You are on page 1of 42

Cdigo de Boas Prticas para uma Gesto Florestal Sustentvel

Documento complementar da:

Norma Portuguesa (NP 4406 / 2003) Sistemas de Gesto Florestal Sustentvel Aplicao dos critrios pan-europeus para a gesto florestal sustentvel

CBP-GFS 2004

Documento resultante dos trabalhos da Comisso Tcnica de Normalizao 145/IPQ no mbito da produo da Norma Portuguesa (NP 4406 / 2003) - Sistemas de Gesto Florestal Sustentvel. Aplicao dos critrios pan-europeus para a gesto florestal sustentvel.

2004, CAP - Confederao dos Agricultores de Portugal Produo: CAP Maquetao: Naturlink Fotografias: Marques Valentim, Joo Carvalho, Pedro Vaz Pinto

Av. Colgio Militar, Lote 1786 1549-012 Lisboa - Portugal


Tel.: (+351) 21 7100000 Fax: (+351) 21 7166123 E-mail: cap@cap.pt URL: www.cap.pt

Programa AGRO - Medida 10 (3 Convite) Servios Agro-Rurais Especializados

Nota inicial
O Cdigo de Boas Prticas para uma Gesto Florestal Sustentvel surge como consequncia natural do desenvolvimento dos trabalhos da CT 145 (Comisso Tcnica de Normalizao 145 /IPQ), que tinha como misso principal a elaborao de uma norma portuguesa para a gesto florestal sustentvel, na medida em que o grupo de entidades constituintes desta comisso acordou na necessidade de se elaborar um guia de conduta que enquadrasse, numa fase anterior aplicao da Norma, as principais questes colocadas por este novo paradigma da gesto florestal. Assim, elaborou-se um documento - que se pretende de fcil leitura e utilizao - que possibilita passar em revista as implicaes das diferentes operaes que caracterizam genericamente a actividade florestal no Pas e serve de guia para a adopo de prticas florestais sustentveis. O Cdigo de Boas Prticas para uma Gesto Florestal Sustentvel foi submetido a uma consulta ampla dos parceiros do sector florestal, atravs de diversas reunies pblicas realizadas por todo o Pas, de que resultou um conjunto de sugestes que vieram a enriquecer o documento base elaborado pela CT145. A disponibilizao desta ferramenta de trabalho, associada NP 4406:2003, ir permitir uma abordagem mais sistematizada necessria adaptao das prticas florestais no nosso Pas rumo gesto florestal sustentvel. Impe-se, por isso, o pblico agradecimento a todos os que contribuiram para a sua realizao, nomeadamente, aos membros do Grupo de Trabalho 5 que dentro da CT 145 coordenou os trabalhos da sua elaborao, bem como a todos os que no perodo de discusso o melhoraram com as suas contribuies. Finalmente, no quero deixar de agradecer Confederao dos Agricultores de Portugal ter possibilitado a publicao deste Cdigo, permitindo assim a sua mais ampla divulgao no sector.

Lus Rochartre lvares - Presidente da CT 145 Setembro de 2004

p. 6 de 42

CBP-GFS 2004
Pgina

ndice

Introduo......................................................................................................................................................7 Programao e Planeamento........................................................................................................................9 Seleco de Locais para Novas Plantaes.................................................................................................11 Seleco das Essncias Florestais.................................................................................................................13 Material de Repovoamento...........................................................................................................................15 Preparao do Terreno..................................................................................................................................17 Plantao, Sementeira e Regenerao Natural ..........................................................................................19 Gesto de Vegetao......................................................................................................................................21 Sanidade Florestal: pragas e doenas.........................................................................................................23 Conduo dos Povoamentos........................................................................................................................25 Explorao Florestal: material lenhoso......................................................................................................27 Explorao da Cortia.................................................................................................................................31 Explorao de outros Produtos Florestais.................................................................................................33 Infra-estruturas Florestais..........................................................................................................................35 Transporte de Produtos e Materiais...........................................................................................................37 Reflorestao................................................................................................................................................39

p. 7 de 42

CBP-GFS 2004

Introduo
O Cdigo de Boas Prticas para uma Gesto Florestal Sustentvel destina-se aos proprietrios e gestores florestais que, pretendendo iniciar ou melhorar o seu sistema de gesto florestal, necessitem de informao sobre os princpios e as exigncias da gesto sustentvel das suas matas. um documento complementar da Norma Portuguesa 4.406 "Sistemas de Gesto Florestal Sustentvel" mas no tem um carcter normativo, pelo que deve ser utilizado apenas como elemento de apoio e informao. As suas disposies no so, portanto, vinculativas e a sua aplicao e adaptao absolutamente voluntria e da responsabilidade exclusiva do responsvel pela gesto florestal. O Cdigo de Boas Prticas para a Gesto Florestal Sustentvel est organizado de acordo com 15 temas determinantes das opes na gesto florestal e aborda, para cada um deles, os seguintes aspectos: Objectivos: a definio dos objectivos da(s) operao(es) um aspecto importante, pois s se pode avaliar o seu sucesso confrontando os seus resultados com os respectivos objectivos; Factores-chave: identificam-se os factores principais de que dependem, em primeira instncia, o sucesso ou fracasso da(s) operao(es); Possveis estrangulamentos: inventariam-se as principais situaes que podem condicionar o sucesso da(s) operao(es); Impactos: identificam-se os impactos mais provveis associados operao, ou ao conjunto de operaes; Boas prticas: recomenda-se um conjunto de prticas destinadas a garantir o cumprimento dos objectivos da operao, ou conjunto de operaes, e a minimizar os seus impactos negativos com maior probabilidade de ocorrncia. Na utilizao deste instrumento de apoio gesto dever-se- no entanto levar em considerao o seu carcter genrico que se deve necessidade de ser aplicvel aos diversos sistemas de produo florestal de no se pretender mais do que proporcionar aos responsveis pela gesto florestal um quadro de anlise que integre preocupaes de carcter tcnico, ambiental e social que o ajude a formar as suas decises correntes. A recomendao tcnica de prticas florestais especficas, em funo dos objectivos definidos, dever sempre ser feita por um tcnico florestal e adaptar-se a cada situao concreta.

p. 9 de 42

CBP-GFS 2004

Programao e Planeamento
A actividade florestal decorre num perodo de tempo longo, sendo fortemente condicionada por factores naturais imprevisveis, alteraes dos mercados de produtos e servios, e exerce-se sobre sistemas vivos e complexos sujeitos a factores de risco elevado como fogos, doenas e p r a g a s . To r n a - s e , p o r i s s o , i m p e r i o s o g e r i r a f l o r e s t a integrando todos estes factores num planeamento adequado, em que conjuguem cuidados ambientais, capacidades produtivas, capacidades operacionais e os objectivos estabelecidos para a rea, admitindo sempre a possibilidade de rever o planeado. O planeamento e a programao operam-se a vrias escalas, quer espaciais, quer temporais, que impem, por isso, planos e programas de mbitos distintos e com um grau de detalhe adaptado a cada situao.

Objectivos:
Facilitar o estabelecimento, o desenvolvimento e a gesto da floresta; Optimizar a afectao dos recursos aos objectivos preconizados; Optimizar a calendarizao das operaes e dos meios a elas afectos; Garantir a ligao com as partes interessadas; Prever bons registos e comunicao.

Factores-chave:
Dimenso e grau de rigor do planeamento, Definio clara dos objectivos, Conhecimento adequado do local, Conhecimento apropriado dos meios disponveis e da capacidade dos seus operadores, Capacidade tcnica suficiente no planeamento e execuo das tcnicas silvcolas, Viso clara e objectiva dos mercados.

Possveis estrangulamentos:
Difcil compreenso do plano pelos agentes intervenientes, Deficiente conhecimento da rea e dos meios a empregar, Falta de clareza nos objectivos, No estabelecimento da cadeia de responsabilidades, No integrao de restries legais ou das expectativas locais no planeamento, M oramentao, Dificuldade na calendarizao por conhecimento insuficiente da ecologia das essncias florestais, Ausncia de planos de contingncia.

p. 10 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Grau de cumprimento dos objectivos, Alteraes na estrutura dos custos e das receitas, Incapacidade de atribuio de responsabilidades, Adequao dos meios aos objectivos.

Boas prticas:
Executar planos escritos, com a definio de objectivos, a justificao das aces e a calendarizao detalhados. Integrar no planeamento o sistema de registos. Va l i d a r f i n a n c e i r a m e n t e o q u e s e p l a n e o u , g a r a n t i n d o a f e c t a e s f i n a n c e i r a s adequadas s suas diferentes fases. Prever a reviso dos planos, assegurando uma flexibilidade de realizao adequada concretizao dos objectivos. Prever ferramentas de monitorizao e de controlo adequadas. Basear o planeamento numa recolha suficiente da informao relevante. Adequar o detalhe do planeamento s necessidades reais da sua concretizao. Compatibilizar o plano actual com outros planos existentes.

p. 11 de 42

CBP-GFS 2004

Seleco de Locais para Novas Plantaes


A avaliao de reas para as novas arborizaes deve ser cuidada, considerando restries ambientais, ou outras, de forma a assegurar que a arborizao pode iniciar-se. Esta preocupao visa o estabelecimento de uma futura floresta vivel.

Objectivos:
Estabelecer um povoamento florestal vivel cumprindo os objectivos de uma gesto sustentvel; Garantir que se cumprem os objectivos de gesto florestal estabelecidos para a rea; Assegurar que so devidamente consideradas as questes ambientais, sociais, paisagsticas e outras; Assumir os riscos associados arborizao.

Factores-chave:
Caractersticas da estao, Potencial para cumprir os objectivos de gesto, Possibilidade de instalao, Acessibilidade, Presena, ou necessidade, de infra-estruturas, Possibilidades para escoamento dos produtos ou servios florestais.

Possveis estrangulamentos:
Elevada sensibilidade ecolgica dos ecossistemas, Constrangimentos de carcter legal alterao do uso do solo, Condies que dificultam ou encarecem as operaes de instalao, manuteno e explorao, Dificuldades de acesso e de circulao de materiais, mquinas e produtos florestais, Rejeio do projecto pela comunidade local.

p. 12 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Interveno em ecossistemas de grande valor para a conservao; Alterao de valores geolgicos, ecolgicos, patrimoniais ou culturais; Alterao de microclima, hidrologia, estrutura do solo ou composio faunstica e florstica do local e sua vizinhana pela alterao de coberto vegetal; Alteraes estrutura paisagstica da regio; Reflexos diversos na comunidade local.

Boas prticas:
Assegurar a manuteno de ecossistemas de grande valor para a conservao. Identificar e respeitar valores geolgicos, ecolgicos, patrimoniais ou culturais. Identificar e avaliar a oportunidade da alterao das caractersticas prprias do local. Considerar as opinies dos grupos de interesse e das comunidades locais. Identificar e respeitar as condicionantes de uso de solo aplicveis ao local. Elaborar um plano detalhado.

p. 13 de 42

CBP-GFS 2004

Seleco das Essncias Florestais


A adequao das essncias florestais ao local crucial para o sucesso da florestao ou reflorestao. Deve tambm ser um instrumento para fomentar a diversidade a vrias escalas.

Objectivos:
Escolha da espcie, ou conjunto de espcies, que melhor se adapte ecolgica e tecnologicamente s condies do local e satisfaa os objectivos estabelecidos para a rea; Assegurar nveis adequados de diversidade biolgica; Integrao no meio envolvente e preservao das florestas nativas.

Factores-chave:
Objectivos da florestao, ou reflorestao, Adaptabilidade das espcies estao e ao local, Capacidade de vingamento, Custos de instalao, Sensibilidade das populaes locais s espcies escolhidas, Rentabilizao do investimento por determinadas espcies, Integrao paisagstica das espcies escolhidas.

Possveis estrangulamentos:
Inexistncia de sementes, ou de plantas, de provenincia adequada no mercado; Incompatibilidade das espcies escolhidas com outros usos, ou prticas locais; No aceitao das espcies escolhidas pelas populaes locais, ou por grupos de interesse; Sensibilidade das espcies escolhidas ao fogo, a pragas e a doenas.

p. 14 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Estabelecimento e consolidao da composio do futuro povoamento, Alteraes na paisagem local e suas imediaes, Alteraes da diversidade biolgica, Insucesso da plantao, Previso insuficiente de necessidades de conduo do povoamento, Conflito com estruturas vegetais existentes.

Boas prticas:
Avaliar o grau de adaptao da espcie ao local, Considerar eventuais impactos paisagsticos, Explorar oportunidades de maximizao da diversidade biolgica, Seleccionar cuidadosamente as provenincias disponveis, Identificar a tipologia e a dinmica da vegetao existente, Avaliar a rentabilidade do povoamento.

p. 15 de 42

CBP-GFS 2004

Material de Repovoamento
A utilizao de material gentico de boa qualidade e provenincia a chave para o estabelecimento de uma floresta saudvel e produtiva.

Objectivos:
Garantir, com segurana, a provenincia das plantas e das sementes, a sua boa condio sanitria e a sua adaptao s condies locais; Proporcionar material boa qualidade gentica e vivel para o estabelecimento de um povoamento capaz de cumprir os objectivos de gesto estabelecidos para a rea; Assegurar que o acondicionamento, o transporte, e o maneio das plantas e sementes no alteram a sua qualidade original.

Factores-chave:
Acessibilidade do local, Tipo e densidade de vegetao presente, Caractersticas da estao, Padres de drenagem, Escolha de maquinaria, Facilidade de realizao das operaes, Sade e segurana no trabalho.

Possveis estrangulamentos:
Acessibilidade deficiente, condies topogrficas difceis e dimenso da rea de interveno; Indisponibilidade do equipamento adequado e de mo-de-obra especializada; Planeamento inadequado e avaliao incompleta da situao; M execuo das operaes; poca disponvel para a realizao de operaes; Relao entre benefcios e custos.

p. 16 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Condicionamento da densidade, qualidade, produtividade e vitalidade do povoamento final; Possibilidade de introduo de pragas, ou de doenas, no povoamento e na regio; Disponibilidade de material de repovoamento com as caractersticas pretendidas.

Boas prticas:
Utilizar material de repovoamento de boa qualidade, Fazer um adequado maneio do material, Controlar o estado sanitrio do material utilizado, Ve r i f i c a r, n a r e c e p o , a c o n f o r m i d a d e d a q u a l i d a d e e p r o v e n i n c i a d a s p l a n t a s e sementes, Planear a recolha, ou encomendar, atempadamente os materiais de repovoamento, Conhecer e cumprir os instrumentos legais aplicveis.

p. 17 de 42

CBP-GFS 2004

Preparao do Terreno
o trabalho necessrio para criar as melhores condies para o estabelecimento de um novo povoamento. A preparao de terreno deve ser a estritamente necessria, ambientalmente correcta, economicamente vivel e resultado de um planeamento adequado.

Objectivos:
Proporcionar condies ptimas sementeira, plantao, ou estabelecimento de regenerao natural; Criar condies para o sucesso do futuro povoamento, tendo especiais cuidados com a drenagem e a fertilizao.

Factores-chave:
Acessibilidade do local, Tipo e densidade de vegetao presente, Caractersticas da estao, Padres de drenagem, Escolha de maquinaria, Facilidade da realizao de operaes, Sade e segurana no trabalho;

Possveis estrangulamentos:
Acessibilidade deficiente, condies topogrficas difceis e dimenso da rea de interveno; Indisponibilidade do equipamento adequado e da mo-de-obra especializada; Planeamento inadequado e avaliao incompleta da situao; M execuo das operaes; poca disponvel para a realizao de operaes; Relao entre benefcios e custos.

p. 18 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Alterao da estrutura do solo e possibilidade de ocorrncia de eroso, Impactos ambientais e sociais, Alterao da paisagem, Alterao de stios arqueolgicos, ou de bens naturais, Impactos ambientais derivados de falta de cuidado com o manuseamento de combustveis e leos, Ocorrncia de acidentes de trabalho.

Boas prticas:
Realizar um plano de acessos e da rede divisional coordenado com as redes viria e divisional existentes; Seleccionar os mtodos apropriados transposio dos cursos de gua; Minimizar a destruio da vegetao arbustiva e a sua queima; Fazer uma gesto correcta dos nveis de matria orgnica; Minimizar a compactao de solo e as perturbaes ambientais ; Escolher a poca correcta para a realizao das operaes; Utilizao preferencial de tcnicas de mobilizao mnima, identificando as preparaes de solo necessrias e as tcnicas de drenagem; Aplicar medidas de proteco de zonas aquticas e ribeirinhas, stios arqueolgicos, habitates importantes, paisagem e outros factores ambientais; Respeitar as bordaduras ou zonas de excluso relativamente a reas sensveis; Minimizar o perodo que medeia a preparao de terreno e a plantao; Considerar no planeamento as zonas declivosas, as linhas de gua e, eventualmente, programar obras de correco torrencial; Identificar correctamente necessidades de fertilizao de fundo; Aplicar os fertilizantes correctamente, tendo especial ateno ao tempo de disponibilidade dos nutrientes; Respeitar as boas prticas de aplicao de fertilizantes, em especial em zonas hmidas ou sensveis; Reduzir ao mnimo as mudanas de leo na floresta e realiz-las com os devidos cuidados para evitar contaminaes do solo e da gua; Recorrer sempre a operadores especializados; Respeitar as regras de sade e segurana no trabalho.

p. 19 de 42

CBP-GFS 2004

Plantao, Sementeira e Regenerao Natural


As rvores do povoamento devero ser resultado de material florestal de repovoamento de qualidade, pelo que a aplicao de boas tcnicas de plantao, de sementeira, ou de conduo de regenerao natural, so factores fundamentais para assegurar uma floresta harmoniosa e integrada no meio.

Objectivos:
Instalar, ou manter no terreno, uma nova gerao de rvores, bem adaptadas estao e capazes de satisfazer os objectivos estabelecidos para a rea; Garantir o coberto vegetal planeado; Atingir o coberto vegetal pretendido com os menores custos e no menor tempo de instalao possvel; Instalar manchas florestais em harmonia com a paisagem, adaptadas ao local e permitindo uma futura gesto por tcnicas e meios disponveis.

Factores-chave:
Existncia de bons materiais de repovoamento: plantas, sementes ou regenerao natural; Oportunidade do momento de interveno; Disponibilidade de mo-de-obra qualificada; Mtodos e tcnicas utilizadas;

Possveis estrangulamentos:
Inexistncia dos materiais de repovoamento pretendidos; Deficiente gesto, transporte e acondicionamento das sementes; Desconhecimento das tcnicas e dos mtodos de execuo correctos; Avaliao deficiente das microcondies especficas do local, ou de parte dele, nomeadamente: drenagem, diferentes manchas de solo, exposio; Operadores no especializados; poca de plantao e condies climticas no momento.

p. 20 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Grau de sucesso do povoamento; Condicionamento da densidade, qualidade, produtividade e vitalidade do povoamento final.

Boas prticas:
Planear correctamente a operao; Optimizar o momento da execuo, especialmente, o da plantao; Assegurar a adequao do material de repovoamento ao local; Aproveitar sempre que possvel a regenerao natural; Conjugar adequadamente material de repovoamento e tcnica de preparao do terreno; Utilizar mtodos e tcnicas adequados sementeira, plantao, ou aproveitamento da regenerao natural; Minimizar as perdas de matria orgnica e a compactao de solo; Seleccionar operadores com qualificao adequada; Adaptar as operaes previstas no plano s microcondies especficas do local, ou de parte dele, nomeadamente: drenagem, diferentes manchas de solo, exposio.

p. 21 de 42

CBP-GFS 2004

Gesto de Vegetao
Considerando a fase juvenil de uma nova mancha florestal, em que o coberto arbreo ainda no dominante, fundamental gerir a vegetao de acompanhamento de uma forma sustentvel. A vegetao concorrente frequentemente causa de perdas de plantas, ou de reduo dos crescimentos. Por outro lado, existem plantas cuja presena benfica para o desenvolvimento dos povoamentos. Tambm o risco de fogo implica opes claras na gesto da vegetao.

Objectivos:
Gerir a vegetao de acompanhamento de uma forma sustentada, at ao estabelecimento bem sucedido de um coberto florestal.

Factores-chave:
Conhecimento das espcies e das caractersticas da vegetao (herbcea, arbustiva ou arbrea) de acompanhamento; Quantidade de vegetao existente e previso do seu desenvolvimento; Condies de preparao de terreno; Mtodos e tcnicas utilizados (mecnicas, fsicas ou qumicas); Conhecimento dos meios de controlo, em especial, dos meios qumicos; Controlo ambiental das operaes;

Possveis estrangulamentos:
Indisponibilidade dos meios adequados, Custo elevado, ou no previsto, das operaes, Planeamento deficiente, Segurana das operaes, Indicaes ou conhecimentos insuficientes, Proximidade de zonas hmidas, urbanas, ou de outras reas sensveis.

p. 22 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Eliminao ou reduo da vegetao, Situao vegetativa das rvores, Qualidade da gua e do solo, e alterao da paisagem, Alterao de habitates para fauna, Acidentes de trabalho, Acidentes ambientais com o manuseamento de agro-qumicos.

Boas prticas:
Av a l i a r a n e c e s s i d a d e d e i n t e r v e n o s o b r e a v e g e t a o ( h e r b c e a , a r b u s t i v a o u arbrea) de acompanhamento, Planear os mtodos de interveno, Estabelecer a relao custo/benefcio dos mtodos a utilizar, Respeitar as normas de conservao do solo e da gua, Utilizar tcnicas menos agressivas para o local, Aplicar correctamente os herbicidas, respeitando sempre as instrues de procedimento, monitorizando a sua aplicao e notificando de imediato as autoridades em casos de acidente, Utilizar operadores especializados, Utilizar unicamente material em boas condies e dentro dos prazos de validade, Recolher e dar tratamento adequado a todas as embalagens e materiais no utilizados.

p. 23 de 42

CBP-GFS 2004

Sanidade Florestal: pragas e doenas


A sanidade florestal reflecte um equilbrio que pode ser alterado em qualquer momento do desenvolvimento do povoamento. A alterao desse equilbrio deve ser cuidadosamente monitorizada e avaliada para verificar a que nvel afecta o normal crescimento do povoamento. pela monitorizao e avaliao dos desgastes ou riscos de danos que, em face dos instrumentos disponveis, ser decidida uma possvel interveno.

Objectivos:
Manter o bom estado sanitrio do povoamento, Proteger as rvores da ocorrncia de danos causados por doenas, insectos ou outros animais, Garantir uma monitorizao satisfatria das populaes de insectos, roedores e outros animais e da existncia de doenas.

Factores-chave:
Conhecimento das pragas e doenas existentes na regio; Risco da presena de doenas, insectos, roedores ou outros animais; Monitorizao e medidas de combate; Susceptibilidade do local e da espcie ocorrncia de danos.

Possveis estrangulamentos:
Falta de conhecimento dos nveis de ataque, Equipas e pessoal especializado na identificao e no combate, Deficiente validao de mtodos, Ausncia de dispositivos regionais ou local de interveno regional conjunta, Difuso escassa de medidas fitossanitrias preventivas.

p. 24 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Perda parcial, ou total, do crescimento do arvoredo e/ou depreciao da sua qualidade, Disseminao do agente bitico, Alterao da paisagem, Sade pblica, Efeitos ambientais associados s medidas fitossanitrias.

Boas prticas:
Monitorizar a presena e as populaes de doenas, insectos, roedores ou outros animais; Relatar s autoridades locais a ocorrncia de pragas e doenas no usuais; Aplicar os mtodos apropriados em funo do risco, no momento certo e nas condies adequadas; Cumprir as instrues de procedimento relativas preparao, armazenamento, transporte e aplicao de pesticidas e manuteno do equipamento de aplicao; Instalao de proteces contra mamferos; Promoo de factores naturais no controle de pragas ou doenas como a presena de agentes reguladores das populaes de insectos (por ex. aves), ou a descontinuidade dos povoamentos florestais (resinosas/folhosas ou combinaes de diferentes espcies).

p. 25 de 42

CBP-GFS 2004

Conduo dos Povoamentos


Uma vez estabelecido o povoamento florestal, necessrio programar a sua manuteno. A manuteno florestal integra um conjunto de cuidados de acordo com um programa de monitorizao e validao da oportunidade de interveno, que encara a floresta como um sistema complexo, vivo e dinmico.

Objectivos:
Optimizar a relao entre os recursos empregues e os produtos obtidos, Assegurar o desenvolvimento dos povoamentos at maturidade, de forma sustentvel, Monitorizar, acompanhar e registar o estado dos povoamento, Corrigir impactos adversos, Aumentar a qualidade dos produtos florestais, Maximizar o valor potencial dos povoamentos.

Factores-chave:
Conhecimento da situao de referncia, Clareza dos objectivos a atingir, Existncia de plano de gesto, Meios disponveis para a conduo de povoamentos, Situao do mercado no presente e no futuro, Risco de ocorrncia de factores adversos (secas, pragas, doenas ou fogos), Condicionamentos legais, Processo de melhoria contnua.

Possveis estrangulamentos:
Prescries inadequadas para os objectivos a atingir, M avaliao do potencial florestal, Ausncia de operadores qualificados, Ausncia de equipamento adequado, Condies de instalao deficientes, Alterao das condies de mercado a meio do ciclo de produo, Ocorrncia de adversidades no previstas, Incapacidade de intervir em tempo til,

p. 26 de 42 Pouca elasticidade na reviso do plano de manuteno,

CBP-GFS 2004

Falta ou dificuldade de acesso a conhecimentos adequados (por ex. modelos de produo).

Impactos:
Resultado financeiro da explorao, Substituio de ecossistemas de grande valor de conservao, Alterao de valores geolgicos, ecolgicos, patrimoniais ou culturais, Alterao do microclima, hidrologia, estrutura do solo e da composio faunstica e florstica do local e sua vizinhana, pela alterao de coberto vegetal, Alteraes da estrutura paisagstica da regio onde o local se insere, Alteraes da vitalidade do povoamento, Reflexos na comunidade local ao nvel econmico-social, Contributo para a estabilizao dos mercados, Qualidade dos produtos extrados, Ocorrncia de acidentes de trabalho.

Boas prticas:
Estabelecer um plano de conduo adequado aos objectivos e com reviso contnua; Fazer uma gesto da vegetao com cuidados ao nvel do solo da gua e da fauna existente; Avaliar cuidadosamente a oportunidade da execuo de podas; Desramas, fertilizaes, desbastes e outras actividades de valorizao do produto final; Executar criteriosamente os desbastes e controlos de densidade; Seleccionar operadores qualificados; Assegurar que os objectivos prprios do proprietrio so atingidos; Avaliar economicamente cada operao, confirmando a sua necessidade e prevendo o seu retorno; Assegurar a manuteno de ecossistemas de grande valor de conservao; Identificar e respeitar valores geolgicos, ecolgicos, patrimoniais ou culturais; Garantir a segurana no trabalho; Conhecer os mercados, a disponibilidade de servios e os valores de venda dos produtos; Agir na altura correcta e de acordo com as descries de procedimentos e meios previstos.

p. 27 de 42

CBP-GFS 2004

Explorao Florestal: material lenhoso


Da floresta recolhem-se produtos com ciclos de colheita diversos. Neste ponto aborda-se a recolha de material lenhoso (corte, rechega e transporte), o produto mais habitual dos espaos florestais.

Objectivos:
Assegurar a extraco de lenho; Optimizar a extraco dos produtos lenhosos, de acordo com as melhores utilizaes futuras; Garantir a continuidade do sistema em termos de produtividade e de diversidade, minimizando problemas de destruio de estrutura de solo, de interferncia na vida selvagem, bem como em zonas hmidas, stios arqueolgicos, ou outras reas sensveis; Operar com o menor custo possvel; Minimizar os impactos negativos na floresta que se mantm de p; Ter um planeamento com custos controlados, prevendo estrangulamentos e sendo suficientemente flexvel para se adaptar s condies do meio; Garantir a segurana dos operadores.

Factores-chave:
Planeamento das operaes de explorao, Equipamento disponvel, Existncia de um plano de contingncia para alterao das condies do meio ou para emergncias, Acessibilidades e condies da estao, Sade e segurana no trabalho, Necessidade de salvaguarda ambiental, seja do solo, de reas sensveis ou da paisagem, Possibilidade de instalao de estaleiros florestais, Capacidade natural de reabilitao da estao, Condies especficas do local a explorar e condies meteorolgicas verificadas durante a operao, Sistema de corte, rechega e transporte.

p. 28 de 42

CBP-GFS 2004

Possveis estrangulamentos:
Condies especficas da estao; Inexistncia dos equipamentos pretendidos e de mo-de-obra qualificada; M identificao e caracterizao das reas em corte; Planeamento deficiente e consequente inadequao da localizao de estradas e trilhos; Planeamento deficiente resultando na escolha de sistemas inadequados; Comunicao deficiente com as autoridades e as populaes locais; Mquinas de corte e de rechega inapropriadas ao local e s condies de trabalho; No identificao, ou inadequada aplicao, de medidas operacionais resultando em danos possveis nas zonas sensveis; Possibilidade de danos na rea envolvente; Inadequao das estradas e/ou dos camies s cargas transportadas.

Impactos:
Interferncia em reas contguas e cortes rasos demasiadamente extensos; Acidentes de trabalho nas operaes de explorao; Conflito entre as operaes de explorao e a circulao pblica; Danos nas mquinas, degradao do solo e depreciao do material colhido; Degradao do local, devida a m execuo de estradas e trilhos, nomeadamente eroso de solo; Degradao ou empobrecimento da estao pelo recurso maquinaria demasiado pesada, ou devido extraco da rvore inteira; Degradao do sistema de drenagem instalado, pela passagem de mquinas; Impactos ambientais negativos pela realizao de operaes em condies meteorolgicas adversas ou com falta de tempo; Perturbao de reas sensveis, especialmente zonas aquticas, por sedimentos ou ramos; Alterao significativa da paisagem devida natureza e extenso do corte; Impactos ambientais derivados de falta de cuidado com o manuseamento de combustveis e leos; Excesso de movimentaes e abuso de circulao no local durante a extraco e o carregamento; Acumulao de materiais sobrantes da explorao florestal nas zonas de carregadouro, ou em zonas de descasque; Reabilitao inadequada da estao, aps as operaes de explorao; Excesso de tempo at ao estabelecimento de um novo revestimento florestal.

p. 29 de 42

CBP-GFS 2004

Boas prticas:
Preparao de planos de explorao adequados, identificando por escrito os riscos associados, e de planos de contingncia para emergncias; Seleccionar as melhores prticas de silvicultura e as melhores solues financeiras para as operaes de explorao; Conhecer os mercados, separando e agrupando os produtos extrados por tipo de utilizao e valor; Seleccionar o equipamento mais adequado para o corte e a extraco; Assegurar uma densidade de trilhos, pontes, estradas florestais adequada, reduzindo ao mnimo a transposio de ribeiros; Estabelecer planos de corte que minimizem os impactos negativos na paisagem; Evitar a degradao dos solos, utilizando tcnicas adequadas, nomeadamente a circulao sobre ramos; Planear as operaes para evitar condies meteorolgicas adversas - a flexibilidade no planeamento permite considerar as condies atmosfricas vividas em cada momento; Aplicar medidas operacionais relacionadas com locais sensveis, nomeadamente, criando ou mantendo faixas de proteco para zonas aquticas, stios arqueolgicos ou outras zonas de importante excluso, e evitando empregar mquinas pesadas nestes locais; Preservar as rvores longevas e cavernosas e minimizar os danos sobre as rvores que ficam no povoamento; Recorrer a pessoal qualificado e treinado e respeitar as instrues de procedimento e segurana dos equipamentos; Restringir a circulao de pessoas e animais empregando sinais de alerta claros; Seleccionar os locais adequados para os carregadouros, estabelecer regras para o abastecimento de mquinas e para a produo de resduos, garantindo sempre um local de depsito seguro; Assegurar um bom calendrio de realizao das operaes, minimizando danos sobre a fauna, promovendo a extraco de madeira atempadamente e fazendo uma correcta gesto dos materiais sobrantes; Reabilitar as reas que foram danificadas pela explorao, nomeadamente estradas, cercas, etc.; Minimizar as mudanas de leo dentro da floresta e realiz-las com os devidos cuidados para evitar contaminaes do solo e da gua; Considerar a opinio de grupos de interesse e comunidades locais; Assegurar o revestimento do solo, o mais cedo possvel.

p. 31 de 42

CBP-GFS 2004

Explorao da Cortia
Da floresta recolhem-se produtos com ciclos de colheita diversos; dentre eles, e em Portugal, a cortia tem um peso determinante.

Objectivos:
Assegurar a extraco da cortia; Optimizar a extraco da cortia, de acordo com as melhores utilizaes potenciais; Garantir a continuidade do sistema em termos de produtividade e de diversidade, minimizando a destruio ou degradao do arvoredo; Operar com o menor custo possvel; Minimizar os impactos negativos no montado ou sobreiral; Realizar um planeamento com custos controlados, prevendo os estrangulamentos, e com flexibilidade adaptada s condies do meio; Garantir a segurana dos operadores.

Factores-chave:
Planeamento das operaes de tiragem de cortia; Constrangimentos legais; Existncia de um plano de contingncia para os casos de alterao das condies do meio ou de emergncias; Sade e segurana no trabalho; Condies especficas do local da tirada da cortia e condies meteorolgicas verificadas durante a operao, Existncia de pessoal qualificado para o descortiamento; Organizao espacial e estrutura e do montado; Tipo de explorao (por folha contnua, a pau batido ou em meas); Possibilidade de instalao de parques de recepo da cortia em bruto.

Possveis estrangulamentos:
Inexistncia de alternativas mecanizadas para a tiragem de cortia, Perodo de extraco curto, Inexistncia de mo-de-obra qualificada,

p. 32 de 42 M identificao e caracterizao das rvores a descortiar, Planeamento deficiente conduzindo a uma de rechega manual de cortia excessiva, Planeamento deficiente das aces,

CBP-GFS 2004

No identificao ou aplicao inadequada das medidas operacionais, resultando em possveis danos em zonas sensveis, Condies meteorolgicas vividas no momento.

Impactos:
Acidentes de trabalho nas operaes de extraco da cortia, Depreciao do material recolhido ou danos nas rvores, Consequncias negativas para o ambiente resultante advenientes da realizao das operaes em condies meteorolgicas adversas ou com falta de tempo, Perturbao de reas sensveis, especialmente as zonas hmidas, Excesso de movimentaes e abuso de circulao no local durante a extraco e o carregamento, Aumento da susceptibilidade ao fogo e s pragas e doenas, Propagao de doenas devido explorao.

Boas prticas:
Preparar planos de explorao adequados, identificando por escrito os riscos associados, e monitorizando e medindo as produes obtidas, Preparar planos de contingncia para o caso de emergncias, Seleccionar as melhores prticas silvcolas e as melhores solues financeiras para as operaes de extraco da cortia, Proteger a regenerao natural nas operaes de preparao da extraco da cortia, Converter progressivamente a explorao do regime de "meas" ao de "pau-batido", Minimizar as condies de stress para as rvores, Utilizar tcnicas adequadas para evitar danificar as rvores, Planear as operaes evitando a sua realizao sob condies meteorolgicas ou fisiolgicas adversas, Elaborar um plano flexvel permitindo considerar as condies atmosfricas vividas em cada momento, Notificar as autoridades em caso de acidente, Recorrer a pessoal qualificado e treinado, Seleccionar locais adequados para a colocao da pilha de cortia, Assegurar um bom calendrio para a extraco da cortia, removendo toda a cortia atempadamente, Minimizar as mudanas de leo na floresta e realiz-las com os devidos cuidados para evitar contaminaes do solo e da gua, Registar as produes obtidas.

p. 33 de 42

CBP-GFS 2004

Explorao de outros Produtos Florestais


Da floresta, alm das produes lenhosas, possvel obter outros produtos e servios que nem sempre so claramente identificados pelo gestor. A caa, a pesca, os cogumelos, os produtos da apicultura, as plantas aromticas, os espargos, as pastagens, os frutos silvestres e mesmo a paisagem, o recreio e o turismo, constituem objectivos adicionais de gesto que devero ser considerados e valorizados num plano de gesto florestal sustentvel.

Objectivos:
Aproveitar as oportunidades de explorao dos produtos florestais no lenhosos proporcionados pela estao; Diversificar as fontes de receita da explorao florestal; Aproveitar todas as potencialidades da rea onde a actividade florestal decorre; Estar atento s possibilidades de mercado, optimizando os recursos disponveis; Diversificar as actividades onde a complementaridade dos produtos tem geralmente uma boa relao proveito/custo.

Factores-chave:
Potencial para cumprir os objectivos de gesto, Caractersticas da estao, Existncia de mercados, Conhecimento tcnico das produes, Complementaridade entre diferentes actividades; Possibilidade e capacidade de monitorizar os recursos.

Possveis estrangulamentos:
Capacidade de promoo do produto ou servio; Conhecimento insuficiente da gesto do produto ou servio; Ausncia ou insipincia dos mercados; Ausncia de regulao da colheita e da propriedade de alguns produtos; Posse e direitos de usufruto do produto, ou servio, pouco claros; Incompatibilidade de objectivos de produo; Inexistncia de mo-de-obra qualificada.

p. 34 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Afectao do recurso por excesso de explorao ou pela utilizao de tcnicas de explorao inadequadas, Diversificao e regularizao dos rendimentos, Maior complexidade da gesto, Melhor conhecimento e permanncia na rea, Fomento da diversidade biolgica.

Boas prticas:
Identificar os recursos no lenhosos existentes na rea, Avaliar e monitorizar a existncia de produtos florestais no lenhosos, Englobar os recursos no lenhosos no plano de gesto, Assegurar o conhecimento dos recursos no lenhosos pelas pessoas envolvidas no processo, Registar as produes obtidas por recurso.

p. 35 de 42

CBP-GFS 2004

Infra-estruturas Florestais
As florestas exigem um conjunto de infra-estruturas que so necessrias para a sua gesto e que, no sendo directamente produtivas, concorrem para um correcto e normal desenvolvimento da actividade. As infra-estruturas mais usuais so: estradas, caminhos florestais, rede divisional, pontos-de-gua, obras de correco torrencial e construes de apoio.

Objectivos:
Dotar a floresta de um conjunto de infra-estruturas que sirvam de suporte instalao, conduo, explorao e proteco das matas; Assegurar que as infra-estruturas existentes se integram de um modo economicamente vivel no plano de gesto da rea florestal; Assegurar que as infra-estruturas se integram na paisagem, no originam perdas de solo ou m drenagem e no so responsveis pela destruio de reas sensveis; Assegurar que as infra-estruturas so adequadas para os fins para que foram planeadas.

Factores-chave:
Caractersticas do local (topografia, geologia, rede hidrogrfica, clima); Levantamento e dimensionamento das necessidades; Disponibilidade local ou regional dos materiais para construo; Sensibilidade do solo eroso e caractersticas da rede hidrolgica; Estabilidade das infraestruturas.

Possveis estrangulamentos:
M qualidade do desenho ou da construo das infra-estruturas; Elevado custo de construo e manuteno das infraestruturas; Reduo da rea de solo com capacidade produtiva Conduo deficiente das operaes de manuteno de infraestruturas Dimenso da propriedade.

p. 36 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Alterao da qualidade da gua e controlo da eroso do solo, Perda de solo com capacidade produtiva, Alterao da qualidade da paisagem, Alteraes ao regime hdrico, Estabilidade dos taludes, Maior acessibilidade da rea florestal, Alteraes na diversidade biolgica.

Boas prticas:
Integrar as infraestruturas da rea de gesto naquelas que servem a regio, Monitorizar o estado das infraestruturas e promover atempadamente a sua manuteno e reparao, Respeitar os regulamentos e as boas regras de construo, Avaliar as necessidades em infraestruturas e dimension-las correctamente, Identificar correctamente a finalidade de cada infraestrutura e estabelecer o respectivo plano de manuteno; Usar projectos de engenharia civil sempre que o tipo de infraestruturas o exija; Minimizar a rea de interveno; Durante a construo de infraestruturas, minimizar as mudanas de leo na floresta e r e a l i z - l a s c o m o s d e v i d o s c u i d a d o s p a r a e v i ta r c o n ta m i n a e s d o s o l o e d a g u a ; Desenhar as infraestruturas de acordo com as caractersticas da estao.

p. 37 de 42

CBP-GFS 2004

Transporte de Produtos e Materiais


Os transportes assumem cada vez mais um papel primordial na gesto florestal. A movimentao de produtos tornou-se vulgar, quer se trate do transporte de plantas ou sementes, de mquinas ou de meios humanos a intervir no espao florestal, quer do transporte dos produtos florestais. Vrias formas e redes de transporte podem ser combinadas atendendo dimenso das cargas, capacidade das vias e aos destinos.

Objectivos:
Assegurar a entrega de produtos e mercadorias, Manter o volume e a qualidade dos produtos durante o transporte, Efectuar o transporte ao mais baixo custo possvel, Garantir a segurana dos trabalhadores e do pblico em geral, Evitar danificar a rede viria, Minimizar a poluio associada ao transporte.

Factores-chave:
Constrangimentos legais, Restries locais, Caractersticas das redes virias florestal e pblica, Tipo de transporte disponvel, Tipo de material a transportar, Planificao.

Possveis estrangulamentos:
Densidade e qualidade e da rede viria, Dificuldade de obteno de determinados meios de transporte, Inadequao do meio de transporte ao produto transportado, Rejeio do trfego de cargas pelas comunidades locais, Ausncia de pessoal qualificado, Desrespeito do contratado.

p. 38 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Danificao dos produtos transportados, Poluio provocada pelos meios de transporte, Deteriorao das infraestruturas e incremento dos riscos na via pblica por excesso de carga, Disseminao de pragas e doenas, Impactos ambientais derivados de falta de cuidado com o manuseamento de combustveis e leos.

Boas prticas:
Respeitar as cargas legais, Seleccionar os percursos e meios de transporte mais adequados, Fazer um bom planeamento e calendarizao da operao de transporte, Respeitar as regras de trnsito e manter a cortesia para com os outros utentes da estrada, Monitorizar eventuais danos e assumir a responsabilidade pela sua reparao, Acondicionar as cargas correctamente, Minimizar as mudanas de leo na floresta e realiz-las com os devidos cuidados para evitar contaminaes do solo e da gua.

p. 39 de 42

CBP-GFS 2004

Reflorestao
A reflorestao representa uma oportunidade para melhorar a anterior estrutura florestal em termos de espcies, diversidade biolgica, produo e tcnicas de cultivo. A reflorestao deve ser encarada como uma oportunidade nica para promover a biodiversidade florestal, a harmonia da paisagem e garantir faixas de proteco em zonas sensveis.

Objectivos:
Repor um coberto florestal vivel aps a explorao florestal ou a ocorrncia de danos significativos por agentes biticos ou abiticos; Corrigir os eventuais erros cometidos no passado; Manter, ou melhorar, o potencial produtivo da rea; Manter, ou melhorar, as caractersticas da floresta para a conservao do solo, da gua, da diversidade biolgica ou do patrimnio; Manter ou melhorar o acesso e a rede de infraestruturas de apoio actividade florestal.

Factores-chave:
Obrigaes legais; Estado da parcela aps a explorao ou a passagem do agente bitico ou abitico; Potencial produtivo expectvel da nova arborizao; Gesto dos materiais sobrantes da cultura anterior; Facilidade de regenerao ou de instalao do novo povoamento; Tcnicas disponveis para a instalao e a conduo dos povoamentos.

Possveis estrangulamentos:
Capacidade financeira para levar a cabo o investimento, Rentabilidade expectvel do investimento, Estaes demasiadamente degradadas, Pragas, doenas ou infestantes presentes na rea ou na regio, Dimenso da propriedade e situao das propriedades vizinhas, Risco e periodicidade da ocorrncia de fogos na regio, Falta de planeamento.

p. 40 de 42

CBP-GFS 2004

Impactos:
Alterao ou reposio do coberto florestal; Expectativas das comunidades locais para a rea, Alteraes na estrutura paisagstica; Alterao de valores geolgicos, ecolgicos, patrimoniais ou culturais; Alteraes da acessibilidade e da mobilidade dentro da parcela.

Boas prticas:
Fazer um plano detalhado da reflorestao ou do uso da regenerao natural; Av a l i a r a s o p o r t u n i d a d e s p a r a a l t e r a r a e s t r u t u r a e c o m p o s i o d o c o b e r t o f l o r e s ta l anterior; Assegurar a manuteno de ecossistemas de grande valor de conservao; Identificar e respeitar valores geolgicos, ecolgicos, patrimoniais ou culturais; Identificar e avaliar a oportunidade para alterar caractersticas prprias do local, nomeadamente, a oportunidade para compartimentar e diversificar o espao florestal com folhosas/resinosas, ou com diferentes espcies; Considerar as opinies dos grupos de interesse e das comunidades locais; Identificar e respeitar as condicionantes de uso de solo aplicveis ao local.

You might also like