You are on page 1of 8

Questes de Direito Constitucional II 1) Redija texto dissertativo em que responda, fundamentadamente, os seguintes questionamentos: Constitui afronta Constituio Federal

l o constante do art. 1.030 do novo Cdigo Civil, que prev a excluso do scio fundada em deficincia mental superveniente? O que ocorrer se houver clusula contratual a esse respeito? 2) Discorra sobre o principio da proporcionalidade, abordando: a) sua conceituao; b) sua fundamentao; c) sua aplicao no direito processual civil e penal, e d) sua aplicao com princpio de interpretao constitucional. 3) O Presidente da Repblica editou Medida Provisria, publicada em 30 de agosto de 2001. Contudo, at 30 de janeiro de 2002, no tinha sido convertida em lei. Diante disso, pode ser prorrogada? Por que prazo? Ser prorrogada por tempo indeterminado se for de natureza tributria? Perdeu a eficcia por decurso de prazo? Nesse caso, o Congresso Nacional dever disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas dela decorrentes ou poder, posteriormente, deliberar sobre ela? Justifique as respostas. 4) Quais as condies especficas da ao de injuno? 5) possvel o controle de constitucionalidade sobre atos materiais? 6) O que uma inconstitucionalidade ritual ou processual? 7) O que so efeitos diferidos na declarao de inconstitucionalidade? 8) Admite-se a interveno de terceiros no processo de ao direta de inconstitucionalidade, quando este terceiro interveio no processo como amicus curiae? 9) Quem atua no plo passivo na relao processual da ao direta de constitucionalidade? 10) Quais so os legitimados para impetrar mandado de segurana coletivo? 11) Aponte os aspectos diferenciais entre empresas pblicas e sociedades de economia mista, quanto constituio do capital, forma societria e competncia para julgamento das aes em que seja parte. 12) Qual o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto possibilidade de controle direto de constitucionalidade com relao a leis anteriores Constituio vigente? 13) Comente, segundo a Constituio Federal, a constitucionalidade de lei estadual que exija a prvia autorizao do Poder Legislativo para a celebrao de convnios pelo Poder Executivo Estadual. 14) Lei Federal instituidora de tributo cobrado ao longo de dois anos tem sua constitucionalidade questionada perante o Supremo Tribunal Federal, por meio de ao direta. Aponte, de forma objetiva, as conseqncias jurdicas das duas hipteses a seguir: (i) revogao da lei tributria antes do julgamento da ao (ii) reconhecimento, pelo STF, da inconstitucionalidade da lei. 15) Comente, de forma sumria: presuno de constitucionalidade das leis e principio da interpretao conforme Constituio. 16) Discorra, com brevidade, sobre o princpio da subsidiariedade como pressuposto de admissibilidade para a Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental.

17) O sistema de controle de constitucionalidade brasileiro admite a declarao de inconstitucionalidade sem pronncia da nulidade? 18) Comente a constitucionalidade formal de lei versando sobre regime jurdico de servidores pblicos, de iniciativa parlamentar, sancionada pelo chefe do Poder Executivo. 19) Qual o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto possibilidade de extradio quando o extraditando responde por crime punido com pena de priso perptua no pas requerente? 20) Quais as fases de incorporao dos tratados internacionais ao ordenamento jurdico brasileiro? 21) Considerando, (a) a presuno de constitucionalidade dos preceitos normativos, (b) o disposto no art. 97 da Constituio (Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico); e (c) que a medidas antecipatrias se fundam em mero juzo de verossimilhana , pergunta-se: cabvel, no primeiro grau, a concesso de medida liminar sob o fundamento de inconstitucionalidade de uma lei? 22) Comente, de forma sumria: princpio da unidade da Constituio, coliso de princpios constitucionais e ponderao de interesses. 23) Enuncie, objetivamente, a distino entre lei, medida provisria e regulamento. 24) Qual o contedo jurdico do princpio da razoabilidade? 25) Aponte trs aspectos distintivos relevantes entre o controle de constitucionalidade por via incidental e o controle mediante ao direta de inconstitucionalidade. 26) Trace, com brevidade, a distino entre: a) inconstitucionalidade formal e material; b) inconstitucionalidade por ao e por omisso. 27) Parlamentar federal faz grave acusao a uma empresa, da tribuna da Casa legislativa. Em decorrncia, a empresa deixa de celebrar uma srie de contratos comerciais. Pouco aps, fica inequivocamente demonstrada a falsidade da imputao. Pode a empresa postular perdas e danos em face do parlamentar? E da Unio? Justifique a resposta, indicando a base legal. 28) Pode o Ministrio Pblico propor ao civil pblica para a tutela de direitos individuais homogneos? Justifique a resposta, indicando a base legal. 29) Relativamente concretizao das normas constitucionais, comente brevemente os conceitos de: a) auto-aplicabilidade; b) reserva do possvel; e c) vedao do retrocesso. 30) Qual a conceituao do instituto do indigenato? 31) Os efeitos futuros de um contrato sujeitam-se ao principio da intangibilidade do ato jurdico perfeito? As denominadas leis de ordem pblica supervenientes sempre afastam a norma contempornea ao momento da celebrao do negcio jurdico? Justifique a resposta, formulando exemplo. 32) Mandado de injuno pode ser utilizado como via processual para garantir a isonomia de vencimentos entre ocupantes de cargo pblicos de carreiras diversas? Justifique a resposta.

33) cabvel mandado de segurana para trancar a tramitao legislativa de emenda constitucional? E se a alegao de ilegalidade na violao de norma regimental do Poder Legislativo? Justifique a resposta. 34) admissvel o controle concentrado de constitucionalidade de lei municipal em face de Constituio Estadual quando se tratar de norma de preceito constitucional federal de observncia obrigatria pelos Estados? Justifique a resposta de acordo com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal em vigor. 35) Aes ou omisses de autoridade que atentem contra princpios constitucionais da Administrao Pblica podem constituir-se em caso de inelegibilidade? Justifique a resposta indicando os dispositivos constitucionais e legais aplicveis. 36) cabvel a invocao de direito adquirido em face de emenda constitucional? Existe hiptese prevista na Constituio Federal excludente de tal invocao? Justifique a resposta. 37) admissvel a argio de descumprimento de preceito fundamental tendo por espoco questionar a constitucionalidade de veto a projeto de lei oposto por Chefe do Poder Executivo? Justifique a resposta de acordo com a jurisprudncia recente do Supremo Tribunal Federal. 38) Queira distinguir os requisitos constitucionais de cabimento atinentes ao mandado de segurana e ao popular, tendo em vista o enunciado da Smula 101 do Supremo Tribunal Federal. 39) Conceitue inconstitucionalidade formal ou adjetiva, formulando um exemplo corrente no exerccio do poder constituinte derivado ou reformador. 40) Os crditos de natureza alimentcia devidos pela Fazenda Pblica comportam execuo forada ou sujeitam-se ao regime de liquidao por precatrio? Justifique a resposta luz da disposio constitucional pertinente e da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. 41) cabvel ao popular promovida contra deciso de natureza jurisdicional proferida por rgo do Poder Judicirio indenizvel no Direito brasileiro? Justifique a resposta. 42) Tendo em vista a jurisprudncia recente do Supremo Tribunal Federal, indique os requisitos competenciais, formais e substantivos para decretao da quebra do sigilo bancrio. A efetivao de penhora de bens do devedor por parte da Fazenda Pblica causa justificativa da quebra do sigilo bancrio? Justifique a resposta. 43) Em que consiste a clusula constitucional de reserva de jurisdio? Aponte duas matrias em que ocorre sua incidncia. 44) possvel a regulamentao de artigo da Constituio Federal atravs de medida provisria? Justifique a resposta. 45) Tendo em vista a norma constitucional que atribui s Comisses Parlamentares de Inqurito poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, indaga-se se o rgo de investigao congressual pode determinar a interceptao ou escuta telefnica. Justifique a resposta. 46) Em que consiste os mecanismos exegticos de interpretao da lei conforme a constituio e de interpretao da constituio conforme a lei. Fornea de cada hiptese.

47) Considere e resolva o seguinte conflito aparente de normas constitucionais: tendo em vista o disposto nos artigos 40, 1, II e 236 da Constituio Federal, pergunta-se se constitucionalmente vivel a invocao de direito adquirido, por parte de Oficial titular de serventia de notas e registros pblicos, para fins de continuar no exerccio da titularidade cartorria aps o implemento da idade de 70 (setenta) anos. 48) Em que consiste a ofensa reflexa ou indireta para fins de admissibilidade do controle concentrado de constitucionalidade. Exemplifique. 49) Os legisladores estaduais e municipais podem editar leis proibindo a cobrana de estacionamento de veculos nas dependncias de empreendimento comercial privado de afluncia coletiva? Justifique a resposta tendo em vista a partilha de competncias federativas e demais normas constitucionais aplicveis matria. 50) Dissertao: Os limites do poder de reforma constitucional. 51) O que significa a expresso devido processo legal na Constituio da Repblica? 52) O brasileiro pode ser extraditado? Justifique. 53) Qual o regime remuneratrio do servidor pblico investido no mandato de Vereador? 54) O direito de greve assegurado aos servidores pblicos civis e militares? 55) A constituio Federal prev algum caso de desapropriao de terras sem pagamento de qualquer indenizao ao seu proprietrio? Justifique. 56) Qual a diferena entre imunidade parlamentar material e imunidade parlamentar formal? 57) Quais os princpios que informam a Administrao Pblica? 58) Em que circunstncia e a partir de que momento uma medida provisria pede a sua eficcia? 59) A medida provisria pode ser aprovada por decurso de prazo? Justifique. 60) Pode o legislador ordinrio atribuir ao Ministrio Pblico funo incompatvel com a sua finalidade? Justifique. 61) Entre os entes federativos o que se entende por competncia concorrente cumulativa a no cumulativa? 62) Como so escolhidos os Ministros do Supremo Tribunal Federal? 63) Qual o ncleo irreformvel da Constituio da Repblica? 64) Morto um dos concorrentes ao cargo de Presidente da Repblica, antes da realizao do segundo turno, considera-se eleito o outro? Por qu? 65) Estrangeiro, residente no Brasil, pode subscrever projeto de lei de iniciativa popular? Por qu? 66) Ex-aluno da Academia de Polcia Militar, desligado do curso no qual fora matriculado condicionalmente, aps a concluso de investigao sobre a sua conduta pblica e privada, teve seu requerimento de leitura de inteiro teor da sindicncia e do relatrio indeferido pelo Diretor do estabelecimento. Cabe mandado de segurana para proteo de seu direito? Por qu? 67) Quais as conseqncias, previstas na Constituio, para os atos de improbidade administrativa? 68) O que Constituio rgida? E flexvel

69) H limites ao exerccio do Poder Reformador, na Constituio da Repblica? Justifique. 70) Qual a distino entre controle da constitucionalidade e via de ao e de execo? 71) Conceitue cidadania ativa e cidadania passiva? 72) A medida provisria pode dispor sobre matria tributria e matria penal? 73) Quais os elementos integrantes do conceito de Estado? 74) O que caracteriza a autonomia municipal? 75) Quais os efeitos das decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, Nas aes declaratrias de constitucionalidade? 76) O que so normas constitucionais programticas? Exemplifique. 77) O vereador goza de imunidade parlamentar? Justifique. 78) Qual natureza do veto? 79) Quais so os requisitos para ajuizamento da ao popular? 80) A medida provisria (que tem eficcia imediata) revoga lei anterior que regule a mesma matria? 81) Como se manifesta o controle preventivo da constitucionalidade no direito brasileiro? 82) O que se entende por poder constituinte derivado? 83) A quem compete o julgamento do Prefeito Municipal, nos crimes (comuns e de responsabilidade) e nas infraes poltico-administrativas? 84) Quais as vedaes que a Constituio Federal impe aos membros do Ministrio Pblico? 85) O denominado quinto constitucional tem aplicao na formao dos Tribunais superiores? Justifique. 86) Qual a diferena entre lei complementar e lei ordinria? 87) possvel a repristinao no direito constitucional brasileiro? Justifique. 88) Quais as funes atpicas do Poder Legislativo? 89) Existe diferena, no Brasil, entre Chefe de Estado e Chefe de Governo? Justifique. 90) Qual o tribunal competente para o julgamento do Governador de Estado, nos crimes de responsabilidade 91) O que vem a ser recepo em Direito Constitucional? 92) O que direito de secesso? 93) valida a norma que vincule lei aprovada pelo Congresso ratificao popular em referendum? Justifique. 94) O que distingue as Constituies clssicas, caractersticas dos Estados liberais das Constituies contemporneas, no que se refere s declaraes de direitos? 95) Distinguir Poder Constituinte institudo ou derivado de Poder Constituinte decorrente. 96) A Smula 279 do Supremo Tribunal Federal enuncia que para simples reexame de prova, no cabe recurso extraordinrio. Qual a justificativa para esta restrio. 97) admitido em nosso sistema jurdico mandado de segurana normativo? Justifique. 98) A emenda constitucional, aps a sua promulgao, passvel de controle de constitucionalidade? Justifique. 99) O poder Constituinte originrio suscetvel de regulamentao jurdica? Justifique.

100) Em que fase da sua tramitao o Projeto de Lei Originria se converte em Lei? Justifique. 101) O municpio unidade integrante da Federao brasileira? Justifique. 102) No que consiste o principio do juiz natural? 103) Qual o rgo competente para julgar o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade? 104) Todo nacional brasileiro nato ou naturalizado cidado? Justifique. 105) Como se classificam as Constituies quanto forma, origem e mutabilidade? 106) Quem tem, no Brasil, legitimidade para propor a ao direta de declarao de inconstitucionalidade? 107) Qual a tcnica de repartio de competncia adotada pela Constituio Brasileira? 108) O que so as chamada clausulas ptreas? 109) obrigada a Assemblia Nacional Constituinte, em virtude da garantia ao direito adquirido na Constituio em vigor, a respeitar, na futura Constituio, a durao dos mandatos em curso? Justifique. 110) Congressista advogado pode, enquanto cidado, propor, em causa prpria, ao popular, visando anulao de ato administrativo que repute ilegal e lesivo ao patrimnio municipal? Justifique. 111) A promulgao de emenda constitucional depende de prvia apreciao pelo Presidente da Repblica para eventual sano? Justifique. 112) A escusa de conscincia pode acarretar alguma sano ao brasileiro que a invoque? Justifique. 113) Qual a diferena entre poderes remanescentes e poderes implcitos? 114) No 23 do artigo 153, a Constituio da repblica assegura a liberdade de exerccio de qualquer trabalho, oficio ou profisso, observadas as condies de capacidade que a lei estabelecer. Trata-se de norma de eficcia limitada ou de eficcia contida? Justifique. 115) Quais os efeitos da suspenso de lei por inconstitucionalidade, nos atos praticados sob o imprio da mesma? 116) O foro institudo em favor dos parlamentares prevalece na hiptese em que, poca do crime, tais pessoas no exerciam mandato legislativo? Explique. 117) O Ministrio Pblico civilmente responsvel pelos atos de seus agentes que, nessa qualidade, causam danos a terceiros? Por qu? 118) Os bens pblicos de uso comum podem ser alienados? Explique. 119) A interveno no domnio econmico consiste no tabelamento de preos, pode ser atribuda pela Unio aos estados-membros e Municpios? Por qu? 120) Estabelea a diferena entre direito adquirido e ato jurdico perfeito. 121) Podem os Municpios elaborarem a sua prpria Lei Orgnica? Justifique. 122) Quem, segundo a Constituio vigente, detm competncia para elaborar emendas constitucionais? A Carta Federal faz previses de limites circunstanciais ao poder reformador? 123) defeso ao Magistrado de primeira instncia julgar a inconstitucionalidade de lei? Explique.

124) As denominaes leis de efeitos concretos e leis auto-executveis devem ser entendidas como expresses sinnimas? Explique. 125) Como se efetiva, no Federalismo brasileiro, a participao da vontade do estadomembro na vontade de criadora da ordem jurdica Federal? 126) O processo legislativo brasileiro obriga a figura do veto absoluto ou do veto relativo? Justifique. 127) No mbito do controle de constitucionalidade e da jurisdio constitucional, o que se entende por processo subjetivo e por processo objetivo? Enuncie e explique as caractersticas de cada um deles, avaliando a repercusso de ambos no regime democrtico e na autonomia do Poder Judicirio brasileiro. 128) Relativamente deciso judicial em mandado de injuno, explique as posies: a) Concretista; b) Concretista geral; c) Concretista individual; d) No concretista. 129) No domnio da teoria do poder constituinte, em que consiste: a) O poder constituinte material; b) O poder constituinte formal; c) O poder constituinte derivado; d) A mutao constitucional. 130) Comente, no mximo em 03 (trs) laudas, sobre a argio de descumprimento de preceito fundamental Importncia e reflexos para o direito municipal. 131) Defina, no Maximo em 02 (duas) laudas, com base na construo doutrinria e jurisprudencial, os seguintes conceitos: a) Proibio de normas de retrocesso; b) Reserva do posssivel; c) Efetividade das normas constitucionais; d) Principio da unidade da Constituio. 132) Considerado o processo legislativo, como se efetuam a criao e a extino de cargos nos trs Poderes da Unio? 133) Ainda considerado o processo legislativo, d exemplo de lei de iniciativa geral e di iniciativa privada. 134) A quem compete promulgar as leis federais? 135) Quais as entidades compreendidas na organizao poltico-administrativa da nossa Federao? 136) Quais os princpios constitucionalmente estabelecidos que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais? 137) Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, quando as entidades associativas tm legitimidade para representar seus filiados judicialmente? Indique o dispositivo legal que fundamenta a sua resposta. 138) Os direitos e garantias expressos na Constituio excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte? Indique a base legal da sua resposta.

139) A remunerao de Oficial General pode ser vinculada ou equiparada, mediante lei, de Ministro do Superior Tribunal de Justia? 140) O VETO est sujeito ao controle jurisdicional? 141) Qual o conceito de constituio dirigente sustentado por J. J. GOMES CANOTILHO? 142) Pode o devedor fiducirio ser preso, por deixar de pagar as prestaes a que se obrigou? 143) Redija um texto dissertativo a respeito do principio da dignidade humana, abordando, obrigatoriamente, os seguintes aspectos: Principio da dignidade humana como limite da atividade dos poderes pblicos e como tarefa imposta ao Estado; Relao entre o principio da dignidade humana e os diretos garantias individuais

You might also like