You are on page 1of 79

DIREITO AMBIENTAL - LFG INTENSIVO III Prof. Fabiano Melo Aula: n. 01 (10.08.

09) Tema: Conceito de meio ambiente em nvel internacional Princpios do meio ambiente 1. Conceito de meio ambiente em nvel internacional O Direito Ambiental d incio com a Conferncia de Estocolmo (1972), realizada pela ONU, com o intuito de discutir sobre o meio ambiente humano. A sua importncia foi a realizao da Declarao de Estocolmo, na qual colocou o meio ambiente como direito humano, o que acarretou numa grande influncia na CRFB/88, pois o colocou como direito fundamental. Vale dizer que os socialistas no participaram desta Conferncia. Conseqncia desta conferncia foi a formao de dois grupos: I) Preservacionista: busca manter o grau mximo de atividade; II) Desenvolvimentista: querem o crescimento econmico a qualquer custo. Tese adotada pelos pases em desenvolvimento, dentre eles o Brasil. Obs.: Houve uma formao de um terceiro grupo os conservacionistas, que querem o desenvolvimento econmico, porm preocupando-se com o meio ambiente. Em 1987 houve a criao da Comisso sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU), na qual editou o relatrio Nosso futuro comum (ou Brundtland). Este relatrio sistematizou o Desenvolvimento Sustentvel, que utilizado at hoje. O desenvolvimento sustentvel consiste em atender s necessidades da gerao presente sem comprometer s geraes futuras. Este relatrio precedeu o RIO/92 ou ECO/92 (Cpula da Terra), na qual foi realizada a Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (desenvolvimento sustentvel). Seus efeitos (soft law, para os internacionalistas) foram: I) Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, II) Agenda 21(plano de ao para que tenhamos sociedades sustentveis). Convenes decorrentes da Declarao do RIO: a) Conveno-Quadro sobre mudanas climticas = foi em 1997 complementada pelo Protocolo de Kyoto (para reduo de gases na atmosfera entre o perodo de 2008 a 2012, no percentual de 5,2%, tendo como base o ano de 1990). b) Proteo sobre diversidade biolgica. RIO + 10 (Conferncia de Johanesburgo sobre Desenvolvimento Sustentvel 2002) = Ocorreu a declarao poltica conhecida como Compromisso de Johanesburgo sobre Desenvolvimento Sustentvel e criao do plano de implementao. Este plano possui trs objetivos: I) erradicar a pobreza; II) eliminar padres de consumo e produo insustentvel, III) proteger os recursos naturais. 2. Princpios do meio ambiente 2.1) Princpio do Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado como um Direito Fundamental (art. 225 CRFB/88 c/c Princpio 1 da Declarao do RIO/92) = Significa que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. um direito fundamental (direito matriz), pois a partir deste que se irradia para novas interpretaes do legislador constitucional e infraconstitucional.

Meio ambiente ecologicamente equilibrado significa um meio ambiente no poludo com salubridade e sadia qualidade de vida (quanto mais se aproxima dignidade da pessoa humana, mais essencial ele se torna.

Art. 225 CRFB/88 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; (L-011.105-2005 Regulamento) (MP-002.186-016-2001 - Regulamentao) III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; (L-011.105-2005 - Regulamento) V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (L-011.105-2005 Regulamento) VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal MatoGrossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. (MP-002.186-016-2001 - Regulamentao) 5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. 6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas. PRINCPIO 1 Os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel. Tm direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza. 2

MS 22.164/SP - STF (30/10/1995) Ementa: "O direito integridade do meio ambiente tpico direito de terceira gerao constitui

prerrogativa jurdica de titularidade coletiva, refletindo, dentro do processo de afirmao dos direitos humanos, a expresso significativa de um poder atribudo, no ao indivduo identificado em sua singularidade, mas, num sentido verdadeiramente mais abrangente, prpria coletividade social (...).
ADI 3540/DF (31.08.05) Ementa: (...) Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de um

tpico direito de terceira gerao (ou de novssima dimenso), que assiste a todo o gnero humano (RTJ 158/205-206). Incumbe, ao Estado e prpria coletividade, a especial obrigao de defender e preservar, em benefcio das presentes e futuras geraes, esse direito de titularidade coletiva e de carter transindividual.
2.2 - Princpio do Desenvolvimento Sustentvel (art. 225 e 170, III e VI CRFB/88 c/c Princpio 4 da Declarao do RIO/92)

Art. 170 CRFB/88. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - funo social da propriedade; IV - livre concorrncia; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao. PRINCPIO 4 Para alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo ambiental deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento, e no pode ser considerada isoladamente deste.
Desenvolvimento sustentvel aquele economicamente factvel, ecologicamente adequado, socialmente justo e culturalmente equitativo, sem discriminaes. Em outras palavras, compatibilizar o desenvolvimento da atividade econmica e a proteo do meio ambiente. ** ATENO: Antropocentrismo (a) Biocentrismo (b) Ecocentrismo (c)

(a) o homem o centro do universo (de todas as relaes). Os animais e os recursos naturais so utilizados por ele. A conseqncia a destruio do meio ambiente. A CRFB/88 tem essncia antropocntrica. (b) o centro do universo so os seres vivos (flora e fauna). H proteo jurdica dos animais, tornandose sujeito de direito (para alguns doutrinadores). H uma passagem em nossa CRFB/88 de biocentrismo (art. 225, VII: (...) proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade). Ex.: Rinhas de galo (leis estaduais que as autorizavam foram consideradas inconstitucionais). (c) a ecologia o centro do universo (viso radical). Obs.: Posio a ser adotada em concurso pblico = antropocentrismo alargado, ou seja, h uma preocupao em unir o ser humano com o animal.

Ocorrendo conflito entre atividades econmicas e proteo ao meio ambiente. Qual prevalecer? Resposta: Em conformidade com a ADI 3540/DF, deve-se primeiramente compatibiliz-la, porm quando no for possvel prevalecer a proteo ao meio ambiente. ADI 3540/DF (31.08.05) Ementa: (...) O princpio do desenvolvimento sustentvel, alm de impregnado de carter

eminentemente constitucional, encontra suporte legitimador em compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro e representa fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e as da ecologia, subordinada, no entanto, a invocao desse postulado, quando ocorrente situao de conflito entre valores constitucionais relevantes, a uma condio inafastvel, cuja observncia no comprometa nem esvazie o contedo essencial de um dos mais significativos direitos fundamentais: o direito preservao do meio ambiente, que traduz bem de uso comum da generalidade das pessoas, a ser resguardado em favor das presentes e futuras geraes (...). A atividade econmica no pode ser exercida em desarmonia com os princpios destinados a tornar efetiva a proteo ao meio ambiente (...).
2.3 - Princpio da Solidariedade Intergeracional ou Responsabilidade entre Geraes (art. 225, in fine CRFB/88 c/c Princpio 3 da Declarao do RIO/92) Cria-se um sujeito de direito indeterminado.

Art. 225, in fine CRFB/88 = ... o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. PRINCPIO 3 O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas eqitativamente as necessidades de geraes presentes e futuras.
o princpio de tica entre as geraes, havendo duas leituras: I) Sincrnica (presentes associaes) = o acesso desta gerao no pode comprometer o acesso das geraes futuras. II) Diacrnica (futuras geraes) = a localizao dos recursos naturais (quem deve ter acesso a eles quem tiver mais prximo). A localizao deve-se dar a nvel local, regional, nacional e internacional. 2.4 - Princpio da funo scio-ambiental da propriedade (art. 5, XXII e XXIII CRFB/88) = A propriedade s se legitima a partir do momento que se atende a funo social e a coletividade.

Art. 5 XXII - garantido o direito de propriedade XXIII - a propriedade atender a sua funo social.
A funo social da propriedade pode ser: rural (art. 182,2 CRFB/88) = A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor. urbana (art. 186 CRFB/88) = deve-se cumprir o plano diretor do Municpio, conforme preconiza o Estatuto da Cidade art. 39 L. 10.257/01.

Art. 186 CRFB/88 - A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado;(fator econmico) II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente;(fator ambiental) III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; (fator social) IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores. (fator social)

Art. 39 L. 10.257/01. A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidados quanto qualidade de vida, justia social e ao desenvolvimento das atividades econmicas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2 desta Lei.
A funo social no limita o direito de propriedade. Esta elemento essencial interno da propriedade, o contedo do direito de propriedade. No h que se falar em limitao, mas sim no uso da propriedade, conforme o direito (deve-se observar a PPP, cumprindo com o art. 5, XXIII CRFB/88). Obs.: Onde no h funo, h autonomia de vontade. A funo tem idia de obrigao e quando cumprida, pode-se usar a propriedade com certa liberdade (funo scio-ambiental). A funo pode ser: positiva (obrigao de fazer). Ex.: Na propriedade rural (no tendo reserva legal florestal e no a fazendo, receber uma sano multa de R$ 500,00 por dia, segundo o art. 35 do Dec. 6514/08). Quanto a propriedade urbana, h o limite de rudo. Caso queira ultrapass-lo ter que fazer vedao acstica. negativa (obrigao de no fazer) = no poluir, no degradar, no emitir rudos, etc.

Art. 1228 CC/02 . 1 O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas.
Resp 745363/PR (20/09/2007). Ementa: PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. DANOS AMBIENTAIS. AO CIVIL PBLICA. RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE. TERRAS RURAIS. RECOMPOSIO. MATAS.(...)

2. A obrigao de reparao dos danos ambientais propter rem, por isso que a Lei 8.171/91 vigora para todos os proprietrios rurais, ainda que no sejam eles os responsveis por eventuais desmatamentos anteriores, mxime porque a referida norma referendou o prprio Cdigo Florestal (Lei 4.771/65) que estabelecia uma limitao administrativa s propriedades rurais, obrigando os seus proprietrios a institurem reas de reservas legais, de no mnimo 20% de cada propriedade, em prol do interesse coletivo.
AgRg no REsp 471864/SP (18.11.08) Ementa: AO CIVIL PBLICA. DANOS AMBIENTAIS. RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE. TERRAS RURAIS. RECOMPOSIO. MATAS. RECURSO ESPECIAL. INCIDNCIA DA SMULAS 7/STJ, 283/STF. (...) III - O adquirente do imvel tem responsabilidade sobre o desmatamento, mesmo que o dano ambiental tenha sido provocado pelo antigo proprietrio. 2.5 - Princpio da Preveno = Lida com o risco conhecido. Deve-se agir antecipadamente, quando se tem dado, pequenas informaes ambientais. Ex. Sabemos que o garimpo traz conseqncias desastrosas ao meio ambiente. Assim, deve-se aplicar este princpio, atravs do meio de efetivao: - EPIA/RIMA; - licenciamento. - poder de policia ambiental (segue a mesma tica do art. 78 do CTN, ou seja, equivale ao poder de polcia administrativo). O que justifica o princpio da preveno? Resposta: (a) a impossibilidade de retorno do stato quo ante, ou seja, os danos ambientais, em regra, so irreversveis. Ex.: Chernobyl, Hiroshima, etc. (b) a extino de uma espcie da fauna e da flora. O direito ambiental visa o binmio: PREVENO e REPARAO.

REsp 625249/PR (15/08/2006) Ementa: (...) 2. O sistema jurdico de proteo ao meio ambiente, disciplinado em normas

constitucionais (CF, art. 225, 3) e infraconstitucionais (Lei 6.938/81, arts. 2 e 4), est fundado, entre outros, nos princpios da preveno, do poluidor-pagador e da reparao integral.
2.6 - Princpio da Precauo (PRINCPIO 15 da Declarao do Rio/92) = trabalha-se com o risco desconhecido/incerto, ou seja, o perigo abstrato. No se tem dados/pesquisas (incerteza cientfica).

PRINCPIO 15 De modo a proteger o meio ambiente, o princpio da precauo deve ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos srios ou irreversveis, a ausncia de absoluta certeza cientfica no deve ser utilizada como razo para postegar medidas eficazes e economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. Art. 54 (Lei n. 9605/98). Causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora: 3 Incorre nas mesmas penas previstas no pargrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precauo em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversvel.
Ex1: Aquecimento global: no se tem pesquisa conclusiva sobe a os seus efeitos daqui a 40 anos. Ex2: Organismos geneticamente modificados (L. 11.105/05): no se tem pesquisa conclusiva. Por este princpio h inverso do nus da prova, ou seja, cabe ao empresrio comprovar que sua interveno no vai causar danos ao meio ambiente. Tambm se trabalha com a idia da espera da informao, isto , in dbio pro natura na dvida no intervenha no meio ambiente. Prognose negativa = faz-se o exerccio da probabilidade, onde a probe. Ex.: Foi o que aconteceu com os alimentos geneticamente modificados, na dcada de 70. 2.7 - Principio do Poluidor-Pagador (PPP) = Previso no Princpio 16 da Declarao do Rio/92.

PRINCPIO 16 Tendo em vista que o poluidor deve, em princpio, arcar com o custo decorrente da poluio, as autoridades nacionais devem procurar promover a internalizao dos custos ambientais e o uso de instrumentos econmicos, levando na devida conta o interesse pblico, sem distorcer o comrcio e os investimentos internacionais.
Principio cautelar e economicamente aplicvel ao direito ambiental. Possui dois aspectos: I) preventivo: a internalizao das externalidades negativas; II) reparador.

- internalizao = corresponde ao processo de produo - externalidade = tudo aquilo que est fora do processo produtivo. - PPP = invs de lanar afluentes em rios, deve-se instalar estao de tratamento, filtro para gases, etc.

Os pases asiticos (China, por exemplo) por no praticarem PPP, vendem seus produtos por baixos preos. O empreendedor deve internalizar os custos de preveno, monitoramento e reparao dos impostos causados ao meio ambiente. 2.8 - Princpio do Usurio-Pagador = Princpio complementar ao PPP. Oriundo de um julgado do STF (ADI 3378/DF), com fulcro no art. 4, VII L. 6938/81.

Art. 4 L. 6938/81: VII - imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos.
Para este princpio, deve-se quantificar os recursos naturais para evitar o custo zero, j que este leva hiperexplorao e conseqentemente escassez. Ex.: Seria a gua potvel no mundo. Deve estar prevista em lei, o que mostra simbiose ao princpio da legalidade (art. 19 da L. 9433/97).

Art. 19 da L. 9433/97. A cobrana pelo uso de recursos hdricos objetiva: I - reconhecer a gua como bem econmico e dar ao usurio uma indicao de seu real valor; II - incentivar a racionalizao do uso da gua; III - obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenes contemplados nos planos de recursos hdricos.
ADI 3378/DF (08.04.08) Ementa: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 36 E SEUS 1, 2 E 3 DA LEI N 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. CONSTITUCIONALIDADE DA COMPENSAO DEVIDA PELA IMPLANTAO DE EMPREENDIMENTOS DE SIGNIFICATIVO IMPACTO AMBIENTAL. INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL DO 1 DO ART. 36.

1. O compartilhamento-compensao ambiental de que trata o art. 36 da Lei n 9.985/2000 no ofende o princpio da legalidade, dado haver sido a prpria lei que previu o modo de financiamento dos gastos com as unidades de conservao da natureza. De igual forma, no h violao ao princpio da separao dos Poderes, por no se tratar de delegao do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados. 2. Compete ao rgo licenciador fixar o quantum da compensao, de acordo com a compostura do impacto ambiental a ser dimensionado no relatrio - EIA/RIMA. 3. O art. 36 da Lei n 9.985/2000 densifica o princpio usurio-pagador, este a significar um mecanismo de assuno partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econmica. 4. Inexistente desrespeito ao postulado da razoabilidade. Compensao ambiental que se revela como instrumento adequado defesa e preservao do meio ambiente para as presentes e futuras geraes, no havendo outro meio eficaz para atingir essa finalidade constitucional. Medida amplamente compensada pelos benefcios que sempre resultam de um meio ambiente ecologicamente garantido em sua higidez. 5. Inconstitucionalidade da expresso no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento, no 1 do art. 36 da Lei n 9.985/2000. O valor da compensao-compartilhamento de ser fixado proporcionalmente ao impacto ambiental, aps estudo em que se assegurem o contraditrio e a ampla defesa. Prescindibilidade da fixao de percentual sobre os custos do empreendimento. 6. Ao parcialmente procedente.
2.9 - Princpio Democrtico = Subdivide-se em trs subprincpios, quais sejam: (a) Princpio da Informao; (b) Princpio da Participao Comunitria; (c) Princpio da Educao Ambiental.

(a) Princpio da Informao = A L.10.650/03 garante a todos os cidados o acesso s informaes de dados ambientais pblicos, salvo o sigilo industrial. Outras previses:

PRINCPIO 10 da Declarao do Rio/92 = A melhor maneira de tratar questes ambientais assegurar a participao, no nvel apropriado, de todos os cidados interessados. No nvel nacional, cada indivduo deve ter acesso adequado a informaes relativas ao meio ambiente de que disponham autoridades pblicas, inclusive informaes sobre materiais e atividades perigosas em suas comunidades, bem como a oportunidade de participar em processos de tomada de decises. Os Estados devem facilitar e estimular a conscientizao e a participao pblica, colocando a informao disposio de todos. Deve ser propiciado acesso efetivo a mecanismos judiciais e administrativos, inclusive no que diz respeito compensao e reparao de danos. Art. 5, XXXIII CRFB/88: Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.
SISNIMA (Sistema Nacional de Informaes Ambientais);

Art. 40 da L. 11.105/05: Os alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de OGM ou derivados devero conter informao nesse sentido em seus rtulos, conforme regulamento. Art. 225,1, IV CRFB/88: Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade.
Aula: n. 02 (02.09.2009) (b) Princpio da Participao Comunitria = Este princpio se desdobra em trs aspectos: administrativo, judicial e legislativo. Por este princpio, a populao vai poder participa na formao de polticas pblicas ambientais, atravs dos Conselhos de Meio Ambiente, no qual atua no mbito federal (CONAMA), estadual (CONSEMA) e municipal (cada municpio ter o seu conselho). S pode efetuar o licenciamento ambiental, o ente federativo que possua Conselho de Meio Ambiente, que ter carter deliberativo, pois visa realizar decises (no pode ser de carter consultivo, de opinio). No aspecto administrativo existem as audincias pblicas ( a possibilidade de que um rgo ambiental oferea informaes populao, em seguida esta fala suas crticas e apontamentos EPIA/RIMA). Ex.: Os Comentrios ao Estudo Prvio do Estudo Ambiental que so comentrios por escrito. Alm disso, h as consultas pblicas com previso constitucional. Ela mais abrangente do que as audincias, pois deixa disponvel para qualquer pessoa o seu acesso internet, cujo objetivo deixar comentrios sobre uma licitao ambiental. Uma vez prevista a audincia pblica ela ter que ser realizada, no podendo ser substituda por consulta pblica, sob pena de macular a licena (ou seja, de gerar nulidade), atravs de ao civil pblica. No aspecto judicial tm-se os seguintes instrumentos: ao civil pblica (MP), ao popular (qualquer cidado pode impetr-la), mandado de segurana coletivo e at ADI. Por fim, quanto ao aspecto legislativo h previso de iniciativa popular, referendo e plebiscito, conforme prev o art. 14 CRFB/88. (c) Princpio da Educao Ambiental (art. 225,1,VI CRFB/88 c/c Declarao de Estocolmo/92 Princpio 19)

Art. 225, 1, VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente.
Este dispositivo constitucional fora regulamentado pela L. 9795/99, que criou a Poltica Nacional de Educao Ambiental. Deve ser analisada, sob dois aspectos: 1) promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino = a educao ambiental tem que estar presente desde o ensino fundamental at o mdio, em nvel escolar. 2) conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente = vai convergir com o princpio da informao e participao comunitria. Declarao de Estocolmo (1992) Princpio 19: indispensvel um trabalho de educao em questes ambientais, visando

tanto s geraes jovens como aos adultos, dispensando a devida ateno ao setor das populaes menos privilegiadas, para assentar as bases de uma opinio pblica bem informada e de uma conduta responsvel dos indivduos, das empresas e das comunidades, inspirada no sentido de sua responsabilidade, relativamente proteo e melhoramento do meio ambiente, em toda a sua dimenso humana.
Um exemplo concreto deste princpio o Instituto Chico Mendes de Conservao de Biodiversidade uma autarquia federal criada em 2007, no qual tem como objetivo primordial a educao ambiental. 2.10 Princpio da Ubiqidade e Princpio da Varivel Ambiental no Processo Decisrio das Polticas de Desenvolvimento (Declarao do Rio/92 Princpio 17). A ubiqidade visa colocar a questo ambiental no epicentro dos direitos humanos, ou seja, todas as decises, projetos e polticas pblicas devem contemplar a questo ambiental ou varivel ambiental de maneira simples para que se possa enxerg-la.

Declarao do Rio/92 Princpio 17: A avaliao do impacto ambiental, como instrumento nacional, ser efetuada para as atividades planejadas que possam vir a ter um impacto adverso significativo sobre o meio ambiente e estejam sujeitas deciso de uma autoridade nacional competente.
Este princpio efetiva-se atravs do EPIA/RIMA, onde se faz primeiramente a avaliao ambiental para em seguida realizar a avaliao econmica (posio do STJ). Vale ressaltar a diferena entre a EPIA/RIMA e a Avaliao Ambiental Estratgica. A primeira ocorre quando se avalia apenas um empreendimento/projeto. J a segunda ocorre quando se tm planos, programas e projetos governamentais. A conseqncia est na diferena do impacto ambiental entre elas. 2.11 Princpio do Controle do Poludos Pelo Poder Pblico (art. 225,1,V CRFB/88)

Art. 225, 1, V CRFB/88 - controlar a produo (de energia nuclear), a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos (de biotecnologia) e substncias (agrotxicos) que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
Significa que o Poder Pblico tem a obrigao de controlar o poluidor atravs do licenciamento ambiental, poder de polcia ambiental e de auditorias ambientais. Nas auditorias ambientais o projeto j est em andamento e possui o objetivo de verificar o cumprimento do contrato administrativo, sem prejuzo do poder de polcia. Ex.: L. 11.284/06 (lei que trata de florestas pblicas podendo explorar atravs de auditorias do Poder Pblico, de ONGs com certificao do INMETRO, etc.).

2.12 Princpio da Cooperao = Cooperar agir conjuntamente. Pode ser visto sob dois aspectos: internacional e interno. No que tange ao aspecto de cooperao internacional, os impactos ambientais so transnacionais (no se circunscrevem s fronteiras dos pases). Ex.: Uruguai X Argentina Uruguai possui uma fbrica de celulose, cujos impactos ambientais afetam diretamente a Argentina. Possui previso na Declarao do Rio/92 (Princpios 2, 5 e 7) e nos arts. 77/78 da L. 9605/98.

Princpio 2 - Os Estados, de acordo com a Carta das Naes Unidas e com os princpios do direito internacional, tm o direito soberano de explorar seus prprios recursos segundo suas prprias polticas de meio ambiente e de desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sua jurisdio ou seu controle no causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de reas alm dos limites da jurisdio nacional. Princpio 5 Para todos os Estados e todos os indivduos, como requisito indispensvel para o desenvolvimento sustentvel, iro cooperar na tarefa essencial de erradicar a pobreza, a fim de reduzir as disparidades de padres de vida e melhor atender s necessidades da maioria da populao do mundo. Princpio 7 - Os Estados iro cooperar, em esprito de parceria global, para a conservao, proteo e restaurao da sade e da integridade do ecossistema terrestre. Considerando as diversas contribuies para a degradao do meio ambiente global, os Estados tm responsabilidades comuns, porm diferenciadas. Os pases desenvolvidos reconhecem a responsabilidade que lhes cabe na busca internacional do desenvolvimento sustentvel, tendo em vista as presses exercidas por suas sociedades sobre o meio ambiente global e as tecnologias e recursos financeiros que controlam. Art. 77 da L. 9605/98. Resguardados a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes, o Governo brasileiro prestar, no que concerne ao meio ambiente, a necessria cooperao a outro pas, sem qualquer nus, quando solicitado para: I - produo de prova; II - exame de objetos e lugares; III - informaes sobre pessoas e coisas; IV - presena temporria da pessoa presa, cujas declaraes tenham relevncia para a deciso de uma causa; V - outras formas de assistncia permitidas pela legislao em vigor ou pelos tratados de que o Brasil seja parte. 1 A solicitao de que trata este artigo ser dirigida ao Ministrio da Justia, que a remeter, quando necessrio, ao rgo judicirio competente para decidir a seu respeito, ou a encaminhar autoridade capaz de atend-la. 2 A solicitao dever conter: I - o nome e a qualificao da autoridade solicitante; II - o objeto e o motivo de sua formulao; III - a descrio sumria do procedimento em curso no pas solicitante; IV - a especificao da assistncia solicitada; V - a documentao indispensvel ao seu esclarecimento, quando for o caso. Art. 78 da L. 9605/98. Para a consecuo dos fins visados nesta Lei e especialmente para a reciprocidade da cooperao internacional, deve ser mantido sistema de comunicaes apto a facilitar o intercmbio rpido e seguro de informaes com rgos de outros pases.
Por outro lado, quanto cooperao no mbito interno, h a presena de duas formas: Cooperao entre o Poder Pblico + Federalismo Cooperativo (art. 223 CRFB/88)

10

O federalismo cooperativo significa que todos os entes tm o dever de cooperao para proteo do meio ambiente. 3 A Constituio Federal de 1988 e o Meio Ambiente A CRFB/88 foi a primeira Constituio a abordar a terminologia sobre o meio ambiente e abord-lo, atravs do art. 225. 3.1 Conceito (legal) de meio ambiente = Meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem qumica, fsica e biolgica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (art. 3,I L.6938/81). um conceito abrangente, que aborda elementos biticos ( tudo aquilo que tem vida ex.: flora e fauna) e abiticos ( aquilo que no tem vida ex.: gua, solo e atmosfera). Obs.: A expresso biota significa conjunto de seres vivos que vivem em determinada regio. Parte da doutrina critica este conceito legal por ser muito amplo, visto que inclui o homem, os recursos hdricos, os recursos naturais, etc. 3.2 Classificao do meio ambiente (Jos Afonso da Silva) a) Natural - Bitico - Abitico c) Cultural b) Artificial = Ambiente urbano - espaos abertos - espaos fechados d) do trabalho - urbano - rural

patrimnio material - patrimnio imaterial

-----------------------------------------------------a) Natural (art. 225,1 CRFB/88 c/c art. 3, V L. 6938/81) = Divide-se em: - elemento bitico = tudo aquilo que tem vida ex.: flora e fauna - elemento abitico = aquilo que no tem vida ex.: gua, solo e atmosfera.

Art. 3 L.6938/81 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: V - recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios ( a parte de um rio que se encontra em contato com o mar.), o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora. Art. 225,1 CRFB/88: Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; 11

VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.
b) Artificial (ou construdo) = o ambiente urbano, no qual h a interveno antrpica, ou seja, interveno humana. Divide-se em: - espaos abertos = praas, ruas, etc. - espaos fechados = escolas, museus, teatros, etc. Previso nos arts. 182/183 CRFB/88.

Art. 182 CRFB/88 - A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. 1 - O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana. 2 - A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor. 3 - As desapropriaes de imveis urbanos sero feitas com prvia e justa indenizao em dinheiro. 4 - facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificao compulsrios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriao com pagamento mediante ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais. Art. 183 CRFB/88 - Aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 1 - O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2 - Esse direito no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3 - Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio.
c) Cultural (art. 216 CRFB/88) = o patrimnio cultural, artstico, etc.

Art. 216 CRFB/88 - Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V - os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. 1 - O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao. 12

2 - Cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. 3 - A lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais. 4 - Os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos, na forma da lei. 5 - Ficam tombados todos os documentos e os stios detentores de reminiscncias histricas dos antigos quilombos. 6 facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento cultura at cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de: I - despesas com pessoal e encargos sociais; II - servio da dvida; III - qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados.
Divide-se em: - patrimnio material = o tombamento de imveis, de cidades (ex.: Tiradentes, Olinda). O Instituto responsvel pelo tombamento o IPHAN (Instituto do Patrimnio Artstico Histrico Nacional autarquia federal). Regulado pelo Decreto 25/1937. - patrimnio imaterial = inclui o registro, inventrio, vigilncia, desapropriao (so formas de proteo cultural, previstas no 1 do art. 216 CRFB/88). Registro = instrumento de proteo do patrimnio imaterial, no qual incluem as danas, comidas, folclore nacional, samba (so todos registrados e NO tombados). Inventrio = no est regulamentado. Visa relacionar os bens que guarneam o local. Vigilncia = o poder de policia, fiscalizando se o sujeito est cumprindo com suas obrigaes. Desapropriao = utilizada com o intuito de proteger o patrimnio. d) do Trabalho (art. 200, VIII c/c art. 7, XXII e XXIII CRFB/88)

Art. 200 CRFB/88 - Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Art. 7 CRFB/88 - So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.
O meio ambiente do trabalho busca uma preocupao com o obreiro/trabalhador (no preocupao to-somente com o que sai da empresa, mas tambm com o que ocorre l dentro da mesma). Ex.: Os rudos dentro de uma fbrica. **ATENO: Esta classificao tem previso na jurisprudncia do STJ Resp 725.257/MG. Resp 725.257/MG (09.04.07) Ementa: (..) Com a Constituio Federal de 1988, passou-se a entender tambm que o meio

ambiente divide-se em fsico ou natural, cultural, artificial e do trabalho. Meio ambiente fsico ou natural constitudo pela flora, fauna, solo, gua, atmosfera etc., incluindo os ecossistemas (art. 225, 1, I, VII). Meio ambiente cultural constitui-se pelo patrimnio cultural, artstico, arqueolgico, paisagstico, manifestaes culturais, populares, etc. (art. 215, 1 e 2). Meio 13

ambiente artificial o conjunto de edificaes particulares ou pblicas, principalmente urbanas (art. 182, art. 21, XX e art. 5, XXIII), e meio ambiente do trabalho o conjunto de condies existentes no local de trabalho relativos qualidade de vida do trabalhador (art. 7, XXXIII e art. 200).
O art. 225 da CRFB/88 possui outra classificao, segundo Jos Afonso da Silva: I) norma matriz (art. 225, caput CRFB/88) = Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado... II) norma de efetivao = para efetivar o meio ambiente ecologicamente equilibrado preciso norma de garantia (art. 225,1 CRFB/88). III) normas especficas (2 ao 6 CRFB/88). 3.3 - Anlise do art. 225 CRFB/88: - art. 225, caput CRFB/88: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Todos = incluem neste pronome indefinido, os brasileiros e estrangeiros no Brasil. Parte da doutrina tambm inclui neste rol: - os estrangeiros em trnsito no Brasil (que esto a passeio), fazendo uma interpretao extensiva; - os seres vivos e no somente os seres humanos ( uma corrente minoritria que vem ganhando fora), sob o fundamento de que os animais so tutelados na CRFB/88. Todos tm direito = ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Criou-se um direito subjetivo oponvel erga omnes (direito para todos, que pode ser exercido em face do Estado, mas tambm do particular que esteja degradando o meio ambiente). ... meio ambiente ecologicamente equilibrado = o meio ambiente com sade, com salubridade, sem poluio. Na viso antropocntrica seria a proteo do meio ambiente no s para si prprio, bem como para a sadia qualidade de vida humana. bem do uso comum do povo = a disciplina do direito civil e administrativo no se adapta s condies do meio ambiente, por duas razes: 1. a responsabilidade por danos praticados ao meio ambiente no exclusiva do Estado, mas atribuise a qualquer um que praticar atos lesivos; 2. No se permite a desafetao. Desta forma, o bem de uso comum significa que um bem jurdico autnomo, de interesse pblico, no qual pode ser visto como: microbem e macrobem. O microbem a parte corprea do meio ambiente (fauna, flora, solo, recursos hdricos). J o macrobem alma do meio ambiente, ou seja, a parte incorprea, inaproprivel, indisponvel, indivisvel e imaterial. Quando se tutela especificadamente, a proteo recai sobre o microbem. Contudo, tambm se pode tutelar o macrobem. Ex.: Vazamento de leo na Baa de Guanabara afeta o meio ambiente num todo, e por isso o MP ajuizar ao civil pblica. impondo-se ao Poder Pblico = o Poder Pblico um gestor do meio ambiente, cabendo a ele a incolumidade do meio ambiente, ou seja, obrigao de no poluir, no degradar, no intervir que coloquem em risco o meio ambiente. e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes = tem-se que buscar, um meio ambiente ecologicamente equilibrado para geraes futuras que ainda no nasceu (esto por vir). Obs.: PRESERVAR CONSERVAR = Possuem sentidos diferentes, no so sinnimos. As leis at o ano de 2000 no faziam a diferenciao. Porm, com a L. 9985/00 passou a diferenci-las. Preservar = manter o meio ambiente intocvel s com o uso indireto, como pesquisas por exemplo. Conservar = deve-se contabilizar o desenvolvimento de atividades econmicas e a proteo ao meio ambiente.

14

- reas de preservao: reservas biolgicas, por exemplo; - reas de conservao: APA de Petrpolis, por exemplo. art. 225,1 CRFB/88 = traz obrigaes para o Estado, no que tange ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (Poder Pblico poder executivo, legislativo e judicirio). - Inciso I: preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas = processos ecolgicos essenciais so aqueles que garantem o funcionamento dos ecossistemas e contribuem para a salubridade e rigidez do meio ambiente. Para Jos Afonso da Silva, processos ecolgicos essenciais so aqueles governados, sustentados ou intensamente afetados pelos ecossistemas, sendo indispensveis produo de alimentos sade e a outros aspectos da sobrevivncia humana e desenvolvimento sustentvel. - prover o manejo (interveno humana) ecolgico das espcies = lidar com elas de maneira a conserv-las e se possvel recuper-las. Ex.: animais em extino. - manejo ecolgico dos ecossistemas = cuidar do equilbrio das relaes entre as comunidade bitica e seu habitat. Ou seja, realizar a gesto adequada dos ecossistemas mantendo os integralmente protegidos. - Inciso II: preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico. - Patrimnio gentico: consiste num conjunto de seres que habitam o planeta, incluindo os seres humanos, animais, vegetais e os microorganismos. - Biodiversidade: a variedade de seres que habitam o planeta Terra. - fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico: parte da biotecnologia, regulamentado pela L. 11.105/05. - Inciso III: definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo. Espaos Territoriais especialmente protegidos (sentido amplo) 1. Unidades de conservao (L. 9985/00) 2. Reserva legal florestal (art. 16 do Cdigo Florestal) 3. rea de Preservao permanente (APP arts.2 e 3 Cdigo Florestal) 4. Servido ambiental (art. 9-A L. 6938/81) 5. Tombamento, etc.

Para a AGU, os espaos territoriais especialmente protegidos eram somente compostos pelas unidades de conservao. Entretanto, o STF ampliou o seu conceito, incluindo os demais elementos (ADI 3540/DF). Obs.: De acordo com a Constituio Estadual de So Paulo, a desapropriao para criao de unidades de conservao uma forma de espao territorial protegido. ADIN 3540/DF (31.08.05) Ementa: (...) Espaos territoriais especialmente protegidos (CF, art. 225, 1, III) Alterao e

supresso do regime jurdico a eles pertinente Medidas sujeitas ao princpio constitucional da reserva de lei Supresso de vegetao em rea de preservao permanente Possibilidade de a Administrao Pblica, cumpridas as exigncias legais, autorizar, licenciar ou permitir obras e/ou atividades nos espaos territoriais protegidos, desde que respeitada, quanto a estes, a integridade dos atributos justificadores do regime de proteo especial Relaes entre economia (CF, art. 3, II, c/c o art. 170, VI) e ecologia (CF, art. 225).
Os espaos territoriais especialmente protegidos podem ser criados por decreto ou lei, no entanto a sua alterao (seja para desafet-los ou reduzi-los) somente pode ser por lei especfica.

15

I. Unidades de conservao (L. 9985/00) = Lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza SNUC, na qual estabelece critrios e normas para a criao, implantao e gesto das unidades de conservao. Unidade de conservao consiste no espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo (art. 2,I L.9985/00). II. Reserva legal florestal (art. 16 do Cdigo Florestal)

Art. 16 CFl. As florestas e outras formas de vegetao nativa, ressalvadas as situadas em rea de preservao permanente, assim como aquelas no sujeitas ao regime de utilizao limitada ou objeto de legislao especfica, so suscetveis de supresso, desde que sejam mantidas, a ttulo de reserva legal, no mnimo: I - oitenta por cento, na propriedade rural situada em rea de floresta localizada na Amaznia Legal; II - trinta e cinco por cento, na propriedade rural situada em rea de cerrado localizada na Amaznia Legal, sendo no mnimo vinte por cento na propriedade e quinze por cento na forma de compensao em outra rea, desde que esteja localizada na mesma microbacia, e seja averbada nos termos do 7 deste artigo; III - vinte por cento, na propriedade rural situada em rea de floresta ou outras formas de vegetao nativa localizada nas demais regies do Pas; e IV - vinte por cento, na propriedade rural em rea de campos gerais localizada em qualquer regio do Pas. 1 O percentual de reserva legal na propriedade situada em rea de floresta e cerrado ser definido considerando separadamente os ndices contidos nos incisos I e II deste artigo. 2 A vegetao da reserva legal no pode ser suprimida, podendo apenas ser utilizada sob regime de manejo florestal sustentvel, de acordo com princpios e critrios tcnicos e cientficos estabelecidos no regulamento, ressalvadas as hipteses previstas no 3 deste artigo, sem prejuzo das demais legislaes especficas. 3 Para cumprimento da manuteno ou compensao da rea de reserva legal em pequena propriedade ou posse rural familiar, podem ser computados os plantios de rvores frutferas ornamentais ou industriais, compostos por espcies exticas, cultivadas em sistema intercalar ou em consrcio com espcies nativas. 4 A localizao da reserva legal deve ser aprovada pelo rgo ambiental estadual competente ou, mediante convnio, pelo rgo ambiental municipal ou outra instituio devidamente habilitada, devendo ser considerados, no processo de aprovao, a funo social da propriedade, e os seguintes critrios e instrumentos, quando houver: I - o plano de bacia hidrogrfica; II - o plano diretor municipal; III - o zoneamento ecolgico-econmico; IV - outras categorias de zoneamento ambiental; e V - a proximidade com outra Reserva Legal, rea de Preservao Permanente, unidade de conservao ou outra rea legalmente protegida. 5 O Poder Executivo, se for indicado pelo Zoneamento Ecolgico Econmico - ZEE e pelo Zoneamento Agrcola, ouvidos o CONAMA, o Ministrio do Meio Ambiente e o Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, poder: I - reduzir, para fins de recomposio, a reserva legal, na Amaznia Legal, para at cinqenta por cento da propriedade, excludas, em qualquer caso, as reas de Preservao Permanente, os ectonos, os stios e ecossistemas especialmente protegidos, os locais de expressiva biodiversidade e os corredores ecolgicos; e II - ampliar as reas de reserva legal, em at cinqenta por cento dos ndices previstos neste Cdigo, em todo o territrio nacional. 16

6 Ser admitido, pelo rgo ambiental competente, o cmputo das reas relativas vegetao nativa existente em rea de preservao permanente no clculo do percentual de reserva legal, desde que no implique em converso de novas reas para o uso alternativo do solo, e quando a soma da vegetao nativa em rea de preservao permanente e reserva legal exceder a: I - oitenta por cento da propriedade rural localizada na Amaznia Legal; II - cinqenta por cento da propriedade rural localizada nas demais regies do Pas; e III - vinte e cinco por cento da pequena propriedade definida pelas alneas "b" e "c" do inciso I do 2 do art. 1. 7 O regime de uso da rea de preservao permanente no se altera na hiptese prevista no 6. 8 A rea de reserva legal deve ser averbada margem da inscrio de matrcula do imvel, no registro de imveis competente, sendo vedada a alterao de sua destinao, nos casos de transmisso, a qualquer ttulo, de desmembramento ou de retificao da rea, com as excees previstas neste Cdigo. 9 A averbao da reserva legal da pequena propriedade ou posse rural familiar gratuita, devendo o Poder Pblico prestar apoio tcnico e jurdico, quando necessrio. 10. Na posse, a reserva legal assegurada por Termo de Ajustamento de Conduta, firmado pelo possuidor com o rgo ambiental estadual ou federal competente, com fora de ttulo executivo e contendo, no mnimo, a localizao da reserva legal, as suas caractersticas ecolgicas bsicas e a proibio de supresso de sua vegetao, aplicando-se, no que couber, as mesmas disposies previstas neste Cdigo para a propriedade rural. 11. Poder ser instituda reserva legal em regime de condomnio entre mais de uma propriedade, respeitado o percentual legal em relao a cada imvel, mediante a aprovao do rgo ambiental estadual competente e as devidas averbaes referentes a todos os imveis envolvidos.
III. rea de Preservao permanente (APP arts.2 e 3 Cdigo Florestal)

Art. 2 CFL Consideram-se de preservao permanente, pelo s efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetao natural situadas: a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d'gua desde o seu nvel mais alto em faixa marginal cuja largura mnima ser: 1 - de 30 (trinta) metros para os cursos d'gua de menos de 10 (dez) metros de largura; 2 - de 50 (cinqenta) metros para os cursos d'gua que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura; 3 - de 100 (cem) metros para os cursos d'gua que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura; 4 - de 200 (duzentos) metros para os cursos d'gua que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura; 5 - de 500 (quinhentos) metros para os cursos d'gua que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros; b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios d'gua naturais ou artificiais; c) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos d'gua", qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50 (cinquenta) metros de largura; d) no topo de morros, montes, montanhas e serras; e) nas encostas ou partes destas, com declividade superior a 45, equivalente a 100% na linha de maior declive; f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; g) nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projees horizontais; (Alterado pela L-007.803-1989) h) em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetao. (Alterado pela L-007.803-1989) Pargrafo nico. No caso de reas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos permetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regies metropolitanas e aglomeraes urbanas, em 17

todo o territrio abrangido, obervar-se- o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso do solo, respeitados os princpios e limites a que se refere este artigo. (Acrescentado pela L007.803-1989) Art. 3 CFL. Consideram-se, ainda, de preservao permanentes, quando assim declaradas por ato do Poder Pblico, as florestas e demais formas de vegetao natural destinadas: a) a atenuar a eroso das terras; b) a fixar as dunas; c) a formar faixas de proteo ao longo de rodovias e ferrovias; d) a auxiliar a defesa do territrio nacional a critrio das autoridades militares; e) a proteger stios de excepcional beleza ou de valor cientfico ou histrico; f) a asilar exemplares da fauna ou flora ameaados de extino; g) a manter o ambiente necessrio vida das populaes silvcolas; h) a assegurar condies de bem-estar pblico. 1 A supresso total ou parcial de florestas de preservao permanente s ser admitida com prvia autorizao do Poder Executivo Federal, quando for necessria execuo de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pblica ou interesse social. 2 As florestas que integram o Patrimnio Indgena ficam sujeitas ao regime de preservao permanente (letra g) pelo s efeito desta Lei.
IV. Servido ambiental (art. 9-A L. 6938/81)

Art. 9-A L.6938/81: Mediante anuncia do rgo ambiental competente, o proprietrio rural pode instituir servido ambiental, pela qual voluntariamente renuncia, em carter permanente ou temporrio, total ou parcialmente, a direito de uso, explorao ou supresso de recursos naturais existentes na propriedade. 1o A servido ambiental no se aplica s reas de preservao permanente e de reserva legal. 2o A limitao ao uso ou explorao da vegetao da rea sob servido instituda em relao aos recursos florestais deve ser, no mnimo, a mesma estabelecida para a reserva legal. 3o A servido ambiental deve ser averbada no registro de imveis competente. 4o Na hiptese de compensao de reserva legal, a servido deve ser averbada na matrcula de todos os imveis envolvidos. 5o vedada, durante o prazo de vigncia da servido ambiental, a alterao da destinao da rea, nos casos de transmisso do imvel a qualquer ttulo, de desmembramento ou de retificao dos limites da propriedade.
V. Tombamento, etc. Com a inteno de proteger bens que possuam valor histrico, artstico, cultural, arquitetnico, ambiental e que, de certa forma, tenham um valor afetivo para a populao, que se tem o instituto do tombamento, caracterizado pela interveno do Estado na propriedade, e regulamentado por normas de Direito Pblico. O vocbulo tombamento de origem portuguesa, e utilizado no sentido de registrar algo que de valor para uma comunidade, protegendo-o atravs de legislao especfica. Dentre os precedentes normativos dispostos na legislao brasileira acerca do tombamento e da proteo ao patrimnio histrico, artstico e cultural, destaca-se o Decreto Lei n. 25/37, que ordena a proteo do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, e a Lei n. 3.924/61, que dispe sobre os Monumentos Arqueolgicos e Pr Histricos. O Departamento do Patrimnio Histrico do Municpio de So Paulo conceitua tombamento como sendo um ato administrativo realizado pelo poder pblico com o objetivo de preservar, atravs da aplicao de legislao especfica, bens de valor histrico, cultural, arquitetnico, ambiental e tambm de valor afetivo para a populao, impedindo que venham a ser destrudos ou descaracterizados. O tombamento pode ter por objeto bens mveis e imveis que tenham interesse cultural ou ambiental para a preservao da memria e outros referenciais coletivos em diversas escalas, desde uma que se refira a um Municpio, como uma em mbito mundial. Estes bens podem ser: fotografias,

18

livros, acervos, mobilirios, utenslios, obras de arte, edifcios, ruas, praas, bairros, cidades, regies, florestas, cascatas. indicado que durante o processo, o tombamento seja realizado em conjuntos significativos, como por exemplo, um ecossistema para a preservao de uma ou mais espcies, podendo inclusive, reforar a proteo em torno de reas protegidas por legislao ambiental nos mbitos estadual e federal. Na esfera federal, o tombamento realizado pela Unio, atravs do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN. Na esfera estadual, tomando o Paran, por exemplo, realiza-se pela Secretaria de Estado da Cultura CPC. J na esfera municipal, realizado quando as administraes dispuserem de leis especficas. O processo de tombamento poder ocorrer inclusive, em mbito mundial, o qual ser realizado pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura - UNESCO, cujo bem ser reconhecido como Patrimnio da Humanidade. O bem objeto de tombamento no ter sua propriedade alterada, nem precisar ser desapropriado, pelo contrrio, porm, dever manter as mesmas caractersticas que possua na data do tombamento. Seu objetivo a proibio da destruio e da descaracterizao desse bem, no havendo dessa forma, qualquer impedimento para a venda, aluguel ou herana de um bem tombado, desde que continue sendo preservado. Se o proprietrio tiver a inteno de vender o bem, dever previamente, notificar a instituio que efetuou o tombamento para atualizar os dados, e por ventura, exercer seu direito de preferncia para a compra do bem. A preservao dos bens culturais ou ambientais, se d, impedindo principalmente a sua destruio. Portanto, aquele que ameaar ou destruir um bem tombado estar sujeito a processo judicial, que poder definir multas, medidas compensatrias ou at a reconstruo do bem como se encontrava na data do tombamento, de acordo com a sentena final do processo. Alm do tombamento, a preservao de bens histricos, artsticos e culturais pode se dar por meio do inventrio, registrando-se as principais caractersticas de bens culturais e ambientais; os Municpios devem promover o desenvolvimento das cidades sem a destruio do patrimnio; as leis orgnicas podem criar leis especficas que estabeleam a reduo de impostos municipais aos proprietrios de bens declarados tombados, a fim de incentivar a preservao de tais bens. A rea de proteo localizada nas proximidades do imvel tombado, determinada entorno, deve ser delimitada juntamente com o processo de tombamento, com o fim de preservar o ambiente em que est o imvel, e impedir que novos elementos reduzam sua visibilidade, afetem as interaes sociais tradicionais ou ameacem sua integridade. Cabe ao rgo que efetuou o tombamento estabelecer os limites e as diretrizes para as possveis interaes sociais nas reas prximas ao bem tombado. Sendo assim, quando algum bem tombado, o que est prximo ele tambm sofre a interferncia do processo de tombamento, mesmo que seja em menor grau de proteo. A abertura do processo de tombamento de um bem cultural ou natural pode ser solicitada por qualquer pessoa seja ela fsica ou jurdica, proprietrio ou no, por uma organizao no governamental, pelo representante de rgo pblico ou privado, por um grupo de pessoas por meio de abaixo assinado ou por iniciativa do prprio rgo responsvel pelo tombamento, sendo de fundamental importncia que o solicitante descreva a possvel localizao ou as dimenses e caractersticas do bem, e uma justificativa do motivo pelo qual foi solicitado o tombamento. Se o pedido obter parecer favorvel do Conselho do Patrimnio Histrico e Artstico o proprietrio ser notificado, tendo um prazo para contestar ou concordar com o tombamento. A partir da notificao, o bem j estar protegido legalmente contra destruio ou descaracterizaes at que haja a homologao com a inscrio do bem no Livro do Tombo especfico e averbao em Cartrio de Registro de Imveis onde o bem estiver registrado. Atualmente, h dois tipos de tombamento possveis: quanto manifestao de vontade ou quanto eficcia do ato. Quanto manifestao da vontade, o tombamento poder ser voluntrio ou compulsrio. No tombamento voluntrio, o proprietrio do bem a ser tombado se dirige ao rgo competente e provoca o tombamento de sua livre e espontnea vontade, ou, quando notificado do tombamento, concorda sem se opor ao ato. J no tombamento compulsrio, o rgo competente quem d incio ao processo de tombamento, notificando o proprietrio que, inconformado, procura opor-se ao tombamento. Quanto eficcia do ato, poder ser provisrio ou definitivo. No tombamento provisrio, mesmo que o processo de tombamento ainda no tenha chegado ao fim, seus efeitos j so

19

produzidos sobre o bem. No tombamento definitivo, o procedimento j est terminado, e no cabe mais qualquer discusso a respeito.

EPIA/RIMA ADI 1505/RO (24.11.04) Ementa: (...) Lei n. 1.315/2004, do Estado de Rondnia, que exige autorizao prvia da

Assemblia Legislativa para o licenciamento de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetivas e potencialmente poluidoras, bem como capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental. Condicionar a aprovao de licenciamento ambiental prvia autorizao da Assemblia Legislativa implica indevida interferncia do Poder Legislativo na atuao do Poder Executivo, no autorizada pelo art. 2 da Constituio.
ADI 1086/SC (09/08/2001) Ementa: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARTIGO 182, 3, DA CONSTITUIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL. CONTRARIEDADE AO ARTIGO 225, 1, IV, DA CARTA DA REPBLICA. A norma impugnada, ao dispensar a elaborao de estudo

prvio de impacto ambiental no caso de reas de florestamento ou reflorestamento para fins empresariais, cria exceo incompatvel com o disposto no mencionado inciso IV do 1 do artigo 225 da Constituio Federal. Ao julgada procedente, para declarar a inconstitucionalidade do dispositivo constitucional catarinense sob enfoque. EPIA/RIMA E OGM`s.
REsp 592682/RS (06/12/2005) Ementa: (...) 9. Os estudos de impacto ambiental, conquanto previstos na CF/88, so exigidos, na

forma da lei, nos casos de significativa degradao ambiental. No sistema normativo infraconstitucional, o EIA e o RIMA no constituem documentos obrigatrios para realizao de experimentos com OGMs e derivados, salvo quando, sob o ponto de vista tcnico do rgo federal responsvel (CTNBio), forem necessrios.
- Inciso IV: exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade = o propsito de se realizar o estudo prvio de impacto ambiental (EPIA/RIMA) em razo da significativa degradao ambiental. E a publicidade visa exclusivamente o sigilo industrial. - Inciso V: controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente = j visto. - Inciso VI: promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente = j visto. - Inciso VII: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade = as prticas que colocam em risco a funo ecolgica ou que possam exterminar as espcies so: - a caa profissional; - pesca clandestina; - introduo de espcies exticas ou aliengenas ( a 2 espcie de extino da biodiversidade, pois a 1 o desmatamento). As leis estaduais do RN e RJ que autorizavam a briga de galo foram consideradas inconstitucionais (ADIN 3776/RN). ADIN 3776/RN (13.06.07) Ementa: INCONSTITUCIONALIDADE. Ao direta. Lei n 7.380/98, do Estado do Rio Grande do

Norte. Atividades esportivas com aves das raas combatentes. Rinhas ou Brigas de galo. Regulamentao. Inadmissibilidade. Meio Ambiente. Animais. Submisso a tratamento cruel. Ofensa ao art. 225, 1, VII, da CF. Ao julgada procedente. Precedentes. inconstitucional a 20

lei estadual que autorize e regulamente, sob ttulo de prticas ou atividades esportivas com aves de raas ditas combatentes, as chamadas rinhas ou brigas de galo.

Outra questo importante que j foi analisada pelo STF foi a farra do boi. A minoria do votou a favor alegando ser prtica cultural, porm prevaleceu a tese do ex-ministro Resek (maioria) que proibiu a prtica deste evento, sob o fundamento de ser prtica de crueldade contra os animais. RE 153.531/SC. RE 153.531/SC (02.06.97) Ementa: COSTUME - MANIFESTAO CULTURAL - ESTMULO - RAZOABILIDADE - PRESERVAO DA FAUNA E DA FLORA - ANIMAIS - CRUELDADE. A obrigao de o Estado garantir a todos o

pleno exerccio de direitos culturais, incentivando a valorizao e a difuso das manifestaes, no prescinde da observncia da norma do inciso VII do artigo 225 da Constituio Federal, no que veda prtica que acabe por submeter os animais crueldade. Procedimento discrepante da norma constitucional denominado farra do boi.
Aula: n. 03 (06.11.09) - Art. 225,2 CRFB/88 = Por este dispositivo reconheceu-se que a explorao de recursos minerais degrada o meio ambiente e por isso quem a pratica dever recuperar a parte que fora degradada, nos termos da lei.

Art. 225,2 CRFB/88: Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei.
- 3, art. 225 CRFB/88

Art. 225, 3 CRFB/88- As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.
Este dispositivo trata da responsabilidade no meio ambiente. H trs tipos: a) Preventiva = o licenciamento ambiental e corresponde essncia do direito ambiental. b) Repressiva = Analisada sob a tica administrativa e penal. Ou seja, tem-se a responsabilidade administrativa (arts. 70 a 76 L.9605/98 c/c Dec. 6514/08) e a responsabilidade penal (L.9605/98), na qual recai sobre a PJ.

Art. 70 L.9605/98. Considera-se infrao administrativa ambiental toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente. 1 So autoridades competentes para lavrar auto de infrao ambiental e instaurar processo administrativo os funcionrios de rgos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalizao, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministrio da Marinha. 2 Qualquer pessoa, constatando infrao ambiental, poder dirigir representao s autoridades relacionadas no pargrafo anterior, para efeito do exerccio do seu poder de polcia. 3 A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infrao ambiental obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante processo administrativo prprio, sob pena de coresponsabilidade. 4 As infraes ambientais so apuradas em processo administrativo prprio, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditrio, observadas as disposies desta Lei. 21

Art. 71. O processo administrativo para apurao de infrao ambiental deve observar os seguintes prazos mximos: I - vinte dias para o infrator oferecer defesa ou impugnao contra o auto de infrao, contados da data da cincia da autuao; II - trinta dias para a autoridade competente julgar o auto de infrao, contados da data da sua lavratura, apresentada ou no a defesa ou impugnao; III - vinte dias para o infrator recorrer da deciso condenatria instncia superior do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, ou Diretoria de Portos e Costas, do Ministrio da Marinha, de acordo com o tipo de autuao; IV cinco dias para o pagamento de multa, contados da data do recebimento da notificao. Art. 72. As infraes administrativas so punidas com as seguintes sanes, observado o disposto no art. 6: I - advertncia; II - multa simples; III - multa diria; IV - apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao; V - destruio ou inutilizao do produto; VI - suspenso de venda e fabricao do produto; VII - embargo de obra ou atividade; VIII - demolio de obra; IX - suspenso parcial ou total de atividades; X (VETADO) XI - restritiva de direitos. 1 Se o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infraes, ser-lhe-o aplicadas, cumulativamente, as sanes a elas cominadas. 2 A advertncia ser aplicada pela inobservncia das disposies desta Lei e da legislao em vigor, ou de preceitos regulamentares, sem prejuzo das demais sanes previstas neste artigo. 3 A multa simples ser aplicada sempre que o agente, por negligncia ou dolo: I - advertido por irregularidades que tenham sido praticadas, deixar de san-las, no prazo assinalado por rgo competente do SISNAMA ou pela Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha; II - opuser embarao fiscalizao dos rgos do SISNAMA ou da Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha. 4 A multa simples pode ser convertida em servios de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente. 5 A multa diria ser aplicada sempre que o cometimento da infrao se prolongar no tempo. 6 A apreenso e destruio referidas nos incisos IV e V do caput obedecero ao disposto no art. 25 desta Lei. 7 As sanes indicadas nos incisos VI a IX do caput sero aplicadas quando o produto, a obra, a atividade ou o estabelecimento no estiverem obedecendo s prescries legais ou regulamentares. 8 As sanes restritivas de direito so: I - suspenso de registro, licena ou autorizao; II - cancelamento de registro, licena ou autorizao; III - perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais; IV - perda ou suspenso da participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; 22

V - proibio de contratar com a Administrao Pblica, pelo perodo de at trs anos. Art. 73. Os valores arrecadados em pagamento de multas por infrao ambiental sero revertidos ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, criado pela Lei n 7.797, de 10 de julho de 1989, Fundo Naval, criado pelo Decreto n 20.923, de 8 de janeiro de 1932, fundos estaduais ou municipais de meio ambiente, ou correlatos, conforme dispuser o rgo arrecadador. Art. 74. A multa ter por base a unidade, hectare, metro cbico, quilograma ou outra medida pertinente, de acordo com o objeto jurdico lesado. Art. 75. O valor da multa de que trata este Captulo ser fixado no regulamento desta Lei e corrigido periodicamente, com base nos ndices estabelecidos na legislao pertinente, sendo o mnimo de R$ 50,00 (cinqenta reais) e o mximo de R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais). Art. 76. O pagamento de multa imposta pelos Estados, Municpios, Distrito Federal ou Territrios substitui a multa federal na mesma hiptese de incidncia.
REsp 889528/SC (17/04/2007) Ementa: PROCESSUAL PENAL. RECURSO ESPECIAL. CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. DENNCIA REJEITADA PELO E. TRIBUNAL A QUO. SISTEMA OU TEORIA DA DUPLA IMPUTAO.

Admite-se a responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes ambientais desde que haja a imputao simultnea do ente moral e da pessoa fsica que atua em seu nome ou em seu benefcio, uma vez que "no se pode compreender a responsabilizao do ente moral dissociada da atuao de uma pessoa fsica, que age com elemento subjetivo prprio" cf. Resp n 564960/SC, 5 Turma, Rel. Ministro Gilson Dipp, DJ de 13/06/2005 (Precedentes).
c) Reparadora = Corresponde responsabilidade civil objetiva (art. 14,1 L.6938/81), onde se adota duas teorias: Teoria do Risco Integral, uma modalidade extremada da doutrina do risco para justificar o dever de indenizar mesmo nos casos de fato exclusivo da vtima, em caso fortuito (evento causado pela ao humana de terceiros) ou de fora maior (evento causado pela natureza). Sergio Cavalieri Filho, ao comentar o artigo 14, 1 da Lei 6.938/81, ressalta que o artigo 225 3, da Constituio, recepcionou o j citado art. 14 1, da Lei 6.938/81, criando a responsabilidade objetiva baseada no risco integral, ou seja, na teoria segundo a qual no se admitem excludentes de responsabilidade. O autor aduz que "se fosse possvel invocar o caso fortuito ou a fora maior como causas excludentes de responsabilidade civil por dano ecolgico, ficaria fora da incidncia da lei a maior parte dos casos de poluio ambiental.

Art. 14,1 L.6938/81- Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente de existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, efetuados por sua atividade. O competncia Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente.
Teoria do Risco Criado (ou Risco Proveito), nos parece apontar o principal motivo da introduo da responsabilidade objetiva no direito brasileiro. Ela conseqncia de um dos princpios bsicos da proteo do meio ambiente em nvel internacional - o princpio do poluidor-pagador - consagrado ultimamente nas Declaraes Oficiais da Conferncia da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (RIO-92 - UNCED). Uma conseqncia importante dessa linha de fundamentao da responsabilidade objetiva pelo dano ambiental a possibilidade de admitir fatores capazes de excluir ou diminuir a responsabilidade como o caso fortuito e a fora maior, o fato criado pela prpria vtima (exclusivo ou concorrente), a interveno de terceiros e, em determinadas hipteses, a

23

licitude da atividade poluidora. Assim sendo, a simples prtica da atividade/obra/empreendimento responsabiliza o empreendedor. O nexo de causalidade implica que a responsabilidade objetiva em matria de dano ambiental afasta qualquer perquirio e discusso de culpa, no prescinde do nexo causal entre o dano havido e a ao ou omisso de quem cause o dano. Para se pleitear reparao h necessidade da demonstrao do nexo causal entre a conduta e a leso ao meio ambiente. Assim, para haver a responsabilizao imprescindvel ao ou omisso, evento danoso e relao de causalidade. Com relao licitude da atividade exercida, verifica-se que, no direito brasileiro, a responsabilidade civil pelo dano ambiental no tpica, independe da ofensa a standard legal ou regulamento especfico. irrelevante a licitude da atividade. Pouco importa que determinado ato tenha sido devidamente autorizado por autoridade competente ou que esteja de acordo com normas de segurana exigidas, ou que as medidas de precauo tenham sido devidamente adotadas. Se houve dano ambiental, resultante da atividade do poluidor, h nexo causal que faz surgir o dever indenizatrio. A legalidade do ato no importa, basta a simples potencialidade de dano, para que a responsabilidade civil seja objetiva. Vale dizer que a teoria que predomina, atualmente, a Teoria do Risco Integral (Resp 442.586/SP). Resp 442.586/SP (25.11.02) Ementa: (...)3. O poluidor, por seu turno, com base na mesma legislao, art. 14 - "sem obstar a

aplicao das penalidades administrativas" obrigado, "independentemente da existncia de culpa", a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, "afetados por sua atividade". 4. Depreende-se do texto legal a sua responsabilidade pelo risco integral, por isso que em demanda infensa a administrao, poder, inter partes, discutir a culpa e o regresso pelo evento.
E a responsabilidade do Estado no que tange a degradao ambiental? Resposta: Recair sobre o Estado a responsabilidade civil objetiva (art. 37,6 CRFB/88), salvo quando o dano causado pelo Poder Pblico na omisso do exerccio do poder de polcia, a responsabilidade do Estado SUBJETIVA (seja quando o servio pblico no funcionou, funcionou tardiamente ou funcionou mal). Ou seja, o Estado passa para o plo passivo da ao civil pblica, respondendo conjuntamente com o empreendedor (Resp 647.493/SC). Vale dizer que a ao de reparao por danos ambientais imprescritvel. Art. 37, 6 CRFB/88. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Resp 647.493/SC (21.05.07) Ementa: RECURSO ESPECIAL. AO CIVIL PBLICA. POLUIO AMBIENTAL. EMPRESAS MINERADORAS. CARVO MINERAL. ESTADO DE SANTA CATARINA. REPARAO. RESPONSABILIDADE DO ESTADO POR OMISSO. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA.

1. A responsabilidade civil do Estado por omisso subjetiva, mesmo em se tratando de responsabilidade por dano ao meio ambiente, uma vez que a ilicitude no comportamento omissivo aferida sob a perspectiva de que deveria o Estado ter agido conforme estabelece a lei. 2. A Unio tem o dever de fiscalizar as atividades concernentes extrao mineral, de forma que elas sejam equalizadas conservao ambiental. Esta obrigatoriedade foi alada categoria constitucional, encontrando-se inscrita no artigo 225, 1, 2 e 3 da Carta Magna. 3. Condenada a Unio a reparao de danos ambientais, certo que a sociedade mediatamente estar arcando com os custos de tal reparao, como se fora auto-indenizao. Esse desiderato apresenta-se consentneo com o princpio da eqidade, uma vez que a atividade industrial responsvel pela degradao ambiental -por gerar divisas para o pas e contribuir com percentual 24

significativo de gerao de energia, como ocorre com a atividade extrativa mineral -a toda a sociedade beneficia. 4. Havendo mais de um causador de um mesmo dano ambiental, todos respondem solidariamente pela reparao, na forma do art. 942 do Cdigo Civil. De outro lado, se diversos forem os causadores da degradao ocorrida em diferentes locais, ainda que contguos, no h como atribuir-se a responsabilidade solidria adotando-se apenas o critrio geogrfico, por falta de nexo causal entre o dano ocorrido em um determinado lugar por atividade poluidora realizada em outro local. (...) 6. Segundo o que dispe o art. 3, IV, c/c o art. 14, 1, da Lei n. 6.938/81, os scios/administradores respondem pelo cumprimento da obrigao de reparao ambiental na qualidade de responsveis em nome prprio. A responsabilidade ser solidria com os entes administrados, na modalidade subsidiria. 7. A ao de reparao/recuperao ambiental imprescritvel.
Insta consignar que ocorre no STJ duas mudanas de entendimento, quais sejam: I) Quanto ao nexo causal = em alguns casos no preciso nem demonstrar o nexo causal (Resp 1.056.540/GO) Resp 1.056.540/GO (14.09.09) Ementa: RECURSO ESPECIAL. AO CIVIL PBLICA. POLUIO AMBIENTAL. EMPRESAS MINERADORAS. CARVO MINERAL. ESTADO DE SANTA CATARINA. REPARAO. RESPONSABILIDADE DO ESTADO POR OMISSO. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA.

1. A responsabilidade por danos ambientais objetiva e, como tal, no exige a comprovao de culpa, bastando a constatao do dano e do nexo de causalidade. 2. Excetuam-se regra, dispensando a prova do nexo de causalidade, a responsabilidade de adquirente de imvel j danificado porque, independentemente de ter sido ele ou o dono anterior o real causador dos estragos, imputa-se ao novo proprietrio a responsabilidade pelos danos. Precedentes do STJ. 3. A solidariedade nessa hiptese decorre da dico dos arts. 3, inc. IV, e 14, 1, da Lei 6.398/1981 (Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente). 4. Se possvel identificar o real causador do desastre ambiental, a ele cabe a responsabilidade de reparar o dano, ainda que solidariamente com o atual proprietrio do imvel danificado. 5. Comprovado que a empresa Furnas foi responsvel pelo ato lesivo ao meio ambiente a ela cabe a reparao, apesar de o imvel j ser de propriedade de outra pessoa jurdica. 6. inadmissvel discutir em recurso especial questo no decidida pelo Tribunal de origem, pela ausncia de prequestionamento. 7. deficiente a fundamentao do especial que no demonstra contrariedade ou negativa de vigncia a tratado ou lei federal. 8. Recurso especial parcialmente conhecido e no provido.
II) No que tange responsabilidade por danos ambientais, em razo do princpio da precauo, cabe ao empreendedor provar que a sua atividade no causadora de danos ambientais (ou seja, nesta hiptese, h inverso do nus da prova). As formas de reparao dos danos ambientais so: a) Restaurao natural (ou restaurao in specie) = privilegia-se a recuperao no local onde ocorreu o dano. b) Compensao ecolgica = aplicada quando no foi possvel a restaurao natural. Existem vrios tipos de compensao ecolgica. Quando se trata de responsabilidade civil por danos ambientais, corresponder recuperao de outra rea e no quela onde ocorreram os danos ambientais. c) Indenizao pecuniria = no sendo possvel a realizao da reparao natural e compensao ecolgica caber a indenizao pecuniria que ser revertida para o FUNDO (EIA/RIMA).

25

- 4 do art. 225 CRFB/88

Art. 225,4 CRFB/88. A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
Tal dispositivo trata dos biomas brasileiros (vale dizer que falta incluso do cerrado, da caatinga e do pampa gacho). Estes foram protegidos, em virtude de sua fragilidade. A palavra patrimnio nacional que consta neste dispositivo no possui sentido jurdico e sim sentido de propriedade (o valor destes biomas para a proteo ambiental). ** ATENO: Em caso de reverso de uma propriedade privada em patrimnio nacional no significa atribuir titularidade ao Poder Pblico Federal. Vale ressaltar que somente um destes biomas possui lei especfica o regulando a Mata Atlntica (L. 11.428/06). Veja os seguintes julgados: RE 134.297/SP (16.06.95) Ementa: RECURSO EXTRAORDINRIO - ESTAO ECOLOGICA - RESERVA FLORESTAL NA SERRA DO MAR - PATRIMNIO NACIONAL (CF, ART. 225, PAR.4.)- LIMITAO ADMINISTRATIVA QUE AFETA O CONTEUDO ECONOMICODO DIREITO DE PROPRIEDADE - DIREITO DO PROPRIETARIO A INDENIZAO - DEVER ESTATAL DE RESSARCIR OS PREJUIZOS DE ORDEM PATRIMONIAL SOFRIDOS PELO PARTICULAR - RE NO CONHECIDO

- Incumbe ao Poder Pblico o dever constitucional de proteger a flora e de adotar as necessarias medidas que visem a coibir praticas lesivas ao equilibrio ambiental. Esse encargo, contudo, no exonera o Estado da obrigao de indenizar os proprietarios cujos imveis venham a ser afetados, em sua potencialidade econmica, pelas limitaes impostas pela Administrao Pblica - A proteo jurdica dispensada as coberturas vegetais que revestem as propriedades imobiliarias no impede que o dominus venha a promover, dentro dos limites autorizados pelo Cdigo Florestal, o adequado e racional aproveitamento economico das arvores nelas existentes. A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais em geral, tendo presente a garantia constitucional que protege o direito de propriedade, firmou-se no sentido de proclamar a plena indenizabilidade das matas e revestimentos florestais que recobrem areas dominiais privadas objeto de apossamento estatal ou sujeitas a restries administrativas impostas pelo Poder Pblico. Precedentes - A circunstancia de o Estado dispor de competncia para criar reservas florestais no lhe confere, s por si - considerando-se os princpios que tutelam, em nosso sistema normativo, o direito de propriedade -, a prerrogativa de subtrair-se ao pagamento de indenizao compensatoria ao particular, quando a atividade pblica, decorrente do exerccio de atribuies em tema de direito florestal, impedir ou afetar a valida explorao econmica do imvel por seu proprietario - A norma inscrita no ART. 225, PAR.4., da Constituio deve ser interpretada de modo harmonioso com o sistema jurdico consagrado pelo ordenamento fundamental, notadamente com a clusula que, proclamada pelo art. 5., XXII, da Carta Politica, garante e assegura o direito de propriedade em todas as suas projees, inclusive aquela concernente a compensao financeira devida pelo Poder Pblico ao proprietario atingido por atos imputaveis a atividade estatal. O preceito consubstanciado no ART. 225, PAR.4., da Carta da Republica, alm de no haver convertido em bens publicos os imveis particulares abrangidos pelas florestas e pelas matas nele referidas (Mata Atlantica, Serra do Mar, Floresta Amazonica brasileira), tambm no impede a utilizao, pelos proprios particulares, dos recursos naturais existentes naquelas areas que estejam sujeitas ao domnio privado, desde que observadas as prescries legais e respeitadas as condies necessarias a preservao ambiental 26

- A ordem constitucional dispensa tutela efetiva ao direito de propriedade (CF/88, art. 5., XXII). Essa proteo outorgada pela Lei Fundamental da Republica estende-se, na abrangencia normativa de sua incidencia tutelar, ao reconhecimento, em favor do dominus, da garantia de compensao financeira, sempre que o Estado, mediante atividade que lhe seja juridicamente imputavel, atingir o direito de propriedade em seu conteudo economico, ainda que o imvel particular afetado pela ao do Poder Pblico esteja localizado em qualquer das areas referidas no art. 225, PAR.4., da Constituio - Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado: a consagrao constitucional de um tipico direito de terceira gerao (CF, art. 225, caput).
Resp 573.829/PR (20.04.06) Ementa: PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. DESAPROPRIAO PARA FINS DE REFORMA AGRRIA. VIOLAO DO ART. 535 DO CPC. INOCORRNCIA. INDENIZAO DA COBERTURA VEGETAL EM SEPARADO. NECESSRIA COMPROVAO DA EXPLORAO ECONMICA DA REA. INTERPRETAO DO ART. 12, DA LEI N. 8.629/93. MATRIA FTICO-PROBATRIA. SMULA N. 07/STJ. - O preceito consubstanciado no art. 225, 4, da Carta da Republica, alm de

no haver convertido em bens pblicos os imveis particulares abrangidos pelas florestas e pelas matas nele referidas (Mata Atlntica, Serra do Mar, Floresta Amaznica brasileira), tambm no impede a utilizao, pelos prprios particulares, dos recursos naturais existentes naquelas reas que estejam sujeitas ao domnio privado, desde que observadas as prescries legais e respeitadas as condies necessrias preservao ambiental.
RE 300.244/SC (20.11.01) Na poca no havia lei regulamentando. Ementa: Competncia. Crime previsto no artigo 46, pargrafo nico, da Lei n 9.605/98. Depsito

de madeira nativa proveniente da Mata Atlntica. Artigo 225, 4, da Constituio Federal - No a Mata Atlntica, que integra o patrimnio nacional a que alude o artigo 225, 4, da Constituio Federal, bem da Unio - Por outro lado, o interesse da Unio para que ocorra a competncia da Justia Federal prevista no artigo 109, IV, da Carta Magna tem de ser direto e especfico, e no, como ocorre no caso, interesse genrico da coletividade, embora a tambm includo genericamente o interesse da Unio - Conseqentemente, a competncia, no caso, da Justia Comum estadual. Recurso extraordinrio no conhecido.
- 5 art. 225 CRFB = So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. - 6, art. 225 CRFB/88 = Por este dispositivo, a localizao da usina aprovada atravs de lei federal. Porm, isso no desobriga o Poder Pblico Federal de realizar o licenciamento ambiental, em especial o Estudo Prvio de Impacto Ambiental para a sua instalao. Ex.: Angra I e Angra II. Quem efetiva o licenciamento o IBAMA com a colaborao da CNEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear).

Art. 225, 6 CRFB/88 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas.
Simulados H inmeros princpios ambientais que orientam a otimizao das regras de proteo do meio ambiente. Esses princpios constam na Poltica Nacional do Meio Ambiente, na CF e em documentos internacionais de proteo do meio ambiente, como Conferncia de Estocolmo de 1972, Nosso Futuro Comum (Relatrio Brundtland) e Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992 (ECO-92). Considerando o texto acima, julgue os itens subseqentes, acerca dos princpios ambientais e de sua adoo em regras procedimentais de proteo do meio ambiente. 1. O princpio do poluidor-pagador, dispositivo internacional da proteo do meio ambiente, ainda no foi incorporado legislao infraconstitucional brasileira. Resposta: ERRADA

27

2. Na ECO-92, o princpio da precauo consta como princpio. De modo a proteger o meio ambiente, esse princpio deve ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com as suas necessidades. Quando houver ameaa de danos srios ou irreversveis, a ausncia de absoluta certeza cientfica no deve ser utilizada como razo para postergar medidas eficazes e economicamente viveis para se prevenir a degradao ambiental. Resposta: CERTA 3. No h relao entre o princpio da precauo e as regras previstas no estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA). Resposta: ERRADA 4. O estudo de impacto ambiental (EIA) e o seu relatrio (RIMA) so documentos tcnicos de carter sigiloso, de forma a impedir danos s empresas concorrentes da obra pblica em estudo. Resposta: ERRADA 5. O princpio da ampla informao, existente no direito do consumidor, tambm influi na proteo nacional e internacional do meio ambiente. Resposta: CERTA 6. O princpio da participao da populao na proteo do meio ambiente est previsto na Constituio Federal e na ECO-92. Resposta: CERTA 3.4 Competncias Constitucionais em Matria Ambiental 3.4.1 Competncia Administrativa (art. 23, III, IV, VI e VII CRFB/88): uma competncia comum.

Art. 23 CRFB/88 - competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV - impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora. XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios. Pargrafo nico - Leis complementares fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional. Art. 78 CTN - Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.
Esta competncia administrativa est associada ao poder de polcia (art. 78 CTN) e ao licenciamento ambiental. O do art. 23 da CRFB/88 ainda no foi regulado por Lei Complementar.

28

Portanto, quanto ao poder de polcia tudo possvel, podendo uma indstria ser autuada por um fiscal federal, estadual e municipal. 3.4.2 Competncia Legislativa (art. 24, VI. VI e VIII CRFB/88): a competncia concorrente. Caber Unio estabelecer normas gerais, cujo objetivo coordenar e uniformizar a legislao no pas. Entretanto, no Direito Ambiental estas normas no precisam ser editadas atravs de lei, pois se permite a edio destas por meio de Resolues do CONAMA. Ex.: Resoluo 237/97 (que versa sobre o licenciamento ambiental) e Resoluo 01/86 (que versa sobre o estudo prvio de impacto ambiental). Deste modo, o CONAMA possui poder regulamentar (poder infra-regulamentar).

Art. 24 CRFB/88 - Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico.
Os Estados e o Distrito Federal possuem competncia suplementar (art. 24,2 CRFB/88) que pode ser: - Competncia Supletiva = cabe preencher as lacunas da norma geral; - Competncia Complementar = visa pormenorizar/detalhar a norma geral. Vale dizer que inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio (art. 24, 3 e 4 CRFB/88). Obs.: Pelo fato de o Cdigo Florestal (L. 4771/65) ser norma geral, o Cdigo Ambiental de Santa Catarina inconstitucional, pois foi alm da norma geral. 4 SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) Lei 6938/81 4.1 Conceito de SISNAMA = Conjunto de entes/rgos ambientais responsveis pela efetivao da poltica nacional do meio ambiente. O SISNAMA no possui personalidade jurdica e quem a possui so os rgos/entes que o integram. 4.2 Composio do SISNAMA = Composto por: a) rgo Superior (Conselho de Governo); b) rgo Consultivo e Deliberativo (CONAMA), c) rgo Central (Ministrio do Meio Ambiente), d) rgos Executores (IBAMA e ICMBIO), e) rgos Seccionais (rgos estaduais e outros entes) e f) rgos Locais. a) rgo Superior (Conselho de Governo) = Tem como funo assessorar o Presidente da Repblica na formulao da poltica nacional e nas diretrizes do meio ambiente e os recursos ambientais. composto por Ministros de estado e Secretrios-Gerais. b) rgo Consultivo e Deliberativo (CONAMA) b.1) Atos do CONAMA = Possui cinco atos: - Resoluo: Ato tpico de Conselho. Saem as normas gerais do meio ambiente. - Recomendao: So editadas quando o CONAMA orienta os rgos ambientais estaduais e municipais sobre a implementao de polticos e programas ambientais. Normalmente usado quando se dirige ao Poder Executivo Federal (Presidente da Repblica) sugerindo algo (recomendar). Recentemente o CONAMA fez em relao BR 101.

29

- Proposio: Quando as Comisses de Meio Ambiente do Congresso Nacional se dirigem ao Conselho de Governo. - Moo: para assuntos diversificados (com carter aberto). Ex.: Reclamao sobre o Cdigo Ambiental de Santa Catarina. - Recursal: (art. 8,III L.6938/81) = Cabe ao CONAMA decidir, como ltima instncia administrativa em grau de recurso, mediante depsito prvio, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA. b.2) Composio do CONAMA = Composto pelo: I) Plenrio; II) CIPAM (Comit de Integrao de Poltica Ambiental); III) Cmaras Temticas e IV) Grupos Assessores. I) Plenrio = Composto por 108 Conselheiros. H 5 grupos: Representantes do Governo Federal; Representantes dos Governos Estaduais; Representantes dos Governos Municipais; Representantes da Sociedade Civil; Representantes do Setor Empresarial. II) CIPAM (Comit de Integrao de Poltica Ambiental) = Tem a funo de atuar como Secretaria Executiva do CONAMA. III) Cmaras Temticas e IV) Grupos Assessores = So nas Cmaras Temticas que se inicia o debate sobre um determinado assunto que fora abordado anteriormente pelos grupos assessores. Em outros termos, os grupos assessores debatem sobre um determinado assunto e envia s Cmaras Temticas que iro relatar/elaborar um projeto e encaminhar ao CIPAM. A L. 6938/81 foi regulamentada pelo Dec. 99274/90 e foi criada uma Cmara Especial Recursal dentro da estrutura do CONAMA. Esta, por sua vez, responsvel em ltima instncia em decidir sobre as multas e penalidades aplicadas pelo IBAMA. b.3) Competncia do CONAMA I) estabelecer, mediante proposta do IBAMA, dos Conselheiros do CONAMA e dos rgos ambientais estaduais, normas e critrios para o licenciamento de atividades ou potencialmente poluidores. Quem define normas gerais de licenciamento ambiental o CONAMA (Resoluo 237/97). II) determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos e privados, requisitando as informaes indispensveis ao exame da matria. Assim sendo, pode o CONAMA pedir autorizao do EPIA/RIMA se este projeto for em reas de patrimnio nacional, em especial. III) determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais, e a perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficias. Isto porque no Brasil, boa parte dos empresrios vive de financiamento de rgos estatais (ex.: BNDES), que podem conceder a elas benficos fiscais, desde que as empresas possuem conscincia ecolgica (cumpre com a legislao ambiental art. 12 L. 6938/81). Ex.: Se um banco privado ao liberar os benefcios atravs de financiamento, no verifica se a empresa cumpre com a legislao e esta gera danos ao meio ambiente, o banco privado passar para o plo passivo da ao civil pblica (responsabilidade subjetiva).

Art. 12 L. 6938/81 - As entidades e rgos de financiamento e incentivos governamentais condicionaro a aprovao de projetos habilitados a esses benefcios ao licenciamento, na forma desta Lei, e ao cumprimento das normas, dos critrios e dos padres expedidos pelo CONAMA. Pargrafo nico - As entidades e rgos referidos no " caput " deste artigo devero fazer constar dos projetos a realizao de obras e aquisio de equipamentos destinados ao controle de degradao ambiental e melhoria da qualidade do meio ambiente. 30

IV) estabelecer, privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio por veculos automotores, aeronaves e embarcaes, mediante audincia dos Ministrios competentes. c) rgo Central (Ministrio do Meio Ambiente) = Tem a funo de planejar, coordenar, supervisionar e controlar como rgo federal a poltica nacional e as diretrizes governamentais para o meio ambiente. rgos auxiliares: IBAMA, ICMBIO, ANA (Agncia Nacional das guas agncia reguladora) e Instituto Jardim Botnico. d) rgos Executores (IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis e ICMBIO Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade) d.1) IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis) = Tem a funo de implementar a poltica nacional do meio ambiente. uma autarquia federal. Cuida dos recursos renovveis (quem cuida dos recursos no renovveis o Ministrio de Minas e Energia). Possui competncia para: exercer poder de polcia (aplicao de multas). para realizar licenciamento de obras e atividades de impacto nacional ( aquele que ultrapassa as fronteiras do Brasil) ou regional ( aquele que abrange dois ou mais Estados-membros). d.2) ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade - Dec. 99274/90) = Foi includo como rgo executor do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservao) pela L. 9985/00. Possui a finalidade de realizar a gesto das unidades de conservao criadas no mbito federal. uma autarquia federal que nem o IBAMA. e) rgos Seccionais (rgos estaduais e outros entes) = De carter executivo, essa instncia do SISNAMA composta por rgos (em geral, so as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente) e entidades estaduais (FUNAI, Fundao Palmares, etc.) responsveis pela execuo de programas e projetos, assim como pelo controle e fiscalizao de atividades degradadoras do meio ambiente. f) rgos Locais = Trata-se da instncia composta por rgos ou entidades municipais responsveis pelo controle e fiscalizao dessas atividades em suas respectivas jurisdies. So, quando elas existem, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Pode um rgo local ambiental efetuar licenciamento ambiental, desde que possua Conselho de Meio Ambiente com carter deliberativo e plano diretor (este ltimo, com cidades com mais de 250 mil habitantes). Ex.: Shopping Center pode ser licenciado (verifica-se o impacto local que no poder abranger outros Municpios). 4.3 Objetivo Geral da Poltica Nacional do Meio Ambiente = A preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propicia vida, visando assegurar no pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e a proteo da dignidade da vida humana. A doutrina entende que o DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL o principal objetivo da L. 6938/81, pois versa sobre a proteo do meio ambiente com a compatibilizao com o desenvolvimento das atividades econmicas. Simulados 1. competncias do CONAMA estabelecer, mediante propostas do IBAMA, dos demais entes do SISNAMA e dos conselheiros do CONAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedida pela Unio, Estados, DF e Municpios, sobre a superviso do CONAMA Resposta: CORRETO 2. O Ministrio do Meio Ambiente tem por finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais para o meio ambiente. Resposta: CORRETO 3. A Poltica nacional do Meio ambiente tem por objetivo geral a adequao e restaurao, da qualidade ambiental propiciado, vida, visa assegurar, no Brasil, condies para o desenvolvimento

31

scio-econmico, atender aos interesses da segurana nacional e a proteo da dignidade da vida humana. Resposta: ERRADO 4. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, facultando-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Resposta: ERRADO 5. A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio estadual, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais Resposta: ERRADO 6. de competncia do CONAMA estabelecer normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA. Resposta: CERTO Aula: n. 04 (09.11.09) 4.4 Instrumento da Poltica Nacional (art. 9 L. 6938/81) a) Estabelecimento de padres de qualidade ambiental (do ar, gua e solo), em regra, pelo CONAMA, atravs de suas Resolues. Ex.: O CONAMA tem o PRONAR (Poltica Nacional de Controle e Qualidade do Ar). b) Zoneamento ambiental que denominada hoje de zoneamento ecolgico econmico. Zoneamento consiste num instrumento para planejar e ordenar o territrio brasileiro, harmonizando as relaes econmicas, sociais e ambientais. Em suma, cuida do uso e ocupao do solo.

Existem restries nos zoneamentos: numa zona mista (urbana e rural) no pode uma indstria funcionar depois das 20h, por exemplo. Em zona residencial no se pode ter boate, por exemplo. Atualmente, est se mapeando a Amaznia Legal (zoneamento). c) Avaliao de impacto ambiental = so os estudos ambientais, tais como: EPIA/RIMA = EPIA (Estudo Prvio de Impactos Ambientais) / RIMA (Relatrio de Impacto do Meio Ambiente). Relatrio Ambiental Preliminar (RAP) Relatrio de Viabilidade Ambiental (RVA) Obs.: AIA (Avaliao de Impacto Ambiental) EPIA/RIMA Gnero Espcie (de estudos ambientais). - AAE (Avaliao Ambiental Estratgica) = Quando se tem: planos, programas e polticas governamentais, que visam avaliar um conjunto de vrias obras/empreendimentos. Ex.: PAC (Programa de Acelerao do Crescimento). So estudos simplificados, ou seja, no demandam a . realizao do EPIA/RIMA. No podem ser usados para estudos ambientais em obras de grande impacto que cause danos ambientais degradantes.

32

- AIA (Avaliao de Impacto Ambiental) = visa projetos e empreendimentos singulares (individuais). Ex.: Licenciar uma rodovia, ferrovia, etc. d) o licenciamento ambiental (Resoluo 237/97 do CONAMA) e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. Obs.: Os itens I ao IV so INSTRUMENTOS DE COMANDO-CONTROLE, ou seja, o Poder Pblico traz as normas e depois realiza a fiscalizao se estas esto sendo cumpridas. e) Possibilidade do empreendedor tem se realizar a gesto ambiental, que pode ser:

1. ISO 14.001 = consiste num sistema de gesto ambiental que certifica o cumprimento de
normas ambientais pelas empresas. Ex.: ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) que certifica o ISO 14.001.

2. P + L (Produo + Limpa) = Estratgia ambiental preventiva e integrada que envolve


processos, produtos e servios de maneira a reduzir os riscos de curto e longo prazo para o ser humano e o meio ambiente. Vale dizer que esta expresso (P+L) surgiu com a ONU, cujo objetivo fazer com que as empresas adotem medidas preventivas para causar menor impacto ambiental possvel. Ex.: Instalaes de filtros para gases poluentes, instalao de estaes de tratamento de esgoto e de resduos, etc.

3. Rotulagem ambiental (ou Selo Ambiental ou Selo Ecolgico) = Muitas empresas tomam
conhecimento que os consumidores preferem consumir produtos ambientalmente favorveis e por isso produzem produtos que possam certificaes, que so os selos ambientais.

4. CLUSTER (Conglomerados Ambientais) = Ocorre quando tem que reunir no mesmo parque
industrial, vrias empresas que tem ligao entre elas. Ex.: Empresa A lana dejeto que ser usado pela empresa B como insumo, cujo objetivo evitar o turismo da poluio. Assim sendo, onde as empresas produzem, l devem tratar os danos ambientais preferencialmente. f) a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas. A Lei 9985/00 regulamenta tal matria. g) o SINIMA (Sistema Nacional de Informaes sobre o Meio Ambiente) = Previsto no art. 11,II do Dec. 99274/90. O SINIMA composto por: I) redes computacionais livres que permitam a integrao entre os rgos ambientais do SINIMA (trocas de informaes) Princpio sobre a Informao Ambiental. II) por tudo aquilo associados aos dados e informaes ambientais que devem constar nos Cadastros Tcnicos Federais (que so dois) e ambos integram o SINIMA.

Artigo 11 Dec. 99274/90 - Para atender ao suporte tcnico e administrativo do CONAMA, o IBAMA, no exerccio de sua secretaria- executiva, dever: II - assegurar o suporte tcnico e administrativo necessrio s reunies do CONAMA e ao funcionamento das Cmaras.
h) Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental = O cadastro obrigatrio, sob pena de multa para pessoa fsica e pessoa jurdica que se dediquem consultoria tcnica sobre questes ambientais. igualmente obrigatria indstria e comrcio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva e potencialmente poluidoras. Vale dizer que um cadastro pblico, o fato de estar inscrito neste cadastro no significa certificao de qualidade. A cada dois anos deve ser renovada a inscrio neste cadastro e no se paga taxa por isso. Por fim, queles que so condenados por crimes ambientais ou infraes administrativas ambientais previstas na L. 9605/98 podem ter seu cadastro suspenso.

33

i) As penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental, que so reguladas pelo Dec. 6514/08. j) A instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis IBAMA. At hoje no foi editado este relatrio. O mais prximo que se teve foi o GEOBRASIL 2002, realizado antes da RIO + 10, no qual consiste no mapeamento ou localizao geogrfica em projetos de diferentes setores como meio ambiente, geomarketing, telecomunicaes, saneamento, transportes, energia, logstica e administrao de cidades, principalmente nas reas de segurana e arrecadao de impostos. l) O Poder Pblico tem a obrigao de prestar informaes ambientais, em razo do princpio da informao ambiental, na qual garante o acesso da populao sobre algumas informaes relativas matria ambiental (L. 10.650/03). Resguarda-se apenas o sigilo industrial. Se no h informao sobre aquelas informaes, a populao pode exigir que o Poder Pblico a produza o chamado direito pblico subjetivo. m) Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou hostilizadoras dos recursos ambientais. Este cadastro previsto no art. 17,II L.6938/81. O fato de estarem inscritos neste cadastro, no desobriga as pessoas jurdicas de obterem as licenas ambientais. obrigatrio, sob pena de multa. Este cadastro far o mapeamento das empresas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou extrao, produo, transporte e comercializao de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora. O Poder Pblico criou uma TAXA DE CONTROLE DE FISCALIZAO AMBIENTAL, vinculada a este cadastro (art. 17-B L. 6938/81). O fato gerador desta taxa o exerccio de poder de polcia conferida ao IBAMA.

Art. 17-B L. 6938/81. Fica instituda a Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental TCFA, cujo fato gerador o exerccio regular do poder de polcia conferido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA para controle e fiscalizao das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.
n) Os instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros. I) Seguro ambiental: at o presente momento, no est regulamentado. A idia central deste seguro ambiental fazer com que as empresas que realize o licenciamento ambiental devam pagar o mesmo, onde as seguradoras passaro a auxiliar na fiscalizao dos empreendimentos potencialmente danosos ao meio ambiente. II) Concesso florestal = Delegao onerosa feita pelo Poder Pblico do direito de praticar o manejo florestal sustentvel para a explorao de servios (ex.: hotel de ecoturismo) e recursos florestais. Deve haver procedimento licitatrio, cuja modalidade a concorrncia. III) Servido ambiental (art. 9-A L.6938/81) = ocorre mediante anuncia do rgo ambiental competente, o proprietrio rural pode instituir servido ambiental, pela qual voluntariamente renuncia, em carter permanente ou temporrio, total ou parcialmente, a direito de uso, explorao ou supresso de recursos naturais existentes na propriedade. Vale dizer que, no se pode realizar servido ambiental em reserva legal florestal e nem em rea de preservao permanente. O principal objetivo da servido valorizar o imvel (ou prdio) dominante, acrescentando-lhe funcionalidade, beleza, comodidade. Como j explicitado, uma relao imvel - imvel, de modo que o direito do titular se prende coisa, no pessoa, que o detm apenas no status de proprietrio do bem, e enquanto perdurar a relao dominical. Constituindo-se de servido ambiental, averbada na transcrio ou matrcula no registro de imveis, a propriedade gozar de incentivos tributrios, como iseno do Imposto Sobre a Renda do Proprietrio, iseno do Imposto Territorial Rural (para reas de cobertura vegetal primria ou estgio mdio e avanado de regenerao), compensao da Reserva Legal e deduo do Imposto Sobre a Renda do Doador Ambiental. Alm disso, o Projeto prev incentivos creditcios que abrangem a Servido Ambiental.

34

5 EPIA/RIMA 5.1 Introduo = possvel encontrar duas expresses (que na verdade, significam a mesma coisa): EPIA (Estudo Prvio de Impacto Ambiental criada pela CRFB/88); ou EIA (Estudo de Impacto Ambiental oriunda antes da CRFB/88, criada pela Resoluo n1/86 do CONAMA.

Qual a diferena entre EPIA e o RIMA? Resposta: O EPIA (Estudo Prvio de Impacto Ambiental) um documento/estudo tcnico, complexo, amplo em que se realizam as pesquisas de campo, a reviso da literatura e todos os estudos ambientais decorrentes. J o RIMA (Relatrio de Impacto do Meio Ambiente) um documento gerencial, que deve ser apresentado de maneira clara, objetiva e didtica. Deve ser compreensvel populao. O RIMA um espelho do EPIA, j que traduz as suas concluses, isto , no existe RIMA desassociado do EPIA. 5.2 Base legal = Resoluo n 1/86 CONAMA e art. 225,1, IV CRFB/88.

Art. 225, CRFB/88. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade.
Anlise do dispositivo: a) Exigir = no h discricionariedade do rgo ambiental entre realizar ou no o EPIA. O pressuposto do EPIA a significativa degradao do meio ambiente, em caso de se ter uma obra ou atividade que a cause. b) na forma da lei = at hoje no foi editada tal lei. Ento, quem regulamenta a EPIA? H divergncias: 1 corrente) trata de reserva legal absoluta; 2 corrente) trata de reserva legal relativa; 3 corrente) quem regulamenta a EPIA a L.6938/81. O STF entende que na forma da lei seria reserva legal absoluta. Porm, adotando este entendimento, o EPIA/RIMA no teria fundamentao. Adotando a 2 corrente (MAJORITRIA doutrina e TJ/SP) podem-se aceitar as resolues editadas pelo CONAMA. Logo, a Resoluo n 1/86 foi formalmente recepcionada pelo texto constitucional. A 3 corrente entende que a L.6938/81, art. 9,III que trata do AIA (Avaliao de Impacto Ambiental), na qual justificaria o EPIA/RIMA. 5.3 Funo do EPIA = possui a funo de primordial de preservar e o monitorar os impactos ambientais e a figura como instrumento de materializao dos princpios da preveno e precauo.

35

Normalmente, o empreendedor faz primeiro uma avaliao econmica de seu projeto para depois realizar o EPIA, que uma regra de bom-senso, visto que necessrio primeiramente analisar os impactos ambientais. O EPIA realizado antes da realizao das obras/empreendimentos. Desta forma, a avaliao tcnica do impacto deve ter certa proximidade com a execuo do projeto. Mudanas radicais no meio ambiente ou novos dados, no perodo entre a elaborao e execuo do projeto, exigem a elaborao no de um EPIA, mas, sim, de uma Licena de Operao Corretiva ou Retificadora, conforme previsto no art. 34 do Decreto 4.430/2002, que regulamentou os artigos da Lei 9.985/2000. Ou seja, para os empreendimentos que j tm licena de operao, estes no devem elaborar um EPIA/RIMA, pois o estudo no seria mais que um caro capricho da Administrao imposto ao empreendedor, no qual todos os aspectos tcnicos que poderiam ser levantados estariam prejudicados pelo incio das operaes h anos. Para esses casos a lei orienta para que seja elaborada uma Licena de Operao Corretiva, medida j adotada por diversos Estados do Brasil, como Minas Gerais, So Paulo, Bahia e Santa Catarina, pois evita um digladiar entre princpios constitucionais, bem como, no macula um ato jurdico perfeito, que foi a primeira licena obtida pelo empreendimento. A Licena de Operao Corretiva, ao mesmo tempo em que reconhece e respeita as licenas de operao j dadas, ainda permite que essas empresas, junto com o rgo competente ambiental, elaborem programas para a atualizao dos estudos cientficos apresentados quando da licena prvia. ** Licena de Operao Corretiva (LOC) = Usando estudo comparativo, para requerer a Licena de Operao Corretiva (LOC) nos Estados que j adotam esse mecanismo, os empreendimentos devem formalizar um pedido entidade responsvel pelo licenciamento ambiental, onde se iniciar um processo administrativo que culminar em visitas tcnicas de pessoal desse rgo s usinas, que juntamente com tcnicos daquela empresa, verificaro como est a situao que envolve o meio ambiente naquele empreendimento, se elaborando dessa troca de informaes, um Plano de Controle Ambiental (PAC). Enfim, um estudo que levar em conta os anos de funcionamento da empresa, bem como sua relao com o meio ambiente durante todo esse perodo. De se notar, ainda, que as empresas que j esto instaladas no trabalhavam sem qualquer fiscalizao ambiental, pois, seguindo as respectivas Leis Estaduais, eram submetidas a auditorias ambientais peridicas, no qual tinham de informar, no caso de Mato Grosso do Sul:

"Art. 7 da Lei Estadual 1.600/95 - as diretrizes para a realizao das auditorias devero incluir, entre outras, avaliaes relacionadas aos seguintes aspectos: a) Dinmica dos processos operacionais do empreendimento, com manejo de seus produtos parciais, finais e dos resduos em geral; b) Impacto sobre o meio ambiente provocados pelas atividades operacionais; c) Avaliao de riscos de acidentes e dos planos de contingncia para evacuao e proteo dos trabalhadores e da populao situada na rea de influncia, quando necessrio; d) Alternativa tecnolgicas disponveis inclusive de processo industrial e sistemas de monitoramento contnuo, para a reduo dos nveis de emisso de poluentes; e) A sade dos trabalhadores e da populao vizinha. Pargrafo nico. A anlise dos impactos ambientais acima mencionados.provocados pelas atividades operacionais, dever ser feita atravs da identificao, previso e interpretao dos provveis impactos positivos e negativos, diretos e indiretos, imediatos e a mdioprazo, temporrios e permanentes, bem como seu grau de reversibilidade e propriedades cumulativas".
Importante tambm esclarecer que a Licena de Operao Corretiva no se confunde com Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta. Enquanto esse oriundo de um "ato lesivo", a Licena de Operao Corretiva no oriunda de ato lesivo algum e tem por objetivo regularizar os empreendimentos que se iniciaram antes da exigncia legal do EPIA/RIMA. 5.4 Condicionantes do EPIA/RIMA (Herman Benjamin Ministro do STJ) a) Preveno aos danos ambientais, b) transparncia administrativa; c) consulta aos interessados;

36

d) motivao das decises ambientais. a) Preveno aos danos ambientais = Antes de se realizar as obras, faz-se as anlises de possveis impactos ambientais e por isso pode-se adotar medidas preventivas para minimizar ou mitigar. Todavia, quando no for possvel a medida preventiva, realizam-se as medidas compensatrias (art. 36, L. 9985/00).

Art. 36 L. 9985/00. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo rgo ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio - EIA/RIMA, o empreendedor obrigado a apoiar a implantao e manuteno de unidade de conservao do Grupo de Proteo Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.
Este dispositivo foi objeto de ADI (ADI 3378/DF). ADI 3378/DF (08.04.08) Ementa: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 36 E SEUS 1, 2 E 3 DA LEI N 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. CONSTITUCIONALIDADE DA COMPENSAO DEVIDA PELA IMPLANTAO DE EMPREENDIMENTOS DE SIGNIFICATIVO IMPACTO AMBIENTAL. INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL DO 1 DO ART. 36.

1. O compartilhamento-compensao ambiental de que trata o art. 36 da Lei n 9.985/2000 no ofende o princpio da legalidade, dado haver sido a prpria lei que previu o modo de financiamento dos gastos com as unidades de conservao da natureza. De igual forma, no h violao ao princpio da separao dos Poderes, por no se tratar de delegao do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados. 2. Compete ao rgo licenciador fixar o quantum da compensao, de acordo com a compostura do impacto ambiental a ser dimensionado no relatrio - EIA/RIMA. 3. O art. 36 da Lei n 9.985/2000 densifica o princpio usurio-pagador, este a significar um mecanismo de assuno partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econmica. 4. Inexistente desrespeito ao postulado da razoabilidade. Compensao ambiental que se revela como instrumento adequado defesa e preservao do meio ambiente para as presentes e futuras geraes, no havendo outro meio eficaz para atingir essa finalidade constitucional. Medida amplamente compensada pelos benefcios que sempre resultam de um meio ambiente ecologicamente garantido em sua higidez. 5. Inconstitucionalidade da expresso "no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento", no 1 do art. 36 da Lei n 9.985/2000. O valor da compensao-compartilhamento de ser fixado proporcionalmente ao impacto ambiental, aps estudo em que se assegurem o contraditrio e a ampla defesa. Prescindibilidade da fixao de percentual sobre os custos do empreendimento. 6. Ao parcialmente procedente.
b) Transparncia administrativa = uma obrigao constitucional, onde se deve ter a publicidade. Ou seja, um dos principais objetivos do EPIA a transparncia administrativa quanto aos efeitos ambientais de um determinado projeto. Sendo assim, todo empresrio quando realizar um licenciamento ambiental necessita realizar o EPIA/RIMA, que ser publicada, atravs de um extrato. c) Consulta aos interessados = So as audincias pblicas. Quem for sofrer os possveis impactos ambientais devem ser consultados, atravs destas audincias (Resoluo n 9/87 CONAMA). d) Motivao das decises ambientais = Toda deciso no mbito ambiental deve ser motivada ou fundamentada, sob pena de se ajuizar ao judicial, seja ao popular ou ao civil pblica.

37

5.5 Impacto ambiental = Consiste em qualquer alterao das propagandas qumicas, fsicas ou biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante de atividades humanas que afetem direta/indiretamente: a) a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) as condies (atividades) sociais e econmicas; c) a biota; d) as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; e) que afetam a qualidade dos recursos ambientais. O impacto ambiental que interessa aquele causado por atividade humana (antrpica). O impacto ambiental causado pela natureza pode ser: abalos ssmicos, onda vermelha. No entanto, tm-se impactos ambientais positivos, como por exemplo, o Aterro do Flamengo (RJ). a) Sade, segurana e o bem estar da populao: Sade = fbrica que produz e lana gases no ar prejudicando a sade da populao. Segurana = aquela atividade que pode causar eroso, desabamento. Inclui tambm, nesta hiptese, a segurana pblica, j que possui correlao direta entre o desmatamento e a criminalidade. Bem-estar = fbrica que produz resduo. b) as condies (atividades) sociais e econmicas = Quando se tem uma cidade turstica e nela se descobre uma fonte de minrios. Da passa-se a exercer a atividade de explorao, acarretando num prejuzo econmico e social para aquela cidade (turismo). c) a biota = um conjunto de seres vivos que habitam em uma determinada regio (flora e fauna). d) as condies estticas e sanitrias do meio ambiente condies estticas: a paisagem (j foi comprovado que em reas onde h muito desmatamento, sem vegetao possui os maiores ndices de suicdios). condies sanitrias = o caso, por exemplo, de se jogar lixo na praia. e) que afetem a qualidade dos recursos ambientais = Os recursos ambientais esto previstos no art. 3 L.6938/81 e caso sejam afetados acarretar num impacto ambiental. Os recursos ambientais so: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas e os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo e os elementos da biosfera. O que significativa degradao ambiental? Resposta: O art. 2 da Resoluo n 1/86 traz um rol de atividades qus e presumem causadoras de significativa degradao ambiental.

Art. 2 Resoluo n 1/86. Depender de elaborao de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA, a serem submetidos aprovao do rgo estadual competente, e da SEMA em carter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: I. estradas de rodagem com 2 (duas) ou mais faixas de rolamento; II. ferrovias; III. portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; IV. aeroportos, conforme definidos pelo inciso I, art. 48, do Decreto Lei n 32, de 18 de novembro de 1966; V. oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; VI. linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230 Kw; VII. obras hidralicas para explorao de recursos hidrcos, tais como: barragem para quaisquer fins hidreltricos, acima de 10 MW, de saneamento ou de irrigao, abertura de canais 38

para navegao, drenagem e irrigao, retificao de cursos d'gua, abertura de barras e embocaduras, transposio de bacias, diques; VIII. extrao de combustvel fssil (petrleo, xisto, carvo); IX. extrao de minrio, inclusive os da classe II, definidas no Cdigo de Minerao; X. aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; XI. usina de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria, acima de 10 MW; XII. complexo e unidades industriais e agroindustriais (petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos, destilarias de lcool, hulha, extrao e cultivo de recursos hidrbios; XIII. distritos industriais e Zonas Estritamente Industriais - ZEI; XIV. explorao econmica de madeira ou de lenha, em reas acima de 100ha (cem hectares) ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental; XV. projetos urbansticos, acima de 100ha (cem hectares) ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental a critrio da SEMA e dos rgos municipais e estaduais competentes; XVI. qualquer atividade que utilizar carvo vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a dez toneladas por dia ; XVII. projetos agropecurios que contemplem reas acima de 1.000ha, ou menores, neste caso, quando se tratar de reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental, inclusive nas reas de proteo ambiental.
Obs.: um rol exemplificativo, em razo da expresso tais como, alm disso, a referida resoluo de 1986 e at os dias atuais surgiram novas atividades que causam impactos ambientais, como por exemplo: assentamento de reforma agrria, Pr-lcool, etc. Este rol exemplficativo so hipteses de presuno absoluta ou relativa para a realizao do EPIA/RIMA? Resposta: H divergncias: 1 corrente) MAJORITRIA = presuno absoluta, onde se tem que realizar o EPIA/RIMA; 2 corrente) MINORITRIA = presuno relativa, pois o empresrio pode comprovar que sua atividade no necessariamente causar significativa degradao ambiental (TRF da 3 Regio). 5.6 Requisitos do EPIA/RIMA (requisitos mnimos): a) requisitos de contedo (diretrizes gerais); b) requsiitos tcnicos; c) requisitos formais. O empreendedor se dirige ao rgo competente que emitir TERMO DE REFERNCIA, onde o rgo estabelecer quais os estudos que o empresrio ter que realizar obrigatoriamente. O rgo ambiental pode exigir mais requsiitos do que os supracitados, porm dever consignar no TERMO DE REFERNCIA, sob pena de precluso administrativa. a) Requisitos de contedo (diretrizes gerais) = So quatro as diretrizes: 1. contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao confrontando-as com a hiptese de no execuo do projeto; 2. identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implementao e operao da atividade; 3. definir os limites da rea de influncia do projeto que deve ter como referencial a bacia hidrogrfica; 4. considerar a compatibilidade com os planos e programas governamentais. 1. contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao confrontando-as com a hiptese de no execuo do projeto = quando o empreendedor realiza o EPIA/RIMA j tem o projeto pronto e dever j saber quais alternativas tecnolgicas que dever adotar (ex.: energia elica).

39

Qualquer licenciamento ambiental comea com uma certido de localizao emitida pela Prefeitura Municipal, para saber se o local onde se quer exercer a atividade adequada, seja em zona urbana, ou no caso de rea de unidade de conservao (nas zonas de amortizamento no se pode realizar atividade). ** CUSTO ZERO ou HIPTESE ZERO = a no realizao do projeto. um exerccio de futuro, ou seja, o empresrio ter que desenvolver um estudo de como a rea ficar com a realizao da obra, bem como ficar a rea caso no seja realizada a obra daqui a alguns anos. Da, pode o custo zero ser adotado pelo rgo competente e o empresrio no realizar seu projeto. 2. identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implementao e operao da atividade = Todo licenciamento composto por trs fases: 1 fase) Prvia (localizao): observa-se a localizao se est correta/adequada; 2 fase) Instalao: quando se comea a construir/edificar, ou seja, materializa-se o projeto; 3 fase) Operao: quando se comea efetivamente a funcionar. No EPIA/RIMA tem que constar quais so os impactos ambientais que podero ocorrer na fase de instalao e operao. 3. definir os limites da rea de influncia do projeto que deve ter como referencial a bacia hidrogrfica = S se consegue identificar os impactos ambientais diretos, pois os indiretos so imprevisveis/incertos e ter como referncia a bacia hidrogrfica. Importncia: Realiza-se a audincia pblica, em razo desta rea de influncia onde o projeto ser concretizado. 4. considerar a compatibilidade com os planos e programas governamentais = O Poder Pblico, s vezes, quer implementar uma rea de preveno ambiental ou rea residencial, no local onde o empresrio quer realizar sua atividade. Deve inclusive os planos e programas governamentais estarem em conformidade com a LOA Lei Oramentria Anual. b) Requsiitos tcnicos 1. Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto, com a completa descrio dos recursos naturais, tais como existem, considerando os seguintes aspectos: a) o meio fsico, b) meio biolgico dos ecossistemas, c) o meio scio-econmico. 2. Anlise dos impactos ambientais e de suas alternativas; 3. Definio das medidas mitigadoras dos impactos ambientais negativos; 4. Elaborao do Programa de Acompanhamento e Monitoramento dos Impactos Ambientais e dos parmetros a serem considerados. 1. Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto, com a completa descrio dos recursos naturais, tais como existem, considerando os seguintes aspectos: a) o meio fsico = Indaga-se: como o solo? Tem recursos minerais no solo? b) meio biolgico dos ecossistemas = Indaga-se: Tem animais na rea? Tem fauna e flora ameaadas de extino? c) o meio scio-econmico = Indaga-se: Quais as atividades econmicas que existem l? Quais os monumentos histricos que existem naquela rea? 2. Anlise dos impactos ambientais e de suas alternativas = Deve-se fazer anlise: de impactos ambientais positivos e negativos; de impactos de curto, mdio e longo prazo; dos benefcios sociais e fiscais; dos nus do impacto ambiental. 3. Definio das medidas mitigadoras dos impactos ambientais negativos = Reconhece-se que h impactos negativos e que por isso devem ser mitigadas (ex.: instalaes de filtros, estao de esgoto, etc.).

40

4. Elaborao do Programa de Acompanhamento e Monitoramento dos Impactos Ambientais e dos parmetros a serem considerados = Exs.: Angra I, II e III. c) Requisitos formais Composto por: - Equipe multidiscilplinar (art. 69-A da L. 9605/98 e Decreto 6514/08) - RIMA

c.1) Equipe multidiscilplinar (art. 69-A da L. 9605/98 e Decreto 6514/08) = O empreendedor paga para que esta equipe realize o EPIA. Possui responsabilidade penal e administrativa pelo estudo que faz. A equipe multidisplinar deve estar inscrita no cadastro tcnico federal de atividades e instruo de defesa ambiental, isso inclui o advogado.

Art. 69-A L.9605/98. Elaborar ou apresentar, no licenciamento, concesso florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatrio ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omisso: Pena - recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. 1o Se o crime culposo: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos. 2o A pena aumentada de 1/3 (um tero) a 2/3 (dois teros), se h dano significativo ao meio ambiente, em decorrncia do uso da informao falsa, incompleta ou enganosa.
c.2) EPIA/RIMA = Quando se faz o EPIA, deve-se fazer em seguida o RIMA. O EPIA consiste num documento tcnico, j o RIMA num documento objetivo, compreensvel ao pblico. o espelho mais simples do EPIA. O art. 9 da Resoluo 01/86 CONAMA traz os tpicos do RIMA. O empreendedor deve disponibilizar no mnimo cinco cpias do RIMA.

Art. 9 Resoluo 01/86 CONAMA- O relatrio de impacto ambiental - RIMA refletir as concluses do estudo de impacto ambiental e conter, no mnimo: I - Os objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; II - A descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construo e operao a rea de influncia, as matrias primas, e mo-deobra, as fontes de energia, os processos e tcnica operacionais, os provveis efluentes, emisses, resduos de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados; III - A sntese dos resultados dos estudos de diagnsticos ambiental da rea de influncia do projeto; IV - A descrio dos provveis impactos ambientais da implantao e operao da atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para sua identificao, quantificao e interpretao; V - A caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes da adoo do projeto e suas alternativas, bem como com a hiptese de sua no realizao; VI - A descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderam ser evitados, e o grau de alterao esperado; VII - O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; VIII - Recomendao quanto alternativa mais favorvel (concluses e comentrios de ordem geral). Pargrafo nico - O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, 41

cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao.
Os requisitos do EPIA esto no Termo de Referncia: O empreendedor que far uma obra de grande impacto vai ao rgo ambiental pedir autorizao para EPIA. O rgo ambiental lhe dar um documento chamado termo de referncia com requisitos para estudo do impacto com exigncias alm dos requisitos do EPIA. No pode o rgo no meio do estudo exigir mais requisitos, s pode exigir mais requisitos no Termo (no incio), sob pena de precluso administrativa. Obs.: Terminado o EPIA, faz-se o RIMA. Deve entreg-lo ao rgo e este abre a fase de comentrios, ou seja, as pessoas comentam sobre o estudo (ser sempre escrito)! 5.7 Audincia Pblica (Resoluo 09/89 CONAMA) um instrumento de informao e consulta aos interessados, pois eles que sofrero conseqncias do empreendimento. Possui como requisito formal essencial a publicao em edital no rgo oficial de imprensa e jornal de grande circulao para que em 45 dias haja manifestao dos interessados para requerer a audincia pblica. Quando solicitada e no realizada audincia pbica, a licena concedida ser invlida. 5.7.1 Legitimados para solicitar audincia pblica Qualquer rgo ambiental licenciador, ex officio; MP Federal ou Estadual; Entidade da sociedade civil (no precisa ser entidade ambientalista); 50 ou mais cidados. Pode haver mais de uma audincia pblica em decorrncia da complexidade do tema. Realizada em local de fcil acesso. Na audincia pblica, o rgo ambiental leva as informaes sobre o projeto e em seguida, a populao dar a sua opinio. A audincia pblica no mecanismo de convencimento, at porque o rgo ambiental no licenciou. Aps a audincia pblica, lavra-se a ata de forma sucinta e recolhem-se as informaes e documentos da populao para encaminh-los ao rgo ambiental. Em seguida, o rgo ambiental pode emitir: EPIA/RIMA favorvel; EPIA/RIMA desfavorvel. 5.7.2 - Teorias 1 corrente) MAJORITRIA = rgo ambiental no est vinculado s concluses do EPIA/RIMA. Ou seja, ainda que o EPIA seja favorvel, o rgo ambiental pode no licenciar, e ainda que o EPIA seja desfavorvel, o rgo ambiental pode deferir a licena, desde que motivado discricionariedade sui generis (rgo ambiental se vincula aos aspectos tcnicos). O EPIA est no plano da motivao do rgo ambiental. 2 corrente) Se o EPIA favorvel vincula o rgo ambiental e por isso deve conceder a licena prvia. Um EPIA desfavorvel no vincula. Obs.: O TRF da 4 Regio entende que o rgo ambiental tem discricionariedade sui generis. O papel do rgo ambiental verificar se o estudo est correto, logo no pode ser vinculado, mas tambm no tem discricionariedade ampla, visto que vai decidir de acordo com o desenvolvimento sustentvel. Se o rgo licencia, o EPIA ser desfavorvel e por isso caber o ajuizamento de ao civil pblica, ao popular, etc. ---------------------------------------------------

42

Aula: n. 05 (09.12.09) Tema: Licenciamento ambiental (L.6938/81 c/c Resoluo 237/97 CONAMA)

Se o EIA/RIMA for aprovado pelo rgo ambiental, o empreendedor obtm licena prvia, faltando obter apenas as outras duas licenas, quais sejam: licena instalao e licena operao. 1 Conceito de licenciamento ambiental = o procedimento em que o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e operao de empreendimento e atividades, que utilizem recursos ambientais, que seja efetiva ou potencialmente poluidores e queles que sob qualquer forma possa causar degradao ambiental. Em outras palavras, consiste num instrumento preventivo da Poltica Nacional do Meio Ambiente que visa compatibilizar o desenvolvimento econmico com a proteo do meio ambiente. um instrumento complexo que objetiva alcanar as licenas ambientais. Deve seguir ordem do licenciamento ambiental, e a finalidade atingir a licena de operao, aps a licena prvia e licena de instalao. A licena ambiental diferencia-se da licena do direito administrativo, embora haja divergncias. Quanto natureza jurdica da licena ambiental: 1 corrente) uma autorizao (defendida pelo TCU); 2 corrente) uma licena administrativa (Edis Milani); 3 corrente) licena com contornos prprios, singulares (Paulo de Bessa). No se confunde com: licena administrativa ato unilateral e vinculado. Tambm no pode a licena ambiental ser licena administrativa, porque esta gera direito adquirido e licena ambiental no pode gerar direito adquirido a poluir, por exemplo. autorizao ato discricionrio e precrio e a licena ambiental no pode ser precria! Desta forma, a licena ambiental deve ser realizada de forma sui generis, pois pode ser revogada, cassada, anulada (possui contornos prprios). 2 Licena Prvia Prazo mximo de 5 anos; Elenca srie de condicionantes (requisitos) para a prxima licena; Aprova localizao, concepo do projeto; Atesta a viabilidade ambiental do projeto. 3 Licena-Instalao Prazo mximo de 6 anos; Vai edificar, o projeto ganhar materialidade (condicionantes); Tm condicionantes para a prxima licena (de operao); Terminou de construir, no pode funcionar, precisa da licena operao, se cumprir os condicionantes das licenas anteriores.

43

4 Licena-Operao Prazo mnimo de 4 anos e mximo de 10 anos; Para iniciar o funcionamento, deve verificar se cumpriu as condicionantes anteriores. possvel pedir licena de renovao quando estiver vencendo a licena operao (at 120 dias antes de vencer). Se o rgo ambiental no analisar nesses 120 dias, a licena automaticamente se prorroga at a apreciao pelo rgo ambiental. O rgo ambiental ter o prazo de 6 meses para analisar cada licena. Na hiptese de EPIA/RIMA o prazo de 1 ano. 5 - Competncia no licenciamento ambiental 1. Licenciamento originrio Competncia de rgo federal (IBAMA) 2. Licenciamento suplementar a) ausncia de rgo estadual ou supletivo ** b) inepto

** Quando o Estado-membro no tem rgo ambiental ou este inerte, o IBAMA supletivamente vai licenciar. H dois critrios para a fixao de competncia ambiental: Regra = extenso dos impactos ambientais Exceo = domnio do bem. I) Zona econmica exclusiva (domnio) II) atividades em dois ou mais Estados III) Atividades em rea de fronteira IV) Impactos ambientais que ultrapassam dois ou mais Estados ou pas Ex.: Fbrica na BA, mas seus efeitos vo para o SE. V) Unidades de Conservao Federal (L.9985/00) Toda unidade de conservao criada no mbito federal o IBAMA que licencia. VI) rea indgena VII) Atividades nucleares (com participao da Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN) VIII) Atividades militares IX) Plataforma continental, mar territorial (domnio).

Competncia do IBAMA (Federal)

O art. 19,1 do Cdigo Florestal (L.4771/65) traz a competncia do IBAMA:

Art. 19 CFl. A explorao de florestas e formaes sucessoras, tanto de domnio pblico como de domnio privado, depender de prvia aprovao pelo rgo estadual competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, bem como da adoo de tcnicas de conduo, explorao, reposio florestal e manejo compatveis com os variados ecossistemas que a cobertura arbrea forme. 1o Compete ao IBAMA a aprovao de que trata o caput deste artigo: I - nas florestas pblicas de domnio da Unio; II - nas unidades de conservao criadas pela Unio; III - nos empreendimentos potencialmente causadores de impacto ambiental nacional ou regional, definidos em resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.
Desta forma, so novas competncias do IBAMA: florestas pblicas de domnio da Unio; unidades de conservao federal; explorao de florestas e formaes sucessrias que abranjam dois ou mais Estados;

44

supresso de florestas e outras formas de vegetao nativa e rea maior que: - 2.000 hectares em imvel na Amaznia Legal; - 1.000 hectares em imvel em outras regies do pas; - Manejo florestal em rea superior a 50.000 hectares. Obs.: Em regra, o rgo Estadual que trata da proteo ambiental de florestas, e as hipteses acima so as excees em que a competncia de rgo federal, que o IBAMA. I) Atividades localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Municpios II) Unidades de Conservao Estadual III) cujos impactos ambientais ultrapassam dois ou mais Municpios IV) em vegetao: em rea de preservao permanente e rea de conservao ambiental V) Por meio de convnio administrativo, a unio pode atribuir competncia de licenciamento a rgo estadual.

Competncia Estadual

**ATENO: O Municpio pode licenciar, desde que tenha: Conselho de Meio Ambiente com carter deliberativo; Plano Diretor. Ex.: Shopping Center pode ser licenciado pelo Municpio. Obs.: O licenciamento feito pelo IBAMA deve contemplar os pareceres emitidos pelos rgos ambientais dos Estados e Municpios, se houver. A opinio dos entes, fundaes envolvidas (FUNAI) tambm devem ser levadas em considerao. 6 Resoluo 237/97 CONAMA O art. 10 de tal resoluo traz o iter procedimental, isto , o caminho at chegar licena: I) Vai at o rgo ambiental que estabelecer os estudos necessrios o TERMO DE REFERNCIA. Obs.: O licenciamento ambiental inicia-se com certido de uso e ocupao do solo expedida pelo Poder Executivo Estadual. II) Requerimento da licena ambiental, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade; III) Anlise dos documentos e pode-se fazer vistoria tcnica. IV) Solicitao de esclarecimentos e complementaes, uma nica vez, que dever ser cumprida no prazo de 4 meses pelo empreendedor, sob pena de iniciar tudo novamente. Nesta fase, o prazo de 6 a 12 meses para o rgo ambiental emitir licena, ficar suspenso. V) Audincia pblica s para o EPIA/RIMA, desde que os legitimados requeiram, pois no licenciamento normal no precisa de audincia pblica. VI) Solicitao de esclarecimentos e solicitaes decorrentes de audincias pblicas (s haver no caso de EPIA/RIMA). VII) emisso de parecer tcnico conclusivo e jurdico, quando couber. VIII) Deferimento ou indeferimento da licena ambiental. 7 Rescindibilidade das licenas ambientais ou retirada

retirada temporria = licena pode ser suspensa;

45

retirada definitiva (art. 19 Resoluo 237/97 CONAMA) = licena pode ser revogada, anulada, cassada. Na retirada temporria haver prazo para regularizao, j na retirada definitiva: - anulao = quando h ilegalidade na expedio da licena, na origem; - cassao = quando no se cumpre os termos da licena, logo a ilegalidade no na origem e sim no exerccio da atividade (legalidade posterior). - revogao = quando h graves riscos para o meio ambiente e a sade humana. Ex.: Em casos de desastres naturais que inviabilizam a atividade no ser cabvel indenizao. Por outro lado, caso o plano diretor realize o zoneamento urbano e decide retirar o empreendimento de l, caber a indenizao.

Art. 19, Resoluo 237/97 CONAMA O rgo ambiental competente, mediante deciso motivada, poder modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequao, suspender ou cancelar uma licena expedida, quando ocorrer: I Violao (cassao) ou inadequao (revogao) de quaisquer condicionantes ou normas legais. II - Omisso ou falsa descrio de informaes relevantes que subsidiaram a expedio da licena (anulao). III - supervenincia de graves riscos ambientais e de sade (revogao).
**ATENO: Em obra pblica antes da licitao tem que realizar estudos ambientais (EPIA/RIMA), conforme prev o art. 12, VII da L. 8666/93. A exceo encontra-se nos contratos de concesso, que no ser necessria a realizao de estudo prvio.

Art. 12 L.8.666/93. Nos projetos bsicos e projetos executivos de obras e servios sero considerados principalmente os seguintes requisitos: VII - impacto ambiental.
--------------------------------------------------------Aula: n. 06 (10.12.09) Tema: Proteo Ambiental O Cdigo Florestal abrange no s florestas, mas tambm outros tipos de vegetao. 1 rea de Preservao Permanente (APP) 1.1 Conceito de APP = a rea dos arts. 2 e 3 do Cdigo Florestal, coberta ou no por vegetao nativa com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico da flora e da fauna, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas. 1.2 Espcies a) APP por fora de lei (art. 2 L.4771/65 - Cdigo Florestal); b) APP por ato do Poder Pblico (art. 3 do Cdigo Florestal); c) APP atpicas. 1.2.1 APP por fora de lei (art. 2 L.4771/65 - Cdigo Florestal) = aquela decorrente de sua localizao. a) Das matas ciliares: as florestas e demais formas de vegetao natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d'gua desde o seu nvel mais alto em faixa marginal.

46

b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios d'gua naturais ou artificiais (Resoluo 303/2002 CONAMA) em rea urbana consolidada = faixa de APP de 30 metros; em rea rural, com at 20 hectares = faixa de APP de 50 metros em rea rural, com mais de 20 hectares = faixa de APP de 100 metros. Em caso de reservatrio artificial: em rea urbana = 30 metros de APP; em rea rural = 100 metros de APP. c) nas nascentes e "olhos d'gua": raio mnimo de 50 metros de largura.

d) no topo de morros, montes, montanhas e serras; e) nas encostas ou partes destas, com declividade superior a 45, equivalente a 100% na linha de maior declive; f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; g) nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projees horizontais; h) em altitude superior a 1.800 metros, qualquer que seja a vegetao. 1.2.2 - APP por ato do Poder Pblico (art. 3 do Cdigo Florestal) = aquela instituda administrativamente, por ato do Poder Pblico. Em regra, se d por Decreto. Tais espcies caram em desuso atualmente, em razo de surgimento de outros institutos. So elas: a) a atenuar a eroso das terras; b) a fixar as dunas; c) a formar faixas de proteo ao longo de rodovias e ferrovias. Vale dizer que de acordo com a L. 6766/79, art. 4,III (Lei de Parcelamento do Solo Urbano), ao longo das faixas de domnio pblico das rodovias e ferrovias, ser obrigatria a reserva de uma faixa no-edificvel de 15 (quinze) metros de cada lado, salvo maiores exigncias da legislao especfica; d) a auxiliar a defesa do territrio nacional a critrio das autoridades militares; e) a proteger stios de excepcional beleza ou de valor cientfico ou histrico (APP substituda por tombamento); f) a asilar exemplares da fauna ou flora ameaados de extino; g) a manter o ambiente necessrio vida das populaes silvcolas; h) a assegurar condies de bem-estar pblico. 1.2.3 - APP atpicas a) Art. 197 da Constituio do Estado de SP

47

Art. 197 CESP - So reas de preservao permanente: I - os manguezais; II - as nascentes, os mananciais e matas ciliares; III - as reas que abriguem exemplares raros da fauna e da flora, bem como aquelas que sirvam como local de pouso ou reproduo de migratrios; IV - as reas estuarinas; V - as paisagens notveis; VI - as cavidades naturais subterrneas.
b) Art. 267 da Constituio do Estado de RJ

Art. 267 CERJ - A extino ou alterao das finalidades das reas das unidades de conservao depender de lei especfica.
1.3 Da atividade econmica em APP possvel exercer atividade econmica em APP? Resposta: Em regra no, pois as APPs so insuscetveis de atividade econmica, salvo casos excepcionais em que o rgo ambiental competente pode autorizar a interveno ou supresso de vegetao em APP para a implantao de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pblica ou interesse social, ou para a realizao de aes consideradas eventuais e de baixo impacto ambiental. (Resoluo 369/2006 do CONAMA). a) Hipteses de utilidade pblica 1. 2. 3. 4. 5. 6. atividades de segurana nacional e proteo sanitria; obras de infra-estrutura, de servios pblicos de transporte, saneamento e energia; pesquisa e extrao de substncias minerais, exceto areia, argila, saibro e cascalho; pesquisa arqueolgica; implantao de reas verdes pblicas em rea urbana; obras de captao e conduo de gua e de efluentes tratados.

b) Hipteses de interesse social

1. as atividades imprescindveis proteo da integridade da vegetao nativa. Busca evitar


incndios e perpetuao de espcies invasoras (colocao de uma planta vinda da frica que devasta a vegetao local), por exemplo. H uma discusso no STF quanto legalidade das queimadas controladas em canaviais. 2. manejo agroflorestal ambientalmente sustentvel, praticado em pequena propriedade ou posse rural (quando se intervm no meio ambiente). 3. regularizao fundiria sustentvel em rea urbana. Esta ocorre quando a populao invade encostas de morro, realiza construes irregulares e l vive. preciso regularizar tal rea, pois acabam invadindo a APP. 4. atividades de extrao de areias, argila, saibro e cascalho. 1.4 Regra para interrupo ou suspenso em APP (procedimento prprio) a) b) c) d) inexistncia de alternativa tcnica e locacional; atendimento s condies e padres aplicveis aos corpos dgua; averbao da reserva legal florestal; inexistncia de risco de agravamento de processos com enchentes, eroso, etc. O rgo competente para aplicar tal procedimento o rgo ambiental estadual. Em rea urbana, pode o rgo ambiental municipal autorizar a supresso em APP urbana? Resposta: Sim, desde que o Municpio tenha Plano Diretor e Conselho de Meio Ambiente, de carter deliberativo. Vale ressaltar que antes, deve o Municpio solicitar um parecer tcnico ao rgo ambiental estadual.

48

Obs1: Interveno e supresso em nascentes, dunas e mangues s podem ocorrer nas hipteses de utilidade pblica. Obs2: Implementao de reservatrio artificial, o proprietrio dever adquirir a rea de seu entrono ou desapropri-la.

Pode i ser humano, animais entrar em APP? Resposta: A dessedentao (matar a sede) permitida. A APP tributvel? Resposta: Para a doutrina, a rea rural no computada para fins de ITR. Entretanto, a rea urbana depender de legislao de cada Municpio. O governo federal j reconheceu que APP no tributvel. **ATENO: Quanto s guas correntes e dormentes = a fixao da marginal da APP vem se modificando com o tempo. Assim sendo, caso se tenha uma construo consolidada em rea que passa a ser considerada de preservao permanente, no h necessidade de demoli-la, em virtude do princpio da razoabilidade. 2 Reserva Legal Florestal = a rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a APP, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, construo e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo da fauna e da flora nativas (diferencia-se da APP, pois esta abrange propriedade urbana e rural). 2.1 Regime jurdico = obrigao propter rem (art. 16 do Cdigo Florestal) As florestas e outras formas de vegetao nativa, ressalvadas as situadas em rea de preservao permanente, assim como aquelas no sujeitas ao regime de utilizao limitada ou objeto de legislao especfica, so suscetveis de supresso, desde que sejam mantidas, a ttulo de reserva legal, no mnimo: a) 85% da propriedade localizada em FLORESTAS na Amaznia Legal; b) 35% da propriedade localizada em CERRADO na Amaznia Legal; c) 20% em outras regies do pas; d) 20% em campos gerais. possvel a supresso da reserva legal florestal? Resposta: No pode ser suprimida. Autoriza-se apenas o manejo florestal sustentvel, atravs do plano de manejo. Na pequena propriedade possvel computar o plantio de rvores frutfera ornamentais e industriais em sistema intercalar de um consrcio com espcies nativas. O que pequena propriedade para o Cdigo Florestal? Resposta: aquela explorada mediante o trabalho pessoal do proprietrio ou posseiro de sua famlia, cuja renda bruta seja proveniente no mnimo em 80% de atividade agroflorestal. A pequena propriedade no pode superar/ultrapassar: - 150 hectares da Amaznia Legal; - 50 hectares do polgono das secas; - 30 hectares em outras regies do pas. Obs.: A pequena propriedade no bioma Mata Atlntica de no mximo de 50 hectares, tendo que ter 80% da renda bruta, conforme prev a L. 11.428/06 (lei regulamenta tal bioma). Vale dizer que o art. 225,4 CRFB/88 traz os grandes biomas brasileiros e l diz que cada um deles ser regulamentado por uma lei especfica.

49

Como se define a localizao da reserva legal florestal? Resposta: Quem aprova e define o rgo ambiental estadual, que dever considerar a funo social da propriedade, observados os seguintes critrios e instrumentos, quando houver: 1. Plano de bacia hidrogrfica; 2. Plano Diretor Municipal; 3. Zoneamento Ecolgico-Econmico; 4. Outras categorias de zoneamento (ex.: zoneamento agrcola); 5. Proximidade com outra reserva legal florestal, APP ou unidade de conservao.

possvel reduzir/ampliar uma reserva legal florestal? Resposta: Na Amaznia Legal = possvel reduzir para 50% da propriedade tendo que ser ouvido os seguintes rgos: Ministrio do Meio Ambiente, Ministrio da Agricultura e CONAMA (tem que estar previsto no zoneamento). No territrio nacional = Pode-se ampliar os ndices de reserva legal florestal em at 50%; Nos cerrados = pode-se ampliar em 50% do ndice de 35% (aumento de 17,5%), ou seja, pode-se ter propriedade em cerrados de 52,5%. Em outras regies = pode-se ampliar em 50% do ndice de 10%, ou seja, pode-se ter propriedade em 30%. Obs.: possvel somar reserva legal florestal e APP, desde que os ndices desta soma exceder: - 80% na Amaznia Legal; - 50% em outras regies; - 25% na pequena propriedade. A reserva legal florestal deve ser averbada na matrcula do imvel no cartrio de Registro de Imveis (RI). No caso de posse preciso ter reserva legal florestal. O rgo ambiental vai assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o posseiro e tal termo ter fora de ttulo executivo extrajudicial. 2.2 A recomposio da reserva legal florestal Quem a definir ser o rgo ambiental estadual. H trs possibilidades (art. 16 e 44 do Cdigo Florestal):

Art. 14 CFl. Alm dos preceitos gerais a que est sujeita a utilizao das florestas, o Poder Pblico Federal ou Estadual poder: a) prescrever outras normas que atendam s peculiaridades locais; b) proibir ou limitar o corte das espcies vegetais raras, endmicas, em perigo ou ameaadas de extino, bem como as espcies necessrias subsistncia das populaes extrativistas, delimitando as reas compreendidas no ato, fazendo depender de licena prvia, nessas reas, o corte de outras espcies; c) ampliar o registro de pessoas fsicas ou jurdicas que se dediquem extrao, indstria e comrcio de produtos ou subprodutos florestais.
a) recompor a rea em 1/10 a cada 03 anos, com espcies nativas, de acordo com critrios estabelecidos pelo rgo ambiental estadual competente (supondo que a rea est zerada, esta demorar 30 anos para recompor). b) regenerao natural = o rgo fecha a rea para que haja a regenerao (tem que ser tecnicamente possvel). c) compensao ambiental, por outra rea equivalente em importncia ecolgica e extenso, desde que pertena ao mesmo ecossistema e esteja localizada na mesma microbacia, conforme critrios estabelecidos em regulamento.

50

Caso isto no seja possvel, adota-se o critrio de maior proximidade possvel dentro da mesma bacia hidrogrfica e dentro do mesmo Estado.

Se o Poder Pblico criou uma unidade de conservao de domnio pblico (ex.: Parque Nacional), ele ter que obrigatoriamente desapropriar. Porm, nem sempre o Poder Pblico dispe de recursos financeiros e por isso possvel que uma pessoa adquira a propriedade que ser desapropriada, desonerando-se da reserva legal florestal. possvel reserva legal florestal em rea urbana? Resposta: No possvel. Pode acontecer de uma rea urbana avanar para uma rea rural, atingindo a reserva legal florestal significa que tal rea se tornar zona urbana, porm, deve-se manter a reserva legal florestal, pois no pode uma norma local (municipal) se sobrepor a uma norma geral (Cdigo Florestal). E se desapropriar uma propriedade rural, a sua reserva legal florestal entra no quantum da desapropriao? Resposta: STF = A cobertura florestal indenizada (Eros Grau); STJ = H divergncias: 1 corrente) No cabe indenizao, pois no so exploradas economicamente; 2 corrente) S haver indenizao se o proprietrio tiver um plano diretor de manejo aprovado pelo rgo ambiental estadual (posio que est se tornando dominante Antonio Hermann de Benjamin Vasconcellos). Obs.: No se paga tributos (ITR) para a reserva legal florestal. Porm, a Receita Federal exige que se apresente o Ato Declaratrio Ambiental (ADA), para conseguir iseno de tributo para APP e reserva legal florestal. Vale dizer que o STJ entende que tal documento desnecessrio. 2.3 Das rvores imunes corte (art. 7 e 40 do Cdigo Florestal)

Art. 7 CFl. Qualquer rvore poder ser declarada imune de corte, mediante ato do Poder Pblico, por motivo de sua localizao, raridade, beleza ou condio de porta-sementes. Art. 10. CFl. No permitida a derrubada de florestas, situadas em reas de inclinao entre 25 a 45 graus, s sendo nelas tolerada a extrao de toros, quando em regime de utilizao racional, que vise a rendimentos permanentes.
Aula: n. 07 (16.12.09) 3 - Unidades de Conservao (L. 9985/00) 3.1 Base legal = A L. 9985/00 regulamentou os incisos I, II e III do art. 225,1 da CRFB/88.

51

3.2 Do Sistema Nacional de Unidade de Conservao a) Unidades de Proteo Integral = visa proteo efetiva ao meio ambiente. No se tem atividade econmica, admitindo-se somente o uso indireto, tais como: pesquisa cientfica, observao, coleta, etc. b) Unidades de Uso Sustentvel = devem compatibilizar atividade econmica com proteo ao meio ambiente. Admite-se o uso de parcela de seus recursos naturais.

Como se cria uma unidade de conservao? Resposta: criada por ato do Poder Pblico (em regra, atravs de Decreto), precedido de estudo tcnico e consultas pblicas Instituto Chico Mendes de Conservao de Biodiversidade. **ATENO: Para criao de estao ecolgica e reserva biolgica no necessria a consulta pblica, bastando apenas o estudo tcnico. possvel converter uma unidade de uso sustentvel em unidade de proteo integral, pelo mesmo diploma legal (ex.: se foi criado por decreto, ser convertido por decreto), observado os estudos tcnicos e consulta pblica. Todavia, para desafetar/reduzir uma unidade de conservao s pode ser feita atravs de lei especfica (art. 225,1, I a III CRFB/88).

Art. 225 CRFB/88 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo.
3.3 Conceito = Unidade de conservao consiste no espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente instituda pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias de proteo. 3.4 Composio (art. 6 L.9985/00) a) rgo consultivo e deliberativo (CONAMA); b) rgo central (Ministrio do Meio Ambiente); c) rgos Executores - ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade Autarquia Federal); - IBAMA (supletivo); - rgos Estaduais e Municipais (ex.: Parque Estadual, rea de Proteo Estadual.

Art. 6o L.9985/00. O SNUC ser gerido pelos seguintes rgos, com as respectivas atribuies: I rgo consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, com as atribuies de acompanhar a implementao do Sistema; II - rgo central: o Ministrio do Meio Ambiente, com a finalidade de coordenar o Sistema; e 52

III - rgos executores: o Instituto Chico Mendes e o Ibama, em carter supletivo, os rgos estaduais e municipais, com a funo de implementar o SNUC, subsidiar as propostas de criao e administrar as unidades de conservao federais, estaduais e municipais, nas respectivas esferas de atuao. Pargrafo nico. Podem integrar o SNUC, excepcionalmente e a critrio do Conama, unidades de conservao estaduais e municipais que, concebidas para atender a peculiaridades regionais ou locais, possuam objetivos de manejo que no possam ser satisfatoriamente atendidos por nenhuma categoria prevista nesta Lei e cujas caractersticas permitam, em relao a estas, uma clara distino.
3.5 Espcies de Unidade de Conservao 3.5.1 Unidades de Proteo Integral a) Estao Ecolgica; b) Reserva Biolgica; c) Parque Nacional; d) Monumento Natural; e) Refgio de Vida Silvestre. 3.5.2 Unidades de Uso Sustentvel a) rea de Proteo Ambiental (APA); b) rea de Relevante Interesse Ecolgico; c) Floresta Nacional; d) Reserva Extrativista; e) Reserva de Fauna; f) Reserva de Desenvolvimento Sustentvel; g) Reserva Particular do Patrimnio Natural. Obs.: A diferena entre estas duas espcies de unidade de conservao que na de Proteo Integral, admite-se apenas o uso de recursos naturais, salvo em alguns casos. J na de Uso Sustentvel, utiliza-se parcela de recursos naturais cumulativamente com a proteo ambiental. 3.6 Plano de Manejo = Toda unidade de conservao deve possuir o plano de manejo, que um documento tcnico que vai disciplinar a gesto, o zoneamento da unidade de conservao, de acordo com seus objetivos. obrigada a sua instituio no prazo de at 05 anos, contados a partir da criao da unidade de conservao. 3.6.1 Contedo do Plano de Manejo a) rea de unidade de conservao; b) zona de amortecimento = o entorno da unidade de conservao.

c) corredores ecolgicos, se necessrios = serve para o curso gnico da flora e da fauna entre uma unidade de conservao e outra.

53

d) medidas de integrao vida econmica e social das comunidades vizinhas s unidades de conservao j criadas e disciplinadas. Toda unidade de conservao possui zona de amortecimento? Resposta: No, pois h duas unidades de conservao que no a possuem: a rea de Proteo Ambiental (APA) e a Reserva Particular do Patrimnio Natural. Quem elabora o Plano de Manejo? Resposta: o rgo gestor, ou seja, o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservao de Biodiversidade), atravs de Portarias. Quais so as unidades de conservao criadas para as populaes tradicionais? Resposta: So as: Reserva Extrativista e a Reserva de Desenvolvimento Sustentvel. Nesta hiptese, estas populaes devem participar na sua criao e sero criadas atravs de Resolues do Conselho da Reserva Extrativista ou do Conselho da Reserva de Desenvolvimento Sustentvel. possvel o plantio de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) em unidade de conservao? Resposta: Sim, na rea de Proteo Ambiental (APA) e nas zonas de amortecimento de unidades de conservao, desde que aprovados no Plano de Manejo. Vale dizer que o STJ entende no ser necessria a realizao do EPIA/RIMA para o plantio de OGMs e sim quando o CTNBio, assim decidir (art. 27,4 L.9985/00).

Art. 27, 4o L.9985/00. O Plano de Manejo poder dispor sobre as atividades de liberao planejada e cultivo de organismos geneticamente modificados nas reas de Proteo Ambiental e nas zonas de amortecimento das demais categorias de unidade de conservao, observadas as informaes contidas na deciso tcnica da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana CTNBio sobre: I - o registro de ocorrncia de ancestrais diretos e parentes silvestres; II - as caractersticas de reproduo, disperso e sobrevivncia do organismo geneticamente modificado; III - o isolamento reprodutivo do organismo geneticamente modificado em relao aos seus ancestrais diretos e parentes silvestres; e IV - situaes de risco do organismo geneticamente modificado biodiversidade.
E se no houver a aprovao do Plano de anejo? Pode-se plantar OGMs em unidades de conservao? Resposta: De acordo com o art. 57-A da L.9985/00 que fora regulamentado pelo Dec. 5950/06, o Poder Executivo estabelecer os limites para o plantio de OGMs nas reas que circundam as unidades de conservao at que seja fixada sua zona de amortecimento e aprovado o seu respectivo Plano de Manejo, utilizando-se uma metragem (no se aplicando s reas de Proteo Ambiental e Reservas de Particulares do Patrimnio Nacional).

Art. 1o Dec. 5950/06. Ficam estabelecidas as faixas limites para os seguintes organismos geneticamente modificados nas reas circunvizinhas s unidades de conservao, em projeo horizontal a partir do seu permetro, at que seja definida a zona de amortecimento e aprovado o Plano de Manejo da unidade de conservao: I 500m para o caso de plantio de soja geneticamente modificada, evento GTS40-3-2, que confere tolerncia ao herbicida glifosato; 54

II 800m para o caso de plantio de algodo geneticamente modificado, evento 531, que confere resistncia a insetos; e III 5.000m para o caso de plantio de algodo geneticamente modificado, evento 531, que confere resistncia a insetos, quando existir registro de ocorrncia de ancestral direto ou parente silvestre na unidade de conservao. Pargrafo nico. O Ministrio do Meio Ambiente indicar as unidades de conservao onde houver registro de ancestral direto ou parente silvestre de algodo geneticamente modificado, evento 531, com fundamento no zoneamento proposto pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - EMBRAPA.
3.7 Conselhos nas Unidades de Conservao possvel que cada unidade de conservao tenha um Conselho. A regra que possuam um Conselho Consultivo. Todavia, h exceo duas unidades de conservao tero Conselho Deliberativo (conselhos que decidem), quais sejam: Reserva Extrativista e Reserva de Desenvolvimento Sustentvel. 3.8 Mosaico de Unidade de Conservao (art. 26 da L. 9985/00) = Quando existir um conjunto de unidades de conservao de categorias diferentes ou no, prximas, justapostas ou sobrepostas, e outras reas protegidas pblicas ou privadas, constituindo um mosaico, a gesto do conjunto dever ser feita de forma integrada e participativa, considerando-se os seus distintos objetivos de conservao, de forma a compatibilizar a presena da biodiversidade, a valorizao da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentvel no contexto regional. As unidades de conservao podem ser visitadas? Resposta: Algumas unidades de conservao no s permitem como estimulam. Porm, em alguns casos necessria uma autorizao do rgo gestor. Ex.: Parque Nacional de Itatiaia (no precisa de autorizao) da Reserva Biolgica (que precisa de autorizao). **ATENO: possvel a gesto compartilhada das unidades de conservao com uma OSCIP Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico, cujos requisitos para firmar o TERMO DE PARCERIA so: I) deve possuir entre seus objetivos institucionais a proteo do meio ambiente ou a promoo do desenvolvimento sustentvel; II) comprove a realizao de atividades proteo do meio ambiente ou desenvolvimento sustentvel, preferencialmente na unidade de conservao ou no mesmo bioma. 3.9 Pesquisa Cientfica = possvel a pesquisa cientfica, desde que possuam a autorizao do rgo gestor da unidade de conservao, com a exceo da rea de Proteo Ambiental (APA) e da Reserva Particular do Patrimnio Natural. possvel ter explorao comercial na unidade de conservao? Resposta: A utilizao de imagens de unidade de conservao para fins de explorao comercial possvel, desde que sejam pagas, salvo nos casos de pesquisas cientficas e estudos escolares que ser gratuita (art. 24 da L.9985/00).

Art. 24 L.9985/00. O subsolo e o espao areo, sempre que influrem na estabilidade do ecossistema, integram os limites das unidades de conservao.
Como ser destinado o dinheiro arrecadado por uma unidade de conservao, como por exemplo, em razo da taxa de visitao em um Parque Nacional? Resposta: De acordo com o art. 35 da L. 9985/00: I - at 50%, e no menos que 25% por cento, na implementao, manuteno e gesto da prpria unidade; II - at 50%, e no menos que 25%, na regularizao fundiria das unidades de conservao do Grupo (indenizao aos proprietrios que tiveram suas propriedades desapropriadas, em razo de se tornarem unidades de conservao);

55

III - at 50%, e no menos que 15%, na implementao, manuteno e gesto de outras unidades de conservao do Grupo de Proteo Integral. Obs.: As unidades de conservao so propriedades rurais e uma vez definidas formalmente as zonas de amortecimento de proteo integral, estas no podem ser convertidas em zonas urbanas. **ATENO: Os arts. 46 a 48 da L.9985/00 trazem a hiptese das concessionrias de energia eltrica ou de gua/esgoto de contribuir financeiramente s unidades de conservao, com o intuito de mantlas e conseqentemente de cumprir seus objetivos, visto que estas passam fios eltricos ou utilizam recursos hdricos nas unidades de conservao.

Art. 46 L.9985/00. A instalao de redes de abastecimento de gua, esgoto, energia e infraestrutura urbana em geral, em unidades de conservao onde estes equipamentos so admitidos depende de prvia aprovao do rgo responsvel por sua administrao, sem prejuzo da necessidade de elaborao de estudos de impacto ambiental e outras exigncias legais. Pargrafo nico. Esta mesma condio se aplica zona de amortecimento das unidades do Grupo de Proteo Integral, bem como s reas de propriedade privada inseridas nos limites dessas unidades e ainda no indenizadas. Art. 47 L.9985/00. O rgo ou empresa, pblico ou privado, responsvel pelo abastecimento de gua ou que faa uso de recursos hdricos, beneficirio da proteo proporcionada por uma unidade de conservao, deve contribuir financeiramente para a proteo e implementao da unidade, de acordo com o disposto em regulamentao especfica. Art. 48 L.9985/00. O rgo ou empresa, pblico ou privado, responsvel pela gerao e distribuio de energia eltrica, beneficirio da proteo oferecida por uma unidade de conservao, deve contribuir financeiramente para a proteo e implementao da unidade, de acordo com o disposto em regulamentao especfica.
3.10 Compensao Ambiental (art. 36 da L. 9985/00) = Tal dispositivo foi objeto da ADI 3378/DF (1 do art. 36).

Art. 36 L.9985/00. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo rgo ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio - EIA/RIMA, o empreendedor obrigado a apoiar a implantao e manuteno de unidade de conservao do Grupo de Proteo Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei. 1o O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo rgo ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento. 2o Ao rgo ambiental licenciador compete definir as unidades de conservao a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criao de novas unidades de conservao. 3o Quando o empreendimento afetar unidade de conservao especfica ou sua zona de amortecimento, o licenciamento a que se refere o caput deste artigo s poder ser concedido mediante autorizao do rgo responsvel por sua administrao, e a unidade afetada, mesmo que no pertencente ao Grupo de Proteo Integral, dever ser uma das beneficirias da compensao definida neste artigo.
Quando se pretende desenvolver uma atividade que causar grandes impactos ambientais, o empreendedor alm de ter que realizar o EPIA/RIMA, ter tambm que realizar a compensao ambiental. Seus requisitos legais da aplicabilidade so: I) empreendimento de significativo impacto ambiental;

56

II) assim considerado pelo rgo competente; III) com fundamento em EPIA/RIMA (Estudo Prvio de Impacto Ambiental). A regra a destinao de valores (dinheiro) ao grupo de unidades de conservao de proteo integral. Porm, quando o empreendimento afetar unidade de uso sustentvel, ela ser uma das beneficiadas pela compensao ambiental (art. 36,3 L.9985/00). **ATENO: O 1 do art. 36 da L.9985/00 foi objeto da ADI 3378/DF. O Supremo julgou parcialmente procedente a ADI, isto , decidiu que o art. 36 era constitucional, porm fez uma ressalva caiu a discusso quanto porcentagem inferior a meio por cento. Sendo assim, o STF entende que o estabelecimento da porcentagem depender do caso concreto, baseando-se nos princpios constitucionais (da razoabilidade e ampla defesa). ADI 3378/DF (08.04.08) Ementa: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 36 E SEUS 1, 2 E 3 DA LEI N 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. CONSTITUCIONALIDADE DA COMPENSAO DEVIDA PELA IMPLANTAO DE EMPREENDIMENTOS DE SIGNIFICATIVO IMPACTO AMBIENTAL. INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL DO 1 DO ART. 36.

1. O compartilhamento-compensao ambiental de que trata o art. 36 da Lei n 9.985/2000 no ofende o princpio da legalidade, dado haver sido a prpria lei que previu o modo de financiamento dos gastos com as unidades de conservao da natureza. De igual forma, no h violao ao princpio da separao dos Poderes, por no se tratar de delegao do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados. 2. Compete ao rgo licenciador fixar o quantum da compensao, de acordo com a compostura do impacto ambiental a ser dimensionado no relatrio - EIA/RIMA. 3. O art. 36 da Lei n 9.985/2000 densifica o princpio usurio-pagador, este a significar um mecanismo de assuno partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econmica. 4. Inexistente desrespeito ao postulado da razoabilidade. Compensao ambiental que se revela como instrumento adequado defesa e preservao do meio ambiente para as presentes e futuras geraes, no havendo outro meio eficaz para atingir essa finalidade constitucional. Medida amplamente compensada pelos benefcios que sempre resultam de um meio ambiente ecologicamente garantido em sua higidez. 5. Inconstitucionalidade da expresso "no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento", no 1 do art. 36 da Lei n 9.985/2000. O valor da compensao-compartilhamento de ser fixado proporcionalmente ao impacto ambiental, aps estudo em que se assegurem o contraditrio e a ampla defesa. Prescindibilidade da fixao de percentual sobre os custos do empreendimento. 6. Ao parcialmente procedente.
3.11 Populaes Tradicionais = Encontram-se na Reserva Extrativista e na Reserva de Desenvolvimento Sustentvel. Vale dizer que se na Floresta Nacional, no momento da criao de uma unidade de conservao tiver populao tradicional e sua presena no forem incompatveis com os objetivos da unidade de conservao, elas podero permanecer. Qual o vnculo que estas populaes tradicionais tero com o Poder Pblico? Resposta: De acordo com o art. 23 da L.9985/00 ser de contrato de concesso de direito real de uso.

Art. 23 L.9985/00. A posse e o uso das reas ocupadas pelas populaes tradicionais nas Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentvel sero regulados por contrato, conforme se dispuser no regulamento desta Lei. 1o As populaes de que trata este artigo obrigam-se a participar da preservao, recuperao, defesa e manuteno da unidade de conservao.

57

2o O uso dos recursos naturais pelas populaes de que trata este artigo obedecer s seguintes normas: I - proibio do uso de espcies localmente ameaadas de extino ou de prticas que danifiquem os seus habitats; II - proibio de prticas ou atividades que impeam a regenerao natural dos ecossistemas; III - demais normas estabelecidas na legislao, no Plano de Manejo da unidade de conservao e no contrato de concesso de direito real de uso.
Obs.: Instalando uma reserva ecolgica ou estao ecolgica (unidades de conservao de proteo integral), as populaes tradicionais tero que sair, tendo direito ao ressarcimento. Ou seja, deve-se deslocar esta populao e transferi-la pra outro local e quem far isso o Poder Pblico. Havendo a realizao de benfeitorias no novo local onde esta populao viver, o Poder Pblico far um abatimento no valor da indenizao. Como funciona a desapropriao da unidade de conservao? Resposta: No Decreto que estabelece a criao de unidade de conservao, j vem previsto a desapropriao e o seu fundamento utilidade pblica ou de interesse social. a chamada regularizao fundiria. 3.12- Desapropriao e indenizao (art. 45 da L.9985/00) = A indenizao ser do valor de mercado.

Art. 45 L.9985/00. Excluem-se das indenizaes referentes regularizao fundiria das unidades de conservao, derivadas ou no de desapropriao: I - (VETADO) II - (VETADO) III - as espcies arbreas declaradas imunes de corte pelo Poder Pblico; IV - expectativas de ganhos e lucro cessante; V - o resultado de clculo efetuado mediante a operao de juros compostos; VI - as reas que no tenham prova de domnio inequvoco e anterior criao da unidade.
Obs.: Se uma famlia vive numa unidade de conservao e esta no possui o ttulo de domnio, ela ser indenizada pelas benfeitorias reprodutivas (ex.: plantao) e pelas no reprodutivas (ex.: cerca, curral). 3.13 Reserva da Biosfera (art. 41 da L.9985/00) um modelo internacional de gesto, criada pela ONU, denominado como MAG (Programa do Homem e da Biosfera). Ex.: Cinturo Verde de SP, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlntica.

Art. 41 L.9985/00. A Reserva da Biosfera um modelo, adotado internacionalmente, de gesto integrada, participativa e sustentvel dos recursos naturais, com os objetivos bsicos de preservao da diversidade biolgica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educao ambiental, o desenvolvimento sustentvel e a melhoria da qualidade de vida das populaes. 1o A Reserva da Biosfera constituda por: I - uma ou vrias reas-ncleo, destinadas proteo integral da natureza; II - uma ou vrias zonas de amortecimento, onde s so admitidas atividades que no resultem em dano para as reas-ncleo; e III - uma ou vrias zonas de transio, sem limites rgidos, onde o processo de ocupao e o manejo dos recursos naturais so planejados e conduzidos de modo participativo e em bases sustentveis. 2o A Reserva da Biosfera constituda por reas de domnio pblico ou privado. 3o A Reserva da Biosfera pode ser integrada por unidades de conservao j criadas pelo Poder Pblico, respeitadas as normas legais que disciplinam o manejo de cada categoria especfica. 58

4o A Reserva da Biosfera gerida por um Conselho Deliberativo, formado por representantes de instituies pblicas, de organizaes da sociedade civil e da populao residente, conforme se dispuser em regulamento e no ato de constituio da unidade. 5o A Reserva da Biosfera reconhecida pelo Programa Intergovernamental "O Homem e a Biosfera MAB", estabelecido pela Unesco, organizao da qual o Brasil membro.
3.14 Das Espcies de Unidade de Conservao (quanto ao seu objetivo, domnio e caractersticas) 3.14.1 Das Unidades de Conservao de Proteo Integral a) Estao Ecolgica I) Objetivo: Preservao da natureza e a realizao de pesquisas cientficas. II) Domnio: Posse e domnio pblico, ou seja, a rea particular no seu interior devero ser desapropriadas. III) Caractersticas: possibilidade de realizao de pesquisas cientficas, permitindo apenas, no mximo, 3% da rea, desde que os 3% no exceda a 1.500 hectares.

b) Reserva Biolgica I) Objetivo: Preservao integral da biota e dos demais elementos naturais em seus limites (no se permite qualquer pesquisa cientfica). II) Domnio: posse e domnio pblico, ou seja, a rea particular no seu interior devero ser desapropriadas. c) Parque Nacional I) Objetivo: Preservao de ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica. II) Domnio: Domnio pblico e reas privadas que devero ser desapropriadas. III) Caractersticas: permite-se a realizao de pesquisa cientfica, atividade de interpretao e educao ambiental, atividade de recreao em contato com a natureza e o turismo ecolgico. d) Monumento Natural I) Objetivo: Preservar ambientes naturais raros, singulares e de grande beleza cnica. II) Domnio: Admite-se a existncia de reas particulares, desde que sejam compatveis com a unidade de conservao e com a anuncia dos proprietrios. Caso haja discordncias destes, ser realizada a desapropriao. e) Refgio de Vida Silvestre I) Objetivo: Proteger ambientes naturais em que se asseguram condies para a existncia e reproduo de espcies e comunidades da flora local e da fauna residente ou migratria. II) Domnio: Posse e domnio pblico, ou seja, a rea particular no seu interior devero ser desapropriadas. III) Caractersticas: Admite-se a existncia de reas particulares, desde que sejam compatveis com a unidade de conservao e com a anuncia dos proprietrios. Caso haja discordncias destes, ser realizada a desapropriao. 3.14.2 Das Unidades de Conservao de Uso Sustentvel a) rea de Proteo Ambiental (APA) I) Objetivo: Disciplinar o processo de ocupao da unidade, assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais e proteger a diversidade biolgica. II) Domnio: Domnio pblico e reas privadas.

59

III) Caractersticas: uma rea de grande extenso, com certo grau de ocupao humana, dotada de atributos biticos, abiticos, estticos e culturais, importantes para o bem-estar e qualidade de vida das populaes. respeitados os limites constitucionais possvel ter restries propriedade privada. b) rea de Relevante Interesse Ecolgico I) Objetivo: manter os ecossistemas naturais de importncia regional ou local e regular o uso admissvel destas reas. II) Domnio: terras pblicas e privadas. III) Caractersticas: uma APA de pequena extenso (diminutiva), com pouca ou nenhuma ocupao humana, com caractersticas naturais extraordinrias ou que abriga exemplares raros da biota regional. c) Floresta Nacional I) Objetivo: uma rea com cobertura florestal de espcies predominantemente nativas e possui como objetivo bsico e uso mltimplo sustentvel dos recursos florestais e a pesquisa cientfica, com nfase em mtodos para a explorao sustentvel de florestas nativas (ex.: ecoturismo). II) Domnio: posse e domnio pblico, onde as reas particulares devem ser desapropriadas. III) Caractersticas: se houver populao tradicional no momento da sua criao, elas podero ficar, desde que compatveis floresta nacional. a pesquisa cientfica permita e incentivada. d) Reserva Extrativista I) Objetivo: proteger os meios de vida e a cultura das populaes extrativistas e assegurar o uso sustentvel dos recursos naturais da unidade. A subsistncia se d com o extrativismo e a complementao da sua renda com a agricultura de subsistncia e criao de animais de pequeno porte. II) Domnio: Domnio pblico. A populao assina o contrato de concesso de direito real de uso. As reas privadas devem ser desapropriadas. III) Caractersticas: proibida a explorao de recursos minerais, bem como a caa (seja a armadora como a profissional). a pesquisa cientfica permitida e incentivada. e) Reserva de Fauna (no existe no Brasil) I) Objetivo: rea natural com populaes, animais de espcies nativas, terrestres ou aquticas, residentes ou migratrias adequadas para estudos tcnico-cientficos para o manejo econmico sustentvel de recursos faunsticos. II) Domnio: posse e domnio pblico, com possibilidade de reas particulares desapropriadas. III) Caractersticas: no pode ter caa, seja armadora ou profissional. f) Reserva de Desenvolvimento Sustentvel (art. 20 da L.9985/00)

Art. 20. A Reserva de Desenvolvimento Sustentvel uma rea natural que abriga populaes tradicionais, cuja existncia baseia-se em sistemas sustentveis de explorao dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de geraes (pelo menor n de gerao: pai-filho) e adaptados s condies ecolgicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteo da natureza e na manuteno da diversidade biolgica.
I) Objetivo: Preservar a natureza e ao mesmo tempo assegurar as condies e os meios necessrios para a reproduo e a melhoria dos modos e da qualidade de vida das populaes tradicionais e a explorao dos recursos naturais por estas (1 do art. 20 da L.9985/00). II) Domnio: Domnio pblico e terras particulares devem ser desapropriadas, apesar do 2,art. 20 no ter sido incisivo.

60

Art. 20 2 da L.9985/00.A Reserva de Desenvolvimento Sustentvel de domnio pblico, sendo que as reas particulares includas em seus limites devem ser, quando necessrio, desapropriadas, de acordo com o que dispe a lei.
III) Caractersticas: permitida e incentivada a visitao pblica e a pesquisa cientfica voltada para a conservao da natureza (5 do art. 20 da L.9985/00). Obs.: A L.9985/00 no aborda a vedao de explorao de recursos minerais na Reserva de Desenvolvimento Sustentvel. Vale dizer que no Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentvel definir as zonas de proteo integral, de uso sustentvel e de amortecimento e corredores ecolgicos e ser aprovado pelo Conselho Deliberativo da unidade (6 do art. 20 da L.9985/00). g) Reserva Particular do Patrimnio Natural (art. 21 da L.9985/00) I) Objetivo: uma rea privada gravada com perpetuidade com o objetivo de conservar a diversidade biolgica. II) Domnio: terras privadas/particulares; III) Caractersticas: 1. permitida a pesquisa cientfica, bem como a visitao com objetivos tursticos, recreativos e educacionais; 2. O gravame de perpetuidade constar de termo de compromisso assinado perante o rgo ambiental, que verificar a existncia de interesse pblico, e ser averbado margem da inscrio no Registro Pblico de Imveis (1, art. 21 L.9985/00); 3. so isentas de ITR; 4. pode ser encontrada em mbito estadual e municipal. Obs.: De acordo com art. 21,3 da L.9985/00, os rgos integrantes do SNUC, sempre que possvel e oportuno, prestaro orientao tcnica e cientfica ao proprietrio de Reserva Particular do Patrimnio Natural para a elaborao de um Plano de Manejo ou de Proteo e de Gesto da unidade. Aula: n. 08 (17.12.09) 4 Lei do Bioma Mata Atlntica (L.11.428/06) 4.1 Conceito = considerado patrimnio nacional, conforme preconiza o art. 225,4 CRFB/88. 4.2 Localizao = Vai do Estado do Rio Grande do Norte ao Estado do Rio Grande do Sul. 4.3 Objeto = Disciplina a interveno, a supresso do bioma Mata Atlntica. 4.4 Objetivo (art. 6 da L. 11.428/06) objetivo geral = o desenvolvimento sustentvel; objetivo especfico = a salvaguarda da biodiversidade, da sade humana, dos valores paisagsticos, estticos e tursticos, do regime hdrico e da estabilidade social. O do art. 6 da L.11.428/06 traz os princpios norteadores do Bioma Mata Atlntica, quais sejam: I) Princpio da funo socioambiental da propriedade, II) Princpio da eqidade intergeracional, III) Princpio da preveno, IV) Princpio da precauo, V) Princpio do usurio-pagador, VI) Princpio da transparncia das informaes e atos, VII) Princpio da gesto democrtica, VIII) Princpio da celeridade procedimental,

61

IX) Princpio da gratuidade dos servios administrativos prestados ao pequeno produtor rural e s populaes tradicionais; e X) Princpio do respeito ao direito de propriedade. 4.5 Alguns conceitos a) Pequeno produtor que vive na Mata Atlntica = aquele que tira uma renda bruta, de no mnimo 80% da sua propriedade. Porm, o tamanho mximo da propriedade no bioma de 50 hectares. A explorao eventual sem propsito direito ou indireto, independe de autorizao do rgo ambiental. b) Populao Tradicional (art. 3, II L.11.428/06) = a populao vivendo em estreita relao com o ambiente natural, dependendo de seus recursos naturais para a sua reproduo sociocultural, por meio de atividades de baixo impacto ambiental. 4.6 Regime Jurdico do Bioma Mata Atlntica

Quem define o tipo de vegetao que se enquadraro no Bioma Mata Atlntica o CONAMA, atravs de suas Resolues. Vale dizer que na vegetao primria, no h interveno humana, isto , ela intocada. J na vegetao secundria j houve a interveno humana e se encontra num processo de regenerao ou porque foi queimada, derrubada, etc. 4.6.1 Regime Jurdico do Bioma Mata Atlntica EM REA RURAL

Quem autoriza a interveno o rgo ambiental estadual, mediante procedimento administrativo. a) Da vegetao primria = possvel a supresso da vegetao primria em rea rural, cujos requisitos so: I) utilidade pblica: atividades de segurana nacional e proteo sanitria; as obras essenciais de infra-estrutura de interesse nacional destinadas aos servios pblicos de transporte, saneamento e energia, declaradas pelo poder pblico federal ou dos Estados; II) pesquisas cientficas III) prticas preservacionistas = consistem na atividade tcnica e cientificamente fundamentada, imprescindvel proteo da integridade da vegetao nativa, tal como controle de fogo, eroso, espcies exticas e invasoras. b) Da vegetao secundria: b.1) Da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao: possvel a supresso, cujos requisitos so: I) utilidade pblica: atividades de segurana nacional e proteo sanitria;

62

as obras essenciais de infra-estrutura de interesse nacional destinadas aos servios pblicos de transporte, saneamento e energia, declaradas pelo poder pblico federal ou dos Estados; II) pesquisas cientficas III) prticas preservacionistas = consistem na atividade tcnica e cientificamente fundamentada, imprescindvel proteo da integridade da vegetao nativa, tal como controle de fogo, eroso, espcies exticas e invasoras. b.2) Da vegetao secundria em estgio mdio de regenerao: possvel a supresso, cujos requisitos so: I) utilidade pblica; atividades de segurana nacional e proteo sanitria; as obras essenciais de infra-estrutura de interesse nacional destinadas aos servios pblicos de transporte, saneamento e energia, declaradas pelo poder pblico federal ou dos Estados. II) interesse social: as atividades imprescindveis proteo da integridade da vegetao nativa, tais como: preveno, combate e controle do fogo, controle da eroso, erradicao de invasoras e proteo de plantios com espcies nativas, conforme resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA; as atividades de manejo agroflorestal sustentvel praticadas na pequena propriedade ou posse rural familiar que no descaracterizem a cobertura vegetal e no prejudiquem a funo ambiental da rea; demais obras, planos, atividades ou projetos definidos em resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente. III) pesquisas cientficas; IV) prticas preservacionistas = consistem na atividade tcnica e cientificamente fundamentada, imprescindvel proteo da integridade da vegetao nativa, tal como controle de fogo, eroso, espcies exticas e invasoras. V) pequeno produtor ou populao tradicional, ressalvadas as APPs. b.3) Vegetao secundria em estgio inicial de regenerao: possvel a supresso, desde que tenha autorizao do rgo ambiental estadual, salvo nos casos de Estados-membros com menos de 5% da rea original do bioma Mata Atlntica, que se submeter s regras do estgio mdio de regenerao. 4.6.2 Regime Jurdico do Bioma Mata Atlntica EM REA URBANA

a) Da vegetao primria = no possvel a supresso da vegetao primria em rea urbana. b) Da vegetao secundria: O rgo competente para autorizar a supresso o rgo ambiental estadual. b.1) Da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao: antes da Lei 11.428/06 (at 22.12.06) = era possvel a interveno, desde que deixasse no mnimo 50% da vegetao. aps a L.11.428/06 = no h que se falar em supresso, pois vedado/proibido. b.2) Da vegetao secundria em estgio mdio de regenerao: antes da Lei 11.428/06 (at 22.12.06) = era possvel a interveno, desde que deixasse no mnimo 30% da vegetao. aps a L.11.428/06 = possvel a interveno, desde que se deixe no mnimo 50% da vegetao.

63

Nesta hiptese, alm do rgo ambiental estadual, pode o Municpio tambm autorizar a supresso da vegetao secundria, desde que o ente tenha Conselho com Carter Deliberativo e Plano Diretor, mas sempre com prvia autorizao do rgo estadual, que dar um parecer tcnico. b.3) Vegetao secundria em estgio inicial de regenerao: h uma certa liberalidade, pois no est vinculada aos percentuais. Tambm pode o Municpio tambm autorizar a supresso da vegetao secundria, desde que o ente tenha Conselho com carter deliberativo e Plano Diretor, mas sempre com prvia autorizao do rgo estadual, que dar um parecer tcnico. O art. 12 da L. 11.428/06 busca evitar a supresso/interveno em vegetao primria (mata virgem).

Art. 12. Os novos empreendimentos que impliquem o corte ou a supresso de vegetao do Bioma Mata Atlntica devero ser implantados preferencialmente em reas j substancialmente alteradas ou degradadas.
4.7 Da compensao ambiental (art. 17 L.11.428/06) O corte de supresso na vegetao primria e secundria (em estgio avanado e mdio) impe compensao ambiental, equivalente destinao de rea com a mesma extenso da rea desmatada, na mesma bacia hidrogrfica e preferencialmente na mesma micro-bacia hidrogrfica. Agora, quando se tratar de rea urbana, ocorrer preferencialmente no mesmo Municpio ou regio metropolitana. No sendo possvel a compensao ambiental impe-se a reposio florestal, com espcies nativas em rea equivalente desmatada, na mesma bacia hidrogrfica e preferencialmente na mesma micro-bacia hidrogrfica (art. 17,1 L.11.428/06). Obs.: Para os pequenos produtores e populaes tradicionais ou quando houver supresso ilegal no ser pedida a compensao ambiental (art. 17,2 L.11.428/06). 4.8 Vedaes ao corte e supresso em vegetao primria e secundria em estgio avanado e mdio de regenerao 4.8.1 Vegetao a) abrigar espcies da flora e fauna silvestres ameaadas de extino em mbito nacional ou estadual, assim declaradas pelos entes polticos (Unio e Estados); b) exercer a funo de proteo de mananciais ou de preveno e controle de eroso; c) formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou secundria em estgio avanado de regenerao; d) proteger os entornos das unidades de conservao; e) possuir excepcional valor paisagstico, reconhecido pelos rgos do SISNAMA. 4.8.2 O proprietrio ou posseiro que no cumprir os dispositivos da legislao ambiental, em especial a L.4771/65 (rea de Proteo Ambiental e Reserva Legal Florestal). Obs.: A vegetao primria e secundria no perde sua classificao, em razo de incndio, desmatamentos, ou qualquer outro tipo de interveno, para evitar a Poltica da Terra Arrasada. 4.9 Atividades minerrias em vegetao secundria em estgio avanado e mdio de regenerao (art. 32 da L.11.428/06) A supresso de vegetao secundria em estgio avanado e mdio de regenerao para fins de atividades minerrias somente ser admitida mediante: I - licenciamento ambiental, condicionado apresentao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental/Relatrio de Impacto Ambiental - EPIA/RIMA, pelo empreendedor, e desde que demonstrada a inexistncia de alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto;

64

II - adoo de medida compensatria que inclua a recuperao de rea equivalente rea do empreendimento, com as mesmas caractersticas ecolgicas, na mesma bacia hidrogrfica e sempre que possvel na mesma microbacia hidrogrfica, independentemente do disposto no art. 36 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000. 5 Lei de Gesto de Florestas Pblicas (L.11.284/06) 5.1 - Conceitos a) Florestas Pblicas = so florestas, naturais ou plantadas, localizadas nos diversos biomas brasileiros, em bens sob o domnio da Unio, dos Estados, dos Municpios, do Distrito Federal ou das entidades da administrao indireta (art. 3,I L. 11.284/06). b) Recursos florestais = elementos ou caractersticas de determinada floresta, potencial ou efetivamente geradores de produtos ou servios florestais (art. 3,II L. 11.284/06). b.1) Produtos florestais: produtos madeireiros e no madeireiros gerados pelo manejo florestal sustentvel (art. 3,III L. 11.284/06). Ex.: Palmito, castanha do Par, cupuau, borracha, etc. b.2) Servios florestais: turismo ecolgico e outras aes ou benefcios decorrentes do manejo e conservao da floresta, no caracterizados como produtos florestais (art. 3,IV L. 11.284/06). c) Manejo florestal sustentvel = administrao da floresta para a obteno de benefcios econmicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentao do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilizao de mltiplas espcies madeireiras, de mltiplos produtos e subprodutos no madeireiros, bem como a utilizao de outros bens e servios de natureza florestal (art. 3,VI L. 11.284/06). d) Concesso florestal = delegao onerosa, feita pelo poder concedente, do direito de praticar manejo florestal sustentvel para explorao de produtos e servios numa unidade de manejo, mediante licitao, pessoa jurdica, em consrcio ou no, que atenda s exigncias do respectivo edital de licitao e demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado (art. 3,VII L. 11.284/06). e) Unidade de manejo = permetro definido a partir de critrios tcnicos, socioculturais, econmicos e ambientais, localizado em florestas pblicas, objeto de um Plano de Manejo Florestal Sustentvel PMFS, podendo conter reas degradadas para fins de recuperao por meio de plantios florestais (art. 3,VIII L. 11.284/06). f) Lote de concesso florestal = conjunto de unidades de manejo a serem licitadas (art. 3,IX L. 11.284/06). 5.2 Da explorao de florestas pblicas no Brasil Os requisitos so: I) criao de florestas nacionais, estaduais e municipais e sua gesto direta; II) destinao de florestas pblicas s comunidades tradicionais; III) a concesso florestal, atravs de processo licitatrio. Exs.: JAMARI/RO e SARAC-TAQUERA/PA (ainda em andamento). 5.2.1 Da criao de florestas nacionais, estaduais e municipais e sua gesto direta (art. 17 da L. 9985/00 c/c art. 5 da L.11.284/06) A floresta pblica aquela em que o domnio dos entes federativos. Porm, nem sempre ela uma unidade de conservao. Por isso, pode um ente federativo pegar uma floresta pblica e tornla unidade de conservao, desde que respeite os requisitos previstos no art. 17 da L. 9985/00. A gesto direta ocorre quando o poder pblico cria e assume o comando de uma floresta nacional, embora seja possvel que em atividades subsidirias firmem Termo de Parceria, Convnios e outros instrumentos administrativos, observados os procedimentos licitatrios e os contratos e os instrumentos ficam limitados 120 dias.

65

Art. 5o L.11.284/06.O Poder Pblico poder exercer diretamente a gesto de florestas nacionais, estaduais e municipais criadas nos termos do art. 17 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, sendo-lhe facultado, para execuo de atividades subsidirias, firmar convnios, termos de parceria, contratos ou instrumentos similares com terceiros, observados os procedimentos licitatrios e demais exigncias legais pertinentes. 1o A durao dos contratos e instrumentos similares a que se refere o caput deste artigo fica limitada a 120 (cento e vinte) meses. 2o Nas licitaes para as contrataes de que trata este artigo, alm do preo, poder ser considerado o critrio da melhor tcnica previsto no inciso II do caput do art. 26 desta Lei.
5.2.2 Da destinao de florestas pblicas s comunidades tradicionais (art. 6 L.11.284/06) = Antes da realizao das concesses florestais, as florestas pblicas ocupadas ou utilizadas por comunidades locais sero identificadas para a destinao, pelos rgos competentes, por meio de: I - criao de reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentvel, observados os requisitos previstos da Lei 9.985/00; II - concesso de uso, por meio de projetos de assentamento florestal, de desenvolvimento sustentvel, agroextrativistas ou outros similares, nos termos do art. 189 da CRFB/88 e das diretrizes do Programa Nacional de Reforma Agrria; III - outras formas previstas em lei. A destinao de florestas pblicas s comunidades tradicionais ser feita de forma no onerosa para o beneficirio e efetuada em ato administrativo prprio, conforme previsto em legislao especfica. Sem prejuzo das formas de destinao previstas no art. 6 da L.11.284/06, as comunidades locais podero participar das licitaes previstas na referida lei, por meio de associaes comunitrias, cooperativas ou outras pessoas jurdicas admitidas em lei. Por fim, o Poder Pblico poder, com base em condicionantes socioambientais definidas em regulamento, regularizar posses de comunidades locais sobre as reas por elas tradicionalmente ocupadas ou utilizadas, que sejam imprescindveis conservao dos recursos ambientais essenciais para sua reproduo fsica e cultural, por meio de concesso de direito real de uso ou outra forma admitida em lei, dispensada licitao. 5.3 Da concesso florestal, atravs de processo licitatrio (art. 7 ao 9 da L.11.284/06) = A concesso florestal ser sempre autorizada por ato do poder concedente (Ministrio do Meio Ambiente) e formalizada mediante contrato, aps procedimento licitatrio. O rgo executor o Servio Florestal Brasileiro, j o rgo consultivo a Comisso de Gesto de Florestas Pblicas. Obs.: O Servio Florestal Brasileiro (rgo executor) no possui personalidade jurdica, porm o Governo Lula pretende transform-lo em autarquia federal. Tal rgo executor elaborar o Plano Anual de Outorga Florestal PAOF e o submeter ao poder concedente (Ministrio do Meio Ambiente). Tal plano aprovado anualmente, cujo objetivo selecionar a rea onde se encontram as florestas que podero ser objeto de concesso florestal.

Art. 7 da L.11.284/06. A concesso florestal ser autorizada em ato do poder concedente e formalizada mediante contrato, que dever observar os termos desta Lei, das normas pertinentes e do edital de licitao. Pargrafo nico. Os relatrios ambientais preliminares, licenas ambientais, relatrios de impacto ambiental, contratos, relatrios de fiscalizao e de auditorias e outros documentos relevantes do processo de concesso florestal sero disponibilizados por meio da Rede Mundial de Computadores, sem prejuzo do disposto no art. 25 desta Lei. Art. 8o da L.11.284/06.A publicao do edital de licitao de cada lote de concesso florestal dever ser precedida de audincia pblica, por regio, realizada pelo rgo gestor, nos termos do regulamento, sem prejuzo de outras formas de consulta pblica. 66

Art. 9o da L.11.284/06. So elegveis para fins de concesso as unidades de manejo previstas no Plano Anual de Outorga Florestal.
Obs.: Para uma floresta pblica da Unio estar dentro do PAOF, necessria a manifestao prvia da Secretaria de Patrimnio da Unio do Ministrio do Planejamento. Vale ressaltar que o Conselho de Defesa tem que se manifestar no caso no art. 20,2 CRFB/88.

Art. 20,2 CRFB/88. A faixa de at cento e cinqenta quilmetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, considerada fundamental para defesa do territrio nacional, e sua ocupao e utilizao sero reguladas em lei.
Aula: n. 09 (08.01.10) 5.3.1 Do processo de outorga = O poder concedente (Ministrio do Meio Ambiente) publicar previamente ao edital de licitao ato justificando a convenincia da concesso florestal, caracterizando seu objeto (ex.: ecoturismo, madeira, palmito, etc.) e a unidade de manejo. Antes de publicar o edital de licitao necessria a realizao de audincia pblica por regio, sem prejuzo de outras formas de consulta pblica (inclui a internet, por exemplo). As licitaes devem ser realizadas na modalidade concorrncia, a ttulo oneroso. Veda-se a contratao direta (ar. 25 L.8666/93). 5.3.2 Objeto da concesso = A concesso florestal ter como objeto a explorao de produtos e servios florestais, contratualmente especificados em unidade de manejo de floresta pblica, com permetro georreferenciado, registrada no respectivo cadastro de florestas pblicas e includa no lote de concesso florestal (art. 16, caput e 1 e 2 L. 11.284/06).

Art. 16 L.11.284/06. A concesso florestal confere ao concessionrio somente os direitos expressamente previstos no contrato de concesso. 1o vedada a outorga de qualquer dos seguintes direitos no mbito da concesso florestal: I - titularidade imobiliria ou preferncia em sua aquisio; II - acesso ao patrimnio gentico para fins de pesquisa e desenvolvimento, bioprospeco ou constituio de colees; III - uso dos recursos hdricos acima do especificado como insignificante, nos termos da Lei no 9.433, de 8 de janeiro de 1997; IV - explorao dos recursos minerais; V - explorao de recursos pesqueiros ou da fauna silvestre; VI - comercializao de crditos decorrentes da emisso evitada de carbono em florestas naturais. 2o No caso de reflorestamento de reas degradadas ou convertidas para uso alternativo do solo, o direito de comercializar crditos de carbono poder ser includo no objeto da concesso, nos termos de regulamento.
5.3.3 Licenciamento ambiental na concesso florestal = O licenciamento ambiental, em regra, se apresenta atravs do RAP (Relatrio Ambiental Preliminar) pelo SFB (Servio Florestal Brasileiro) que ser encaminhado ao rgo ambiental competente (IBAMA). Tal rgo ambiental trabalhar com dois tipos de licena: licena prvia; e licena de operao. Obs.: No h licena de instalao na concesso florestal! possvel o EPIA/RIMA pelo Servio Florestal Brasileiro? Resposta: Sim, desde que haja efetivo impacto ambiental. Quando se obtm a licena prvia significa que aprovada a confeco do Plano de Manejo Florestal Sustentvel (PMFS).

67

Em seguida, se obtm a licena de operao, onde a floresta poder ser explorada. Com o deferimento da licena prvia caso a unidade de manejo esteja inserida no PAOF, autoriza-se a licitao para a concesso florestal. **ATENO: A aprovao do Plano de Manejo de unidade de conservao substitua licena prvia, sem prejuzo da elaborao do EPIA/RIMA. Em outras palavras, se h uma floresta nacional que possui Plano de Manejo APROVADO, este substitui a licena prvia. possvel realizar o RAP e EPIA/RIMA conjuntamente? Resposta: possvel a realizao do RAP e EPIA/RIMA que abranjam diferentes unidades de manejo de um lote de concesso florestal, desde que as unidades se situem no mesmo ecossistema e no mesmo Estado. 5.3.4 Da habilitao Quem que pode participar do processo licitatrio da concesso florestal? Resposta: Alm dos requisitos legais dos arts. 25 e ss. da L.8666/93, exigem-se a ausncia de: 1. dbitos inscritos na dvida ativa relativos infrao ambiental nos rgos ambientais do SISNAMA; 2. decises condenatrias com trnsito em julgado em aes penais relativas a crimes contra o meio ambiente, a ordem tributria ou crime previdencirio. 5.3.5 Dos critrios de julgamento do processo licitatrio da concesso florestal Qual ser a melhor proposta? Resposta: Deve-se conjugar dois critrios, quais sejam: 1) maior preo ofertado pela outorga da concesso florestal; 2) melhor tcnica que engloba: a) menor impacto ambiental que ser gerado na regio; b) maiores benefcios sociais diretos, isto , que traga impacto ambiental positivos, tais como: gerao de empregos, bem-estar da populao daquela regio; c) a maior eficincia, isto , aquele que consegue explorar com maior eficincia. Ex.: Ao explorar um objeto acarreta numa maior gama de explorao, transformando parte deste objeto em produtos que seriam descartados. d) A maior agregao de valor ao produto de servio florestal na regio da concesso. Exs.: Reflorestamento da rea ambiental, criao de infra-estrutura daquela regio. 5.3.6 Do contrato de concesso = Para cada unidade ser celebrado um nico contrato de concesso com um nico concessionrio, no qual este ser responsvel perante o Poder Pblico (ex.: cumprir com os termos contratuais), terceiros (ex.: decorrentes de relaes de trabalho) e com o meio ambiente (caso degrade ter que reparar o dano). A fiscalizao exercida pelo Poder Pblico no exclui ou atenua a responsabilidade deste concessionrio. No se admite a sub-rogao na concesso florestal! O contrato de concesso exige a RESERVA ABSOLUTA no Plano de Manejo (na rea de explorao) dever ter uma reserva absoluta de no mnimo 5% (no se inclui as APPs), onde no se pode ter nenhum tipo de explorao econmica, cujo intuito comparar depois de 15 a 20 anos com est a rea explorada em relao rea nativa. 5.3.7 Proteo de concorrncia Visa evitar a concentrao econmica, cujas regras so: 1) em cada lote de concesso florestal no podem ser outorgados mais de dois contratos, individualmente ou em consrcio; 2) cada concessionrio, individualmente ou em consrcio ter um limite percentual mximo de rea de concesso florestal definido no PAOF.

68

Qual o prazo da concesso florestal? Resposta: estabelecido de acordo com o ciclo de colheita de explorao, no mnimo 1 ciclo e no mximo 40 anos. E quando se tratar de servios florestais (ex.: ecoturismo, recreao, etc.)? Resposta: O prazo mnimo de 5 anos e no mximo de 20 anos. 5.3.8 Extino da concesso = Extingue-se a concesso florestal nas seguintes hipteses: 1) esgotamento do prazo contratual; 2) resciso, seja do Poder Pblico ou do particular. Quando o Poder Pblico no cumpre o contrato, o particular (concessionrio) deve ajuizar uma ao para este fim. 3) anulao; 4) falncia ou extino do concessionrio e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual. O concessionrio no pode transferir o contrato sem a anuncia prvia do poder Pblico (poder concedente - Ministrio do Meio Ambiente), sob pena de resciso. 5) Desistncia e devoluo, por opo do concessionrio (particular). A DESISTNCIA ato formal, irrevogvel e irretratvel, pelo qual o concessionrio demonstra seu desinteresse em continuar o contrato de concesso e DEVOLVE ao poder concedente. 5.3.9 Auditoria Florestal = Sem prejuzo ao poder de polcia do poder concedente, todas as concesses florestais devem se submeter auditoria florestal, de carter independente, com prazo no superior a 3 anos. Quem arca com os custos da auditoria o concessionrio (ONGs). O INMETRO padronizar/capacitar esta auditoria. Concluses quanto ao processo de auditoria florestal: I) contratao de regular cumprimento do contrato de concesso; II) constatao de deficincia sanveis que devem ser regularizadas no prazo mximo de 6 meses para a continuidade do processo de concesso florestal; III) contratao de descumprimento o que implica em sanes, segundo a sua gravidade, incluindo a resciso contratual. 5.3.10 Florestas pblicas e unidades de conservao Para inserir uma unidade de conservao (florestas nacional, estadual ou municipal) no PAOF necessria autorizao prvia do rgo gestor da unidade de conservao. Para elaborao de edital e do contrato de concesso florestal de unidade de manejo em florestas nacionais, estaduais ou municipais preciso ouvir o seu conselho consultivo (Comisso de Gesto de Florestas Pblicas) que acompanhar/participar de todo o processo de outorga da concesso florestal. ---------------------------------------------Tema: Infraes Administrativas Ambientais 1 Responsabilidade Administrativa Ambiental

1.1 Base legal:


arts. 70 a 76 L.9605/98 Decreto 6514/08; Instruo Normativa n 14/09 do IBAMA. 1.2 Conceito de infrao administrativa ambiental (art. 70 L.9605/98 c/c art. 1 Dec. 6514/08) = toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente.

69

Quem so autoridades competentes para lavrar auto de infrao ambiental e instaurar processo administrativo? Resposta: So os funcionrios de rgos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalizao, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministrio da Marinha (art. 70,1 L.9605/98). Vale dizer que qualquer particular pode representar e a autoridade competente deve efetuar a apurao, sob pena de coresponsabilidade. Discute-se qual a natureza da responsabilidade administrativa ambiental. Em regra, responsabilidade objetiva ou responsabilidade sem culpa, salvo nas hipteses previstas no art. 72,3,I e II L.9605/98 (responsabilidade subjetiva).

Art. 72, 3 L.9605./98. A multa simples ser aplicada sempre que o agente, por negligncia ou dolo: I - advertido por irregularidades que tenham sido praticadas, deixar de san-las, no prazo assinalado por rgo competente do SISNAMA ou pela Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha; II - opuser embarao fiscalizao dos rgos do SISNAMA ou da Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha.
Obs.: Todos os valores que esto consignados no Decreto 6514/08 so valores para a MULTA.

1.3 Das infraes administrativas em espcie (art. 72 L.9605/98)


I - advertncia; II - multa simples; III - multa diria; IV - apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao; V - destruio ou inutilizao do produto; VI - suspenso de venda e fabricao do produto; VII - embargo de obra ou atividade; VIII - demolio de obra; IX - suspenso parcial ou total de atividades; X (VETADO) XI - restritiva de direitos. O agente autuante (fiscal) ao lavrar o auto de infrao, indicar uma destas infraes e observar trs critrios: 1) gravidade dos fatos e suas conseqncias ao mio ambiente e sade pblica; 2) antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislao ambiental; 3) a situao econmica do infrator. 1.3.1 Da advertncia = aplicada em infraes de menor lesividade ao meio ambiente, garantidos a ampla defesa e o contraditrio e desde que a multa mxima cominada no ultrapasse R$ 1.000,00. Caso o agente autuante constate a existncia de irregularidades a serem sanadas, lavrar o auto de infrao com a indicao da respectiva sano de advertncia, ocasio em que estabelecer prazo para que o infrator sane tais irregularidades. Sanadas as irregularidades no prazo concedido, o agente autuante certificar o ocorrido nos autos e dar seguimento ao processo. Caso o autuado, por negligncia ou dolo, deixe de sanar as irregularidades, o agente autuante certificar o ocorrido e aplicar a sano de multa relativa infrao praticada, independentemente da advertncia. A sano de advertncia no excluir a aplicao de outras sanes. Fica vedada a aplicao de nova sano de advertncia no perodo de trs anos contados do julgamento da defesa da ltima advertncia ou de outra penalidade aplicada Assim, neste prazo, caso seja cometida uma infrao, o infrator no ser beneficiado pela advertncia. A penalidade deve ser confirmada em julgamento pela autoridade competente. 1.3.2 Da multa simples = ser aplicada sempre que o agente, por negligncia ou dolo: advertido por irregularidades que tenham sido praticadas, deixar de san-las, no prazo assinalado por rgo competente do SISNAMA ou pela Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha;

70

opuser embarao fiscalizao dos rgos do SISNAMA ou da Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha. Obs.: A multa simples pode ser convertida em servios de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente. Como se calcula a multa? Resposta: De acordo com o art. 74 L.9605/98, a multa ter por base a unidade, hectare, metro cbico, quilograma ou outra medida pertinente, de acordo com o objeto jurdico lesado. Vale ressaltar que uma mesma infrao pode afetar mais de um recurso ambiental. E quanto ao valor da multa? Resposta: Nos termos do art. 75 L.9605/98, o valor da multa (multa simples ou diria) ser fixado no regulamento da referida lei e corrigido periodicamente, com base nos ndices estabelecidos na legislao pertinente, sendo: mnimo de R$ 50,00 (cinqenta reais); e mximo de R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais). 1.3.3 Da multa diria = ser aplicada sempre que o cometimento da infrao se prolongar no tempo. Vale dizer que o valor da multa-dia dever ser fixado de acordo com os critrios estabelecidos no Decreto 6514/08, no podendo ser: inferior ao mnimo de R$ 50,00 (cinqenta reais) e; nem superior a 10% do valor da multa simples mxima cominada para a infrao. Ex.: R$ 50,00 a R$ 1.000,00 (x 10%) = R$ 100,00. Quando que cessa a multa diria? Resposta: Quando for apresentado documento que comprove a regularizao da situao que deu causa lavratura do auto de infrao. Deve o fiscal, depois, averiguar se realmente foi regularizado. Caso, ele constate que no houve a regularizao, retroage a incidncia da multa a partir do dia em que foi apresentado o documento e no a partir do dia da fiscalizao. O infrator pode assinar Termo de Compromisso de Reparao ou Cessao dos Danos, estando encerrada a multa diria. ** Da reincidncia da multa = O prazo de 5 anos (art. 11 do Dec. 6514/08). Caso seja constatado a ocorrncia de nova infrao neste prazo de 5 anos, h duas possibilidades: I) aplicao da multa em DOBRO, quando praticada outra infrao; II) aplicao da multa em TRIPLO, quando praticada a mesma infrao. A autoridade julgadora assim que constata a reincidncia, ela deve: 1) agravar a pena (em dobro ou em triplo, a depender do caso em concreto); 2) deve notificar o autuado para que se manifeste sobre o agravamento da pena, sob o prazo de 10 dias (no reabertura de prazo de defesa); 3) julgar a penalidade com o agravamento. O pagamento de multa imposta pelos Estados, Municpios, Distrito Federal ou Territrios substitui a multa federal na mesma hiptese de incidncia, isto ocorre em razo do art. 76 da L.9605/98 ainda no ter sido regulamentado. Assim sendo, pode um fiscal federal, estadual e municipal aplicar um auto de infrao sobre o mesmo FG. Normalmente lavrado um TAC pelo rgo ambiental federal ou estadual com o infrator. Contudo, tal celebrao no vale como substituio de multa e sim o efetivo pagamento da multa, salvo se o rgo ambiental federal participar na celebrao do TAC e de maneira expressa concordar. Qual o destino da multa? Resposta: As multas revertero ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (20% do valor da multa), segundo preconiza o art. 73 da L.9605/98. Aula: n. 10 (11.01.10) 1.3.4 - Apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao

71

Conforme prev o art. 107 do Dec. 6514/08, aps a apreenso, a autoridade competente, levando-se em conta a natureza dos bens e animais apreendidos e considerando o risco de perecimento, proceder da seguinte forma: I- os animais da fauna silvestre sero libertados em seu hbitat ou entregues a jardins zoolgicos, fundaes, centros de triagem, criadouros regulares ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de tcnicos habilitados; II- os animais domsticos ou exticos mencionados no art.103 podero ser vendidos; III- os produtos perecveis e as madeiras sob risco iminente de perecimento sero avaliados e doados. Aps deciso que confirme o auto de infrao, os bens e animais apreendidos que ainda no tenham sido objeto da destinao prevista no art. 107, no mais retornaro ao infrator, devendo ser destinados da seguinte forma: I- os produtos perecveis sero doados; II- as madeiras podero ser doadas, vendidas ou utilizadas pela administrao quando houver necessidade, conforme deciso motivada da autoridade competente; III- os produtos e subprodutos da fauna no perecveis sero destrudos ou doados a instituies cientficas, culturais ou educacionais; IV- os instrumentos utilizados na prtica da infrao podero ser destrudos, utilizados pela administrao quando houver necessidade, doados ou vendidos, garantida a sua descaracterizao, neste ltimo caso, por meio da reciclagem quando o instrumento puder ser utilizado na prtica de novas infraes; V- os demais petrechos, equipamentos, veculos e embarcaes descritos no inciso IV do art. 72 da Lei n 9.605/98 podero ser utilizados pela administrao quando houver necessidade, ou ainda vendidos, doados ou destrudos, conforme deciso motivada da autoridade ambiental; VI- os animais domsticos e exticos sero vendidos ou doados. Os bens apreendidos podero ser doados pela autoridade competente para os rgos e entidades pblicas de carter cientfico, cultural, educacional, hospitalar, penal e militar, bem como para outras entidades com fins beneficentes. Os produtos da fauna no perecveis sero destrudos ou doados a instituies cientficas, culturais ou educacionais. Tratando-se de apreenso de substncias ou produtos txicos, perigosos ou nocivos sade humana ou ao meio ambiente, as medidas a serem adotadas, inclusive a destruio, sero determinadas pelo rgo competente e correro a expensas do infrator. Os bens sujeitos venda sero submetidos a leilo, nos termos do 5 o do art. 22 da L.8666/93. Os custos operacionais de depsito, remoo, transporte, beneficiamento e demais encargos legais correro conta do adquirente. 1.3.5 - Destruio ou inutilizao do produto 1.3.6 Suspenso de venda e fabricao de produtos = medida que vida evitar a colocao no mercado de produtos e subprodutos oriundos de infrao administrativa ou interromper o uso contnuo de matria-prima e subproduto de origem ilegal. 1.3.7 Suspenso parcial ou total das atividades = Constitui medida que visa impedir a continuidade de processo produtivo em desacordo com a legislao ambiental. Ex1: Tem-se uma fbrica com vrios filtros para evitar o lanamento de gases na atmosfera, uns novos e outros velhos, onde estes ltimos no esto de acordo com as normas ambientais suspenso. Ex2: Quando no se observa as condicionantes da licena de operao suspenso total ou parcial. 1.3.8 Embargo de obra ou atividade = Restringe-se aos locais onde efetivamente caracterizou-se a infrao ambiental, no alcanando as demais atividades no embargadas ou no correlacionadas com a infrao ambiental. Nas reas regularmente desmatadas ou queimadas o agente autuante embargar quaisquer obras ou atividades nelas localizadas ou desenvolvidas, exceto as atividades de subsistncia. Quais as conseqncias para o descumprimento de embargo? Resposta: 1) suspenso da atividade que originou a infrao e da venda de produto ou subproduto criado ou produzido na rea ou local objeto do embargo.

72

2) cancelamento de registro, licena ou autorizao de funcionamento da atividade econmica dos rgos ambientais. Este agente autuante tem que comunicar o MP em at 72h pelo eventual cometimento de crime ambiental (art. 79 do Dec. 6514/08).

Art. 79 do Dec. 6514/08. Descumprir embargo de obra ou atividade e suas respectivas reas: Multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 1.000.000,00 (um milho de reais).
1.3.9 Da demolio = ser aplicada sempre observada ampla defesa e o contraditrio, quando: a) verificada a construo em rea ambientalmente protegida em desacordo com a legislao ambiental (ex.: construes em APPs ou me unidades de conservao Caso de Angra no final de 2009); b) quando a obra ou construo realizada no atenda as condicionantes da legislao ambiental e no seja passvel de regularizao. Todas as despesas correm por conta do infrator. Quem realiza a demolio a Administrao Pblica ou o prprio autuado/infrator. Na ser aplicada a demolio quando ela causar piores impactos ambientais. 1.3.10 Sanes restritivas, aplicveis s PFs e PJs a) Suspenso de registro, licena ou autorizao; b) Cancelamento de registro, licena ou autorizao; c) Perda ou restrio de incentivos ou benefcios fiscais; d) Perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento de bancos oficiais; e) Proibio de contratar com a Administrao Pblica. Quanto tempo dura estas sanes? Resposta: A proibio de contratar com a Administrao Pblica dura 3 anos e as demais duram 1 ano. Tais sanes extinguem-se atravs da regularizao. 1.4 Prescrio da pretenso punitiva = 5 anos, contados da prtica do fato ou se forem infraes permanentes, corre da data em que cessarem. Quando o fato objeto da infrao tambm constituir crime, a prescrio de que trata o caput reger-se- pelo prazo previsto na lei penal (art. 109 CP). 1.4.1 Interrupo da prescrio a) pelo recebimento do auto de infrao ou pela cientificao do infrator; b) por qualquer ato inequvoco que importe apurao do fato; c) pela deciso condenatria recorrvel. O art. 101 do Dec. 6514/08 traz o exerccio do poder de polcia que exercido pelo agente autuante. Ele poder adotar as seguintes medidas administrativas: I- apreenso de produtos ou animais; II- embargo de obra ou atividade e suas respectivas reas; III- suspenso de venda ou fabricao de produto; IV- suspenso parcial ou total de atividades; V- destruio ou inutilizao dos produtos, subprodutos e instrumentos da infrao; e VI- demolio. Se o agente autuante chegar num local e l verificar que no caso de reincidncia, mas que tal lugar utilizado para a prtica de infraes administrativas ambientais ou que esteja convergindo para o ilcito penal, ele poder ordenar a demolio, desde que comprove (ex.: tire fotografias). ----------------------------------------------------

73

Tema: Do Processo Administrativo Ambiental (Dec. 6514/08 c/c L.9784/99). O processo administrativo ambiental regido pelos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia (art. 2 da L.9784/99). 1 Da autuao = Constatada a ocorrncia de infrao administrativa ambiental, ser lavrado auto de infrao, do qual dever ser dada cincia ao autuado, assegurando-se o contraditrio e a ampla defesa. Caso o autuado se recuse a dar cincia do auto de infrao, o agente autuante certificar o ocorrido na presena de duas testemunhas e o entregar ao autuado. Nos casos de evaso ou ausncia do responsvel pela infrao administrativa, e inexistindo preposto identificado, o agente autuante encaminhar o auto de infrao por via postal com aviso de recebimento ou outro meio vlido que assegure a sua cincia. O auto de infrao ser encaminhado unidade administrativa responsvel pela apurao da infrao, oportunidade em que se far a autuao processual no prazo mximo de 5 dias teis, contados de seu recebimento, ressalvados os casos de fora maior devidamente justificados. a) Em caso de vcio sanvel = O auto de infrao que apresentar vcio sanvel poder, a qualquer tempo, ser convalidado de ofcio pela autoridade julgadora, mediante despacho saneador, aps o pronunciamento do rgo da Procuradoria-Geral Federal que atua junto respectiva unidade administrativa da entidade responsvel pela autuao. Porm, se tal vcio for constatado pelo autuado, o procedimento ser anulado a partir da fase processual em que o vcio foi produzido, reabrindo-se novo prazo para defesa, aproveitando-se os atos regularmente produzidos. b) Em caso de vcio insanvel = Vcio insanvel aquele em que a correo da autuao implica modificao do fato descrito no auto de infrao. Sendo assim, o auto de infrao que apresentar vcio insanvel dever ser declarado nulo pela autoridade julgadora competente, que determinar o arquivamento do processo, aps o pronunciamento do rgo da Procuradoria-Geral Federal que atua junto respectiva unidade administrativa da entidade responsvel pela autuao. Vale dizer que caso seja declarado nulo o auto de infrao e estiver caracterizada a conduta ou atividade lesiva ao meio ambiente, dever ser lavrado novo auto, observadas as regras relativas prescrio. 2 Da defesa = O prazo de 20 dias, contados da data da cincia da autuao, oferecer defesa contra o auto de infrao (art. 113 do Dec. 6514/08). Se at o prazo da defesa, ele resolver pagar a multa, ele ter um desconto de 30%. Se passar o prazo de 20 dias, ele tem desconto de 30% do valor corrigido. A defesa ser formulada por escrito e dever conter os fatos e fundamentos jurdicos que contrariem o disposto no auto de infrao e termos que o acompanham, bem como a especificao das provas que o autuado pretende produzir a seu favor, devidamente justificadas. Vale ressaltar que requerimentos formulados fora do prazo de defesa no sero conhecidos, bem como se apresentada a rgo ambiental incompetente, podendo ser desentranhados dos autos conforme deciso da autoridade ambiental competente. Por fim, o autuado poder ser representado por advogado ou procurador legalmente constitudo, devendo, para tanto, anexar defesa o respectivo instrumento de procurao. O autuado poder requerer prazo de at 10 dias para a juntada do instrumento. 3 Da instruo e julgamento = Cabe ao autuado provar o que est alegando e sem prejuzo deste, cabe Administrao Pblica a busca da verdade real. A autoridade julgadora poder requisitar a produo de provas necessrias sua convico, bem como parecer tcnico ou contradita do agente autuante, especificando o objeto a ser esclarecido. O parecer tcnico dever ser elaborado no prazo mximo de 10 dias, ressalvadas as situaes devidamente justificadas. A contradita consiste em informaes e esclarecimentos prestados pelo agente autuante necessrios elucidao dos fatos que originaram o auto de infrao, ou das razes alegadas pelo autuado, facultado ao agente, nesta fase, opinar pelo acolhimento parcial ou total da defesa. Esta dever ser elaborada pelo agente autuante no prazo de 5 dias, contados a partir do recebimento do processo.

74

As provas propostas pelo autuado, quando impertinentes, desnecessrias ou protelatrias, podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada da autoridade julgadora competente. Ao final da fase de instruo, o rgo da Procuradoria-Geral Federal, quando houver controvrsia jurdica suscitada, emitir parecer fundamentado para a motivao da deciso da autoridade julgadora. Encerrada a instruo, o autuado ter o direito de manifestar-se em alegaes finais, no prazo mximo de 10 dias. A autoridade julgadora publicar em sua sede administrativa a relao dos processos que entraro na pauta de julgamento, para fins de apresentao de alegaes finais pelos interessados. Apresentadas as alegaes finais, a autoridade decidir de plano. Obs.: A deciso da autoridade julgadora no se vincula s sanes aplicadas pelo agente autuante, ou ao valor da multa, podendo, de ofcio ou a requerimento do interessado, minorar, manter ou majorar o seu valor, respeitados os limites estabelecidos na legislao ambiental vigente. Nos casos de agravamento da penalidade, o autuado dever ser cientificado antes da respectiva deciso, por meio de aviso de recebimento, para que se manifeste no prazo das alegaes finais. Oferecida ou no a defesa, a autoridade julgadora, no prazo de trinta dias, julgar o auto de infrao, decidindo sobre a aplicao das penalidades. A deciso dever ser motivada, com a indicao dos fatos e fundamentos jurdicos em que se baseia. A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes ou decises, que, neste caso, sero parte integrante do ato decisrio. Julgado o auto de infrao, o autuado ser notificado por via postal com aviso de recebimento ou outro meio vlido que assegure a certeza de sua cincia para pagar a multa no prazo de 5 dias, a partir do recebimento da notificao, ou para apresentar recurso. O pagamento realizado no referido prazo contar com o desconto de 30% do valor corrigido da penalidade.

4 Dos recursos = Da deciso proferida pela autoridade julgadora, caber recurso, no prazo de 20 dias. Tal recurso ser dirigido autoridade administrativa julgadora que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de 5 dias, o encaminhar ao Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA. Quem a autoridade julgadora e autoridade superior? Resposta: I) Sendo o valor da multa at R$ 2 milhes: autoridade julgadora: servidor designado pelo superintendente do IBAMA; autoridade superior: superintendente do IBAMA (no cabe recurso). II) Sendo o valor da multa acima R$ 2 milhes: autoridade julgadora: o prprio superintendente do IBAMA; autoridade superior: Cmara Especial Recursal (criado no mbito do CONAMA no cabe recurso). Toda multa aplicada tem efeito suspensivo e as demais penalidades tem efeito devolutivo, salvo se tiver prejuzo de difcil ou incerta reparao, que dever ser motivado. Prazo de 5 dias para o pagamento de multa. O art. 74,4 da L.9605/98 trata da converso da multa. Ou seja, a multa simples pode ser convertida em servios de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente. Os servios so: I) execuo de obras ou atividades de recuperao de reas degradadas, bem como de preservao e melhoria do meio ambiente (no local onde ocorreu o dano ambiental); II) implementao de obras ou atividades de recuperao de reas degradas (em outras reas degradadas); III) custeio ou execuo de programas ou projetos ambientais (ex.: Instituto Chico Mendes de Conservao de Biodiversidade);

75

IV) manuteno ou espaos pblicos que tenha por objetivo a preservao ambiental (Ex.: Parque na cidade Parque do Ibirapuera). Na primeira hiptese (na converso de multa destinada reparao de danos ou recuperao de reas degradadas) tem que apresentar um pr-projeto para recuperao juntamente com a solicitao e caso no seja feito isso, o autuado pode solicitar um prazo de 1 ms para apresentar o pr-projeto. Supondo que o valor da multa de R$ 1 milho e o gasto de recuperao foi de R$ 500 mil. O autuado dever utilizar os R$ 500 mil restantes e investir nos demais servios. A autoridade ambiental aplicar o desconto de quarenta por cento sobre o valor da multa quando os pedidos de converso forem protocolados tempestivamente. Havendo o deferimento da converso ser assinado um Termo de Compromisso, onde este no encerra o processo administrativo, apenas o suspende. Isto ocorre porque muitas vezes a recuperao demora 15/20 anos e a cada 2 anos, no mximo, o rgo ambiental tem que monitorar se as obrigaes assumidas esto sendo cumpridas. Caso seja descumprido o Termo de Compromisso acarretar em efeitos civis e administrativos: esfera administrativa = imediata inscrio do dbito em Dvida Ativa para cobrana da multa resultante do auto de infrao em seu valor integral; esfera civil = a imediata execuo judicial das obrigaes assumidas, tendo em vista seu carter de ttulo executivo extrajudicial. Por fim, a converso da multa no poder ser concedida novamente ao mesmo infrator durante o perodo de 5 anos, contados da data da assinatura do termo de compromisso. --------------------------------------------------Tema: Recursos Hdricos 1 Base legal: L.9433/97 L. 9984/00 (ANA Agncia Nacional de guas). 2 Dos fundamentos (art. 1 da L.9433/97) A Poltica Nacional de Recursos Hdricos baseia-se nos seguintes fundamentos: I - a gua um bem de domnio pblico (no h que se falar em guas particulares); II - a gua um recurso natural limitado, dotado de valor econmico (incidncia do Principio do Usurio-Pagador); III - em situaes de escassez (tem que ter ato do Poder Pblico), o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais (matar a sede dos animais); IV - a gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas (exs.: navegabilidade, lanamento de afluentes, atender ao consumo da populao, etc.); V - a bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e atuao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos (Bacia hidrogrfica consiste na rea de drenagem de um curso dgua ou lago. Ser o Comit de Bacia Hidrogrfica o responsvel pela gesto dos recursos hdricos de uma bacia hidrogrfica); VI - a gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada (so os rgos colegiados Conselhos) e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades. 3 Dos objetivos (art. 2 da L.9433/97) So objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: I - assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos (incidncia do Princpio da Solidariedade ou do Desenvolvimento Sustentvel); II - a utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, incluindo o transporte aquavirio, com vistas ao desenvolvimento sustentvel; III - a preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais. 4 Dos instrumentos (art. 5 da L.9433/97)

76

So instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: I - os Planos de Recursos Hdricos (so os planos diretores de longo prazo para a gesto de recursos hdricos. Ocorre na esfera de mbito nacional, estadual e das bacias hidrogrficas); II - o enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes da gua. CLASSIFICAO DAS GUAS a) gua doce: salinidade = ou inferior a 0,5% b) gua salobra: salinidade acima de 0,5% e inferior a 30% c) gua salina: salinidade = ou superior a 30%.

III - a outorga dos direitos de uso de recursos hdricos. O rio de uso comum e a outorga consiste no exerccio do poder de polcia administrativo. Qual a natureza jurdica de uma outorga? Resposta: Autorizao administrativa. Quando que se solicita a outorga? Resposta: Ela exigida para usos que alterem a quantidade, qualidade e o regime das guas. Quais as hipteses que exigem a outorga? Resposta: As hipteses encontram-se no art. 12 da L.9433/97, quais sejam: derivao ou captao de parcela da gua existente em um corpo de gua para consumo final, inclusive abastecimento pblico, ou insumo de processo produtivo; extrao de gua de aqfero subterrneo para consumo final ou insumo de processo produtivo; lanamento em corpo de gua de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos, tratados ou no, com o fim de sua diluio, transporte ou disposio final; aproveitamento dos potenciais hidreltricos; outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da gua existente em um corpo de gua. Em suma, a outorga nada mais que o simples direito de uso, cujo prazo de 35 anos, renovveis. Nos termos do art. 15 da L.9433/97, a outorga pode ser suspensa total ou parcialmente, em definitivo ou por prazo determinado, nas seguintes circunstncias: no cumprimento pelo outorgado dos termos da outorga; ausncia de uso por trs anos consecutivos; necessidade premente de gua para atender a situaes de calamidade, inclusive as decorrentes de condies climticas adversas; necessidade de se prevenir ou reverter grave degradao ambiental; necessidade de se atender a usos prioritrios, de interesse coletivo, para os quais no se disponha de fontes alternativas; necessidade de serem mantidas as caractersticas de navegabilidade do corpo de gua. IV - a cobrana pelo uso de recursos hdricos (cobrana que possui natureza jurdica de PREO PBLICO). O que justifica tal cobrana? Resposta: Tal cobrana, conforme prev o art. 19 da L.9433/97, visa: reconhecer a gua como bem econmico e dar ao usurio uma indicao de seu real valor; incentivar a racionalizao do uso da gua; obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenes contemplados nos planos de recursos hdricos. Vale dizer que, os valores arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos sero aplicados prioritariamente na bacia hidrogrfica em que foram gerados e sero utilizados: - no financiamento de estudos, programas, projetos e obras includos nos Planos de Recursos Hdricos;

77

- no pagamento de despesas de implantao e custeio administrativo dos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos (limitada a 7,5% do total arrecadado). Por fim, os valores arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos podero ser aplicados a fundo perdido em projetos e obras que alterem, de modo considerado benfico coletividade, a qualidade, a quantidade e o regime de vazo de um corpo de gua. V - a compensao a municpios (o dispositivo que regulamentava tal inciso foi vetado pelo Presidente da Repblica. Logo, carece de regulamentao). VI - o Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos (tal sistema responsvel pelo gerenciamento de todas as informaes de recursos hdricos de bacias hidrogrficas art. 27 da L.9433/97). 5 Estrutura do Sistema Gerencional de Recursos Hdricos 1. rgo Colegiados a) Conselho Nacional de Recursos Hdricos b) Conselhos de Recursos Hdricos Estaduais c) Comits de Bacia Hidrogrfica (rios federais e estaduais) art. 37 da L.9433/97 a) ANA (Agncia Nacional de guas) b) rgos Estaduais c) Agncias de gua (arts. 41 e 43 da L.9433/97)

2. rgos da Administrao Pblica

3. Entidades da Sociedade Civil (art. 47 da L.9433/97) Do Conselho Nacional de Recursos Hdricos (art. 35 da L.9433/97) Compete ao Conselho Nacional de Recursos Hdricos: promover a articulao do planejamento de recursos hdricos com os planejamentos nacional, regional, estaduais e dos setores usurios; arbitrar, em ltima instncia administrativa, os conflitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos; deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hdricos cujas repercusses extrapolem o mbito dos Estados em que sero implantados; deliberar sobre as questes que lhe tenham sido encaminhadas pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos ou pelos Comits de Bacia Hidrogrfica; analisar propostas de alterao da legislao pertinente a recursos hdricos e Poltica Nacional de Recursos Hdricos; estabelecer diretrizes complementares para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, aplicao de seus instrumentos e atuao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos; aprovar propostas de instituio dos Comits de Bacia Hidrogrfica e estabelecer critrios gerais para a elaborao de seus regimentos; acompanhar a execuo e aprovar o Plano Nacional de Recursos Hdricos e determinar as providncias necessrias ao cumprimento de suas metas; estabelecer critrios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hdricos e para a cobrana por seu uso. Dos Comits de Bacia Hidrogrfica (arts. 37 e 38 da L.9433/97) = Os Comits de Bacia Hidrogrfica tero como rea de atuao: I - a totalidade de uma bacia hidrogrfica; II - sub-bacia hidrogrfica de tributrio do curso de gua principal da bacia, ou de tributrio desse tributrio; ou III - grupo de bacias ou sub-bacias hidrogrficas contguas.

78

Obs.: A instituio de Comits de Bacia Hidrogrfica em rios de domnio da Unio ser efetivada por ato do Presidente da Repblica. Compete aos Comits de Bacia Hidrogrfica, no mbito de sua rea de atuao: promover o debate das questes relacionadas a recursos hdricos e articular a atuao das entidades intervenientes; arbitrar, em primeira instncia administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hdricos; aprovar o Plano de Recursos Hdricos da bacia; acompanhar a execuo do Plano de Recursos Hdricos da bacia e sugerir as providncias necessrias ao cumprimento de suas metas; propor ao Conselho Nacional e aos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos as acumulaes, derivaes, captaes e lanamentos de pouca expresso, para efeito de iseno da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso de recursos hdricos, de acordo com os domnios destes; estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e sugerir os valores a serem cobrados; estabelecer critrios e promover o rateio de custo das obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo. Obs.: Das decises dos Comits de Bacia Hidrogrfica caber recurso ao Conselho Nacional ou aos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos, de acordo com sua esfera de competncia. ANA (Agncia Nacional de guas) = tem como misso implementar e coordenar a gesto compartilhada e integrada dos recursos hdricos e regular o acesso a gua, promovendo o seu uso sustentvel em benefcio da atual e das futuras geraes. Alm disso, a instituio possui outras definies estratgicas centrais. Agncias de gua = exercero a funo de secretaria executiva do respectivo ou respectivos Comits de Bacia Hidrogrfica. A criao de uma Agncia de gua condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos: prvia existncia do respectivo ou respectivos Comits de Bacia Hidrogrfica; viabilidade financeira assegurada pela cobrana do uso dos recursos hdricos em sua rea de atuao. responsvel pela cobrana de recursos hdricos (outorga). Entidades da Sociedade Civil = So consideradas, para os efeitos desta Lei, organizaes civis de recursos hdricos: I - consrcios e associaes intermunicipais de bacias hidrogrficas; II - associaes regionais, locais ou setoriais de usurios de recursos hdricos; III - organizaes tcnicas e de ensino e pesquisa com interesse na rea de recursos hdricos; IV - organizaes no-governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade; V - outras organizaes reconhecidas pelo Conselho Nacional ou pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos. Obs.: Para integrar o Sistema Nacional de Recursos Hdricos, as organizaes civis de recursos hdricos devem ser legalmente constitudas.

79

You might also like