You are on page 1of 2

Por que o Controle Necessrio?

Acrescentar valor: Por meio do feedback os administradores podem agregar mais valor aos produtos e servios ofertados pela empresa. O valor adicionado pode tomar a forma de qualidade acima da mdia, alcanada atravs de procedimentos de controle.

Unificar trabalhadores com formaes e culturas diferentes: Os procedimentos de controle ajudam os administradores a concentrar esforos dos colaboradores independentemente de sua formao e cultura. Na linha de produo da Toyota, por exemplo, os colaboradores so tambm inspetores de qualidade.

Facilitar a delegao e o trabalho de equipe: A tendncia para a administrao participativa altera a natureza do processo de controle. No sistema autoritrio o administrador especifica os padres de desempenho e os mtodos para alcana-los. No sistema participativo os administradores comunicam os padres, mas deixam os colaboradores escolherem os mtodos para a resoluo de determinados problemas.

=> Conceitos, tipos e aplicaes O controle organizacional representa uma forma de interveno na realidade, por indivduos ou grupos a fim de ajustar e garantir seus interesses e os da organizao. Ele ocorre em diferentes nveis, tornando uma constante em decorrncia da suas vrias formas e utilidades na gesto organizacional. O controle um atributo que possibilita organizao o alcance dos seus objetivos, ao viabilizar, por exemplo, o cumprimento dos padres de conduta das atividades. Alm disso, auxilia a promover ajustes quando h desvios organizacionais. Atravs dele, as organizaes procuram garantir que as atividades planejadas sejam efetivamente operacionalizada. Nessa perspectiva, o controle visa o alcance geral das finalidades organizacionais, ou visa "manter a organizao numa condio em que possa funcionar adquadamente. Controle o processo de fazer algo acontecer da maneira como foi planejado para acontecer. Controle o processo de medir o desempenho e tomar a ao para assegurar os

resultados desejados. Controle o processo de assegurar que as atividades atuais se conformam com as atividades planejadas. "O controle" o ato de medir as realizaes e de verificar se as mesmas se realizam conforme foi planejado, implantando, comandado e coordenado" (Silva, 1984, p. 34) "Os processos de controle e avaliao esto divididos em quatro etapas. A primeira estabelecer os objetivos, o padro que ser alcanado, depois analisar os resultados e compara-los com o padro para que se possa ento corrigir os desvios que geralmente ocorrero na implementao do Planejamento Estratgico." (Oliveira, 1993)

=> Estrutura do Controle A estrutura de controle organizacional compe-se de uma distribuio de padres utilizados pela organizao para dominar o desempenho e conferir se as quantidades e qualidades dos meios esto de acordo com especificaes de eficincia. Como consequncia, tem-se o controle estratgico, ttico e o operacional.

You might also like