You are on page 1of 2

Boletim Operrio 211

eps

Caxias do Sul, 8 de fevereiro de 2013.

Ano IV 08/02/2013 sexta-feira

O excesso de trabalho embrutece-os transformando um homem de carter bondoso em irascvel. Como, pois, pedir ou carroceiro, que tenha piedade dos animais se ningum a tem para com ele? Essas sociedades protetoras dos animais fazem o que tem feito todas as instituies burguesas que falam em humanitarismo. Eu vi muitos scios de sociedades protetoras dos animais que impunham multas a alguns condutores de veculos por castigar um animal, que no se vexavam de prostituir uma moa proletria, vitima da misria. Vi outros que eram colecionadores de borboletas. E vi aqui no Brasil fazendeiros proibir que se chicoteasse os animais, e logo depois mandarem os capangas chicotear os colonos e vi ainda outras misrias. Antonio Vieytes Ningum melhor do que o diretor dA Vanguarda conhece os ilogismos da sociedade atual. Esta folha surgiu, justamente, para colocar uma pedra do alicerce de uma sociedade melhor. Mas, porque os dockers, que so homens, e consequentemente dotados de inteligncia, submeteram-se a um trabalho brutal e excessivo, e porque os carroceiros no sabem rebelar-se contra os patres que os exploram e embrutecem, havemos de consentir que esses rudes trabalhadores continuem sem uma censura nossa, a maltratar os pobres animais? Fique certo o missivista que, si os burros das carroas pudessem, j teria h muito tempo se rebelado contra os maus tratos. Mas eles so irracionais... E, si as crianas so exploradas nas fabricas porque isso acontece? No so os prprios Paes, trabalhadores que no sabem lutar pela conquista dos seus direitos que consentem essa explorao? E tantas vezes, no vo eles gastar na taverna o produto do penoso trabalho de seu filinho?

A Vanguarda Edio 90 Santos, 21 de janeiro de 1909 Pgina 2 Vida Operria Proteo aos animais Com este epigrafo apareceu, no n. 88 da Vanguarda, um artigo em que se trata dos castigos que os carroceiros infligem nos animais. O articulista argumentou muito bem; um sentimentalista. Falta das sociedades protetoras que existem em toda a Europa e parte da Amrica. Eu pergunto ao autor desse artigo: onde existe uma sociedade protetora dos seres humanos? No vemos aqui em Santos? trabalhando desde a idade de nove anos, carregando pesos brutais, sofrendo maus tratos, comendo mau, embrutecendo-se tanto que aos 20 anos estaro velhas, e consequentemente, inteis para a sociedade? H mais considerao para as bestas, as quais deixa-se chegar ao completo desenvolvimento para serem empregadas no trabalho, e as quais, tambm da-se alimentao abundante e nutritiva.

Diz o articulista: que dir o estrangeiro quando aqui desembarcar? Dir que em nenhum porto do mundo o operrio trabalha tanto como aqui. Ah! E preciso ver so 10 horas de trabalho, e que trabalho! Ali nas docas, no se da tempo para respirar. Aqueles homens, carregando o precioso gro de caf, que exportado para a Europa, a fim de ser saboreado pelos ricos, tremem-lhes as pernas ao atravessar a correr a prancha, porque atrs deles vem outros. Aquilo uma maquina. Eu que j vi alguns dos maiores portos do mundo, nunca vi trabalhar tanto como aqui. E no s o trabalho brutal; so tambm os maus tratos de feitores negreiros. Os carroceiros s 4 horas da manha so forados a deixar o leito, e at 7 ou 9 horas da noite trabalham sempre, a correrem mais do que os amimais que guiam, expostos a todo momento a escorregarem e morrer sob as rodas do veiculo. Um homem que trabalha 16 ou 17 horas por dia que sentimento humanitrio pode ter? A sociedade no os tem para com ele.

Boletim Operrio http://boletimoperario.blogspot.com http://boletimoperario.yolasite.com operario.boletim@gmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the exchange relation associated to the collection and production of information about the history of the Brazilian Workers Movement. Workers Bulletin ------- Year IV ------ N 211 ----- Friday ------- 02/08/2013 -------- Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

Mais ainda. Esses carroceiros que andam pelas ruas da disparada, castigando brutalmente os animais e pondo em risco a vida dos transientes, ignoraro que nem, por tanto se esforarem pelos interesses dos patres dinheirosos no ganharo mais do que o ordenado marcado? Ao Proletariado em Geral Trabalhadores! Em nenhuma poca como agora se manifestou to evidente a necessidade da luta contra o capital. Em toda a superfcie da terra o movimento das reivindicaes operrias alastra-se de forma espantosa pondo em sobressalto toda a velha e decrpita sociedade do roubo e da mentira que impotente desse dia para dia. Ela, porm, no espanto terrvel de uma inevitvel derrota procura agarrarse, segurar-se, lana mo de todos os meios para evit-la e para isso conseguir no hesita diante do quanto possa haver de mais horroroso. J no servem os meios ilusrios, as banalidades de todo o idealismo inteiro morreram com o tempo e j no produzem o efeito desejado. O regime capitalista pois recorre ao ltimo meio que aquele da guerra aberta e franca a baionetea, o canho, o crcere contra o proletariado que surge veemente para arancar-lhe tudo quanto lhes pertence. A organizao baseada na ao direta termo econmico e moral o meio onde o proletariado adquiriu o grau de adiantamento em que se encontra. Onde no h organizao no pode haver operariado brioso e disposto a luta! Aqui em Santos se verdade que uma grande parte do proletariado esta organizada e prepara-se para conquistar os seus direitos, outra completamente indiferente ante tudo quanto os possa interessar, no se importando de acorrer para a organizao, esse fato constitui um grande mal que preciso eliminar, pois que dele depende a fora poderosa que dissemos ter para arrancar ao capital quanto nos pertence.

A Vanguarda 137 Santos, 5 de fevereiro de 1909 Edio 105 Capa Greves Ao que parece, esto iminentes nesta cidade duas greves a do pessoal das Docas e a do Moinho Santista. A greve, temos afirmado mais de uma vez, um direito incontestvel das classes trabalhadoras, que, s tendo os seus braos para lutarem contra o capital, privam-no desse poderoso auxilio, mais importantes do que o das libras esterlinas, que nada produzem sem o esforo do homem. Mas PE preciso que o exerccio desse direito, seja usado com calma e reflexo, atendendo-se s necessidade do momento. Ora, parecenos que o momento no oportuno para a greve do pessoal da Docas, pois dos 9 milhes de sacas de caf que os produtores paulistas podem exportar, em virtude da recente lei dos nossos licurguinos, j saram pelo nosso porto 7.7763.625 sacas. Restam, pois, um Milo e poucas sacas a serem exportadas, e, uma greve, no prejudicando a Docas, no prejudicar, si for agora, nem os comissrios ou exportadores, porque os stocks de caf so enormes na Europa e nos Estados Unidos. Tambm a greve do pessoal do Moinho Santista no nos parece oportuna porque sabemos ter esse estabelecimento industrial um grande stock de farinha e no ter, no momento, trigo por trabalhar aqui, nem comprado na Argentina, por causa da alta dos preos ali. O moinho foi fechado, no tanto porque o horrio no pudesse ser suportado pelos industriais, como pretextam, mas porque no lhes convinha comprar trigo por altos preos. Assim os trabalhadores de uma e outra empresa, certos de que contaro com o nosso apoio nas suas justas reivindicaes, principalmente se a polcia do nosso Treppoff repetir as senas canibalescas de setembro ltimo, devem refletir maduramente sobre a convenincia do movimento em que pretendem entram, lutando contra os que os exploram.

necessrio empregar todos os nossos esforos para generalizar a idia da organizao, um jornal exclusivamente novo, muito auxilia esta propaganda. Reconhecendo isso foi constitudo nesta cidade o Grupo Aurora, que tem por fim auxiliar a publicao do Jornal Aurora Social, rgo da Federao Operria local, que brevemente reaparecer. O grupo prope-se de assegurar-lhe ainda por meio de uma quota mensal de 2$000 ris que cada scio pagar. A sede do grupo acha-se instalada Praa Telles, n 8, onde sero aceitas diariamente as adeses. A fica o apelo e esperamos que os trabalhadores de Santos acorram a ele assegurando assim a vida a um jornal que ser o eco de nossa propaganda, da nossa luta. Santos, 19/01/1909 Pelo Grupo Aurora, o Secretrio L. Lascala. Syndicato de Carpinteiros So convidados todos os Carpinteiros comparecerem hoje, quinta-feira, 21 do corrente, s 7 horas da noite, a fim de assistir a uma Assemblia Geral, convocada a pedido de muitos Companheiros da Classe, na sede social Praa Telles, n 8

Informativo Semanal Anarquista Weekly Anarchist Newsletter

You might also like