You are on page 1of 60

Ol, Bem vindo ao curso PEDAGOGIA BBLICA INFANTIL. Sou Simone autora e tutora deste curso.

uma satisfao receb-lo (a) neste ambiente virtual de aprendizagem, estarei disposio caso tenha dvidas. Ento vamos l! Bons estudos!

AGRADECIMENTO! AO MEU ETERNO DEUS, PELA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER E DIVULGAR ESTE TRABALHO QUE TEM SIDO MUITO GRATIFICANTE NA MINHA VIDA ESPIRITUAL E PROFISSIONAL.
Louvai ao senhor, todas as naes, louvai-o, todos os povos; Porque a sua benignidade para sempre grande para conosco, e a verdade do Senhor para sempre, Louvai ao Senhor! Salmos 117

Contedo programtico: Conceitos Proposta pedaggica do ensino da bblia Pedagogia de projetos Breve histria da educao crist Bases bblicas do ensino Ensino bblico s crianas Como preparar uma boa aula para crianas? Encenao com fantoches Berrio Sugestes para trabalhar com as crianas

O presente curso tem o objetivo de capacitar e instrumentalizar pessoas que trabalham com crianas, na igreja, escolas e no lar. Este curso foi elaborado com uma devida ateno, procurando mostrar o EVANGELHO DE CRISTO numa linguagem objetiva e de fcil entendimento para que voc venha construir seu conhecimento de forma satisfatria. Orientamos a voc estudar o tema nas horas mais tranqilas do dia a dia e bem alimentado, pois a sade fsica e mental do estudante primordial para o bom desenvolvimento cognitivo.

Ensina a criana no caminho em que deve andar e ainda quando for velho no se desviar dele. Provrbios 22.6

Responsabilidade O ministrio com crianas ser ainda mais frutfero, pois este o sonho do corao de DEUS. Seja um colaborador do crescimento do reino de Deus com certeza voc ser abenoado por Deus. Disse JESUS: Deixai vir a mim os pequeninos e no embaraceis porque dos tais o reino dos Cus. Voc foi apresentado a Deus em orao, antes mesmo de realizar sua matrcula neste precioso curso voltado para o crescimento espiritual das crianas. Quo formosos so os ps dos que anunciam as boas novas

PEDAGOGIA a cincia ou disciplina cujo objetivo a reflexo, ordenao, a sistematizao e a crtica do processo educativo.

BBLIA o texto central do cristianismo, nela contm a histria da salvao, desde a criao do mundo feita por DEUS at as profecias da segunda vinda de JESUS CRISTO.Nela encontramos o plano que DEUS preparou para cada um de ns.

Reconhecer o amor e a grandeza de Deus, conhecendo a JESUS como Senhor e salvador. Despertar nas crianas o interesse pela leitura de bons livros, revistas que edifique sua vida espiritual. Integrar as crianas com bons relacionamentos na sociedade, vivendo em amor.

a postura que valoriza a atividade coletiva e cooperativa. Envolve o educador, educando e sua famlia. A dedicao e amor fundamental para o sucesso da educao bblica infantil. O envolvimento de todos a chave do trabalho de pedagogia de projetos.

Perfil: considere a idade, sexo, srie escolar. Justificativa: escolha o tema,faa levantamento das razes de aplic-lo no grupo. Objetivos: acompanhar o avano das crianas durante o processo, verificar o aprendizado por meio de mudana de atividade e perceber o conhecimento do carter de cristo na vida das crianas. Recursos: pesquisas, textos, audiovisuais,sucata e outros.

Nos primeiros dois sculos da era crist, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porm, do terceiro sculo em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de educao crist no acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instrues. Da muitas prticas erradas entraram no cristianismo. .

Isto perdurou at o sculo XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristo tivesse a Bblia em sua prpria lngua para poder ler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bblia latina para o alemo. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instruo crist): um para adultos e outro para crianas Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evanglica de Teologia. No sculo XVII, Robert Raikes comeou a levar as crianas a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bblia como texto. John Wesley gostou da idia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD (sigla de Escola Bblica Dominical, ou Escola Bblica Dinmica).

Os ensinos bblicos so imprescindveis para o homem. Na Bblia existem doutrinas (ensinos), poemas, provrbios, cnticos, histrias, revelaes, profecias, comentrios, narrativas e outras formas literrias, abrangendo 66 livros, que foram escritos por 40 diferentes autores, sob inspirao do Esprito Santo de Deus (livro de 2 Pedro, captulo 1, verso 21). Desprezar este contedo, ignorar um contedo espiritual inestimvel. A sabedoria da Bblia, chamada tambm "Palavra de Deus" uma fonte a jorrar para a vida eterna. Nela, se encontra o Plano de Salvao para o homem, a justia, a misericrdia, o amor, a eternidade, a santidade.

O propsito de estudar a Bblia, de forma ordenada e contnua, que as Sagradas Letras podem: 1) Levar-nos f salvadora em Cristo Jesus (Joo 20.21). 2) Orientar-nos sobre decises do dia-a-dia (2 Timteo 3.16). 3) Guardar-nos contra supersties, mentiras e enganos (Salmo 119.105). 4) Livrar-nos de cairmos em pecados, desordem emocional e cegueira espiritual (Salmo 119.11, Efsios 6.17, Apocalipse 1.3). 5) Dar-nos sabedoria e compreenso sobre fatos do passado, do presente e do futuro (Salmo 19.8, 2 Pedro 1.19, Apocalipse 1.1).

EDUCAO CRIST ORDENADA: a palavra ensinar repetida mais de 200 vezes na Bblia. Exemplos: Deuteronmio captulo 4.versos: 1,5 e 10, Deuteronmio captulo 6, verso 1. Especificamente, o ensino foi ordenado por Cristo em Mateus 28.19-20. A "Grande Comisso" dada Igreja no envolve apenas a proclamao das boas novas (evangelismo). Os ensinos (doutrinas) precisam ser apresentados ao povo, para edificao e afastamento das heresias (erros): Romanos 15.4, Colossenses 1.28, 1 Timteo 4.11.

O prprio ministrio de Jesus foi, em grande parte, voltado ao ensino: Mateus 5.2, 7.29, 9.35, Lucas 4.15, etc. Os primeiros cristos foram zelosos no ensino: Atos 5.42. As bnos decorrentes do ensino da Palavra de Deus so expressas em Joo 5.39, Romanos 15.4, Salmo 119.105, 2 Timteo 3.14-17, Apocalipse 1.3.

O ensino bblico no deve ser ministrado somente a jovens e adultos. H vrios exemplos bblicos da nfase de ensinar a criana dentro da Palavra de Deus: Provrbios 22.6, Deuteronmio 6.7, Mateus 19.13-14, 2 Timteo 3.14-15. A base da personalidade formada logo nos primeiros anos de vida. Assim como a criana est aberta para conhecer a Jesus, ela tambm est para o mal. As crianas sempre foram alvos do diabo, pois ele sabe a importncia de investir nesta fase da vida do ser humano.

Temos a impresso que nossas crianas esto precoces, que a inocncia est acabando mais cedo. O inimigo tem usado a mdia como forte aliado para destruir a infncia. Sabemos que nunca ser fcil, as presses sempre sero grandes, mas maior o que est em vs, do que aquele que est no mundo (1 Joo 4.4) Diante disso e muito mais conclui-se que o evangelismo e o ensino bblico deveriam ser prioridade nas igrejas. Todos precisam de Cristo, comeando pelas crianas, Jesus nos ordenou isso: Vo e faam discpulos de todas as naes... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei (Mateus 28.19-20). Invista tempo nessa terra frtil com o melhor que voc pode oferecer: a Verdade de Jesus Cristo que est na Bblia. Ensine as crianas ao seu redor a amar a Palavra de Deus e contemple o belo crescimento de um servo de Deus.

JESUS cresceu em todas as reas na sua vida: Crescia JESUS em sabedoria(intelectual), estatura (fsico)e graa(espiritual), diante de Deus e dos homens (social) Lucas 2.52

Todos ns recebemos um dom natural de Deus, que a criatividade. Em geral, a escondemos, por temermos sermos considerados ridculos, ou no querermos correr riscos e fracassar no uso de novas experincias. Desprezar este dom, e no utiliz-lo, um grande desperdcio, especialmente no ensino bblico.

Mas como despertar a criatividade, e us-la em proveito e benefcio dos alunos ? 1. Comece explorando suas prprias habilidades, idias e experincias para se comunicar com seus alunos. 2. Relacione-se com eles de modo pessoal, sensvel e proveitoso. 3. Adapte os recursos da s necessidades, interesses e faixa etria dos seus alunos. 4. Relacione o tema que est ensinando vida e experincia prtica de f.

5. Seja flexvel: se for o caso, saia do plano de sua lio para sanar dvidas dos educandos. Uma dvida pode trazer inmeras oportunidades de explorar temas importantes! 6. Improvise, procure no focar excessivamente seu ensino nos materiais disponveis. No seja dependente destes recursos! 7. Converse informalmente com os educandos, aps ou antes das aulas, para compreender melhor suas necessidades, pensamentos, caractersticas. Trace um plano para, a partir das experincias deles, ensin-los de modo mais eficaz e criativo.

8. Leia! O livro mais criativo do mundo a Bblia. Explore-a com sede de conhecimento, questionando, pesquisando e anotando suas observaes e consideraes: como? onde? por qu? quem? de que forma? quais os personagens envolvidos? como se aplica esta passagem para mim e meus alunos? 9. Interaja com outros educadores ou pessoas que tiveram experincias no ministrio de ensino.

Sempre h o que aprender!

Para despertar criatividade em seus educandos, e interesse pelas lies, seguem algumas recomendaes: - Estabelea um ambiente de confiana, interesse e aceitao. No seja o "sabe-tudo", deixe espao para eles! - D oportunidades para seus educandos se expressarem. Pior que sair do tema da aula, no ter motivao para prosseguir. - Oferea variedade de materiais, mtodos ou recursos. No fique na mesmice!

- Oua os comentrios, mesmo que incompletos ou

incorretos, e conduza-os de forma proveitosa, assimilando e resumindo sua essncia e, quando o caso, reconduzindo o pensamento para a assertiva bblica. - Convide-os a escrever sobre suas experincias, expressando o que pensam, sentem e crem. - Demonstre estar aberto a assuntos diferentes - isto pode indicar novas necessidades e oportunidades de ensino valioso. - Incentive-os a perguntarem, explorarem e admirarem o texto bblico. FONTE:Jlio Csar Zanluca

A resposta : ame-as, e voc estar apto a ser um bom mestre! Se voc tem amor pelas crianas, saber usar sua criatividade, e realizar atividades condizentes com a idade delas. Procure sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e considerao. Elas vo retribuir!

Utilize recursos didticos: Coros relacionados com o ensino bblico, de forma a fixar a lio. Atividades simples como dobraduras, pintura, pequenos exerccios; Ensine orao para as crianas (voc fala, elas repetem). Cartazes e outros recursos visuais, Memorizao do versculo bblico.

Quanto ao que ensinar ensine a Bblia!


O ideal relatar e ensinar sempre assuntos diretamente relacionados histria bblica. Comece ensinando Gnesis (a criao, a queda, etc.), seguindo uma seqncia lgica. Em datas especiais (Natal, Pscoa, etc.) ensine a relao do evento com a Bblia. Uma dica preciosa: no se preocupe em ensinar demais, fatos, nmeros, detalhes, etc. Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforando o tema.

A execuo do ensino uma tarefa de responsabilidade do educador, a ser feita com dedicao e amor. Afinal, voc est lidando com pessoas a quem Deus muito ama! Basicamente, a aula bblica composta das seguintes etapas: 1. PREPARAO DO PROFESSOR Separe tempo, na semana anterior classe, para: - Orao - Leitura da lio - Fixao dos objetivos da aula - sntese do que o aluno aprender Exemplo: Aula sobre o valor da orao

Sntese do ensino a orao importante porque um recurso que Deus nos d para nosso crescimento e vitria espiritual. Aplicao prtica: levar o educando a orar, diariamente. - Preparao da aula em si (recursos didticos, interaes com os educandos, planejamento da aula) buscando despertar o interesse do educando e motiv-lo para a aprendizagem.

O educador o precisa chegar com antecedncia de 15 minutos, para prepara os materiais e ajustar o local (arrumao de cadeiras, ventilao, iluminao, etc.). Ao entrarem os educandos, postado porta, cumprimenta-os pelo nome e mostra satisfao em que eles tenham vindo. Anota os nomes dos presentes e, se houver visitantes, nome e endereo.

A seguir, no horrio exato, inicia a aula com uma orao. Ento procede com a aula propriamente dita.

Leitura Bblica o texto bblico no qual se baseia a histria da lio. A leitura sempre recomendada, mesmo que depois o educador conte a histria posteriormente. Caso a leitura seja longa, e os educandos de pouca idade, pode-se abreviar ou l-la de modo dinmico (exemplo: se h 2 personagens, o educador e um educando escolhido lem responsivamente o trecho da fala respectiva a cada personagem).

Apresentao do tema ou da histria

Pode-se iniciar a aula com perguntas sobre o texto, o com uma explanao direta sobre o mesmo. Caso a aula seja sobre histria bblica, sugere-se utilizar figuras ou outros recursos para tornar atraente o ensino. importante o educador ter em mente que esta no somente a hora de se contar uma histria, mas sim o momento de transmitir ao educando as verdades divinas.

Ponto de Contato - Aplicao da Lio

o momento de fazer um fechamento do assunto ou da histria bblica, destacando lies que se apliquem ao dia-a-dia e faixa etria de seus educandos. Tambm, voc pode aproveitar para avaliar o que aprenderam fazendo perguntas aos seus educandos .

Atividades

hora de usar a revista do educando, caso houver. O educador deve dar muita ateno ao aluno nesta fase. neste momento que ele vai dar o retorno de tudo o que aprendeu e voc, educador, poder avaliar, tambm, seus procedimentos didticos e, quem sabe, se for o caso, reestrutur-los.

Memorizao do Texto o momento de os educandos memorizarem o texto ureo. Utilize um suporte visual para essa parte (cartaz ou gravuras). ATENO! No basta somente a memorizao importante que o educando entenda o que est lendo.

Encerramento o ltimo contato em sala e voc deve proceder de tal forma que seu educando perceba sempre uma porta aberta para ele voltar e, de preferncia, trazendo visitantes. Apresentam-se os visitantes e lembram-se dos aniversariantes. Sempre encerre sua aula com uma orao, d oportunidade para um educando faz-la. No se esquea de despedir os educandos com sorriso e cordialidade, manifestando sincero desejo de rev-los na prxima aula!

DICA:

Utilize cartazes, recursos didticos, exerccios variados, brincadeiras. Faa uso desses recursos e voc ver como sua aula ficar movimentada e seus educandos muito mais motivados.

Fantoches so bonecos feitos de pano ou papelo, que ganham vida com voz e ao. Para a fixao de verdades bblicas para crianas, voc pode usar um dom natural que Deus deu a todos ns: a criatividade. Uma idia bem simples encenar fantoches - as crianas gostam muito! Jesus utilizava-se de estrias (parbolas) para ensinar o povo - desta forma, o ensino figurado (fantoches ou outro recurso) bblico e neotestamentrio (perodo entre o nascimento de Cristo e a consumao dos total).

Obviamente que tais estrias no substituem o ensino bblico direto, sendo um recurso visual para reforar a idia explanada na lio principal, alm de descontrair, brincando. Criatividade e simplicidade na estria so os meios para obter sucesso com este recurso Ore, pedindo sabedoria no ensino. Ame seus educandos, crie um ambiente propcio para o aprendizado na classe e voc ser um (a) bom (a) educador (a)!

FSICA E MENTAL Se o educador cristo ou os pais atendem ao beb nas suas necessidades bsicas, alimentao, higiene, sono em dia e ambiente calmo, no havendo nenhuma anormalidade, o beb estar calmo e receptvel a aprendizagem dos ensinamentos bblicos. Quando o beb aprende? Todo o tempo. Todas as coisas so novas para ele. O seu ndice de aprendizagem muito alto. Portanto, necessrio que o obreiro esteja atento, pois o beb aprende andando, caindo, tocando, pondo coisas na boca, olhando, brincando, brigando, etc...

SOCIAL EMOCIONAL Esta a fase de maior sensibilidade da vida humana. Por isto, o beb facilmente, perceber as emoes dos adultos e reagir a elas. Em classe, o educador receber crianas com reaes diferentes aos seus ensinamentos ou atividades da classe, pois, cada um tem personalidade prpria e traz, de casa, uma bagagem diferente. Porm, o educador deve ser sempre bondoso e usar voz suave para expressar pensamentos bblicos, ou mesmo para expressar seu desagrado pela atitude da criana. Jamais deve demonstrar ira ou levantar a voz na conversa com o beb. Os cnticos, tambm, devem ser calmos e entoados bem baixinho. O ambiente calmo e saudvel trar tranqilidade e confiana para o beb; proporcionando assim, maior aprendizagem dos valores bblicos.

ESPIRITUAL Os bebs ainda no entendem abstrao. As verdades bblicas so aprendidas mais pela atitude do adulto do que por palavras. Por isso o educador ao trabalhar com o beb dever estar consciente que a aprendizagem dos valores bblicos ser transmitida atravs de suas atitudes, do convvio e das experincias em classe ou no dia-a-dia. O beb perceber a sua experincia com Deus e aprender atravs dela sobre amor, pacincia, perdo, comportamento cristo, obedincia Palavra, etc.

MATERIAL E MOBILIRIO NECESSRIO PARA REALIZAO DO TRABALHO: Beros; Lenis e fronhas; Mesa de trocar fraldas; Avental e chinelos (para os educadores); 1 acolchoado para o cho; 1 cercado para bebs;

Famlia pequena (bonecos de tecido para vivenciar a famlia do beb ou famlia bblica, ou mais lies).

Livros de tecido (diversos) sobre a Bblia ou com lies apropriadas para a faixa etria e Livros de cores (para evangelizao) com plano da Salvao.
Um espelho grande (apropriado para beb) Flores de tecido; Animais de brinquedo; Alguns brinquedos educativos (apropriados); Visuais diversos (apropriados); OBS: Apesar de ter beros e ser chamada de berrio, esta uma classe de Evangelismo Infantil, e no apenas um lugar onde os bebs podem dormir.

Como acalmar a turminha Sabemos que tem dias que as crianas esto com a corda toda. Sugiro a tcnica dos cartes(como juiz de futebol). Cada carto de uma cor simboliza uma ao.Exemplos: carto azul = ESTTUA carto amarelo= DAR UMA GARGALHADA carto vermelho= PARE carto preto= ABAIXAR carto rosa = VOZ "INVISVEL" (SEM SOM) carto branco= DAR UM ABRAO Na sala deve ter um cartaz com essas legendas. Funciona muito , exemplo: estamos andando em fila de repente levanto o carto azul, imediatamente todos ficam esttuas. um legal eles gostaram e ficaram mais calmos. Os comandos vocs escolhem.

Como acalmar a turminha 2 No fcil mesmo controlar as crianas, a segunda sugesto o carto Smille de comportamento, todas as crianas tem seu nome escrito no "mural" j criado para este fim, eles mesmo ajudaram a criar um cartaz com coisas que eles no devem fazer e que atrapalham a aula. Quando algum se comporta assim recebe ao lado do seu nome uma carinha triste ao passo que se algum faz alguma coisa legal recebe uma carinha feliz.

RELGIO DA ORAO Confeccione em cartolina ou em EVA, os ponteiros do relgio devem ser mveis para voc apontar para o ensinamento que voc vai explicar, a roda e o relgio da orao devem ser usados para ensinar as crianas a ORAR, leia cada tema e d uma palavra a 01 respeito, explique o que orar e por que ORAR.

TEMA: A MAIS SUBLIME LIO (jogral - 5 crianas)

1 criana- A glria dos filhos so os pais e os filhos a herana do Senhor. Todos- Crianas, agradeamos a Deus neste dia, pelos pais, pelos filhos, pelo amor. 2 criana- Guarda o mandamento do teu pai- o conselho do grande Salomo que acrescenta com sabedoria: 3 criana- O filho sbio do pai ouve a instruo. 4 criana- O Senhor disciplina a quem ama como o pai ao filho a quem quer bem. 5 criana- Corrigindo-os com entendimento, visando a glria de uma vida alm.

1 criana- Como um pai se compadece do seu filho tambm o nosso Deus assim o faz- se compadece daqueles que O temem. Todos- Dando-nos bnos de perdo e paz! 2 criana- O pai do justo se regozijar; seu corao se enche de alegria. 3 criana- Pois teme o seu filho ao Senhor, que o princpio da sabedoria. 4 criana- Vs filhos, obedecei a vossos pais no Senhor. 5 criana-No provoqueis, pais, os vossos filhos, criai-os nos caminhos do Senhor. Todos- E crescendo no se desviaro pra honra e glria do Seu Criador.

FIM

Pesquisa sobre o tema (entrevista, debate, artigo, etc.) e escrever sua opinio. 2. Resumo do curso (mnimo de 15 linhas) 3. Avaliao do curso ( reclamaes e sugestes) Favor enviar todas as atividades para concluso do curso e liberao do certificado. email: aprimorecursos@ig.com.br
1.

Portanto no limite somente a este contedo, contudo busque mais informaes sobre este tema atravs de pesquisas confiveis (com referncias bibliogrfica) de especialistas construindo assim, sua reflexo crtica do tema exposto, a internet um recurso muito bom para buscar estudos relacionado ao tema.

SUCESSOS!

No h ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar e constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda no conheo e comunicar ou anunciar a novidade. Paulo Freire

Parabns voc acaba de concluir o curso com sucesso! Continue construindo seus conhecimentos cada dia mais, conte com nossa parceria na qualidade do ensino, pois nosso compromisso propagar seu conhecimento!

You might also like