You are on page 1of 5

Piaget considerado um dos mais importantes dentro da Psicologia.

. Sua obra muito significativa por vrios aspectos o primeiro deles a influncia que esta teve no sculo XX na Psicologia da Inteligncia. O segundo aspecto pelo volume de sua obra, foram muitos livros e vrios artigos e por ltimo, e no menos significativo, por sua obra falar sobre inteligncia, no se restringindo a somente uma rea, podendo ser abordada por vrias incluindo a a Educao.

Piaget denomina sua teoria de Epistemologia Gentica, que pode ser entendida como a construo do conhecimento. Ele trata do desenvolvimento da inteligncia. A sua teoria busca responder a seguinte questo: Como os homens constroem o conhecimento?

As pesquisas de Piaget foram feitas com crianas por consider-las as maiores construtoras de conhecimento.

Baseando na teoria piagetiana devemos, a princpio, buscar o conceito de inteligncia. Ento assim pode-se definir: a inteligncia enquanto funo uma adaptao e a inteligncia enquanto estrutura a organizao de processos que propicia um certo nvel de conhecimento.

Alguns conceitos so abordados por Piaget em sua teoria. O primeiro deles o conceito de assimilao o indivduo entra em contato com o meio e toma para si elementos desse meio, interpreta o mundo. Outro conceito o da acomodao a estrutura mental do individuo se modifica para que o objeto seja assimilado. Ainda outro conceito o da equilibrao a busca do equilbrio entre o individuo e um objeto novo que est diante dele; a

equilibrao no pode ser entendida como algo quase que inerte e estvel, mas sim, como algo que est sempre em movimento e dinmico. E por fim, temos o conceito de abstrao que pode ser emprica ou reflexiva; a abstrao emprica pode ser entendida como as informaes retiradas do objeto de conhecimento e a abstrao reflexiva interpretada como o pensar do indivduo sobre a sua relao com o objeto de conhecimento, a ao sobre o objeto.

Para Piaget o desenvolvimento da inteligncia acontece quando o indivduo pensa sobre o mundo e pensa sobre a sua ao no mundo. Ele afirma, alm disso, que o desenvolvimento da inteligncia no se d simplesmente pelo acmulo de informaes, mas sim, por estgios, no sendo possvel ascender a um estgio sem ter passado pelo anterior.

Os estgios colocados por Piaget so trs. E so estes:

- Sensrio-motor: Neste estgio Piaget demonstra que a inteligncia no advm da linguagem. Para a criana falar preciso que j tenha adquirido inteligncia anteriormente. Este estgio abrange crianas de 0 a 24 meses e tambm chamado de inteligncia prtica, onde h somente aes e percepes e no h ainda comunicao verbal. Nessa fase no h na criana a compreenso de que ela um objeto no meio de vrios objetos. Aqui tambm a criana percebe que o universo tem regra e no depende dela, entende que os objetos do mundo causam efeitos entre si (causalidade), h a situao da diferenciao entre meios e fins, envolve tambm a noo de espao e dessa fase tambm participa o que podemos chamar de mgica, quando a criana acredita que suas aes podem modificar completamente o universo.

- Pr-operatrio: com 02 anos de idade ocorre a mudana de estgio. Pode-se chamar o estgio pr-operatrio de estgio da representao, que nada mais do que a capacidade de pensar em um objeto atravs de outro objeto. conseguir pensar o mundo por meio de imagens desse mundo. Alguns comportamentos comuns nesse estgio so: desenhos,

reconhecimento no espelho, imitao e emprego da linguagem.

Piaget prioriza nesta fase os vazios e dificuldades que a envolvem, deixando em segundo plano as suas caractersticas positivas.

Os temas principais desta fase so: a introduo linguagem, permitindo a socializao da inteligncia; a introduo moralidade, a criana entrando no universo dos valores, distino do certo e do errado; e finalmente o egocentrismo, tendo Piaget at mesmo se arrependido de ter utilizado, mas que nada mais o fato da criana ter dificuldade em perceber o ponto de vista do outro.

- Operatrio: essa fase pode ser definida como ao interiorizada reversvel, ou seja, o indivduo age sobre o mundo atravs da representao, mas agora organizando logicamente o pensamento.

Piaget divide o estgio operatrio em duas partes: o concreto e o formal. A diferena entre os dois que no operatrio concreto a criana faz uso da sua capacidade em objetos que ela possa manejar ou situaes que ela possa recordar. J no operatrio formal, a criana ser capaz de aplicar a sua lgica a objetos e enredos que sejam hipotticos e desconhecidos sua vivncia. Este o ltimo estgio, para Piaget, no desenvolvimento da inteligncia.

Piaget escreveu um livro falando somente sobre a moral, intitulado O juzo moral da criana. Neste livro Piaget esclarece algo novo para a poca, ele diz que assim como o conhecimento e a inteligncia evoluem, a moral tambm evolui, ou seja, existe um desenvolvimento moral na criana. E nesse desenvolvimento tambm h estgios. O primeiro estgio a anomia (a criana est fora do universo moral); o segundo a heteronomia (entrada da criana do mundo moral), nesse estgio significa dizer que a moral baseada no respeito pela autoridade e pela obedincia; o terceiro a autonomia (a moral se d pelo respeito mtuo, pela reciprocidade). Esse livro importante tambm por se posicionar no fato de que a criana participa da evoluo da sua prpria moral.

Piaget no foi um educador, nem fez uma obra pedaggica. A sua obra trata propriamente sobre como uma criana constri o conhecimento. Por ter uma obra extensa sobre o desenvolvimento da criana natural que se estude a obra de Piaget na Pedagogia.

Como toda a teoria, h sempre incompreenses. Podemos citar duas: a primeira de que Piaget acredita que h uma construo somente interna, sem nenhuma relao com o contexto ou ambiente. Piaget na verdade, diz que as construes so baseadas por demandas do meio e sobre as demandas do meio. A segunda de que Piaget negaria a importncia do social no desenvolvimento da inteligncia. Ora, o fato de Piaget no se aprofundar nessa questo no quer dizer que ele a nega. At porque ele declara que se no h interao social no h desenvolvimento cognitivo.

A maioria das pesquisas de Piaget foi feita a partir da criao de situaes problema que ele apresentava a crianas de 6 a 12 anos. Ele verificava se as crianas conseguiam resolver os problemas e quais eram as dificuldades encontradas para resolv-los. Estudos com crianas de 0 a 2 anos foram feitos com seus prprios filhos usando o mtodo da observao.

A obra de Piaget extremamente importante, mas no uma hegemonia. Uns criticam a obra de Piaget por considerar que ele errou e outros podem critic-lo porque no escreveu nada de essencial, nada imprescindvel.

A teoria de Piaget, para os que tm contato direto com criana, sejam pais ou educadores, ajuda muito a entender o comportamento da criana. A teoria d condies para que se possa entender e lidar melhor com uma criana.

You might also like