You are on page 1of 24

CIES e-WORKING PAPER N.

64/2009

O lugar do gnero, dos homens e das mulheres na sociologia portuguesa:


uma anlise a partir da Associao Portuguesa de Sociologia e seus congressos

ELISABETE RODRIGUES

CIES e-Working Papers (ISSN 1647-0893) Av. das Foras Armadas, Edifcio ISCTE, 1649-026 LISBOA, PORTUGAL, cies@iscte.pt

Elisabete Rodrigues doutoranda do Programa de Doutoramento em Sociologia do ISCTE; bolseira de doutoramento pela FCT e investigadora no CIES-ISCTE. E-mail: elisabete.rodrigues@iscte.pt Resumo O e-working paper que se apresenta insere-se no campo analtico da sociologia da cincia, e tem como objectivos, por um lado, compreender como o gnero se constitui, ou no, como um elemento estruturante na distribuio dos actores pelo campo disciplinar e, por outro lado, explorar as configuraes que a sociologia do gnero tem assumido na produo cientfica nacional. Os Congressos Portugueses de Sociologia (1988 a 2008), e a Associao Portuguesa de Sociologia constituram o material emprico que possibilitou o exerccio. Palavras-chave: sociologia da cincia, gnero, desigualdades de gnero. Abstract This e-working paper integrates the realm of sociology of science, and aimed, on one hand, to understand how gender is a structural element in the distribution of actors within the disciplinary field and, on the other hand, to explore the configurations of sociology of gender in the scientific production. Therefore, the analysis is produced from two privileged empirical objects: the Portuguese Congress of Sociology (1988 to 2008) and the Portuguese Association of Sociology. Key-words: sociology of science, gender, gender inequalities.

I. Introduo

O surgimento do conceito de gnero, a nvel internacional e nas mais diversas cincias sociais, est associado aos movimentos feministas que questionavam o essencialismo das categorias homem e mulher. Particularmente na sociologia encontram-se, na dcada de 70 do sc. XX, os primeiros ecos de trabalhos cientficos que exploram o potencial analtico do conceito (Vale de Almeida, 2000; Amncio, 2003). Em Portugal o percurso da sociologia do gnero mais recente, o que estar certamente relacionado com: a) o tardio desenvolvimento e consolidao da prpria disciplina; b) a pouca visibilidade do movimento feminista da dcada de 70; e ainda c) o baixo nvel de escolaridade da populao em geral e das mulheres em particular (Amncio, 2003). A este contexto, j desfavorvel, acresa-se a fraca representao das mulheres entre os actores que marcaram a emergncia e institucionalizao da disciplina (Sedas Nunes, 1988). De qualquer forma, no quadro cientfico nacional, o surgimento da sociologia do gnero est igualmente associado ao reconhecimento e contestao social da desigualdade de direitos entre homens e mulheres, o que ter implicaes nas configuraes que o campo de estudos vai assumir. Refira-se, a ttulo ilustrativo, a longa ausncia das masculinidades enquanto objecto de estudo. A nvel internacional, o panorama diferente e, especialmente, nos ltimos anos tem-se assistido a importantes avanos conceptuais no estudo da identidade de gnero masculina, no sentido da rejeio de uma concepo essencialista e universal da masculinidade. Assume-se que no sistema patriarcal no existem apenas dinmicas de poder e relaes sociais assimtricas entre homens e mulheres, mas que estas ocorrem tambm entre os prprios homens, sendo pertinente falar numa masculinidade hegemnica (Connell, 1995), tida como ideal normativo dominante (Andreu, 2003), que serve para medir, classificar e qualificar distintas masculinidades.

Objectivos e notas metodolgicas

Tomando a prpria sociologia como objecto de estudo, a reflexo que se apresenta tem como objectivos, por um lado, compreender como o gnero se constitui, ou no, como um elemento estruturante na distribuio dos actores pelo campo
2

disciplinar e, por outro lado, explorar as configuraes que a sociologia do gnero tem assumido na produo cientfica nacional. Para o efeito, a anlise produziu-se a partir de dois objectos empricos privilegiados: a) os Congressos Portugueses de Sociologia (1988 a 2008), espao privilegiado de divulgao de trabalhos cientficos e promoo dos seus produtores; b) a Associao Portuguesa de Sociologia, instituio nacional que congrega o maior nmero associados estudantes e profissionais de sociologia, e entidade responsvel pela concretizao dos referidos congressos, entre outras iniciativas de grande projeco. O primeiro objectivo remete para a diversidade de papis que os homens e as mulheres tm assumido, quer na concretizao dos congressos, quer na estrutura organizacional da Associao Portuguesa de Sociologia. Incidir-se- na anlise de indicadores como o sexo dos autores das comunicaes, o sexo dos scios e membros dos diferentes rgos da Associao Portuguesa de Sociologia1 e, ainda, dos Conselhos de Programa que contriburam para a realizao de cada congresso.2 O segundo objectivo remete directamente para uma reflexo diacrnica acerca dos objectos alvo de estudo da sociologia do gnero, e para o despiste dos factores que concorrem para as configuraes encontradas. A evoluo das temticas ser aqui captada atravs das problemticas exploradas nas comunicaes dedicadas, de forma mais ou menos directa, sociologia do gnero, e que tm integrado os painis ao longo dos diferentes congressos. medida que se vo apresentando os vrios congressos, surgiro naturalmente associados s comunicaes em torno das questes de gnero os nomes dos/as protagonistas deste campo de estudos. Neste seguimento, aproveitar-se- para, embora de forma sumria, fazer referncia ao trabalho que alguns destes profissionais tm desenvolvido ao longo das suas carreiras. A articulao destes dois objectivos permite equacionar a produo cientfica como uma produo social, com coordenadas espcio-temporais bem definidas, mesmo quando se fala de uma cincia reflexiva por excelncia como a sociologia. Neste

Por rgos da APS entenda-se: Direco, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Deontologia e Conselho Consultivo. O Conselho de Programa de cada congresso constitudo pelos membros do Conselho Consultivo da APS, os presidentes dos restantes rgos e, eventualmente, algumas personalidades marcantes da sociologia nacional. As suas funes relacionam-se com a escolha do tema do congresso, o apoio na definio do local em que este evento se realizar e, ainda, a definio dos painis temticos que integraro o seu programa.
3

exerccio em particular, fala-se de um subcampo de estudos que opera a desnaturalizao das diferenas (por vezes tornadas desigualdades) atribudas aos sexos. No entanto, como veremos, apesar deste processo de desconstruo do social este subcampo no deixa de estar susceptvel aos constrangimentos estruturais que permeiam as mais diversas prticas sociais. A validez do exerccio passa pela concepo dos Congressos de Sociologia como etapa e como importante memria colectiva no caminho que a comunidade profissional percorre (Almeida, 1990: 15). Assim equacionado, este tipo de evento pode ser constitudo como objecto emprico privilegiado quando se pretende acompanhar a histria da disciplina ou de um campo de estudo em particular, como o caso da sociologia do gnero. Os programas dos congressos (seus contedos e protagonistas) funcionam como ilustraes da produo cientfica nacional, uma vez que muitas das comunicaes que os constituem esto associadas ou a projectos de investigao individuais, como teses de mestrado ou doutoramento, ou a projectos mais amplos que envolvem vrios investigadores e, por vezes, vrias universidades e/ou centros de investigao.

II. Papis diferenciados para homens e mulheres: associativismo e visibilidade pblica

Foram realizados, at 2008, seis Congressos Portugueses de Sociologia, promovidos pela Associao Portuguesa de Sociologia (APS).3 O I Congresso Portugus de Sociologia (1988) surge numa fase de consolidao da disciplina, possvel com a revoluo de 25 de Abril, qual se sucedem a publicao de revistas cientficas, a traduo de algumas obras de base, multiplicam-se os encontros disciplinares, criam-se as licenciaturas e nascem alguns centros de investigao acoplados s universidades (Pinto, 2004: 17). Como referiu Joo Ferreira de Almeida, ento presidente da APS, no discurso de abertura do I Congresso: temos hoje institucionalizado, com efeito, o ensino de graduao e ps-graduao, com diversas escolas preparando licenciados, mestres e doutores, conferindo competncias especializadas no campo sociolgico. Temos institutos e centros de pesquisa, por vezes de prtica pluridisciplinar, cujos produtos vo ganhando reconhecimento e aceitao, e no apenas no plano nacional (1990: 15). O I Congresso data de 1988 e desde ento, com uma regularidade quadrienal, este evento tem-se repetido sistematicamente, permitindo ilustrar, quer quantitativamente quer qualitativamente, o desenvolvimento da disciplina e suas configuraes. Este encontro nacional permite, assim, dar conta das principais linhas temticas de investigao em desenvolvimento no pas, bem como dos seus protagonistas. Dados relativos ao nmero de comunicaes, respectivos autores e nmero de participantes envolvidos em cada congresso (quadro 1) testemunham o exponencial e consistente crescimento da disciplina no nosso pas. Se o nmero de participantes duplicou, o nmero de comunicaes entre o primeiro e o ltimo congresso quase que octuplicou, evidenciando o aumento de profissionais com formao em sociologia, o desenvolvimento do campo ao nvel da investigao e a diversificao dos objectos e temas de pesquisa. A confirm-lo registe-se o desdobramento do nmero de painis temticos, de 7 no I Congresso, para 22 no V, ou 21 no VI Congresso.
3

A Associao Portuguesa de Sociologia foi constituda em 1985 e conta em 2008 com mais de 2000 scios. Fonte: APS, em: http://www.aps.pt/?area=001&marea=001&sarea=001 (19/01/2008).
5

Quadro 1. mero de participantes, comunicaes 4 e respectivos autores/co-autores por congresso


Congresso Participantes Comunicaes Autores/ co-autores 5 85 138 246 242 457 847

I (1988) II (1992) III (1996) IV (2000) V (2004) VI (2008) Fonte: APS

600 766 799 1060 1234 1188

73 129 202 224 392 576

Atendendo autoria das comunicaes e tendo em conta o sexo dos intervenientes, podemos verificar que as mulheres representam no ltimo congresso (62,6%) e desde 1996 (55,3%) a maior parte dos profissionais envolvidos na concretizao do evento (quadro 2). Estes valores encontram eco na proporo de scios da APS, entidade responsvel pela organizao do evento, onde a superioridade numrica das mulheres evidente e constante desde 1992 (56% em 1992 e 68% em 2004). Saliente-se, no entanto, que as actividades que remetem directamente para a promoo e visibilidade pblica dos profissionais de sociologia, como a apresentao de comunicaes, parecem encerrar mais resistncia ao protagonismo feminino do que o associativismo. A confirm-lo, repare-se que a sobrerrepresentao das mulheres entre os associados apenas se reflectir nas comunicaes quatro anos mais tarde, ficando esta ltima proporo sistematicamente aqum da encontrada entre os scios da APS.

Contabilizaram-se as comunicaes que constituam os painis temticos e excluram-se da anlise as sesses plenrias.
5

Contabilizaram-se todos os autores (ou co-autores) das comunicaes apresentadas, repetindo-se cada indivduo sempre que associado a mais que uma comunicao.

Quadro 2. mero de scios da APS, comunicaes, respectivos autores/co-autores e composio do Conselho de Programa, por congresso e sexo 6
Scios APS 7 Congresso n I (1988) II (1992) III (1996) IV (2000) V (2004) VI (2008) Fonte: APS 197 505 916 1660 1966 Mulheres (%) 44 56 63 67 68 n 73 129 202 224 392 576 Comunicaes Mulheres (%) 43,5 42,0 55,3 63,6 64,8 62,6 Conselho de Programa n 16 27 21 23 30 36 Mulheres (%) 6,3 26,9 19,0 26,1 30,0 25,0

Se atendermos constituio dos rgos da APS e, especialmente, dos Conselhos de Programa, as regularidades anteriormente assinaladas no tm paralelo, invertendo-se inclusive o seu sentido. At actualidade a APS j foi presidida por seis socilogos, contando-se entre eles duas mulheres (quadro 3). Se analisarmos a constituio dos rgos da associao, verificamos que a proporo de mulheres invariavelmente inferior dos homens (36% em 2006-2008), o que, face ao total de scios do sexo feminino (68% em 2004), ou oradoras das comunicaes (62,6% em 2008), representa um grave dfice de representatividade ao nvel dos cargos que implicam a gesto e tomadas de deciso na APS. Relativamente composio do Conselho de Programa (quadro 2), o desfasamento entre homens e mulheres ainda maior. Apesar do ligeiro, embora no linear, aumento da participao de mulheres neste

Os dados relativos ao nmero de autores e comunicaes dos I, II e III Congressos tm como base o trabalho de Cristina Lobo (1996); os restantes dados resultam da consulta das respectivas actas disponveis online no site da APS (a excepo refere-se aos dados relativos ao VI Congresso, obtidos na publicao disponibilizada pela APS aos participantes do respectivo evento). Os dados acerca da constituio dos Conselhos de Programa e nmero de participantes por congresso foram disponibilizados pela APS.
. 7

Registou-se o nmero de scios data da realizao dos respectivos congressos Fonte: APS, em: http://www.aps.pt/?area=001&marea=001&sarea=004 (19/01/2007).
7

conselho, essa proporo (25% em 2008) continua claramente diminuta face ao seu contributo enquanto autoras das comunicaes que constituem as agendas dos diferentes congressos.

Quadro 3. Caracterizao dos rgos da APS: presidente, total de membros e percentagem de mulheres
Perodo 1986-1988 1988-1990 1990-1992 1992-1994 1994-1996 1996-1998 1998-2000 2000-2002 2002-2004 2004-2006 2006-2008 Fonte: APS Presidente da Direco Joo Ferreira de Almeida Joo Ferreira de Almeida Jos Madureira Pinto Jos Madureira Pinto Ana Nunes de Almeida Ana Nunes de Almeida Carlos Fortuna Carlos Fortuna Anlia Torres Anlia Torres Lus Baptista Total 5 21 23 25 29 31 27 28 35 35 39 Mulheres (%) 20,0 23,8 21,7 28,0 24,1 29,0 37,0 32,1 40,0 34,3 35,9

Em busca de dados que permitam tornar compreensvel a discrepncia de propores referida, e atendendo ao perfil dos diplomados8 nas reas das cincias sociais e do comportamento,9 a superioridade numrica das mulheres, entre os autores das comunicaes dos congressos e entre os scios da APS, que se afigura mais compreensvel, uma vez que so igualmente as mulheres que ali avultam (68,9% em

Na categoria de diplomados incluem-se todos graus e diplomas conferidos por estabelecimentos de ensino superior (desde que tenham durao igual ou superior a dois semestres e 60 ECTS ou 300 horas e sejam sujeitos.
9

No se encontraram dados desagregados que permitissem uma anlise centrada em exclusivo nas graduaes em sociologia.

2005).10 No entanto, se para o mesmo ano filtrarmos o nmero de doutoramentos concludos em sociologia,11 essa proporo desce para os 52,1%. Outro dado inquietante a reduzida proporo de mulheres a orientar teses de doutoramento em sociologia: apenas 23% entre as teses concludas ou em curso at 2006 (Nico, 2007). Estes dados parecem revelar a existncia de mecanismos que dificultam o prosseguimento de estudos por parte das mulheres, uma vez que, apesar da maior proporo destas com formao em sociologia, so ainda hoje os homens a protagonizar os percursos mais qualificados e as carreiras mais prestigiantes (Ruivo, 1986; Amncio e vila, 1995; Santos, 2000; Arajo, 2008). No entanto, para alm dos constrangimentos enunciados, importa no menosprezar factores relacionados com os prprios marcadores temporais que a progresso profissional/acadmica implica. A tardia entrada das mulheres neste universo tambm contribui, certamente, para explicar a sua actual sub-representao nos cargos mais prestigiantes (como o Conselho de Programa), pois muitas das trajectrias individuais destas socilogas no so, ainda, suficientemente longas para lhes permitir aceder s posies dominantes no campo da sociologia em Portugal. Por outro lado, medida que as socilogas atingem os patamares mais elevados das suas carreiras profissionais, confrontam-se com a lotao de muitos dos cargos conferidores de prestgio e reconhecida notoriedade, ocupados essencialmente por investigadores do sexo masculino que as precederam.

Em: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0001100&Co ntexto=bd&selTab=tab2 (19/01/2007).


1 1

Em: http://www.estatisticas.gpeari.mctes.pt/index.php?idc=35 (19/01/2007).

III. O gnero como objecto de estudo

O I Congresso Portugus de Sociologia (Lisboa, 1988), A Sociologia e a Sociedade Portuguesa na Viragem do Sculo, no integrava nenhum painel dedicado ao gnero, o que, no entanto, no indicativo da ausncia do tema nos trabalhos apresentados. As comunicaes que abordavam a temtica incluam-se, ento, no painel dedicado Sociologia da Famlia, denunciando a fase de prematuridade em que o desenvolvimento desta rea de estudos gnero se encontrava (por comparao a outras como, por exemplo, a sociologia da informao, do conhecimento e da cultura, sociologia rural e urbana, sociologia do trabalho e das organizaes)12 e ilustrando o seu surgimento no quadro da sociologia da famlia. Quanto aos autores das comunicaes deste painel, assinala-se uma distribuio equilibrada entre sexos (50% de mulheres, quadro 4), o que, dada a menor proporo de mulheres entre o total dos autores das comunicaes (44%, quadro 2), indicia j a sua ligeira sobrerrepresentao neste campo de estudos em particular. Entre os protagonistas do I Congresso, especificamente dentro dos womens studies,13 regista-se aqui o contributo de Virgnia Ferreira14 com uma comunicao intitulada O feminismo na ps-modernidade, reveladora da influncia dos estudos feministas no seu trabalho. Esta investigadora teve e tem um papel decisivo no desenvolvimento dos estudos sobre mulheres em Portugal, estando associada ao Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (CES), Associao Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)15 e respectiva revista,

ex-aequo.16 Apesar deste precioso contributo, este subcampo de estudos no adquiriu


no contexto nacional a visibilidade alcanada em pases como, por exemplo, a Frana, realidade que estar certamente associada menor expresso dos movimentos
12 13

Linhas temticas que no I Congresso reuniam o maior nmero de comunicaes.

Os estudos sobre mulheres inserem-se na sociologia do gnero, no lhe sendo equivalentes. Caracterizam-se por o seu objecto de estudo ser a mulher e nunca o homem, ainda que se problematizem as relaes de desigualdade entre eles. Esta investigadora no reconhece o potencial analtico do conceito gnero, optando nas suas pesquisas pelo indicador sexo.
15 16 14

Virgnia Ferreira ocupou o cargo de presidente entre 1999 e 2001.

Revista associada APEM e que remete para a publicao de trabalhos, das mais diversas reas cientficas (especialmente as cincias sociais), que tenham como objecto de estudo as mulheres.
0 1

feministas. A nvel epistemolgico, a investigadora enquadra-se na teoria crtica17 (corrente que se afasta do racionalismo crtico,18 distintivo de instituies acadmicas como, por exemplo, o ISCTE).19 Este modo de fazer sociologia distingue-se, entre outras coisas, pela exaltao do compromisso social da cincia e reivindicao da possibilidade de os cientistas se politizarem, no s como cidados, mas tambm como cientistas (Santos, 1978: 47). Neste sentido, so-lhe reconhecidas acrrimas crticas ao trabalho de Bourdieu,20 uma vez que a sua obra (em particular A Dominao Masculina), ao contrrio de contribuir activamente para a desconstruo das desigualdades entre os sexos, segundo Virgnia Ferreira, reproduz e contribui para a dominao masculina. Quanto sociologia da famlia,21 encontramos j neste congresso a participao de quatro figuras que encabeam hoje esta rea de estudos: Marias das Dores Guerreiro (Mulheres e relaes familiares em Alfama), Anlia Torres (Mulheres divorciadas: um contributo para o estudo dos processos de mudana na famlia), Karin Wall (Residncia e sucesso na famlia camponesa do Baixo Minho) e Ana Nunes de Almeida (Perfis demogrficos e modos de industrializao: o caso do Barreiro). Estas investigadoras so responsveis, em finais da dcada de 80, pela criao do Grupo de Estudos da Famlia (Gref), envolvido, at actualidade, em cerca de 50 projectos de investigao, de mbito nacional e internacional,22 concorrendo de forma exemplar para a consolidao deste campo de estudo. Maria das Dores Guerreiro e Anlia Torres esto associadas ao CIES-ISCTE e, por sua vez, Ana Nunes de Almeida e Karin Wall ao ICS, duas instituies que muito tm contribudo para o desenvolvimento da sociologia da famlia e, de forma mais ou
17 18 19
0 2

Cf. Santos (1999). Cf. Pinto (2004). Cf. Sedas Nunes (1988).

[] A Dominao Masculina de Bourdieu seria recusada como tese de licenciatura, j que a primeira exigncia de qualquer trabalho acadmico mostrar que se conhece a literatura produzida pelo campo [] a estratgia de Bourdieu a deslegitimao dos estudos sobre as mulheres, a negao da sua cientificidade, ao no integrar os resultados da pesquisa e da teorizao de muitas intelectuais no seu quadro analtico (Ferreira, 2001: 18).
21

Faz-se referncia a esta rea de estudos uma vez que neste painel que as comunicaes que abordam a temtica do gnero se incluem, reconhecendo-se, assim, as afinidades entre os objectos de estudo.

Frum de Pesquisas CIES 2007, apresentaes disponveis em: http://www.cies.iscte.pt/outras/forum.jsp (17/01/2007).


1 1

22

menos directa, para a sociologia do gnero. As temticas mais estudadas por estas cientistas, tendo em conta as investigaes que tm realizado ao longo das suas j longas carreiras acadmicas, abordam sobretudo as mudanas nas estruturas familiares, conciliao entre vida familiar e vida profissional, famlia e gnero, interaces e dinmicas familiares, polticas de famlia e, mais recentemente, os idosos e as masculinidades. Se estas problemticas so recorrentes nas instituies que aquelas cientistas integram, o mesmo no se adequa, por exemplo, ao Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (CES), onde a famlia surge frequentemente associada ao estudo das instituies pblicas e polticas sociais.23 O II Congresso Portugus de Sociologia (Lisboa, 1992), Estruturas Sociais e Desenvolvimento, tal como o primeiro, no contava com nenhum painel dedicado ao gnero e, mais uma vez, as comunicaes em torno desta temtica incluem-se no painel dedicado Famlia e Parentesco, com cerca de 78% de mulheres a protagonizar os trabalhos a apresentados. Se tivermos em conta a relao desta proporo com a percentagem de mulheres entre o total de oradores (apenas 42%, quadro 2), este valor regista neste congresso a maior disparidade observada ( 36%). Para alm da j recorrente sobrerrepresentao enquanto autoras, as mulheres continuam objecto emprico exclusivo dos trabalhos que problematizam o gnero. Entre os protagonistas do congresso, sublinha-se a participao de Lgia Amncio, com uma comunicao associada sua tese de doutoramento (A articulao psicossociolgica na anlise das relaes intergrupos). Esta investigao tem a particularidade de inaugurar os estudos ps-graduados no subdomnio cientfico que se identifica como sociologia do gnero em Portugal,24 explorando a desigualdade entre os sexos e a discriminao das mulheres em contexto laboral, temticas que, como se ver, sero recorrentes ao longo de todos os congressos. Como o ttulo da comunicao indica, esta investigadora encontra-se na fronteira disciplinar entre a sociologia e a psicologia. Sem que isso possa ser considerado um impedimento para a edificao da disciplina de sociologia enquanto campo de estudos independente e autnomo da psicologia, os seus contributos tm sido reconhecidos pela comunidade cientfica
23

Refira-se a ttulo ilustrativo o recente projecto do CES, A aco do Ministrio Pblico no acesso dos cidados ao direito e justia nos conflitos de famlia e do trabalho: um estudo de caso nos Tribunais de Coimbra (2005-2007).
4 2

Ver: http://www.estatisticas.gpeari.mctes.pt/?id_categoria=31&form=1 (21/12/2007).


2 1

nacional, o que se pode constatar atravs da sua constante presena nos Congressos de Sociologia (inclusive como membro do Conselho de Programa). No painel dedicado Macro-sociologia do trabalho e do sistema econmico, encontramos o contributo de Virgnia Ferreira (Padres de segregao das mulheres no emprego: uma anlise do caso portugus no quadro europeu) e Lus Ferreira (Estudos sobre discriminao no trabalho em funo do sexo), cujas comunicaes incidem, tal como a anterior, sobre as desigualdades no trabalho. A primeira comunicao pode ser considerada um prenncio da intensificao dos estudos comparativos entre pases, especialmente os europeus (fenmeno certamente relacionado com a recente entrada de Portugal na, actual, Unio Europeia), e do surgimento de grandes redes de pesquisa internacionais. A ttulo exemplar, e tendo em conta os potenciais contributos para a temtica do gnero, refira-se a participao de investigadores e instituies portuguesas em projectos como o European Values Study (1990 ICS), o International Social Survey Programme (1997 ICS), o European Social Survey (2002 ICS, ISCTE) e projectos de interveno comunitria como o Expert Group on Gender and Employment (UC 2007) que visa promover o papel das mulheres no desenvolvimento local e regional. O especial interesse no estudo sobre as desigualdades de gnero em contexto laboral reflecte certamente o enquadramento socioeconmico em que emerge esta rea de estudos, caracterizado pela progressiva e macia entrada das mulheres no mercado de trabalho, num pas com uma das maiores taxas de mo-de-obra feminina da Europa. O III Congresso Portugus de Sociologia (Lisboa, 1996), Prticas e Processos da Mudana Social, representa uma mudana de atitude face sociologia do gnero, surgindo esta pela primeira vez, ao lado da famlia, a encabear um painel de comunicaes (quadro 4), maioritariamente dedicadas famlia, suas dinmicas e mudanas, mas tambm aos estudos sobre desigualdades de gnero, identidades de gnero e o movimento feminista. Como nos congressos anteriores, evidente a superioridade numrica das mulheres enquanto protagonistas das comunicaes deste painel e enquanto objecto preferencial das pesquisas a que estas se reportam (81%, quadro 4). Relativamente sociologia do gnero, importa destacar a participao de Manuel Lisboa, Nelson Loureno e Elza Maria Pais com uma comunicao sobre a Violncia contra as mulheres no quadro conjugal em Portugal. Revelando alguma
3 1

consistncia

nas

temticas,

estes

investigadores

esto

hoje

associados

ao

CesNova/Socinova,25 centro de investigao onde se desenvolvem actualmente alguns projectos de investigao acerca da violncia contra as mulheres, tema constante nos congressos. Igualmente neste congresso surge o contributo de Helena Arajo, com a comunicao As representaes de estudantes (futuros professores) sobre a cidadania das mulheres.26 Esta sociloga sucedeu a Virgnia Ferreira na direco da revista

ex-aequo e na presidncia da APEM e membro do CIIE (Centro de Investigao e


Interveno Educativas),27 onde desenvolve projectos que cruzam as temticas da sexualidade e do gnero. No IV Congresso Portugus de Sociologia (Coimbra, 2000), Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Prximos, tal como no que o precedeu, o gnero surge mais uma vez ao lado da famlia num painel temtico intitulado Famlia, gnero e trajectos de vida, com 26 comunicaes, na sua maioria escritas por mulheres (74%, quadro 4). Ao aumento do nmero de comunicaes corresponde uma diversificao de temas, embora se continue a destacar, no que toca ao gnero, a sua continuada articulao com a sociologia da famlia (em temas que tocam a redefinio dos papis de gnero que a famlia engendra, a conciliao famlia-trabalho), o enfoque nas desigualdades de gnero (em particular observadas em contexto laboral), e violncia domstica. Mais uma vez, os homens continuam ausentes enquanto objecto de estudo. Entre as oradoras sublinha-se a presena de Helosa Perista, com duas comunicaes: Famlia, gnero e trajectrias de vida: uma questo de (usos do) tempo28 e Percursos profissionais e mobilidades intereuropeias: a participao das mulheres investigadoras em programas de intercmbio cientfico,29 que testemunham a proeminncia dos estudos em torno das desigualdades no trabalho e da sobrecarga das mulheres na realizao das tarefas domsticas. Esta investigadora integra actualmente o
25 26 27

Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa. Co-autoria de Cristina Rocha, Manuela Ferreira, Maria Jos Magalhes e Fernanda Martins.

Centro de investigao associado Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade do Porto, onde decorre o projecto Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal.
28 29

Co-autoria com Ftima Freitas e Sandra Maximiniano. Co-autoria com Isabel Baptista.
4 1

Centro de Estudos para a Interveno Social (Cesis) e tem privilegiado a articulao entre gnero e desigualdades no trabalho, pobreza, imigrao e envelhecimento. Quanto ao V Congresso Portugus de Sociologia (Braga, 2004), Sociedades Contemporneas Reflexividade e Aco, constatamos que o gnero aparece, pela primeira vez, a encabear um painel temtico autnomo face sociologia da famlia, testemunhando assim a ateno que a disciplina comeou a dedicar a este campo de estudo. Indito tambm o facto de este painel incluir uma mesa dedicada s masculinidades (moderada por Lgia Amncio), indcio do recente interesse que o tema suscitou na sociologia nacional e do surgimento dos homens enquanto objecto de estudo, ainda que sistematicamente sub-representados enquanto protagonistas das pesquisas. De resto, os temas abordados mantm-se, mais ou menos, constantes e so eles: desigualdades entre gneros (especialmente no trabalho), violncia domstica e articulao famlia-gnero. Das 22 comunicaes que integravam o painel dedicado ao gnero, cerca de 70% tm a autoria de mulheres (quadro 4), destacando-se, desde j, entre elas, a presena de Helena Carreiras (O olhar dos homens: resistncias e cumplicidade nas respostas masculinas integrao de mulheres nas Foras Armadas). A investigadora, como o nome da comunicao indica, destaca-se pelo continuado desenvolvimento de estudos em torno do gnero e das instituies militares, rea a que inclusivamente dedicou a sua tese de doutoramento.30 Pela voz de um homem surge-nos a comunicao, Gigantes com ps de barro: sobre as ambiguidades que permeiam a (des)construo da masculinidade entre os clientes da prostituio transfronteiria ibrica, de Octvio Sacramento. Este trabalho resulta da sua colaborao num projecto de investigao, produto da parceria entre trs universidades portuguesas,31 Prostituio Feminina em Regies de Fronteira: Actores, Estruturas e Processos, que para alm das prostitutas tambm centra a investigao nos clientes e nas formas como estes constroem as suas identidades de gnero. Este

Helena Carreiras (2004), Gender and the military: a comparative study of the participation of women in the armed forces of western democracies, tese de doutoramento, European University Institute, Florena. Universidade do Minho, Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro e Universidade da Beira Interior.
5 1

30

31

investigador com formao em antropologia,32 a par de Lgia Amncio, com formao de base em psicologia,33 so exemplos dos frutos da interdisciplinaridade em torno dos estudos sobre os gneros. Este congresso aponta, assim, para o surgimento do que se podero chamar os mens studies e os critical studies of men (Wall, 2007), em Portugal. Nos primeiros, os homens so sobretudo vistos na sua relao com o trabalho, reflectindo-se sobretudo sobre os modos como o patriarcado afecta negativamente os homens e, nos segundos, o enfoque d-se sobre os processos de produo das masculinidades e as transformaes que ocorrem ao nvel das identidades de gnero, desafiando-se concepes mais tradicionais de masculinidade (Wall, 2007: 23). Ao contrrio do que acontece quando o objecto emprico a mulher, os estudos sobre homens incidem especialmente sobre a construo das identidades de gnero e menos sobre as relaes de poder e desigualdades intergneros. O VI Congresso Portugus de Sociologia (Lisboa, 2008), Mundos Sociais: Saberes e Prticas, volta a agregar num mesmo painel temtico Famlia e Gnero. Apesar do retorno promiscuidade na organizao das temticas, o nmero de comunicaes aumentou substancialmente (de 47 dedicadas ao gnero e famlia em 2004, para 59 comunicaes em 2008), confirmando o aumento dos trabalhos em torno dos respectivos objectos de anlise. Mais uma vez, j sem surpresa, so as mulheres as responsveis pela autoria da maior parte das comunicaes apresentadas (cerca de 82%, quadro 4), confirmando-se a gendrificao dos objectos de estudo eleitos pelos profissionais portugueses (Cunha, 2008). Os objectos de estudo diversificam-se, mantendo-se a incidncia sobre temas como a violncia nas relaes de gnero e as desigualdades no mercado de trabalho. A novidade surge na articulao entre gnero e velhice, ou gnero, famlia e sade temticas que se destacam pelo elevado nmero de comunicaes. Estes novos objectos acompanham as transformaes demogrficas que caracterizam o pas, como o caso do acelerado envelhecimento da populao, do aumento da longevidade, e das polticas sociais com tal relacionadas.
Licenciatura em antropologia social e cultural (Universidade Nova de Lisboa) e mestrado em sociologia rea de especializao em sociologia da cultura e dos estilos de vida (Universidade do Minho).
33 32

Bacharelato em psicologia (Universidade de Paris VII) e doutoramento em sociologia (ISCTE).


6 1

Os estudos das masculinidades aqui apresentados debruam-se sobretudo sobre as reconfiguraes relativas ao exerccio da paternidade, revelando a contnua e estreita articulao entre a sociologia do gnero e a sociologia da famlia. A confirm-lo refira-se, a ttulo ilustrativo, a comunicao de Bernardo Coelho, intitulada A paternidade como exerccio: o ginsio como cenrio improvvel para a produo da paternidade, ou de Cristina Lobo, Tu no s meu pai: da parentalidade biolgica social. Para alm desta lgica mais comum de associao entre gnero e trabalho, ou famlia, importa ainda referir o trabalho de Sandra Saleiro (Propostas para o estudo da transexualidade e do transgnero em Portugal), em que se problematiza a dicotomia feminino/masculino e se afirma a autonomia da sociologia do gnero face a outros campos de investigao.

Quadro 4. Total de comunicaes includas em painis temticos dedicadas ao gnero e/ou famlia34
Congresso I (1998) II (1992) III (1996) IV (2000) Comunicaes (n) 12 7 16 26 22 V (2004) 25 VI (2008) Fonte: APS 59 75,7 82,1 Famlia Famlia e gnero Mulheres (%) 50,0 77,8 80,8 74,4 69,7 Famlia Famlia e parentesco Famlia, gnero e afectos Famlia, gnero e trajectos de vida Gnero ome do painel

Dada a promiscuidade na organizao das temticas optou-se por contabilizar quer as comunicaes includas nos painis dedicados ao gnero, quer nos painis dedicadas famlia, uma vez que, muitas vezes, neste ltimo painel que as comunicaes que se debruam sobre problemticas do gnero se incluem.
7 1

34

IV.

otas conclusivas

Um olhar retrospectivo sobre os Congressos de Sociologia permite testemunhar: a) o exponencial crescimento e consolidao da disciplina durante as ltimas duas dcadas; b) a macia entrada das mulheres no mercado de trabalho, em particular a sua afirmao em carreiras cientficas (ainda que de forma diferenciada relativamente aos homens; e paralelamente, c) o surgimento e as configuraes que a sociologia do gnero tem assumido na produo cientfica nacional, seus produtos (sobretudo as desigualdades de gnero) e produtores (sobretudo mulheres). O crescimento e consolidao da disciplina manifesto, quer a partir do crescente nmero de profissionais com formao em sociologia envolvidos na sua realizao, quer da diversificao dos objectos de estudo a apresentados Ao atender ao sexo dos actores envolvidos na produo dos congressos, nos rgos da APS (associao responsvel pela sua organizao) e respectivos scios, verificam-se algumas assimetrias na sua distribuio. Se, por um lado, desde 1996 as mulheres so indubitavelmente a maior parte dos autores das comunicaes que constituem as agendas dos diferentes congressos e, por outro lado, desde 1992 a maior parte dos scios da APS, verifica-se que, ao contrrio, so invariavelmente os homens que mais avultam entre os membros dos rgos da APS e dos Conselhos de Programa. Esta disparidade denuncia as continuadas dificuldades com que as mulheres se deparam quando se fala no acesso aos cargos mais prestigiantes; dificuldades recorrentemente referidas nos trabalhos apresentados nos congressos em anlise. Quanto sociologia do gnero, como se verificou nos I e II Congressos, os trabalhos que se podem agrupar sob esta denominao aparecem inicialmente distribudos pelos painis dedicados sociologia da famlia, denunciando a articulao que recorrentemente se faz entre as temticas e o estado embrionrio em que este campo de estudos se encontrava. Apenas a partir de 1996 a sociologia do gnero ganha visibilidade (no V e VI Congressos j uma das temticas mais expressivas) e alguma autonomia analtica, surgindo j anunciada nos painis temticos, ainda que, muitas vezes, partilhando o espao com a sociologia da famlia. Coincidentemente, tambm a partir desta data que o nmero de mulheres ultrapassa o nmero de homens a apresentar comunicaes, deixando adivinhar a associao entre a crescente representao das

mulheres na comunidade cientfica e a intensificao do debate acerca das diferenas e desigualdades entre os gneros. No mesmo sentido, verifica-se que a maior parte das comunicaes que constituem estes painis (temticas tradicionalmente associadas ao universo feminino) contam sobretudo com mulheres enquanto autoras e,

simultaneamente, como seu objecto de estudo preferencial, indiciando uma diferenciao entre as temticas que so alvo de ateno por parte dos socilogos e das socilogas. Relativamente s temticas que a sociologia do gnero mais tem trabalhado, deixa-se o retrato que as comunicaes apresentadas, ao longo das duas dcadas que balizam os congressos, permitem: a) recorrente articulao entre gnero e famlia, lugar por excelncia de redefinio e negociao dos papis de gnero; b) desigualdades entre gneros, particularmente aquelas que se produzem em contexto laboral, reflexo da macia entrada das mulheres no mercado de trabalho e consequente complexificao das relaes entre homens e mulheres nestes contextos; c) questes relacionadas com a produo da violncia nas relaes entre os gneros. Quando os homens so constitudos como objecto de estudo, a produo das identidades de gnero e a parentalidade passam a ser o foco das atenes dos trabalhos apresentados: apenas a partir do V Congresso (2004) se apresentam as primeiras pesquisas sobre masculinidades. O reconhecimento e contestao social da desigualdade de direitos entre homens e mulheres, bem como o surgimento de instituies pblicas para fazer face a esse problema social, estaro com certeza relacionados com as temticas que a sociologia do gnero mais tem estudado e a duradoura ausncia dos homens e das masculinidades enquanto objecto de estudo. As instituies acadmicas e centros de investigao que ocupam o lugar de destaque na dinamizao dos estudos de gnero, muitas vezes em associao com a sociologia da famlia, passando em retrospectiva os Congressos de Sociologia, so: o
CIES-ISCTE e o ICS-UL (articulao famlia-gnero, conciliao famlia-trabalho,

masculinidades); o CES-UC (womens studies, gnero-polticas sociais); o CesNova/ SociNova (violncia entre gneros) e o Cesis (desigualdades de gnero). Desenham-se, assim, dois movimentos paralelos que se potenciam

reciprocamente: a afirmao das mulheres na sociologia (maior nmero de mulheres com formao em sociologia) e atravs da sociologia (desenvolvimento da sociologia do gnero e especial incidncia sobre problemticas que focam as desigualdades de
9 1

gnero); no entanto, este processo no deixa de reproduzir o regime de gnero que configura o contexto societal em que a disciplina se move (diferenciao na distribuio dos sexos pelo campo). interessante verificar que a emergncia da sociologia do gnero em Portugal, enquanto problemtica terica autnoma, resultou de uma oportunidade histrica favorecedora da sua constituio. Num campo dominado pelos profissionais de sexo masculino e por modos de problematizao das desigualdades e relaes sociais estranhos ao enfoque analtico da varivel gnero, a sua tematizao, por parte das mulheres, veio ocupar um espao de teorizao e investigao cientfica que estava por preencher. Pertencentes categoria sexual dominada no plano social, as socilogas que introduziram a varivel gnero nesse campo da sociologia em Portugal procuraram afirmar uma perspectiva de entendimento cientfico da realidade at a no accionada e, neste sentido, as suas disposies sociais e condies de vida efectivas foram determinantes na configurao da sua sensibilidade e interesse sociolgica(o). Todavia, essa hermenutica que introduziram no campo da sociologia em Portugal serviu ela prpria como um instrumento decisivo para a afirmao cientfica dessas profissionais. O surgimento da sociologia do gnero em Portugal veio, portanto, alargar a amplitude do espao terico e substantivo da disciplina, mas tambm a composio sexual dos seus profissionais.

Referncias bibliogrficas

Almeida, Ana Nunes de (1986), As mulheres e as cincias sociais: os sujeitos e os objectos de investigao, Anlise Social, vol. XXII, n. 94, pp. 979-985. Disponvel em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223553941U2wAW4su1Ih64BD0.pdf Almeida, Ana Nunes de (1996), Desafios para a mudana: actores, prticas e processos sociais (discurso de abertura do 3. Congresso Portugus de Sociologia), Sociologia, Problemas e Prticas, n 20, pp. 105-112. Disponvel em: http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/20/200.pdf Almeida, Joo Ferreira de (1990), Discurso do Exmo. Senhor Presidente da Associao Portuguesa de Sociologia, em APS, A Sociologia e a Sociedade Portuguesa na Viragem do Sculo: Actas do I Congresso Portugus de Sociologia, vol. I, Lisboa, Editorial Fragmentos, pp. 15-22. Amncio, Lgia (1989), Factores Psicossociolgicos da Discriminao da Mulher no Trabalho, tese de doutoramento em Sociologia do Trabalho, Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa ISCTE. Amncio, Lgia (2003), O gnero no discurso das cincias sociais, Anlise Social, vol. XXXVIII, n. 168, pp. 687-714. Disponvel em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218791078B9rDE5id4Po89MU8.pdf Amncio, Lgia, e Patrcia vila (1995), O gnero na cincia, em Jorge Correia Jesuno (coord.), A Comunidade Cientfica Portuguesa nos Finais do Sculo XX, Oeiras, Celta Editora. Andreu, scar Guasch (2003), Ancianos, guerreros, efebos y afeminados: tipos ideales de masculinidades, em Juan Blanco Lops e Jos Maria Valcuende del Ro (orgs.), Hombres: La Construccin Cultural de las Masculinidades, Madrid, Talasa, pp. 113-124.
APS (1990), A Sociologia e a Sociedade Portuguesa na Viragem do Sculo: Actas do

I Congresso Portugus de Sociologia (vol. 1), Lisboa, Editorial Fragmentos.


APS (1993), Estruturas Sociais e Desenvolvimento: Actas do II Congresso Portugus de Sociologia (vol. 2), Lisboa, Editorial Fragmentos.

APS (1996), Prticas e Processos da Mudana Social: Actas do III Congresso Portugus de Sociologia, Oeiras, Celta Editora (CD-ROM).
APS (2000), Sociedade Portuguesa Passados Recentes Futuros Prximos: Actas do IV Congresso Portugus de Sociologia, Universidade de Coimbra, APS. Disponvel em: http://www.aps.pt/index.php?area=001&marea=003&id_pub=PUB460a50b168fd1 APS (2004), Sociedades Contemporneas Reflexividade e Aco: Actas do V Congresso Portugus de Sociologia, Braga, Universidade do Minho, APS. Disponvel em: http://www.aps.pt/index.php?area=001&marea=003&id_pub=PUB460d42061fd7a APS (2008), VI Congresso Portugus de Sociologia: Mundos Sociais Saberes e Prticas, Lisboa, APS.

Arajo, Emlia (2008), Mestrados em Portugal: tendncias e modelos organizativos, em VI Congresso Portugus de Sociologia: Mundos Sociais Saberes e Prticas, Lisboa, APS.
1 2

Bourdieu, Pierre (1999), A Dominao Masculina, Oeiras, Celta Editora. Carmo, Isabel do, e Lgia Amncio (2004), Vozes Insubmissas: A Histria das Mulheres e dos Homens Que Lutaram pela Igualdade dos Sexos Quando Era Crime Faz-lo, Lisboa, Publicaes Dom Quixote. Connell, R. W. (1987), Gender & Power, Stanford, Stanford University Press. Connell, R. W. (1995), Masculinities, Cambridge, Polity Press. Cunha, Sandra (2008), Quem estuda o qu em Portugal: uma anlise da produo sociolgica portuguesa numa perspectiva de gnero, CIES e-Working Paper n 51/2008, Disponvel em: http://cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP51_Cunha.pdf Ferreira, Virgnia (2001), Estudos sobre as mulheres em Portugal: a construo de um novo campo cientfico, ex-aequo, n. 5, pp. 9-25. Ferreira, Virgnia (2004), Relaes Sociais de Sexo e Segregao do Emprego: Uma Anlise da Feminizao dos Escritrios em Portugal, tese de doutoramento, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Joaquim, Teresa (2007), Estudos sobre as mulheres ou para onde vai este barco?, em Lgia Amncio (org.), O Longo Caminho das Mulheres: Feminismos 80 Anos Depois, Lisboa, Publicaes Dom Quixote. Lobo, Cristina (1996), Os Congressos de Sociologia em Portugal, Sociologia, Problemas e Prticas, n. 20, pp. 113-130. Disponvel em: http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/20/201.pdf Nico, Magda (2007), Sociografia dos doutorados e doutorandos em sociologia em Portugal, encontro O Estado da Sociologia em Portugal: Formao, Investigao e Profissionalizao, Associao Portuguesa de Sociologia, 19 e 20 de Outubro de 2007, ISCTE, Lisboa (em breve disponvel em www.aps.pt). Pinto, Madureira (1984), Questes de metodologia sociolgica (I), Cadernos de Cincias Sociais, n 1, pp. 5-42. Pinto, Jos Madureira (2004), Formao, tendncias recentes e perspectivas de desenvolvimento da sociologia em Portugal, Sociologia, Problemas e Prticas, n. 46, pp. 11-31. Disponvel em: http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/46/496.pdf Pleck, Joseph H. (1995), Menss power with women, other men, and society: a mens movement analysis, em A. Michael Messner e Michael Kimmel, Mens Lives, Boston, Allyn & Bacon, 3. ed., pp. 5-12. Ruivo, Beatriz (1986), A mulher e o poder profissional: a mulher em actividades de investigao cientfica em Portugal, Anlise Social, vol. XXII, n. 92-93, pp. 669-680. Disponvel em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223553096C4aTI1sl6Fm24IF5.pdf Santos, Boaventura de Sousa (1978), Da sociologia da cincia poltica cientfica, Revista Crtica de Cincias Sociais, n 1, pp. 11-56. Disponvel em: http://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/01/_Boaventura%20de%20Sousa%20San tos%20-%20Da%20Sociologia%20a%20Politica%20Cientifica.pdf

Santos, Boaventura de Sousa (1999), Porque to difcil construir uma teoria crtica?, Revista Crtica de Cincias Sociais, n 54, pp. 197-215. Disponvel em: http://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/54/Boaventura%20de%20Sousa%20Santos %20-%20Porque%20e%20tao%20dificil%20construir%20uma%20teoria%20critica.pdf Santos, Gina Gaio dos (2000), O gnero na cincia: o caso particular da Universidade do Minho, em APS, Sociedade Portuguesa Passados Recentes Futuros Prximos: Actas do IV Congresso Portugus de Sociologia, Universidade de Coimbra, APS. Disponvel em: http://www.aps.pt/index.php?area=001&marea=003&id_pub=PUB460a50b168fd1 Sedas Nunes, Adrito (1988), Histrias, uma histria e a Histria: sobre a origem das modernas Cincias Sociais em Portugal, Anlise Social, vol. XXIV, n 100, pp. 11-55. Disponvel em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223029252W8aVW7tu1Gu31FF0.pdf Vale de Almeida, Miguel (2000), Senhores de Si: Uma Interpretao Antropolgica da Masculinidade, Lisboa, Fim de Sculo, 2. ed. Wall, Karin (coord.) (2007), A Produo da Vida Familiar no Masculino: ovos Papis, ovas Identidades Relatrio Final, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais.

You might also like