You are on page 1of 11

1

MEMRIAS DO HOMEM DO CAMPO: Um estudo na roda de mandioca.1 Jackson Rodrigo Silas da Cruz2 RESUMO Coloca-se aqui em questo a analise das narrativas obtidas nas comunidades Divino Esprito Santo e Santa Luzia ambas do rio Pacaj, no municpio de Portel; ressaltando de modo importncia e valorizao aos sujeitos do campo, pois nesses lugares podemos ver uma pluralidade de conhecimentos e saberes que por mais que discriminados por muitos parte significativa dentro da sociedade. Todavia, precisamos compreender que um determinado espao no deve ser classificado somente como espao geogrfico, mais sim como espao dotado de cultura, transformao, conhecimentos e memrias que servem de fundamentao para criar e recriar dogmas na vida do homem do campo. Na atualidade, constatamos que crianas, adolescentes e jovens se familiarizam de forma surpreendente com as novas tecnologias de comunicao, e, em quaisquer nveis sociais, h a expresso de sua criatividade atravs dessas tecnologias. Na periferia dos centros urbanos, nos pequenos municpios, e no campo; encontram-se primordialmente quando relacionamos as comunidades em questo a grande presena das mdias em seu cotidiano, seja por meio de televisores e parablicas com sinal via satlite como por meio de rdios, notebooks, e at mesmo revistas. Sabe-se que de suma importncia a presena das mdias, porm, a pesquisa busca analisar a desvalorizao dos saberes locais para os educandos das comunidades assim como suas histrias que vo sendo construdas na pesquisa durante o seu trabalho, na roda de mandioca. Palavras chave: Memrias, analise, desvalorizao, cultura.

Projeto de pesquisa referente pluralidade imensido de conhecimentos encontrados no campo ribeirinho de Portel e que esto relacionados s memrias comunitrias e de formao do povo. 2 Acadmico do curso de educao do campo pelo Instituto Federal de Educao, cincia e tecnologia do Par (IFPA) no curso de habilitao nas Cincias naturais e Matemtica - Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia-PIBID; Programa de Iniciao Docncia do IFPA PIDIF/PA; E-mail: jackson_rodrigo.silas@hotmail.com

MEMRIAS DO HOMEM DO CAMPO: Um estudo na roda de mandioca. pergunta: quantos anos voc tem? Dever-se-ia poder responder exatamente: Tenho todas as idades da vida humana. Edgar Morim. 1. INTRODUO A epgrafe traduz a importncia do tempo na histria de um determinado local e para determinado grupo de pessoas levando- nos a fazer uma reflexo a respeito de ns mesmos, da realidade da sociedade brasileira, da realidade social ribeirinha portelense, da realidade do mundo, do saber cheio de perplexidades, dvidas, questionamentos, descobertas e ansiedades. A histria apresenta um sentido muito importante que de movimento de compreenso de como o sujeito faz a Histria e quis instrumentos usa para isso. Os fatos nascem, quando as pessoas pensam e contam, vestem problemas ou fatos antigos com roupagem nova transformando-os em uma histria, ou ento associam um fato novo com um toque antigo. Retratamo-nos aqui de duas comunidades ribeirinhas (Divino Esprito Santo e Santa Luzia) do municpio de Portel no estado do Par que carrega consigo todos os seus valores, crenas e tradies. A Amaznia to repleta de histrias, de imagens e esteretipos, tambm importante regio de floresta tropical, fauna, sempre despertou um enorme fascnio nos primeiros homens que realizaram estudos acerca da sua natureza e a relao com o homem que sempre esteve presente em todas as formas de interveno primordialmente a termos histricos. Ao falarmos de histria percebemos que a mesma tem um poder de provocao, pois, muitas verdades dadas como absolutas so desconstrudas por meio da histria, assim, ela se torna uma rede de interdependncias com que o real vai se construindo, desconstruindo e reconstruindo, mostrando que sempre incompleto e provisrio qualquer conhecimento. Se invento, como assegura Rosito (2008), uma histria que tem consequncias nas minhas escolhas, podemos nos perguntar: O que o real? O que a imagem? O que a imagem do real? O que fico e o que real? Assim pretende-se ouvir as narrativas e cirandas sobre lendas, visagens3, maldies, enfim, embarcar nas asas da imaginao e voar.

Apario sobrenatural; assombrao, fantasma, termo bastante utilizado na pelos comunitrios das localidades ribeirinhas portelenses.

Analisa-se nesse texto e apresenta-se o homem do campo construtor de conhecimento e a figura do contador de histrias, representados no caador, pescador, ribeirinho dentre outros, muitas vezes em nossos dias, ridicularizado em virtude da descentralizao da prtica do narrar. Se por um lado contar histrias nunca foi tarefa fcil, pois exige do contador mecanismos de enlace, seduo, argumentao e destreza para obter a ateno do expectador, por outro essa prtica to fluente na oralidade vem desaparecendo; talvez no esteja to explcita cotidianamente, todavia estar l, quase invisvel, porm, as vozes por mais que um pouco desvalorizadas, no se calam, existem aqueles a quem podemos exaltar como contadores de histrias, pois eis que o trabalho com as narrativas viabiliza o contar das histrias, atravs dos destaques de saberes daqueles que a Academia no permite externar. Pois bem, mediante o exposto visualizamos que o caminho para possibilitar e (re) valorizar tais prticas na escola, espao que reafirme e de repente traga para sua grade curricular a arte de contar e narrar histrias de todas as temticas, muitas propostas e projetos que podem e devem ser pensados juntamente com a comunidade e que podem ser realizadas tambm no contexto atual vivenciado.

2. O HOMEM DO CAMPO NA SOCIEDADE ATUAL. Certamente, em algum dado momento de nossas vidas j nos perguntamos: quem somos? onde estamos?. Logo, respondemos essas indagaes que somos cidados e estamos em um pas justo e democrtico. Porm, voc j parou para pensar como vida do homem do campo? Como o seu dia-a-dia? Voc a conhece pessoalmente ou leu em algum lugar? Sabe que o homem do campo tambm um doutor do conhecimento? Porm, de antemo devemos ter uma definio mais plausvel de quem o ribeirinho. O indivduo Ribeirinho , segundo definio de Edlson Martins, citada como exemplo no dicionrio eletrnico Aurlio, um tipo de homem com determinada relao com a natureza,... que eram no somente os ndios, mas tambm os ribeirinhos, os seringueiros, os posseiros. De tal forma, podemos defini-los como os moradores tradicionais das margens dos rios e das florestas adentro, que desenvolvem a prtica da produo da farinha4, pesca artesanal, atividades extrativistas e plantaes de pequenos roados para subsistncia familiar por meio da agricultura familiar e tambm para o
4

Desse processo surge o ambiente de estudo para a pesquisa, pois para encontrar o homem do campo o local mais apropriado em seu trabalho, e participar do trabalho com ele uma viagem.

comrcio. Todavia, so grupos alm de socialmente, culturalmente diferenciados e que possuem formas prprias de organizao social, que ocupam e usam seu territrio e os recursos naturais como condio para sua reproduo cultural, social, religiosa, e econmica, utilizando conhecimento, inovaes e prticas geradas e transmitidas de gerao para gerao. O mundo gira em torno de respostas, porm, tambm gira em torno de perguntas, dessa forma compreendemos que os fatos apresentam sentidos dicotmicos sustentamos a hiptese de que, por um lado, nossas histrias de vida trazem as marcas e as linguagens que nem sempre passaram por um processo de escolarizao e isso no desmerece, em nenhum momento, a construo narrativa; por outro, entendemos que as narrativas tm muito a nos ensinar sobre a cultura popular. Os relatos sobre caa pesca, crenas, trabalho no seringal, festejos de padroeiros, ladainhas, trabalho na roa expostos pelo sujeito narrador, apontaram as lembranas, as marcas que se tem diante daquele modelo de sociedade que se deseja. Para compreender mais a fundo a respeito do que se compreende por narrativas a teoria Sociolingustica apresenta instrumentos capazes de fazer com que o pesquisador compreenda as questes referentes relao entre linguagem e sociedade. Assim, entendemos que linguagem e sociedade no esto separadas entre si, mas uma depende da outra para a sua realizao. essa relao linguagem-sociedade que base de toda a organizao humana, pois, dentro da sociedade, utilizando-se da linguagem como instrumento, que o ser humano se organiza de forma sistemtica, produzindo situaes de interao social e, assim, vai construindo sua histria. Quem nos fala sobre este fato Calvet (2002, p. 12) ... as lnguas no existem sem as pessoas que as falam, e a histria de uma lngua a histria de seus falantes. Acrescentamos que, atravs da lngua (gem) que o ser humano define, ou tem seu papel definido na sociedade a qual pertence. Aqui recorremos a Gnerre (1998, p. 5), que diz que: as pessoas falam para serem ouvidas, s vezes para serem respeitadas e tambm para exercer uma influncia no ambiente em que realizam os atos lingusticos. Por tal expresso e referencial que percebemos a grande diferenciao existente por muitos quando o tema est relacionado a memrias.

3. POR QUE AS CRIANAS E ADOLESCENTES NO CONHECEM MUITAS NARRATIVAS E CIRANDAS?

Nossa vida no campo atualmente parece ser tecida ou regida de uma forma na qual as diferentes imagens e representaes, vo de alguma forma, fazendo parte da nossa experincia, das histrias que contamos uns para os outros, ou deixamos de contar. Para sistematizar esse pensamento Zaccur (2000) comenta que o narrar se estabelece de tal modo experincia humana que seria impossvel situar no tempo e no espao a origem das narrativas. De tal forma, em meio ao contar ou no contar de histrias, todos nos formamos e crescemos. Porm, cabe ressaltar que as histrias contadas ou no so repletas de valores, crenas, tradies, identidade, enfim, nos ajudam a conhecer e pensar sobre a realidade que nos rodeia. O estudo aqui apresentado buscou investigar as causas das narrativas, contos e cirandas estarem sendo deixadas um pouco de lado, ou seja, sendo pouco perceptveis nas comunidades pesquisadas. Nesse estudo tambm o uso do termo narrativa fica entendido como tudo aquilo que expresso em forma de histria e que de tal forma marca o sujeito ao contar e criar. As narrativas quando contadas pelos mais velhos durante o estudo aconteceram em diferentes linguagens, recursos e suportes, e no se restringiu a expresso pela escrita ou pela oralidade, pois, a mesma aconteceu tambm por meio de imagens e sons, e todo esse estudo no ambiente de trabalho durante a produo da farinha, ou seja, na casa de forno e mais precisamente fazendo valer o tema do artigo, um estudo na roda de mandioca. Nesse sentido as narrativas voltam-se principalmente para o ato de contar e si. Um ponto base nesse estudo est relacionado ao convvio das crianas e comunitrios com as narrativas na atualidade. E em que lugares, ambientes, as crianas e comunitrios tem suporte das narrativas e seu cotidiano? Como era a vivncia e criao de narrativas no passado e como est esse processo nos dias atuais a partir do contexto sociocultural existente? nesse momento que adentro com os dados coletados e estudos para o referido documento e cito a execuo de um projeto que se inicia posteriormente a esse estudo.

2. UM ESTUDO NA RODA DE MANDIOCA. Durante o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se de forma bem dinamizada e dialtica fazer os estudos com os comunitrios e educandos das comunidades em seus ambientes de trabalho, ou seja, durante a produo de farinha. De acordo com o observado e analisado, resumimos toda a pesquisa em uma grande viagem, pois durante a roda de mandioca, quando os trabalhadores dotados de conhecimento com suas narrativas, contos, cirandas, enfim, as mais variadas expresses de construo cultural.

O trabalho pesado, descasca a mandioca aqui, lava ali, coloca l, enche e esvazia o paneiro e dessa forma o exaustivo trabalho vai em frente, no entanto, o que move mesmo esse povo durante o trabalho so as histrias. Entre um gole e outro de caf, um pouco e outro de cachaa e demais bebidas e alimentos, uma msica e outra da rdio, e uma puxada no cachimbo ou cigarro as histrias vo surgindo e sendo carregadas de alegrias, tristezas, cobranas, angstias, esteretipos, enfim so tantos os temas que nos envolvemos querendo ou no que quando nos damos pelo tempo ele j voou. Para tal situao nos fica bem perceptvel questo do emocional e o racional do momento em que esto impregnados os fatores atuais nas narrativas, assim vemos que:

"o emocional e o racional; a anlise lgica e o lado do imaginrio e do intuitivo; a imagem e o som; a ao, a presena, a conversa, a interao, o desafio, a explorao de possibilidades, o assumir de responsabilidades, o criar e o refletir juntos sobra a criao" (KENSKI,1996:146).

Para dar continuidade ao estudo analisou-se tambm postura de quem conta e de quem ouve as narrativas. Observa-se na entrevista a grande confiabilidade existente no poder das ervas e plantas medicinais, dessa forma o estudo fica ainda mais rico, pois, passa a ser compreendido desde j que memria no somente sobre passado dos outros ou histrias j estabelecidas, mais tambm, a vivncia de cada um. Para tal colocao temos:
Aprender construir "seus conhecimentos e sua afetividade na interao" com outros sujeitos e "por meio de influncias recprocas que vo estabelecendo cada sujeito constri o seu conhecimento de mundo e o conhecimento de si mesmo como sujeito histrico" (LOPES, 1996:111).

As memrias procriam como se fossem pessoas vivas, um pensamento significativo, pois, os anos nos tem e nos fazem; fazem com que sejamos crianas, jovens, adultos ou velhos.... essa perspectiva que nos leva a construir nossa identidade em funo de parmetros socialmente estabelecidos e, em troca, termos uma indicao mais ou menos segura do repertorio de aes aceitveis em uma determinada idade. Assim, a pesquisa que se desencadeia no ambiente de trabalho do homem do campo adentrar em um ponto nevrlgico, que se anuncia a analisar a problemtica das narrativas estarem sendo deixadas de lado no campo ribeirinho do municpio de Portel,

no esquecidas mais pouco intensificada, de tal forma analisaremos quais os fatores que levam a tal problema.

3.1 ESTUDO DE NARRATIVA E IMAGEM - UMA BOA HISTRIA ASSIM... Os dilogos e entrevistas realizadas com os alunos de 5 e 6 sries das escolas Divino Esprito Santo e Santa Luzia, mostraram o quanto importante imagem no processo de criar e contar histrias, assim como tambm de suas escolhas e formas de pensar, compreender as histrias, para tanto as crianas definem como uma boa histria a seguinte expresso:
Uma boa histria aquela que a pessoa imagina (...). Eu gosto de histrias, s que eu s sei umas trs... Eu gosto de histrias daquelas que tem fotos, imagens, aqueles quadrinhos (...) a agente vai lendo e vai mostrando pra gente, parece aqueles desenhos da televiso (...) bom que agente vai s montando na cabea como que foi que aconteceu aquilo. (Dhemesson 6 srie Escola Divino Esprito Santo)

Da forma descrita acima fica evidente a importncia da imagem no processo de criao e imaginao para o ato de narrar, assim fica a pergunta de por que uma a definio de uma boa histria passa pela imagem? Para tal, Almeida (2001) ressalta que hoje h toda uma reconstruo das funes das prticas culturais de memria, de saber, do imaginrio e criao devido ao contexto social e cultural no qual essas crianas se formam. Dessa forma, Pino (2005) ressalta que a emergncia das funes culturais no ser humano apresentada e explicitada por Vigotski quando fala no desenvolvimento cultural da criana. Ter o Ver como critrio de escolha est diretamente relacionado ao desenvolvimento cultural de tais crianas. Para isso, pino (2005) relembra que Vigotski aponta em seus estudos que cada funo em desenvolvimento aparece em cena duas vezes; uma vez no plano social e outra no plano pessoal, isto , aparece primeiro entre pessoas (categoria interpsicolgica) para depois aparecer no interior da criana (categoria intrapsicolgica). Assim as funes culturais ou funes superiores surgem a partir da progressiva colocao da criana nas prticas sociais do seu meio cultural, pelas quis com intermdio do outro, vai adquirindo a forma e esttica humana. Essa mediao do outro entendida no somente pelo outro sujeito, mais pelas produes culturais com as quais as crianas entram em contato desde que nascem em seu ambiente comunitrio.

O QUE PRECISAMOS PARA APRENDER AS NARRATIVAS? REFLEXO DOS DADOS


Histrias. Ns as contamos uns para os outros. Sempre fizemos isso. Histrias para consolar, surpreender, entender. E sempre houve contadores de histrias, sentamos juntos a lareira, viajando de cidade em cidade, falando, escrevendo, encenando. Nossas histrias, nossos mitos e lendas populares definiram, preservaram e renovaram culturas. Narrativas de perda e redeno, de herosmo e fracasso. Histrias que tanto manifestam como secretamente oferecem modelos e lies, rotas para o passado e o futuro, guia para os desorientados. Histrias que desafiam, provocam, solapam. (SILVERSTONE, 2002, p. 79)

Para enfatizarmos o enunciado por Silverstone, 2002, descreve-se que de acordo com a problemtica em questo as histrias esto sendo pouco reproduzidas, isso cabe primeiramente as mdias presentes na vida do sujeito, sabe-se que de suma importncia a mesma para se estar atualizado com os acontecimentos do mundo, porm, nos discursos de alunos, se percebe a vontade de ter suas histrias da forma que querem, ilustradas, dinamizadas. Assim, o educando afirma que: Gostaria de conhecer mais histrias daqui, mas, quando aparecem
so muito grandes e tem muita letra s no papel, no tem nenhuma foto (...) bem legal quando ns produzimos os trabalhos relacionados a nossa histria(...) quando a gente faz isso, a gente viaja. (Matheus 5 Srie Escola Santa Luzia).

J nos discursos de pais notamos que a esperana de trabalhar de fato dentro da escola com a identidade do homem do campo, passa a ser uma necessidade fundamental, pois como afirma dona Francisca da comunidade Santa Luzia: A minha vontade que os alunos saibam quem so, ou seja, que seja trabalhada a sua identidade. Ancorado nesse estudo e na vontade de sistematizao das astcias, msticas, comoventes, alegres, tristes e recheadas de fantasias narrativas, propem-se aqui juntamente com as comunidades produzir um material sistematizando as narrativas: lendas, contos, cirandas em um nico documento, construdo e pensado pelo homem do campo, a partir do estudo da roda de mandioca, assim, como elaborao de oficinas para apresentao dos dados; assim posteriormente se pretende possuir um material dado como base nas pesquisas referentes s narrativas da comunidade local. CONSIDERAES FINAIS

O mstico, enigmtico, simblico e muitas vezes sobrenatural mundo em que vivemos apresenta muitos personagens, heris, assombraes, como por exemplo; a Matinta Pereira, o boto, a mulher de branco, as visagens, enfim, construes que envolvem o real e mstico criando e modificando verdades j estabelecidas. No entanto, cabe aqui se retratar como o tema memrias est sendo empregado dentro das escolas. Com base nos estudos descreve-se que a educao escolar no vista isoladamente, mas dentro de uma totalidade envolvendo no s o que acontece na escola, mas em todos os ambientes e relaes que envolvem o ser humano desde seu nascimento. A partir dessa colocao, os valores e as atitudes so elementos indispensveis educao. Habilidades e conhecimento so preocupaes conscientes mais da educao escolar do que da educao familiar ou desenvolvida em outras relaes sociais. Valores e atitudes so fundamentais e passam despercebidas tanto na famlia quanto na sociedade e tornam-se raras, podendo ser consideradas como um dos elementos primordiais do fracasso escolar e da ausncia de cidadania encontrados em grau preocupante nos dias atuais. Com base nesse pensamento, adentrar nos estudos das memrias do homem do campo e tudo isso em um estudo no seu ambiente de trabalho, ou seja, na roda de mandioca contribuiu bastante para uma leitura significativa de cultura e manuteno dos valores crenas e tradies de determinada localidade. As representaes apresentadas demonstram que cada v e interpreta um fato de acordo com o local onde os seus ps pisam, ou seja, bem fcil criticar e discriminar dada manifestao, no entanto, o importante o valor significativo que a mesma trs para quem a apresenta e quem a escuta. A igualdade deve existir na oferta de condies de vida e desenvolvimento bem como na aplicao da justia, mas h que se considerar que a diversidade tem que ser respeitada. Querendo tratar igualmente os desiguais, poderemos praticar uma grande injustia. POSTMAN (1996) questiona, "pode um povo com diversas tradies, lnguas, religies, criar uma cultura unificada, coerente e estvel?" assim, enfatizo que no seria de fato a necessidade de uma cultural unificada, mas um maior respeito e maior valorizao das diversas manifestaes existentes tanto por quem vive ou no no campo, que um laboratrio de experincias, vivncias e riquezas materiais e imateriais. Pois, o que se percebe na maioria das vezes que existe o ato de ignorar essa diversidade e impor apenas uma cultura letrada, ignorando as diversas "culturas.

10

Considero aqui a definio que Machado (1997:69)-70 associa educao, isto , "a arte de conduzir a finalidades socialmente prefiguradas, o que pressupe a existncia e a partilha de projetos coletivos" buscando um "entrelaamento, de uma fecundao mtua entre projetos individuais e coletivos". Assim como educar para a cidadania significa:
Prover o indivduo de instrumentos para a plena realizao desta participao motivada e competente, desta simbiose entre interesses pessoais e sociais, desta disposio para sentir em si as dores do mundo; e semear um conjunto de valores universais que se realizam com o tom e a cor de cada cultura (Machado, 1997:106-107).

Assim, a existncia do projeto fundamental a partir de uma leitura de mundo denomina-se que fundamental um projeto de vida que anima que dirige que motiva e que empurra o indivduo a seguir em sua lida, em sua pesquisa mesmo diante de muitos obstculos enfrentados devido ao trabalho exaustivo, cansao, questo financeira. Por outro lado, no se estimula no se instiga no se prepara nem na famlia, nem na escola, o indivduo a ter seu prprio projeto e, a partir dele, participar de um projeto coletivo. Ao contrrio, muitos pais e professores costumam impingir seus projetos frustrados para serem realizados pelos filhos e alunos. No entanto aqui a vontade que por meio de projetos de interveno, se estimulem se apresentem as propostas para o projeto de vida com base nas memrias, ou seja, nos meios culturais, porm, no deixando de lado as bases legais enunciadas pelo sistema educacional.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, Milton Jose de. Imagens e sons: a nova cultura oral. So Paulo: Cortez, 2001. CALVET, L. J Sociolingustica: introduo critica. SP. Parbola. 2000. GNERRE, Mauricio. Linguagem, Escrita e Poder. So Paulo: Martins Fontes, 1998. KENSKI, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In VEIGA, Ilma. P. Alencastro (org.). Didtica: o Ensino e suas relaes. Campinas,SP, Papirus, 1996, 127-147. LOPES, Antonia Osima. Relao de interdependncia entre ensino e aprendizagem. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org.). Didtica: o Ensino e suas relaes. Campinas, SP, Papirus, 1996, 105-114. MACHADO, Jos Nilson. Ensaios Transversais: Cidadania e Educao. So Paulo Escrituras Editora, 1997. PINO, Angel. As marcas do humano: s origens da constituio cultural da criana na perspectiva de Lev S. Vigotski. So Paulo: Cortez, 2005. POSTMAN, Neil. The End of Education. Redefining the value of the school. New York, Vintage Books, 1996. ROSITO, Margarte May Berkenbrock. A Viso Humanista da Histria Tecida em Retalho. Notandum /ESDC / CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto .Unicid-SP.17 jul-dez 2008. ZACCUR, Edwiges. Conta uma vez: a construo da competncia narrativa. In: GARCIA, Regina leite (org.). Revisitando a pr-escola. So Paulo: Cortez, 2000.

You might also like