You are on page 1of 4

Morfologia

Morfologia o estudo da estrutura das classificaes das palavras, ou seja da formao delas, quais seus componentes e tipos. A morfologia estuda as palavras de maneira separada e no a incluso das mesmas em uma frase ou perodo. Ela dividida em dez classes que recebem o nome de classe de palavras ou classes gramaticais.

Substantivo
D o nome ao objeto assumindo um gnero e nmero. O substantivo o que d nome aos seres, a fenmenos da natureza, a objetos, sentimentos, qualidades e aes. O substantivo pode ser classificado em: Prprio: um s ser da mesma espcie. Ex. Brasil. Comum: Nomeia todos os seres da mesma espcie. Ex. homem. Concreto: Representa seres de existncia real. Ex. terra. Abstrato: Estados, qualidades, sentimentos e aes, derivados de um conceito original. Ex. bondade Primitivo: No deriva de outra palavra. Ex. casa. Coletivo: Representa um conjunto de seres. Ex. cardume. Derivado: Criado a partir de outra palavra. Ex. livreiro. Simples: Formado por um s elemento. Ex. chuva. Composto: Formado por mais de um elemento. Ex. couve-flor

Adjetivo
O adjetivo uma palavra que expressa uma qualidade e sempre est acompanhado do substantivo. Ele exerce funo sinttica trabalhando como adjunto adnominal ou como predicativo. O adjetivo funciona como um modificador do substantivo e poder ser adjunto adnominal (nome) ou predicativo (do sujeiro/do objeto). Adjetivo Uniforme: Uma palavra para dois gneros. Ex. feliz Adjetivo Biforme: Uma palavra para cada gnero. Ex. esperto(a) Os adjetivos podem ser classificados da seguinte forma: Primitivo: No se deriva de outra palavra. Ex. magro; Derivado: Deriva de outras palavras. Ex. bondoso; Simples: Formado por um s elemento. Ex. escuro; Composto: Formado por mais de um elemento. Ex. azul-claro; Restritivo: Particulariza dentro de um conjunto. Ex. homens brasileiros; Explicativos: No particulariza no conjunto. Ex. leite branco; Ptria: Designa nacionalidade. Ex. britnico.

Artigo
Palavra que precedida de um substantivo pode ser classificada em definida e indefinida. Ele tambm classifica nmero, tempo e gnero.

Definido
Individualiza um elemento e determinao substantivo de forma precisa. Ex. o, a, os, as

Indefinido

Qualquer elemento num conjunto, ou seja, no h uma preciso sobre o gnero ou nmero do substantivo. Ex. um, uns, uma, umas.

Antes de numeral expressam clculos aproximados. Ex. uns dezesseis anos; A ausncia de artigo antes do substantivo serve para generaliza-lo. Ex. Tempo dinheiro. Pimenta bom; Funciona para intensificador do substantivo. Ex. Estava com uma raiva danada; Omite-se artigo definido antes de nomes de parentes precedido de possessivo, nas formas de tratamento, depois de cujo (e flexes), diante da palavra CASA e TERRA; Antes de nome prprio personativo tem cotao familiar; Facultativo antes de pronome adjetivo possessivo e obrigatrio antes de pronome substantivo possessivo; Associa-se a preposies A, DE, EM, POR formando combinaes (sem perda de fonemas) e contraes (com perda de fonemas); A preposio no se combina com o artigo quando o substantivo que esse artigo acompanha funciona como sujeito da frase. Ex. tempo de o Brasil melhorar; Todo com artigo = totalidade. Todo sem artigo = qualquer.

Numeral
Palavra relacionada ao substantivo que caracteriza um nmero e pode ser classificado em cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionrio.

Cardinal
Indica quantidade. Ex. cinco

Ordinal
Indica posio. Ex. segundo

Multiplicativo
Indica quantas vezes. Ex. triplo

Fracionrio
Indica parte. Ex. dois teros.

Numeral Adjetivo: acompanha o substantivo. Ex. dois carros Numeral Substantivo: substitui o substantivo. Ex. os dois bateram Em legislao usa-se ordinais at o dcimo e cardinais do 11 em diante.

Variao de Nmero

Cardinais: terminados por fonemas voclicos e o 2. ordinais e multiplicativos: variam 3. fracionrios: concordam com o cardinal So numerais: zero, ambos, par Milhares masculino Coletivos: dezena, dcadas, dzia, centena, milnio etc.

Pronome
Classe de palavra que acompanha um substantivo e representa as trs pessoas no discurso e tambm exerce um parmetro de espao e tempo.

Pessoais: eu, tu, ele, ns, vs, me, te, nosso, mim; Demonstrativos: este, aquele, esta, aquele, isto; Possessivos: meu, teu, seu, dele, nosso, vosso, deles;

Indefinidos: algum, vrios, muitos, tudo, cada, mais; Relativos: quem, que, qual, quando; Interrogativos: quem, quantos, que; De tratamento: Vossa Alteza, Vossa Excelncia; Pronomes Adjetivos: acompanha o substantivo. Ex. Meu carro quebrou. Pronomes Substantivos: substitui o substantivo. Ex. Ela era a mais tmida da sala.

Advrbio
O advrbio invarivel e modifica ou acompanha um verbo, um adjetivo ou a si mesmo. Veja mais sobre a classificao dos advrbios:

De tempo: ontem, j, agora, afinal, tarde, breve, nisto, ento. De lugar: aqui, l, fora, acima, longe, onde, detrs, alm. De modo: bem, mal, depressa, assim, melhor, como, alis, -mente. De intensidade: muito, pouco, to, menos, demasiado, tanto, meio. De dvida: talvez, acaso, provavelmente, certo, decerto, qui. De afirmao: sim, certamente, realmente, deveras, efetivamente. De negao: no, tampouco. De interrogao de lugar: onde, aonde, donde? De interrogao de tempo: quando? De interrogao de modo: como? De interrogao de causa: por que?

Locuo Adverbial
- Conjunto de palavras com mesmo valor de advrbio. Iniciam por preposio. Ex. por trs, de cor, s vezes, de perto, por fora, sem dvida, s pressas, em breve; - Os advrbios terminados em mente derivam-se do adjetivo feminino. Ex. friamente, imediatamente, Exceo: adjetivo terminado em es: francesmente; - Antes de particpios no se usa forma de superioridade sinttica (melhor, pior) mas sim analtica (mas bem, mais mal). Ex. Elas estavam mais bem preparadas. - Para vrios advrbios terminados em mente usa-se apenas o ltimo. Ex. Ela est calma, tranquila e sossegadamente conversando.

Conjuno
uma palavra invarivel que une duas oraes ou termos parecidos.

Conjunes coordenativas
Ligam oraes ou termos semelhantes da mesma orao. Divide-se em :

Aditivas: e - Ex. Comprei po e leite. Adversativas: mas - Ex. Estudou, mas no passou. Alternativas: ora...ora - Ex. Ora sorria, ora chorava. Conclusivas: portanto - Ex. Ela est preparada, portanto se sair na entrevista. Explicativas: porque - Ex. No veio porque esqueceu as chaves do carro no trabalho.

Conjunes subordinativas
Ligam duas oraes subordinando uma outra. As conjunes subordinativas so divididas em:

Causais: visto que; Comparativas: como, que nem;

Concessivas: ainda que; Condicionais: contanto que; Conformativas: conforme; Consecutivas: de modo que; Finais: a fim de que; Integrantes: que, se; Proporcionais: proporo que; Temporais: enquanto, mal, quando, logo que, at que, antes que; Locuo Conjuntiva: conjunto de palavras com valor de conjuno. MORFOLOGIA 1. Os elementos da morfologia: O radical a forma mnima que indica o sentido bsico de uma palavra. Alguns vocbulos so constitudos apenas por radical (lpis, mar, hoje). Os radicais permitem a formao de famlias de palavras: menin-o, menin-a; meninada, menin-inho, menin-ona. A vogal temtica a vogal que, em alguns casos, une-se ao radical, preparando-o para receber as desinncias: com-e-r. O tema o acrscimo da vogal temtica ao radical, pois na lngua portuguesa impossvel a ligao do radical com, com a desinncia r, por isso necessrio o uso do tema e. As desinncias esto apoiadas ao radical para marcar as flexes gramaticais. Podem ser nominais ou verbais: As nominais indicam flexes de gnero e nmero dos nomes (gat-a e gato-s). J as verbais indicam tempo e modo (modo-temporais / fal--sse-mos) ou pessoa e nmero (nmero-pessoais / fal-sse-mos) dos verbos. Os afixos so morfemas derivacionais (gramaticais) agregados ao radical para formar palavras novas. Os afixos da lngua portuguesa so o prefixo, colocado antes do radical (infeliz) e o sufixo, colocado depois do radical (felizmente) A vogal e consoante de ligao so elementos mrficos insignificativos que surgem para facilitar ou at possibilitar a pronncia de determinadas construes (silv--cola, pe-z-inho, pobre-t-o, rat-i-cida, rod-o-via) J os alomorfes so as variaes que os morfemas sofrem (amaria - amareis; feliz - felicidade).

You might also like