You are on page 1of 3

AVALIAO H quem diga (Franco, 1998 p. 119); que avaliar uma atividade to antiga quanto o surgimento da conscincia humana.

.Fato que se voltarmos nosso olhar para as atividades intuitivas mais simples, cotidianamente exercidas por ns, ver-nos-emos a avaliar-nos e aos outros repetidas vezes. Julgamos desde o preo de uma mercadoria em funo de sua utilidade e qualidade, at a forma de organizao da Presidncia da Repblica. Faz-se necessrio diferenciar no entanto, as vrias formas de avaliar. . Quando falamos de educao, falamos de uma especificidade que constitui nossa bagagem. Educao a gente carrega para a vida inteira, j o conhecimento de determinado contedo especificamente, aplicvel apenas em determinadas situaes. Analisando por esse lado, percebemos que feliz o educador que conseguir uniu a educao ao conhecimento. Tendo essa concepo formada, temos de dispensar ateno a avaliao para que essa no se torne um mecanismo aversivo aos alunos, idia esta compartilhada por Leite e Tassoni (2002, p. 135) DE MIM PARA MIM Fazendo uma anlise da realidade que convivo em sala de aula notria, na fala dos alunos, a prtica da avaliao autoritria. A ordem da direo que os professores devem seguir a risca o CBC. O CBC diz que esse aluno deve aprender geometria analtica (...). O professor por sua vez ao realizar uma avaliao diagnstica percebe que esse aluno no domina se quer (...). O aluno, no degrau mais baixo dessa escada, a pea que sobrou do domin, vai escola com o nico propsito de ter notar para passar de ano. E passam. Assim, simplesmente, passam de ano. Como se passa de 2011 para 2012, assim eles passam, sem que nada lhes seja acrescido, tanto em questo de conhecimento, quanto em questo humana. A essncia da educao, a construo da integralidade humana, so totalmente desconhecidas e cada aluno que consegue terminar seu ciclo escolar, se forma apenas para adquirir um certificado e o resultado so pessoas com deficincias humanas e cognitivas.

E NA HORA DE PRATICAR... Como este um momento reflexivo, fato de merecida ateno a prtica pedaggica da prpria instituio da qual fazemos parte. No tenho intuito de desmerec-la pois meu comentrio apenas conseqncia do aprendizado que vamos adquirindo ao longo do curso. Na modalidade EAD, aprendemos a ser independentes, buscar nosso prprio conhecimento e a averso as avaliaes justificada quando percebemos que buscamos o conhecimento esforadamente, conseguimos resolver problemticas diversas a ns apresentadas, mas na hora da bendita prova, nos samos mal. Fao minhas as palavras da gestora de nosso curso durante a aula da saudade da turma III da qual participamos e, diga-se de passagem, uma belssima aula,; quando disse que fcil falar da instituio que no tem como se defender. Lembrou-nos que somos parte dessa e que deveramos cuidar em faz-la crescer. Assim, compartilho esta viso com o intuito de promover uma introspeco e no somente o corpo docente mas ns como discentes tambm somos participantes ativos dessa necessidade de mudana para evoluo do conhecimento agregado. Vemos a alguns alunos com dificuldade algbrica, alunos com aguada noo intuitiva, mas com grande dificuldade em assimilar o conhecimento teoricamente, algebricamente. O que fazemos por eles? Quantos alunos como esses nossos colegas de classe, encontramos nas salas de aulas que iremos lecionar? O sistema os empurra e ignora suas dificuldade; e ns? Vamos compartilhar a prtica tradicional? Nosso olhar crtico foi despertado pelo prprio ensino aprendizagem a ns apresentado que mostra uma tendncia empatia, a reformulao da educao. O professor desce do palco, desce a escada, despe-se da farda, tira a toga e joga fora o martelo. Esse professor agora mais prximo do aluno estende-lhe a mo, ouve-lhe o silncio, analisa-lhe a dificuldade e aprende com ele. Ambos caminham lado a lado, numa escalada horizontal, pois a verticalidade que evidenciava o professor; o tradicionalismo, fazem parte do passado e ns, formandos em Licenciatura queremos e iremos fazer parte de um novo momento na educao.

CONTINUAO Hoje entendemos que o processo de avaliao escolar deve ser um instrumento de anlise do desempenho de toda a instituio, do aluno, do professor e de todo o sistema escolar. Sobre isso Sousa (1994, p. 89) refere relatando que a avaliao subsidia dados que permitem ao professor adquirir recursos para o avano escolar do aluno. Sobrinho (2003) vai ainda mais longe; acredita que a prtica social, orientada para produzir questionamentos, compreende a avaliao de aprendizagem. Desse modo, a avaliao se torna eficaz sendo capaz de produzir transformaes. Para os alunos um indicador de necessidade de correes para alcanar o conhecimento necessrio; para o professor uma forma de mostrar caminhos para o aperfeioamento de suas tcnicas e habilidades. Alm de entender o verdadeiro sentido da avaliao, o professor deve adequar essa avaliao a sua realidade utilizando-se dos vrios tipos e etapas de avaliaes. As mais utilizadas so a diagnstica, somativa e formativa, cada uma com uma caracterstica peculiar. Ao incio do ano letivo, para que o professor tenha conhecimento do nvel cognitivo de seus alunos, a avaliao diagnstica seria a mais adequada pois ajuda a detectar o que cada aluno aprendeu ao longo de seus estudos. Ao fim do ano, a avaliao somativa que consiste em classificar os alunos de acordo com nveis previamente estabelecidos, vem com instrumento necessrio. Intermediando o incio e fim do ano letivo, a avaliao formativa contribui para que os alunos aprendam a aprender, concede aos alunos a oportunidade de ser participante do seu prprio crescimento cognitivo.

You might also like