You are on page 1of 13

Maio/2011

EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTURIA - INFRAERO Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Superior IV Engenheiro Civil - Hidrossanitrio


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 15, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Estudo de Caso

- contm as questes e espaos para o rascunho do estudo de caso. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A - Ler o que se pede na Prova de Estudo de Caso e utilizar, caso julgue necessrio, os espaos para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever escrever as respostas do Estudo de Caso, a tinta, no Caderno de Respostas. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter o total de 5 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova de Estudo de Caso (rascunho e Caderno de Respostas). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e o Caderno de Respostas do Estudo de Caso. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova 15, Tipo 001


2. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 3 referem-se ao texto abaixo. A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em: (A) (B) (C) (D) (E) O tratamento que dado aos temas = O tratamento que lhes dado. que circunscreve seus mticos personagens = que os circunscreve. para comear a entender Guimares Rosa = para comear a entend-lo. sua obra criou um mbito prprio = sua obra criou-o. Guimares Rosa mantm seu estilo prprio = Guimares Rosa lhe mantm.

Primeiras estrias , certamente, o melhor livro para comear a entender Guimares Rosa. Com uma variedade de temas e situaes onde se encontram exemplares de vrios tipos de conto do fantstico ao anedtico, passando pelo psicolgico, o autobiogrfico e o satrico Guimares Rosa mantm seu estilo prprio com uma estrutura mais assimilvel pelo leitor, em consequncia do prprio gnero conto. O tratamento que dado aos temas tambm diversificado: ora pattico, ora jocoso, ora sarcstico, lrico, erudito e popular. A maioria dos contos desenrola-se numa regio no especificada, mas reconhecvel como a das obras anteriores,

_________________________________________________________

3.

O verbo empregado pelo autor do texto no singular e que poderia igualmente ter sido empregado no plural, mantidos o sentido e a correo da frase, est em: (A) (B) (C) (D) ... um espao geogrfico e temporal que no se demarca por latitudes e longitudes ... A maioria dos contos desenrola-se numa regio no especificada ... ... sua obra criou um mbito prprio, um espao geogrfico e temporal ... ... espao que circunscreve seus mticos personagens ... ... h tambm um mundo, um universo Guimares Rosa ...

embora seu cenrio seja apenas esboado. E isso porque, como h um estilo Guimares Rosa, h tambm um mundo, um universo Guimares Rosa perfeitamente identificvel, no sentido de que sua obra criou um mbito prprio, um espao geogrfico e temporal que no se demarca por latitudes e longitudes, nem pelo calendrio. o espao que circunscreve seus mticos personagens, e to amplo como aquele outro, o mundo real, de cujos habitantes esses personagens so outras tantas facetas.
(Adaptado do texto de apresentao de Primeiras estrias, de Guimares Rosa, retirado da quarta capa da 26a edio Ed. Nova Fronteira)

(E)

_________________________________________________________

4.

Leia o texto abaixo e as afirmaes I, II e III feitas em seguida. Panorama o nome dado, grosso modo, a qualquer vista abrangente de um espao fsico, ou seja, uma ampla vista geral de uma paisagem, territrio, cidade ou de parte destes elementos, normalmente vistos de um ponto elevado ou relativamente distante. A palavra foi originalmente cunhada na segunda metade do sculo XVIII pelo pintor irlands Robert Barker para descrever suas pinturas "panormicas" de Edimburgo. O vocbulo formado por dois termos do grego antigo pan, que significa "total", e rama, que significa "vista".
(Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Panorama, acessado em 09/03/2011)

1.

De acordo com o texto, correto afirmar: (A) Ao qualificar de mticos os personagens do livro, o autor sugere no terem eles qualquer vnculo com as pessoas que de fato existem. Primeiras estrias considerado pelo autor do texto como o melhor dos livros publicados por Guimares Rosa. A diversidade presente em Primeiras estrias no se restringe temtica, mas se estende composio dos prprios contos. Ainda que no tragam uma precisa demarcao geogrfica latitudes e longitudes , todos os contos do livro se passam em torno da cidade onde nasceu Guimares Rosa. A linguagem de Primeiras estrias mais intrincada do que aquela utilizada nos outros livros de Guimares Rosa.

I. A expresso grosso modo equivale a de modo


genrico.

II. O segmento originalmente cunhada poderia ser


substitudo, preservando-se o sentido e a correo, por gravada de modo original.

(B)

III. Em normalmente vistos de um ponto elevado ou relativamente distante, a utilizao do termo normalmente indica serem os pontos de observao mencionados os nicos que permitem caracterizar uma imagem como panormica. Tendo como base o texto acima, est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E)

I, somente. I e II, somente. II e III, somente. III, somente. I, II e III.


INFRAERO-Conh.Bsicos1

Caderno de Prova 15, Tipo 001


5. Leia os quadrinhos da tirinha abaixo.
NQUEL NUSEA FERNANDO GONSALES

Ateno:

As questes de nmeros 7 e 8 referem-se ao texto abaixo. Electra II (...) Electra II para mim ponte-area Rio-S. Paulo carto de embarque na mo e vento nos cabelos subir a escada e voar

(Folha de S.Paulo, ilustrada, 24.03.2011, p. E13)

correto afirmar que o humor da tira provm principalmente (A) do fato de o cavalo concordar com a observao do homem de chapu de que um cavalo assistindo corrida de cavalo mesmo um absurdo. (B) do uso equivocado da palavra absurdo, pois o leitor sabe que no h nada de inusitado ou incomum no envolvimento com o trabalho de quem est de frias. da posio dos dois personagens, que conversam sobre a corrida de cavalos, mas esto voltados de costas para ela, o que s revelado no ltimo quadrinho. (D) da quebra das expectativas do leitor ao dar-se conta, no ltimo quadrinho, de que o absurdo aludido no primeiro tem sentido diverso do imaginado. (E) do jogo de palavras que se estabelece entre o absurdo referido no primeiro quadrinho e a ltima frase dita pelo cavalo, no ltimo Faz sentido! _________________________________________________________ 6. Analise as frases abaixo do ponto de vista da redao. I. A Gesto por Competncias, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizaes, propem-se a orientar esforos para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes niveis da organizao, as competncias necessrias consecusso de seus objetivos. (C)

Electra II para mim a cidade do alto a ponte e a salgada baa e a Ilha Fiscal antes de pousar (...) Natural pois encontr-lo no aeroporto Santos Dumont mas nunca na rua Paula Matos ainda que acima da minha cabea (e das casas) espiando entre os ramos como se me buscasse pela cidade (...)
O mais famoso avio a operar, durante muitos anos, a ponte area Rio-So Paulo. Ferreira Gullar (Muitas vozes. 2.ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1999, p. 4-8)

II. A proposta da Gesto por Competncias compreender quais so as competncias organizacionais crticas para o sucesso empresarial, desdobr-las em termos de competncias profissionais e desenvolvlas junto ao quadro de funcionrios internos.

III. Na Gesto por Competncias, direcionam-se as


aes prioritariamente para o gerenciamento da lacuna de competncias eventualmente existente na organizao ou equipe, procurando suprimi-la ou minimiz-la. Minimizar eventuais lacunas de competncias significam orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepnsias entre o que eles so capazes de fazer e o que a organizao espera que eles faam.

IV.

7.

Os segmentos Natural pois e mas nunca aludem, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) ao que prprio da natureza e ao que artificial. Ilha Fiscal e ao Electra II. ao acidental ou episdico e ao acontecimento previsto, rotineiro. ao previsto ou esperado e sbita e inesperada apario. ponte area Rio-S. Paulo e ao aeroporto Santos Dumont. 3

(Adaptado de Gesto por competncias, http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3% AAncias, acessado em 01/04/2011)

Esto redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. II e III. I e IV. I, II e IV. II, III e IV.

INFRAERO-Conh.Bsicos1

Caderno de Prova 15, Tipo 001


8. Considere os versos abaixo. Natural pois encontr-lo no aeroporto Santos Dumont... mas nunca na rua Paula Matos ainda que acima da minha cabea (e das casas) espiando entre os ramos como se me buscasse pela cidade Reorganizados num nico perodo em prosa, apresenta pontuao inteiramente adequada: (A) Natural, pois encontr-lo no aeroporto Santos Dumont, mas, nunca na rua Paula Matos, ainda que acima da minha cabea (e das casas): espiando, entre os ramos como se me buscasse pela cidade. Natural pois, encontr-lo no aeroporto Santos Dumont, mas nunca na rua Paula Matos, ainda que acima da minha cabea (e das casas) espiando, entre os ramos como se me buscasse pela cidade. Natural, pois, encontr-lo no aeroporto Santos Dumont, mas nunca na rua Paula Matos, ainda que acima da minha cabea (e das casas), espiando entre os ramos como se me buscasse pela cidade. Natural, pois, encontr-lo no aeroporto Santos Dumont mas, nunca na rua Paula Matos ainda que, acima da minha cabea (e das casas), espiando entre os ramos: como se me buscasse pela cidade. Natural pois, encontr-lo no aeroporto Santos Dumont, mas nunca, na rua Paula Matos, ainda que acima da minha cabea (e das casas), espiando entre os ramos como se me buscasse pela cidade. As questes de nmeros 9 a 12 referem-se ao texto abaixo. 9. ... se queria conservador, claro e clssico. (2 pargrafo) Com a afirmativa acima, o autor (A) explica a razo por que nas obras de Ingres h excesso de intensidade formal, tendendo para o bizarro. reitera a observao feita anteriormente de que Ingres era adepto de valores eternos, imutveis, que, no entanto, no se refletiam em suas obras. ironiza preceitos difundidos por escolas de Belas Artes do passado, que tolhiam a criatividade de artistas que cultivavam um relativo desconforto para o olhar. indica as principais qualidades formais da obra de Ingres, que, opondo-se aos modernistas, criava em suas obras um universo de eternidades estticas. esclarece o fato de Ingres ter sido apenas tardiamente consagrado e reconhecido como grande mestre por artistas como Picasso e Matisse.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

10.

... os princpios clssicos que proclamava ... O verbo que se encontra flexionado nos mesmos tempo e modo que o da frase acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) No h pintor to enigmtico ... ... foi essencial para artistas ... Defendia valores eternos ... ... pelo menos passar a mo sobre ... Quando houve, em 1911 ...

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

11.

(E)

Ingres concedia tanta intensidade formal ao estampado de um vestido ... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o da frase acima se encontra em: (A) (B) (C) (D) (E) Degas prestou-lhe uma homenagem nica ... Ingres o mais contraditrio dos pintores. ... j velho e cego, foi, ainda assim ... ... perverteu os princpios clssicos ... Defendia valores eternos, imutveis ...

_________________________________________________________

Ateno:

Ingres o mais contraditrio dos pintores. Defendia valores eternos, imutveis e, num certo sentido, retrgrados. Mas, de maneira involuntria, perverteu os princpios clssicos que proclamava e foi essencial para artistas da modernidade, como Picasso ou Matisse. Quando houve, em 1911, uma exposio de Ingres em Paris, Degas prestou-lhe uma homenagem nica: j velho e cego, foi, ainda assim, para pelo menos passar a mo sobre a superfcie das telas do grande mestre. Ingres concedia tanta intensidade formal ao estampado de um vestido, a um leque ou a um vaso, quanto aos braos, s espduas, aos rostos. Nessa ausncia de hierarquia, nesse universo de eternidades estticas e objetivadas, instala-se o descompasso, o bizarro, o desconforto para o olhar. No h pintor to enigmtico quanto esse mestre, que se queria conservador, claro e clssico.
(Adaptado de Jorge Coli. Ponto de Fuga, Um estranho mestre. So Paulo, Perspectiva, 2004, p. 189)

_________________________________________________________

12.

Diferentemente de outros pintores impressionistas de sua poca, que, no entanto respeitava imensamente, Degas dedicou-se ...... estudar os efeitos que a luz artificial, em oposio ...... natural, impunha ...... cenas que retratava. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) a a a a a s s as as as
INFRAERO-Conh.Bsicos1

Caderno de Prova 15, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 13 a 15 referem-se ao texto abaixo. 16. Legislao De acordo com a Lei n 8.666/1993, a declarao de nulidade do contrato administrativo (A) no desconstitui qualquer efeito jurdico j produzido, tendo em vista que estes j so considerados atos jurdicos perfeitos. opera retroativamente, impedindo os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, mas no desconstitui os j produzidos nos 180 dias anteriores. no opera retroativamente, uma vez que os efeitos jurdicos ordinrios j foram produzidos. opera retroativamente, impedindo os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, alm de desconstituir os j produzidos. opera retroativamente, impedindo os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir at o limite de 24 meses, mas no desconstitui os j produzidos.
o o

O modo de ser da personagem Ricardo II, da pea A tragdia do rei Ricardo II, de William Shakespeare, parece elaborado para ilustrar a oscilao entre a pessoa e a sua funo poltica. Em Ricardo a diviso interior consubstancial, isto , algo inerente ao seu modo de ser, podendo representar com maior clareza a dicotomia entre o eu e o outro, pressuposta na estrutura do mando. Quando algum assume papel poltico, incorpora esse outro, que quem precisa dos critrios de legitimao do mando. Mandar t-lo em si; quando ele se anula o sujeito fica reduzido condio comum. Ao mesmo tempo arrogante e humilhado, Ricardo alterna a prepotncia com a submisso e passa da confiana cega ao desalento, a ponto de abdicar antes que a abdicao lhe seja imposta. O processo se resolve na cena da abdicao, porque a dualidade da face e do seu reflexo desfeita pela destruio do espelho. O homem absorveu o rei, como antes o rei absorvera o homem.
(Adaptado de Antonio Candido. A culpa dos reis: mando e transgresso no Ricardo II. tica. So Paulo, Companhia das Letras, 1992, p. 98)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

13.

Depreende-se da anlise de Antonio Candido da pea de Shakespeare que o eu e o outro mencionados so, respectivamente, o (A) (B) (C) (D) (E) rei que deposto de seu trono e o rei que alado ao poder. sujeito que detm a autoridade e o mando, e o sujeito submisso que obedece quele. monarca autoritrio e prepotente, e aquele que fraco e submisso aos sditos. homem equilibrado e seguro, e o sujeito deprimido e entregue s circunstncias adversas. homem dotado de humanidade e o sujeito revestido da autoridade decorrente de sua posio.

17.

De acordo com a Lei n 8.666/1993, a licitao, na modalidade Convite, (A) ter no mnimo trs participantes escolhidos e convidados pela unidade administrativa dentre interessados, cadastrados ou no. ocorre entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. poder ter o convite estendido a participantes cadastrados ou no que manifestarem seu interesse com antecedncia de at doze horas da apresentao das propostas. ter no mnimo cinco participantes escolhidos e convidados pela unidade administrativa dentre interessados, cadastrados ou no. ocorre entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto.

(B)

(C)

_________________________________________________________

14.

... como antes o rei absorvera o homem. Passando-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) seria absorvido. absorvido. absorveu-se. fora absorvido. havia de absorver.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

18.

15.

Considere as frases abaixo, construdas com palavras retiradas do texto (grafadas em negrito). A frase cuja redao est inteiramente de acordo com a norma culta : (A) Alguns acreditam que com o advento da chamada globalizao o mundo foi reduzido entre uma pequena aldeia. notvel a submisso de certos animais acerca do dono. No se pode afirmar que no haja legitimao sobre regras morais na sociedade contempornea. Parece razovel propor que em todas as reas do conhecimento h certa dicotomia teoria e prtica. Alguns crticos acreditam que a sensibilidade inerente nos grandes artistas.

Mario, comandante de aeronave, recebeu de rgo controlador de voo ordem para pousar. Posteriormente, ficou comprovado que a autoridade aeronutica excedeu suas atribuies e, sem motivos relevantes, expediu esta ordem. Neste caso, a autoridade aeronutica que expediu a ordem de pouso est sujeita penalidade de (A) (B) advertncia escrita e multa administrativa. suspenso por prazo que variar de 15 a 60 dias, conversveis em multa. suspenso por prazo que variar de 60 a 120 dias, conversveis em multa. advertncia escrita, somente. suspenso por prazo que variar de 30 a 90 dias, conversveis em multa. 5

(B) (C) (D) (E)

(C)

(D) (E)

INFRAERO-Conh.Bsicos1

Caderno de Prova 15, Tipo 001


19. Considere as seguintes assertivas a respeito da entrada e sada do Espao Areo Brasileiro: 22. O contrato de arrendamento de aeronave dever ser feito por instrumento (A) pblico obrigatrio, com a assinatura de uma testemunha, e inscrito no Registro Aeronutico Brasileiro. pblico obrigatrio, com a assinatura de trs testemunhas, e inscrito no Registro Aeronutico Brasileiro. pblico ou particular, com a assinatura de duas testemunhas, e registrado no Cartrio de Ttulos e Documentos competente. pblico obrigatrio, com a assinatura de duas testemunhas, facultado o seu Registro Aeronutico Brasileiro. pblico ou particular, com a assinatura de duas testemunhas, e inscrito no Registro Aeronutico Brasileiro.

I. Toda aeronave proveniente do exterior far, respectivamente, o primeiro pouso ou a ltima decolagem em aeroporto internacional.

(B)

II. A lista de aeroportos internacionais ser publicada


pela autoridade aeronutica, sendo que suas denominaes podero ser modificadas mediante lei estadual, quando houver necessidade tcnica dessa alterao. (C)

III. Os aeroportos situados na linha fronteiria do territrio brasileiro no podero ser autorizados a atender ao trfego regional, entre os pases limtrofes, com servios de infraestrutura aeronutica comuns.

(D)

(E)

IV. As aeronaves brasileiras podero ser autorizadas a


utilizar aeroportos situados em pases vizinhos, na linha fronteiria ao Territrio Nacional, com servios de infraestrutura aeronutica comuns ou compartilhados. De acordo com o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

23.

A natureza de autarquia especial conferida Agncia Nacional de Aviao Civil ANAC caracterizada, dentre outras, pelas seguintes particularidades: (A) dirigentes sem mandato fixo e independncia administrativa. dependncia financeira e dirigentes com mandato fixo. subordinao hierrquica e autonomia financeira. independncia administrativa e ausncia de subordinao hierrquica. subordinao hierrquica e dependncia financeira.

I e IV. I, II e III. I e III. I, II e IV. II e IV.

(B)

(C) (D)

(E) 24.

__________________________________________________________________________________________________________________

20.

De acordo com o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, os aerdromos (A) pblicos e privados sero abertos ao trfego atravs de autorizao administrativa do Ministro da Defesa. civis podero ser utilizados por aeronaves militares, mas os aerdromos militares no podero ser utilizados por aeronaves civis, por expressa vedao legal. pblicos podero ser construdos, mantidos e explorados por concesso ou autorizao. privados s podero ser utilizados com permisso de seu proprietrio, permitida a explorao comercial.

NO constitui competncia da Agncia Nacional de Aviao Civil ANAC: (A) negociar, realizar intercmbio e articular-se com autoridades aeronuticas estrangeiras, para validao recproca de atividades relativas ao sistema de segurana de voo, inclusive quando envolvam certificao de produtos aeronuticos, de empresas prestadoras de servios e fabricantes de produtos aeronuticos, para a aviao civil. representar o Pas junto aos organismos internacionais de aviao civil, inclusive nos assuntos relativos ao sistema de controle do espao areo e ao sistema de investigao e preveno de acidentes aeronuticos. proceder homologao e emitir certificados, atestados, aprovaes e autorizaes, relativos s atividades de competncia do sistema de segurana de voo da aviao civil, bem como licenas de tripulantes e certificados de habilitao tcnica e de capacidade fsica e mental, observados os padres e normas por ela estabelecidos. deliberar, na esfera administrativa, quanto interpretao da legislao, sobre servios areos e de infraestrutura aeronutica e aeroporturia, inclusive casos omissos, quando no houver orientao normativa da Advocacia-Geral da Unio. firmar convnios de cooperao tcnica e administrativa com rgos e entidades governamentais, nacionais ou estrangeiros, tendo em vista a descentralizao e fiscalizao eficiente dos setores de aviao civil e infraestrutura aeronutica e aeroporturia.
INFRAERO-Conh.Bsicos1

(B)

(C)

(B)

(D)

(C) (E) pblicos, enquanto mantida a sua destinao especfica pela Unio, constituem universidades e patrimnios autnomos, dependentes do titular do domnio dos imveis onde esto situados.

_________________________________________________________

21.

O Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromos, o Plano Bsico de Zoneamento de Rudo, o Plano de Zona de Proteo de Helipontos e os Planos de Zona de Proteo e Auxlios Navegao Area sero aprovados por ato do (A) (B) (C) (D) (E) Ministro da Justia. Ministro da Defesa. Presidente da Repblica. Ministro da Aeronutica. Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto.

(D)

(E)

Caderno de Prova 15, Tipo 001


25. Joo, servidor pblico civil do Poder Executivo Federal, retirou da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, documento pertencente ao patrimnio pblico. J Maria, tambm servidora pblica civil do Poder Executivo Federal, deixou de utilizar avanos tcnicos e cientficos do seu conhecimento para atendimento do seu mister. Sobre os fatos narrados, correto afirmar que (A) nenhuma das condutas narradas constitui vedao prevista no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. apenas Joo cometeu conduta vedada pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. apenas Maria cometeu conduta vedada pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. ambos praticaram condutas vedadas pelo Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Joo e Maria no esto sujeitos a Cdigo de tica; portanto, suas condutas, ainda que eventualmente irregulares, devero ser apreciadas na seara prpria. (D) 28. O atraso injustificado na execuo do contrato administrativo sujeitar o contratado multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatrio ou no contrato. Referida multa (A) pode ser descontada de pagamentos eventualmente devidos pela Administrao Pblica ao contratado.

(B)

(B)

no corresponde sano administrativa prevista na o Lei n 8.666/1993.

(C)

(C)

impede que a Administrao Pblica aplique outras o sanes previstas na Lei n 8.666/1993.

(D)

no pode ser superior ao valor da garantia prestada pelo contratado.

(E)

(E)

no pode, em qualquer caso, ser cobrada judicialmente.


o

_________________________________________________________ _________________________________________________________

26.

No que concerne aos servios areos, (A) as concesses ou autorizaes para os servios areos pblicos sero regulamentadas pelo Poder Legislativo, atravs de sua competncia exclusiva, e somente podero ser cedidas ou transferidas mediante anuncia da autoridade competente. os servios areos privados so os realizados, com remunerao, em benefcio do prprio operador, compreendendo, dentre outras, as atividades areas de recreio ou desportivas. os proprietrios ou operadores de aeronaves destinadas a servios areos privados, sem fins comerciais, necessitam de autorizao para suas atividades areas, fornecida aps recebimento das informaes prvias sobre voo planejado. a explorao de servios areos pblicos depender sempre da prvia concesso, quando se tratar de transporte areo no regular, ou de autorizao no caso de transporte areo regular. o transporte areo de mala postal poder ser feito, com igualdade de tratamento, por todas as empresas de transporte areo regular, em suas linhas, atendendo s convenincias de horrio, ou mediante fretamento especial.

29.

O prego, previsto na Lei n 10.520/2002, (A) no poder ser adotado para a aquisio de bens e servios comuns.

(B)

(B)

corresponde modalidade de licitao em que a disputa no poder ser feita por meio de propostas e lances em sesso pblica.

(C)

(C)

poder ser realizado por meio da utilizao de recursos de tecnologia de informao, nos termos de regulamentao especfica.

(D)

(D)

corresponde modalidade de licitao destinada apenas Unio Federal.

(E)

(E)

trata de modalidade licitatria em que no so aplicveis, subsidiariamente, as normas da Lei o n 8.666/1993, dada a especificidade da disciplina legal que lhe aplicvel.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

30.

O Comandante de Aeronave (A) no tem seu nome constante do Dirio de Bordo.

27.

Nos termos do Cdigo Brasileiro de Aeronutica, o explorador da aeronave responde pelos danos a terceiros na superfcie, causados, diretamente, por aeronave em voo. Considere hiptese especfica em que quem pilotava a aeronave, causadora dos danos a terceiros na superfcie, era o preposto do explorador, inexistindo qualquer causa legal excludente de responsabilidade. Acerca do fato narrado, (A) (B) responder pelos danos o explorador. trata-se de hiptese de responsabilidade subsidiria, isto , o explorador somente responder caso os danos no possam ser ressarcidos pelo preposto. responder pelos danos o preposto, no havendo qualquer responsabilidade por parte do explorador. o explorador e o preposto respondero em igualdade de condies, isto , cada um arcar com metade dos prejuzos causados. trata-se de hiptese em que inexiste qualquer responsabilidade pelos danos causados.

(B)

poder, sob sua responsabilidade, adiar ou suspender a partida da aeronave, quando julgar indispensvel segurana do voo.

(C)

poder delegar a outro membro da tripulao as atribuies que se relacionem com a segurana do voo.

(C) (D)

(D)

no responsvel pela guarda de bagagens despachadas, ainda que lhe sejam asseguradas pelo proprietrio ou explorador condies de verificar a quantidade e estado das mesmas.

(E)

(E)

responsvel pela segurana da aeronave, porm no pela operao da mesma. 7

INFRAERO-Conh.Bsicos1

Caderno de Prova 15, Tipo 001


33. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Buscando preservar a sade dos usurios de instalaes prediais, as normas tcnicas estabelecem que os dutos de circulao de gua fria NO podem ser de (A) 31. Analise a figura. (B) (C) (D) (E) 34. cobre. tubulaes em PVC. ao-carbono galvanizado. ferro fundido galvanizado. chumbo.

_________________________________________________________

RUA

A diversidade de aquferos existentes no subsolo brasileiro possibilita a aplicao de distintos processos de captao, onde se considera as caractersticas da estrutura geolgica das rochas. Nesse contexto, o tipo de aqufero mais explorado pela populao em geral (A) Poroso. Crstico. Artesiano. Livre ou Fretico. Fraturado ou Fissurado.

O sistema utilizado para o abastecimento de gua potvel na residncia : (A) (B) (C) (D) (E) 32. direto e indireto. indireto. direto. indireto sem bombeamento. indireto com bombeamento.

(B) (C) (D) (E) 35.

_________________________________________________________

Quanto caracterstica do processo de tratamento de gua, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) Aerao: remove gases dissolvidos em excesso na gua. Sedimentao ou decantao: separa as partculas slidas suspensas na gua. Coagulao: forma cogulos, de modo a promover um estado geral de equilbrio eletrostaticamente instvel das partculas, no seio da massa lquida. Reduo de dureza: tratamento especial que consiste na remoo dos compostos de clcio e de magnsio. Floculao: processo de tratamento que visa eliminar os germes patognicos, eventualmente presentes na gua.

_________________________________________________________

Analise as tubulaes de um reservatrio elevado de gua fria esquematizadas na figura abaixo:

1 2

(D)

(E)

_________________________________________________________

36.

Os nmeros 1 a 5 da figura correspondem, correta e respectivamente, a: (A) 1 - Recalque; 2 - Extravasor; 3 - Distribuio; 4 - Limpeza; 5 - Incndio. 1 - Extravasor; 2 - Recalque; 3 - Incndio; 4 - Distribuio; 5 - Limpeza. 1 - Extravasor; 2 - Recalque; 3 - Limpeza; 4 - Incndio; 5 - Distribuio. 1 - Extravasor; 2 - Recalque; 3 - Incndio; 4 - Limpeza; 5 - Distribuio. 1 - Recalque; 2 - Extravasor; 3 - Limpeza; 4 - Distribuio; 5 - Incndio.

Sabe-se que nos terminais de atendimento de passageiros em aeroportos ocorre uma demanda significativa pelos servios de manuteno da limpeza nos ambientes de circulao dos usurios. Normalmente, so utilizadas solues que evitam a propagao de substncias nocivas ao meio ambiente e, dentre elas, destaca-se o uso do fecho hdrico, que (A) (B) (C) (D) (E) a camada lquida que veda a passagem de gases num desconector. um dispositivo para inspeo e limpeza de um encanamento. um dispositivo hidrulico destinado a impedir a passagem de lquidos. uma vlvula que bloqueia a passagem de lquidos para o interior do recinto. um dispositivo de acionamento rpido para impedir o retorno de lquido para o interior do recinto.
INFRAERO-Anal.Sup.IV-Eng.Civil-Hidrossanitrio-15

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova 15, Tipo 001


37. A condio bsica para a formao do Vrtex, em um orifcio aberto no fundo de um tanque raso, que a (A) (B) (C) (D) (E) profundidade da gua deve ser igual ao dimetro do orifcio. relao somente ocorre se o tanque for circular. profundidade da gua deve ser inferior a trs vezes o dimetro do orifcio. profundidade da gua deve ser superior a trs vezes o dimetro do orifcio. relao da profundidade da gua com o dimetro do orifcio deve ser neutra. 41. A denominao tcnica do processo que permite o uso, em instalaes hidrulicas, de um distribuidor (ou manifould) para fazer a ligao com os pontos de utilizao, sem o uso de curva ou cotovelos, : (A) (B) (C) (D) (E) 42. Sistema PEX. PVC mineralizado. PVC no mineralizado. Polipropileno copolmero rondom PPR. Equipamentos para corte (rasgo) em alvenaria.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

38.

No que concerne terminologia dos dispositivos usados em instalaes prediais, INCORRETO afirmar que (A) (B) (C) as caixas coletoras so aquelas onde se renem os refugos lquidos para elevao mecnica. as caixas de inspeo so aquelas que permitem a inspeo, limpeza e desobstruo das tubulaes. as caixas retentoras so dispositivos destinados a separar e reter substncias indesejveis s redes de esgoto sanitrio. a coluna de ventilao um tubo ventilador vertical que se desenvolve atravs de um ou mais andares e cuja extremidade inferior aberta atmosfera. o coletor pblico uma tubulao pertencente ao sistema pblico de esgotos sanitrios e destinado a receber e conduzir os efluentes dos coletores prediais.

Atualmente vivencia-se o problema relacionado com a destinao dos dejetos, resduos orgnicos e o lixo de maneira geral. No que se refere s tcnicas de tratamento desses resduos, INCORRETO concluir: (A) Na operao de aterros sanitrios, como biorreatores, o aterro passa a ser um local para tratamento dos resduos slidos, mais do que para armazenamento. A Compostagem consiste em ato ou ao de transformar resduos orgnicos, atravs de processos fsicos, qumicos e biolgicos, em uma matria biognica mais estvel e resistente ao de espcies consumidoras. A Incinerao definida como o processo de reduo de peso e volume de resduos por meio de combusto controlada. A Pirlise um processo realizado em condies exotrmicas, ocasionando a decomposio bioqumica dos resduos por calor na ausncia de oxignio. A converso biolgica de resduos slidos com recuperao de energia pode ser realizada por digesto anaerbica em sistemas controlados (biodigestores) e digesto anaerbica em aterros sanitrios.

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

39.

No que concerne relevncia dos fenmenos hidrulicos nas obras de construo civil, INCORRETO concluir: (A) Comprimentos equivalentes de tubulaes podem ser usados para estimativa das perdas de carga localizadas. Se um fluido em conduto forado tem seu fluxo abruptamente interrompido pode haver o chamado golpe de arete. A altura manomtrica, a altura esttica e as perdas devem ser consideradas no clculo da bomba a ser usada no sistema. As bombas hidrulicas podem sofrer danos devido cavitao. No existe risco associado eroso quando os pilares das pontes de concreto so diretamente conectados aos blocos de fundao.

(E)

_________________________________________________________

(B)

43.

A perda de carga a ser calculada numa instalao predial de gua fria NO depende (A) (B) (C) (D) (E) da vazo. do dimetro interno do tubo. da presso de vapor. do comprimento total do tubo. da rugosidade da superfcie interna do tubo.

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

44.

40.

Para evitar o golpe de arete decorrente da operao das vlvulas de descarga das instalaes prediais, a medida a ser adotada, dentre outras, (A) (B) (C) (D) (E) a colocao de TAUs na tubulao do prdio. o uso de tubulaes capilares, de forma a reduzir velocidade da gua. adicionar, na corrente hidrulica, produtos que induzam cavitao. o uso de vlvulas de descarga para fechamento lento, que devem ser reguladas. a aplicao de substncias qumicas que formem bolhas e amorteam a variao de presso.

O interior das tubulaes prediais de esgoto sanitrio deve ser acessvel por intermdio de dispositivos de inspeo. Assim sendo, correto afirmar que (A) (B) a distncia entre dois dispositivos de inspeo no deve ser superior a 5,00 m. a distncia entre a ligao do coletor predial com o pblico e o dispositivo de inspeo mais prximo deve ser superior a 15,00 m. a distncia entre dois dispositivos de inspeo no deve ser superior a 25,00 m. os dispositivos de inspeo podem ser usados para receber efluentes fecais. os dispositivos de inspeo no devem ser instalados junto s curvas dos tubos de queda. 9

(C) (D) (E)

INFRAERO-Anal.Sup.IV-Eng.Civil-Hidrossanitrio-15

Caderno de Prova 15, Tipo 001


45. Determinado equipamento apresentou, no perodo de trs meses, alto ndice de recorrncia de defeito em uma pea especfica. A partir da anlise dos especialistas, observou-se que o defeito no era funo do mau uso do equipamento ou de sua aplicao-fim, o que exigiu sua troca sempre que necessrio. Desta forma, correto afirmar que (A) novo programa de treinamento para o uso do equipamento dever ser planejado. (B) a substituio da pea reflete no custo aplicado manuteno. (C) a substituio da pea no tem nenhuma relao com a manuteno. (D) o defeito pode ser reduzido com o relato na ficha de manuteno do equipamento. (E) o defeito apresentado no necessita ser informado ao fabricante do equipamento, pois trata-se de um erro de projeto. Quanto s consequncias decorrentes da alterao do nvel da gua em um terreno, analise as assertivas: 48. Para o estudo da construo de uma estao de tratamento de esgotos num stio aeroporturio, o engenheiro responsvel considerou a necessidade de projetar um desarenador para remoo das partculas com dimetro igual ou superior a 0,2 mm (densidade de 2,65). Tal especificao deve atender a um percentual de remoo mnima, em massa, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 49. 95%. 90%. 85%. 80%. 75%.

_________________________________________________________

A ao que est em DESACORDO com os requisitos a serem considerados na elaborao do projeto de instalao de esgoto predial : (A) (B) (C) Permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionveis. Permitir o escoamento lento da gua utilizada e dos despejos introduzidos. Evitar a ocorrncia de presses elevadas na tubulao e, assim, provveis vazamentos e formao de depsitos no interior das tubulaes. Permitir a fixao dos aparelhos sanitrios somente por dispositivos que facilitem a sua remoo para eventuais manutenes. Evitar a contaminao da gua, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitrios, quanto nos ambientes receptores.

_________________________________________________________

46.

I. O rebaixamento do nvel poder ocasionar problemas como recalques, provocados pela reduo da presso neutra, aumentando, assim, a tenso efetiva no solo, carregando-o.

II. A elevao do nvel poder provocar recalques


quando ocorrer em solos colapsveis, pois a saturao gerar uma sbita compresso. (D)

III. O aumento do nvel dgua poder provocar a elevao das fundaes de uma residncia, uma vez que haver reduo da tenso efetiva no solo. correto concluir que (A) (B) (C) (D) (E) 47. apenas I e II esto erradas. apenas I est errada. apenas II e III esto erradas. I, II e III esto certas. apenas I e III esto certas. (E)

_________________________________________________________

50.

A aplicao de agentes estabilizantes diretamente na gua bruta para desinfeco gera um efeito direto de destruio (A) (B) (C) (D) (E) sobre os vrus e protozorios. apenas sobre os germes patognicos. em todos os organismos (patognicos ou no). apenas sobre os cistos dos vermes. sobre as bactrias, exceto em algumas categorias de esporos.

_________________________________________________________

Reservatrio de acumulao um lago artificial criado em um curso dgua com a construo de uma barragem, com a finalidade de represar a gua. Nesse contexto, analise:

I. O reservatrio ser um elemento regularizador entre as vazes disponveis a jusante e as vazes necessrias ou permissveis a montante.

II. O reservatrio de acumulao pode atender a uma


ou a diversas finalidades: abastecimento de gua, aproveitamento hidreltrico, irrigao, controle de enchentes. 51.

_________________________________________________________

III. Os reservatrios para controle de enchentes podem


ser utilizados nas estiagens para regularizao das vazes mnimas.

No estudo de anlise da demanda de um rio observou-se que, apesar de supostamente constante, em alguns perodos a vazo era superior descarga mnima. Nesse contexto, a recomendao tcnica para que seja possvel atender demanda nos perodos de estiagem dever ser a de (A) (B) (C) (D) (E) construir um reservatrio de consumo. construir um reservatrio de suprimento. canalizar o rio para evitar infiltrao e evaporao. construir um reservatrio de quebra de descarga. canalizar o rio para evitar quebra de descarga.

IV. O reservatrio de acumulao pode ser construdo


para integrar um programa mais amplo, visando ao aproveitamento integral dos recursos hdricos de uma bacia hidrogrfica.

V. O reservatrio de acumulao construdo para abastecimento de cidades ou indstrias ter sua gua acumulada durante os perodos chuvosos para que possa haver reserva suficiente que cubra o dficit entre a demanda e as vazes mnimas durante os perodos de estiagens. correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 10 52.

_________________________________________________________

Construir ou colocar em funcionamento estabelecimentos comerciais, de produo, embalagem e manipulao de produtos de interesse sade, sem licena dos rgos sanitrios competentes em desacordo com as normas legais vigentes, passvel da penalidade inicial de (A) (B) (C) (D) (E) multa. interdio. advertncia. prestao de servios comunidade. cancelamento do Alvar de Funcionamento.
INFRAERO-Anal.Sup.IV-Eng.Civil-Hidrossanitrio-15

I e III, apenas. II, IV e V, apenas. I, II e III, apenas. I, II, II e IV, apenas. I, II, III, IV e V.

Caderno de Prova 15, Tipo 001


53. O tratamento de guas residurias realizado por meio de operaes fsicas unitrias e processos qumicos e biolgicos, que so agrupados de forma a compor o sistema. Dentre outros, so exemplos desse tipo de tratamento: (A) (B) (C) (D) (E) 54. fluoretao e filtro biolgico. lodo ativado e filtro biolgico. lagoas de estabilizao e oznio. membrana filtrante e tanque sptico. filtro anaerbio e irradiao ultravioleta. 57. Os documentos que devem fazer parte da juntada a ser apresentada para fins de aprovao do projeto de construo de uma pista de aeroporto municipal so (A) Projeto Bsico e Projeto de Infraestrutura. (B) Projeto Virio e Projeto Executivo de Obras. (C) Projeto de Infraestrutura e Projeto de Expanso. (D) (E) Projeto Bsico e Projeto Executivo de Obras e Servios. Projeto Executivo de Obras e Servios e Projeto Arquitetnico.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Em instalaes prediais dotadas de sistema de abastecimento de gs, a parte da chamin provida de dispositivo destinado a evitar que a combusto no aparelho de utilizao manifeste efeitos, sob condies adversas, tecnicamente denominada (A) (B) (C) (D) (E) cabina. coletor. defletor. chamin primria. caixa de proteo.

58.

Em relao administrao de contratos de obras de infraestrutura, analise:

I. dever do gestor do contrato anotar, em registro


prprio, as ocorrncias, de qualquer natureza, verificadas durante a execuo do contrato, determinando o que for necessrio para regulariz-las, inclusive notificando a contratada.

II. dever do gestor do contrato encaminhar autoridade superior proposta de resciso do contrato, quando o objeto estiver sendo executado de forma irregular, em desacordo com as especificaes e, ainda, quando constatada a paralisao da execuo ou cometimento de faltas que ensejem a adoo dessa medida, garantida ampla defesa contratada.

_________________________________________________________

55.

Uma das maiores preocupaes relacionadas com o meio ambiente na rea aeroporturia o tratamento do lixo, uma vez que pode atrair animais e pssaros, o que acarreta risco para a segurana das operaes areas. Para um processo de tratamento adequado do Chorume, est correto afirmar que este sub-produto, originado da decomposio do lixo (A) (B) (C) (D) (E) no necessita de tratamento especfico. pode ser disposto direto na rede de gua pluvial mais prxima. deve ser disposto em uma Lagoa de Estabilizao para tratamento. deve ser disposto diretamente no floculador da Estao de Tratamento de gua. pode ser disposto diretamente em qualquer rio, sem a necessidade de tratamento.

III. A administrao pblica s poder promover alteraes contratuais em comum acordo com a contratada.

IV. O gestor do contrato pode ser responsabilizado penalmente caso no cumpra alguns deveres legais, porm civil e administrativamente, a responsabilidade recai sempre sobre o chefe do setor ao qual o gestor do contrato est subordinado. Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV so: (A) (B) (C) (D) (E) V; V; V; F. F; V; V; F. V; F; V; V. F; F; V; F. V; V; F; F.

_________________________________________________________

56.

Determinado engenheiro, encarregado de fazer o projeto do sistema pblico de abastecimento de gua, cuidar de selecionar um manancial cuja gua seja potabilizvel, depois de submetida linha convencional de tratamento de gua. Com relao s formas clssicas de tratamento de gua, analise:

_________________________________________________________

59.

Os documentos que sero exigidos para que uma empresa participante de um processo de licitao possa ser considerada habilitada, alm da qualificao tcnica, so: (A) (B) (C) (D) (E) registro comercial e prova de inscrio no CNPJ. qualificao econmico-financeira, regularidade fiscal e habilitao jurdica. regularidade fiscal, prova de inscrio no CNPJ, qualificao econmico-financeira, habilidade jurdica. qualificao econmico-financeira, regularidade fiscal, habilitao jurdica e prova de inscrio no CNPJ. prova de inscrio no CNPJ ou no cadastro geral de pessoas fsicas (CPF), qualificao econmico financeira, habilitao jurdica.

I. Nos filtros rpidos, o processo de tratamento


fsico e qumico.

II. Os filtros lentos destinam-se a guas de turbidez


elevada.

III. A decantao quase sempre precede a filtrao rpida, salvo nos casos de guas brutas de baixa turbidez, quando ento possvel efetuar a filtrao direta.

_________________________________________________________

IV. Na coagulao e floculao, deseja-se tratar quimicamente a gua, de modo que as partculas coloidais sejam desestabilizadas e aglutinadas umas s outras. correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

60.

A quantidade mnima de trabalhadores que um estabelecimento deve ter para que seja obrigatria a elaborao e cumprimento do Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho corresponde a (A) 20 trabalhadores. (B) (C) (D) (E) 30 trabalhadores. 50 trabalhadores. 30 trabalhadores terceirizados, se bem que tal aplicao no obrigatria. um nico trabalhador, pois independe do nmero de trabalhadores. 11

I e III. II e IV. I, II e III. I e II. I, III e IV.

INFRAERO-Anal.Sup.IV-Eng.Civil-Hidrossanitrio-15

Caderno de Prova 15, Tipo 001


ESTUDO DE CASO Instrues: Em conformidade com o Captulo VIII, DA PROVA DE ESTUDO DE CASO PARA TODOS OS CARGOS, constante o do Edital de Abertura de Inscries n 01/2011.01, ser atribuda nota ZERO Prova de Estudo de Caso que apresentar qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado, devendo-se, portanto, observar os limites mximos para cada questo, conforme espaos j planejados para eventual rascunho neste Caderno de Questes. QUESTO 1 A ABNT, por meio da NBR 6493-94, e o Ministrio do Trabalho, por meio da NR 26/78, determinam as cores a serem utilizadas nas canalizaes de lquidos e gases em tubulaes externas, as quais devem ser observadas em todos os projetos de construes de edificaes. Sendo o Engenheiro da rea de Hidrossanitrio um dos integrantes da equipe de recebimento da obra de engenharia das instalaes do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Rio Branco/AC, ele verificou que a empreiteira no identificou corretamente as cores de algumas das canalizaes de lquidos e gases, de acordo com o tipo do fluido. Mediante tal discrepncia, a equipe de recebimento registrou os seguintes dados no relatrio de avaliao: Cor da Tubulao Verde Vermelho Azul Amarelo Preto Branco Cinza Tipo de fluido gua potvel Inflamveis Vapor Gases no liquefeitos Produtos qumicos Ar comprimido Eletrodutos

Considerando a necessidade de serem tomadas medidas de correes das referidas discrepncias, analise os dados contidos na tabela acima e responda sinttica e objetivamente ao que se pede. a. 1 2 3 b. 1 2 3 c. 1 2 3 d. Quais so as tubulaes que esto pintadas de forma correta? 1 2 3 4 5 e. 1 2 3 4 5 Quais so as tubulaes que esto pintadas de forma errada? Dentre os fluidos registrados, existem dois que esto com as cores das tubulaes invertidas. Quais so eles? Qual a cor que deve ser atribuda a uma tubulao em que circula fluido inflamvel? Est correta a cor da tubulao de gua potvel?

12

INFRAERO-Anal.Sup.IV-Eng.Civil-Hidrossanitrio-15

Caderno de Prova 15, Tipo 001

QUESTO 2

Os registros e vlvulas so utilizados nas instalaes hidrulicas prediais e nas instalaes de gases e ar comprimido, dentre outros. Suas aplicaes esto diretamente ligadas com a necessidade de controle do fluxo de fluidos, sendo que podem funcionar desde a posio totalmente aberta at a posio totalmente fechada. Nesse sentido, de fundamental importncia a escolha adequada do dispositivo, para que este oferea desempenho eficiente. O Engenheiro da rea de Hidrossanitrio foi designado para acompanhar o planejamento das especificao dos registros e vlvulas das tubulaes hidrulicas a serem instaladas nas reas midas do aeroporto de Juiz de Fora/MG.

Com base nesses dados, responda sinttica e objetivamente ao que se pede.

a. Qual o dispositivo que deve ser utilizado quando se necessita controlar a vazo do fluxo da gua? 1 2 3

b. Para tubulaes principais que controlam o fluxo de gua que abastece vrios equipamentos deve-se utilizar qual dispositivo para funcionar como registro geral? 1 2 3

c. Descreva a aplicao do dispositivo Torneira de Bia e especifique o local de sua instalao. 1 2 3

d. Qual a denominao das vlvulas instaladas em vasos sanitrios? 1 2 3

e. Qual o tipo de vlvula que utilizada como registro geral em tubulaes e possui pouca perda de carga? 1 2 3

INFRAERO-Anal.Sup.IV-Eng.Civil-Hidrossanitrio-15

13

You might also like