You are on page 1of 24

MANUAL DE PREPARAO DE SUPERFCIES PARA PINTURA

Padres de limpeza de superfcie por jateamento abrasivo (pressurizado) ou por turbina centrfuga
Segundo as normas SIS 005 59 00-67, SSPC VIS 1 e ISO 8501-01
Graus de corroso

Grau A

Grau B

Limpeza manual

B St 2
Limpeza mecnica

B St 3

Jato ligeiro

B Sa 1
Jato comercial

B Sa 2
Jato ao metal quase branco

A Sa 2
Jato ao metal branco

B Sa 2

A Sa 3

B Sa 3

Jato ao metal branco Jato comercial Jato ligeiro Limpeza mecnica Limpeza manual Graus de corroso

Jato ao metal quase branco

C St 3

C St 2

C Sa 2

C Sa 1

Grau C

C Sa 2

C Sa 3
Jato comercial Jato ligeiro Limpeza mecnica Limpeza manual Graus de corroso

Jato ao metal branco

Jato ao metal quase branco

D St 3

D St 2

D Sa 2

D Sa 1

Grau D

D Sa 2

D Sa 3

PREPARAO DE SUPERFCIES
A eficincia e a durabilidade dos revestimentos anticorrosivos dependem fundamentalmente do preparo da superfcie a ser protegida. Uma superfcie bem limpa, livre de ferrugem, graxa, sujeira e umidade, o melhor substrato para um bom revestimento protetor. A correta preparao da superfcie melhora a adeso do sistema ao substrato e prolonga a vida til da pintura. Os substratos de ao carbono, concreto e galvanizado so os que mais se deterioram em ambientes agressivos e por isso devem ser protegidos por pintura. A seleo do mtodo correto de preparao da superfcie depende do substrato, da agressividade do ambiente, da expectativa de vida til e do sistema de pintura. A disponibilidade de recursos e restries a certos mtodos tambm influenciam na seleo do mtodo de preparao da superfcie do ao carbono.

Carepa de laminao
O ao carbono j sai da siderrgica com uma camada de xido de ferro formada na superfcie do metal no processo de laminao a quente. A carepa se forma em perfis, tubos, vergalhes e chapas, na faixa de temperatura entre 1.250oC e 450oC. A carepa de laminao, como no desejada em trabalhos de pintura, chega a ser classificada como um contaminante muito especial. Basta aquecer qualquer pea de ao em temperaturas dentro Produo de chapas laminadas a quente desta faixa que o oxignio reage com o ferro e forma-se a carepa. Na laminao, o ao aquecido para tornar-se mais dctil e para que seja possvel passar as chapas entre os cilindros laminadores. Durante o resfriamento, a chapa se recobre de uma camada cinza azulada. A carepa tem as seguintes caractersticas: aderente, impermevel, dura e lisa. Apresenta espessuras de 15 at cerca de 500 micrometros a espessura depende do tempo em que o ao fica exposto a temperaturas elevadas, acima de 450C; esta a razo das chapas grossas terem carepas mais espessas: quanto maior a massa mais tempo demora para esfriar (inrcia trmica). Uma anlise rpida das caractersticas da carepa poderia induzir concluso errada de que se trata de um timo revestimento anticorrosivo. Se comparssemos uma caFormao da carepa: reao do oxignio (ar) com o ferro (ao) mada de carepa com uma camada de tinta, expostas em um ambiente altamente agressivo, pelo mesmo tempo, a pintura apresentaria um desempenho superior. A explicao que a tinta apresenta flexibilidade suficiente para acompanhar os movimentos dirios de dilatao, por causa do calor do sol e de contrao, devido a temperaturas mais baixas durante as noites. A carepa no possui flexibilidade suficiente e no acompanha os movimentos do ao sobre o qual foi formada. Por isso a carepa sofre fissuramento ou trincamento, por ter coeficiente de dilatao diferente do ao e acaba levando consigo a tinta, mesmo que esta esteja bem aderida. Outro problema da pintura sobre a carepa de laminao que, por ser uma superfcie muito lisa, h dificuldade de aderncia da tinta.
Desagregao da carepa de laminao e da pintura

Ao Carbono
Os mtodos de preparao de superfcies de ao carbono indicados neste manual referem-se norma ISO 8501-1 que apresenta vrios padres visuais de comparao para preparao de superfcies. A ISO adotou a norma sueca SIS 05 59 00-1967, que passou a ser a norma internacional adotada no mundo todo. Outras normas existem, mas so idnticas SIS, que foi a precursora. Assim, podem ser comparadas s normas da SSPC e da NACE, ambas americanas. Graus de Corroso A - Substrato de ao completamente coberto com carepa de laminao aderida e com pouca ou nenhuma ferrugem. B - Substrato de ao com incio de enferrujamento e incio de destacamento da carepa de laminao. C - Substrato de ao onde a carepa de laminao foi eliminada pelo enferrujamento ou que possa ser removida por raspagem, mas com pouca formao de cavidades (pites) visveis a olho nu. D - Substrato de ao onde a carepa de laminao foi eliminada pelo enferrujamento e na qual considervel formao de cavidades (pites) visvel a olho nu. Graus de preparao com ferramentas mecnicas St 2 - Limpeza minuciosa por raspagem, escovamento ou lixamento manual para remoo de toda a carepa de laminao solta e outras impurezas. Em seguida, a superfcie soprada com ar comprimido limpo e seco ou aspirada ou escovada com uma escova de pelos, devendo-se obter um acentuado brilho metlico. St 3 - Limpeza muito minuciosa por raspagem, escovamento ou lixamento (mecnico ou manual) para remoo de toda a carepa de laminao solta e outras impurezas, porm mais rigorosa que a feita em St 2. Em seguida, a superfcie soprada com ar comprimido limpo e seco ou aspirada ou escovada com uma escova de pelos, devendo-se obter um acentuado brilho metlico. Graus de preparao com jateamento abrasivo Sa 1 - Limpeza por jateamento ligeiro (Brush-off). O jato aplicado rapidamente e remove a carepa de laminao solta e outras impurezas. Sa 2 - Limpeza por jateamento comercial. O jato deve remover quase toda a carepa de laminao, a ferrugem e materiais estranhos. Finalmente, a superfcie limpa com aspirador, ar comprimido seco ou com escova, devendo apresentar uma colorao acinzentada. Sa 2 - Limpeza por jateamento ao metal quase branco. O jato deve remover toda a carepa de laminao e outras impurezas, de modo que possam aparecer apenas leves manchas na superfcie, na forma de pontos ou listras. Finalmente, a superfcie deve ser limpa com aspirador, ar comprimido seco ou com escova. Sa 3 - Limpeza por jateamento ao metal branco. O jato deve remover completamente toda a carepa de laminao ou outras impurezas. Finalmente, a superfcie deve ser limpa com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou com escova e deve apresentar uma colorao metlica uniforme. Pr-Limpeza Antes de preparar a superfcie por um dos mtodos acima, deve-se remover toda sujeira, leo ou graxa, utilizando-se de solues aquosas de tensoativos ou detergentes biodegradveis ou panos limpos embebidos em solventes apropriados.

Observao: os padres St 2, St 3, Sa 1 e Sa 2 no se aplicam em superfcies com grau A de corroso. Por isso no h padres visuais para a comparao. Nota: os padres mostrados nas pginas 2 e 3 so apenas ilustrativos. Para servios de inspeo, devem ser adquiridos os padres originais junto s entidades mencionadas (ISO, SIS, SSPC ou NACE).

Quadro comparativo das normas de preparo de superfcies


Tipos de Preparao Ferramentas Mecnicas Limpeza manual Limpeza motorizada Jato Abrasivo Ligeiro (Brush-off) Comercial Metal quase branco Metal branco SIS 05 59 00 St 2 St 3 Sa 1 Sa 2 Sa 2 Sa 3 ISO 8501-1 St 2 St 3 Sa 1 Sa 2 Sa 2 Sa 3 SSPC-VIS1 SP 2 SP 3 SP 7 SP 6 SP 10 SP 5 NACE 4 NACE 3 NACE 2 NACE 1 NACE ABNT NBR 15239 NBR 15239 NBR 7348 NBR 7348 NBR 7348 NBR 7348

SIS Swedish Standards Institute SSPC The Society for Protective Coatings

NACE National Association of Corrosion Engineers ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas

Abrasivos
Os abrasivos mais utilizados na limpeza de superfcies antes da pintura so: areia(*), granalhas de ao, escria de cobre, xido de alumnio e bauxita sinterizada. (*)Areia A areia foi proibida pela Portaria n 99 do Ministrio do Trabalho e Emprego, de 19 de outubro de 2004, por isso no mais utilizada no Brasil para limpeza de superfcies. Granalhas de Ao As granalhas so feitas com um tipo especial de ao, de alta dureza, em dois formatos: esfricas (Shot) e angulares (Grit). Shot tem dureza de 40 a 50 Rockwell C e podem ser recicladas at cerca de 350 vezes. Grit tem dureza de 55 a 60 Rockwell C e podem ser recicladas at cerca de 350 vezes, segundo os fabricantes do abrasivo. Para estruturas, costuma-se utilizar as granalhas S-330 at S-230 e G-18 at G-40. prtica comum utilizar misturas de Shot com Grit, chamadas de mix operativo. Por exemplo, uma mistura de S-330 com G-18 na proporo 1:1. Atualmente, no jato pressurizado, utilizam-se granalhas angulares com partculas de tamanhos diferentes (vrias granulometrias), para se obter o perfil de rugosidade e o padro visual necessrios otimizao do processo de preparao da superfcie. Escria de Cobre Tambm conhecido como Copper Slag, este material gerado no processo de fuso e refino do minrio concentrado de cobre. Durante o processo, o ferro contido no concentrado reage e se estabiliza em um silicato ferroso denominado Fayalita, que o principal constituinte da escria de cobre. Na unidade de granulao, a escria lquida em elevada temperatura entra em contato com um jato de gua e se solidifica na forma de pequenos gros, que so enviados para os secadores rotativos e os sistemas de peneiramento, onde so respectivamente secados e classificados granulometricamente. A escria de cobre um material granulado, de cor negra, seco e constitudo de silicatos estveis. livre de materiais volteis, no higroscpico (no absorve gua) e tem igual ou maior dureza do que algumas areias, sendo, portanto, eficaz no processo de jateamento. Segundo o fabricante, a dureza da escria de cobre em torno de 6 a 7 Mohs.
7

xido de Alumnio O xido de alumnio um material obtido a partir da bauxita, que o principal minrio de alumnio, com alto teor de xido de alumnio (Al2O3). Constitudo basicamente de xido de alumnio marrom e ferrossilcio, este abrasivo apresenta baixo teor de slica livre. A liga ferrossiliciosa constituda de aproximadamente 85% de ferro e 15% de silcio. Segundo o fabricante, a dureza do xido de alumnio em torno de 9 Mohs. Bauxita Sinterizada Bauxita o minrio de alumnio com alto teor de xido de alumnio. H dois tipos de abrasivos produzidos a partir da bauxita e utilizados em jateamento: a redonda e a angular. um material duro, leve e no enferruja. Segundo o fabricante, a dureza da bauxita sinterizada em torno de 9 Mohs. Alguns tipos de bauxita sinterizada possuem mais de 80% de xido de alumnio e apresentam teores muito baixos de slica livre, sendo considerados pouco prejudiciais sade. Pequena poro do material fica engastada no ao, o que torna a colorao da superfcie pouco mais escura do que em uma superfcie jateada com areia ou granalha. No entanto, este material encravado no prejudica a aderncia das tintas nem causa problemas de corroso, porque no metlico e por isso no provoca corroso galvnica.

Perfil de rugosidade
Entre os aspectos relativos a padres de preparo da superfcie em geral, destaca-se com grande importncia o perfil de rugosidade obtido pelo jateamento abrasivo. Na norma ABNT NBR 15156 Pintura industrial - Terminologia, perfil de rugosidade significa: aspecto rugoso sobre a superfcie metlica, obtido atravs de preparao da superfcie, de modo a promover a ancoragem mecnica. A profundidade obtida em funo do tamanho do gro do abrasivo utilizado. recomendvel que o perfil de rugosidade esteja compreendido entre 1/4 e 1/3 da espessura total do sistema de pintura a ser aplicado, limitando a 2/3 da espessura da primeira demo ou do primer, segundo a norma ABNT NBR 7348.

Altura do perfil x Pelcula seca de tinta Classificao do perfil de rugosidade

Perfil abaixo de 25 m Este padro no recomendado para tintas protetivas de alta espessura. O padro de ancoragem insuficiente para uma boa aderncia mecnica. Com os movimentos dirios devidos variao de temperatura, a camada de tinta pode se destacar. Perfil de 25 a 50 m Apropriado para tintas de manuteno em locais de baixa agressividade. Geralmente usado para sistemas Alqudicos, Epoxi Surface Tolerants, Primers Epoxi convencionais, Epoxi ricos em Zinco, Epoxi Shop Primers e Etil Silicato de Zinco. A espessura total do sistema de pintura no deve exceder 200 m.
8

Perfil de 50 a 75 m Perfil recomendado para a maioria dos sistemas de alto desempenho, como Epoxi Fenlico, Epoxi Novolaca, Epoxi sem solvente, Epoxi alta espessura para imerso em gua, Epoxi Damp Tolerant, Alcatro de Hulha Epoxi, Epoxi Tar Free e Etil Silicato Zinco Alumnio. A espessura total do sistema de pintura no deve exceder 300 m. Perfil de 100 m Este perfil profundo usado para revestimento de servio pesado em que a espessura total do sistema de pintura exceder 500 m.
Obs.1: a norma PETROBRS N-9 TRATAMENTO DE SUPERFCIES DE AO COM JATO ABRASIVO E HIDROJATEAMENTO, da PETROBRS, diz que o perfil de rugosidade deve ficar compreendido entre 40 m e 85 m. Obs.2: a norma ABNT NBR 15488 trata da determinao do perfil de rugosidade e a norma ABNT NBR 10443 determina como medir espessura de camada de tinta sobre superfcies rugosas. Obs.3: quando nos referimos ao perfil de rugosidade a ser obtido em funo da espessura do sistema de pintura e dizemos que dever ser, por exemplo, 1/4 da espessura total, a camada de tinta dever ser considerada na totalidade e no 3/4 apenas. Portanto so 4/4 em cima dos picos mais altos e 1/4 preenchendo os vales.

A proporcionalidade entre o perfil de rugosidade e a espessura do sistema de pintura est sob mudana de conceito, pois, com as novas tecnologias das tintas anticorrosivas de alta espessura, Surface e Damp Tolerants, perfeitamente possvel obter um desempenho satisfatrio mesmo sobre superfcies preparadas por limpeza mecnica (St 3). Isso conseguido com frmulas muito bem balanceadas, onde o fator aderncia/coeso da camada, aliado alta impermeabilidade dos filmes, permite quebrar paradigmas e mudar conceitos consagrados quando se trata de tintas modernas, mas ainda vlidos, se o objetivo obter a mxima qualidade e o mximo desempenho de sistemas de pintura com tintas convencionais. A norma ABNT NBR 10443:2008 determina que em funo do perfil de rugosidade da superfcie (PR) seja aplicado um fator de reduo da espessura (FR).
Perfil de rugosidade da superfcie (PR) m 25 a 39 40 a 69 70 a 100 Fator de reduo da espessura (FR) m 10 25 40

Nota1: o fator de reduo aplicado uma vez a cada medio de espessura, independentemente do revestimento consistir em uma demo ou diversas demos. Nota2: os fatores de reduo mencionados so aplicveis para medio de espessura acima de 40 m. Para a medio de espessuras abaixo de 40 m, o fator de reduo da espessura deve ser obtido diretamente do substrato, aps a preparao da superfcie, conforme procedimento abaixo: a) Ajustar o instrumento de acordo com as recomendaes do fabricante, zerando-o numa placa de teste de ao, lisa, plana e visualmente limpa, isenta de carepa de laminao e com pelo menos 3 mm de espessura e com dimenses mnimas de 25 mm x 25 mm. b) Selecionar uma pelcula padro com espessura de 30 m. c) Medir a espessura da pelcula-padro sobre a superfcie jateada em 10 locais diferentes e obter o valor mdio. d) Subtrair a mdia do valor da espessura da pelcula padro, obtendo-se o fator de reduo da espessura. Obs.: se o perfil de rugosidade no for conhecido e no existir uma amostra no revestida, deve ser utilizado um fator de reduo de 25 m.

Volume morto Geralmente, na aplicao da primeira demo sobre superfcies jateadas, o consumo de tinta maior do que o estimado. Isso por que, na maioria das vezes, o fator de reduo (FR) no levado em conta. Para preencher a rugosidade da superfcie, a quantidade de tinta utilizada denominada de volume morto. Tem esse nome porque a espessura seca final medida acima do plano mdio dos picos maiores e o volume utilizado para cobrir os vales no considerado. Por isso, para estimar o consumo de tintas com maior preciso, a frmula do clculo de volume morto : Vt = CVM SV

Onde: Vt = Volume de tinta em litros a ser acrescentado CVM = Coeficiente de Volume Morto SV = Slidos por Volume de tinta
Rugosidade Mdia (m) 15 30 45 60 75 90 105 Coeficiente de Volume Morto (CVM) 1 2 3 4 5 6 7

Exemplo: aplicao de uma tinta com 50% de slidos por volume sobre uma rea de 100 m2, jateada com um perfil de rugosidade de 60 m. Vt = CVM SV Vt = 4 50 = 0,08 L/m2

Portanto, para 100 m2 = 0,08 x 100 = 8,0 litros (2,2 gales), ou seja, praticamente trs gales de tinta a mais, apenas para cobrir o volume morto. Este clculo deve ser feito para a primeira demo se a superfcie for jateada. Para a segunda e posteriores demos, no necessrio. Abrasivo/Perfil A tabela abaixo pode ser usada somente para ter uma noo da granulometria do abrasivo necessrio para se obter um padro de ancoragem especfico. O metal padro usado para obter estes resultados foi ao laminado a quente com carepa firmemente aderida. A profundidade resultante do padro de ancoragem varia de acordo com o mtodo usado para medir a profundidade, e outras variveis, como tipo e dureza do ao, espessura da carepa, grau de limpeza especificado, etc. Essa informao pode ser usada para jateamento sob presso entre 90 a 100 lb/pol2 (6 a 7 kgf/cm2), medido na mangueira prximo ao bico, assim como para turbina centrfuga. A profundidade do padro de ancoragem mostrada nessa tabela uma mdia estimada e no o mnimo ou mximo de profundidade. O perfil de rugosidade obtido em funo do abrasivo usado em equipamentos de jato de ar comprimido pode ser observado na tabela a seguir:
10

Granulometria do abrasivo x Perfil de rugosidade (ABNT NBR 7348)


Abrasivo Granalha de ao (partculas angulosas) ver nota 2 N 40 - G 80 N 25 - G 50 N 18 - G 40 N 16 - G 25 N 12 - G 16 Granalha de ao (esfrulas) Ver nota 2 N S-110 N S-230 N S-280 N S-330 xido de Alumnio sinterizado Tamanho mximo de partcula que atravessa peneira Abertura Nota 1 Altura mxima do perfil m

425 m 710 m 1,0 mm 1,18 mm 1,7 mm 600 m 1,0 mm 1,18 mm 1,4 mm 400 m

R 40/3 R 40/3 R 40/3 R 40/3 R 40/3 R 40/3 R 40/3 R 40/3 R 40/3 R 20

60 85 90 100 200 50 80 90 95 80

Notas: 1 - Refere-se peneira conforme especificao ABNT NM-ISO 565:97 2 - De acordo com a SAE RP J-444 a

Medidas de rugosidade

A norma ASTM D 4417 apresenta trs mtodos para determinar as medidas de rugosidade.

Mtodo A - Comparador de perfil Uma das formas de comparar com discos, criados e produzidos pela KTA, chamados de KeaneTator Surface Profile Comparator, ou pela Elcometer, de nquel de alta pureza. So apresentados com cinco ou quatro segmentos feitos a partir de duplicatas de superfcies jateadas com areia e com granalhas de ao do tipo Shot (arredondadas) e Grit (angulares). As duplicatas so rplicas das superfcies originais jateadas com areia e com granalhas e medidas em microscpio com aumento de 250 vezes. Os segmentos so dispostos em crculo, formando um orifcio central, de maneira que, colocando-o sobre a superfcie a ser medida e iluminando o seu centro com uma lanterna especial, provida de uma lente de aumento de cinco vezes; essa superfcie pode ser comparada com os cinco segmentos para determinar qual deles mais se assemelha superfcie comparada. O resultado ser igual a um dos segmentos ou interpolaes entre eles. H trs tipos de comparadores KTA: Areia 12,5, 25, 50, 75 e 100 m (0,5, 1, 2, 3 e 4 mils) Shot 50, 63, 75, 100 e 140 m (2, 2,5, 3, 4 e 5,5 mils) Grit 38, 50, 75 e 114 m (1,5, 2, 3 e 4,5 mils)
Nota: 1 mil = 1 milsimo de polegada = 25,4 m

Os comparadores da Elcometer podem ser fornecidos com quatro segmentos em uma pea ou rplicas em segmentos avulsos.

Lente de aumento de cinco vezes e discos comparadores da KTA

Comparadores da Elcometer

Discos comparadores da Elcometer

11

Mtodo B - Micrmetro ou rugosmetro Trata-se de um relgio comparador com uma agulha com ponta de metal duro e uma base de seo circular plana. Quando apoiado sobre uma placa de vidro ou preferencialmente de cristal, a agulha toca o plano da base e o aparelho marca zero. Ao ser colocado sobre a superfcie jateada, sua base circular apoiada sobre os picos mais altos e a agulha desce ao fundo dos vales. A diferena entre o plano dos picos e os fundos dos vales indicada no relgio comparador em micrometros (analgico ou digital) e representa a medida do perfil de rugosidade em cada ponto onde feita a leitura. Segundo a norma ABNT NBR 15488, cada regio selecionada deve medir 200 mm x 200 mm e devem ser efetuadas cinco medies, sendo uma no centro geomtrico e as demais em suas diagonais. Devese efetuar a mdia aritmtica dos valores obtidos para se obter o perfil mdio de rugosidade. Deve-se tomar cuidado ao deslocar o aparelho para no arrast-lo e no danificar a agulha. O aparelho deve ser levantado, mudado de posio e novamente colocado cuidadosamente sobre a superfcie. Tambm deve-se evitar que sejam feitas medidas sobre superfcies curvas ou muito danificadas, como no grau D (com pites) da norma ISO 8501-1, pois as leituras seriam afetadas com grandes erros.

Rugosmetro analgico

Rugosmetro digital

Rugosmetro (relgio comparador)

12

Mtodo C - Rplica reversa (Press-O-Film) Press-O-Film consiste de um filme de polister (mylar) com espessura uniforme, coberto com uma camada de microespuma compressiva. Quando comprimida contra a superfcie jateada por uma vareta de plstico com uma esfera na ponta, a fita Press-O-Film, produzida pela Testex, reproduz com preciso os detalhes da rugosidade superficial, formando uma rplica inversa exata do perfil. A rplica , ento, medida com um micrmetro para determinar a distncia mxima entre os picos e o fundo dos vales. Esse mtodo possibilita um registro permanente. As tiras com as medidas podem ser anexadas ao relatrio de inspeo. Existem quatro graus de tiras para diversas faixas de perfil de rugosidade:

Coarse Minus Coarse X-Coarse X-Coarse plus

de 12 a 25 micrometros de 20 a 50 micrometros de 40 a 115 micrometros de 100 a 125 micrometros


Micrmetro (relgio comparador) e Tira (Testex)

Hidrojateamento
Como o prprio nome indica, o processo trabalha com gua sob alta presso. O impacto do jato de gua com a superfcie remove contaminantes e materiais estranhos. Como no h abrasivo nesse processo, a gua no consegue provocar rugosidade na superfcie. Se a superfcie j foi jateada anteriormente, a gua sob alta presso remove a ferrugem e as tintas envelhecidas e expe o jato original, ou seja, a rugosidade que estava sob a ferrugem e as tintas. No entanto, se a superfcie ao carbono laminado a quente e h presena de carepa de laminao, esta no removida e a superfcie fica lisa. O hidrojato no abre perfil de rugosidade, o que inconveniente para as modernas tintas anticorrosivas de alta espessura. Portanto o hidrojato excelente para obras de manuteno, e no para obras novas onde a remoo da carepa e a obteno da rugosidade so muito importantes. As presses nos equipamentos de hidrojateamento so classificadas pela NACE e SSPC como: Limpeza com gua a baixa e mdia presso (Low Pressure Water Washing) Limpeza com gua a alta presso (High Pressure Water Washing) Hidrojateamento com Alta Presso* (High Pressure Waterblasting) Hidrojateamento com Ultra Alta Presso* (Ultra Hight Pressure Waterblasting) at 5.000 psi (340 bar) de 5.000 psi (340 bar) at 10.000 psi (700 bar) de 10.000 psi (700 bar) a 25.000 psi (1.700 bar) acima de 25.000 psi (1.700 bar)

*A norma ABNT NBR 7348 considera hidrojateamento somente com presses acima de 25.000 psi. O item 3.3, tratamento com hidrojateamento da norma PETROBRAS N-9 F diz: mtodo de preparao de superfcie de ao para pintura pelo emprego de gua sob alta presso [70 MPa a 210 MPa (10.000 psi a 30.000 psi)] ou ultra alta presso [acima de 210 MPa (30 000 psi)].
13

Equipamento manual rotativo Consiste de uma pistola com cano longo e uma empunhadura para segurar com gatilho. Na outra extremidade, h um dispositivo rotativo, por onde a gua sai com presses acima de 10.000 psi. O dispositivo rotativo necessrio para distribuir o jato de gua em reas maiores e com mais eficincia e tambm para no provocar danos localizados, no caso do operador no deslocar o jato com uniformidade. Padres de hidrojateamento A NACE e a SSPC emitiram em conjunto a norma SSPC SP 12 / NACE 5 para limpeza por hidrojateamento de alta e ultra alta presso. Esta norma descreve as condies iniciais e os padres de limpeza com hidrojato e a norma SSPC-VIS 4 / NACE 7 contm os padres visuais atravs de fotografias para comparao com o grau alcanado na limpeza por hidrojateamento. Tabela - Padres de Hidrojateamento (normas SSPC-VIS 4 / NACE VIS 7)
Condio inicial da superfcie Condio C 100% de ferrugem Condio D 100% de ferrugem com pites Condio E Tinta de cor clara aplicada sobre ao jateado E WJ-1 E WJ-2 E WJ-3 E WJ-4 Condio F Tinta rica em zinco aplicada sobre ao jateado F WJ-1 F WJ-2 F WJ-3 F WJ-4 Condio G Sistema multicamada, no quebradia, aplicada sobre ao nu com carepa G WJ-1 G WJ-2 G WJ-3 G WJ-4 Condio H Sistema multicamada, quebradia deteriorada

Grau de limpeza

WJ-1 WJ-2 WJ-3 WJ-4

C WJ-1 C WJ-2 C WJ-3 C WJ-4

D WJ-1 D WJ-2 D WJ-3 D WJ-4

H WJ-1 H WJ-2 H WJ-3 H WJ-4

Condio C superfcie do ao completamente coberta com ferrugem; pouco ou nenhum pite visvel. comparvel ao grau C de corroso da norma ISO 8501-1. A rea inclui um exemplo de alterao na cor causada pelo aquecimento. Condio D superfcie do ao completamente coberta com ferrugem; pites visveis. A rea inclui um exemplo de material estranho (grau D de corroso da norma ISO 8501-1). Condio E superfcie de ao previamente pintada; tinta clara aplicada sobre superfcie jateada; a maior parte da tinta est intacta. Condio F superfcie de ao previamente pintada; tinta rica em zinco aplicada sobre superfcie de ao jateada; a maior parte da tinta est intacta. Condio G sistema de pintura aplicado sobre ao nu, com carepa de laminao; sistema completamente intemperizado, totalmente com bolhas ou totalmente manchado. Condio H sistema de pintura degradado aplicado sobre ao; sistema totalmente intemperizado, totalmente com bolhas ou totalmente manchado.

Obs.: as condies C e D so de ao sem pintura ou na qual a pintura foi totalmente eliminada pela corroso. As condies de F at H referem-se a superfcies pintadas e que necessitam de manuteno. Nota1: os padres de hidrojateamento (Waterjetting) mostrados nas pginas 22 e 23 so apenas ilustrativos e no servem para uso em trabalhos executados no campo. Para servios de inspeo, devem ser adquiridos os padres originais junto SSPC ou NACE. Nota2: a norma SSPC-VIS 4 / NACE VIS 7 Guia de Referncia Visual por Fotografias para Ao Limpo por Hidrojateamento (Guide to Visual Reference Photographs for Steel Cleaned by Waterjetting) um guia e descreve o uso de Fotografias de Referncia que retratam a aparncia do ao carbono enferrujado sem pintura e do ao carbono pintado, com ou sem ferrugem, antes e depois de limpo atravs de hidrojateamento (WJ). Pretende-se que as Fotografias de Referncia completem os padres escritos na SSPC-SP 12 / NACE 5 Preparao de Superfcie e Limpeza de Metais por Hidrojateamento antes de Repintura (Surface Preparation and Cleaning of Metals by Waterjetting Prior to Recoating). So includos no Guia quadros e descries de ferrugem instantnea (flash rust) para propsitos de ilustrao. Os padres escritos so os meios principais para determinar a conformidade com exigncias de limpeza. As fotografias no devem ser usadas como substitutas para esses padres.
14

OUTROS TIPOS DE PREPARAO DE SUPERFCIE


SSPC SP 1 SP 4 SP 8 SP 9 SP 11 Tipos de Preparao Limpeza com solventes Limpeza a fogo Decapagem qumica Intemperismo e jato abrasivo Limpeza com ferramentas mecnicas, chegando a uma superfcie metlica limpa, nua e rugosa, onde o jateamento com abrasivo no possvel ou no permitido Limpeza de superfcies de ao por compostos qumicos Inspeo visual de superfcies para pintura industrial

ABNT NBR 15158 ABNT NBR 15185 Nota: para facilitar a avaliao do grau de enferrujamento de superfcies de ao pintado, a ASTM desenvolveu em cooperao com a SSPC uma norma com padres escritos, visuais desenhados e em fotografias para a comparao com a superfcie a ser tratada.

SSPC-VIS 2 / ASTM D 610 Avaliao de Ferrugem sobre Superfcies Pintadas (Geral)

9-G - 0,03% de ferrugem

6-G - 1% de ferrugem

3-G - 16% de ferrugem

8-G - 0,1% de ferrugem

5-G - 3% de ferrugem

2-G - 33% de ferrugem

7-G - 0,3% de ferrugem

4-G - 10% de ferrugem

1-G - 50% de ferrugem

15

Tabela - Escala e Descrio do Grau de Enferrujamento segundo SSPC-VIS 2 / ASTM D 610 - Avaliao de Ferrugem sobre Superfcies Pintadas (Geral) Grau de enferrujamento
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

Superfcie enferrujada (%)


Menor ou igual a 0,01% Maior do que 0,01% at 0,03% Maior do que 0,03% at 0,1% Maior do que 0,1% at 0,3% Maior do que 0,3% at 1,0% Maior do que 1,0% at 3,0% Maior do que 3,0% at 10,0% Maior do que 10,0% at 16,0% Maior do que 16,0% at 33,0% Maior do que 33,0% at 50,0% Maior do que 50%

Exemplos visuais Geral (G)


nenhum 9-G 8-G 7-G 6-G 5-G 4-G 3-G 2-G 1-G nenhum

Obs.: os graus de enferrujamento marcados em verde acima so mostrados nas fotos da norma SSPC-VIS 2 abaixo.

RUST GRADE n 9 (0,03% de ferrugem)

RUST GRADE n 8 (0,1% de ferrugem)

RUST GRADE n 6 (1% de ferrugem)

RUST GRADE n 4 (10% de ferrugem)

16

Preparao de superfcie de concreto


As superfcies de concreto devero receber tratamento adequado para garantir o bom desempenho do sistema de pintura. No aplicar revestimento se o concreto no estiver seco e curado pelo menos por 28 dias. E nem sobre concreto aditivado com acelerador de cura sem que testes representativos indiquem a possibilidade de adeso satisfatria. Preparao de superfcie para pintura A preparao de superfcie para pintura inclui: inspeo do substrato concreto, remoo e substituio do concreto deteriorado, descontaminao da superfcie de concreto e criao de rugosidade superficial. a) Inspeo do substrato concreto crtica e realizada para determinar sua condio geral, integridade, presena de contaminantes, presena de umidade e o melhor mtodo de preparao para atender aos requisitos do proprietrio ou do representante do proprietrio. Uma avaliao bem feita ir conduzir seleo das ferramentas e dos equipamentos apropriados para alcanar esse objetivo. b) Remoo e substituio do concreto deteriorado Concreto deteriorado ou fraco deve ser removido at encontrar partes em bom estado e substitudo por massa epxi ou concreto polimrico ou por primer reparador. Ocasionalmente, utilizado concreto fresco novo sobre concreto j existente. Quando isso for necessrio, deve-se preparar a superfcie por desbaste, escarificao, jato de areia, pistola de agulhas (desencrustadores), hidrojato de alta presso (5.000 psi a 45.000 psi) ou jato de granalha. Aplicar uma tinta epxi 100% slidos como selador ou agente de ligao e logo em seguida colocar o cimento fresco ou a argamassa. Consultar a Assistncia Tcnica da SW-Sumar quanto tinta epxi adequada para servir de agente de ligao. c) Descontaminao da superfcie de concreto A descontaminao da superfcie de concreto requer a remoo de leos, graxas, ceras, cidos graxos e outros contaminantes e poder ser acompanhada do uso de tensoativos a base de gua (SUMACLEAN WB), esfregando com escovas, limpeza por jato de gua com alta presso (menos que 5.000 psi), limpeza com vapor ou limpeza qumica. O sucesso dessa operao depende da profundidade da penetrao do contaminante, que completamente dependente da sua viscosidade, da permeabilidade do concreto e do tempo de exposio ao contaminante. Contaminao por micrbios, particularmente em ambientes com guas servidas (esgoto), pode ser detectada analisando o pH do concreto. Concreto novo deve ter pH na faixa de 11 a 13. Em reas onde os contaminantes no podem ser removidos, o concreto contaminado deve ser retirado (quebrado) e substitudo, como descrito no item b). Advertncia: descontaminaes por mtodos que utilizam grandes quantidades de gua podem contribuir para problemas relacionados com a umidade do concreto. Neste caso, o tempo de espera para a secagem completa deve ser maior. Ateno para a secagem. d) Criao de rugosidade superficial A criao de rugosidade superficial pode ser efetuada por uma variedade de mtodos, cada um utilizando uma seleo de ferramentas, equipamentos e materiais para a realizao do objetivo

17

proposto (veja os mtodos de preparao de superfcies abaixo). A escolha depende do tipo de superfcie a ser preparada e do tipo de sistema de revestimento a ser usado. Alm disso, pisos, paredes, tetos, valetas, canaletas, tanques e fossas, cada um tem as suas exigncias prprias. O tipo e a espessura do sistema escolhido tambm tm um importante papel no processo de seleo. Sem considerar o mtodo selecionado ou as ferramentas empregadas, devemos proporcionar uma superfcie que aceite a aplicao de produtos a base de polmeros e permita Padres de preparao de concreto e Technical Guideline a adeso mecnica do produto firmemente ao concreto. O tipo de servio a que estar sujeita a estrutura tambm ajuda a definir o grau de perfil de rugosidade requerido. O perfil de rugosidade a mdia das medidas da distncia entre os picos e os vales, como vistos em um corte transversal da superfcie do concreto. Os padres de preparao de superfcie para concreto so definidos graficamente e por meio de amostras no Technical Guideline n 03732 do ICRI - International Concrete Repair Institute e expresso como CSP (Concrete Surface Preparation), em nove padres:
CSP 1 CSP 2 CSP 3 CSP 4 CSP 5 CSP 6 CSP 7 CSP 8 CSP 9 Ataque cido (acid etching) Polimento com pedras (grinding) Granalhamento leve (light shotblast) Escarificao (fresa) leve (light scarification) Granalhamento mdio (medium shotblast) Escarificao (fresa) mdia (medium scarification) Granalhamento pesado (heavy abrasive blast) Polimento com insertos de ao ou de widea (scabbled) Escarificao (fresa) pesada (heavy scarification)

O jogo de comparadores com nove padres e a norma fornecem guias visuais e por escrito para selecionar e especificar o mtodo apropriado de preparao de superfcie de concreto antes da aplicao de uma tinta, revestimento ou outro sistema protetivo. O guia discute os aspectos de 12 diferentes mtodos de preparaes de superfcies e de limpeza: limpeza com detergente e escovas limpeza com gua em baixa presso ataque cido polimento com insertos diamantados jato abrasivo jateamento com granalha escarificao (fresa) pistola de agulhas hidrojateamento com alta e ultra-alta presso polimento (scabbling) maarico fresadoras/politrizes com pedras rotativas Apndices discutem processos de seleo, seladores e tintas, segurana e padres de referncia adicionais.
18

Obs.: para a definio do mtodo de preparao de superfcie a ser adotado, deve ser avaliada a dureza do concreto, pois ela influencia no desgaste que o mtodo provoca no piso.

Mtodos para o tratamento de superfcies do concreto novo Os mtodos recomendados para o tratamento de superfcie de concreto novo so: jato abrasivo, jato captivo com turbina centrfuga, ferramenta mecnica e tratamento com cido.

Jato abrasivo Utilizar abrasivo malha 18-40 e presso de cerca de 60 psi. Mover o bico de jato de modo uniforme sobre a superfcie a 60 cm de distncia. Observar que a rugosidade produzida seja uniforme. Aspirar ou soprar o p e aplicar a primeira demo do selador. Jato captivo com turbinas centrfugas Outra forma de preparar o concreto, principalmente em pisos, com jato produzido por turbinas centrfugas, usando granalhas de ao em circuito fechado. A turbina atira as partculas de granalha contra o concreto e um forte aspirador retira o p e as granalhas, que passam por um processo de purificao e retornam a turbina para serem arremessadas novamente contra o piso. Esse mtodo gasta alguns milmetros do concreto.

Mquina de jato captivo com granalhas de ao (BLASTRAC)

Ferramenta mecnica Utiliza-se lixadeira de disco ou mquina de martelos rotativos para regularizar a superfcie e eliminar relevos indesejveis. Aspirar ou soprar o p e aplicar a primeira demo do selador. Tratamento com cido Muito cuidado ao adotar tratamento com cido. O cido s recomendado em pisos ao nvel do solo e paredes, desde que no haja o risco de infiltraes, pois o ataque cido na ferragem pode comprometer a segurana da estrutura. Se no houver melhor alternativa, para a aplicao do cido: molhar previamente a superfcie, aplicar a soluo com 15% de cido clordrico (muritico) em gua (uma parte de cido muritico comercial para uma parte de gua em volume). Para calcular a quantidade de soluo necessria, considerar que 10 litros de soluo de cido muritico cobrem aproximadamente 15 m2 a 18 m2 de rea. Espalhar uniformemente a soluo de cido sobre a superfcie, utilizando escova de nylon ou de piaaba, evitando a formao de poas, e deixar a soluo atuar sobre o concreto at que a superfcie apresente uma rugosidade semelhante a uma folha de lixa 80. Lavar com gua em
19

Obs.: o teste da folha de plstico pode ser feito no s no piso mas tambm em paredes e tetos. A norma ASTM D 4263 indica que se faa um teste para cada 46 m2 de rea ou fraes desta. Para paredes, recomendvel que se faa no mnimo um teste para cada 3 m de elevao vertical, comeando a partir de 30 cm do piso.

abundncia para eliminar todo o resduo cido e alcanar pH prximo do neutro. Aplicar a primeira demo do selador ou do revestimento quando o concreto estiver seco. A norma ASTM D 4263 Standard Test Method for Indicating Moisture in Concrete by the Plastic Sheet Method descreve um teste para verificar se a umidade do concreto est dentro de nveis aceitveis para receber selador, tinta ou revestimento. O teste consiste em colar com fitas adesivas uma folha de polietileno transparente de 45 cm por 45 cm por 0,1 mm de espessura, sobre a superfcie de concreto. Deixar a folha de plstico no local por pelo menos 16 horas. Decorrido esse tempo, remover a folha de plstico e visualmente inspecionar o lado inferior da folha e a superfcie do concreto sob ela, quanto presena de umidade. Se a superfcie estiver mida, aguardar a secagem natural ou forada com jatos de ar quente ou com maarico (cuidado para no danificar o concreto com a chama e refazer o teste).

Teste para verificao da umidade do concreto

Metais no-ferrosos
Alumnio e ao zincado novos Os metais no-ferrosos, principalmente alumnio e ao zincado (galvanizado), por apresentarem superfcies muito lisas, necessitam de muitos cuidados na preparao da superfcie antes da aplicao do primer de aderncia. Normalmente, uma rigorosa limpeza com desengraxantes aquosos ou solventes suficiente, porm cada caso dever ser estudado criteriosamente, prevendo-se a necessidade do uso de outros mtodos, tais como lixamento manual (Lixa 100), manta no tecida grossa do tipo Scotch Brite, jato ligeiro Brush-off (Sa 1 da norma ISO 8501-1). No caso de utilizao de jato Sa 1, deve-se tomar muito cuidado para no desgastar demais a camada do metal, que normalmente mais mole do que o ao. A tinta adequada para essa situao o Epoxi-isocianato, utilizada como primer de aderncia.

Obs.: tintas a base de leos vegetais, como as alqudicas, por exemplo, no devem ser aplicadas diretamente sobre superfcies zincadas, pois sofrem saponificao e acabam se destacando em curtos perodos de tempo, principalmente quando expostas ao intemperismo.

20

Ao zincado envelhecido (com corroso branca) Quando a superfcie da camada de zinco est apresentando corroso branca, deve ser tratada como se fosse zincado novo. No entanto aconselhvel a lavagem com gua e um tensoativo biodegradvel. Neste caso, prefervel a utilizao de manta no tecida do tipo Scotch Brite e aplicao da tinta Epoxi-isocianato como primer de aderncia. Ao zincado envelhecido (com corroso vermelha) Para esta superfcie onde o zinco j est comprometido e j h corroso vermelha, aconselhvel primeiramente a lavagem com gua e um tensoativo biodegradvel, esfregando com escovas; em seguida, enxgue com gua limpa, depois faa a limpeza mecnica (St 3 da norma ISO 8501-1) e, finalmente, a remoo do p com escovas, ar comprimido seco ou aspirador. Nesta situao, aconselhvel o uso de uma tinta Epoximastic (Surface Tolerant) como primer ou como tinta de dupla funo (primer e acabamento) e depois o acabamento poliuretano aliftico, se a superfcie ficar exposta ao intemperismo.

REDES DE LOJAS PRPRIAS NO BRASIL


CENTROS REGIONAIS DE DISTRIBUIO SUMAR (CRDS)
Araatuba (18) 2102-2350 Campinas (19) 2103-0200 Cuiab (65) 4009-4550 Guarulhos (11) 3598-6600 Jundia (11) 4525-0624 Mogi das Cruzes (11) 4792-5097 Ponta Grossa (42) 2102-9000 Santo Andr (11) 3463-7100 Uberaba (34) 2104-9400 Aracaju (79) 2106-3950 Campo Grande (67) 2107-3150 Curitiba (41) 2101-2350 Ipatinga (31) 2136-3300 Londrina (43) 2105-3050 Mogi Mirim (19) 3022-2550 Porto Alegre (51) 3533-6450 So Gonalo (21) 2712-1730 Uberlndia (34) 2102-6700 Araraquara (16) 2108-4050 Caraguatatuba (12) 3888-1848 Dourados (67) 3428-0120 Itaja (47) 2104-1500 Maca (22) 2762-8939 Montes Claros (38) 2103-3800 Recife (81) 3341-5706 S. J. dos Campos (12) 3201-6901 Vitria (27) 3185-3250 Bauru (14) 4009-2050 Cascavel (45) 3227-5688 Eunpolis (73) 3281-0468 Itajub (35) 3622-6148 Macei (82) 3036-7505 Natal (84) 3645-3734 Ribeiro Preto (16) 3323-2150 S. J. Rio Preto (17) 4009-7650 Belm (91) 3184-1950 Caxias (54) 2991-4900 Feira de Santana (75) 2102-9450 Itapetininga (15) 3272-8123 Manaus (92) 4009-7050 Osasco (11) 3563-4800 Salvador (71) 3176-3400 So Lus (98) 2106-6350 B. Horizonte (31) 3029-6050 Chapec (49) 3311-2300 Fortaleza (85) 3052-1150 Joinville (47) 4009-6150 Marlia (14) 3415-6009 Piracicaba (19) 2105-5650 Santos (13) 4009-9300 Sorocaba (15) 4009-4650 Blumenau (47) 2111-6200 Cricima (48) 2101-8250 Goinia (62) 4008-9100 Juiz de Fora (32) 2102-4100 Maring (44) 2103-3750 Poos de Caldas (35) 2107-6500 Santo Amaro (11) 3566-3900 Taubat (12) 2125-6100

Participaram da elaborao deste manual: Celso Gnecco, Antnio Freitas, Marco Aurlio Moreira, Nelson Nascimento Silva e Fbio Krnkel.
21

Padres de limpeza de superfcie por hidrojateamento


Segundo as normas SSPC-VIS 4 / NACE VIS 7

INITIAL CONDITION C

INITIAL CONDITION D

INITIAL CONDITION E

E WJ-4

C WJ-4

D WJ-4

E WJ-3

C WJ-3

D WJ-3

E WJ-3 ALT

C WJ-2

D WJ-2

E WJ-2

C WJ-1

D WJ-1

E WJ-1

22

INITIAL CONDITION F

INITIAL CONDITION G

INITIAL CONDITION H

F WJ-4

G WJ-4

H WJ-4

F WJ-3

G WJ-3

H WJ-3

F WJ-2

G WJ-2

H WJ-2

F WJ-1

G WJ-1

H WJ-1 23

Vista da fbrica da Sherwin-Williams - Unidade Sumar, situada em Sumar, na regio de Campinas

A Sherwin-Williams comprova sua qualidade e respeito ao meio ambiente com as certificaes abaixo.

Fbrica Rodovia Anhanguera, km 108,8 - CEP 13181-902 - Sumar - SP Tel.: (19) 2122-8802 - Fax: (19) 2122-8810 servicos@tintassumare.com.br www.sherwinwilliams.com.br

Reviso dezembro 2011

You might also like