You are on page 1of 2

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE QUMICA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM QUMICA PROVA DE SELEO PARA

INGRESSO NO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM QUMICA - PERODO 2009.1 DATA: ___/____/______. CDIGO DA INSCRIO: _______________________ RG NO.: ____________________ 1) 4,94g de fosfina (PH3) com pureza de 85% foram misturados a 0,110kg de CuSO4.5H2O em um bquer. A reao que ocorre aps a mistura dessas duas substncias pode ser representada por: CuSO4.5H2O(s) + PH3(g) Pede-se: a) b) c) d) Balanceamento da equao acima; Nome de cada reagente e produto; Determine o reagente limitante; Calcule a massa (em gramas) de Cu3P2(s) produzido, dado o rendimento da reao de 6,31%. Cu3P2(s) + H2SO4(aq) + H2O(l)

2) O pH do sangue mantido por um sistema tampo finamente ajustado, (consistindo basicamente dos ons HCO3- e H3O+ em equilbrio com H2O e CO2, segundo a representao abaixo: H3O+(aq) + HCO3-(aq) CO2(aq) + 2 H2O(l) [Dado: K = 7,9 x 10-7] (a) Durante um exerccio fsico, CO2 produzido de maneira rpida nos tecidos musculares. De que maneira o exerccio pode afetar o pH do sangue? (b) A hiperventilao (respirao rpida e profunda) pode ocorrer durante um ataque de ansiedade ou pnico, ou como resultado de uma febre muito alta. Como a hiperventilao afeta o pH do sangue? O tratamento normal para a hiperventilao fazer o paciente respirar em um saco de papel. Explique de forma sucinta porque esse tratamento funciona e que efeito possui sobre o pH do sangue. (c) Suponha que 0,5 litros de sangue foram removidos do corpo e levados a pH 6,1. Se a concentrao de HCO3- 5,5 mol L-1, calcule a quantidade em mols de CO2 presente no sangue nesse pH. 3) Alguns sais solveis como o Al2(SO4)3 so freqentemente usados durante a purificao da gua para remover contaminantes solveis txicos, devido a capacidade de formar hidrxidos gelatinosos e encapsular os contaminantes, permitindo que estes sejam filtrados e removidos da gua. (a) Calcule a solubilidade molar do Al(OH)3 em gua a 25C. [Dado: Kps(Al(OH)3) = 3 x 10-34]; (b) Qual a concentrao do on hidrxido numa soluo saturada de Al(OH)3? Calcule tambm o pH da soluo. (c) Discuta se o pH encontrado acima (em b) razovel para a soluo de um hidrxido. (d) Para testar a habilidade de remoo de contaminantes, uma soluo aquosa padro contendo 24,72g de NaCl em 1 litro de soluo foi preparada. A uma alquota de 25 mL dessa soluo

2 foram adicionados 10g de Al(OH)3 e o pH elevado a 8,0. O Al(OH)3 precipitado contendo o cloreto encapsulado foi removido por filtrao e ento dissolvido em cido. Uma soluo de AgNO3 foi ento adicionada soluo resultante e o AgCl slido formado foi filtrado e seco. A massa de AgCl obtida foi de 0,604g. Que porcentagem de cloreto foi removida da alquota de 25 mL? 4) Um handbook tcnico contm tabelas com quantidades termodinmicas para reaes gerais. Para saber se uma determinada reao possui uma f.e.m. positiva, quais das seguintes propriedades forneceriam essa informao diretamente (apenas pela observao)? E quais no? Explique. (a) Go; (b) Ho; (c) So; (d) Uo; (e) K. 5) Que faixa de voltagem um voltmetro deve possuir a fim de medir pH na faixa de 1 a 14 a 25C se a voltagem zero quando o pH 7? 6) Explique: (a) como os espectros de emisso atmica podem fornecer informao acerca dos nveis de energia dos tomos; (b) O grande decrscimo na afinidade eletrnica entre o ltio (Z=3) e o berlio (Z=4). 7) (a) Explique a diferena entre variao de energia interna e variao de entalpia para um processo qualquer. (b) Enuncie as trs leis da termodinmica e discuta as suas aplicaes. 8) Considere o seguinte mecanismo:

CH3OH + H +
+

+ CH3OH 2

(rpido)

CH3OH 2 + Br CH3Br + H 2O (lento) Explique, a partir da lei de velocidade, qual a influncia do pH da soluo no mecanismo da reao. 9) Coloque em ordem crescente: a) Ponto de fuso para NaCl, SiC, CO2 e H2O. Justifique com base no tipo de interao intermolecular envolvida. b) Energia de dissociao para O2, O2+ e O2-. Justifique com base na teoria dos orbitais moleculares. 10) Represente o mecanismo da reao indicando o produto formado:
OH

a)

H2SO4 aquecimento mais estvel


Br

b)

NaOH SN2 (S)-(+)-2-Bromopentano

You might also like