You are on page 1of 19

SUMRIO

1 - INTRODUO ......................................................................................................1 2 - MTODOS DE MEDIO DE NVEL DE LQUIDO..............................................1 2.1 - MEDIO DIRETA ......................................................................................1 2.1.1 - Rgua ou Gabarito ..........................................................................1 2.1.2 - Visores de Nvel ..............................................................................2 2.1.3 - Bia ou Flutuador ............................................................................2 2.2 - MEDIO INDIRETA ..................................................................................3 2.2.1 - Medio de Nvel por Presso.........................................................3 2.2.2 - Medio de Nvel por Presso Diferencial em Tanques Fechados e Pressurizados. .............................................................................3 2.2.3 - Medio de Nvel com Borbulhador .................................................5 2.2.4 - Medio de Nvel por Empuxo.........................................................6 2.2.5 - Medio de Nvel com Raios Gamas...............................................8 2.2.6 - Medio de Nvel Capacitivo ...........................................................9 2.2.7 - Medio de por Ultra-som.............................................................10 2.3 - MEDIDORES DESCONTNUOS DE NVEL ............................................... 12 3 - MTODOS DE MEDIO DE NVEL DE SLIDOS .......................................... 12 EXERCCIOS ........................................................................................................... 13

1 - INTRODUO Nvel e altura do contedo de um reservatrio. O contedo pode ser slido ou lquido. Atravs da determinao de nvel de um reservatrio temos condies: a) b) Avaliar o estoque de tanques de armazenamento. Controle de processos contnuos onde existam volumes lquidos ou slidos de acumulao temporria, amortecimento, mistura, residncia, etc. 2 - MTODOS DE MEDIO DE NVEL DE LQUIDO Os trs tipos bsicos de medio de nvel so: a) b) c) direto indireto descontnuo

2.1 - MEDIO DIRETA E a medio que tomamos como referncia a posio do plano superior da substncia medida. Neste tipo de medio podemos utilizar rguas ou gabaritos, visores de nvel, bia ou flutuador. 2.1.1 - Rgua ou Gabarito Consiste em uma rgua graduada a qual tem um comprimento conveniente para ser introduzida dentro do reservatrio a ser medido.

A determinao do nvel se efetuar atravs da leitura direta do comprimento molhado na rgua pelo lquido.

-1-

2.1.2 - Visores de Nvel

Usa-se o princpio dos vasos comunicantes, o nvel observado por um visor de vidro especial, podendo haver uma escala graduada acompanhando o visor. Esta medio feita em tanques abertos e tanques fechados.

2.1.3 - Bia ou Flutuador Consiste numa bia presa a um cabo que tem sua extremidade ligada a um contrapeso. No contrapeso est fixo um ponteiro que indicar diretamente o nvel em uma escala. Esta medio normalmente encontrada em tanques abertos.

2.2 - Medio indireta Neste tipo de medio so usadas propriedades fsicas ao nvel como: presso, empuxo e radiao. -2-

2.2.1 - Medio de Nvel por Presso Neste tipo de medio usamos a presso devido a altura da coluna lquido, para medirmos indiretamente o nvel. A medida mais apropriada para esse tipo de medio o mm ou polegada de H2O. Se tivermos um recipiente contendo gua e a temperatura ambiente, a medio de nosso instrumento ser igual ao nvel do tanque. h =P d onde: h = nvel em mm ou em polegada P = Presso em mm H2O ou polegada H2O d = densidade relativa do lquido em relao a gua na temperatura ambiente.

2.2.2 - Medio de Nvel por Presso Diferencial em Tanques Fechados e Pressurizados. A tomada da parte de baixo do tanque conectada cmara de alta presso. A presso atuante na cmara de alta a soma da presso exercida sob o lquido e a coluna de lquido. A cmara de baixa presso conectada somente a presso exercida sob a superfcie.

-3-

2.2.2.1 - Elevao de Zero Para maior facilidade de manuteno e acesso ao instrumento, muitas vezes o transmissor instalado abaixo do tanque. Outras vezes a falta de plataforma fixadora em torno de um tanque elevado resulta na instalao de um instrumento em um plano situado em nvel inferior tomada de alta presso. Em ambos os casos, uma coluna lquida se formar com a altura do lquido dentro do tanque, se o problema no fosse contornado, o transmissor indicaria um nvel superior ao real.

-4-

2.2.2.2-

Supresso de Zero

Devemos usar selagem quando o fluido possui alta viscosidade, ou quando o fludo se condensa nas linhas de impulso, ou ainda no caso do fludo ser corrosivo. Selam-se ento ambas as tubulaes de impulso, bem como as cmaras do instrumento. Na figura abaixo, apresenta-se um sistema de medio de nvel com selagem, no qual deve ser feita a elevao, que consiste em anular-se a presso no lado de baixa presso, ou melhor, anular-se o efeito de coluna lquida na linha de impulso de baixa presso.

2.2.3 - Medio de Nvel com Borbulhador Com o sistema de borbulhador podemos detectar o nvel de lquidos viscosos, corrosivos, bem como de quaisquer lquidos distncia. Neste sistema necessitamos de um suprimento de ar ou gs e uma presso ligeiramente superior mxima presso hidrosttica exercida pelo lquido. Este valor normalmente ajustamos para aproximadamente 20% a mais que a presso hidrosttica. O sistema borbulhador engloba uma vlvula agulha, um recipiente com lquido na qual o ar ou gs passar pelo mesmo e um indicador de presso. Ajustamos a vazo de ar ou gs at que se observe a formao de bolhas em pequenas quantidades. Um tubo levar esta vazo de ar ou gs at o fundo do vaso a qual queremos medir seu nvel, teremos ento um borbulhamento bem sensvel de ar ou gs no lquido o qual queremos medir o nvel.

-5-

Na tubulao pela qual fluir o ar ou gs, instalamos um indicador de presso que indicar um valor equivalente a presso devido ao peso da coluna lquida. Nota-se que teremos condies de instalar o medidor a distncia. Ar comprimido, cuja presso um pouco superior exercida pelo nvel mximo do tanque.

2.2.4 - Medio de Nvel por Empuxo Todo o corpo mergulhado em um fluido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do volume do fludo deslocado. Princpio de Arquimedes. A esta fora exercida pelo fludo do corpo nele submerso ou flutuante chamamos de empuxo. E=V . onde: E = empuxo V = volume = densidade ou peso especfico do lquido

-6-

Baseado no princpio de Arquimedes usa-se um flutuador que sofre o empuxo do nvel de um lquido, transmitindo para um indicador este movimento, por meio de um tubo de torque. O medidor deve ter um dispositivo de ajuste para densidade do lquido cujo nvel estamos medindo, pois o empuxo varia com a densidade.

2.2.4.1 - Medio de Nvel por Interface Podemos definir interface como sendo o ponto comum entre dois fludos no miscveis. Na indstria muitas vezes temos que medir o nvel da interface em um tanque contendo 2 lquidos diferentes. Este fato ocorre em torres de destilao, torres de lavagem, decantadores etc. Um dos mtodos mais utilizados para a medio da interface atravs da variao do empuxo conforme citaremos a seguir. Consideremos um flutuador de forma cilndrica mergulhado em 2 fludos com pesos especficos diferentes 1 e 2. Desta forma, podemos considerar que o empuxo aplicado no flutuador, ser a soma dos empuxos E1 e E2 aplicados no cilindro, pelos lquidos de pesos especficos 1 e 2, respectivamente. O empuxo ser dado por: Et = E1 + E2

-7-

onde: E1 = V1 . 1 E2 = V2 . 2 Assim para diferentes valores de altura de interface, teremos diferentes variaes de empuxo.

Entrada lquido 1 interface Sada lquido 2

lquido 1 interface lquido 2

2.2.5 - Medio de Nvel com Raios Gamas Os medidores que utilizam radiaes nucleares se distinguem pelo fato de serem completamente isentos do contato com os produtos que esto sendo medidos. Alm disso, dispensando sondas ou outras tcnicas que mantm contato com slidos ou lquidos tornando-se possvel, em qualquer momento, realizar a manuteno desses medidores, sem a interferncia ou mesmo a paralisao do processo. Dessa forma os medidores que utilizam radiaes podem ser usados para indicao e controle de materiais de manuseio extremamente difcil e corrosivos, abrasivos, muito quentes, sob presses elevadas ou de alta viscosidade. O sistema de medio por raios gamas consiste em uma emisso de raios gamas montado verticalmente na lateral do tanque do outro lado do tanque teremos um cmara de ionizao que transforma a radiao Gama recebida em um sinal eltrico de corrente contnua. Como a transmisso dos raios inversamente proporcional a massa do lquido do tanque, a radiao captada pelo receptor inversamente proporcional ao nvel do lquido do tanque, j que o material bloquearia parte da energia emitida.

-8-

2.2.6 - Medio de Nvel Capacitivo A capacitncia uma grandeza eltrica que existe entre 2 superfcies condutoras isoladas entre si. O medidor de nvel capacitivo mede as capacidades do capacitor formado pelo eletrodo submergido no lquido em relao as paredes do tanque. A capacidade do conjunto depende do nvel do lquido. O elemento sensor, geralmente uma haste ou cabo flexvel de metal. Em lquidos no condutores se empregam um eletrodo normal, em fludos condutores o eletrodo isolado normalmente com teflon. A medida que o nvel do tanque for aumentando o valor da capacitncia aumenta progressivamente a medida que o dieltrico ar substitudo pelo dieltrico lquido a medir. A capacitncia convertida por um circuito eletrnico numa corrente eltrica sendo este sinal indicado em um medidor.

-9-

A medio de nvel por capacitncia tambm pode ser feita sem contato , atravs de sondas de proximidade . A sonda consiste de um disco

compondo uma das placas do capacitor . A outra placa a prpria superfcie do produto

2.2.7 - Medidor de Nvel por Ultra Som

- Aplicao Os dispositivos do tipo ultra-snico podem ser usados para a deteco contnua de nvel, alm de poderem atuar como sensores de nvel pr-determinado ( chave de nvel ). Os dispositivos destinados a deteco contnua de nvel caracterizamse, principalmente, pelo tipo de instalao, ou seja, os transdutores podem

encontrar-se totalmente submersos no produto, ou instalados no topo do equipamento sem contato com o produto.

- Princpios Fsicos O ultra-som uma onda sonora, cuja freqncia de oscilao maior que aquela sensvel pelo ouvido humano, isto , acima de 20 khz. A gerao ocorre quando uma fora externa excita as molculas de um meio elstico, esta excitao transferida de molcula a molcula do meio, com -10-

uma velocidade que depende da elasticidade e inrcia das molculas. A propagao do ultra-som depende, portanto, do meio. Dependendo do meio, faremos a distino da propagao nos slidos, lquidos e gases. Assim sendo, a velocidade do som a base para a medio atravs da tcnica de eco, usada nos dispositivos ultra-snicos.

- Gerao do Ultra-som As ondas de ultra-som so geradas pela excitao eltrica de materiais piezoeltricos. A caracterstica marcante destes materiais produo de um deslocamento quando aplicamos uma tenso. Assim sendo, eles podem ser usados como gerador de ultra-som, compondo, portanto, os transmissores. Inversamente, quando se aplica uma fora em uma material piezoeltrico, resulta o aparecimento de uma tenso no seu terminal eltrico. Nesta modalidade, o material piezoeltrico usado como receptor de ultra-som.

-11-

2.3 - MEDIDORES DESCONTNUOS DE NVEL Estes medidores so empregados para fornecer indicao apenas quando o nvel atinge certos pontos desejados.

Nos lquidos que conduzem eletricidade, podemos mergulhar eletrodos metlicos de comprimento diferente. Quando houver conduo entre os eletrodos teremos a indicao de que o nvel atingiu a altura do ltimo eletrodo alcanado pelo lquido. 3 - MTODOS DE MEDIO DE NVEL DE SLIDOS necessrio medir o nvel dos slidos, geralmente em forma de p ou gros, em silos, alto-fornos etc., pelos mesmos motivos da medio de nvel dos lquidos. Esta medio comumente feita por dispositivos eletro-mecnicos, onde colocada uma sonda sobre a carga ou contedo. o cabo da sonda movimenta um transdutor eletro-mecnico, que envia um sinal para um indicador, cuja a escala graduada para nvel. Tambm so usados raios gama , capacitvo ou ultra-som para determinar o nvel de slidos.

-12-

EXERCCIOS

1 - Defina o que nvel.

2 - Qual a finalidade da medio de nvel?

3 - Cite 3 mtodos de medio de nvel?

4 - Cite 3 tipos de medidores diretos de nvel?

5 - No que consiste o medidor de nvel tipo rgua?

6 - Qual o princpio de funcionamento dos visores de nvel?

7 - No que consiste o medidor de nvel tipo bia?

8 - Quais as propriedades fsicas usadas na medio de nvel indireta?

9 - Em que teorema se baseia a medio de nvel por presso?

10 - Calcule a presso no fundo de um reservatrio cujo nvel da gua est a 2,5 m da base.

-13-

11 - Calcule a presso no fundo de um tanque de leo cujo nvel esta a 3 m da base. A densidade do leo do 0,8.

12 - Como feita a medio de nvel indireta em tanques fechados e pressurizados?

13 - Calcule o pedido:

a) 62% da faixa de -30 mmHg 50 mmHg b) 4% da faixa de 13 PSI 25 PSI c) 79% da faixa de 50 mmHg 200 mmHg

= ___________________ = ___________________ = ___________________ = ___________________ = ___________________ = ___________________ = ___________________ = ___________________ = ___________________ = ___________________

d) 39% da faixa de 0,2 Kpa 1 Kpa e) 33% da faixa de -100 mmH2O 10 mm H2O f) 20% da faixa de -100 PSI 100 PSI g) 42% da faixa de 750 H2O 1000 H2O h) 81% da faixa de 500 C 800 C i) 73% da faixa de j) 93% da faixa de -20 120 C -150 Hg 20Hg
0 0 0 o

14 - Determine o pedido: a) Range do instrumento: _________________mmH2O b) Sada do instrumento quando o nvel for 78%: ______________PSI

15 - Explique em que situao de instalao, se deve fazer o ajuste de supresso de zero em um transmissor de nvel por presso diferencial. -14-

16 - Calcule o range do instrumento em mmH2O: Range = ______________________________mm H2O

17 - Determine o pedido: a) Range do instrumento: _________________H2O b) Sada do instrumento quando o nvel for 37%: _________________PSI c) Nvel quando a sada for 13,6 PSI: __________________________%

18 - Explique em que situao de instalao, se deve fazer o ajuste de elevao de zero em transmissor de nvel por presso diferencial.

-15-

19 - Determine o range do instrumento em mmH2O: Range = __________________________mmH2O

20 - Determine o range do instrumento em H2O: Range = _____________________H2O

21 - Determine o pedido:

Range do instrumento: _____________________mmH2O -16-

Sada do instrumento quando o P FOR = 0 : _________________PSI

22 - Quais so as aplicaes da medio de nvel com borbulhador?

23 - Para qual valor devemos ajustar a presso do borbulhador?

24 - Como composto o sistema para a medio de nvel com borbulhador?

25 - Como deve ser feito o ajuste do borbulhador?

26 - O que podemos instalar na tubulao por onde fluir o ar ou gs?

27 - Em que princpio se baseia a medio de nvel por empuxo?

28 - O que diz o princpio de Arquimedes?

-17-

29 - Qual a frmula matemtica que define o empuxo?

30 - Em que situao do processo ocorre a medio de nvel por interface?

31 - Defina o que interface.

32 - Qual a vantagem da medio de nvel por raios gamas?

33 - No que consiste a medio de nvel por raios gamas?

34 - Na medio de nvel capacitivo, o que forma o capacitor?

35 - Normalmente como o elemento sensor da medio de nvel capacitiva?

36 - Na medio de nvel capacitivo, quando os lquidos forem condutores o que devemos fazer?

37 - Defina o que so medidores descontnuos de nvel.

38 - Quais so os dispositivos utilizados na medio de nvel de slidos?

-18-

You might also like