You are on page 1of 4

Transtorno do Pnico

O Transtorno do Pnico (TP) atinge atualmente de 3% a 4% da populao mundial, na maioria pessoas jovens, na faixa etria de 21 a 40 anos, sendo observado um grau de incidncia maior nas mulheres, na proporo de 3 mulheres para cada homem, sendo assim considerado um problema srio de sade. Como seus sintomas so confundidos com o de outras doenas orgnicas e psiquitricas, como por exemplos: insuficincia coronria, hipertireoidismo e distrbio psiquitrico de ansiedade generalizada; o portador TP levado a consultar vrios especialistas, bem como, por solicitao destes, fazer vrios exames; para no final receber o seguinte diagnstico, que no meu caso foi:

" O senhor uma pessoa absolutamente saudvel do ponto de vista clnico, contudo deve estar um pouco estafado e estressado devido a sua profisso. Aconselho o senhor a tirar umas frias para se recuperar."
No podemos culpar os mdicos que nos do um parecer como este, isto por que, o TP no pode ser diagnosticado atravs dos exames solicitados por eles. Contudo, por experincia prpria, de vital importncia que o indivduo faa esta via-crucis entre os consultrio mdicos e exames, para debelar a possibilidade de que esteja com alguma doena grave e se conscientize de que estar gozando de tima sade fsica para que ento d incio a seu tratamento do TP.

Sintomas fsicos de um ataque de Pnico


Um ataque de pnico dura de 15 a 30 minutos e pode, em sua maioria, apresentar todos os sintomas a seguir: Vertigens ou sensao de desmaio Tontura, atordoamento, nusea, desconforto abdominal. Calafrios ou ondas de calor ou sudorese. Medo de morrer. Medo de perder o controle e enlouquecer. Parestesias (anestesia ou sensao de formigamento). Palpitaes ou ritmo cardaco acelerado. Dor ou desconforto no peito. Sensaes de falta de ar ou afogamento. Boca seca e uma vontade imensa de beber gua Confuso e pensamento rpido Contraes, tenses e espasmos musculares e rijeza. Dor de cabea. Desrealizao (sensao de irrealidade) ou despersonalizao (estar distante de si mesmo). Terror - sensao de que algo inimaginavelmente horrvel est prestes a acontecer e de que se est impotente para evitar tal acontecimento .

Se voc ou um parente ou amigo possui 7 ou mais dos sintomas apresentados acima, aconselhamos procurar um profissional de sade metal para que ele possa diagnosticar se voc um portador de TP ou no, e caso seja, providenciar tratamento adequado.

Diagnstico
Devem ser observados alguns critrios para diagnosticar um paciente como sendo portador de TP, sejam eles:

Um episdio isolado de uma ataque de pnico no preenche as condies necessrias para o diagnstico de TP. Os sintomas que caracterizam o ataque no deve ser gerado por uma situao ou acontecimento externo. Quando sofrer o ataque apresentar 7 ou mais dos sintomas citados acima (principalmente medo de morrer ou de perder o controle) Como muitos dos sintomas coincidem com o de outras doenas orgnicas e psiquitricas necessrio uma bateria de exames para descartar ou confirmar a possibilidade da existncia de uma destas doenas.

Se voc deseja ver a lista de doenas orgnicas e psiquitricas que tem sintomas e sinais parecidos com os do TP click aqui. A explicao cientfica para as Crises de Pnico A teoria atualmente defendida para explicar as crises de Pnico que existe um desequilbrio na produo de dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina, que so responsveis pela comunicao entre os neurnios (clulas do sistema nervoso). Este desequilbrio faz com que ocorram erros no envio de informaes que determinam a execuo de todas as atividades fsicas e mentais de nosso organismo (ex: sentir, andar, pensar, etc.). Quando esta informao errada processada pelo crebro faz com que o sistema de alerta do nosso organismo seja ativado, alertando e preparando o organismo para se defender de uma ameaa ou perigo inexistente.

Tratamento para o Transtorno do Pnico


Cada caso um caso, se falando do tratamento de TP, ou seja, o especialista vai, de acordo com o grau em que se encontra o paciente, adotar, dentre vrios tratamentos, o que melhor se adequar ao paciente. Mas podemos resumir o tratamento em trs fases: 1 Fase - Bloqueio dos Ataques Nesta fase so utilizados medicamentos que bloquearam os ataques ou os reduziram na sua freqncia e intensidade, restabelecendo o equilbrio bioqumico cerebral. 2 Fase - Psicoterapia Nesta fase so utilizadas terapias de relaxamento e exposio cognitiva para o paciente superar as fobias desenvolvidas durante as crises. 3 Fase - Descontinuidade dos medicamentos e conscientizao do paciente Esta fase visa a descontinuidade da medicao e conscientizao do paciente de que ele pode ter uma vida normal como qualquer ser humano, embora no haja at o momento, cura para o T.P., cabendo ao paciente aprender a conviver com a TP sem a necessidade dos medicamentos. Com relao ao tempo de durao de um tratamento de TP, os mdicos, em sua grande maioria, estipulam um perodo entre 6 meses a 2 anos, dependendo do grau em que se encontra o paciente, com posterior suspenso gradativa dos medicamentos e reavaliao se caso as crises de pnico voltarem a ocorrer. Estudos mostram que apesar de adotados estes critrios o ndice de recada aps a suspenso dos medicamentos varia entre 20 a 50% dos pacientes. Deve-se levar em considerao que um dos principais fatores para o sucesso do tratamento engajamento do paciente com o mesmo. Para tanto, o paciente tem que procurar se informar sobre todas as peculiaridades relativo ao transtorno do Pnico. Aconselho a leitura de livros que abordem o assunto, fazer pesquisa na internet e participar de lista de discusso sobre TP, bem como, utilizar-se de vrias terapias alternativas que ajudaram no tratamento.

Este aprofundamento de conhecimento sobre TP trar e dar uma maior confiana e segurana ao portado de TP, ps atravs deste obter as respostas para as suas perguntas, que muitas vezes no so respondidas ou esclaredas nas consultas. E j posso lhe adiantar uma resposta, a uma pergunta comum, feita por todos que descobrem que so portadores de TP: o transtorno de pnico no mata, embora que no momento de um crise de pnico, voc tem a sensao de que ir morrer. Outro fator importante a escolha do profissional de sade mental que ir conduzir o tratamento, isto inclui, o desenvolvimento de uma boa relao mdico-paciente para que juntos superem todas as adversidades que venham a surgir no decorrer do tratamento e possam avaliar os resultados do mesmo. Quanto ao custo do tratamento podemos afirmar que , lamentavelmente, caro, tendo em vista que os planos de sade, atualmente, no cobre este tipo de especialidade clnica e que o sistema de sade pblica muito deficitrio se falando de tratamento psiquitrico. Uma boa notcia que j existe alguns centro de tratamento gratuitos e, tambm, grupos de auto-ajuda (GAA) do tipo Alcolicos annimos. Se voc deseja ver a lista de Centros de Tratamento Gratuitos de TP e dos Grupos de Auto-Ajuda (GAA) existentes click aqui.

Como escolher seu mdico


Um grande problema para a maioria dos portadores de TP encontrar um Psiquiatra ou Psiclogo competente, j que no estamos acostumados a sair por ai afora, solicitando indicaes de um bom psiquiatra, pelo motivo que a sociedade tachou este profissional como sendo um mdico que trata de loucos. O qu fazer ento para encontrar um bom profissional ? Antes de responder esta pergunta devemos entender bem a diferena entre um Psiquiatra e um Psiclogo. O Psiquiatra doutor em medicina que pode prescrever medicamentos, sendo este o profissional que ira cuidar da parte do tratamento que envolve restabelecer o equilbrio bioqumico cerebral. Quanto ao Psiclogo este um profissional tambm de nvel superior, que como o Psiquiatra trata de distrbios mentais, contudo no pode prescrever medicamentos. Cabendo ao Psiclogo o tratamento psicoteraputico. Isto posto, podemos responder a pergunta do pargrafo anterior. Procure primeiramente pelo Psiclogo, por que mais fcil de encontrar algum que indique um bom. Marque uma consulta com este, deixe que ele lhe analise. Faa perguntas sobre o seu problema, veja se ele lhe passa segurana em suas respostas. Ao final, aps sair do consultoria, faa uma pequena, mais importante anlise, veja se voc se sentiu a vontade, seguro e confiante com este profissional, ou seja, voc deve utilizar a intuio para a escolha de seu Psiclogo, o mesmo vale para e Psiquiatra. Aps escolhido o Psiclogo ele far uma anlise do seu grau de TP e ele lhe indicar um bom Psiquiatra, que juntos cuidaro de seu tratamento. Importante: confira se o Psiclogo possui registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e se o Psiquiatra possui registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Estes registros so colocados geralmente na porta do consultrio ou nas receitas prescritas. No caso dos Psiclogos, solicite um carto de visita deles, neste deve consta o registro do CRP. De posse do nmero do registro verifique, por telefone (ligue informao para conseguir o nmero de telefone do CRP e do CRM do seu estado), junto ao rgo responsvel a validade do registro.

Medicao utilizada no tratamento do TP


Atualmente so utilizados medicamentos psicotrpicos como os antidepressivos associados a ansiolticos no tratamento do TP, j que ainda no existe um medicao especfica para o tratamento do TP.

muito importante que paciente se conscientize que o fato de esta tomando uma medicao controlada (tarja preta), no implicar em uma dependncia fsica deste medicamento para sempre. O nico cuidado a ser seguido observar e seguir as orientaes de posologia prescritas pelo mdico, e relatar os possveis sinais de reaes adversas da medicao, para que mdico faa os possveis ajustes ou substituio da medicao se necessrio. Contudo, vale ressaltar que nas primeiras semanas normal o aparecimento de algumas reaes adversas da medicao que desaparecero nas semanas seguintes.

You might also like