You are on page 1of 9

FLUSSER, SEU MUNDO CODIFICADO E O DESIGN

O presente artigo tem como objetivo analisar os ensaios escritos por Flusser em sua fase madura, ou seja, datados entre o final da dcada de 70 e inicio da dcada de 90, tendo como recorte principal "Teoria da Comunicao" e, como pano de fundo secundrio, a inteno de averiguar se o autor aborda naqueles textos a "Cultura do Ouvir". Verificar se em algum momento das teorias estabelecidas por Flusser ao longo dos textos analisados, este ressalta a sonoridade, a "audiovisualidade" ou se Flusser se concentra somente no aspecto visual. Para isso almeja-se analisar os seguintes ensaios: O mundo codificado (1978), O futuro da escrita (1983-84), Imagens nos novos meios (1989), Uma nova imaginao (1990), Sobre a palavra design (1990), O modo de ver do designer (1991), Design: obstculo para a remoo de obstculos? (1988), Uma tica do design industrial? (1991), Design como Teologia (1990). Pretende-se utilizar tambm os autores Menezes e Baitello. Palavras-chave: Flusser, Teoria dos media, audiovisual, fotografia, comunicao.

Flusser, his encoded world and the design

This article aims to analyze essays written by Flusser in his mature phase, ie, dating from the late 70's and early 90's, focusing on principal "Theory of Communication" and the background secondary, the intention of ascertaining whether the author addresses those texts to the Culture of Listening. "Check if at any time of the theories established by Flusser over the analyzed texts, this emphasizes the sound, the "audiovisual" or Flusser focuses only on the visual aspect. For that aims to analyze the following tests: the codified world (1978), The future of writing (198384), Pictures in the new media (1989), A new imagination (1990), On the word design (1990), The way to see the designer (1991), Design: obstacle to the removal of obstacles? (1988), An ethic of industrial design? (1991), Design and Theology (1990). It is intended to also use the authors and Baitello Menezes. Keywords: Flusser Theory of the media, audiovisual, photography, communication.

Sobre Flusser1: Vilm Flusser nasceu em 12 de maio de 1920 em Praga, de uma famlia de intelectuais judeus. Ele descrito (Baitello,2005) como tendo sido de presena imponente e possuidor de impressionante gestualidade vocal e corporal que se fez lenda, de idias performticas. Autodidata, em 1940 perde sua irm, seus pais e avs, mortos

Fontes: Wikipedia. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vil%C3%A9m_Flusser>. Acessado em 01 jan 2011. Site Flusser Studies. Disponvel em <http://www.flusserstudies.net/pag/flusser.htm>. Acessado em 01 jan 2011. Traduo livre da autora.

em campos de concentrao. No ano seguinte Vilm Flusser deixa a Inglaterra vindo para o Brasil, onde posteriormente se naturaliza. A partir de 1960 Flusser inicia sua colaborao com a Revista Brasileira de Filosofia, editada pelo Instituto Brasileiro de Filosofia (IBF) ambos fundados por Miguel Reale, em So Paulo, aproximando-se assim de um crculo de intelectuais brasileiros de formao liberal. De acordo com Baitello (2005), Flusser devorou a cultura brasileira da mesma maneira como a cultura brasileira devorou as culturas que aqui aportaram. Ao longo da dcada de 1960, leciona Filosofia da Cincia, na Escola Politcnica da USP. Em 1962 torna-se membro do Instituto Brasileiro de Filosofia, e nomeado professor de filosofia da comunicao pela FAAP (Faculdade de Comunicao e Humanidades). Participa ativamente da vida artstica da cidade, colabora com a Bienal de So Paulo e em 1963 publica seu primeiro livro - Lngua e realidade. Em 1964, ele tambm se tornou co-editor da Brazilian Philosophical review. Em 1966, inicia sua colaborao com o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung. Por causa da situao problemtica no Brasil aps o golpe militar de1964, foi ficando mais difcil para Flusser proferir palestras e tambm publicar. Em 1970 a reforma universitria agrega os professores de filosofia da USP ao Departamento de Filosofia da FFLCH, e Flusser, que era professor da Politcnica, no recontratado. Em 1972 Vilm deixa o Brasil. Inicialmente vive na Itlia. Leva uma vida nmade, proferindo palestras, at que em 1981 ele e Edith, sua esposa, compram uma casa em Robion, na Provence e se estabelecem. Em 1983 ele publicou Filosofia da Caixa Preta. O livro foi um enorme sucesso com vrias edies, sendo publicado em 14 idiomas diferentes. De idias performticas, Flusser manteve-se bastante ativo at o final de sua vida, escrevendo e ministrando conferncias na rea de Teoria da Comunicao. No dia 27 de Novembro de 1991, aps conferncia em Praga, sua cidade natal, Flusser morreu em um acidente de carro perto da fronteira alem. Ele est enterrado no cemitrio judaico daquela cidade. Em Menezes (2010) encontramos a sugesto de que entre os diversos caminhos para o acesso a um autor e/ou sua obra destaca-se a leitura de sua autobiografia. O contato com Bodenlos: uma autobiografia filosfica, de Vilm Flusser, permite o acesso ao universo dialgico no qual viveu o filsofo tcheco naturalizado brasileiro... (Menezes, 201019) Bodenlos em alemo significa sem cho, sem fundamento. Flusser em sua autobiografia assumiria sua condio de eterno migrante, de sujeito desenraizado de ptrias e de quaisquer sistemas. O pesquisador e estudioso da obra de Flusser, Norval Baitello Jnior, em artigo publicado no Japo Vilm Flusser e a Terceira Catstrofe do Homem ou as Dores do Espao, a Fotografia e o Vento2 nos relata como seu orientador de doutorado na
2

Disponvel em <http://www.flusserstudies.net/pag/03/terceira-catastrofe-homem.pdf>. Acessado em 01/jan/2011.

Alemanha trouxera Harry Pross, exilado de Praga, da mesma gerao de Flusser, para lecionar na Universidade Livre de Berlim, e mais tarde, Flusser para sua primeira palestra, quando este j se encontrava estabelecido na Frana.
Mas, mais do que ser brasileiro, Vilm Flusser era um antropfago3 da melhor estirpe: devorou a cultura brasileira da mesma maneira como a cultura brasileira devorou as culturas que aqui aportaram. Foi com as ferramentas da Antropofagia que Flusser passou a se deliciar com os mais diversos artefatos e fatos da mdia e seus desenvolvimentos. Foi o olhar do antropfago que fez Flusser enxergar muito frente o cenrio futurolgico que apenas se descortinava. ( Baitello, 2005:1)

Flusser observara que o homem havia vivenciado trs catstrofes histricas: a hominizao, com o uso de ferramentas de pedra; a civilizao com a sedentarizao, a criao das imagens tradicionais e a escrita que substitui o mundo; e a terceira catstrofe, ainda em curso, voltada ao nomadismo do esprito, das casas inabitveis em decorrncia da entrada pelos buracos do vento da informao e suas imagens tcnicas, transmitidas pelas tomadas eltricas. Na chamada escalada da abstrao elaborada por Flusser, a cada degrau ocorre reduo de uma dimenso como abstrair significando subtrair. Do mundo tridimensional s pinturas rupestres bidimensionais, destas para a escrita unidimensional. Deste pensamento linear, conceitual da escrita, surgem as bases que criam os aparelhos produtores das tecno-imagens. No possuindo corporeidade, sendo formulas e algoritmos que se projeta em um suporte qualquer (papel, parede, garrafa, nvoa) so nulodimensionais. Na relao com suas ferramentas, Flusser argumenta que na era pr-industrial, o homem era o centro das atividades, sendo sujeito da ao transformadora do mundo, se cercando de ferramentas. Na era industrial as mquinas passaram a ocupar o centro e o homem passa ento a cerc-las em seu papel de trabalhador. Na terceira catstrofe, com o advento dos aparelhos, a lgica industrial transformada: a mquina produtora das tecno-imagens a parte menos onerosa e todos podem ter seu prprio equipamento. O valor se desloca assim para o seu programa, que previamente dado pelo aparelho. Importante componente do pensamento de Flusser consiste na dvida, pois ele tinha conscincia de fazer parte da primeira ou segunda gerao daqueles para os quais a dvida da dvida no seria mais um passatempo terico, mas uma situao existencial. (Menezes, 2010)

O mundo codificado
3

Norval refere-se aqui ao movimento de vanguarda histrica chamada Antropofagia. Movimento radical, desdobramento do Modernismo brasileiro, teve como um dos principais atores e autores Oswald de Andrade. O Movimento Antropofgico propunha, sob a metfora da devorao, um procedimento radical de recepo crtica dos fluxos culturais, a contrapelo dos nacionalismos e igualmente a contrapelo dos colonialismos. A metfora se funda nos relatos histricos dos primeiros viajantes europeus no Brasil sobre os indgenas canibais, sobretudo no livro do alemo Hans Staden, A verdadeira histria dos selvagens, nus e ferozes devoradores de homens (1548-1555).

Lanado em 2007 pela editora Cosac Naif, o livro organizado e introduzido por Rafael Cardoso rene textos traduzidos por Raquel Abi-Smara. Rafael Cardoso apresenta Flusser como um dos maiores pensadores do sculo XX. Trata-se de uma obra fundamental para compreender o que pode ser chamado de perodo europeu... Este perodo marcado pelo reconhecimento internacional e pelas inmeras palestras que proferiu em diferentes pases onde era convidado como filsofo dos novos media. (Menezes, 2010:28). O blog brasileiro4 que leva o nome da obra argumenta que ela essencial para a formao de designers, sendo referencia obrigatria para melhor entendimento da encruzilhada entre a materialidade temporal e a imaterialidade eternizada qual nossa cultura parece estar chegando. Ressalta que os textos trazem a marca da melhor produo do autor: so curtos, rpidos, claros, precisos, incisivos e como afirma Cardoso na introduo que ningum se engane com a aparncia amena dessa gua, cuja
superfcie transparente esconde a profundidade vivente de um oceano!"

A obra dividida em trs grandes sees: coisas, cdigos e construes. O presente artigo trata de parte da seo cdigos, a saber, seus ttulos e ano de publicao O mundo codificado (1978), O futuro da escrita (1983-84), Imagens nos novos meios (1989), Uma nova imaginao (1990) e da terceira seo, construes: Sobre a palavra design (1990), O modo de ver do designer (1991), Design: obstculo para a remoo de obstculos? (1988), Uma tica do design industrial? (1991), Design como Teologia (1990). O mundo codificado aquele cujo significado geral da vida em si mudou sob o impacto da revoluo na comunicao. As imagens pr-modernas so produtos de artesos, pintores. As obras ps-modernas so produtos da tecnologia. Onde quer que se descubram cdigos, pode-se deduzir algo sobre a humanidade. O mundo codificado que no significa mais processos, no conta histria e em que viver nele no significa agir criou uma crise de valores na medida em que ns ainda continuamos sendo programados por textos. O que no ocorrer com a nova gerao que j programada pelas imagens eletrnicas que nos circundam. Portanto existe ainda em ns uma ignorncia quanto aos novos cdigos. Devemos aprend-los seno seremos condenados a prolongar uma existncia sem sentido em um mundo que se tornou codificado pela imaginao tecnolgica. A decadncia e a queda do alfabeto significam o fim da histria, no sentido estrito da palavra. (Flusser, 2007,137). O futuro da escrita em face da crescente importncia das mensagens noescritas, o distanciamento em relao aos cdigos lineares, que produzem a conscincia histrica onde o tempo transcorre irreversivelmente do passado para o futuro, aponta em duas direes:

Blog O mundo codificado: grupo de estudo do livro o mundo codificado de Vilm Flusser. Disponvel em <http://vilemflusser.blogspot.com>. Acessado em 04/jan/2011.

Ou ela se tornar uma crtica da tecnologia (o que significa: um desmascaramento das ideologias escondidas atrs de um processo tcnico que se tornar autnomo em relao s decises humanas) ou se tornar a produo de pretextos para a tecno-imaginao (um planejamento para aquele progresso tcnico). Na primeira alternativa, o futuro se tornar inimaginvel por definio. Na segunda, a histria, no sentido estrito do termo, caminhar para um fim, e poderemos facilmente imaginar o que se seguir: o eterno retorno da vida em um aparato que progride por meio de sua prpria inrcia. (Flusser, 2007:150)

As imagens tradicionais so resultantes da aplicao de um cdigo especfico e podem ser lidas por qualquer um que tiver qualquer familiaridade com o mesmo. Para ler e usar os cdigos das imagens tradicionais necessria imaginao. O problema colocado por Flusser consiste no esquecimento de que a imagens so instrumentos criados pelo homem para facilitar sua orientao pelo mundo. Imagens no so o mundo. O extremo domnio da imagem chamado idolatria. O que h por detrs das imagens? As imagens nos novos meios, da maneira como funcionam hoje, transformam as imagens em verdadeiros modelos de comportamento e fazem dos homens, seus funcionrios, meros objetos. Mas os meios podem funcionar de maneira diferente, a fim de transformar as imagens em portadoras e os homens em designers de significados. (Flusser:2007, 159). Os meios podem ser dispostos diferentemente, ao invs de feixes que ligam o emissor a inmeros receptores, como uma rede que conecta os indivduos uns com os outros - no como a atual televiso, mas algo parecido a uma rede telefnica - podendo as imagens assim serem tecnicamente recebidas, reprocessadas e retransmitidas. No campo nas imagens de computador j ocorrem mudanas em relao ao transporte de imagens, mostrando ser possvel neutralizar de modo tcnico a soberania poltica, econmica e social vigente. A capacidade do homem de criar imagens parece ser algo prprio da espcie. Flusser distingue dois tipos de imaginao, ou antes, uma nova imaginao, diversa do gesto inaugural da criao de imagens. No podemos afirmar que compreendemos essa fase da criao de imagens. A primeira fase de criao imagtica consiste no afastamento do mundo objetivo em recuo abstrativo. A tradio teolgica contestou o uso de imagens por acreditar que o ponto de vista a partir do qual se criam as imagens ontolgica e epistemologicamente duvidoso, duvidando-se da objetividade daquilo que visto. Os cdigos imagticos so conotativos e, portanto no confiveis como modelos de comportamento. As imagens, sendo mediaes entre o indivduo e o mundo objetivo, esto submetidas a uma dialtica interna, ou seja, em vez de utilizar a circunstancia expressa nas imagens como orientao no mundo objetivo, o homem emprega sua experincia concreta nesse mundo para se orientar nas imagens, a idolatria, cujo comportamento resultante mgico.
Entende-se ento que as imagens devem ser proibidas porque necessariamente alienam o homem, o levam loucura da idolatria e do comportamento mgico... pode-se defender um ponto de vista que evite a proibio de imagens. Pode-se dizer o seguinte: que no possvel se orientar no mundo sem que se faa antes

uma imagem dele... Mas os argumentos contra as imagens esto corretos. Portanto no oportuno que se proba a criao de imagens, mas certamente oportuno que as imagens produzidas sejam submetidas a critica. (Flusser, 2007: 167)

A escrita linear foi criada no ocidente para explicar a imaginao, tornando as imagens transparentes de novo para o mundo dos objetos. Os pixels so elementos imagticos isolados retirados da tela para serem ordenados numa sequencia pictogrfica, linhas unidimensionais, e submet-las a uma critica que enumera, que conta, que critica - o computador. Apenas uma imaginao totalmente calculada pode ser considerada explicada. O cdigo numrico abandonou o cdigo alfabtico (retirada do pensamento que calcula do pensamento histrico e linear), livrando-se da obrigao de linearidade quando passou dos nmeros para as informaes digitais. Assim as imagens se tornaram completamente analisveis e inviabilizaram as objees das tradies filosficas e teolgicas. Portanto trata-se agora da abstrao absoluta. Na computao a criao de imagens o ajuntamento de elementos pontuais, calculados, projetados e concretizados sem o gesto da abstrao nem de recuo. As imagens da imaginao de antes so bidimensionais porque foram abstradas do mundo quadrimensional e as novas imagens so bidimensionais porque foram projetadas por clculos adimensionais O propsito do ato criador anterior fazer uma cpia de uma circunstancia que possa servir de modelo para aes futuras. Essencialmente nas novas imagens buscamse situaes inesperadas num campo de possibilidades dado, como nas equaes fractais onde encontramos a esttica pura. A nova imaginao se encontra num ponto de vista de abstrao insupervel.
A exigncia que nos colocada a de saltar do nvel de existncia linear para um nvel de existncia totalmente abstrato, adimensional (para o nada). ... Independentemente de querermos ou no, a nova imaginao entrou em cena. E uma ousadia empolgante: os nveis de existncia que temos que galgar graas a essa nova imaginao promete-nos vivencias, representaes, sentimentos, conceitos, valores e decises coisas que at agora s pudemos sonhar, no melhor dos casos; essa ousadia promete colocar em cena as capacidades que at agora apenas dormitavam em ns. (Flusser, 2007:177)

O design

Sobre o design, Flusser lembra a funcionalidade da palavra como verbo e substantivo, argumentando que a palavra design ocorre em um contexto de fraudes e astcias e que se encaixa na brecha ocorrida na ciso entre o ramo cientfico, tcnico e o ramo esttico, qualificador. Embora ele afirme que ...design significa aproximadamente aquele lugar em que arte e tcnica (e, consequentemente, pensamentos, valorativo e cientfico) caminham juntas, com pesos equivalentes, tornando possvel uma nova forma de cultura(Flusser, 2007:184), logo em seguida salienta que os termos mencionados remetem ao engodo e malcia.

Exemplificando a alavanca como uma antiga mquina simples, imitao do brao humano, potencialmente capaz de nos arremessar lua, trapaceando a natureza e nos libertando de nossas condies naturais. Este o design que est na base de toda cultura: enganar a natureza por meio da tcnica, substituir o natural pelo artificial e construir mquinas de onde surja um deus que somos ns mesmos... nos transformar de simples mamferos condicionados pela natureza em artistas livres. (Flusser, 2007:184) Avanando em seu raciocnio afirma que h uma desvalorizao de todos os valores e analisa a caneta de plstico, atual suporte publicitrio, em que se trata com desdm o material e o trabalho necessrio para produzi-las: o trabalho, que em Marx era a fonte de todos os valores, e a criatividade cientfica e econmica que tornaram possvel aquele objeto. Para o autor tcheco, o design nos liberou para viver em modo cada vez mais bonito e artificial, e o preo pago a renuncia verdade e autenticidade. Todos os artefatos adquirem o mesmo valor que as canetas de plstico: convertem-se em gadgets descartveis Neste ponto me lembro de Walter Benjamin e a sua Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Tcnica5 pois Flusser lamenta que com o design houve a perda do sentido de valorizao do trabalho criativo e manufatureiro dos objetos, a exemplo de, ou como que sequenciando Benjamin com a reprodutibilidade e aura que envolvia as obras originais. O modo de ver dos designers capaz de olhar atravs do tempo, em direo eternidade, e de reproduzir o que foi visto desse modo para, por exemplo, projetar pontes, ou como na antiga Mesopotmia: subiam no alto das montanhas e olhando na direo da nascente do rio previam secas e inundaes, projetavam em argila os canais de irrigao e drenos. Flusser assemelha os designers Deus, pois possuem uma espcie de olho-sentinela que os torna capazes de dar ordens a um rob para que transporte a eternidade intuda e manipulada para a temporalidade, como o que ocorre com a construo de foguetes. Na Mesopotmia eram chamados profetas, mas hoje o designer Graas a Deus no consciente disso e considera-se um tcnico ou um artista. Que Deus o possa conservar nessa f (Flusser, 2007:192). Existe o dilema de o design criar problemas para resolver problemas, cuja soluo seria os objetos de uso constituir mediaes entre um ser humano e outros homens, e no meros objetos. A questo colocada sobre a capacidade de configurar projetos de modo que os aspectos comunicativo, intersubjetivo e dialgico sejam mais
5

A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Tcnica um ensaio de Walter Benjamin, foi publicado em 1936, e discute as novas potencialidades artsticas decorrentes da reprodutibilidade tcnica. Em pocas anteriores a experincia do pblico com a obra de arte era nica e condicionada pelo que ele chama de aura, isto , pela distncia e reverncia que cada obra de arte, na medida em que nica, impe ao observador. O aparecimento e desenvolvimento de outras formas de arte, (comeando pela fotografia), em que deixa de fazer sentido distinguir entre original e cpia, traduz-se assim no fim dessa aura. Isto libera a arte para novas possibilidades, tornando o seu acesso mais democrtico.. Fonte: Wikipdia. Disponvel em < http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Obra_de_Arte_na_Era_de_Sua_Reprodutibilidade_T%C3%A9cnica>, acessado em 17 jan.2011.

enfatizados do que o aspecto objetivo, objetal, problemtico. Contudo, os objetos de uso so obstculos necessrios para que se progrida, e quanto mais necessrio, maior o consumo. Com o consumo, o projeto que os lanou se extingue. De acordo com a segunda lei da termodinmica, toda matria tende a perder a sua forma, informao. Assim se d com os objetos de uso imaterial, sendo descartados. As formas se tornam cada vez mais efmeras, o que sugere maior descarte e, portanto uma possibilidade futura de criao mais responsvel, resultando em uma cultura onde os objetos de uso significariam cada vez menos obstculos e cada vez mais veculos de comunicao entre os homens. Assim, precisa-se pensar a tica no design, seno ... o nazismo, a guerra do Golfo e fenmenos parecidos havero de representar unicamente os primeiros estgios da destruio e da autodestruio (Flusser:2007,204)

Consideraes finais

Em O mundo Codificado Flusser sedimenta os principais conceitos sobre as novas mdias. Os ltimos textos escritos por ele antes de morrer alia religiosidade, o sacro, e o design, atribuindo ao ocidente, cincia e a tecnologia, e ao oriente, a aproximao esttica e pragmtica da vida, e que agora, as duas culturas, antes excludentes, se fundem entre si, a exemplo dos cdigos binrios dos computadores. E contextualiza a hiptese de que, ao analisar um rdio de mo com design japons, estaremos diante de um design expresso de um cristianismo judaico elevado; de um budismo elevado. No encontramos na obra nenhuma aluso ao sentido da audio, o que demandaria uma anlise mais extensa do assunto j que a comunicao sonora to importante e, embora vivenciemos um perodo de invaso das imagens tcnicas, o rdio ainda o meio de comunicao mais acessvel, econmico e porttil. E em pocas de internet transportando uma enormidade de vdeos ao redor do globo terrestre, j se ouve alardes de que, pelo menos nas corporaes, conforme se pode observar no artigo Vdeos e mdias sociais pressionaro redes corporativas em 2011, afirmao de que h que se economizar na banda, o que sugere que, em algum momento possa haver uma necessidade de triagem desse contedo audiovisual transportado indiscriminadamente e, parte dele, venha a ser convertido para a comunicao sonora, promovendo uma retomada do uso comunicacional das rdios e podcasts digitais, que utilizam um espao nfimo dentro do espectro da rede.

Referncias

BAITELLO JNIOR, Norval. Vilm Flusser e a Terceira Catstrofe do Homem ou as Dores do Espao, a Fotografia e o Vento. 2005. Disponvel em <http://www.flusserstudies.net/pag/03/terceira-catastrofehomem.pdf>. Acessado em 01/jan/2011.

Blog O mundo codificado: grupo de estudo do livro o mundo codificado de Vilm Flusser. Disponvel em <http://vilemflusser.blogspot.com>. Acessado em 04/jan/2011. Dicionrio da comunicao. Ciro Marcondes Filho (org.). So Paulo: Paulus, 2009. FLUSSER, Vilm. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicao. Rafael Cardoso (org). Traduo: Raquel Abi-Smara. So Paulo: Cosac Naify, 2007. MENEZES, Jos Eugenio de O. Para ler Vilm Flusser. In Lbero. So Paulo, v.13, n25, p.19-30, jun. de 2010. OLIVEIRA, Jos Marcos. Vdeos e mdias sociais pressionaro redes corporativas em 2011. In Portal Telesntese. Disponvel em < http://www.telesintese.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16586:videos-e-midiassociais-pressionarao-redes-corporativas-em-2011&catid=18&Itemid=1139>, acessado em 18 jan. 11 Site Flusser Studies. Flusser Flusser. Disponvel em <http://www.flusserstudies.net/pag/flusser.htm>. Acessado em 01/ jan/2011. Traduo livre da autora. WIKIPDIA. Vilm Flusser. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vil%C3%A9m_Flusser>. Acessado em 01/jan/2011.

You might also like