You are on page 1of 4

O ABSOLUTISMO

O absolutismo foi sistema de organizao dos poderes utilizado por alguns pases europeus entre os sculos XVI e XVIII. O absolutismo defendia que os trs poderes (legislativo, executivo judicial) pertenciam ao rei, com o monarca a ter total liberdade, sendo valorizado como juiz imparcial, defensor da povo, que atravs dos poderes possudos seriam como que o pai protector. As monarquias absolutas distinguiam-se das restantes pelo facto de o poder do rei ser pessoal, nico (no pertencia, nem seria repartido com mais ningum) e absoluto (no poderia ser reconhecido qualquer outro poder acima do seu). Isto acontecia, pois no dia da coroao do monarca acreditava-se que ele recebia a sua soberania de Deus, ou seja, era o representante Dele na Terra. Apenas o rei poderia: chefiar o exrcito, declarar guerra ou paz, decretar impostos, Neste ltimo ponto, o rei no os colocava nobreza e clero, mas apenas por especial favor e nunca por condio da sua posio social. Os poderes do rei eram, portanto, o mesmo que os poderes do Estado. Isto levou Lus XIV (monarca absolutista francs) a afirmar O Estado sou eu. Lus XIV, rei absolutista O poder era, contudo, limitado por alguns aspectos: o poder de Deus (ao qual devia jurar obedincia), as leis naturais dos Homens (direito a propriedade, justia, liberdade, vida,), e as Leis Fundamentais de cada reino (que no poderia ser revogadas, pois estabeleceram-se ao longo dos tempos). Estes limites eram o que definia a diferena para com os despotistas esclarecidos (cuja forma de governar era classificada como brbara), embora no fossem de facto limitativos da aco real. Para que as decises do rei se fizessem respeitar, eram necessrios meios humanos, tcnicos e materiais para o efeito: um exrcito permanente (obediente a quaisquer ordens do rei), funcionrios rgios (capazes de supervisionar as provncias), rgos poltico-consultivos (com total confiana do rei e escolhidos pelo mesmo) e uma administrao central disciplinada (que redigisse em lei as decises governativas). Para financiar estas medidas foi necessria a cobrana de impostos gerais. Esta centralizao rgia levou uma forte contestao da nobreza e do clero, grupos nada habituados a perderam privilgios (ou a no receb-los), sendo necessrio o apoio de pelo menos um dos grupos sociais para poder manter este tipo de regime em funcionamento. A Europa Ocidental apoiou-se na burguesia, Polnia e Rssia na nobreza, e alguns no funcionalismo (trabalhadores pblicos, ao servio do Estado) este ltimo acabou por gerar burocracia. Isto mostrou que os limites do absolutismo no residiam na sua teoria, mas antes na sua execuo prtica. A permanncia de alguns privilgios feudais, os limites materiais da administrao (que dificilmente conseguia policiar todos os territrios), a fcil corrupo e abusos de poder do

funcionalismo, os limites financeiros so exemplos, mas o mais importante foi a burocracia, que distanciou o rei dos sbditos, minando a sua autoridade. As cortes tornaram-se os locais mais importantes dos reinos, pois tornaram-se sede dos mais importantes rgos da administrao central (Supremo Tribunal ou Tesouraria Rgia, por exemplo), atraindo vrias pessoas para a corte rgia, aumentando as fileiras da sociedade de corte. Sociedade de ordens Durante a maior parte do Antigo Regime, as sociedades europeias estavam organizadas por trs ordens: clero, povo e nobreza. Cada grupo continha pessoas com os mesmos comportamentos ou ideias, com estas concepes a transformarem-se em tradies e institucionalizando-se como leis. O grupo fazia depender a posio social dos seus membros, estabeleciam direitos e deveres, determinavam as formas de tratamento, honras, condecoraes, As grandes desigualdades entre os grupos eram consideradas naturais, pois acreditava-se que o Paraso se encontrava estratificado de igual modo, pelo que era normal que tambm se processase assim na Terra. As diferentes classes tinham igualmente diferentes trajes, e se as classes mais baixas vestissem roupa no-regulamentada seriam aoitados. Os cumprimentos tambm variavam consoante a classe, desde tratamento por alteza ou vs at se se deveria ou no tirar o chapu. Os casamentos arranjados eram um modo de a burguesia ascender nobreza, e dos nobres no "falirem" Estas condies sociais eram as mesmas durante toda a vida, com as poucas subidas de classe a serem devido a uma condecorao do rei ou atravs de casamentos arranjados (nobres que precisavam de dinheiro, e burgueses que o tinham e pretendiam ascender nobreza). O mais importante grupo em termos de prestgio e honras era o clero, que s respondia perante o Papa, como representante de Cristo que era, e possua, por isso, tribunais e leis prprias, bem como direitos a imunidade e asilo. Eram igualmente isentos de quaisquer impostos, na realidade at eram eles que cobravam (em nome de Deus) o dzimo eclesistico, acumulando fortunas ao longo dos tempos. Tinham tambm os mais altos cargos de ensino, corte e administrao pblica pelo seu imenso prestgio e poder espiritual. Eram considerados um Estado dentro do Estado. De seguida vinha a nobreza, que era um grupo muito fechado que vivia em luxo, definido pela condio de nascimento, e acumulava altos cargos administrativos e funes militares. Havia a nobreza de sangue que vivia dessa condio devido a ttulos ganhos pelos seus antepassados, e ainda a nobreza de toga, que ganhara o ttulo de nobre do rei por mrito e capacidades pessoais. Isentos do pagamento de impostos, a nobreza continuava a cobrar direitos senhoriais e nalgumas regies ainda estava em funcionamento o tribunal senhorial, interno. Viviam na opulncia com maior preocupao em exibir a sua riqueza, comprando luxos, que em investir para o desenvolvimento do pas.

No fundo da lista das classes encontra-se o povo normalmente explorada e vtima principal de ms situaes poltico-econmicas, sendo tratado inferiormente, acedendo a cargos mais baixos. Dentro de si encontrava-se a minoria burguesa (considerada at como 4 grupo) que assumira uma grande riqueza, uma excepo. O inconformismo destes acabaria por ditar o fim dos regimes absolutos. Apenas alguns pases como Holanda, Inglaterra e Itlia do Norte, viviam fora destes moldes, gozando de maior liberdade graas ao parlamentarismo.

O ILUMINISMO
Ao contrrio das restantes sociedades europeias da poca, Inglaterra e Holanda eram sociedades com regimes parlamentares, levando a maiores liberdades.Nestas sociedades a actividade martima, bem como da economia, levaram a que se formasse uma burguesia endinheirada e poderosa, sendo que estes pases possuam mais mobilidade social que os restantes. A nobreza destas naes era igualmente muito menos feudal que a das restantes, sendo que se aliava frequentemente burguesia, e os seus filhos segundos comportavam-se como burgueses, e tambm investiam (algo mais associado burguesia). Ambos os pases passaram a possuir cidados com caractersticas individualistas, empreendedoras e dotadas de livre iniciativa, livre arbtrio. As aces dos seus governos eram limitadas, logo mais abertas e liberais, o que juntamente com a liberdade de culto e de conscincia levaram chegada de numerosos imigrantes. A teorizao dos princpios acima referidos por John Locke levaram formao das ideias do Iluminismo e do Liberalismo. O Iluminismo consistia na crena de que o que o Homem tem de mais valioso a sua inteligncia. Os filsofos iluministas afirmavam que o uso da razo era o modo mais fidedigno de chegar a concluses certas, e que o libertaria dos seus problemas, construindo o progresso (que melhoraria a existncia dos Homens, iluminando-os), e levando a atingir a felicidade. Este modo de pensar baseava-se no Humanismo dos sculos XV-XVI (valorizava o indivduo e o seu esprito crtico), no surto cientfico do sculo XVII e nas teorias de John Locke. Os ideais iluministas geraram interesse pela Natureza e levou criao do direito natural, composto por leis naturais, as nicas que eram verdadeiramente universais. Estas leis levavam os iluministas a condenar a tradio, ou seja as religies, regimes polticos e sociedades estabelecidas que no as respeitavam. Estas ideias iam de encontro mentalidade da burguesia da poca, e a sua crescente importncia levou a uma aceitao geral da mesma na sociedade, e levando formao do despotismo esclarecido, que respeitava os sbditos e as suas liberdades, e preocupava-se com questes como a educao e sade.

Valorizao do saber O Iluminismo acredita que os cidados mereciam ser formados, de modo a poderem exercer melhor a sua cidadania. Tentaram, pois, criar condies para que tal acontecesse valorizando a importncia da educao na felicidade de todos, propagando a necessidade de todos os indivduos de educao, aliciando os Estados com a possibilidade de maior desenvolvimento econmico, e acreditando na necessidade de reformar por completo o sistema de educao vigente. Os iluministas davam maior importncia s lnguas dos seus pases, e s cincias concretas (Geografia ou Matemtica) ao invs das filosficas ou teolgicas, afirmando que as melhores estratgias de aprendizagem advinham do gosto pelo saber, em liberdade, e da observao directa da Natureza e de factos. Rousseau acreditava que a aprendizagem deveria ser orientada consoante a idade: deixar a criana usufruir da sua infncia, de modo a poder tornar-se um melhor adulto no futuro, exercitando a sua inteligncia na adolescncia. O contrato social Guiados pela razo, os iluministas acreditavam que deveria existir um modo de governar mais justo, criticando os regimes da poca como o absolutismo. No entanto, era necessrio que algum governasse, o que levaria superioridade de algum em relao aos outros, o que o Iluminismo negava. Para solucionar esta questo foi proposto que os cidados usassem a sua Razo para eleger os seus representantes na tomada das decises. Neste caso o poder conferido a estes representantes poderia ser retirado por quem lho tinha dado, no caso de o usar indevidamente ou contra os interesses da liberdade. Foram tambm constitudos trs tipos de poder: legislativo, executivo e judicial. Isto evitava a concentrao do poder numa nica pessoa ou entidade. Em concluso O Iluminismo, no fundo veio apelar ao sentido revolucionrio e humanista das sociedades da poca, embora tenha que se notar que a burguesia aproveitou a ocasio para ganhar mais privilgios. Alm disso o Iluminismo acreditava que as desigualdades que ocorressem durante a vida, eram exclusivamente das diferenas de talento entre as pessoas, embora por vezes no fosse esse o caso

You might also like