao, Jesus contesta em Joo 10 verso 16: "Tenho outras ovelhasquenosodesteapriscoentreosgentios". Exatamente no momento em que os primeiros puritanos americanos estavam se assentando em seus status de "escolhidos" como o Novo Israel da Nova Inglaterra, Jesus disse para John Eliot: "Tenho outras ovelhas que no so deste aprisco puritano entre os ndios Algonquin". E 100 anos mais tarde para David Brainerd: "Tenho outras ovelhas que no so deste aprisco congregacional entre os Susquehanna". No momento em que os Batistas Particulares da Inglaterra estavam congelados no gelo antibblico do hipercalvinismo9, Jesus falou para WilliamCarey:"Tenhooutras ovelhasquenosodesteapriscoinglsnandia".

AcrenadequenoexisteumachamadauniversaldetodosospecadoresaoarrependimentoequeCristo deveriaserapresentadoouoferecidocomoSalvadorsomentequelesaquemDeuschamaeficazmente.

11

Exatamente quando as agncias missionrias e igrejas estavam crescendo contentes com o sucesso nos litorais ao redor do mundo, Jesus despertou Hudson Taylor: "Tenho outras ovelhas que no so deste aprisco no litoral no interior, no meiodaChina".EparaDavidLivingstone:"Nointerior,nomeiodafrica". E quando toda a cristandade ocidental comeou a sentirse satisfeita no sculo em que todos os pases do mundo tinhamsidoalcanadospeloevangelho,Jesusveioa Cameron Townsend e disse: "Tenho outras ovelhas que no so deste visvel aprisco mundial entre tribos no conhecidas, milhares delas que nem mesmo tem umapartedasEscriturasemsuaprprialngua". Joo 10 verso 16 o grande texto missionrio do evangelhodeJoo:"Tenhooutras ovelhas que no so deste aprisco!". Toda vez que comeamos a nos sentir confortveis com ns mesmos, este verso comoumespinhonaalmofadadobanco da igreja. Toda vez que o nosso conselho de misses mundiais comea a ficar confortvel com seus 10 ou 11 campos onde ns estamos plantando igrejas, este verso como um toque de clarim: "Tenho outras ovelhas em milhares de povosque aindanoforamalcanadospeloevangelho".

RazesparaCriarCoragemeIr.

Este versculo muito mais do que um mero incentivo. Ele cheio de esperana e poder.umabaseamplaeprofundaparaosesforosdagrandemisso. Em nossa Conferncia Geral do Conselho Batista de Misses Mundiais de 1985 marcouseoinciodeuma"DcadadeViso".Osalvosso: Duplicaronmerodenossas606igrejasnoexterior Triplicaronmerodemembrosdestasigrejaspara95.000 Eduplicaraequipemissionriapara200. Eu estoufelizporfazerpartedestaconfernciasonhadora,eeuqueroseropastorde uma destas sonhadas igrejas. Mas para transformarmos este sonho em umprojetoe este projeto em trabalho, e este trabalho em frutos eternos, precisamos deconfiana edeesperanaparaolongotrajetoeparaosvalesdodesnimo. Ento eu gostaria de fechar esta noite olhando para quatropontosemJoo10verso 16, que deveria nos encher, at transbordar, de confiana em nossos sonhos, planejamentosetrabalhosmissionrios: 1. Cristo tem pessoas alm dos j convertidos outraspessoasalmdens."Tenho

12

outras ovelhas que no so deste aprisco". Neste contexto Ele mencionou naes alm de Israel. E isto o que Ele quer dizer hoje. Sempre haver pessoas que argumentaro que a doutrina da eleio e da predestinao fazem misses desnecessrias. Mas estas pessoas esto erradas. Estas doutrinas no fazem missesdesnecessrias,elasdoesperanaparamisses. John Alexander expresidente da InterVarsity disse em uma mensagem na Urbana 67: "No incio da minha carreira missionria eu disse que se a predestinao fosse verdade eu no poderia ser um missionrio. Agora, depois de 20 anos de luta com a dureza do corao humano, eu digo que eu nunca poderia ser um missionrio a menos que eu acreditasse na doutrina da predestinao." Foi exatamente esta verdade que encorajou o apstolo Paulo quando ele estava abatidoemCorinto.Atos18verso9,10: "Certa noite o Senhor falou a Paulo em viso: 'No tenha medo,continue falando e no fique calado, pois estou com voc, e ningum vai lhe fazer malouferlo,porquetenhomuitagentenestacidade'". "Tenho outras ovelhas que no so deste aprisco". Esta promessa cheia de esperanaparaaquelesquesonhamcomnovoscamposdetrabalhomissionrio. 2. O verso implica que "outras ovelhas" de Cristo esto espalhadas foradopresente aprisco. Isto est explcito em Joo 11 verso51e52,ondeJooexplicaapalavrada profeciafaladaporCaifsosumosacerdote: "Ele no disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreriapelanaojudaica,enosomentepor aquela nao, mas tambm pelos filhos de Deus que esto espalhados, parareunlosnumpovo." Evangelizao mundial, para o apstolo Joo, o arrebanhamento dos filhos de DeusaquelasovelhasqueDeusescolheueplanejadaraoFilho. E opontoparaonossoencorajamentonasestratgiasmissionriasqueasovelhas esto espalhadas. Elas no esto todas concentradas em um ou dois lugares. Elas esto espalhadas em todos os lugares. A maneira que Joo coloca isto no livro de Apocalipse5verso9assim: "Tu s dignodereceberolivroedeabrirosseusselos,poisfostemorto,e

13

com Teu sangue compraste para Deushomensdetodatribo,lngua,povo enao." Os filhos resgatados deDeusseroencontradosemtodosospovosalcanadospelo evangelho.PatrickJohnstonediz: "Todas as distintas raas, tribos, povos e lnguas do mundo devem ser discipuladas a fim dequehaja,nomnimo,algunsrepresentantesdecada umadelasentreosremidosdiantedoTronodoCordeiro(v.Ap7v9,10)10." Ento ns devemos estar certos da autoridade da palavra de Deus, que entre todos os povos do mundonsencontraremosaquelesquepertencemaorebanhodeDeus. Isto um grande encorajamento para continuarmos com o trabalho de missies pioneirasealcanarospovosdesconhecidos. 3. O terceiro encorajamento em Joo 10 verso 16 que o Senhor se comprometeu em trazer suas ovelhas perdidas para casa. Ele prometeu fazer isso: "Tenho outras ovelhas que no so deste aprisco. necessrio que Eu as conduza tambm". Ele irtrazlas. Isto no significa, como alguns hipercalvinistas pensavam nos dias de Carey, que Cristo ir reunir suas ovelhas sem convidarnos! Em Joo 17 verso 18 e no captulo 20verso21Jesusdiz: "AssimcomooPaimeenviou,Euosenvio." Ns damos continuidade a misso de Cristo. Por isso Jesus ora em Joo 17 verso 20: "Minha orao no apenas por eles. Rogo tambm por aqueles que creroemMim,pormeiodamensagemdeles." Ou seja, assim como Jesus chamou Suas ovelhas com seus prprios lbios na Palestina, assim tambm Ele continua a chamlas hoje com nossos lbios, e elas ouvemSuavozeOseguem(v.1Jo4v6).Elefazisso.Masnosemns! Esta a maravilha do evangelho. Quando ele pregado verdadeiramente no poder doEsprito,nosomeraspalavrashumanas,aPalavradeDeus(v.1Ts2v3)! Ou seja, hoje isso to verdade como era nos dias de Jesus. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz Eu as conheo, e elas me seguem" Jo 10v27. Cristo que
10

PatrickJohnstone,emOperationWorld,p.36.

14

chama pelo evangelho. Cristo arrebanha. Ns somos apenas embaixadores falando emSeunome.EsteoporquePaulodizemRomanos15verso18: "No me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermdio em palavra e em ao, a fim de levar os gentios a obedeceremaDeus." Ento podemos criar coragem: Toda a autoridade no cu enaterrafoidadaaoFilho deDeuseEledeclara:"necessrioqueeuasconduzatambm".Eleirfazlo. 4. O que implica a palavra final de esperana do texto: Se Ele as trouxer, elasviro! "Tenho outras ovelhas que no so deste aprisco. necessrio que eu as conduza tambm.Elasouviroaminhavoz". Definitivamente nenhuma ovelha de Cristo rejeitar Sua palavra. O quemaispoder mantlo no ministrio em um lugar rduoesemresposta,excetoaconfianadeque DeusreinaequeaquelesaquemoPaiescolheuouviroavozdoFilho?

SuperandoTodososObstculos.

Terminarei com a histria de Peter Cameron Scott, que nasceu em 1867 e fundou a African Inland Mission Misso para o interior dafrica.Eletentouduasvezesservir na frica, mas teve que voltar para casa ambas as vezes com malria. A terceira tentativa foi especialmente feliz para ele, porque ele foi acompanhado porseuirmo John. Mas a alegria evaporou assim que John foi vtima da febre. Scott enterrou seu irmo sozinho e no tmulo ele se rededicou a pregao do evangelho. Mas novamente sua sade cedeu, e ele teve que voltar para a Inglaterra totalmente desanimado. Porm em Londres algo maravilhoso aconteceu. Podemos ler sobre isso no livro de RuthTucker11,livroqueeuesperoquetodosvocsleiam: "Ele precisava uma fonte fresca de inspirao e a encontrou num tmulo na Abadia de Westminster, que continha os restos de um homem que inspirou muitos outros em seu servio missionrio na frica. O espritode David Livingstone parecia estar estimulando Scott a ir adiante enquanto ele,ajoelhadoreverentemente,liaainscrio. 'Tenhooutrasovelhasquenosodesteaprisco,
11

RuthTucker,emFromJerusalemtoIrianJaya,p.301.

15

necessrioqueeuasconduzatambm.' Ele voltaria para a frica e entregaria a sua vida, se necessrio, pela mesmacausaqueestegrandehomemviveuemorreu." Minha orao por voc agora, no incio de sua conferncia de misses, que Deus possa aprofundar e ampliar a base bblica de sua viso em relao ao mundo. Que Ele possa abrir os nossosolhosnoapenasparaoscamposqueestobrancospara a colheita,mastambmparaamajestade,esplendoreglriadaSuasoberanagraa. E que possamos ser conduzidos por todos os obstculos e desnimos pela grande confiana que o prprio Senhor vai reunir os resgatados detodatribo,lngua,povoe nao.EvirofimeosreinosdaterraseroosreinosdenossoDeus. Amm.

16

17

You might also like