You are on page 1of 5

REVISES H.G.P.

5 ANO TESTE III I

1. Compara o relevo do territrio a norte do rio Tejo com o que predomina a sul:
A norte do rio Tejo o relevo mais acentuado e a altitude mais elevada. a que se localizam os maiores planaltos e as serras mais altas Estrela, Larouco, Gers, Montesinho, Peneda e Maro. A sul, as formas so mais planas e as altitudes menores: predominam as plancies do Tejo e Sado e a peneplancie alentejana.

Quais os trs maiores rios portugueses ? Mondego, Vouga e Sado. Onde nasce o rio Mondego, o maior? Na Serra da Estrela. Quais os trs maiores rios internacionais? Douro, Tejo e Guadiana. Quais os que correm de sudeste para noroeste? Mira, Sado e Lis. Quais as caractersticas que distinguem os cursos de gua a norte do Tejo e os que correm a sul? A norte do Tejo, os cursos de gua so mais numerosos, correm em vales mais profundos e tm maior caudal; a sul so em menor nmero, os vales menos profundos e o caudal menor. 7. O que entendes por linha de costa? a rea de contacto entre terra e mar. 8. Quais os diferentes tipos de costa e suas caractersticas? Costa de arriba - rochosa, muitas vezes alta e escarpada; Costa de praia arenosa e baixa.

2. 3. 4. 5. 6.

9. Quais os conjuntos climticos em Portugal Continental? Clima temperado martimo zona Noroeste; Inverno e Vero pouco rigorosos ( nem muito frios, nem muito quentes); chuva abundante no Outono e Inverno. Clima temperado mediterrneo litoral a sul do Mondego; Inverno suave e relativamente chuvoso, Vero quente e seco; Clima temperado continental todo o interior; Inverno muito frio (especialmente no Norte), Vero muito quente e seco (principalmente no sul). Clima de montanha zonas mais altas; Inverno muito frio, com queda de neve; Vero suave e pouco prolongado. 10. Quais os principais factores de variao climtica em Portugal?
- ventos quentes e secos do Norte de frica - ventos hmidos do Oceano Atlntico; - interior do continente: ventos secos, frios no Inverno e quentes no Vero; - relevo: as montanhas no Noroeste formam uma barreira que impede os ventos hmidos atlnticos de passarem para o interior. 11. Quais os tipos de vegetao em Portugal? No Noroeste, floresta caduciflia ( folha caduca, que cai); no interior, azinheira e carvalho; no sul, sobreiro e pinheiro manso.

II
PORTUGAL NO SC.XIII

1. Como se distribua a populao de Portugal no sc. XIII? No sculo XIII, a populao de Portugal rondava o milho de habitantes. Havia mais pessoas no litoral do que no interior, principalmente perto dos rios, onde as terras eram mais frteis. Braga, Porto, Coimbra e Lisboa eram as cidades mais importantes. A maior parte da populao dedicava-se agricultura e pecuria. 2. Qual a importncia dos bosques e prados existentes para a subsistncia das populaes? Forneciam caa, madeira, cortia, mel e bolota. 3. O que se cultivava nessa altura? Cultivava-se a vinha, os cereais, os legumes, as rvores de fruto, as oliveiras e o linho. O azeite era usado na alimentao e iluminao, o linho no fabrico de vesturio, velas de barcos e redes de pesca. 4. A que outras actividades se dedicavam? Dedicavam-se apicultura: o mel era usado na alimentao e preparao de medicamentos, a cera era usada para fabricar velas para iluminao. Relacionadas com o mar em Aveiro, Lisboa, Setbal e Algarve- dedicavam-se tambm pesca e salicultura (extraco de sal para conservar os alimentos e para o tratamento de peles), contribuindo para o desenvolvimento da pesca martima. 5. Quais as causas e as consequncias da fraca produo agrcola? A produo de cereais era por vezes insuficiente, devido utilizao de instrumentos muito rudimentares (simples), ao atraso das tcnicas agrcolas e por vezes a condies climatricas desfavorveis. Nesses anos, em que os cereais escasseavam, podia haver fome e era necessrio fazer o po com bolotas. 6. Por que razo se preferiam as vias martimas e fluviais s terrestres? As vias fluviais e martimas eram utilizadas para a circulao de pessoas e mercadorias ( assim como para a actividade piscatria) pois as estradas eram muito antigas (do tempo dos romanos) e os caminhos de terra eram estreitos e de difcil circulao. A VIDA QUOTIDIANA grupos sociais 7.Quais eram os grupos sociais que constituam a sociedade portuguesa? Os grupos sociais que constituam a sociedade portuguesa eram o clero, a nobreza e o povo. Formavam um todo: a nobreza defendia o territrio, o clero rezava pelas almas e dava apoio aos doentes, o povo trabalhava para sustento de todos e pagava os seus impostos. Clero e Nobreza eram privilegiados pois no pagavam impostos, possuam terras senhoriais onde podiam aplicar a justia ( excepto corte de membros e pena de morte) e recebiam os impostos dos camponeses que nelas trabalhavam.

8. O que faziam os membros do CLERO?


O clero possua muitas terras dadas pelos fieis e pelos reis. Estava dividido em dois grupos: clero secular constitudo por padres, dirigidos pelo bispo, viviam nas aldeias e cidades junto da populao; clero regular formado por religiosos que viviam com regras prprias nos mosteiros; os monges eram dirigidos pelos abades e as freiras pela abadessa; As ordens religiosas-militares ( Santiago, Avis, Hospitalrios e Templrios) eram dirigidas por um Mestre. Viviam em Mosteiros-fortaleza e a sua funo era a defesa e conquista de terras. Nos mosteiros, os monges dedicavam-se a vrias actividades: - oravam e meditavam; - criaram escolas; - estudavam e copiavam livros antigos (monges-copistas); - criaram enfermarias e preparavam medicamentos com plantas (monges-boticrios); - criaram albergarias onde apoiavam os peregrinos, oferecendo refeio e alojamento; - recolhiam crianas abandonadas e alimentavam os pobres; - desbravavam as matas e aproveitavam os terrenos incultos. 9.O que faziam os membros da NOBREZA? A nobreza era formada pelas famlias mais ricas e possuam terras os senhorios. Os senhorios dividiam-se em duas partes: PAO ou RESERVA onde se localizava a casa do senhor, o seu forno, o seu moinho, o celeiro, as cavalarias e as terras que eram exploradas pelos seus servos.

SENHORIOS
CASAIS pequenas parcelas de terra arrendadas aos camponeses. A funo da nobreza era conquistar e defender as terras. Como tinham de treinar, em tempos de paz dedicavam-se caa, que podia ser de montaria ( ursos, javalis, lobos e veados) ou de altanaria ( com falces), s justas e torneios ( lutas que podiam levar morte).Ao sero, jogavam xadrez, jogavam aos dados e assistiam a espectculos de malabarismo, jograis e trovadores (poetas).Os nobres comiam carne assada no espeto ou peixe, sobre um pedao de po. Quase no usavam talheres nem pratos, apenas tigelas de barro ou madeira para a sopa.

10. O que faziam os elementos do POVO? 10.1 Os camponeses nos senhorios


A maior parte trabalhava nos senhorios, cultivando as terras do senhor ou rei e pagando renda. Ainda tinha de ajudar nas colheitas do senhor, fazia reparaes na casa deste e pagava imposto por usar o forno, o moinho ou o lagar.

10.1.1 Como pagavam as suas rendas? - Em moeda; - Em produtos, gneros (trigo, vinho, azeite, animais) - Em dias de trabalho; 10.1.2 Como viviam os camponeses? Em aldeias, junto s terras ou perto da casa do senhor, em casas de madeira, com telhado de colmo e cho de terra batida. Alimentavam-se de po e vinho, legumes, peixe, toucinho, queijo e raramente carne. Divertimentos: festas religiosas, procisses, feiras, bailes, ceifas, casamentos e baptizados.

10.2 Os camponeses nos concelhos


Os concelhos (locais compostos por povoao+ terrenos onde as obrigaes e os direitos dos moradores e do senhor eram passados numa Carta de Foral) as pessoas do povo tinham mais liberdades. Assim:

10.2.1 Quais os direitos dos habitantes dos concelhos? - tinham juzes prprios que julgavam os crimes menos graves; - pagavam apenas os impostos definidos na Carta de Foral; - escolhiam uma assembleia de homens-bons que administravam o concelho;

10.2.2 Quem julgava os crimes graves e quem representava a autoridade militar?


Os crimes graves eram julgados pelo juiz de fora, nomeado pelo rei. O alcaide era um nobre nomeado pelo rei para representar a autoridade militar no concelho.

10.2.3 Quais os smbolos de poder dos concelhos? Os smbolos de poder eram: - A Carta de Foral; - O pelourinho; - A Domus Municipalis (onde se reuniam os homens-bons) 10.2.4.Que tipos de concelho havia? Havia trs tipos de concelho: Concelhos rurais os seus habitantes trabalhavam sobretudo na agricultura e pastorcia; Concelhos do litoral pvoas os seus habitantes viviam da pesca; Concelhos urbanos vilas ou cidades- os habitantes dedicavam-se ao artesanato e ao comrcio.

10.4 Como se produzia o artesanato?


Como eram fabricados os produtos no sec.XIII? Eram feitos mo ( manufacturados) em pequenas oficinas pelos artesos.

10.5 Onde se realizava o comrcio? Comeou por se realizar nos mercados e depois nas feiras, de maiores dimenses. As feiras eram uma fonte de rendimento para os reis pois os vendedores e compradores pagavam-lhes impostos. 10.5.1 O que eram as feiras francas? Eram feiras criadas por D. Dinis para incentivar o comrcio nalgumas zonas do pas, onde no se pagavam impostos nem portagens. 10.6 Qual o novo grupo social que surgiu com o desenvolvimento do comrcio?
a burguesia, que surgiu a partir dos mercadores e artesos enriquecidos que comearam a instruir-se para dirigirem os seus negcios.

Prof. Teresa Paiva

You might also like