You are on page 1of 6

Dinmicas em grupo

MATERIAL RETIRADO DO SITE http://www.oficinadeideias.com

necessrio seguir algumas diretrizes, que vamos chamar de os dez mandamentos para dirigir uma dinmica criativa. Os dez mandamentos para uma dinmica criativa 1 Ore, pedindo orientao na preparao e na aplicao da atividade na vida do grupo.

2 Prepare-se bem. Verifique se o local adequado e se o material necessrio est disponvel. Estude com antecedncia os procedimentos, r egras ou princpios das idias que pretende usar. 3 Divulgue as atividades do seu grupo com antecedncia. 4 Adapte as idias sua realidade, idade e caractersticas do grupo. 5 Seja um lder entusiasmado ao conduzir a atividade. 6 Tenha coragem de experimentar idias novas e inovar o programa da sua reunio ou escola bblica. 7 Seja sensvel s reaes do grupo. No quebre as tradies com muita rapidez! Uma coisa no ser flexvel diante das crticas injustas de uma ou outra pessoa; outra no prestar ateno ao retorno que a maioria do grupo est dando. 8 Seja justo nas regras. 9 Seja flexvel. No deixe que o programa se torne cansativo. 10 No faa do programa algo mais importante do que as pessoas. Algumas ideias para dinamicas: 1. Apresentao Desenvolvimento: Para que todos se conheam e se sintam vontade no grupo, o professor solicita que os participantes formem duplas, com parceiros que no se conheam. Durante alguns minutos as duplas se entrevistam mutuamente. Logo aps, renem-se e cada membro far a apresentao do colega entrevistado. Ningum poder fazer sua prpria apresentao. 2. Troca de um segredo Material necessrio: Pedaos de papel e lpis. Desenvolvimento: Cada participante dever descrever, no papel

distribudo, uma dificuldade que sente no relacionamento e que no gostaria de expor oralmente. Os papis devem ser dobrados de forma idntica, recolhidos, misturados e redistribudos aos participantes. Cada um assumir o problema que est na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforando-se por compreend-lo. No momento oportuno, ler em voz alta o problema que estiver no papel recebido, usando a 1 pessoa do singular, eu, far as adaptaes necessrias e dar a soluo ao problema apresentado. Compartilhar: A importncia de levarmos as cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso prximo. 3. Crculo fechado Desenvolvimento: O professor pede a duas ou trs pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica, combinar que formaro um crculo apertado com os braos entrelaados e no deixaro de forma nenhuma os componentes que esto fora da sala entrar no crculo. Com os componentes que esto fora, o professor combinar que devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa, ser interessante discutir com a turma como se sentiram no deixando ou no conseguindo entrar no grupo. Compartilhar: Muitas vezes, formamos verdadeiras panelas e no deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Questionar: como temos agido com as pessoas novas na igreja? 4. Rtulo Material necessrio: Etiquetas adesivas e pincel atmico. Desenvolvimento: Divida a classe em vrios grupos (com 5 a 6 integrantes), prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma das palavras: sbio, ignorante, lder, bobo, mentiroso, bondoso, etc. Proponha um tema a ser discutido nos grupos. Essa discusso, no entanto, ser realizada de acordo com a palavra que cada pessoa levar na testa. Compartilhar: Muitas vezes, rotulamos as pessoas e no damos valor ao que elas realmente so. Jesus nos ensinou a olharmos o interior e no o exterior das pessoas. 5. Garrafa de graa Material necessrio: Uma garrafa de refrigerante vazia. Desenvolvimento: Todos sentados em crculo. Coloque a garrafa deitada no cho, no centro da sala, e faa-a girar rapidamente. Quando ela parar, estar apontando para algum; voc, professor, dir uma palavra de encorajamento ou estmulo a essa pessoa. Ela, por sua vez, ter a tarefa de girar a garrafa e dizer palavras de encorajamento a quem for apontado e assim sucessivamente. Compartilhar: As boas palavras edificam (1Pe 4:10-11; Ef 4:29-30; Pv 12:25).

6. Desejar ao prximo o que deseja a si mesmo Material necessrio: Lpis e papel Desenvolvimento: Forme um crculo e distribua aos membros do grupo lpis e papel. Pea que cada um escreva algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado esquerda realizasse. Depois disso, solicite que cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega. Compartilhar: Mostrar na prtica que no devemos desejar ao prximo aquilo que no queremos para ns mesmos. Mateus 7:12. 7. Virtudes e defeitos Material necessrio: Lpis e papel Desenvolvimento: Pea que a classe se divida em duplas (havendo nmero mpar, uma dupla se transformar em trio). Em seguida, distribua uma folha de papel a cada participante que dever escrever duas coisas de que no goste em si mesmo, iniciando com a expresso Eu sou.... Ao concluir, compartilhar com o parceiro. Na mesma folha, dever escrever dez coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expresso: Eu sou.... Na maioria das vezes, as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso os parceiros podem se ajudar, sugerindo vrias qualidades e virtudes que acha que o outro possui. Ao conclurem, compartilharo entre si. Compartilhar: Todos somos dotados de qualidades e de defeitos. Quando nos conhecemos bem, podemos trabalhar as nossas limitaes e deixar que o Esprito Santo tenha mais liberdade em nossa vida. Reconhecer as nossas qualidades no deve servir para a nossa soberba, mas sim, para o louvor a Deus. 8. Painel significativo Material necessrio: Papel pardo ou papel manilha, revistas, tesouras, colas e canetinhas coloridas. Desenvolvimento: Essa dinmica para ser usada aps um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se dispor em crculo, e cada participante receber uma revista onde procurar uma figura ou qualquer outra coisa que expresse uma lio tirada para sua vida da palestra ou aula dada. Cada um ter oportunidade de falar sobre o seu recorte que colar no papel pardo ou manilha, escrevendo uma palavra significativa ao lado. Compartilhar: Repensar em grupo sobre a mensagem ouvida e compartilhar os ensinamentos de grande utilidade para o crescimento cristo. 9. Apresentao atravs de um objeto - Atividade prpria para os primeiros encontros do grupo. Desenvolvimento: Cada elemento do grupo dever se apresentar atravs de um objeto e explicar o seu significado.

(Exemplo: Eu sou um lpis, pois gosto de anotar as idias que no podem ser esquecidas). 10. Nome e sobrenome - Atividade prpria para o primeiro encontro do grupo. Desenvolvimento: Rena os participantes em crculos e inicie dando o seu nome, seguido de um adjetivo que comece com a primeira letra do nome e de alguma forma descreva a sua pessoa. (Exemplo: Fernando feliz, Cristina criativa, Bernardo bonito, etc.) A pessoa ao lado repete o seu nome e sobrenome e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do crculo com cada pessoa tendo que lembrar o nome e sobrenome daquelas que a antecederam, para depois acrescentar o seu prprio. 11. Falso ou verdadeiro Material necessrio: Folhas de papel em branco e canetas. Desenvolvimento: Entregue a cada participante uma folha de papel e uma caneta. Faa algumas perguntas de carter pessoal. Cada participante deve escolher uma das perguntas e dar resposta falsa, porm de maneira muito convincente para que os demais no desconfiem; as outras perguntas devem ser respondidas corretamente. Quando todos tiverem terminado, cada pessoa deve ler suas respostas em voz alta, e o grupo deve apontar quais so verdadeiras e qual a falsa. Pea que expliquem por que de sua opinio, para verificar quanto a pessoa de fato conhecida pelas demais. Possveis perguntas Pessoa famosa com quem gostaria de conversar Maior susto que j levou na vida Esporte que mais gosta de assistir na televiso Livro que mais apreciou nos ltimos 6 meses Uma travessura da infncia Pas ou cidade que mais deseja conhecer Tipo de msica que prefere ouvir quando est sozinho Compartilhar (opcional): Na vida crist, necessrio discernimento para se poder diferenciar entre o falso e o verdadeiro - Mateus 7:15-16. 12. Figuras reveladoras Material necessrio: Revistas que possam ser recortadas Desenvolvimento: Verifique que haja nmero par de participantes e divida o grupo em duplas. Pea a cada participante que selecione uma ou mais figuras que representem algum aspecto de sua vida e compartilhe a respeito com o seu parceiro, entregando-lhe as ilustraes. Quando todos estiverem prontos, rena o grupo em crculo e d oportunidade a cada um para apresentar o seu parceiro, utilizando-se das figuras.

13. RedeMaterial necessrio: Um rolo de barbante Desenvolvimento: Rena o grupo em crculo e tenha em mos um rolo de barbante. Dirija-se a um dos participantes, oferea-lhe uma palavra de encorajamento e passe o rolo a ele, segurando a ponta do barbante. A pessoa que recebeu o rolo deve repetir a operao, passando-o adiante, acompanhado de uma palavra de encorajamento. Verifique que o barbante esteja sempre bem esticado entre uma pessoa e outra. Quando todos tiverem participado, estar formada uma rede de encorajamento. Variao: Em vez de palavras de encorajamento, o grupo pode compartilhar pedidos de orao e motivos de louvor. Compartilhar O encorajamento mtuo faz parte da vida crist. Em Hebreus 10:24, destaque: as duas aes sugeridas considerar e estimular; - os dois objetivos - estimular o amor e as boas obras. No corpo de Cristo, a rede de relacionamento preciosa para a prtica da mutualidade e da orao uns pelos outros. 14. Uma jia nas costasMaterial necessrio: Nome de cada componente do grupo escrito num carto, alfinetes, cartes em branco, canetas. Desenvolvimento: Prenda nas costas de cada integrante do grupo um carto com o nome de outra pessoa. Cada um deve tentar adivinhar o nome que est em suas costas. Para tanto, deve procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome est em suas costas (aspectos de carter devem ser preferidos a aspectos fsicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informao e esta deve ser registrada no carto. Assim que tiver terminado de colher as informaes e descoberto o nome que est em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se a pessoa certa e, ento, lhe entregar o carto onde esto anotadas as informaes dos demais. Compartilhar: Somos jias preciosas para Deus; pedras vivas, com qualidades singulares e de muito valor (1Pe 1:7; 2:4-5). 15. Palavras proibidasMaterial necessrio: 1 caixa de clipes Desenvolvimento: Entregue seis ou mais clipes a cada pessoa. Todos os participantes tm como objetivo aumentar o nmero de clipes que possuem. Durante determinado tempo, devem conversar entre si, procurando conhecer uns aos outros (atividades, famlia, preferncias pessoais, estudos, etc.). Cada vez que algum mencionar as palavras eu, meu, minha deve entregar um clipes ao seu entrevistador. Quem perder todos os clipes ser eliminado. Vence quem estiver com o maior nmero de clipes quando o prazo se esgotar. Compartilhar: A natureza humana possui uma tendncia egocntrica que se evidencia nos mais diversos aspectos.

Em contraste, a Palavra de Deus nos exorta a pensar primeiramente nos outros (Fp 3:1-4). 16. Correio criativo Material necessrio: Nomes dos integrantes do grupo preparados para o sorteio, cartes em branco, material de desenho, revistas velhas para recortar, tesoura e cola. Desenvolvimento: Cada participante sorteia um nome, verifica que no seja o seu e o mantm em segredo. Usando de criatividade, prepara um carto que expresse algo sobre aquela pessoa: uma qualidade, uma habilidade, etc. Instrua o grupo para que se mantenha bem espalhado pela sala enquanto prepara os cartes. Terminado o trabalho, o carto deve ser enviado pelo correio uma pessoa far as entregas. No final, o grupo se rene em crculo. Cada um tenta adivinhar quem o seu correspondente secreto que, quando identificado, deve explicar a mensagem do carto. Compartilhar: As boas palavras edificam (1Pe 4:10-11; Ef 4:29-30; Pv 12:25).
Referncias bibliogrficas

ANDREOLA, Balduno A. Dinmica de Grupo: Jogo da Vida e Didtica do Futuro. Petrpolis: Vozes, 1995. ANTUNES, Celso. Manual de Tcnicas de Dinmica de Grupo de Sensibilizao de Ludopedagogia. Petrpolis: Vozes, 1995. LEFEVER, Marlene. Mtodos Criativos de Ensino. Rio de Janeiro: CPAD. LEFEVER, Marlene. Estilos de Aprendizagem. Rio de Janeiro: CPAD. MERKH, David e FRANA, Paulo. 101 Idias Criativas para Professores. So Paulo: Hagnos, 2002. YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 Jogos para Grupos. So Paulo: gora, 1996

You might also like