You are on page 1of 18

Escola Secundria Ea de Queirs

Atividade laboratorial 1.2 Ciclo do cobre

Trabalho realizado por: Cludia Veiga, 12C3 N8 Joo Silva, 12C1 N16 Margarida Lopes, 12C3 N17

ndice
Introduo Objetivos Procedimento Materiais Reagentes Clculos para a preparao das solues Observaes Alteraes visveis da cor durante cada uma das reaes Clculo do rendimento Discusso dos resultados Concluso Bibliografia

Introduo
Neste trabalho laboratorial, far-se- passar o cobre metlico por uma srie de transformaes, como foi anteriormente dito, que incluem reaes de oxidao-reduo (reaes A e E), de cidobase (reaes C e D) e de precipitao (reao B), que terminam na sua regenerao, envolvendo o elemento cobre. O ciclo de reaes transforma o cobre de acordo com o seguinte esquema:

As equaes qumicas que traduzem as reaes desta atividade laboratorial so as seguintes:

(A) Cu (s) + 4 HNO3 (aq) Cu(NO3)2 (aq) + 2 H2O (l) + 2 NO2 (g)

(B) Cu(NO3)2 (aq) + 2 NaOH (aq) Cu(OH)2 (s) + 2 NaNO3 (aq)

(C) Cu(OH)2 (s) CuO (s) + H2O (l) por aquecimento

(D) CuO (s) + H2SO4 (aq) CuSO4 (aq) + H2O (l)

(E) CuSO4 (aq) + Zn (s) ZnSO4 (aq) + Cu (s)

Objetivos
Este trabalho consiste na realizao e observao de uma sequncia de transformaes, que incluem reaces de oxidao-reduo, de cido-base e de precipitao, que terminam na sua regenerao, envolvendo o elemento cobre. Como o ponto de partida e o ponto de chegada das sucessivas reaces o cobre metlico, usa-se a designao "ciclo de cobre". Esta actividade laboratorial tem como principais objectivos: - Caracterizar a reactividade de elementos metlicos, tendo como exemplo a reactividade do cobre; - Reconhecer a importncia da reciclagem do cobre e as potencialidades da reciclagem dos metais em geral; - Identificar alguns problemas de poluio relacionados com a reciclagem do cobre.

Procedimento
Ponto de partida: cobre metlico, Cu (s). 1. Cortmos um fio de cobre com aproximadamente 0,3g. 2. Para limpar o fio de cobre, mergulhmo-lo numa soluo de cido clordrico, lavmo-lo com lcool e secmo-lo com papel de filtro. 3. Pesmos a amostra de cobre, at ao centigrama, e registmos o valor obtido. 4. Enrolmos o fio e colocmo-lo no fundo de um copo de precipitao de 250 mL.

Reao A 1. Com o auxlio de uma pipeta e da respetiva pompette, adicionmos soluo de cido ntrico ao fio de cobre e agitmos suavemente at dissoluo completa. 2. Observmos e registmos as alteraes. 3. Adicionmos cerca de 100 mL de gua.

Reao B 1. Adicionmos 30 mL de soluo de hidrxido de sdio, agitando sempre com uma vareta de vidro, para provocar a precipitao de o hidrxido de cobre. 2. Registmos todas as observaes.

Reao C 1. Aquecemos a soluo quase at ebulio, agitando sempre para uniformizar o aquecimento da soluo. 2. Retirmos a soluo da placa de aquecimento quando a reaco se completou (o oxido de cobre negro). 3. Deixmos repousar o xido de cobre e decantmos cuidadosamente o lquido, para no perder nenhum xido de cobre. 4. Adicionmos cerca de 200 mL de gua desionizada, agitmos e decantmos novamente.

Reao D 1. Adicionmos, agitando sempre, 15 mL de soluo de cido sulfrico. 2. Registmos as alteraes observadas.

Reao E 1. Na hotte, adicionmos, de uma s vez, 1,3g de zinco em p, agitando at que o lquido sobrenadante fique incolor. 2. Registmos as alteraes observadas. 3. Quando a libertao de gs ficou muito intensa, decantmos o lquido sobrenadante e despejmos num recipiente apropriado (recolha de resduos). 4. Como ainda havia zinco por reagir, adicionmos 10 mL de soluo de cido clordrico e aquecemos ligeiramente. 5. Quando deixmos de observar a libertao de gs, decantmos o lquido. 6. Lavmos com cerca de 10 mL de gua desionizada, deixmos repousar e decantmos o lquido. Repetimos esse procedimento mais duas vezes. 7. Transferimos o cobre, com a ajuda de uma esptula, para um vidro de relgio. 8. Fizemos uma lavagem com acetona e colocmos o cobre na estufa, para que este secasse. 9. Pesmos o conjunto (vidro de relgio e cobre). Tendo sido pesado, previamente, o vidro de relgio. 10. Calculmos a massa do cobre obtido.

Materiais:
Balana analtica Gobel de 250ml Placa de aquecimento Vareta Pipeta graduada Pompette Vidro de relgio Esptula Proveta Balo volumtrico de 50 ml Funil para lquidos Trs pares de luvas de borracha Trs culos de segurana Estufa Calculadora

Reagentes
Fio de cobre (cerca de 0.3g) gua desionizada Soluo de HNO3 (C=16mol/dm3) Soluo de HCl Soluo de H2SO4 (C=6mol/dm3) NaOH (C=3mol/dm3) Zinco em p Acetona lcool

Clculos para a preparao das solues

Preparao da soluo de NaOH Soluo pretendida: C = 3 mol/dm3 Volume: 25cm3 = 0.25dm3 M (NaOH) = 40g/mol

1 mol 40g 0,75mol

Soluo Diluda de cido Clordrico (HCl)

134 ml de HCl para 116 mL de gua

Soluo de cido Sulfrico (H2SO4)

68 mL de HsSO4 para 132 mL de gua.

Observaes
Reao Observaes

- Ao se adicionar o HNO3, houve efervescncia, libertao de gases em tons laranja acastanhados. A soluo foi ficando verde, as paredes do gobel castanhas, o odor libertado era intenso e a dissoluo foi demorada. A - Aps a dissoluo, a soluo ficou azul-turquesa, deixou de libertar gases e o gobel perdeu a tonalidade castanha. - Ao adicionar a gua, a soluo ficou mais clara, libertando-se gases incolores, diminuindo a concentrao da soluo.

- Adicionamos com agitao a soluo de hidrxido de sdio e formou-se uma espcie de precipitado denso azul-escuro e incolor superfcie. B - Depois de se agitar, ficou uma soluo homognea azul escura. No se libertaram gases e ficaram resduos nas paredes do gobel.

- Ao aquecer a soluo, aps alguns minutos, esta comeou a escurecer, ficando verde escura. A soluo ficou negra, com partculas tambm dessa cor nas paredes do gobel. - Depois de aquecer e deixar repousar, ficaram partculas em suspenso e formou-se uma espcie de precipitado. - Depois da primeira decantao, ainda ficaram resduos nas paredes do gobel. A soluo que foi decantada, ficou incolor, com alguns resduos. Esta, ficou a repousar e, o xido de cobre depositou-se no fundo. Efetuouse outra decantao.

-Ao adicionar soluo aquosa de cido sulfrico, a soluo ficou verde e depois azul clara.

- A massa de zinco adicionada foi de 1.3 g. Com esta adio, a soluo efervesceu, formou muita espuma e partculas grandes de cobre. Com agitao, a espuma foi desaparecendo e permaneceram as partculas de cobre.

Alteraes visveis da cor durante cada uma das reaes


Reao A:

(Ao adicionar Soluo aquosa de cido ntrico)

(Ao adicionar gua)

Reao B:

(Ao adicionar Soluo aquosa de hidrxido de sdio)

Reao C:

(Por aquecimento)

Reao D:

(Ao adicionar Soluo aquosa de cido sulfrico)

Reao E:

(Ao adicionar zinco em p)

Clculo do rendimento
m do vidro de relgio= 36,55g m cobre inicial = m terica do cobre 0,3 g m vidro de relgio + m cobre obtido = 36,92g m real do cobre= 36,92g 36,55g = 0,37g

Discusso dos resultados


O rendimento que obtivemos nesta experiencia foi de 92,3%, apesar de ser um bom rendimento, ao longo da experiencia, durante as decantaes, houve perdas de produto (cobre) uma vez que este ficava agarrado ao copo de precipitao. De modo a minimizar estas perdas poderamos ter realizado outros processos, como por exemplo uma filtrao, em vez da decantao, o que garantiria um maior rendimento. O facto de a estufa no ter funcionado convenientemente podia ter permitido a obteno de um resultado mais favorvel porque poderia existir ainda a presena de acetona, utilizada na lavagem do cobre, durante a medio da massa do produto final (cobre). Ao longo da experiencia a cor das solues foi mudando devido s reaes que iam ocorrendo. Quando adicionamos cido ntrico ao fio de cobre e este se dissolveu totalmente a soluo tomou uma cor azul. Depois quando aquecemos a soluo o xido de cobre (de cor negra) depositou-se e o lquido sobrenadante era incolor. Adicionmos cido sulfrico ao xido de cobre, dissolvendo novamente o cobre adquirindo assim a soluo novamente uma cor azul. No final o lquido sobrenadante, depois de adicionarmos zinco em p, voltou a ficar incolor.

Concluso

Bibliografia
Jogo de Partculas Qumica 12Ano. Autores: Maria da Conceio Dantas e Marta Duarte Ramalho

You might also like